Vous êtes sur la page 1sur 30

Geologia 10 Ano

Apontamentos

A Terra e os seus Subsistemas em Interao Subsistemas Terrestres


Sistema: um sistema qualquer parte do Universo, independentemente da sua dimenso; constitudo por vrias partes que se relacionam entre si. Sistema Composto: um sistema diz-se composto quando constitudo por vrios elementos (subsistemas) que se relacionam.

Tipos de Sistemas

Sistema Aberto

Sistema Fechado

Sistema Isolado

Meio envolvente
Trocas de Energia Trocas de Matria

O Facto do sistema Terra ser considerado fechado tem trs implicaes principais: A quantidade de matria neste sistema limitada e finita; quer isto dizer que os recursos naturais do nosso planeta so tudo o que temos na atualidade e o que temos no futuro. Os materiais poluentes resultantes da atividade humana acumulam-se no interior do sistema com consequncias potencialmente detonantes Quando ocorrem alteraes num dos subsistemas da Terra, as consequncias dessas alteraes podero afeta os outros subsistemas pois estes so abertos, dinmicos e interdependentes uns dos outros.

Subsistemas Terrestres Geosfera: parte superficial da Terra que se encontra no estado slido (massas continentais e fundos ocenicos) bem como os restantes materiais que se encontram no seu interior, separados em camadas, mais ou menos concntricas. As transformaes e movimentos que ocorrem na Geosfera tornam a Terra um planeta geologicamente dinmico e em constante mutao. na Geosfera que muitos dos seres vivos possuem o seu suporte, caminham e habitam. neste subsistema que o Homem constri e adquire materiais para as suas habitaes; retira rochas e minerais para fabricar utenslios e outros materiais de que necessita para sobreviver ou para simples prazer; obtm dele as fontes de energia fsseis mais usadas: gs, petrleo e carvo. Hidrosfera: A hidrosfera compreende toda a gua no estado lquido, que se encontra na superfcie terrestre, incluindo os oceanos, os mares, os lagos, os rios, os ribeiros, os riachos, a gua existente no subsolo e a gua em estado slido. A gua o recurso natural mais importante da Terra, pois essencial para a existncia de qualquer forma de vida. As atividades humanas dependem da gua para a agricultura, indstria, produo de energia, sade, desporto, divertimento, etc. Se por um lado, a gua indispensvel ao Homem, por outro lado a sua falta ou o seu excesso, pode serlhe hostil ou at mesmo mortfera. A gua a substncia comum a todos os subsistemas da Terra. Atmosfera: camada gasosa que envolve o planeta e, factualmente, constituda por uma mistura de gases, dos quais o azoto, o oxignio, o rgon e o dixido de carbono constituem 99,98% do seu volume. O vapor de gua tambm um constituinte da atmosfera. H ainda a considerar uma quantidade considervel de partculas suspensas na atmosfera, constitudas por fumos, poeiras e matria orgnica, que podem ter uma origem natural ou ser causados pelo Homem. Este subsistema protege a Terra dos efeitos das radiaes solares e do bombardeamento das partculas slidas do espao. Muitos dos meteoritos inflamam-se devido ao atrito provocado pela sua entrada nas camadas que compem a atmosfera. Biosfera: conjunto de seres vivos que habitam o planeta. A biosfera, cuja parte fundamental a biomassa, inclui a cobertura vegetal e a fauna da superfcie do globo, incluindo o prprio Homem, a flora e a fauna dos oceanos. A Terra apresenta uma elevada biodiversidade. A Espcie humana exerce muitas influncias, por vezes negativas, sobre os restantes subsistemas terrestres. Por tal motivo, os cientistas propem que ela constitua um subsistema independente da biosfera, designada antroposfera.

Interao dos Subsistemas Terrestres


Os quatro subsistemas da Terra Geosfera, Hidrosfera, Atmosfera e Biosfera no so subsistemas isolados nem fechados. Constituem subsistemas abertos que apresentam uma complexa rede de interaes entre si. O Homem, como elemento importante do subsistema Biosfera, aquele que um maior nmero de relaes consegue estabelecer entre todos os subsistemas.
Relao Atmosfera Geosfera: As atividades vulcnicas libertam uma grande

quantidade de gases e poeiras para a atmosfera, o que pode influenciar a quantidade de radiao solar que atinge a superfcie terrestre e consequentemente alterar os mecanismos de evaporao e evapotranspirao, alterando o regime das chuvas, que por sua vez altera o ciclo das rochas. Relao Geosfera Hidrosfera: a gua tem um importante papel no ciclo das rochas. Relao Geosfera Biosfera: Do metabolismo de muitos seres vivos pode resultar a formao de rochas biognicas. Os animais e as plantas so tambm importantes agentes de meteorizao das rochas. Relao Atmosfera Hidrosfera: Esto relacionados atravs do ciclo da gua. Relao Atmosfera Biosfera: A quantidade de CO2 e O2 na atmosfera pode variar em funo de processos metrolgicos realizados pelas plantas e animais, como a fotossntese e a respirao. A presena de ozono nas camadas superiores da atmosfera protege os seres vivos de potenciais mutaes genticas nas clulas. Relao Biosfera Hidrosfera: A gua o principal constituinte dos seres vivos. Relao Geosfera Atmosfera - Hidrosfera Biosfera: Os ciclos bioqumicos da gua, do carbono e do azoto so exemplos da interao entre todos os subsistemas terrestres.

As Rochas - arquivos que relatam a histria da Terra Rochas Sedimentares


Diagnese Rochas Sedimentares Outras rochas Meteorizao

Deposio

Transporte Sedimentognese

Eroso

As rochas sedimentares tm origem em sedimentos, isto , em materiais rochosos que resultaram de rochas preexistentes e que, posteriormente, sofreram um transporte e uma deposio. As rochas que originaram os sedimentos podem ser rochas magmticas intrusivas ou extrusivas, rochas metamrficas ou at rochas sedimentares. A sedimentognese numa primeira fase, implica a meteorizao ou seja uma alterao da rocha-me, atravs da ao de agentes externos (seres vivos, agua, ar, vento, variaes trmicas. A meteorizao fsica quando as partculas tornam-se cada vez mais pequenas, quando qumica transforma-as noutro produto. Posteriormente d-se remoo destes materiais (eroso), que formam sedimentos. Seguidamente, esses detritos iro sofrer transporte (atravs das guas das chuvas, dos rios, do vento, ou ento dissolvidos nas aguas) at uma bacia de sedimentao, onde sero depositados segundo as suas dimenses e densidades (deposio), originando os sedimentos. Na bacia de sedimentao, os sedimentos so sujeitos a um conjunto de processos (compactao, cimentao, recristalizao) que transformaro os sedimentos numa rocha sedimentar. Ao conjunto de processos fsicos e qumicos que levam formao de uma rocha sedimentar, a partir de sedimentos, d-se o nume de diagnese. O resultado de deposio dos sedimentos, segundo a sua densidade, em bacias de sedimentao que no sofrem perturbaes a formao de estrato, o que fornece s rochas sedimentares a tpica estratificao (organizao dos sedimentos em camadas).

