Vous êtes sur la page 1sur 11

ESUP - Direito Administrativo II - Prof.

: Jair Ribeiro

BENS E DOMNIO PBLICO

Conceito So todos os bens que pertencem s pessoas jurdicas de Direito Pblico, isto , Unio, Estados, Distrito Federal, Municpios, Autarquias e Fundaes Pblicas. O Domnio Pblico em sentido amplo o poder de dominao ou de regulamentao que o Estado exerce sobre os bens do seu patrimnio (bens pblicos), ou sobre os bens do patrimnio privado (bens particulares de interesse pblico), ou sobre as coisas inapropriveis individualmente, mas de fruio geral da coletividade (res nullius). Classificao os bens pblicos podem ser federais, estaduais ou municipais, conforme a entidade poltica a que pertenam ou o servio autrquico, fundacional ou paraestatal a que se vinculem.

FEDERAIS so bens da Unio: os que atualmente lhe pertencem e os que vierem a ser atribudos; as terras devolutas; os lagos, rios e correntes de gua em terrenos de seu domnio, ou que banhem mais de um Estado ou sirvam de limites com outros pases, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais; as ilhas fluviais; as praias martimas; as ilhas ocenicas e costeiras; os recursos naturais da plataforma continental; o mar territorial e os terrenos de marinha e seus acrescidos; os potenciais de energia hidrulica e os recursos minerais, inclusive os do subsolo; as cavernas e stios arqueolgicos;

ESTADUAIS incluem-se entre os bens dos Estados: as guas superficiais ou subterrneas, fluentes, emergentes e em depsito, ressalvadas as decorrentes de obras da Unio; as reas, nas ilhas ocenicas e costeiras, que estiverem em seu domnio; as ilhas fluviais e lacustres no pertencentes Unio; as terras devolutas no compreendidas entre as da Unio;

MUNICIPAIS os que atualmente lhe pertencem e os que vierem a ser atribudos; ruas, praas e reas dominiais;

ESUP - Direito Administrativo II - Prof.: Jair Ribeiro Obs.: Todos os bens pblicos so bens nacionais, por integrantes do patrimnio da Nao, na sua unicidade estatal, mas, embora politicamente componham o acervo nacional, civil e administrativamente pertencem a cada uma das entidades pblicas que os adquiriram.

Categorias Segundo a destinao, o Cdigo Civil reparte os bens pblicos em trs categorias: I Bens de uso comum do povo ou de Domnio Pblico so os que se destinam utilizao geral pela coletividade. Ex.: mares, rios, estradas, ruas e praas; II Bens de uso especial ou do Patrimnio Administrativo Indisponvel So os que se destinam execuo dos servios administrativos e servios pblicos em geral. Ex.: um prdio em que esteja instalado um hospital pblico ou sirva de sede para determinado rgo pblico; os veculos da administrao; III Bens dominicais ou do Patrimnio Disponvel So os bens que embora constituam o patrimnio pblico, no possuem uma destinao pblica determinada ou um fim administrativo especfico. Ex.: as terras sem destinao pblica especfica (terras devolutas), os prdios pblicos desativados e os mveis inservveis.

Afetao Diz-se que um bem est afetado quando est sendo utilizado para um fim pblico determinado, seja diretamente pelo Estado, seja pelo uso de particulares em geral. a atribuio a um bem pblico de sua destinao especfica. Pode ocorrer de modo explcito (Lei) ou de modo implcito (no determinado em Lei). Ex.: os bens de uso comum o os bens de uso especial so BENS AFETADOS, pois tm em comum o fato de estarem destinados a servios especficos. Os Bens Dominicais so desafetados

Desafetao a mudana da forma de destinao do Bem. Em regra, a desafetao visa a incluir bens de uso comum ou do povo ou bens de uso especial na categoria de bens dominicais. feita com a autorizao legislativa, atravs de Lei Especfica. Um dos propsitos para realizar a Desafetao a possibilidade de alienao, atravs de concorrncia pblica ou licitao. Para ser alienado, o bem no poder estar afetado a um fim pblico;

ESUP - Direito Administrativo II - Prof.: Jair Ribeiro FORMAS DE UTILIZAO DOS BENS PBLICOS POR PARTICULARES

Autorizao de uso o ato unilateral, discricionrio e precrio pelo qual a Administrao consente na prtica de determinada atividade individual incidente sobre um bem pblico. No tem forma nem requisitos especiais para sua efetivao, pois visa apenas a atividades transitrias e irrelevantes para o Poder Pblico. Ex.: autorizaes para a ocupao de terrenos baldios, para a retirada de gua em fontes no abertas ao uso comum do povo. Tais autorizaes no geram privilgios contra a Administrao ainda que remuneradas e frudas por muito tempo, e, por isso mesmo, dispensam lei autorizativa e licitao para seu deferimento.

