Vous êtes sur la page 1sur 20

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE CINCIAS AGRRIAS E VETERINRIAS DEPARTAMENTO DE FITOSSANIDADE CAMPUS DE JABOTICABAL

MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS DO TOMATE


MANUAL DE RECONHECIMENTO DAS PRAGAS E TTICAS DE CONTROLE

Odair Aparecido Fernandes Alexandre Moraes Cardoso Samuel Martinelli

Jaboticabal SP 2001

Manejo Integrado de Pragas do Tomate Manual de Reconhecimento das Pragas e Tticas de Controle

1. PANORAMA SOBRE A CULTURA


A cadeia de produo envolvendo a cultura do tomateiro, Lycopersicum esculentum Mill., representa para o Brasil um setor de grande interesse scio-econmico. Resultados parciais, at julho de 2000, mostram que o Brasil produziu pouco mais de 3 milhes de toneladas numa rea de 56 mil ha (Agrianual, 2001) empregando grande parte da mo-de-obra das regies produtoras. O cultivo do tomate destinado ao consumo "in natura", ou seja, para comercializao em feiras livres, supermercados, varejes, etc, realizado atravs de culturas "estaqueadas" ou "tutoradas". J, o tomate que destinado indstria para confeco de polpa apresenta crescimento determinado e so rasteiros (Gravena & De Bortoli , 1986). A despeito do tipo de cultivo adotado, diversas pragas e doenas podem ocorrer e comprometer toda a produo se no controladas de maneira adequada. Em geral, os produtores tm muita dificuldade para tomar a deciso de controle no momento mais oportuno e, desse modo, acabam realizando pulverizaes freqentes, que, em alguns casos, ultrapassam 3 aplicaes semanais. Diversas pragas (insetos e caros) podem estar associadas cultura do tomate. Entretanto, algumas delas ocorrem normalmente em altas populaes e causam danos elevados cultura. Dessa forma, tais pragas exigem ateno constante e so denominadas pragas-chave. Outras pragas podem ocorrer atacando a cultura, porm sem causar prejuzos econmicos. Estas pragas normalmente ocorrem esporadicamente e em populaes baixas. Assim, tais pragas no precisam ser controladas. Entretanto, deve-se salientar que a ocorrncia das pragas na cultura pode variar de uma regio para a outra. Ainda, pragas secundrias em uma determinada regio podem ser consideradas pragas-chave em outra. Assim, somente com a devida orientao, o produtor ou tcnico pode reconhecer quem so realmente as pragas que merecem maior ateno, bem como, os nveis populacionais que causam dano econmico para garantir tomada de deciso racional.

1.1. O que o Manejo Integrado de Pragas? 1.1.1 Histrico


H mais de 50 anos que pesquisadores esto empenhados em estabelecer critrios que possam ser utilizados para reduzir os prejuzos causados pelas pragas. No incio, pesquisadores trabalharam somente com as interaes entre controle qumico e controle biolgico. Isso ocorreu nas dcadas de 40 e 50. Alguns pesquisadores notaram que o uso de inseticidas somente deveria ocorrer para complementar a ao dos agentes de controle biolgico (ou inimigos naturais). Isso foi denominado inicialmente CONTROLE INTEGRADO DE PRAGAS pois envolvia a integrao de dois mtodos de controle de pragas: qumico e biolgico. Posteriormente, este conceito foi aprimorado levando-se em considerao a populao da praga e a interao com a cultura (Stern et al. 1959). Assim, surgiu a idia de determinao do Nvel de Dano Econmico (NDE). Com isso, iniciou-se na dcada de 60 o desenvolvimento do Manejo Integrado de Pragas (MIP). Somente no incio da dcada de 70 que se conseguiu colocar em prtica o conceito de NDE (Stone & Pedigo, 1972). Para melhor compreenso do que vem a ser o NDE, fundamental primeiramente se entender a diferena entre os conceitos de INJRIA e DANO. Assim: Injria: Estmulo que produz mudana na fisiologia das plantas, podendo causar stress.