Rochas Magmticas e Metamrficas


Rochas Magmticas As rochas magmticas tm origem na consolidao de um magma, que corresponde ao material rochoso que se encontra no estado fluido, no interior da Terra. As rochas magmticas podem ser divididas em dois tipos:
Rochas plutnicas ou intrusivas:

O magma arrefece no interior da crosta terrestre, desta forma a solidificao d-se lentamente O arrefecimento do magma d-se de forma lenta e gradual dando tempo dos minerais se formarem e se tornarem visveis Apresentam textura de minerais mais desenvolvida Como exemplo: Granito
Rochas vulcnicas ou extrusivas:

O magma solidifica superfcie desta forma a solidificao brusca e repentina O magma solidifica-se bruscamente e no d tempo aos minerais para se formarem Apresentam uma textura mineral de cristais com pequenas dimenses Como exemplo: Basalto Rochas Metamrficas As rochas metamrficas resultam da atuao dos fatores de metamorfismo sobre rochas sedimentares, rochas magmticas ou rochas metamrficas de baixo grau de metamorfismo. Os fatores de metamorfismo so a temperatura e a presso. O grau de metamorfismo de uma rocha depender do fator de metamorfismo atuante e do grau de atuao de cada um desses fatores. Um fator de metamorfismo como a presso poder originar rochas metamrficas de baixo ou de alto grau de metamorfismo, consoante o valor da presso que foi exercido ou consoante o tempo em que foi exercida a mesma presso. Fator de metamorfismo Efeito
- A temperatura provoca alteraes ao nvel da composio mineralgica e na distribuio e orientao dos minerais nas rochas sobre as quais atua. - O efeito da temperatura provoca o aparecimento de novos minerais (recristalizao), tpicos das condies de metamorfismo. - A presso provoca a orientao dos minerais constituintes das rochas, conferindo s rochas metamrficas uma orientao mineralgica a que se d o nome de xistosidade. - Por vezes, a presso origina nas rochas metamrficas um aspeto de folha, tal como acontece nos xistos, a que se d o nome de foliao.

Temperatura

Presso

A causa que leva atuao dos diferentes fatores de metamorfismo leva ocorrncia de um dos dois tipos bsicos de metamorfismo metamorfismo regional e metamorfismo de contacto. Se uma bacia de sedimentao sofre, por aumento da carga de sedimentos, um afundamento, esta vai estar sujeita a um aumento de presso e de temperatura que afeta toda a bacia de sedimentao metamorfismo regional. Se ocorrer a ascenso de uma bolsa magmtica a altas temperaturas, essa elevada temperatura ira afetar as rochas encaixantes por onde ascende metamorfismo de contacto. Os gnaisses, os xistos, os mrmores, os micaxistos e os quartzitos so alguns exemplos de rochas metamrficas.

Ciclo das rochas


Lei de Lavoisier : na Natureza nada se perde tudo se transforma

A Medida do tempo e da idade da Terra Idade Relativa e Idade Radiomtrica


Fssil o resto de um organismo ou vestgios da sua atividade, que viveu num determinado momento da histria da terra e que se encontra preservado nos estratos das rochas sedimentares. O estudo dos fosseis danos informaes sobre o ambiente em que viveu, a localizao geogrfica, o momento em que a rocha que o contem se formou e tambm sobre a estrutura biolgica do organismo que lhe deu origem. Os fsseis permitiram reconstrurem os ambientes em que, no passado, as rochas onde se encontram foram geradas. Informam sobre as condies ambientais e as variaes climticas do meio atravs dos tempos geolgicos. Ex: corais e rodistas. Fosseis de Idade, a trilobite e a amonite. Para ser fosseis de idade necessrio: 1 Curto perodo de durao [se o intervalo entre o seu aparecimento e extino for curto]; 2 - Ampla distribuio geogrfica; 3 Ocorrncia em abundncia; 4 Estruturas fossilizavam. Sempre que podemos dizer que um estrato mais antigo ou mais moderno, que outro estamos a atribuir-lhe uma idade relativa.
Principio da Sobreposio de estratos diz que numa sequencia de estratos no

deformados, um estrato mais antigo do que aquele que o cobre e mais recente do que aquele que lhe serve de base. Princpios da Identidade Paleontolgica, estratos que contenham o mesmo conjunto de fosseis tm a mesma idade. Prncipio da interseco: estruturas geolgicas (como intruses magmticas) que intersectam outras, so mais recentes do que estas Prncipio da incluso: um fragmento incorporado num outro mais antigo que este A idade radiomtrica ou idade absoluta a idade numrica das rochas e dos minerais, baseada nas propriedades radioativas de certos elementos qumicos. Geocronologia a cincia que faz a datao radiomtrica das rochas. Com a descoberta da radioatividade, descobriram-se as formas instveis de alguns elementos, como o K, Rb, U e o Th, que so istopos instveis que tm uma propriedade que pode ser utilizada para determinar a idade de certas rochas, esta propriedade chama-se decaimento radioativo, que consiste na transformao de uma no noutro, com a libertao de energia.

Quando uma rocha se forma, adquire uma certa quantidade de istopos radioativos integrados nos seus minerais constituintes, com o passar do tempo, estes istopos vo-se desintegrando a uma velocidade constante de decaimento e transformam-se em tomos estveis. Aos istopos instveis chama-se tomos-pai e aos que resultam da sua desintegrao tomos-filho. O tempo necessrio para que metade dos tomos pai se transformem em tomosfilho chama-se tempo de semivida. Este mtodo de datao mais eficaz nas rochas magmticas. Nas rochas metamrficas e nas sedimentares, apresenta algumas limitaes pois nas rochas metamrficas, as aes metamrficas podem perturbar a relao tomos-pai, tomosfilho, saindo alguns tomos-filho para fora do sistema, introduzindo erros nos clculos. Nas Rochas sedimentares, a provenincia diversa dos gros dos sedimentos dificulta a datao.

