Vous êtes sur la page 1sur 39

FEDERAO ESPRITA DO DISTRITO FEDERAL

TEMA: A Formao do Mdium Esclarecedor

ELABORAO: Regina de Ftima Rodrigues de Souza

COORDENAO: Maria Alice Moutinho

A Reunio Medinica
Segundo Allan Kardec, no captulo XXIX, item 331 de o Livro dos Mdiuns: Uma reunio um ser coletivo, cujas qualidades e propriedades so a resultante das de seus membros e formam como que um feixe. Ora, esse feixe tanto mais fora ter quanto mais homogneo for. As Casas Espritas devem proporcionar aos seus participantes, mdiuns e simpatizantes da doutrina, oportunidades de realizarem cursos de desenvolvimento medinico, no prprio local ou com a colaborao de outro Centro. Edgard Armond nos ensina que - O desenvolvimento medinico deve libertar-se do empirismo do misticismo religioso, do arbtrio pessoal e das improvisaes, evoluindo para o aspecto cientfico-religioso, com bases e mtodos claros e positivos e sob orientao de pessoas de bom senso, preparadas previamente e habilitadas em todos os sentidos. O trabalho se desdobra simultaneamente nos dois planos da vida. Os componentes encarnados do grupo medinico so apenas a sua parte visvel. O papel que lhes cabe importante, por certo, mas nada se compara com as complexidades do trabalho que se desenrola do outro lado da vida, entre os desencarnados. L que se desenrola a parte mais crtica e delicada das responsabilidades atribudas a qualquer grupo medinico, desde o cuidadoso planejamento das tarefas at a sua realizao no plano fsico, no tempo certo.

Condies de Funcionamento de uma Reunio Medinica


As reunies medinicas devem ser privativas, compostas de pessoas preparadas para a execuo da tarefa e conhecedoras dos seus objetivos; necessrio estabelecer horrio, durao e freqncia das reunies. Isto posto, seguir rigorosamente o que ficou estabelecido.

Pode-se definir o horrio de at duas horas para a realizao total da reunio: desde a prece de abertura, estudo, vibraes, mensagens do mentor, manifestao dos sofredores, prece de encerramento at a avaliao da reunio. No se recomenda mais de 60 minutos para a prtica medinica. A freqncia ou nmero de reunies, geralmente, de uma vez por semana. O nmero de participantes da equipe medinica deve ser no mximo de 25 pessoas e no mnimo de 06 nas Reunies de Estudo e Educao da Mediunidade e 14 nas Reunies de Desobsesso. Assiduidade e renovao da equipe. Estes dois aspectos precisam ser considerados com ateno. O trabalho freqente de assimilao dos fluidos desenvolvido pelos encarnados, sob orientao espiritual, poder comprometer os resultados se ocorrer renovao freqente dos membros da equipe. Mesmo com a boa vontade dos Espritos, tentando suprimir as dificuldades, pode-se transformar em problema de difcil soluo. O Recinto das Reunies Medinicas Para que uma reunio medinica funcione a contento, importante que alguns aspectos da estrutura fsica sejam levados em considerao, como os que relacionamos a seguir: 2

O local da reunio deve ser preservado de movimentao constante, ou de rudos, de forma a favorecer a calma, o recolhimento, a concentrao, o transe e o intercmbio medinico. O Cmodo ou sala destinado s reunies deve ser escolhido com cuidado. prefervel que seja (...) suficientemente amplo e arejado para acomodar bem todos os participantes. Deve ser isolado, tanto quanto possvel, das demais dependncias do prdio. (...) A sala no deve ter telefones que possam tocar subitamente, causando choques e perturbaes queles que se acham concentrados. Deve estar sempre que possvel, preservada de rudos de trfego ou gritos vindo da rua, sons de televiso ou rdios ligados nas redondezas. O mobilirio mesa e cadeiras so mais que suficientes. A despeito de obedecerem simplicidade, as cadeiras no devem ser incmodas, a ponto de causarem desconfortos fsicos queles que ali permanecero por perodo de tempo superior a uma hora. No conveniente serem excessivamente confortveis porque podem favorecer o sono. Na realidade, o recinto da reunio pede limpeza e simplicidade. Qualquer tentativa de realizar uma decorao mais sofisticada, como a colocao de quadros, tapetes, espelhos e outras peas semelhantes, deve ser evitada.

recomendvel a existncia de dispositivo eltrico que permita a graduao da luminosidade na sala, que deve ser obscurecida durante as comunicaes medinicas. Evitar, no entanto, a obscuridade total. O vasilhame com gua a ser fluidificada ser mantido afastado da mesa de trabalhos medinicos a fim de se evitar qualquer incidente durante as manifestaes dos Espritos. Deixar sobre a mesa da reunio ou em local apropriado, papis, lpis, cadernos de freqncia, livros para consulta ou estudo.

Etapas de Realizao de uma Reunio Medinica


Uma reunio medinica composta de trs etapas bsicas: Abertura, desenvolvimento e encerramento. Abertura Prece inicial deve ser concisa, curta, simples (no mais que 2 minutos); Estudo doutrinrio preparatrio, que no deve ultrapassar o tempo limite de 15 minutos, constituindo-se de uma das questes de O Livro dos Espritos e um item de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Outros livros, de contedo evanglico-doutrinrio, podem ser adotados, conforme orientao da direo da reunio. Desenvolvimento A prtica medinica pode ser seguida ou no da manifestao do mentor do grupo (ou de outro benfeitor espiritual), no incio ou no fim da reunio, ou em ambos os momentos. Em determinadas reunies medinicas, como a de desobsesso, de cura, comum a mensagem do benfeitor espiritual, 3

sobretudo quando h necessidade de dar alguma orientao sobre o trabalho em questo. Aps a palavra inicial do mentor ou benfeitor espiritual, reserva-se um tempo, sendo aconselhvel que no ultrapasse a 60 minutos, para a manifestao dos Espritos sofredores, caso a reunio comporte esse tipo de comunicao. A prtica medinica permite a comunicao dos Espritos, da ser o momento mais importante da reunio. Todos os esforos das equipes espiritual e material canalizam para o seu xito. Irradiaes ou vibraes mentais: podem ser feitas de forma geral (paz mundial, pelos que sofrem, etc.) ou especfica, quando direcionadas para algum ou grupo de pessoas (encarnadas ou desencarnadas).

H quem prefira as irradiaes ao incio da prtica medinica, antes da manifestao dos Espritos. Fica a critrio do grupo a escolha. No entanto, vale considerar que nas reunies de atendimento a Espritos sofredores, prefervel que as vibraes mentais sejam realizadas ao final, aps o trmino da ltima manifestao. Essas vibraes, realizadas ao final, alm de refazerem a equipe medinica cumprem sua finalidade favorecendo, ainda, o ambiente espiritual da reunio. Encerramento A prece final deve obedecer aos mesmos critrios da prece inicial; A Avaliao do trabalho deve ser feita, necessariamente, ao final de cada reunio, de forma breve e sucinta. a oportunidade de se relatar algum fato ou impresso captados durante a reunio.