Permisso de uso o ato negocial (com ou sem condies, gratuito ou oneroso, por tempo certo ou determinado), unilateral, discricionrio e precrio atravs do qual a Administrao faculta ao particular a utilizao individual de determinado bem pblico. Esta permisso sempre modificvel e revogvel unilateralmente pela Administrao, quando o interesse pblico o exigir. Ex.: bancas de jornais, os vestirios em praias, etc. A revogao faz-se, em geral, sem indenizao, salvo se em contrrio se dispuser, pois a regra a revogabilidade sem nus para a Administrao. O ato da revogao deve ser idntico ao do deferimento da permisso e atender s condies nele previstas. Qualquer bem pblico admite permisso de uso especial a particular, desde que a utilizao seja tambm de interesse da coletividade que ir fruir certas vantagens desse uso, que se assemelha a um servio de utilidade pblica; Se no houver interesse para a comunidade, mas to-somente para o particular, o uso especial no deve ser permitido nem concedido, mas simplesmente autorizado, em carter precarssimo.

Cesso de uso a transferncia gratuita da posse de um bem pblico de uma entidade ou rgo para outro, a fim de que o cessionrio o utilize nas condies estabelecidas no respectivo termo, por tempo certo ou indeterminado. ato de colaborao entre reparties pblicas, em que aquela que tem bens desnecessrios aos seus servios cede o uso a outra que deles est precisando. A cesso de uso entre rgos da mesma entidade no exige autorizao legislativa Quando, porm, a cesso para outra entidade, necessrio se torna autorizao legal; Em qualquer hiptese, a cesso de uso ato de administrao interna que no opera a transferncia da propriedade e, por isso, dispensa registros externos.

Concesso de uso o contrato administrativo pelo qual o poder Pblico atribui a utilizao exclusiva de um bem de seu domnio a particular, para que o explore segundo
3

ESUP - Direito Administrativo II - Prof.: Jair Ribeiro sua destinao especfica. A concesso pode ser remunerada ou gratuita, por tempo certo ou indeterminado, mas dever ser sempre precedida de autorizao legal e, normalmente, de concorrncia para o contrato. Ex.: concesso de uso remunerado de um hotel municipal, de reas em mercado ou de locais para bares e restaurantes em edifcios ou logradouros pblicos. Sua outorga no nem discricionria nem precria, pois obedece a normas regulamentares e tem a estabilidade relativa dos contratos administrativos, gerando direitos individuais e subjetivos para o concessionrio; Tal contrato confere ao titular da concesso de uso um direito pessoal de uso especial sobre o bem pblico, privativo e intransfervel sem prvio consentimento da Administrao, pois realizado intuitu personae, embora admita fins lucrativos. Obs.: O que caracteriza a concesso de uso e a distingue dos demais institutos assemelhados autorizao e permisso de uso o carter contratual e estvel da outorga do uso do bem pblico ao particular, para que o utilize com exclusividade e nas condies convencionadas com a Administrao.

Concesso de direito real de uso o contrato pelo qual a Administrao transfere o uso remunerado ou gratuito de terreno pblico a particular, como direito real resolvel, para que dele se utilize em fins especficos de urbanizao, industrializao, edificao, cultivo ou qualquer outra explorao de interesse social. Ex.: mini-distritos industriais; transfervel por ato inter vivos ou por sucesso legtima ou testamentria, a ttulo gratuito ou remunerado, como os demais direitos reais sobre coisas alheias, com a diferena de que o imvel reverter Administrao concedente se o concessionrio ou seus sucessores no lhe derem o uso prometido ou o desviarem de sua finalidade contratual. A concesso de direito real de uso pode ser outorgada por escritura pblica ou termo administrativo, Desde a inscrio o concessionrio fruir plenamente o terreno para os fins estabelecidos no contrato e responder por todos os encargos civis, administrativos e tributrios que venham a incidir sobre o imvel e suas rendas. Enfiteuse ou aforamento o instituto civil que permite ao proprietrio atribuir a outrem o domnio til de imvel, pagando a pessoa que o adquire (enfiteuta) ao senhorio direto uma penso ou foro, anual, certo e invarivel. Consiste, pois, na transferncia do domnio til de imvel pblico a posse, uso e gozo perptuos da pessoa que ir utiliz-lo da por diante. Em linguagem tcnica, aforamento ou enfiteuse o direito real de posse, uso e gozo pleno da coisa alheia que o titular (foreiro ou enfiteuta) pode alienar e transmitir hereditariamente, porm, com a obrigao de pagar perpetuamente uma penso anual (foro) ao senhorio direto. Domnio til consiste no direito de usufruir o imvel do modo mais completo possvel e de transmiti-lo a outrem, por ato entre vivos ou por testamento.