Memria dos Tempos Geolgicos


Cataclismos com consequncias para o desenvolvimento e evoluo da vida:

Perodos de intensa e contnua atividade vulcnica; Perodos de aquecimento e arrefecimento global; Perodos de subida ou descida do nvel mdio das guas do mar; Impacto da Terra com corpos vindos do espao.
Escalda do Tempo Geolgico ou escala estratigrfica, baseia-se na seriao em tempos cronolgicos, dos acontecimentos que marcaram a histria da Terra, desde a sua formao ate aos tempos atuais. As principais divises devem-se a momentos marcados pela extino em massa de espcies. A escala estratigrfica esta graduada com divises de varias ordens.

A Terra Um Planeta em Mudana Princpios Bsicos do Raciocnio Geolgico


At meados do sc. XVIII, acreditava-se que a criao da Terra era o resultado da vontade e da interveno divina. James Hutton recuperou a ideia do naturalismo, considerou que as rochas se formam por processos naturais e no devidos a qualquer inteno sobrenatural A esta uniformidade de processos foi dado o nome de Uniformitarismo. Hutton opunha-se a ideia catastrofista que usava a ocorrncia de acontecimentos sbitos e violentos, quase sempre atribudos a uma origem divina, para explicar os fenmenos geolgicos acontecidos superfcie da Terra. As ideias do Uniformitarismo so:

As leis naturais so constantes no tempo e no espao; O passado pode ser explicado com base no que se observa hoje, pois as causas
das catstrofes que provocaram fenmenos no passado, so as mesmas que provocam catstrofes no presente princpio do atualismo o presente a chave do passado; Os processos geolgicos so lentos e graduais Principio do gradualismo. Hutton admitiu a existncia de fenmenos violentos, como os sismos e os vulces. O Neocatatrofismo aceita os princpios do uniformitarismo mas admite a existncia de catstrofes. O catastrofismo a rede de pensamento segundo a qual as alteraes ocorridas na terra so consequncias de fenmenos sbitos causados por catstrofes. O gradualismo a rede de pensamento segundo a qual as alteraes ocorridas na terra so o resultado de lentos, tranquilos e graduais acontecimentos. Processos violentos e tranquilos catastrofismo e uniformitarismo Charles Lyel

Impulsionador dos trabalhos de Hutton. As causas que originaram os fenmenos do passado so idnticas as que
provocam o mesmo tipo de fenmenos no presente principio das causas atuais. Os acontecimentos geolgicos so o resultado de lentos e graduais processos da natureza (gradualismo). Os processos naturais so uniformes.

O Mobilismo Geolgico. As Placas tectnicas e os seus movimentos


Teoria da deriva dos continentes (Alfred Wegener):

Deslocao de uns continentes em relao a outros Fixismo a posio atual dos continentes a mesma que elas tero ocupado
desde o incio da formao da Terra Mobilismo a posio atual dos continentes diferente da posio que ocupavam no passado e diferente daquela que ocuparo no futuro Provas a favor: Rochas com a mesma idade em continentes diferentes Fsseis com os mesmos organismos em continentes distantes Cadeias montanhosas com caractersticas iguais em continentes diferentes Rochas com idades semelhantes com marcas de glaciao em diferentes continentes Existncia de dinossauros nos diferentes perodos com grande distribuio geogrfica

Teoria da tectnica de placas: Defende que a litosfera se encontra fragmentada em diferentes pores LITOSFERA parte superior da Terra que engloba a crusta e parte do manto superior FOSSA zonas onde se cria nova litosfera

Formao do Sistema Solar Provvel Origem do Sol e dos Planetas


Algumas teorias sobre a origem do Sistema Solar Hiptese com ideias Catastrofistas: A formao do Sistema Solar resultaria da coliso entre duas estrelas:

O sol teria sido o primeiro a formar-se Inicialmente o sol no teria qualquer planeta a girar sua volta Uma estrela vagueando no espao teria chocado com o sol O impacto teria feito com que pequenos pedaos se libertassem e
condensassem em seu redor, dando origem aos planetas Hiptese de Chamberlain: Possvel aproximao, sem coliso de duas estrelas

Por ao dos campos gravticos elas seriam de tal forma deformadas que
pequenas pores seriam arrancadas Estas pores levariam tambm formao de planetas Teoria Nebular Comea com a formao de uma nuvem primordial enriquecida com elementos pesados, fria, de dimenses gigantescas e constituda por mateira e gases interestelar. Devido a fenmenos de condensao da matria o ncleo comeou a contrair-se, a aquecer e comeou a rodar. A temperatura elevou-se a milhes de grau e comeou a dar-se reaes termonucleares por fuso de H. Aps alguns milhares de anos a rodar, a sua velocidade foi aumentado o que fez com que comeasse a achatar. Muitas das partculas aglutinaram-se no centro e formaram o Sol, onde no seu interior continuaram as reaes termonucleares que ainda se do nos dias de hoje. As partculas que rodeavam o sol concentraram-se nas zonas internas, onde a temperatura era maior e formaram os planetas telricos; na zona externa da nuvem, onde as temperaturas eram mais baixas ocorreu condensao da matria e formaramse os planetas gasosos. Os planetas comearam a descrever orbitas, mais o menos circular e entraram em equilbrio, de modo a interferirem minimamente umas nas outras. Esta teoria est de acordo com as caractersticas do Sistema Solar pois:

Os planetas encontram-se aproximadamente no mesmo plano equatorial; As orbitas dos planetas so quase circulares; Os planetas gasosos que se encontram na parte exterior do S.S. apresentam uma
maior velocidade de rotao em consequncia do movimento que a nebulosa primitiva lhes conferiu.