O Papel dos Encarnados


O trabalho medinico ser mais proveitoso quanto melhor for a afinizao entre seus componentes, encarnados e desencarnados; Os espritos nos vigiam, e os desarmonizados o fazem para descobrir e cobrar os nossos pontos fracos; Somos aquilo que pensamos. Precisamos estar em permanente vigilncia; Devemos amar-nos uns aos outros; O bom entendimento entre todos condio indispensvel; Dever predominar afeio e perfeita unidade de propsitos; O mdium uma pessoa comum. Pode trabalhar, semear e plantar, para colher mais tarde ou o bem ou o mal; O mdium um ser em liberdade condicional. Precisa estar vigilante, atento, observando, corrigindo, melhorando, modificando, eliminando, acrescentando; Mdium e Doutrinador devem estimar-se e respeitar-se. Estima sem servilismo e sem fanatismo; respeito sem temores e sem reservas ntimas;

O Dirigente deve tratar bem o mdium dando-lhe apoio e conselhos, quando necessrio; No grupo deve predominar legtimo sentimento de afeio e compreenso para o alcance de um bom rendimento; A formao doutrinria importante, porm o confronto no de inteligncias nem de culturas, mas de coraes e sentimentos; A intensidade e a sinceridade dos sentimentos vale mais do que palavras.

1 Epstola de Paulo aos Corntios:


Ainda que eu fale a lngua dos homens e dos anjos, se no tenho o amor, sou como o bronze que soa e o cmbalo que retine... Se no tenho amor, nada me aproveita. O amor paciente e servial... O amor no invejoso, nem presunoso, no temerrio, nem precipitado, no tem orgulho, no interesseiro, no se irrita, no se alegra com a injustia e sim com a verdade. O amor tudo cr, tudo espera, tudo suporta. O amor no se acaba nunca. Se tudo se acabasse, restariam a f, a esperana e o amor. O Dirigente Encarnado O dirigente de uma reunio medinica o responsvel, no plano fsico, pela sua realizao e pela coordenao do trabalho e seu desenvolvimento; o elemento chave do grupo, pois representa para os encarnados a diretriz espiritual; Deve: Ser uma pessoa altamente responsvel, engajada na tarefa a realizar; Ser um Mdium intuitivo (a intuio mais necessria que a vidncia, uma vez que nem sempre conseguimos interpretar fielmente os quadros apresentados); Conhecer cada um dos mdiuns e suas mediunidades; Conhecer as suas caractersticas pessoais (cunho do mdium) e suas dificuldades existenciais; Selecionar material de estudo; Orientar a diviso de tarefas; e: Designar Mdiuns Esclarecedores ou Dialogadores Dirigentes Auxiliares, Monitores; Permanncia.

Mdium Esclarecedor (Dialogador)


Num grupo medinico, chama-se esclarecedor, doutrinador ou orientador, a pessoa que se incumbe de dialogar com os companheiros desencarnados necessitados de ajuda e esclarecimentos. A ele cabe a elevada tarefa de realizar, junto aos Espritos comunicantes, a terapia espiritual pela palavra e carecem, portanto, de dosar a verdade em amor. 5

Requisitos mnimos de um Mdium Esclarecedor


I - bsicos: Buscar o conhecimento e a prtica evanglico-doutrinria e Ter propsito em dignificar-se. II - necessrios: Saber ouvir; Saber identificar o bloqueio emocional; Ter objetividade ao falar; No polemizar; No fazer pregaes evanglicas; No repreender o irmo em sofrimento; No se colocar como modelo; Ser afetuoso sem ser meloso; Usar a prece e o passe no momento oportuno; Dispensar a impacincia; Evitar frases feitas; Nunca desafiar; Ter um dilogo lgico; Falar da bondade divina, da esperana; Lembrar que mais importante que as palavras, so as vibraes que emitimos no momento da orientao; Falar com o corao. Resumindo, a equipe de desobsesso ou de educao da mediunidade, deve funcionar como uma orquestra, em que a harmonia produzida pela interao de diversos instrumentos; onde a sintonia e a disciplina ocorrero com naturalidade.

Mdiuns de Psicofonia de Psicografia, de Vidncia, etc...


Todos os integrantes do grupo so igualmente importantes na realizao dos trabalhos, devem se manter animados de sentimentos simpticos e benvolos e cultivar a disciplina.

Cada integrante do grupo deve esforar-se para:


Desenvolver autoconhecimento; Desenvolver o auto-aperfeioamento; Ser o primeiro a prestar socorro; Desenvolver a autocrtica; Aceitar os prprios erros; Reconhecer que responsvel pelas comunicaes que transmite;

Abster-se de melindres ante apontamentos dos esclarecedores ou dos companheiros, aproveitando observaes e avisos para se melhorar em servio; Fixar-se em apenas um grupo de servio, sempre que possvel; Ter domnio completo sobre si prprio, para aceitar ou no a influncia dos Espritos desencarnados; Ter interesse real na melhoria das prprias condies de sentimento e cultura; Defender-se permanentemente contra bajulaes e elogios, conquanto saiba agradecer o estmulo e amizade de quantos lhe incentivem o corao ao cumprimento do dever; Ter discernimento natural da qualidade dos Espritos que lhes procurem as faculdades seja pelas impresses de sua presena, linguagem, eflvios magnticos ou conduta em geral;

Os Desencarnados
Se o grupo medinico encarnado empenha-se em servir desinteressadamente, dentro do Evangelho do Cristo, disposto a amar incondicionalmente, ter como apoio e sustentao uma equipe correspondente, do mais elevado padro espiritual, verdadeiros tcnicos da difcil cincia da alma. O trabalho desses amigos silencioso e sereno. A competncia costuma passar despercebida, porque parece muito fcil fazer aquilo que aprendemos a fazer bem. Os companheiros que nos amparam falam com simplicidade, so tranqilos, evitam dar ordens, negam-se a impor condies. Preferem ensinar pelo exemplo, so modestos e humildes, mas revestem-se de autoridade. Amorosos, mas firmes, leais, aconselham, sugerem, recomendam e pem-se de lado, a observar. Corrigem, retificam e estimulam. Ligados emocionalmente a ns, s vezes de antigas experincias reencarnatrias, trazem-nos suas mos, para que possamos ajudar aqueles que se acham cados pelos caminhos. Guardam, porm o cuidado extremo de no interferir com o mecanismo do livre arbtrio, pois no esto ao nosso lado para resolver nossos problemas, mas para dar-nos a solidariedade do seu afeto, no desejando que nos tornemos dependentes deles.

