Vous êtes sur la page 1sur 6

Introduo ao setor pblico Avaliao final

Nome: (No se esquece de colocar seu nome)


QUESTO RESPOSTA QUESTO RESPOSTA

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
1- De um ponto de vista histrico, as primeiras sociedades humanas foram de caadores e coletores, pois no havia ainda a agricultura. Quais das caractersticas abaixo NO tpica destas sociedades. A- Igualdade poltica B- Diviso sexual do trabalho C- Nomadismo D- Pequena populao E- Abundncia de recursos

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
B- Somente esto corretos os enunciados 1 e 2. C- Somente esto incorretos os enunciados 1, 3 e 4. D- Somente o enunciado 1 est incorreto. E- Todos os enunciados esto incorretos.

3- Indique qual das caractersticas abaixo NO tpica da organizao estatal. A- Monoplio do uso da violncia Legtima. B-A aplicao da justia e a extrao de tributos. C- Promover a guerra de todos contra todos.

2- Poder e legitimidade so conceitos centrais do pensamento poltico. Analise os enunciados abaixo sobre tais conceitos e assinale a resposta correta. 1. Poder a probabilidade de encontrar obedincia a uma determinada ordem. 2. A legitimidade a aceitao de determinada ideia, organizao ou autoridade. 3. Todo poder legtimo. 4. O Estado exerce o controle da populao sem necessariamente recorrer ao poder ou legitimidade. A- Todos os enunciados esto corretos.

D- Manter exrcitos permanentes. E- Ser um centro de poder social.

4- A formao do Estado moderno, que se deu do fim da idade mdia at a revoluo francesa, consistiu em um longo e complexo processo. Todos os enunciados abaixo sobre a formao do Estado moderno esto corretos, exceto: A- Desenvolve-se uma autoridade central, exercida em mbito nacional. 1

Introduo ao setor pblico Avaliao final


B- A legitimidade do poder poltico se concentrou cada vez mais na justificativa religiosa do Estado. C- Alm do desenvolvimento do Estado territorial institucional, a formao do Estado moderno envolveu a passagem do poder personificado do prncipe para o primado dos esquemas universalistas e abstratos da norma jurdica, que mais tarde daria origem ao Estado de Direito. D- O desenvolvimento do conceito de cidadania, baseado na garantia de direitos e liberdades individuais. E- O processo de formao do Estado foi marcado pela tenso entre, de um lado, a expropriao dos poderes privados locais (os bares, marqueses, duques, etc); e, de outro, a necessidade do soberano de recorrer s burguesia para dispor de fundos para criar e manter seu quadro administrativo e um exrcito permanente. vive e como se deveria viver, que aquele que abandone o que se faz por aquilo que se deveria fazer, aprender antes o caminho de sua runa do que o de sua preservao(...) Indique qual das afirmaes abaixo est correta. A- O Termo Estado foi criado por Maquiavel. B- O Estado surgiu com as repblicas ou principados da Itlia. C- A originalidade de Maquiavel consiste em estabelecer prescries realistas sobre como o detentor do poder deve exercer eficazmente o poder. D- O que se inicia com o uso que d Maquiavel ao termo Estado a reflexo sobre as formaes polticas surgidas na sociedade medieval. E- Maquiavel demonstrou, em Discursos sobre a Primeira Dcada de Tito Lvio, que o Estado surgiu em Roma ao tratar da Histria de Roma.

5- Uma das principais contribuies inovadoras de Maquiavel ao pensamento poltico foi: A- Sugerir a ideia de um Prncipe moderno, ciente de seus poderes e de sua soberania. B- A separao entre poltica e moral. C- A ideia de soberania limitada, absoluta e arbitrria. D- A separao entre Igreja e mercado. E- A ideia de interesse estatal.

7- No incio do sculo XX, o socilogo alemo Max Weber criou o conceito de "tica da responsabilidade", que se contrape "tica da convico". Abaixo veja uma citao de Weber: No obstante, h oposio entre a atitude de quem se conforma s mximas da tica da convico diramos, em linguagem religiosa, "o cristo cumpre seu dever e, quando aos resultados da ao, confia em Deus" - e a atitude de quem se orienta pela tica da responsabilidade, que diz "devemos responder pelas previsveis consequncias de nossos atos". (Weber, Poltica como Vocao, 1993, p 113) Podemos ver que o conceito de tica de responsabilidade vai ao encontro do pensamento maquiaveliano no seguinte preceito: A- A Fortuna como um rio caudaloso e a prudncia so como diques e barragens B- O poltico no faz o que quer, ele faz o que necessrio, pois ele est sob o "imprio das necessidades". C - Os homens esquecem mais rapidamente a morte do pai do que a perda do patrimnio. D- O governantes deve perseguir o poder a todo custo. 2