ESUP - Direito Administrativo II - Prof.: Jair Ribeiro Domnio direto, tambm chamado domnio eminente, o direito substncia mesma do imvel, sem as suas utilidades. Foro, cnon ou penso a contribuio anual e fixa que o foreiro ou enfiteuta paga ao senhorio direto, em carter perptuo, para o exerccio de seus direitos sobre o domnio til do imvel.

Laudmio a importncia que o foreiro ou enfiteuta paga ao senhorio direto quando ele, senhorio, renuncia seu direito de reaver esse domnio til, nas mesmas condies em que o terceiro o adquire.

Caractersticas dos Bens Pblicos Inalienabilidade caracterstica original do bem pblico que restringe de forma efetiva a possibilidade de sua alienao. Esta caracterstica no se apresenta de modo absoluto, ou seja, pode ser mudada atraves de lei. Imprescritibilidade decorre como conseqncia lgica de sua inalienabilidade originria. E fcil demonstrar a assertiva: se os bens pblicos so originariamente inalienveis, segue-se que ningum os pode adquirir enquanto guardarem essa condio. Da no ser possvel a invocao de usucapio sobre eles. Impenhorabilidade os bens pblicos no esto sujeitos a serem utilizados para satisfao do credor na hiptese de no-cumprimento da obrigao por parte do Poder Pblico. Decorre de preceito constitucional que dispe sobre a forma pela qual sero executadas as sentenas judicirias contra a Fazenda Pblica, sem permitir a penhora de seus bens. Admite, entretanto, o seqestro da quantia necessria satisfao do dbito, desde que ocorram certas condies processuais atravs de precatrio No-onerao a impossibilidade dos bens pblicos serem gravados com direito real de garantia em favor de terceiros. Os bens pblicos no podem ser objeto de Hipoteca. S aquele que pode alienar poder hipotecar ou empenhar. S as coisas que se podem alienar podero ser dadas em penhor ou hipoteca (CC, art. 756)

CONCEITOS

GENRICOS

1. Domnio Pblico - embora no haja uniformidade entre os doutrinadores, o elemento comum em sua conceituao refere-se ao interesse pblico que desperta o uso e gozo de determinado bem, seja ele pertencente pessoa de direito pblico interno ou a particular. Diz HELY LOPES MEIRELLES que, em sentido amplo, " o poder de dominao ou de regulamentao que o Estado exerce" sobre os bens pblicos stricto sensu, os bens particulares que despertem interesse pblico ou sobre as res nullius. So, pois, aquelas coisas afetadas a um fim pblico ou o conjunto dos bens possudos pelo Estado ou afetados ao atingimento de
5