Conceito de Doutrinao
A Doutrinao, segundo Herculano Pires, a tcnica esprita de afastar os espritos obsessores atravs do esclarecimento doutrinrio. E continua: Foi criada e desenvolvida por Allan Kardec para substituir as prticas brbaras do Exorcismo largamente usadas na Antiguidade. O conceito do doente mental como possesso demonaca gerou a idia de espancar o doente para retirar o Demnio do seu corpo. E prossegue Herculano Pires: Nas Religies, recorria-se a mtodos de expulso por meio de preces, objetos sagrados, como crucifixos, relquias, rosrios, teros, medalhas, gua benta, ameaas, xingamentos, queima de incensos e outros ingredientes, pancadas e torturas. As pesquisas espritas levaram Kardec a instituir e praticar intensivamente a Doutrinao como forma persuasiva de esclarecimento do obsessor e do obsidiado atravs das Sesses de Desobsesso.

Ambos necessitam de esclarecimento evanglico para superar os conflitos do passado . Afastada a idia terrorista do Diabo esclarece ainda Herculano Pires obsessor e obsidiado so tratados com amor e compreenso como criaturas humanas e no como algoz satnico e vtima inocente. Apegados matria e vida terrena, os obsessores necessitam sentir-se seguros no meio medinico, envolvidos nos fluidos e emanaes ectoplsmicas da sesso, para poderem conversar de maneira proveitosa com os espritos esclarecedores. Isso o que Herculano Pires fala sobre a Doutrinao, o que se d, imprescindivelmente, com a participao dos espritos protetores. Orgulhoso e intil, e at mesmo prejudicial, ser o doutrinador que se julgar capaz de doutrinar por si mesmo fala, agora, Herculano Pires sobre o doutrinador, acrescentando: Sua eficincia depende sempre de sua humildade, que lhe permite compreender a necessidade de ser auxiliado pelos espritos bons. O doutrinador que no compreende esse princpio precisa de doutrinao e esclarecimento, para alijar de seu esprito a vaidade e a pretenso. S pode realmente doutrinar espritos quem tiver amor e humildade. E destaca nas suas concluses sobre o papel do doutrinador: o prprio doutrinador que se doutrina a si mesmo doutrinando os outros.
(Texto resumido do livro Obsesso, o Passe, a Doutrinao J. Herculano Pires So Paulo SP, Editora Paidia 5 Ed. 1992).

O DOUTRINADOR
"Diante deles, os desencarnados que sofrem, embora alguns no se dem conta, coloca-te na posio de quem usa a teraputica espiritual do amor em si mesmo. (...) Por isso, unge-te de compreenso e fala-lhes com a ternura de irmo e o respeito de amigo. (Leis Morais da Vida - Joanna de Angelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, captulo 60). Esclarecer, em reunio de desobsesso clarear o raciocnio; levar uma entidade desencarnada, atravs de uma srie de reflexes, a entender determinado problema que ela traz consigo e que no consegue resolver; ou fazla compreender que as suas atitudes representam um problema para terceiros, com agravantes para ela mesma. lev-la a modificar conceitos errneos, distorcidos e cristalizados, por meio de uma lgica clara, concisa, com base na Doutrina Esprita e, sobretudo, permeada de amor. Essa uma das mais belas tarefas na reunio de desobsesso e que requer muita prudncia, discernimento e diplomacia. Que requer, principalmente, o ascendente moral daquele que fala sobre aquele que ouve, que est sendo atendido. Esse ascendente moral faz com que as explicaes dadas levem o cunho da serenidade, da energia equilibrada e da veracidade. As palavras so como seta arremessada, que podero ser danosas ou benficas, dependendo do sentimento de quem as projeta. As primeiras ferem, causam distrbios, destroem e podem acordar sentimentos de revide, com igual teor vibratrio. As segundas, vibrando na luz do amor, penetram na alma como bnos gratificantes, produzindo reflexos de claridade que se identificaro com o emissor.

No instante do esclarecimento, quando a entidade se comunica, ela est de alguma forma expectante, aguardando alguma coisa, para ela, imprevisvel. Tambm os presentes reunio se colocam em posio especial, porm, de doao, de desejo de atender expectativa do irmo necessitado. E qualquer que seja a maneira sob a qual ele se apresente, todos os pensamentos e todas as vibraes devem estar unidos, homogneos, dirigidos no intuito de benefici-lo. Nesta hora, o doutrinador ser o plo centralizador desse conjunto de emoes positivas, estabelecendo-se uma corrente magntica que envolve o comunicante e que ajuda, concomitantemente, ao que esclarece. Este, recebendo ainda o influxo amoroso do Mentor da reunio, ter condies de dirigir a conversao para o rumo mais acertado e que atinja o cerne da problemtica que o Esprito apresenta. Esclarecimento no se faz mostrando erudio, conhecimentos filosficos ou doutrinrios. Tambm no h necessidade de dar uma aula sobre o que o Espiritismo, nem de mostrar o quanto os espritas trabalham. Como no o instante para criticar, censurar, acusar ou julgar (1). Esclarecer no fazer sermo. No surtiro bons resultados palavras revestidas de grande beleza, mas vazias, ocas, frias. No atendero s angstias e aflies daquele que sofre e muito menos abrandaro os revoltados e vingativos. Em quaisquer dos casos, preciso compreendamos que quase impossvel a uma pessoa mudar de procedimento, sem que seja levada a conhecer as causas que deram origem aos seus problemas. Razo por que, em grande nmero de comunicaes, o doutrinador, sentindo que h esta necessidade, deve aplicar as tcnicas de regresso de memria no comunicante. Esta tcnica consiste em lev-lo a recordar-se de fatos do seu passado, de sua ltima ou anterior reencarnao, despertando lembranas que jazem adormecidas. Nessas ocasies, os Trabalhadores da Espiritualidade agem, seja acordando as reminiscncias nos painis da mente, seja formando quadros fludicos com as cenas que evidenciem a sua prpria responsabilidade perante os fatos em que se proclamava inocente e vtima. De outras vezes, a lgica e clareza dos argumentos, aliadas compreenso e ao amor, so o suficiente para convencer as entidades. Para sentir aquilo que diz, essencial ao doutrinador uma vivncia que se enquadre nos princpios que procura transmitir. Assim, a sua vida diria deve ser pautada, o mais possvel, dentro dos ensinamentos evanglicos e doutrinrios. Inclusive, porque, os desencarnados que esto sendo atendidos, no raro, acompanham-lhe os passos (2) para verificar o seu comportamento e se h veracidade em tudo o que fala e aconselha. Eis o motivo pelo qual Joanna de Angelis recomenda "(...) quem se faz instrutor deve valorizar o ensino, aplicando-o em si prprio. (3) Outro cuidado que o doutrinador deve ter durante o dilogo o de dosar a verdade, para no prejudicar o Esprito que veio em busca de socorro e lenitivo, esclarecimentos, enfim, que lhe dem paz. A franqueza, em certos casos, pode ser destrutiva. A verdade pode ferir quele que no est em condies de recebla. o caso, por exemplo, de uma entidade que desconhece que deixou a Terra e apresenta total despreparo para a morte. Este esclarecimento s deve ser transmitido depois de uma conversao que a prepare psicologicamente para a