Manejo Integrado de Pragas do Tomate Manual de Reconhecimento das Pragas e Tticas de Controle

Dano: Resposta da planta injria. Essa resposta normalmente implica em perda e pode ser medida (reduo na produo, reduo da rea foliar, etc.). Portanto, durante o desenvolvimento da cultura, o amostrador, tcnico ou produtor de tomate estar avaliando a populao da praga e o nvel de injria que esta populao de insetos ou caros est causando cultura. O dano normalmente avaliado no momento da colheita. Assim, torna-se imprescindvel que seja conhecida a relao entre o nvel de injria e o dano causado cultura. Esses nveis tm sido determinados pela pesquisa e devem ser utilizados para tomada de deciso. Ainda, alm do aprimoramento da tomada de deciso, tm sido desenvolvidos produtos seletivos aos inimigos naturais e tambm outras estratgias de controle de pragas, tais como o uso de feromnios, adoo de variedades resistentes, etc. Em conseqncia de todo este esforo, atualmente temos diversos programas desenvolvidos porm, a maioria ainda no est funcionando dentro da filosofia e/ou dos princpios bsicos de MIP. Isso decorre pois os programas tratam-se quase que exclusivamente no uso correto de inseticidas. inegvel que isso j um avano pois possibilita aos produtores adotarem critrios para o controle das pragas. Assim, a partir do estabelecimento dos nveis de dano, os produtores evitam fazer aplicaes baseadas em calendrio, causando desequilbrio ambiental. Entretanto, a filosofia de MIP deve ser implantada (mesmo que aos poucos) para que o produtor tenha ainda maior sucesso no controle de pragas e produo de tomate ecologicamente correto.

1.1.2. Conceito de MIP


Muitas so as definies existentes sobre MIP. Entre elas, a mais atual e mais aceita preconiza que MIP se refere ao uso racional e integrado de vrias tticas de controle de pragas no contexto do ambiente em que a praga se encontra, de maneira a complementar e facilitar a ao dos agentes de controle biolgico e levando-se em considerao aspectos econmicos, toxicolgicos, ambientais e sociais. Antes da aplicao prtica deste conceito de MIP, vlido ressaltar que em plantios de culturas diversificadas, o aparecimento de pragas poder ser menor quando comparado em sistemas de monocultura (por exemplo, cultivo somente de tomate). Entre outros motivos, este fato ocorre pois, ao contrrio da monocultura, no sistema diversificado, as pragas possuem maior diversidade de alimento. Outro fator de extrema importncia o uso exclusivo e exagerado de inseticidas na cultura para combater as pragas. Esta conduta pode causar diversos efeitos indesejveis, tais como: aparecimento de linhagens resistentes aos produtos utilizados; aumento do nmero de pulverizaes ou dosagem; aparecimento de pragas secundrias causando problemas; intoxicao dos aplicadores e aumento dos custos de produo. Uma das maneiras de evitar que estes fatos ocorram o aproveitamento da ao dos agentes de controle biolgico que realizam, sem nenhum custo, o controle natural de pragas na cultura. Assim como para outras atividades, percebe-se que a implementao de um programa de MIP exige um planejamento que se inicia antes do plantio e vai at o perodo de ps-colheita, tornando-se um processo complexo. Este planejamento, que dever ser executado por etapas interligadas, ser responsvel pelo sucesso ou no de uma boa produo e at mesmo, da implantao da cultura seguinte. Deste modo, o resultado de cada etapa ser responsvel pela etapa seguinte e assim, sucessivamente. Deve-se lembrar que uma medida incorreta no momento da instalao da cultura ou no mtodo escolhido para controle de pragas poder comprometer todo o restante do processo.

2. QUAIS SO AS PRAGAS-CHAVE DO TOMATEIRO?

Manejo Integrado de Pragas do Tomate Manual de Reconhecimento das Pragas e Tticas de Controle

A ocorrncia de pragas na cultura do tomate pode sofrer a ao conjunta ou isolada de fatores biticos e abiticos. Entre esses fatores, destacam-se as condies climticas da regio (temperatura e umidade relativa), o plantio de reas extensas de tomate no sistema de monocultura o que resulta na ausncia de reas de refgio alimentar alternativas, o uso excessivo e indiscriminado de inseticidas, muitas vezes no seletivos aos agentes de controle biolgico e acarretando o surgimento de linhagens resistentes aos ingredientes ativos utilizados. Apesar dessas consideraes podemos dividir as pragaschaves da cultura do tomate em 2 grupos: a) Insetos transmissores de doenas; b) Traas e brocas dos frutos.

3. QUAIS SO OS INSETOS TRANSMISSORES DE DOENA? 3.1. Tripes Frankliniella schulzei (Thysanoptera: Thripidae)
Adulto: trata-se de inseto marrom escuro que apresenta no mximo 3 mm de comprimento e com asas franjadas (lembram pequena pena de ave). Possui aparelho bucal sugador-raspador e tem preferncia para se alimentar das partes mais novas das plantas, tais como: folhas novas, ramos tenros, flores e botes florais. Postura: os ovos so depositados no interior das folhas ou ramos novos. Ninfas: so muito pequenas (menos do que 3 mm de comprimento) e apresentam colorao amarelada. As ninfas no apresentam asas e, portanto, no voam podendo ser encontradas nos mesmos locais em que os adultos se alimentam. Pupa: ocorre no solo.