ESUP - Direito Administrativo II - Prof.: Jair Ribeiro finalidades coletivas. Refoge, assim, ao sentido restrito do demanio do direito italiano ou da noo popular da coisa sem dono, que seria do domnio pblico. 2. Bem Pblico - , no dizer de CELSO RIBEIRO BASTOS, o conjunto de coisas corpreas e incorpreas, mveis, imveis e semoventes de que o Estado se vale para poder atingir as suas finalidades. So os bens necessrios Administrao Pblica para o atingimento dos fins coletivos de propiciar o bem estar e a satisfao dos habitantes de seu territrio. So os bens do domnio pblico - res quorum commercium non sit, res public ou loca publica, federais, estaduais, distritais ou municipais, conforme a entidade poltica a que pertena ou o servio autrquico, fundacional ou paraestatal a que se vinculem. 3. Bem (pblico) de Uso Comum - nas palavras de MARIA SYLVIA ZANELLA DI PIETRO, aquele que por determinao legal ou por sua prpria natureza, pode ser utilizado por todos em igualdade de condies, sem necessidade de consentimento individualizado por parte da Administrao. Portanto, ainda que pertencentes a um ente pblico esto franqueados para uso e fruio de todos, normalmente, sem restries ou nus (no desfigura sua natureza se a Administrao condiciona tal a requisitos peculiares, estabelecendo condio de uso ou o pagamento da retribuio admitida no art. 68 do Cdigo Civil). So os mais adequados e comumente chamados bens do domnio pblico. 4. Uso Comum do Povo - todo aquele que no exige qualquer qualificao ou consentimento especial, estando posto disposio da coletividade em geral, sem discriminao do usurio ou ordem especial para sua fruio e acesso. Questiona HELY se a cobrana de taxas no importa "atentado ao direito subjetivo pblico do indivduo de fruir os bens de uso comum do povo. A cobrana de pedgio para trfego nas rodovias ou de taxas de ingresso em museus pblicos, por exemplo, s pode ser feita em carter excepcional", no entender do renomado autor. No uso comum do povo os usurios so annimos, indeterminados, e os bens utilizados por todos os membros da coletividade - uti universi - razo pela qual ningum tem o direito ao uso exclusivo ou a privilgios na utilizao do bem: o direito de cada indivduo limita-se igualdade com os demais na fruio do bem ou no suportar os nus deles resultantes. BENS DO DOMNIO PBLICO So eles, em sntese: a) terras pblicas; b) guas pblicas; c) jazidas; d) florestas; e) fauna; e f) espao areo.

A - TERRAS PBLICAS So terras pblicas: Terras rurais pblicas - assim entendidas aquelas destinadas, originariamente, agricultura e pecuria, podendo servir a outros usos, ou manter-se intocadas para preservao da flora, da fauna e de outros recursos naturais, com jurisdio da Unio, basicamente por intermdio do INCRA.

ESUP - Direito Administrativo II - Prof.: Jair Ribeiro Terras urbanas pblicas - so as que se destinam, precipuamente, ao uso da prpria Administrao Pblica, bem como as reas ocupadas pelos chamados edifcios pblicos. A jurisdio sobre os terrenos urbanos ou urbanizveis da competncia dos Municpios (Constituio Federal/88, art. 30), o que permite, assim, transformar, por lei especfica da edilidade, reas rurais em reas urbanas. Terras devolutas - assim consideradas todas as terras que pertencem ao domnio pblico, de qualquer das entidades estatais, e que no se achem utilizadas pelo Poder Pblico, nem destinadas a fins administrativos especficos. Plataforma continental - de acordo com o art. 11 da Lei n 8.617/93 compreende "o leito e o subsolo das reas submarinas que se estendem alm de seu mar territorial, em toda a extenso do prolongamento natural de seu territrio terrestre, at o bordo exterior da margem continental, ou at uma distncia de duzentas milhas martimas das linhas de base, a partir das quais se mede a largura do mar territorial, nos casos em que o bordo exterior da margem continental no atinja essa distncia.Os recursos naturais existentes ou encontrados na plataforma continental so considerados bens da Unio, de acordo com a Constituio Federal, neles se incluindo o petrleo e fauna marinha. Terras ocupadas tradicionalmente pelos ndios - so as pores do territrio nacional necessrias sobrevivncia fsica e cultural das populaes indgenas que as habitam, onde enterraram e cultuam seus mortos e mantm suas tradies. Um dos grandes problemas brasileiros consiste na demarcao das reservas indgenas. Terrenos de marinha - "todos os que, banhados pelas guas do mar ou dos rios navegveis, em sua foz, vo at a distncia de 33 metros para a parte das terras, contados desde o ponto em que chega a preamar mdia" (conforme o Cdigo de guas, art. 13, mas j constante de Aviso Imperial de 12 de julho de 1833). Terrenos acrescidos - "todos aqueles que se formam com a terra carreada pela caudal" (HELY) ou "os que se tiverem formado, natural ou artificialmente, para o lado do mar ou dos rios e lagos, em seguimento aos terrenos de marinha" (Decreto-lei n 9.760, de 1946). Os que acrescem terrenos de marinha pertencem Unio. Terrenos reservados - surgiram com a Lei n 1.507, de 26.9.1867, cujo artigo 39 estabelece: "fica reservada para a servido pblica nas margens dos rios navegveis e de que se fazem os navegveis, fora do alcance das mars, salvas as concesses legtimas feitas at a data da publicao da presente lei a zona de sete braas contadas do ponto mdio das enchentes ordinrias para o interior e o Governo autorizado para conced-la em lotes razoveis na forma das disposies sobre os terrenos da marinha" (grifo acrescido). So faixas de terras particulares que margeiam rios, lagos e canais pblicos, oneradas com a servido de trnsito na largura de quinze metros, que corresponde, aproximadamente, a sete braas. Hoje, o dispositivo consta do Cdigo de guas (art. 14). Ilhas dos rios pblicos e ilhas ocenicas - a Constituio Federal de 1988, em seu art. 20, IV, estabelece que se incluem entre os bens da Unio "as ilhas fluviais e lacustres nas zonas limtrofes com outros pases". Ilhas martimas
7