realidade. A medida justa para isto colocar-se o doutrinador na posio do comunicante, vivendo o seu drama e imaginando o que seria o seu sofrimento. Os doutrinadores devem ser no mnimo dois e se revezaro no atendimento aos desencarnados. H um outro ponto a se considerar a respeito dos que esto na tarefa de esclarecimento, nas sesses de desobsesso: que estes no devem ser mdiuns de incorporao, pois no teriam condies de acumular as duas funes, alm de sofrerem de modo direto as influncias dos obsessores, o que obviamente prejudicaria a tarefa de esclarecimento. (1) Alguns comunicantes pensam encontrar-se em um julgamento o temem os participantes da reunio. Cumpre evidenciar ao comunicante que ele no est sendo julgado. Para tanto se faz mister que as nossas atitudes sejam sempre a do irmo que procura socorrer e esclarecer, porque sabe e sente em si mesmo as necessidades daquele que sofre. (2) No somente a ele, mas, tambm, aos demais integrantes da equipe. Entretanto, pela caracterstica do trabalho que desenvolvem na reunio so muito visados. (3) Leis Morais da Vida, Joanna de Angelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, cap. 60, 2.11 ed. Livraria Esprita "Alvorada" - Editora.

O PAPEL DO MDIUM ESCLARECEDOR


A equipe de esclarecedores constituda do dirigente e de mais dois ou trs elementos. A sua tarefa, como o prprio nome indica, a de esclarecer os espritos que se comunicam, com o objetivo de libert-los da ignorncia e dos sentimentos inferiores que os fazem sofrer. Para serem bem sucedidos em suas tarefas, devem esforar-se por desenvolver certas qualidades relacionadas por Andr Luiz, em Desobsesso, cap.13: Autoridade fundamentada no exemplo; Hbito de estudo e orao; Dignidade e respeito para com todos; Afeio sem privilgios; Brandura e firmeza; Sinceridade e entendimento; Conversao construtiva.

Alm disto, devem tomar os cuidados recomendados por este autor espiritual, no referido livro, captulo 24: 1. Guardar ateno no campo intuitivo, a fim de registrarem, com segurana, as sugestes e os pensamentos dos benfeitores espirituais que comandam as reunies;

10

2. Cultivar tato psicolgico, evitando atitudes ou palavras violentas, mas fugindo da doura sistemtica que anestesia a mente sem renov-la, na convico de que preciso aliar raciocnio e sentimento, compaixo e lgica, a fim de que a aplicao do socorro verbalista alcance o mximo de rendimento. Ao abordar os espritos, os esclarecedores precisam colocar em prtica estas recomendaes de Andr Luiz, sob pena de comprometer todo o trabalho e no atingir os objetivos desejados. Devem ter sempre em mente que esto se dirigindo a espritos que, embora, na maioria das vezes, conservem hbitos e necessidades humanas, esto numa nova realidade, na dimenso espiritual, onde a relao espao-tempo diferente. Ao invs de agir como se o esprito estivesse na dimenso terrena, devem colocar-se na dimenso espiritual, como se eles, os esclarecedores estivessem no Plano Espiritual, o que no difcil para os espritas acostumados ao estudo e meditao. Se tomarem estes cuidados, o dilogo fluir com mais facilidade. Como recomenda Andr Luiz, devem utilizar a intuio, procurando captar as idias sugeridas pelos mentores espirituais, porquanto so eles que comandam as reunies. Portanto os esclarecedores devem aceitar a condio de mdium, embora sem se tornarem totalmente passivos. Ao contrrio, devem manter-se atentos, vigilantes, analisando todos os pensamentos que afloram em suas mentes. Alm disto, precisam estudar bastante para aumentar o cabedal de conhecimentos, para que os mentores espirituais disponham de mais recursos intelectuais no seu crebro e, assim possam transmitir com mais facilidade as suas sugestes. O controle do tempo de esclarecimento fica a cargo do esclarecedor, que deve agir com discernimento para evitar que a comunicao seja muito prolongada ou muito curta. Se muito prolongada, alm da perda de tempo, pode contribuir para cansar o mdium; se muito curta, pode comprometer os resultados que poderiam ser obtidos se se desenvolvesse normalmente. Uma qualidade essencial dos esclarecedores a de ouvir, com pacincia e interesse, o relato inicial do comunicante, porm devem control-lo para que no gaste, nesta fase, a maior parte do tempo reservado para a comunicao. Por isto, quando sentirem que o esprito j disse o que mais importante para se entender o seu problema, devem intervir e assumir o comando da palavra. Outro cuidado importante o de examinar o momento de interromper a comunicao, isto , de saber quando o dilogo no est produzindo mais efeito e deve ser encerrado. Andr Luiz, em Desobsesso, recomenda-nos o tempo de dez minutos. Este no deve ser encarado como absoluto e de forma rgida, mas o ideal que seja a durao da maioria das comunicaes. H casos, sobretudo quando se trata de lderes do Umbral, inteligentes, que requerem mais tempo. Mas, mesmo nestas condies, ideal que o tempo fique em torno dos quinze minutos. Os esclarecedores devem compreender que uma reunio nem sempre suficiente para convencer um esprito com a mente muito cristalizada no mal ou no propsito de vingana. No devem, portanto, ter a pretenso de convencer todos os espritos na sua primeira manifestao. 11

(Texto do livro Esclarecendo os Desencarnados - Autor - Umberto Ferreira FEEGO)