CICLO DE DESENVOLVIMENTO FASE TEMPO LOCAL OVO 5 dias folhas e ramos novos NINFA 5 dias Folhas e ramos novos PUPA 4 dias Solo (provavelmente) ADULTO 15 21 dias folhas e ramos novos

Prejuzos: os insetos (adultos e ninfas) durante a alimentao raspam as folhas ou ramos, porm no causam danos diretos s plantas. Entretanto, o maior dano ocorre quando estes insetos se instalam numa lavoura nova de tomate e ao se alimentarem, transmitem o VIRA-CABEA. Essa uma doena causada por vrus e que pode ocorrer durante todo o ciclo de desenvolvimento das plantas. Quando a planta de tomate infectada no viveiro de mudas ou logo aps o transplantio, muito provavelmente no produzir nenhum fruto. O sintoma predominante o curvamento dos ponteiros em direo ao solo o que deu origem ao nome vira-cabea e a presena de manchas acinzentadas nas folhas (que podem ter tambm colorao roxa). Pode ocorrer manchas escuras nos frutos em plantas mais velhas. A ocorrncia maior nos perodos quentes e secos do ano.

Manejo Integrado de Pragas do Tomate Manual de Reconhecimento das Pragas e Tticas de Controle

3.2. Pulges 3.2.1. Macrosiphum euphorbiae 3.2.2. Myzus persicae (Hemiptera-Homoptera: Aphididae)
Adulto: o pulgo M. euphorbiae apresenta 3 a 4 mm de comprimento, existindo formas aladas (com asas) e formas pteras (sem asas). Os adultos apresentam colorao, em geral, verde. Por sua vez, M. persicae menor (2 mm de comprimento), apresentando adultos alados e pteros tambm. Nessa espcie os adultos pteros (sem asas) possuem colorao verde-clara, enquanto os adultos alados (com asas) so escuros (pretos). Esses insetos no colocam ovos e as fmeas do origem diretamente s ninfas (reproduo por partenognese). Ninfas: so menores do que os adultos e apresentam colorao verde-clara. CICLO DE DESENVOLVIMENTO FASE TEMPO NINFA 10 dias ADULTO 15 a 20 dias

LOCAL brotaes e partes novas brotaes e partes novas Prejuzos: apesar de sugarem as plantas, geralmente no causam danos cultura do tomate. Entretanto, esses insetos tambm podem transmitir viroses importantes, tais como: TOPO AMARELO, AMARELO BAIXEIRO e RISCA. Os adultos alados so os indivduos mais importantes na disseminao e transmisso dessas doenas.

Manejo Integrado de Pragas do Tomate Manual de Reconhecimento das Pragas e Tticas de Controle

3.3. Mosca-branca Bemisia tabaci Bemisia tabaci raa B (~Bemisia argentifolii) (Hemiptera-Homoptera: Aleyrodidae)
Adulto: apresenta colorao esbranquiada, com cerca de 2-3 mm de comprimento e que apresentam maior atividade nas primeiras horas do dia.

Postura: os ovos so colocados na pgina inferior das folhas mais novas permanecendo presos por um pednculo. Cada fmea capaz de colocar entre 150 e 200 ovos.

Foto: Hokko do Brasil

Ninfas: apresentam colorao amarelada. A ninfa de 1o nstar mvel, ou seja, apresenta pernas e capaz de se mover na folha ou planta. J a partir do 2 nstar, as ninfas perdem as pernas e se fixam, tornando-se imveis. Permanecem dessa forma at a emergncia do adulto. No total, as ninfas passam por 4 nstares.

Fotos: Hokko do Brasil

Manejo Integrado de Pragas do Tomate Manual de Reconhecimento das Pragas e Tticas de Controle

CICLO DE DESENVOLVIMENTO FASE TEMPO LOCAL OVO 3-6 dias Folhas NINFA 12-15 dias Folhas ADULTO 18 dias Folhas

Prejuzos: tanto adultos e ninfas ao se alimentarem provocam a suco de seiva das plantas. Durante a alimentao, esses insetos podem transmitir o vrus causador do MOSAICO DOURADO (dano indireto), cujos sintomas nas plantas so o amarelecimento total da planta, nanismo acentuado e enrugamento das folhas terminais. Por outro lado, nos ltimos anos, tem aumentado a ocorrncia de B. argentifolii, espcie que devido sua maior agressividade, pode causar dano mais severo ao tomateiro, alm de tambm transmitir o Mosaico Dourado. Nos fruto de tomate, essa espcie causa o AMADURECIMENTO IRREGULAR DOS FRUTOS (dano direto) dificultando o reconhecimento do ponto de colheita e reduzindo a produo. Para confirmar se a presena dessa espcie na regio, pode-se verificar se as folhas de plantaes de abobrinha com ataque de mosca branca apresentam colorao prateada. Se isso ocorrer um indicativo da presena de B. argentifolii na rea.