ESUP - Direito Administrativo II - Prof.: Jair Ribeiro ocenicas so as que se encontram afastadas da costa e no resultam do relevo continental, ou da plataforma submarina (as que resultam do relevo continental ou da plataforma submarina recebem a denominao de ilhas costeiras). lveo abandonado - entende-se por lveo a faixa de terra ocupada pelas guas de um rio ou lago, isto , o leito das guas perenes. Abandonado, passa ao Poder Pblico se a mudana do primitivo leito do rio ou lago ocorreu por obra do Poder Pblico. Faixa de fronteira - uma faixa de 150 (cento e cinqenta) km de largura, "ao longo das fronteiras terrestres, considerada fundamental para defesa do territrio nacional", de acordo com o art. 20, 2, da Constituio brasileira em vigor, cuja ocupao e utilizao sofrem restries legais. Vias e logradouros pblicos - so as terras ocupadas com as vias e logradouros pblicos e que pertencem Administrao da esfera que os construiu. As terras ocupadas pelas vias frreas seguem a natureza da estrada a que se destinam, podendo pertencer ao domnio pblico de qualquer das entidades estatais, ser de propriedade particular ou, ainda, exploradas mediante concesso federal ou estadual. reas ocupadas com as fortificaes - correspondem aos terrenos em que foram, so ou vierem a ser construdas fortificaes e outras construes blicas necessrias defesa nacional e que pertencem Unio. B - GUAS PBLICAS As guas nacionais (externas ou internas, segundo o Direito Internacional Pblico), conforme o uso que a elas se d e o domnio que as caracterize, so classificadas em pblicas, comuns e particulares, e, na conformidade deste critrio, guas pblicas so todas as que pertencem a uma pessoa jurdica de Direito Pblico ou tm destinao pblica (uti universi); guas comuns so as correntes no navegveis nem flutuveis e de que essas no se faam; guas particulares so as nascentes e todas as demais situadas em propriedade privada, desde que no estejam classificadas entre as pblicas ou as comuns. As guas internas, aquelas que banham exclusivamente o territrio nacional ou lhe servem como fronteira e linha divisria com Estados estrangeiros, abrangem os rios, lagos e mares interiores, os portos, canais e ancoradouros, as baas, golfos e esturios cujas aberturas no ultrapassem os limites adotados em Convenes Internacionais (a mais recente, assinada em Montego Bay - Jamaica, j aprovada pelo Congresso Nacional brasileiro). As guas externas, que contornam o continente, compreende o mar territorial, a zona contgua, a zona econmica exclusiva e o alto-mar. Como mar territorial, convencionou-se que compreende uma faixa "at um limite que no ultrapasse 12 milhas martimas, medidas a partir de linhas de base", ou seja, da linha de baixa-mar do litoral continental e insular brasileiro, onde o Brasil exerce sua soberania. A seguir, vem a zona contgua, que uma faixa de igual largura, pois "no pode estender-se alm de 24 milhas martimas, contadas das linhas de base que
8