PERFIL DO MDIUM ESCLARECEDOR


O mdium esclarecedor o companheiro que presta ao Esprito sofredor os primeiros socorros nos servios da enfermagem espiritual. , por excelncia, o mdium da palavra do Evangelho. Nas prelees que efetua aos desencarnados e encarnados tem a funo de despertar conscincias com o seu verbo iluminado. Em ABC da Mediunidade, psicografado por Carlos A. Bacelli, o Esprito Odilon Fernandes diz textualmente: Talvez o mdium doutrinador seja aquele que mais tenha necessidade de estudar e de aplicar a Doutrina na vida cotidiana. Hermnio Miranda, em seu livro Dilogo com as Sombras, aponta cinco qualidades ou aptides que considera bsicas para o doutrinador: 1. Formao doutrinria slida, com apoio doutrinrio nos livros da Doutrina Esprita; 2. Familiaridade com o Evangelho de Jesus; 3. Autoridade moral; 4. F; 5. Amor. E cita outras consideradas desejveis, importantes tambm, mas no to crticas: Pacincia; Sensibilidade; Tato; Energia; Humildade; Destemor (no ter medo e ter firmeza); e: Prudncia. Recorremos mais uma vez a Hermnio Miranda, para quem ser doutrinador no ser santo. claro que deve se esforar, como qualquer esprita consciente do seu dever, para reunir pelo menos um mnimo de condies, sobretudo boa vontade e bom senso, para assumir, no grupo medinico, uma funo de liderana, o que impe, naturalmente, um crescente senso de responsabilidade. Deve ter aptides para o dilogo, mas tambm gostar de ouvir. Alm disso, uma boa soma de conhecimento que pode adquirir com o estudo, como tambm habilidade para abordar criaturas-problemas, que vai aumentando ao longo da experincia. claro que no pode ser uma pessoa leiga, mas no precisa tambm ser uma sumidade. Quanto s imperfeies, a tarefa surge certamente como meio para venc-las pela renncia e pela dedicao ao semelhante, pois, segundo ainda Hermnio Miranda, no podemos esperar a perfeio para ajudar o irmo que sofre.

12

Se o candidato rene as qualificaes j mencionadas e se manifesta, de fato, interesse em assumir a tarefa, tem-se os primeiros indcios de que a Casa Esprita poder contar, mais adiante, com um doutrinador. A verdade que essa uma das mais belas tarefas na reunio de desobsesso e que requer muita prudncia, discernimento e diplomacia. Que requer, principalmente, como j foi dito, o ascendente moral do que fala sobre aquele que ouve, que est sendo atendido sempre em circunstncias mais ou menos desfavorveis, pelas dificuldades com que ele prprio resiste geralmente assistncia. E esse ascendente moral faz com que a abordagem do Esprito pelo doutrinador proporcione ao enfermo as primeiras sensaes de serenidade, a idia de confiana, de que est diante de algum que lhe fala com autoridade e de quem emanam sinceridade, conhecimento e equilbrio. Eis o perfil de algum em condies de ser doutrinador. (texto do livro Como Doutrinar os Espritos Vanderley Pereira Edies FEEC GEPE)

TIPOS DE ESPRITOS COMUNICANTES


Suely Caldas Schubert - FEB Terceira Parte Reunio de Desobsesso Item 12 "(...) Esta classificao, alis, nada tem de absoluta. Apenas no seu conjunto cada categoria apresenta carter definido. De um grau a outro a transio insensvel e, nos limites extremos, os matizes se apagam, como nos reinos da natureza, como nas cores do arco-ris, ou, tambm, como nos diferentes perodos da vida do homem. (O Livro dos Espritos, Allan Kardec, questo 100). Esta classificao se baseia no modo como os Espritos se apresentam nas reunies de desobsesso e refere-se apenas aos Espritos obsessores e necessitados. Ao inclu-la neste livro, nosso intuito foi oferecer nossa contribuio aos que se dedicam ao ministrio desobsessivo, sobretudo os que esto iniciando, para que tenham uma viso geral, embora bem simples, dos principais tipos de Espritos que se comunicam nestas sesses especializadas, e tambm, em linhas gerais, focalizar a abordagem que o esclarecedor pode adotar. Importa ainda mencionar que alguns desses tipos de entidades aqui relacionadas comparecem tambm nas reunies de educao e desenvolvimento medinico (sendo mais comuns nestas), desde que estejam os mdiuns em condies e que haja necessidade dessas manifestaes. ESPRITOS QUE NO CONSEGUEM FALAR So bastante comuns as manifestaes de entidades que no conseguem falar. Essa dificuldade pode ser resultante de problemas mentais que interferem no centro da fala, como tambm em virtude do dio em que se consomem, que, de certa maneira, oblitera a capacidade de transmitir o que pensam e sentem (*). Em outros casos, pode ser um reflexo de doenas de que eram portadores antes da desencarnao e que persistem no alm-tmulo, por algum tempo, de acordo com o estado de cada uma. Finalmente, existem aqueles que no

13

querem falar para no deixar transparecer o que pensam, representando essa atitude uma defesa contra o trabalho que pressentem (ou sabem) estar sendo feito unto deles. Neste ltimo caso, o mdium pode conseguir traduzir as suas intenes, paulatinamente. No h necessidade de tentar insistentemente que falem, forando-os com perguntas, pois nem sempre isso o melhor para eles. O doutrinador deve procurar sentir, captar os sentimentos que trazem. Geralmente no difcil apreend-los. Os que sofrem ou os que se rebolcam no dio deixam transparecer o estado em que se encontram. De qualquer forma so sumamente necessitados do nosso amor e ateno. O doutrinador deve dizer-lhes palavras de reconforto, aguardando que respondam espontaneamente. Muitos conseguem conversar ao cabo de alguns minutos, outros no resistem e acabam aceitando o dilogo, cabendo ao doutrinador atend-los de acordo com a problemtica que apresentam. Os que tm problema de mudez, por exemplo, conseguiro atravs de gestos demonstr-lo. Ciente disso, o doutrinador pode ir aos poucos conscientizando-o de que esse problema pode ser resolvido, que era uma conseqncia de deficincia do corpo fsico, mas que no estado atual ele poder superar, se confiar em Jesus, se quiser com bastante f, etc. Nesse momento, o passe e a prece ajudam muito. Em qualquer circunstncia deve-se deixar que tudo ocorra com naturalidade, sem querer forar a reao por parte dos que se comunicam. (*) J recebemos entidades com tanto dio que pareciam sufocadas, tendo por isto dificuldade de falar, e algumas outras que choravam de dio. ESPRITOS QUE DESCONHECEM A PRPRIA SITUAO No tm conscincia de que esto no plano espiritual. No sabem que morreram e sentem-se imantados aos locais onde viveram ou onde est o centro de seus interesses. Uns so mais fceis de serem conscientizados e o doutrinador, sentido essa possibilidade, encaminhar o dilogo para isso. Outros, porm, trazem a idia fixa em certas ocorrncias da vida fsica e torna-se mais difcil a tarefa de aclarar-lhes a situao. Certos espritos no tem condies de serem informados sobre a prpria morte, apresentando um total despreparo para a verdade. Essa implicao ser feita com tato, dosando-se a verdade conforme o caso. Deve-se procurar infundir-lhes a confiana em Deus e noes de que a vida se processa em vrios estgios, que ningum morre (a prova disso ele estar ali falando) e que a vida verdadeira a espiritual. ESPRITOS SUICIDAS So seres que sofrem intensamente. Quando se comunicam apresentam um sofrimento to atroz, que comove a todos. s vezes, esto enlouquecidos pelas alucinaes que padecem, em virtude da repetio da cena em que destruram o prprio corpo, pelas dores superlativas dai advindas e ao chegarem reunio esto no ponto mximo da agonia e do cansao.