4. QUAIS SO AS TRAAS E BROCAS DOS FRUTOS? 4.1. Traa do tomateiro ou Bicho-Baiano Tuta absoluta (Lepidoptera: Gelechiidae)
Adulto: uma mariposa cinza que apresenta cerca de 10 mm de comprimento.

Manejo Integrado de Pragas do Tomate Manual de Reconhecimento das Pragas e Tticas de Controle

Postura: os ovos so colocados individualmente na face inferior das folhas novas ou spalas dos frutos. So pequenos e apresentam colorao creme at prximo a ecloso da lagarta quando atinge a colorao amarelo - alaranjado.

Lagartas: so pequenas (mximo 8 mm de comprimento) e apresentam colorao esverdeada.

Pupa: apresenta colorao marrom e encontrada nas folhas da planta ou, normalmente, nas folhas secas no cho. CICLO DE DESENVOLVIMENTO FASE TEMPO LOCAL OVO 2-3 dias folhas ou spalas LAGARTA 15-17 dias folhas ou frutos PUPA 8 dias folhas na planta ou folhas secas no cho

Prejuzos: trata-se de uma praga que pode atacar diversas partes da planta de tomate e em alguns casos, pode causar perda total da lavoura. Imediatamente aps a ecloso da lagarta, esta penetra no interior da folha ou ponteiro onde inicia a escavao de uma galeria ou mina. Com isso, a folha ou ramo secam podendo-se encontrar diversas minas numa mesma folha o que causa dano ainda maior planta. Quando os ovos so colocados nas spalas, a lagarta inicia a abertura da galeria no fruto na regio logo abaixo das spalas no permitindo, s vezes, a observao do dano. O fruto que apresenta galeria imprestvel para comercializao devido penetrao de fungos pelo orifcio de entrada feito pela traa.

Manejo Integrado de Pragas do Tomate Manual de Reconhecimento das Pragas e Tticas de Controle

4.2. Broca pequena Neoleucinodes elegantalis (Lepidoptera: Pyralidae)


Adulto: a mariposa apresenta colorao esbranquiada, com 20 mm de comprimento com manchas marrons nas asas.

Postura: os ovos de colorao creme so colocados em grupos sobre as spalas ou diretamente sobre os frutos ainda verdes. Cada grupo pode conter de 3 a 10 ovos.

Manejo Integrado de Pragas do Tomate Manual de Reconhecimento das Pragas e Tticas de Controle

10

Lagarta: pode atingir 20 mm de comprimento e apresenta colorao, em geral, verde-avermelhado. Logo aps a ecloso (sada do ovo) a lagarta penetra no fruto. Devido ao seu tamanho reduzido, o orifcio de entrada deixado pela lagarta facilmente cicatrizado pelo desenvolvimento do fruto. A lagarta se alimenta da polpa do tomate destruindo o fruto internamente. Pouco antes da lagarta passar para a fase de pupa, essa abandona o fruto. O orifcio de sada da lagarta no fruto apresenta uma pelcula originria do resto da casca do tomate. Este sintoma caracterstico ajuda na identificao da ocorrncia praga na lavoura.

Pupa: aps sair do fruto, a lagarta passa para a fase de pupa nas folhas secas que esto recobrindo o solo.

CICLO DE DESENVOLVIMENTO FASE TEMPO LOCAL OVO 3-5 dias spalas ou frutos LAGARTA 30 dias frutos PUPA 17 dias Folhas no cho

Prejuzos: a broca pequena tem sido uma praga muito sria nos ltimos anos em quase todas as regies produtoras de tomate podendo acarretar perdas de mais de 50% da produo. Os frutos atacados tornam-se inviveis para a comercializao devido ao consumo da polpa e os orifcios de sada deixados pela praga.

Manejo Integrado de Pragas do Tomate Manual de Reconhecimento das Pragas e Tticas de Controle

11

4.3. Broca grande Helicoverpa zea (Lepidoptera: Noctuidae)


Adulto: uma mariposa de 30 mm de comprimento, com asas anteriores de colorao cinza-esverdeada e as asas posteriores so esbranquiadas, com manchas escuras. Postura: os ovos so colocados individualmente sobre as folhas novas ou, preferencialmente, nas spalas dos frutos. O ovo tem formato arredondado com estrias longitudinais (verticais) e apresenta colorao creme.