Planetas e Pequenos Corpos do Sistema Solar


Atualmente considera-se que o Sistema Solar constitudo por uma estrela central, o Sol, da qual giram 8 planetas principais, dezenas de planetas secundrios, alguns planetas anes e pequenos objetos do Sistema Solar. A Unio Astronmica define planeta principal como sendo um corpo celeste que: Orbita em torno do Sol; Tem massa suficiente para ter uma forma redonda e pata ter gravidade prpria; Possui uma orbita desimpedida de outros astros. Um planeta ano um corpo celeste muito semelhante a uma planeta principal, uma vez que, orbita em torno do Sol, possui uma forma arredondada, mas no possui uma orbita desimpedida. Estes para cerem um planeta principal tem de ter fora gravtica suficiente para removerem os corpos cujas orbitas levem a colidir. Os planetas anes que se localiza para l de Neptuno, so designados transneptunianos, localizam-se numa regio exterior ao S.S. na cintura de Kuiper. Os planetas secundrios ou os satlites naturais so os que giram em torno de outros planetas. Todos os planetas do S.S. realizam 2 movimentos:

Movimento de translao que os planetas efetuam em torno do Sol; Movimento de Rotao que os planetas efetuam em torno de si mesmos.
Este pode ser no sentido direto gira no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio. Ou no sentido retrgrado gira no sentido dos ponteiros do relgio, como Vnus. rbita uma linha imaginria que os planetas e outros corpos celestes efetuam em torno s Sol. Mercrio, Vnus, Terra e Marte so planetas Terrestres, telricos ou menores e tem caractersticas entre si: Pequenas dimenses; Grande densidade; E os materiais do seu interior esto distribudos em camadas mais o menos concntricas. Poucos satlites naturais; Movimento de Rotao lento;

Jpiter, Saturno, rano e Neptuno so planetas gasosos, exteriores, gigantes e apresentam caractersticas comuns: Grandes dimenses Baixa Densidade; Muitos satlites Naturais; Rpido Movimento de Rotao. Asteroides So corpos Rochosos de forma irregular. Podem ser agrupados em vrios grupos: Asteroides que pertencem cintura de Asteroides, entre Marte e Jpiter; Asteroides Prximos da Terra, NEA, estes podem entrar em coliso com os planetas interiores devido as suas orbitas muito elpticas; Asteroides Troianos, que se movimentam ao longo da rbita de Jpiter; Asteroides Centauros, que orbitam na zona exterior do S.S. Cometas So pequenos corpos celestes essencialmente constitudos por gua, gases congelados e poeiras rochosas, giram a volta do Sol em rbitas muito excntricas. Quando o Cometa se aproxima do Sol, o gelo vaporizado pelo calor, originando uma nuvem de gases e poeiras a cabeleira que rodeia o ncleo. Os cometas podem ter origem na cintura de Kuiper ou na Nuvem de Cometas de Oort. Meteoroides So Partculas rochosas de vrias dimenses que podem resultar da desagregao de cometas ou da coliso entre asteroides. Por vezes estas partculas so atradas pelo campo gravitacional Terrestre e penetram na nossa atmosfera, o meteoroide aquece devido ao atrito e torna-se incandescente tornando-se num meteoro, caso colidam com a superfcie terrestre tornam-se meteoritos e forma uma cratera de impacto.
Classificao dos meteoritos Sideritos ou frreos: so formados por uma liga metlica de ferro e nquel Siderlitos: so constitudos por propores idnticas de minerais silicatados, tal como feldspato, e de uma liga metlica de ferro e nquel Aerlitos: possuem Condricos: so meteoritos Ordinrios: no tm um comportamento na sua composio com cndrulos (pequenos digno elevada percentagem agregados esfricos, de Carbonosos: contm compostos de de minerais minerais de alta origem extraterrestre e agua silicatados e uma temperatura) reduzida Acondricos: so meteoritos de textura homognea, sem o percentagem da liga desenvolvimento de cndrulos, com grande semelhana s rochas da de ferro e nquel. superfcie terrestre

A Terra Acreo e Diferenciao


Condensaram-se molculas na nbula formando os planetesimais que por ao da gravidade se iam aglutinando em corpos cada vez maiores, formando um protoplaneta de baixa densidade, composio heterognea, mas disposio homognea dos elementos constituintes. Aps esta fase o planeta sofreu fuses no seu interior, devidas as colises de que foi alvo e do calor produzido nas reaes nucleares de elementos presentes no seu interior. Assim, os materiais metlicos, como o ferro e nquel, mais densos, afundaram-se no interior do planeta, e os materiais menos densos, como os silicatos, emergiram para a superfcie por um processo que se designa diferenciao. A superfcie Terrestre foi arrefecendo, e os materiais que s encontravam a superfcie solidificaram, formando uma capa muito fina e quebradia a crusta primitiva. Esta era bombardeada por meteoritos, que a perfuravam fazendo ascender magma a superfcie espalhando-se em vastos lenis, comeando a formar-se a verdadeira crusta continental. A atmosfera terrestre primordial foi formada dos gases capturados da nebulosa primitiva, que posteriormente foram removidos pelo vento solar. Numa fase posterior, devido aos gases libertados das rochas e da atividade vulcnica foram libertados o CO2, H2O, CH4, NH3, N2.

A Terra e os Planetas Telricos Manifestaes da atividade Geolgica


Estruturas Endgenas resultam da ao de processos e foras que atuam no interior do planeta. EX: dobras, falhas, fissuras, cones vulcnicos, files etc. Estruturas Exticas resultam de processos que ocorrem no exterior do planeta. EX: crateras de impacto. Estruturas Exgenas resultam de processos que ocorrem na superfcie do planeta. EX: rios, dunas e ravinamentos. Os planetas Telricos podem ser classificados como geologicamente ativos, se nele se verificar dinmica externa ou interna, ou podem ser geologicamente inativos. Mercrio e Marte so considerados planetas inativos. Vnus um planeta ativo. A energia necessria para a atividade interna da terra vem da:

Da radioatividade; Do efeito das mars; Do bombardeamento primitivo; Da contrao gravitacional.


A energia necessria para a atividade externa da Terra vem da: Do Sol; Da atividade Vulcnica; Do impactismo. Esta energia contribui para as alteraes morfolgicas que ocorrem na superfcie da Terra.

Sistema Terra - Lua


A alterao da fora da gravidade pela Lua sobre a terra resulta na variao das mars dos oceanos. Esta fora de atraco entre os 2 planetas, leva a que a velocidade de rotao da terra decresa, aumentando assim a durao de um dia. A interao lua e Terra tm outras consequncias como: O efeito dos mares leva que a lua se afaste da terra cerca de 3,8 cm por ano; D origem a que a rotao da lua seja sncrona com a sua translao. As condies que a Terra tem com que haja vida so: Os seus valores mdios de distncia ao Sol; a existncia de gua no estado lquido; a densidade da atmosfera; a existncia de uma camada protetora dos raios solares e os valores adequados de acelerao da gravidade. A lua no tem atmosfera devido sua reduzida massa e fora de gravidade. No tem efeito de eroso pois no tem nem vento nem gua no estado lquido. H milhares de anos que no tem uma erupo vulcnica. A ausncia de dinmica interna e externa faz com que seja um planeta morto. Tem 2 tipos de relevos: os mares lunares, mais escuros, de relevo plano refletem cerca de 7% da luz solar e so constitudos essencialmente por basalto; Os continentes lunares, mais claros, de relevo acentuado, constitudos por anortosito, refletem cerca de 18 % da luz solar. Tambm so visveis crateras de impacto e vales e sulcos que esto relacionados com antigos rios de lava.