ESUP - Direito Administrativo II - Prof.: Jair Ribeiro servem para medir a largura do mar territorial". H, tambm, a dita zona econmica exclusiva, compreendendo a faixa que vai das doze s duzentas milhas, obedecendo mesma contagem para o mar territorial e zona contgua. Por alto-mar ficou convencionado serem consideradas "todas as partes do mar no includas na zona econmica exclusiva, no mar territorial ou nas guas interiores de um Estado, nem guas arquipelgicas de um Estado arquiplago". Separando os diversos continentes, e como res nullius, so guas de uso comum, sem que sobre elas qualquer Nao possa sequer pretender exercer direitos de soberania ou domnio individual. No se devem esquecer dois aspectos referentes s guas, principalmente as internas: seu potencial hidroeltrico, como fonte de energia de interesse coletivo e nacional, e ser o meio em que se processa a pesca, no menos relevante para o povo, como descrito mais adiante, ao ser abordada a fauna marinha. C - JAZIDAS Entende-se como jazida "toda massa individualizada de substncia mineral ou fssil, aflorando superfcie ou existente no interior da terra e que tenha valor econmico" (art. 6 do Decreto n 62.934, de 1968, que aprovou o Regulamento do Cdigo de Minerao). Mina a jazida em lavra. A jazida fenmeno geolgico, da natureza, enquanto a mina o resultado de explorao da jazida, traduzindo uma atividade econmica e produtiva. A atual Constituio Federal dispe, verbis: art. 176. As jazidas, em lavra ou no, e demais recursos minerais e os potenciais de energia hidrulica constituem propriedade distinta da do solo, para efeito de explorao ou aproveitamento, e pertencem Unio, garantida ao concessionrio a propriedade do produto da lavra. 1 A pesquisa e a lavra de recursos minerais e o aproveitamento dos potenciais a que se refere o caput deste artigo somente podero ser efetuados mediante autorizao ou concesso da Unio, no interesse nacional, por brasileiros ou empresa constituda sob as leis brasileiras e que tenha sua sede e administrao no Pas, na forma da lei, que estabelecer as condies especficas quando essas atividades se desenvolverem em faixa de fronteira ou terras indgenas. 2 assegurada participao ao proprietrio do solo nos resultados da lavra, na forma e no valor que dispuser a lei. 3 A autorizao de pesquisa ser sempre por prazo determinado, e as autorizaes e concesses previstas neste artigo no podero ser cedidas ou transferidas, total ou parcialmente, sem prvia anuncia do poder concedente. " 4 No depender de autorizao ou concesso o aproveitamento do potencial de energia renovvel de capacidade reduzida. (destacada a alterao introduzida pela Emenda Constitucional n 6, de 15 de agosto de 1995). Tm-se ento, nos dispositivos constitucionais do art. 176 e respectivos pargrafos, estabelecido serem da propriedade da Unio os minrios, ainda que os solos sobre os quais se encontrem pertenam a particulares, podendo ser explorados pelo sistema de autorizao ou concesso, com direito de participao no resultado da
9

ESUP - Direito Administrativo II - Prof.: Jair Ribeiro lavra. O art. 11 do Decreto n 62.934, de 1968, estabelece os regimes de explorao (autorizao, concesso, licenciamento, matrcula e monoplio). Como toda concesso, a de lavra um ato unilateral pelo qual o Presidente da Repblica confere ao concessionrio o direito de lavrar determinada jazida ou mina. O ttulo de concesso de lavra um bem jurdico de valor econmico que se integra no patrimnio de seu titular, ficando a Unio obrigada a indenizar o concessionrio da lavra toda vez que suprimir ou restringir a concesso. O regime de monoplio disciplinado por leis especiais e compreende, nos termos do art. 177 da Constituio Federal de 1988, a pesquisa e lavra das jazidas de petrleo e gs natural e outros hidrocarbonetos fluidos, bem como a pesquisa, a lavra o enriquecimento, o reprocessamento, a industrializao e o comrcio de minrios e minerais nucleares e seus derivados. Os dois mais expressivos tipos de jazidas, pela importncia estratgica e econmica, so as de petrleo e de minerais nucleares, no se podendo deixar de citar todos os minerais de alto valor econmico, os metais nobres, os raros e aqueles indispensveis ao desenvolvimento de qualquer nao (ouro, prata, ferro, tungstnio, mangans, etc.).