14

Cabe ao doutrinador socorr-los, aliviando-lhes os sofrimentos atravs do passe. No necessitam tanto de doutrinao, quanto de consolo. Esto buscando uma pausa para os seus aflitivos padecimentos. A vibrao amorosa dos presentes, os eflvios balsamizantes do Alto atuaro como brando anestsico, aliviando-os, e muitos adormecem, para serem levados em seguida pelos trabalhadores espirituais. ESPRITOS ALCOLATRAS E TOXICMANOS Quase sempre se apresentam pedindo, suplicando ou exigindo que lhes dem aquilo de que tanto sentem falta. Sofrem muito e das splicas podem chegar a crises terrveis, delrios em que se debatem e que os desequilibram totalmente. Sentem-se cercados por sombras, perseguidos por bichos, monstros que lhes infundem pavor, enquanto sofrem as agonias da falta do lcool ou do txico. De nada adiantar ao doutrinador tentar convenc-los das inconvenincias dos vcios e da importncia da temperana e do equilbrio. No esto em condies de entender e aceitar tais tipos de conselhos. Deve-se tentar falar-lhes a respeito de Jesus, de que nele que encontramos foras para resistir. De que somente com Jesus seremos capazes de vencer os condicionamentos ao vcio. Se, entretanto, estiverem em delrios, o passe o meio de alivi-los. ESPRITOS QUE DESEJAM TOMAR O TEMPO DA REUNIO Vm com a idia preconcebida de ocupar o tempo dos trabalhos e assim perturbarem o seu desenrolar. Usam muito a tcnica de acusar os participantes, os espritas em geral, ou comentam sobre as comunicaes anteriores, zombando dos problemas apresentados. Tentam alongar a conversa, tm resposta para tudo. Observando o seu intento, o doutrinador no deve debater com eles, tentando provar a excelncia do Espiritismo, dos propsitos da reunio e dos espritas, mas sim lev-los a pensar em si mesmos. Procurar convenc-los de que enquanto analisam, criticam ou perseguem outras pessoas, esquecem-se de si mesmos, de buscar a sua felicidade e paz interior. Quase nunca so esclarecidos de uma s vez. Voltam mais vezes. ESPRITOS IRNICOS So difceis para o dilogo. E, geralmente, sendo muito inteligentes, usam a ironia como agresso. Ferem o doutrinador e os participantes com os comentrios mais irnicos e contundentes. Ironizam os espritas, acusando-os de usarem mscara; de se fingirem de santos; de artifcios dos quais, dizem, utilizam para catequizar os incautos; de usar magia, hipnotismo, etc. Alguns revelam que seguem os participantes da reunio para vigiar-lhes os passos e que ningum faz nada do que prega. Em hiptese alguma se deve ficar agastado ou melindrado com isso. , alis, o que almejam. Pelo contrrio, devemos aceitar as crticas ferinas, inclusive porque apresentam grande fundo de verdade. Essa aceitao a melhor resposta. A humildade sincera, verdadeira, nascida da compreenso de que em realidade somos ainda muito imperfeitos.

15

Tentar defender-se, mostrar que os espritas trabalham muito, que naquele Centro se produz muito, absolutamente ineficaz. Ser at demonstrao de vaidade de nossa parte, visto que temos cincia de nossa indigncia espiritual e do pouco que produzimos e progredimos. E eles sabem disto. Aceitando as acusaes e sentindo, acima de tudo, o quanto existe de razo no que falam, eles aos poucos se desarmaro. Simultaneamente ir conscientizandoos do verdadeiro estado em que se encontram; da profunda solido em que vivem, afastados dos seus afetos mais caros; que, em realidade, so profundamente infelizes - eis alguns dos pontos que podem ser abordados. Tais entidades voltam mais vezes, pois esse esclarecimento demanda tempo. ESPRITOS DESAFIANTES Vm desafiar-nos. Julgam-se fortes, invulnerveis e utilizam-se desse recurso para amedrontar. Ameaam os presentes com as mais variadas perseguies e desafiam-nos a que prossigamos interferindo em seus planos. Cabe ao doutrinador ir encaminhando o dilogo, atento a alguma observao que o comunicante fizer e que sirva como base para atingir-lhe o ponto sensvel. Todos ns temos os nossos pontos vulnerveis - aquelas feridas que ocultamos cuidadosamente, envolvendo-as na couraa do orgulho, da vaidade, do egosmo, da indiferena. Em geral, os obsessores, no decorrer da comunicao, acabam resvalando e deixando entrever os pontos suscetveis que tanto escondem. Aparentam fortaleza, mas, como todos, so indigentes de amor e de paz. Quase sempre esto separados de seus afetos mais caros, seja por nvel evolutivo, seja por terem sido feridos por eles. O doutrinador recorrer energia equilibrada - dosada no amor -, serena e segura, usando sentir necessidade. Espritos desse padro vibratrio quase sempre tm que se comunicar mais vezes. O que se observa que a cada semana eles se apresentam menos seguros, menos firmes e fortes que na anterior. At que se atinge o momento do despertar da conscincia. ESPRITOS DESCRENTES Apresentam-se insensveis a qualquer sentimento. Descrem de tudo e de todos. Dizem-se frios, cticos, ateus. No entanto, o doutrinador ter um argumento favorvel, fazendo-os sentir que apesar de tudo continuam vivos e que se comunicam atravs da mediunidade. Tambm poder abordar outro aspecto, que o de dizer que entende essa indiferena, pois que ela resultante dos sofrimentos e desiluses que o atormentam. Que, em realidade, essa descrena no o conduzir a nada de bom, e sim a maiores dissabores e a uma solido insuportvel. O doutrinador deve deixar de lado toda argumentao que vise a provar a existncia de Deus, pois qualquer tentativa nesse sentido no atingir o objetivo.