6- Maquiavel inicia o captulo XV de O Prncipe com a seguinte afirmao: Resta ver agora quais devam ser os modos e o proceder de um prncipe para com os sditos e os amigos e, por que sei que muitos j escreveram a respeito, duvido no ser considerado presunoso escrevendo ainda sobre o mesmo assunto, mxime quando irei disputar essa matria orientao j por outros dada aos prncipes. Mas, sendo minha inteno escrever algo de til para quem por tal se interesse, pareceu-me mais conveniente ir em busca da verdade extrada dos fatos e no imaginao dos mesmos, pois muitos conceberam repblicas e principados jamais vistos ou conhecidos como tendo realmente existido. Em verdade, h tanta diferena de como se

Introduo ao setor pblico Avaliao final


E- O Homem o lobo do prprio Homem D- Transferncia de direitos uma pessoa artificial. E- Justificativa religiosa para a existncia do Estado civil. 10- A Thomas Hobbes pode ser atribuda a seguinte frase: A- Onde est a sociedade est o direito. B- O homem um animal poltico. C- O homem o lobo do prprio homem. D-)A burocracia constitui o tipo tecnicamente mais puro de dominao legal. E- O direito uma forma de torcer e ajeitar o homem da natureza em prol da sociedade. 11 Leia o texto: A ideia de que o povo bom e que deve, por conseguinte, ser o titular da soberania poltica, provm, sem dvida, de Rousseau. Mas o pensamento do grande filsofo sobre esse ponto era muito mais complexo e profundo do que podem supor alguns de seus ingnuos seguidores. Do fato de que o homem sempre bom, e que a sociedade o corrompe, no se seguia logicamente, no pensamento de Rousseau, a concluso de que as deliberaes do povo fossem sempre boas. Cada um procura o seu bem, mas nem sempre o enxerga. O povo nunca corrompido, mas freqentemente enganado, e ento que ele parece querer o mal advertia o filsofo. a que se insere a sua famosa distino entre vontade geral e vontade de todos. Aquela s diz respeito ao interesse comum; a outra, ao interesse privado, sendo apenas a soma de vontades particulares. Para Rousseau, nada garantiria que a vontade geral predominasse sempre sobre as vontades particulares. Ao contrrio, ele tinha mesmo da vida em sociedade uma viso essencialmente pessimista. Sustentava que os povos so virtuosos apenas na sua infncia e juventude[ ou seja, quando a sociedade primitiva]. Depois, corrompem-se irremediavelmente. 3

8- Acerca do pensamento de Hobbes, assinale a opo correta. A- O Estado foi institudo quando, a fim de viverem em paz uns com os outros e serem protegidos dos agressores, todos os homens pactuaram, cada um com todos os outros, que renunciariam ao uso privado da fora, transferindo-o para uma pessoa artificial. B- O pacto que institui a sociedade poltica baseia- se na crena acerca da soberania popular, da qual derivam todos os direitos e faculdades do Estado, cabendo ao povo soberano opo de seguir ou no as decises deste. C- No estado de natureza, caracterizado como um estado de guerra de todos contra todos, os homens viviam em perfeita liberdade, podendo livremente se dedicar ao comrcio, s artes e cincia. D- Pelo pacto, o direito de representar a pessoa de todos conferido ao soberano, cujos atos e decises so autorizados tal como se fossem praticados e tomados por cada um dos homens, desde que no impliquem violao do direito propriedade e aos frutos do trabalho. E- Os sditos podem libertar-se do pacto com o seu soberano. Assim, basta que um indivduo decida desfazer o pacto com o soberano para que esse deixe de existir.

9- Um dos objetos de grande ateno do pensamento e da teoria poltica moderna a constituio da ordem poltica. Sobre essa temtica, uma das tradies de reflexo mais destacadas sustenta que a ordem tem origem contratual. Todos os elementos abaixo so comuns a todos os pensadores da matriz contratualista da ordem poltica, exceto: A- O estado de natureza. B- A existncia de direitos previamente ordem poltica. C- A presena de sujeitos capazes de fazer escolhas racionais.

Introduo ao setor pblico Avaliao final


H, pois, maior contrassenso interpretativo do que afirmar que o princpio da soberania absoluta do povo tem origem em Rousseau. Na verdade, ele, que sempre foi um moralista, preocupado antes de tudo com a reforma dos costumes, descria completamente de qualquer remdio jurdico para os males da humanidade. (Fbio Konder Comparato) De acordo com o texto, Rousseau acreditava que 13- A democracia moderna se diferencia da democracia antiga por todas as caractersticas abaixo, exceto: A - Separao de poderes, evitando que o mesmo rgo tenha poderes legislativos, judiciais e administrativos. B - Presena de direitos individuais, protegidos por Constituies, inspirados nos filsofos do direito natural. C - Governo direto dos cidados, permitindo a constituio de Estados em grande escala. D - Preservao dos direitos das minorias, visando evitar a tirania da maioria. E - Sua origem foram as revolues inglesa, francesa e americana (guerra de independncia).

A - As decises populares baseiam-se sempre em bons princpios, visto que os homens so bons por natureza. B - As deliberaes do povo no so necessariamente boas, pois o povo pode vir a ser enganado. C - A vontade popular soberana, pois, mesmo quando parece querer o mal, o povo delibera acertadamente. D - O povo no pode ser o titular da soberania poltica porque facilmente levado a corromper-se. E - uma lei da natureza o desenvolvimento moral contnuo dos povos.