A Terra, um Planeta nico a Proteger A Face da Terra. Continentes e fundos Ocenicos


Os continentes representam cerca de 1/3 da superfcie Terrestres, e so formados
por rochas granticas, tm um igual volume mas menor densidade que as rochas dos fundos ocenicos. Tm elementos caractersticos: Os escudos ou crates que so extensas reas continentais planas. As plataformas so sequncias sedimentares de origem marinha e que ainda apresentam as caractersticas da sua deposio original; Correspondem a zonas dos escudos que ainda no afloraram. As cadeias montanhosas, que resultam de coliso entre placas Litosfricas, atividade magmtica e metamrfica, que no conjunto se designa orogenia.

As regies agora ocupadas por cadeias montanhosas podem ter correspondido no passado a bacias de sedimentao entre 2 continentes, estas provinham da eroso que ocorria nas massas continentais.

Formao de uma montanha Orogenia Quando ocorre coliso entre 2 placas continentais ou entre 1 continental e 1 ocenica, a crusta ocenica por ser mais densa mergulha por baixo da continental subduco. Este processo deforma as rochas, originando dobramentos, que geram transporte das massas carreamentos. Devido a este processo ocorre metamorfismo, a crusta que se mete por baixo, devido ao atrito e ao aumento da temperatura no interior da Terra, pode entrar em fuso, dando origem a magma, que ao ascenderam superfcie pode originar atividade vulcnica.

Os Oceanos cobrem 2/3 da superfcie Terrestre. Apresenta uma imagem


submarina idntica paisagem dos continentes: montanhas, vales e plancies. As principais reas que constituem o fundo dos oceanos so: Plataforma Continental Prolongamento submarinos dos continentes, a sua profundidade no ultrapassa os 200m. Pouca inclinao e o relevo coberto por sedimentos. Largura entre 10 e 65 km, o do Oceano Atlntico> oceano Pacifico; Talude Continental a transio entre o continente e o oceano, tm um grande declive, depresses profundas. So designados canhes submarinos que permitem o transporte dos sedimentos para a base da talude; Plancies abissais Tm inclinaes muito suaves, a profundidades entre os 4000m e os 6000m, com extenses entre 200km e os 2000km. Estas superfcies aplanadas por vezes so interrompidas por montes e montanhas submarinas. aqui que ocorre a deposio dos sedimentos de origem marinha; Correspondendo a 50% da superfcie do globo. Dorsal mdio - ocenica Tm um grande relevo com cumes acidentados, paralelos ao rifte, relevos mais modestos, falhas transformantes; Fossas Ocenicas Esto profundamente entalhadas no fundo ocenico, perto da base da talude continental, ao p das cadeias montanhosas, grandes declives, existem mais no oceano pacfico.

Mtodos de Estudo Do Interior Da Geosfera


O homem tem o problema da temperatura aumentar em profundidade o que impede que v ate ao interior da Geosfera. Geotermia a cincia que estuda a formao e o desenvolvimento da energia interna. Gradiente Geotrmico a variao da temperatura em profundidade. At determinada profundidade a temperatura mantm-se constante - zona de temperatura constante. Grau Geotrmico a profundidade que preciso descer, abaixo da zona de temperatura constantes para que a temperatura da geosfera aumente 1 C. O valor mdio para a geosfera de 33 m. Como o interior da geosfera est mais quente que o exterior origina-se uma transferncia de calor do interior da geosfera para o exterior - originando um fluxo geotrmico. Como no possvel ir ao interior do planeta, os investigadores usam mtodos indiretos para estudar a geosfera. Mtodos indiretos so a anlise de dados que no constituem amostras diretamente observveis da Terra. Ex: Sismologia, Planetologia, Vulcanologia, Geomagnetismo, Gravimetria. Mtodos Direto so a observao e estudo direto dos materiais e fenmenos terrestres Ex: Exploraes mineiras, Sondagens, Escavaes, Afloramentos superficiais (vulcanismo). Geomagnetismo A Terra cercada por um campo de foras magnticas - a magnetosfera., que funciona como um escudo protetor das partculas libertadas pelo sol. Estas partculas so carregadas eletricamente - protes, eletres, ncleos de hlio, animados de grande velocidade que se atingissem a Terra destruiriam todas as formas de vida. Por Aco desta, qualquer corpo magntico livre orienta-se segundo a direo dos polos magnticos Norte-Sul. O geomagnetismo deve-se ao movimento contnuo de rotao do material lquido que constitui o ncleo externo, que cria corrente eltrica, originando o campo magntico.

Gravimetria A gravidade a capacidade que um corpo tem de atrair outro, devido sua massa. Acelerao da gravidade a variao da velocidade que os corpos em quede livre tm. Esta aumenta com a latitude e diminui com a altitude e depende da densidade dos materiais e da distncia ao centro terrestre. Gravimetria a cincia que mede a acelerao da gravidade entre a terra e um corpo de determinada massa em diferentes locais da sua superfcie, medida atravs de gravmetros. O valor mdio 9,81 k/s2. A Gravimetria apoia a hiptese da variao de densidade no interior da Geosfera, pois se um dado corpo apresenta diferentes valores de acelerao de gravidade, em diferentes pontos da terra, a mesma latitude e altitude, porque a densidade no interior da Terra varivel. Dado que na superfcie da Terra existem elevaes, depresses e regies planas conclui-se que nem todos os locais da Terra esto mesma distncia do centro da Terra. As rochas do interior da Terra esta sujeitas ao gradiente geobrico aumento progressivo da presso litoststica, vo sendo comprimidas, originando rochas mais densas mas com menos volume, assim a densidade da geosfera devera aumentar em profundidade. Anomalias Gravticas: Quando os materiais no subsolo so muito densos temos uma Anomalia Gravimtrica Positiva. Quando os materiais no subsolo so pouco densos temos uma Anomalia Gravimtrica Negativa.

