Vous êtes sur la page 1sur 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PB CENTRO DE CINCIAS E TECNOLOGIA CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS CURSO: ENGENHARIA DE MATERIAIS DISCIPLINA:

: LABORATRIO DE QUMICA EXPERIMENTAL PROFESSOR: KEPLER BORGES FRANA NOME: JOS VIEIRA NETO MATRCULA: 21211619

EXPERINCIA N4 SOLUES

CAMPINA GRANDE, 16 DE MAIO DE 2012

Sumrio
1. INTRODUO.......................................................................................... 3 2. OBJETIVO ................................................................................................ 4 3. DADOS ..................................................................................................... 5 4. MATERIAIS .............................................................................................. 6 5. METODOLOGIA ....................................................................................... 7 6. TRATAMENTO DOS RESULTADOS ....................................................... 9 7. QUESTES PARA O RELATRIO ........................................................ 10 8. CALCULOS ............................................................................................ 11 9. CONCLUSO ......................................................................................... 13 10. BIBLIOGRAFIA ....................................................................................... 14

1. INTRODUO
Solues so misturas homogneas de duas ou mais substncias.Nas solues, o componente que est presente emmenor quantidade recebe o nome de soluto ( o disperso), enquanto o componente predominante chamado de solvente ( o dispersante). Por exemplo, quando dissolvemos acar em gua, o acar o soluto, e a gua, o solvente. As solues so muito importantes em nosso dia-a-dia: o ar que respiramos uma soluo (mistura) de gases; a gua do mar (que cobre 3/4 da superfcie terrestre) uma soluo que contm vrios sais; muitos produtos, como bebidas, materiais de limpeza, remdios, etc. so solues; muitas reaes qumicas, feitas em laboratrios e em indstrias, so realizadas em soluo; em nosso corpo (que con-tm cerca de 65% em massa de gua), o sangue, o suco gstrico, a urina so lquidos que contm emsoluo um nmero enorme de substncias que participam de nosso metabolismo. As solues, enfim,tm grande importncia cientfica, industrial e biolgica.

2. OBJETIVO

2.1 Construir o conceito, experimental, das solues. 2.2 Adquirir manuseio em laboratrio. 2.3 Preparar e diluir solues. 2.4 Padronizar a soluo de cido Clordrico com Carbonato de Sdio. 2.5 Titular solues.

3. DADOS
Tabela 1 Dados obtidos na experincia n 4 Presso atmosfrica (mmHg) 716 mmHg Temperatura ambiente (C) 26C Volume de HCl utilizado (mL) Parte III Parte IV 28,7 mL 17,4 mL

4. MATERIAIS
4.1 Balana Digital; 4.2 Bureta; 4.3 Pisseta; 4.4 Proveta; 4.5 Pipeta; 4.6 Becker; 4.7 Balo Volumtrico; 4.8 Basto de Vidro; 4.9 Erlenmeyer; 4.10 gua destilada; 4.11 Pores de KOH; 4.12 Pores de Na2CO3; 4.13 Termmetro; 4.14 Soluo de HCl; 4.15 Suporte universal; 4.16 Esptula; 4.17 Alaranjado de Metila; 4.18 Fenolftalena.

5. METODOLOGIA
5.1 Parte I:

Preparar soluo de HCl:

Realiza-se o clculo para determinar o volume necessrio para preparar uma soluo de 500 mL a 1N. Transfere-se certa quantidade de cido clordrico (P.A.) para um Becker, a partir da, coloca-se no balo volumtrico, que contm um pouco de gua destilada, para que a reao seja menos exotrmica. Os materiais utilizados so lavados com gua destilada e, evitando perda de material despeja-se tudo no balo volumtrico. Preenche-se o balo volumtrico, de 250 mL, aps despejar o HCl, totalmente com gua destilada at completar a altura do menisco, sendo assim, agita-se e a soluo torna-se homognea, da, obtm-se uma soluo de cido clordrico e rotula-se a soluo.