Lagarta: logo aps a ecloso apresenta colorao esbranquiada e a cabea marrom. Porm, podem tornar-se completamente marrons ou esverdeadas e podem atingir at 50 mm de comprimento. So encontradas sempre no interior dos frutos. Pupa: ocorre no solo. CICLO DE DESENVOLVIMENTO FASE TEMPO LOCAL OVO 3-4 dias folhas novas ou spalas LAGARTA 13-25 dias Frutos PUPA 14 dias solo

Prejuzos: da mesma forma que a broca pequena, a broca grande destri os frutos tornando-os imprestveis para a comercializao. Todo fruto atacado pela broca grande um fruto perdido. Este inseto como pode ocorrer tambm na cultura do milho, onde conhecida como lagarta da espiga, e no algodo (lagarta da ma), podendo tornar-se um problema srio nas ocasies em que cultura do tomate for instalada muito prximo ou em seqncia a essas culturas.

Manejo Integrado de Pragas do Tomate Manual de Reconhecimento das Pragas e Tticas de Controle

12

5. OUTRAS PRAGAS 5.1. Vaquinha ou Brasileirinho Diabrotica speciosa (Coleoptera: Chrysomelidae)


Adulto: so pequenos besouros com cerca de 5 mm de comprimento e de colorao verde com 6 manchas amarelas sobre as asas (litros).

Postura: os ovos so colocados no solo. Larva: apresenta colorao esbranquiada, sendo conhecida como larva-alfinete. Pupa: ocorre no solo. CICLO DE DESENVOLVIMENTO FASE TEMPO LOCAL OVO 5-6 dias Solo LARVA 10-11 dias razes PUPA 13-15 dias Solo ADULTO 50 dias folhas novas

Prejuzos: esses so acarretados tanto por larvas como por adultos. As larvas se alimentam das razes das plantas, enquanto os adultos consomem as folhas mais novas prejudicando o desenvolvimento normal das plantas. Geralmente, so problemas quando a cultura do tomate est prxima de leguminosas como soja e feijo.

Manejo Integrado de Pragas do Tomate Manual de Reconhecimento das Pragas e Tticas de Controle

13

5.2. Larva minadora ou Bicho-mineiro Liriomyza sp (Diptera: Agromyziidae)


Adulto: uma pequena mosca de 2 mm de comprimento com a cabea e trax preto e abdome amarelado.

Postura: os ovos so colocados no interior das folhas (endoftica). Larva: a larva pode atingir no mximo 2 mm de comprimento e apresenta colorao amarelada ou esbranquiada. Logo aps a ecloso, a larva passa a escavar uma galeria de forma espiralada na folha. medida que a larva de desenvolve, h aumento na largura da galeria. Pupa: apresenta colorao marrom e ocorre no interior da galeria. CICLO DE DESENVOLVIMENTO FASE TEMPO LOCAL OVO 2 dias folhas LARVA 6 dias Folha PUPA 4 6 dias Folhas

Prejuzos: por causar galerias nas folhas das plantas, essa praga provoca reduo na rea foliar comprometendo o desenvolvimento da planta e, conseqentemente, reduo da produo. Um fator importante que esta uma praga sria em plantaes onde as aplicaes com inseticidas so muito freqentes.

Manejo Integrado de Pragas do Tomate Manual de Reconhecimento das Pragas e Tticas de Controle

14

5.3. caro do bronzeamento Aculops lycopersici (Acari: Eriophyidae)


Adulto: apresentam formato vermiforme medindo 0,2 mm de comprimento. Postura: os ovos so colocados nas nervuras ou na base dos pelos das folhas. Seu ciclo biolgico de aproximadamente 7 dias. Prejuzos: inicialmente causam bronzeamento nas folhas, na parte superior das hastes e em seguida, causa morte e secamento da extremidade da planta. O clima seco e a ausncia de chuvas da Regio Nordeste facilitam sua proliferao, o que torna uma praga de grande importncia. Em outras regies, como Centro-Oeste e Sudeste, podem ser encontrados em nveis populacionais mais baixos durante todo o ano porm, sua populao pode aumentar de julho a setembro. O incio das chuvas ou simplesmente a gua de irrigao por asperso, freqente e abundante, podem reduzir sua populao.