Vulcanologia Vulcanismo primrio e secundrio


A vulcanologia o ramo da cincia que estuda a formao, distribuio e a classificao de fenmenos vulcnicos. Estas podem ser primrias ou secundrias, residuais. As primrias caracterizam-se pela existncia de erupes vulcnicas, onde so emitidos matrias no estado lquido, gasoso e slido atravs dos aparelhos vulcnicos. As manifestaes primrias de vulcanismo podem ser de 2 tipos: vulcanismo central e vulcanismo fissural. No vulcanismo central, o aparelho vulcnico designa-se vulco que constitudo por: Cone vulcnico, resultante da acumulao de materiais libertados durante a erupo; Chamin vulcnica, canal no interior do aparelho vulcnico que estabelece a comunicao da cmara magmtica com o exterior; Cratera, abertura do cone vulcnico, que se localiza no topo da chamin vulcnica, formada por exploso ou colapso da chamin. Cmara magmtica, local no interior da Terra onde se acumula material rochoso fundido - magma e que constitui a bolsada magmtica.

As rochas encaixantes so as rochas que rodeiam a bolsada magmtica. O magma o material de origem rochosa total ou parcialmente fundido. Tem uma fase lquida, gasosa e slida. Na fase gasosa composto por vapor de gua, CO2 e dixido de enxofre, etc. Na fase slida composto por materiais que no chegaram a ser fundidos no processo de formao do magma. As caldeiras formam-se quando a cmara magmtica se esvazia total ou parcialmente, o aparelho vulcnico torna-se instvel e por falta de apoio de sustentao do cone, e este abate-se. Nestas depresses podem-se acumular gua originando lagoas. No vulcanismo de tipo fissural, as erupes ocorrem ao longo de fraturas da superfcie terrestre. Os materiais expelidos preenchem vales profundos ou de relevo muito acidentado, formando vastos planaltos. Os planaltos vulcnicos resultam da acumulao de grandes derrame de lava originados a partir de grandes fraturas na crusta. Materiais expelidos durante uma erupo vulcnica Os piroclastos resultam de salpicos de lava com dimenses variadas que arrefecem e solidificam no ar ou na gua logo aps a sua emisso. Cinzas (menores que 2 mm), Lapili ou bagacina (entre 2 e 50 mm), bombas (maiores que 50 mm). A lava um material rochoso fundido com origem no magma mas com diferente composio deste pois perdeu parte dos gases. O tipo de lava depende da quantidade de Slica que esta tem. Pode ser lava bsica SiO2 <52%. Lava intermdia 52 <SiO2 <65 %. Ou lava cida> 65 %. Assim, as lavas podem sem viscosas quando a lava expelida a uma temperatura prxima da sua temperatura de solidificao. Rica em SIO2 (cida), Dificuldade em libertar gases. Lava Fluida A lava expelida a uma temperatura muito superior a sua temperatura de solidificao. pobre em SiO2 (bsica). Facilidade em libertar gases. A lava fluida pode solidificar-se de vrias formas: Lavas encordoadas ou pahoehoe - so lavas muito fluidas, que se deslocam com grande facilidade, formando escoadas muito longas, originado superfcies lisas ou com especto semelhante a cordas. Lavas escoriceas ou aa so lavas fluidas, que se deslocam lentamente, originam superfcies speras e muito fissuradas, em resultado da perda rpida de gases. Lavas em almofada ou pillow lavas lavas fluidas que arrefecem dentro de gua, ficando com aspeto de travesseiros sobrepostos uns em cima dos outros.

A lava viscosa pode solidificar de vrios modos e formar: Agulhas vulcnicas - quando a lava solidifica na chamin, formando uma perigosa rocha gigante; Domos ou Cpulas Quando a lava solidifica sobre a abertura vulcnica; Nuvens Ardentes ou Escoadas Piroclsticas so massas densas de cinzas e gases libertados de modo explosivo com grande mobilidade.

A viscosidade determina as caractersticas da erupo vulcnica: Assim, lavas fluidas, permitem com que os gases escapem suavemente, formando erupes efusivas. Lavas viscosas, que retm os gases, formam erupes explosivas, que podem causar a destruio total ou parcial do aparelho vulcnico. Quanto maior a quantidade de gs maior o seu carcter explosivo. Vulcanismo Secundrio ou Residual Nascentes Termais so fontes de libertao de gua quentes, ricas em sais minerais. Estas formam-se do arrefecimento e condensao do vapor de gua libertado no magma, sendo neste caso guas magmticas ou juvenis. Quando no ocorre esta mistura com gua fria, as guas termais, ao encontrarem uma abertura, comea a ferver devido a diminuio de presso, originando as fumarolas com emisso de vapor de gua, e outros gases. So sulfataras quando os gases que emitem so ricos em enxofre; mofetas quando os gases que emitem so txicos. Os gisers so emisses descontnuas de gua e vapor de gua atravs de fraturas. A gua sobreaquecida ascende a reservatrios subterrneo, a gua comea a aumentar de temperatura e comea a ferver, criando presso no reservatrio e fazendo com que este ascenda, arrastando gua consigo.

Sismos definio e causas Sismos Definio e causa


Os sismos so movimentos vibratrios com origem nas camadas superiores da Terra, provocados pela libertao de energia. Os sismos Tectnicos ocorrem nas proximidades das fronteiras entre placas Tectnicas sos os sismos Tectnicos. As placas fazem movimentos de convergncia ou de divergncia acumulando energia. Devido a estes movimentos acumulam-se tenses que deformam os materiais rochosos do interior da Terra, enquanto a sua elasticidade o permitir. Quando a rocha atinge o seu limite de acumulao de energia e de elasticidade, a rocha fratura-se, libertando grande parte da energia acumulada. Devido s propriedades elsticas da geosfera, os 2 lados da falha, sofrem um deslocamentos no sentido oposto ao das foras deformadoras ressalto elstico. Os sismos designam-se terramotos quando se sentem em todo o planeta e so precedidos por sismos menores, abalos premonitrios ou rplicas. Aps a formao da falha esta pode continuar ativa e originar novos sismos devido acumulao de tenses tectnicas. Falha ativa: uma estrutura geolgica que resultou da fratura de rochas com a formao de blocos que se deslocam uns em relao aos outros. Ex. A fronteira entre placas tectnicas. Os sismos Vulcnicos so sismos associados a fenmenos eruptivos movimentao do magma no seu percurso em direo a superfcie e exploso do aparelho vulcnico. Os Sismos Secundrios resultam de acontecimentos geolgicos locais como o abatimento natural de grutas e o deslocamento de terras. Foco ou Hipocentro o local do interior da geosfera onde ocorre libertao de energia ssmica. Epicentro o local superfcie terrestre, na vertical do foco. Profundidade Focal a distncia entre o Foco e o epicentro. Quando o epicentro se localiza no mar pode-se dar a formao de ondas gigantes maremoto, tsunami ou raz de mar. Raios Ssmicos so as direes de propagao da onda ssmica perpendiculares frente da onda. Como a terra tem uma composio heterognea o trajeto das ondas ssmicas curvilneo.