5.2 Parte II:

Preparar soluo de KOH:

Realiza-se o clculo da massa necessria de KOH para preparar uma soluo de 250 mL a 0,1N. Com o auxlio do vidro de relgio, pesa-se uma massa de hidrxido de potssio na balana digital. O mtodo para pesar a massa do KOH zerar a balana aps colocar o vidro de relgio sobre a mesma. Aps obter a massa desejada de hidrxido de potssio transfere-o para um Becker e faz-se a diluio com gua destilada com o auxlio de um basto de vidro. Com a soluo pronta, coloca-a no balo volumtrico de 250 mL, completando-o com gua destilada at o menisco. Agita-se o balo volumtrico para que a base dissolva-se por completo.

5.3 Parte III:

Padronizar soluo de cido clordrico com carbonato de sdio:

Pesa-se a massa necessria de carbonato de sdio para 30 mL de HCl (0,1N). Com o auxlio de um vidro de relgio pesa-se o Na2CO3. Feito isso, coloca-se o sal no Erlenmeyer de 300 mL com 40 mL de gua destilada. Sendo assim, agita-se a soluo para que se torne homognea. A seguir, adiciona-se gotas de alaranjado de metila (indicador de pH) para haver a padronizao da soluo de HCl. Com o auxlio do suporte universal, usa-se uma bureta de 50 mL com a soluo preparada, na Parte I (5.1.), de HCl (0,1N), dessa forma, o Erlenmeyer colocado em baixo da bureta e d-se incio a titulao. Adicionar o HCl gota a gota, lentamente, agita-se continuamente a soluo padronizada, de modo que deve ficar atento ao ponto de virada da soluo. Com a adio do cido de forma continua at que houvesse a mudana de colorao, do amarelo para o alaranjado, assinala-se o final da titulao. Faz-se a leitura da bureta e registra-se os dados obtidos.

5.4 Parte IV:

Titular uma base por meio de um cido:

Transfere-se para um Erlenmeyer de 125 mL, 20 mL de uma soluo de KOH (preparada no item 5.2.). Nessa soluo, adicionam-se gotas de fenolftalena, de modo que a soluo obtm uma colorao roxa. Faz-se uso do suporte universal para uma bureta com HCl (preparado no item 5.1.) que usada para a titular a base, de modo que, gota por gota, agita-se o Erlenmeyer continuamente. A soluo de KOH, que antes estava com uma colorao roxa, obtm a colorao incolor.

6. TRATAMENTO DOS RESULTADOS


6.1 Calcule a concentrao molar do cido preparado;

6.2 Calcule a concentrao molar da base preparada;

7. QUESTES PARA O RELATRIO


7.1 Para preparao de uma soluo de sulfato de alumnio 0,4 mol/L, calcule a massa de soluto necessria para 250 mL de soluo. Admitindo o sal 100% ionizado, encontre as

concentraes dos ons presentes.

7.2 Numa titulao de soluo de KOH foram utilizados 45 mL de soluo 0,3 mol/L desta base e um consumo de 55 mL de HCl. Calcule as concentraes comum, molar e normal do cido utilizado.

7.3 Uma soluo de cido sulfrico contendo 571,6 g de H2SO4 por litro de soluo tem densidade de 1,329 g/mL. a) Calcule a porcentagem de massa. b) A frao molar do soluto. c) A molalidade. d) Concentrao em mol/L. e) Normalidade.

7.4 Explique o princpio seguido numa operao de diluio.

10

8. CALCULOS

11

12

9. CONCLUSO

Depois de fazer todos os clculos, produzir todas as solues, o objetivo da prtica foi alcanado. Por meio dos mtodos analticos de volumetria possvel dosar bases e cidos presentes em solues e amostras, alm de possibilitar a padronizao de solues de concentrao verdadeira desconhecida. As solues foram feitas conforme os clculos e as tcnicas ensinadas teoricamente.

13

10. BIBLIOGRAFIA
10.1 Feltre, Ricardo, 1928 - Qumica Vol. 2; 6 edio; So Paulo:Moderna; 10.2 Usberco, Joo, 2006 - Qumica Volume nico; 7 edio; So Paulo:Saraiva; 10.3 Apostila da Qumica Experimental. Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Cincias e Tecnologia Unidade Acadmica de Engenharia Qumica, Vrios Autores.

14

Vous aimerez peut-être aussi