16

Eles esto armados contra essa doutrinao e esta justamente a que esperam encontrar. Primeiro, deve-se tentar despert-los para a realidade da vida, que palpita dentro deles, e da sofrida posio em que se colocam, por vontade prpria. Ao se conscientizarem do sofrimento em que jazem, da angstia que continuadamente tentam disfarar, da distncia que os separa dos seres amados, por si mesmos recorrero a Deus. Inclusive, o doutrinador deve falar-lhes que somente o Pai pode oferecer-lhes o remdio e a cura para seus males. ESPRITOS DEMENTADOS No tm conscincia de coisa alguma. O que falam no apresenta lgica. Quase todos so portadores de monoidesmo, idia fixa em determinada ocorrncia, razo por que no ouvem, nem entendem o que se lhes fala. Devem ser socorridos com passes. Em alguns casos, o Esprito parece despertar de um longo sono e passa a ouvir a voz que lhe fala. So os que trazem problemas menos graves. ESPRITOS AMEDRONTADOS Dizem-se perseguidos e tentam desesperadamente se esconder de seus perseguidores. Mostram-se aflitos e com muito medo. necessrio infundir-lhes confiana, demonstrando que ali naquele recinto esto a salvo de qualquer ataque, desde que tambm se coloquem sob a proteo de Jesus. So vtimas de obsesses, sendo dominados e perseguidos por entidades mais fortes mentalmente, com as quais se comprometeram. Muitos deles so empregados pelos obsessores para atormentar outras vtimas. Obrigados a obedecer, no so propriamente cmplices, mas tambm vtimas. ESPRITOS QUE AUXILIAM OS OBSESSORES So bastante comuns nas reunies. s vezes, dizem abertamente o que fazem e que tm um chefe. Em outros casos, tentam esconder as suas atividades e muitos chegam a afirmar que o chefe no quer que digam nada. Tambm costumam dizer que foram trazidos fora ou que no sabem como vieram parar ali. preciso dizer-lhes que ningum chefe de ningum. Que o nosso nico "chefe" Jesus. Mostrar-lhes tambm o mal que esto praticando e do qual adviro srias conseqncias para eles mesmos. de bom alvitre mencionar que o chefe no qual tanto acreditam em verdade no lhes deseja bem-estar e alegrias, visto que no permite que sigam seu caminho ao encontro de amigos verdadeiros e entes queridos. (**) (**) Quando mencionamos os entes queridos do comunicante isto no significa forar a comunicao de um deles. Inclusive deve-se evitar faz-lo, pois isto deve ser natural e cabe aos Mentores resolverem. comum que se diga ao obsessor: "Lembre-se de sua me. Deve-se evitar isto, pois a resposta poder ser: "Por qu? Ela no prestava" ou "era pior que eu", etc. Da o cuidado. ESPRITOS VINGATIVOS

17

So aqueles obsessores que, por vingana, se vinculam a determinadas criaturas. Muitos declaram abertamente seus planos, enquanto que outros se negam a comentar suas aes ou o que desejam. Costumam apresentar-se enraivecidos, acusando os participantes de estarem criando obstculos aos seus planos. Falam do passado, do quanto sofreram nas mos dos que hoje so as vtimas. Nesses casos, o doutrinador deve procurar demonstrar-lhes o quanto se esto prejudicando, o quanto o dio e a vingana os tornam infelizes; que, embora o neguem, no fundo, prosseguem sofrendo, j que no encontram um momento de paz; que o dio consome aquele que o cultiva. importante lev-los a refletir sobre si mesmos, para que verifiquem o estado em que se encontram. A maioria se julga forte e invencvel, mas confessam estar sendo tolhidos pelos trabalhos da reunio, o que os enfurece. Diante desse argumento, o doutrinador deve enfatizar que a fora que tentam demonstrar se dilui ante o poder do Amor que dimana de Jesus. Conforme o caso, os resultados se apresentam de imediato. O obsessor, conquistado pelo envolvimento fludico do grupo e pela lgica do doutrinador, sente-se enfraquecido e termina por confessar-se arrependido. Em outros casos, a entidade se retira enraivecida, retomando para novas comunicaes, nas semanas seguintes. Quando voltam, identificam-se ou so percebidos pelos participantes ante a tnica que imprimirem conversao. ESPRITOS MISTIFICADORES So os que procuram encobrir as suas reais intenes, tomando, s vezes, nomes ilustres ou ares de importncia. Chegam aconselhando, tentando aparentar que so amigos ou mentores. Usam de muita sutileza e podem at propor modificaes no andamento dos trabalhos. Mistificadores existem que se comunicam aparentando, por exemplo, ser um sofredor, um necessitado, com a finalidade de desviar o ritmo das tarefas e de ocupar o tempo. O mdium experiente e vigilante e o grupo afinizado os identificaro. Mas no se pode dispensar toda a vigilncia e discernimento. Numa reunio bem orientada, se comunica um mistificador, nem sempre significa que haja desequilbrio, desorganizao ou invigilncia. As comunicaes desse tipo so permitidas pelos Mentores, para avaliar a capacidade do grupo e porque sabem o rendimento da equipe, e que o mistificador ter possibilidades de ser ali beneficiado. O mdium que recebe a entidade detm condies de sentir as suas vibraes e captar as suas intenes. Mesmo que o grupo no perceba, o mdium sabe e, posteriormente, aps os trabalhos, no instante da avaliao, tem ensejo de declarar o que sentiu e quais eram as reais intenes do comunicante. Ressaltese, contudo, que, quando o grupo bem homognico, todos ou alguns participantes percebero o fato. ESPRITOS OBSESSORES INIMIGOS DO ESPIRITISMO So, geralmente, irmos de outros credos religiosos. Alguns agem imbudos de boa-f, acreditando que esto certos. Muitos, todavia, o fazem absolutamente cnscios de que esto errados, pelo simples prazer de provocar discrdia. Dizem-

18

se defensores do Cristo, da pureza dos seus ensinamentos. No admitem que os espritas sigam Jesus. O doutrinador deve evitar as explanaes sobre religio. De nada adiantar tentar convenc-los de que o Espiritismo a Terceira Revelao o Consolador Prometido. este o caminho menos indicado. Deve-se evitar comparaes entre religies. A conversao deve girar em torno dos ensinamentos de Jesus. Comparar-se o que o Mestre ensinou e as atitudes dos que se dizem seus legtimos seguidores. So muito difceis de ser convencidos. So cultos e cristalizados em seus pontos de vista. ESPRITOS GALHOFEIROS, ZOMBETEIROS Apresentam-se tentando perturbar o ambiente, seja fazendo comentrios jocosos, seja dizendo palavras e frases engraadas, com inteno de baixar o padro vibratrio dos presentes. Alguns chegam rindo; um riso que prolongam a fim de tomar tempo, exasperar e irritar os presentes, ou tambm lev-los a rir. preciso muita pacincia com eles e o grupo deve manter elevado o teor dos pensamentos e vibraes. Deve-se procurar o dilogo no sentido de torn-los conscientes da inutilidade dessa atitude e de que em verdade o riso encobre, no raro, o medo, a solido, o desassossego. ESPRITOS LIGADOS A TRABALHOS DE MAGIA, TERREIRO, ETC. Vez que outra surgem na sesso entidades ligadas aos trabalhos de magia, despachos, etc. Podem estar vinculados a algum nome, a algum caso que esteja sendo tratado pela equipe. Uns reclamam da interferncia havida; outros propem trabalhos mais "pesados" para resolver os assuntos; vrios reclamam de estar ali e dizem no saber como foram parar naquele ambiente, pedindo inclusive muitos objetos empregados em reunies que tais. O doutrinador ir observar a caracterstica apresentada, fazendo a abordagem correspondente. ESPRITOS SOFREDORES So os que apresentam ainda os sofrimentos da desencarnao ou do mal que os vitimou. Se morreram em desastre, sentem, por exemplo, as aflies daqueles instantes. Sofrem muito e h necessidade de alivi-los atravs da prece e do passe. A maioria adormece e levada pelos trabalhadores espirituais. DEFORMAES O Perisprito o veculo das nossas emoes. O Esprito pensa, o perisprito transmite o impulso, o corpo fsico executa. Da mesma forma, as sensaes que vm de fora, recebidas atravs dos sentidos, so levadas ao Esprito pelos mecanismos perispirituais. o perisprito que preside formao do ser, funcionando como molde, a ordenar as substncias que vo constituir o corpo fsico. nele que se gravam, como num vdeo tape, as nossas experincias, com suas imagens sons e emoes. Isto se demonstra no processo de regresso da memria, espontneo ou provocado, no qual vamos descobrir, com todo o seu impacto, cenas e emoes que pareciam diludas pelos milnios. ele, pois, a