D - FLORESTAS So as formas de vegetao, naturais ou plantadas, constitudas por um grande nmero de rvores minimamente espaadas entre si. a mata cerrada. Nossa flora, composta de um riqussimo e variadssimo conjunto de espcies vegetais, nas mais diversas regies do imenso territrio nacional, tem em suas florestas uma das suas mais importantes razes para exercer o domnio eminente. O prprio Cdigo Civil brasileiro considera, em seu art. 43, I, as florestas bem imveis, enquanto o Cdigo Florestal as diz bens de interesse comum a todos os habitantes do Pas, o que significa permitir que sobre elas se exeram direitos de propriedade, desde que com as limitaes que as leis impuserem. Tanto assim que qualquer entidade estatal pode constituir reservas florestais ou parques florestais, em suas prprias terras ou nas particulares (neste caso, mediante desapropriao), o que demonstra a competncia concorrente da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios para legislar sobre a matria. Sua importncia transcende o aspecto econmico, como veremos ao tratar da questo ecolgica. Com o advento da Lei n 6.535, de 1978, passou-se a se falar em florestas de preservao permanente, possibilitada a interdio de derrubadas criminosas em determinadas reas do Pas, ou de certas espcies de rvores, e tornando obrigatrio o reflorestamento em algumas regies. Dentre as medidas de proteo s florestas, inclui-se a chamada defesa sanitria, a cargo de todas as entidades estatais, e particularmente do IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis, sucessor do antigo IBDF - Instituto Brasileiro de Defesa Florestal, autarquia esta criada pelo Decreto-lei n 289, de 28.02.67, no bojo de uma gigantesca reestruturao da Administrao Pblica brasileira. No bastasse toda a relevncia das florestas como coisa de uso comum, ela ainda representa o hbitat de parte considervel de nossa fauna, no menos rica e variada.

10

ESUP - Direito Administrativo II - Prof.: Jair Ribeiro E - FAUNA A fauna constitui fonte primria de alimentao para inmeros caadores, amadores ou profissionais, conquanto sirva, tambm, a propsitos criminosos, como o aprisionamento de aves de nossa diversificada fauna. A partir da Lei n 5.197, de 1967, a fauna silvestre, os ninhos, abrigos e criadouros naturais de seus componentes ficaram incorporados ao domnio pblico da Unio. H competncia concorrente entre a Unio, os Estados e o Distrito Federal para legislar sobre a matria, cabendo a preservao da fauna, como da flora, a todas as entidades estatais, inclusive os Municpios. A exemplo da defesa sanitria citada no estudo das florestas, constitui importante aspecto de proteo fauna a defesa sanitria animal, mormente no tocante ao combate s epizootias e zoonoses em geral. Ademais, sabe-se da preocupao estatal com a reproduo e preservao das espcies, notadamente aquelas ameaadas de extino, da a razo do Cdigo (nacional) de Caa e todos seus complementos de menor rea geogrfica de abrangncia (legislaes, regulamentaes e normalizaes estaduais). A fauna marinha no menos relevante populao do Pas. Portanto, a pesca tambm merece ateno, havendo um Cdigo de Pesca a regular todo ato tendente a capturar ou extrair elementos animais ou vegetais que tenham na gua seu normal ou mais freqente meio de vida. Fonte de alimentao das populaes ribeirinhas e da atividade pesqueira, nossas guas tm atrado, inclusive, estrangeiros que at aqui vm pescar (japoneses, principalmente) e j suscitou uma disputa internacional resolvida na Corte Internacional de Justia, da Haia, com a Frana ("guerra da lagosta") em que as guas internacionais e a plataforma continental brasileira foram argidas em defesa do direito de cada pas. A reproduo das espcies marinhas, igualmente, protegida, sendo normalmente proibida a pesca na poca da reproduo, nas reas onde se verificam as desovas (piracema).

F - ESPAO AREO coisa insusceptvel de domnio privado, pela prpria natureza. "O cu do condor", j disse o poeta; de todos os pssaros e de todas as aeronaves. Sua principal utilidade pblica, como bem aprecivel a justificar a preocupao dos Estados, refere-se ao trfego areo, considerando-se como rea de soberania nacional a projeo acima do respectivo territrio. Por esse motivo, em no tendo havido solicitao prvia e prvia autorizao especfica de um governo para que uma aeronave estrangeira "cruze seus ares", ter se verificado uma invaso de seu espao areo, constituindo causa de reao legtima que todos os governos reconhecem e acatam. Em se tratando de aeronaves militares, ser agresso e a reao armada pode, e deve, ser mais enrgica, nos termos da melhor doutrina do Direito Internacional Pblico. Basicamente, rege-se pelo Cdigo Brasileiro de Aeronutica, cujo texto pioneiro - o "Cdigo Brasileiro do Ar" - data de 1938 (Decreto-lei n 483). O Cdigo atualmente em vigor a Lei n 7.565, de 19.12.86. Entende-se tambm como espao areo projeo sobre a plataforma continental ou o mar territorial, o que for mais extenso.
11

Vous aimerez peut-être aussi