14- O Art. 2 da Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, documento basilar da Revoluo Francesa, diz o seguinte: Art. 2. A finalidade de toda associao poltica a conservao dos direitos naturais e imprescritveis do homem. Esses direitos so a liberdade, a propriedade, a segurana e a resistncia opresso. Os trs direitos em negrito foram citados, respectivamente, por influncia de trs filsofos do Iluminismo, conhecidos como jusnaturalistas ou contratualistas. Eles filsofos so, respectivamente: A - Hobbes, Locke, Rousseau. B - Rousseau, Hobbes, Locke. C - Locke, Rousseau e Locke. D - Locke, Hobbes, Rousseau. E- Hobbes, Rousseau e Locke.

12 - O pensamento filosfico-poltico de Jean Jacques Rousseau tem como fundamento sua crtica sociedade da poca, segundo ele marcada pela injustia e pela servido. Para reparar esses males, Rousseau prope uma: A - Repblica democrtica, baseada na soberania popular. B - Monarquia absoluta de direito divino. C - Repblica na qual o poder soberano, seria delegado pelos cidados para um homem ou assembleia de homens (parlamento). D - Associao poltica de notveis (aristocracia). E - Monarquia constitucional ou mista, que rena o rei, a aristocracia (cmara dos lordes) e o povo (cmara dos comuns).

15- Dos princpios abaixo, qual no est presente na Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado: A- Todos os cidados so iguais perante a Lei. B - Ningum pode ser punido seno por fora de uma lei estabelecida e promulgada. 4

Introduo ao setor pblico Avaliao final


C - A Lei deve ser seguida tambm pelo governante. D - A liberdade consiste em poder fazer tudo que no prejudique o prximo E - A fora pblica (o Estado) deve atender primordialmente aos interesses do governo. D - O Legislativo hierarquicamente superior ao Executivo, na medida em que pode derrubar o veto do Chefe do Executivo a determinada lei, tornando-a vigente. E - So independentes e harmnicos, no se relacionando entre si, devendo eventual conflito ser dirimido por organismo supranacional.

16 - Segundo a doutrina clssica, so objetivos da separao de poderes todas as opes abaixo, exceto: A - Evitar a tirania de uma pessoa ou um grupo, preservando os direitos individuais. B - Constitui um governo das leis, no de pessoas (ou seja, o Estado de Direito). C - Limitar o poder do Estado, pois s o poder controla o poder D - Garatir uma separao bem delimitada de tarefas estatais, onde a funo de um poder no deva ser execercida em nenhuma hiptese pelo outro poder. E - Criar um sistema de freios e contrapesos, fazendo com que a ambio por poder de determinados governantes seja controlada por uma ambio igualmente grande de outros governantes.

18 - Como decorrncia do princpio da independncia e harmonia dos Poderes, I. o Poder Executivo no participa do processo legislativo; II. ao Poder Judicirio vedada a prtica de atos administrativos; III. cada um dos Poderes pode organizar livremente seus servios, observando apenas os preceitos constitucionais e legais. Pode-se dizer que A - apenas a afirmativa I correta. B - apenas a afirmativa II correta. C - apenas a afirmativa III correta. D - as alternativas II e III esto corretas.

17 - No que concerne organizao dos Poderes da Unio, correto afirmar, com base na Constituio Federal, que: A - O Judicirio hierarquicamente superior ao Executivo e ao Legislativo, na medida em que quele incumbe deciso final sobre a constitucionalidade das normas vigentes. B - So independentes e harmnicos entre si, sem qualquer hierarquia entre eles, impondo- se influncias e limitaes recprocas que se prestam limitao do poder estatal. C - O Executivo hierarquicamente superior ao Legislativo, na medida em lhe autorizado legislar por meio de medidas provisrias.

E - as alternativas I e II esto corretas.

19 - Segundo Robert Dahl, esto entre os motivos para preferir a democracia a todos os sistemas de governos alternativos todas os fatores abaixo, exceto: A - A democracia possibilita a autodeterminao coletiva B - A democracia evita a tirania C - A democracia garante a liberdade D - A democracia garante um governo gil e sem contradies internas 5

Introduo ao setor pblico Avaliao final


E - A democracia garante a igualdade poltica

20 Um dos mais antigos e poderosos argumentos contra a democracia o argumento dos tutores, que defende que o governo, por ser uma atividade fundamental para a sociedade, no deve ser entregue ao povo, mas a especialistas dotados de grande capacidade. Dentre os argumentos abaixo, qual NO posto por Dahl para rebater essa teoria: A Em governos democrticos, o conhecimento comum das pessoas j suficiente e, portanto, no necessria a consulta a tcnicos. B Os tutores no podem saber mais sobre os interesses do povo do que o prprio povo. C O exerccio do governo no envolve apenas decises tcnicas, mas decises sobre valores morais. D No existem formas prticas de evitar que os tutores se tornem tiranos e abusem de seu poder. E Delegar determinadas decises secundrias a especialistas no o mesmo que ceder o controle decisivo nas grandes questes.

Vous aimerez peut-être aussi