As ondas primrias ou P so as ondas com maior velocidade de propagao e comprimem e distendem a matria. So ondas longitudinais pois as suas partculas vibram na mesma direo de propagao da onda. Propagam-se em todos os meios. Quando atingem a superfcie podem passar para a atmosfera, sob a forma de ondas sonoras. A sua velocidade diminui na passagem do meio slido para o lquido e deste para os gasosos. As ondas Secundrios ou S deformam os materiais sua passagem mas sem alterarem o seu volume, cortam-nos. So mais lentas que as ondas P. Propagam-se nos slidos mas nunca nos lquidos. So ondas transversais pois as partculas vibram na direo perpendicular de propagao da onda. As ondas P incidem verticalmente nas estruturas e as ondas S transversalmente destruindo mais os edifcios. So ambas ondas internas ou seja, tm origem no foco e propagam-se no interior da terra, em qualquer direo. Quando interagem com a superfcie formam as ondas Superficiais - Ondas de Love e de Rayleigh. As Ondas De Love, no se propagam na gua e varrem a superfcie terrestre na horizontal da direita para a esquerda, segundo movimentos de toro e atacam os alicerces dos prdios. As Ondas De Rayleigh, propagam-se nos meios slidos e lquidos, numa trajetria elptica semelhante s ondas do mar. Ambas so de grande amplitude podendo ser designadas onde Longas ou L. Como o interior Terrestre no homogneo as ondas propagam-se com velocidades diferentes dependendo das propriedades fsicas das rochas que atravessam, nomeadamente a sua rigidez, densidade e incompressibilidade. Rigidez (R) - propriedade que confere a matria uma forma definida. Densidade (D) - concentrao de matria por um dado volume. Incompressibilidade (K) avalia a resistncia de um dado corpo slido variao de volume em funo da presso. No caso das ondas S - Quando maior for a rigidez maior a velocidade de propagao mas quanto maior for a densidade menos a velocidade de propagao das ondas ssmicas. No caso das Ondas P - Quanto maior for a incompressibilidade maior a velocidade de propagao das ondas. As Ondas L propagam-se a velocidades constantes.

Deteo e registo de sismos


Sismgrafo o aparelho que regista em sismogramas, com preciso e nitidez, a vibrao do solo provocada pela passagem das ondas ssmicas Os sismogramas so constitudos na ausncia de quaisquer vibraes de linhas retas, mas a Terra permanentemente perturbada por microssismos, que podem ser causados pela atividade humana ou por fenmenos naturais. As 1 ondas a serem registadas so as Ondas P, seguem-se depois as secundrias e depois as Superficiais. Quando o sismgrafo est perto do epicentro, os 3 tipos de ondas chegam quase ao mesmo tempo e no possvel distingui-las no sismograma. Intensidade e Magnitude de um sismo A intensidade de um sismo depende: Da distncia ao epicentro e da profundidade do solo; Dos matrias do subsolo que as ondas ssmicas atravessam; Da quantidade de energia libertada no foco.

A escala de Mercalli Modificada ou a escala Internacional utilizada para medir a intensidade de um sismo numa determinada rea. uma escala qualitativa, isto , avalia o grau de perceo das vibraes pela populao e o seu grau de destruio. graduada de 1 a x12. Isossistas, consiste em unir os pontos onde a intensidade ssmica foi a mesma, permitindo uma melhor visualizao da rea afetada. Os isossistas aparecem a tracejado em zonas incertas, devido pouca popularizao (oceanos). Escala de Magnitude de Richter utilizada para calcular a magnitude - quantidade de energia libertada no foco. uma escala quantitativa. E = 10 (2,4M-1,2)

Os Sismos e as Tectnicas De Placas


Os sismos podem ser classificados como interplaca quando ocorrem nas zonas de fronteira de placas, tendo uma maior ocorrncia nas zonas de coliso ou Intraplaca quando ocorrem no interior das placas tectnicas, como consequncia de falhas ativas. Tipos de Limites entre placas tectnicas que geram atividade ssmica interplaca: a) Coliso entre uma placa ocenica e uma continental, a ocenica mergulha sob a continental, este movimento gera maior parte dos sismos no Chile, Equador, Colmbia, Peru, Japo.

b) Coliso entre placas Continentais, as placas empurram-se mutuamente originando tenses que originam os sismos do Nepal, Da China, do Afeganisto. c) Coliso entre Placas Ocenicas, quando colidem, a mais densa mergulha sob a de menor densidade, desenvolvimento tenses que originam sismos como o das ilhas Aleutas e do arquiplago Indonsio. d) Afastamento de Placas Ocenicas, formam-se grandes montanhas que acumulam uma grande tenso, gerando grande parte dos sismos que afetam a Terra. e) Afastamento das Placas Continentais, como acontece no continente africano. f) Contacto com deslizamento entre duas placas, como a falha de Sto. Andr, que origina sismos na Califrnia e no Mxico.

Modelo Dinmico da Estrutura interna da Geosfera Contributos para o conhecimento da estr. Int. da Terra
As ondas P no interior propagam-se com uma menor V, pois segundo a hiptese de Oldham, as ondas ao atravessarem o ncleo central composto por uma matria diferente, a sua V diminui. Admitindo-se assim uma descontinuidade de matrias no interior da Terra, ou seja uma mudana radical nas propriedades e composio dos elementos que constituem o seu interior, no ncleo. Mais tarde Gutenberg localizou em profundidade esta superfcie de descontinuidade, observo que para cada sismo existe zonas na superfcie Terrestre onde impossvel registar ondas ssmicas diretas, isto , ondas com origem no foco e que atinjam a superfcie Terrestre sem sofrerem reflexes nem refraes. Quando uma onda ssmica atinge um novo meio, esta pode recuar no meio inicial, ocorrendo uma reflexo, ou pode ser transmitida para um segundo meio, ocorrendo uma refrao. Existindo assim 3 formas de desenvolvimento de uma onda ssmica: Onda direta, a onda inicial, com origem no foco e que no interage com nenhuma superfcie de descontinuidade, no sofrendo reflexes nem refraes. Onda Refletida, uma nova onda que se propaga a partir de uma superfcie de descontinuidade, em sentido contrrio mas no mesmo meio em que onda inicial se propagava. Onda Refratada, a onda transmitida, por uma superfcie de descontinuidade, para o segundo meio.