5.4. Percevejo Phthia picta (Hemiptera-Homoptera: Coreidae)


Adulto: apresentam colorao escura, com uma faixa amarelada no pronoto (regio anterior cabea), medem 16 mm de comprimento. Aparecem nos meses quentes do ano. Prejuzos: em conseqncia das picadas para suco de seiva, os frutos podem ficar manchados, murchar e apodrecer. Tanto adultos como ninfas causam danos.

Manejo Integrado de Pragas do Tomate Manual de Reconhecimento das Pragas e Tticas de Controle

15

5.5. Lagarta rosca Agrotis ipsilon (Lepidoptera: Noctuidae)


Adulto: mariposas de 35 mm de envergadura, com asas anteriores marrons com algumas manchas pretas e asas posteriores semi-transparentes. Postura: seus ovos so brancos, colocados nas folhas (cada fmea oviposita, em mdia, 1000 ovos). Lagarta: apresenta colorao pardo-acinzentada escura e podem mediar at 45 mm de comprimento. Possuem hbito noturno e durante o dia, ficam enroladas no solo. Prejuzos: apesar de se alimentarem de diversas outras plantas, seus prejuzos so maiores quando cortam as plantas rente ao solo diminuindo o estande de plantas.

6. QUAIS SO OS INIMIGOS NATURAIS?


Dentro do MIP os agentes de controle biolgico ou inimigos naturais recebem ateno especial, afinal so agentes naturais de controle das pragas. So considerados inimigos naturais todos os diversos insetos e outros organismos que esto presentes no campo de produo sem causar nenhum prejuzo cultura do tomate, mas realizando de maneira gratuita o controle biolgico das pragas. Esses organismos podem ser divididos em: predadores, parasitides e patgenos. Assim: Predadores: so aqueles organismos que, em geral, so maiores do que as pragas e se alimentam de diversas presas para se desenvolverem. Dentre os principais predadores, podemos destacar: joaninhas, bicho-lixeiro ou crisopdeo, carabdeo, vespas, aranhas, caro fitosedeo, etc.

Parasitides: geralmente so organismos muito menores do que as pragas. Assim, so pouco percebidos na lavoura e por isto, seus benefcios so mais fceis de serem vistos. Esses insetos precisam, em geral, apenas de uma presa para se desenvolverem. Os parasitides so, em geral, pequenas vespas ou moscas, cujas larvas se desenvolvem no interior de praga. Exemplos de tais insetos so: Trichogramma spp. (parasitide de ovos de mariposas e borboletas), Cotesia flavipes (parasitide de lagartas), etc.

Foto: J. R. P. Parra

Manejo Integrado de Pragas do Tomate Manual de Reconhecimento das Pragas e Tticas de Controle

16

Patgenos: so microrganismos que causam doenas nas pragas. Os principais patgenos so fungos, bactrias e vrus. Talvez o patgeno mais conhecido seja o Bacillus thuringiensis que causa a morte de lagartas, em geral. Ressalta-se aqui que os inimigos naturais vivem livremente sobre todas as culturas. Entretanto, as aplicaes de inseticidas de amplo espectro de ao (os no seletivos) afetam seriamente os inimigos naturais. Desta forma, antes de adotar qualquer medida de controle, deveremos conhecer quais agentes de controle biolgico que ocorrem na lavoura e optar por medidas de controle em que tais agentes sejam menos afetados.

7. AMOSTRAGEM
A amostragem talvez possa ser considerada uma das principais etapas que antecedem o controle de pragas. Atravs dela, o produtor ter a certeza de que a praga est presente em quantidade que necessite ser controlada. Desta forma, a freqncia com que o produtor realiza estas amostragens tornase fundamental para implementao de Programa de Manejo Integrado.

Passos para a realizao da amostragem:

7.1. Dividir a rea em talhes menores


No existe uma regra que dimensione os talhes porm, se a rea de tomate apresentar mais do que 1-2 ha, fundamental a diviso em talhes menores. Deve-se levar em considerao que no talho as plantas devem pertencer mesma variedade. Ainda, o talho deve apresentar-se uniforme em relao ao solo e declividade. importante lembrar que, muito provavelmente, reas de plantios de tomate que so vizinhas de outras reas de tomate tm uma chance maior de serem infestadas por pragas e doenas, principalmente se o plantio vizinho for mais velho ou estiver abandonado.