H zona na superfcie terrestre onde no se propagam ondas ssmicas internas diretas chama-se zona de sombra ssmica, que se situa entre os (103 e os 142) 11 459 km e os 15 798 km de distncia ao epicentro. fronteira que assinala o incio do ncleo d-se o nome de descontinuidade de Gutenberg. fronteira entre o ncleo externo fluido e o ncleo interno slido d-se o nome de descontinuidade de Lehmann. Devido a velocidade de propagao das ondas ssmicas e a densidade de diferentes metais foi possvel inferir para o centro da Terra uma composio essencialmente de ferro e nquel, dado serem os elementos metlicos com densidades mais prximas das avaliadas sismo logicamente. As alteraes das trajetrias das ondas P e S permitiram inferir a existncia de outras camadas no interior da Terra para alm do ncleo. Andrija Mohorovicic props a existncia de uma descontinuidade a separar um meio superficial, no qual as ondas se deslocam com menor velocidade a crusta -, de um meio mais profundo onde a velocidade das ondas maior o manto. separao entre a crusta e o manto d-se o nome de Descontinuidade de Mohorovicic, de 35 a 40 km de profundidade. As ondas P propagam-se mais rapidamente nos oceanos (7 km/s) do que nos continentes (6km/s). Isto permite considerar que a crusta est dividida em 2 tipos a crusta continental e a crusta ocenica. Esta variao de velocidade deve-se variao da sua composio. A crusta continental essencialmente constituda por rochas granticas (ricas em Silcio e Alumnio) e a crusta ocenica constituda, essencialmente, por rochas baslticas (ricas em Silcio e Magnsio). No interior do manto, a uma profundidade de 660 km a V de propagao das P e S aumenta, sugerindo um aumento da rigidez, facto que justifica a diviso do manto superior e manto inferior. Contrariamente, entre os 220 km e os 410 km de profundidade, ao nvel do manto superior, a velocidade diminui, sugerindo que o material rochoso tenha menor rigidez, admitindo-se que se encontre num estado prximo da fuso. Esta faixa de baixa velocidade das ondas ssmicas internas designa-se astenosfera, a as rochas tm menor rigidez das que se situam por cima ou por baixo. A astenosfera que tem alguma mobilidade devido sua fluidez parcial, permite considerar o conjunto de rochas da crusta e da parte superior do manto como uma unidade rgida a que se d o nome de litosfera.

A geosfera divide-se assim em 4 camadas de acordo com a rigidez dos seus materiais: A litosfera, rgida de comportamento frgil, quebradia; A astenosfera, de baixa rigidez e de comportamento plstico, isto moldvel/deformvel; A mesosfera, rgida; A endosfera externa (ou ncleo externo), de natureza fluida; A endosfera interna (ou ncleo interno).

Verificamos assim que as alteraes das trajetrias e da Velocidade de propagao das ondas P e S sugerem uma heterogeneidade na composio do interior da geosfera, com alteraes da sua rigidez, densidade e incompressibilidade dos materiais que a constituem. Quando a variao da velocidade muito brusca infere-se a existncia de descontinuidades, isto mudana nas propriedades e na constituio nos materiais do interior da geosfera. Contributos da Vulcanologia Os produtos expelidos na atividade vulcnica, tm origem no manto sendo por isso registos da sua composio qumico - mineralgica. O estudo desses materiais contribuiu para o estudo da composio litolgica do manto, que se admite ser peridottica. Composio Geosfera ver livro pag.214 Contributos da Planetologia e da Astrologia Foram colocadas na lua estaes sismogrficas que permitem a recolha de dados relativamente ao seu interior, ai existem muitos sismos mas com magnitude muito baixa nunca superior a 2. A astrogeologia um mtodo indireto de estudo da estrutura interna da terra, nomeadamente atravs dos meteoritos. Pois estes tm uma composio qumica que no sofreu grandes alteraes, esta resulta da fragmentao de grandes astros, como planetas, que no terminaram a sua fase de diferenciao. Assim, os meteoritos ptreos, corresponderiam a fragmentos das zonas mais externas constitudas essencialmente por minerais silicatados. Os meteoritos petrofrreos, corresponderiam a fragmentos do manto, constitudos por quantidades idnticas de ferro-nquel e minerais silicatados. Os meteoritos Frreos, corresponderiam a fragmentos do ncleo constitudo essencialmente por ferro-nquel.

Modelo da Estrutura Interna da Terra


Pode ser o modelo fsico constitudo pela Litosfera de composio slida e com profundidade ate os 220 km. Astenosfera de composio parcialmente lquida, com profundidade dos 220 at os 410 km. Mesosfera de composio slida, dos 410 at os 2900 km. A endosfera de composio extremamente lquida dos 2900 ate os 5150km. E internamente slida nos 6371 km. Pode ser o modelo qumico constitudo pela crusta continental - com composio grantica de Si e Al, com uma profundidade dos 0 -70 km; crusta ocenica - de composio basltica de Si e Mg, dos 0 10 km; manto superior de composio peridica de Fe e Mg dos 5-70 e dos 70 660 km; manto inferior de composio peridica de Fe e Mg, dos 660 2900 km; o ncleo externo de composio metlica de Ni e Fe dos 2900 5150 km; o ncleo interno de composio metlica de Ni e Fe dos 5150 6371 km. A terra alimentada pela energia interna movimento das placas tectnicas, e externa o sol e a gravidade, que acionam mecanismos trmicos que convertem energia calorfica em energia mecnica. A distribuio do calor geotrmico, no interior no uniforme. O fluxo geotrmico apresenta maiores valores no vale do rifte da dorsal ocenica, valores mdios nas zonas de subduco e valores mnimos no interior das placas Litosfricas. O aquecimento do material rochoso em profundidade faz com que este se expanda e a sua densidade diminua, este inicia uma corrente de conveco com ascenso lenta deste material que se encontra prximo do ponto de fuso. Esta completa-se quando, este material entra em contacto com as rochas da litosfera, as rochas do manto arrefecem, tornam-se mais densas e mergulham para zonas mais quentes, reiniciando o ciclo. So estes movimentos de conveco, que geram a fora necessria para arrastar as placas Litosfricas, que acumulam energias e tenses que originam sismos e atividades vulcnicas. Se terminasse o calor produzido na geosfera, as forcas externas juntamente com a Aco da gravidade acabariam por nivelar os continentes e depositar os sedimentos nas bacias ocenicas. E tudo permaneceria igual.

Vous aimerez peut-être aussi