7.2. Pontos de amostragem


No caso do tomate estaqueado (ou tutorado, no caso de estufas) deve-se realizar a observao de uma planta por ponto de amostragem. Inicialmente, observa-se a presena de insetos vetores de viroses (pulgo, mosca branca e tripes) no ponteiro da planta (lembre-se de observar a face inferior das folhas). Posteriormente, deve-se fazer a observao das folhas e frutos da parte mediana e inferior da planta, bem como, o cho ao redor da planta (para observar inimigos naturais ou pupas). A utilizao de lupa de bolso (10 x de aumento) ajuda muito na observao de pequenos insetos, caros e ovos. Portanto, recomendase a utilizao desse equipamento.

Manejo Integrado de Pragas do Tomate Manual de Reconhecimento das Pragas e Tticas de Controle

17

7.3. Ficha de amostragem


Visando facilitar o cotidiano dos produtores, desenvolveram-se fichas de amostragem. Atravs de observaes nas plantas, nesta ficha deve ser anotada a presena de insetos (pragas e inimigos naturais) bem como os sintomas ou sinais das pragas. Atravs destas anotaes, o produtor poder saber qual a situao da praga naquele dia de amostragem, bem como, da situao de ocorrncia de pragas e dos inimigos naturais durante todo o desenvolvimento das plantas.

7.3.1. Armadilhas que auxiliam a amostragem


As armadilhas so equipamentos utilizados na cultura que de maneira geral, servem apenas para quantificar os insetos, elas no realizam seu controle. Apesar da praticidade de seu uso, percebe-se que poucos produtores a utilizam talvez pelo desconhecimento de seus benefcios. Alguns tipos existentes: armadilhas adesivas (para tripes, mosca-branca e minadora): estas armadilhas devem ser colocadas ao redor dos talhes pois permitiro a avaliao da entrada dessas pragas no interior da rea de tomate; armadilhas de solo: espalhados pela cultura, enterrar no cho copos plsticos (300 ml, contendo gua e um pouco de detergente), at que sua borda coincida com a superfcie do solo; armadilhas com feromnio (traa e broca-pequena): alm de amostrar as pragas, estas capturam o macho das espcies impedindo a cpula com as fmeas e como conseqncia, as fmeas no vo ovipositar, interferindo no ciclo da praga.

8. RESULTADOS DA AMOSTRAGEM: O QUE FAZER?


A partir das anotaes na Ficha de Amostragem, teremos condies de saber se as pragas-chaves esto realmente causando dano lavoura e se os inimigos naturais esto presentes e realizando o controle biolgico eficiente. Estes resultados sero considerados no momento em que iremos adotar alguma medida de controle. Vamos admitir que uma determinada praga atingiu o nvel de dano econmico e que ocorrem inimigos naturais na rea mas que estes no esto presentes em nmero suficiente para controlar as pragas. O mtodo de controle a ser utilizado dever sempre levar em considerao o fato de no afetar (ou afetar o mnimo possvel) os agentes de controle biolgico presentes na rea. Assim, se a medida de controle a ser adotada a aplicao de inseticidas, deveremos optar por aqueles que so seletivos. J faz algum tempo que existe no mercado uma preocupao em se desenvolver produtos seletivos aos agentes de controle biolgico. Um Engenheiro Agrnomo poder indicar qual o produto correto para cada situao. Porm, s vezes nos deparamos com situaes em que somos obrigados a utilizar um determinado inseticida no seletivo para o controle de uma determinada praga. Se isto ocorrer, dever ser feito com muita conscincia pois tal produto fatalmente causar a morte dos agentes de controle biolgico. Se a situao permitir que uma liberao de agentes de controle biolgico possa ser realizada, com certeza ser a que menos ir causar impacto na lavoura.

Manejo Integrado de Pragas do Tomate Manual de Reconhecimento das Pragas e Tticas de Controle

18

9. OUTRAS MEDIDAS QUE PODEM SER UTILIZADAS 9.1. Uso de variedades resistentes
As pesquisas realizadas nos ltimos tempos desenvolveram uma srie de variedades que apresentam resistncia ao ataque de pragas, doenas ou nematides. Assim, seu uso poder ser de grande valia e poder facilitar a vida dos produtores.

9.2. Mudas sadias


As mudas devem ser produzidas, preferencialmente, em estufas teladas. Caso o produtor adquirir mudas, certificar-se de que foram produzidas por viveirista de confiana e que estas so sadias. Os insetos vetores de doena (tripes, mosca branca e pulgo) podem infestar a muda ainda no viveiro e, dessa forma, quando o produtor transplantar essa muda, estar plantando uma muda comprometida e que provavelmente no sobreviver por muito tempo. Portanto, um cuidado especial ter que ser dado no momento de aquisio das mudas.

9.3. Extratos Vegetais


A utilizao de extrato de primavera tem se mostrado muito eficiente para o controle do vira-cabea do tomate. Seu preparo bem simples: bate-se no liquidificador 200 g de folhas e ramos tenros de primavera com 1 L de gua. Aps bem batido, deve-se coar o extrato e ento, o mesmo deve ser 2 colocado no pulverizador com 20 L de gua. Essa quantidade permite a pulverizao de cerca de 500 m de tomate. Pode-se misturar esse extrato com outros produtos. Porm, o extrato deve ser preparado pouco antes do uso. Evite preparar grandes quantidades e guardar. O extrato deve ser aplicado semanalmente (no viveiro e rea definitiva) desde o plantio no viveiro at, pelo menos, 40 dias aps o transplantio. 9.4. Controle Biolgico Aplicado Atualmente existem algumas empresas que produzem agentes de controle biolgico para serem liberados no campo. Na cultura do tomate, o parasitide Trichogramma pretiosum tem sido utilizado com muito sucesso permitindo excelente controle de ovos da traa do tomateiro (ou bicho baiano) e broca pequena. Estas vespinhas so criadas em laboratrio e liberadas no campo onde se desenvolvem sobre os ovos das pragas. Esta liberao feita a cada 7-10 dias e excelentes resultados tm sido apresentados em relao a sua eficincia, seja em cultivo protegido ou no.

Manejo Integrado de Pragas do Tomate Manual de Reconhecimento das Pragas e Tticas de Controle

19

9.5. Restos de cultura: o que fazer?


Aps a colheita torna-se necessrio que o produtor realize a destruio dos restos culturais ou os incorpore no solo o mais rpido possvel. Para que esta prtica evite que pragas e doenas se transfiram de cultivos mais velhos para cultivos mais novos, esta dever ser realizada o mais distante possvel das novas reas a serem implantadas. imprescindvel, portanto, que tal prtica seja adotada aps todas as pocas de plantio pois alm de ser eficaz, barata. Outro ponto importante que seus vizinhos tambm devero faz-la.

9.6. Manejo Regional


A ao conjunta de produtores de uma determinada regio torna-se fundamental para o sucesso no controle das pragas. Deveremos nos conscientizar de que as pragas que atacam nossa lavoura podem estar vindo da plantao de nosso vizinho e vice-versa. Assim, sempre que possvel, deveremos tomar conjuntamente as decises sobre a adoo de determinada medida de controle. Outro fator muito importante a ser destacado quando temos implementado um programa de manejo integrado de pragas em nvel regional o menor impacto ambiental. Assim, a partir de um plo produtor de tomate onde haja o interesse em comum, os agricultores poderiam se unir e discutir medidas conjuntas de controle, como por exemplo, a manuteno de um laboratrio de criao massal de agentes de controle biolgico visando criao de Trichogramma sp. para liberaes inundativas. Esta prtica poderia reduzir o uso de inseticidas atravs do controle biolgico. Outro fator a ser mencionado, seria a determinao de um ponto estratgico para coleta de embalagens vazias a serem enviadas para reciclagem.

Manejo Integrado de Pragas do Tomate Manual de Reconhecimento das Pragas e Tticas de Controle

20

LITERATURA CONSULTADA
Agrianual. 2001. FNP Consultoria, p. 513-524. Carneiro, J da S., F. N. P. Haji, E. Bleicher, P. H. S. da Silva, J. A de Alencar & F. R. Barbosa. 1998. Manejo Integrado da mosca-branca: plano emergencial para o controle da mosca-branca. EMBRAPA, 44p. Frana, F. H., G. L. V. Bas, M. C. Branco & M. A. de Medeiros. 2000. Manejo integrado de pragas, EMBRAPA, p.112-127. In: Silva, J. B. da & L. de B. Giordano. 2000. Tomate para processamento industrial. EMBRAPA Hortalias, 168p. Gravena, S. & S. A. De Bortoli. 1986. Manejo Integrado de Pragas do Tomateiro (Boletim Tcnico). FCAV/UNESP, Jaboticabal, SP, 64p. Stern, V. M., R. F. Smith, R. van den Bosch & K. S. Hagen. 1959. The integrated control concept. Hilgardia 29:81-101. Stone, J. D. & L. P. Pedigo. 1972. Development and economic-injury level of the green cloverworm on soybean in Iowa. J. Econ. Entomol. 65:197-201. Zitter, T. A. 1991. Diseases caused by viruses. The American Phytopathological Society, USDA, p.31. In: Jones, J. B., J. P. Jones, R. E. Stall & T. A. Zitter (Eds). 1991. Compendium of tomatoes diseases, 73p.

Vous aimerez peut-être aussi