19

nossa ficha de identidade, com o registro intacto da vida pregressa, a nossa folha corrida, o nosso pronturio. Ele, denso, enquanto caminhamos pelos escuros caminhos de muitos enganos, e vai-se tornando cada vez mais difano, medida que vamos galgando estgios mais avanados na escala evolutiva. nele, portanto, que se gravam alegrias e conquistas, tanto quanto as dores. Mas, como tudo no universo obedece lei irrevogvel da sintonia vibratria, parece que, ao nos desfazermos dos fluidos mais pesados e escuros, que envolvem o nosso perisprito, nos primeiros estgios evolutivos, vamos tambm nos libertando das mazelas que naqueles fluidos se fixavam, ou seja, vamos nos purificando. Seria quase inadmissvel a deformao perispiritual num ser de elevada condio moral. , no entanto, muito comum naqueles que se acham ainda tateando nas sombras de suas paixes, e os trabalhadores da desobsesso encontram fatos dramticos dessa natureza, a cada passo. Muitos casos desse tipo tenho presenciado, desde pequenos cacoetes, ou apenas sensaes quase fsicas, at deformaes e mutilaes terrveis, culminando com as mais dolorosas ocorrncias de zoantropia (segundo o dicionrio, uma variedade de monomania em que o doente se julga convertido em animal). Vimos, linhas atrs, alguns exemplos de mutilao provocada por ratos e baratas, em masmorras tenebrosas do mundo trgico das dores. Encontramos, na prtica medinica, inmeros exemplos aflitivos de desequilbrio perispiritual. Um antigo sacristo portugus, desencarnado, era recompensado, pela tarefa de lanar discrdias, com abundantes refeies, regadas a bom vinho de sua terra. Um ex-oficial nazista, que no se identificou, mostrou-se desesperado de fome. Renunciou a toda a arrogncia, com que a princpio se apresentou, e humilhou-se, para pedir-nos, em voz baixa, para que ningum o ouvisse, um simples pedao de po. Tivemos casos de deformaes fsicas, como a daquele irmo atormentado que trazia o brao paraltico. Quando me ofereci para cur-lo com um passe, ele declarou que, assim, teria mais um brao para brandir o chicote com que castigava suas vtimas. De outras vezes, apresentaram-se pobres infelizes, que no podiam expressar-se seno por gestos, porque a lngua lhes tinha sido extirpada. Um destes, depois de reconstituda a sua condio, em vez de agradecer a Deus o benefcio que acabava de receber, declarou que se vingaria daquele que, em antiga existncia, mandara mutil-lo. Foi-lhe mostrado, ento, que, em existncia anterior quela, ele prprio mandara cortar a lngua daquele mesmo que, depois, ordenou a sua mutilao. Nem assim ele se deu por achado: aquele a quem ele privara da lngua no passava de um co, pois era um mero escravo... Havia, porm, chegado a sua vez, e ele, no resistindo realidade, entrou numa crise de arrependimento que o salvou. Um dos casos mais dramticos que presenciei foi o de um companheiro que havia sido reduzido, por mtodos implacveis de hipnose, condio de um fauno. Estava de tal maneira preso sua induo, que no podia falar, pois um fauno no fala. A despeito de tudo, porm, acabou falando inteligentemente, para enorme surpresa sua. Fazendo o mdium exibir suas mos, dissera: 20

- Veja. No tenho mos e sim cascos. Estivera mergulhado, por sculos a fio, num tenebroso antro, onde conviveu, sob as mais abjetas condies subumanas, com outros seres reduzidos a condies semelhantes sua, e que nem mais se conscientizavam de terem sido criaturas racionais. Fora tambm um poderoso, a pelo sculo XV, na Alemanha, e deve ter cometido erros espantosos. Um dos companheiros do grupo forneceu-nos recursos ectoplasmticos e, com nosso passes e o apoio que obtivemos atravs da prece, foi possvel restituir-lhe a forma perispiritual de ser humano. Alcanado esse ponto, um dos benfeitores presentes informou-nos do seu nome, pois ele no sabia quem era. Retomada a sua identidade, caiu numa crise de choro comovedora e teve um impulso de generosidade, lamentando no ter condies de volver sobre seus passos, para salvar os companheiros que continuavam retidos nas medonhas masmorras de onde conseguiram resgat-lo. Tivemos certa ocasio, um doloroso caso de licantropia. Ao apresentar-se, incorporado no mdium, o Esprito no consegue articular palavra. Inteiramente animalizado, sabe apenas rosnar, esforando-se por me morder. Embora o mdium se mantenha sentado, ele investe contra mim, procurando atingir-me com as mos, dobradas, como se fossem patas: de vez em quando, ameaa outro componente do grupo. Lembro-me de vagas cenas de atividades, de desdobramento noturno, quando resgatamos, de sinistra regio das trevas, um ser vivo que, em estado de viglia, no conseguia caracterizar. Como ele no tinha condies de falar, falei eu, tentando convenc-lo de que era um ser humano, e no um animal. A conversa foi longa e difcil. Sabia que, diretamente, ele ainda no tinha possibilidade de entender com clareza as palavras que eu dizia, mas estava certo de que, aos poucos se tornaria sensvel s vibraes de carinho e compreenso que sustentavam aquelas palavras. Faleilhe, pois, continuamente, por longo tempo, procurando desimant-lo, para libertlo do seu terrvel condicionamento. Repetia-lhe que era um ser humano e no um animal; que tinha mos, e no patas, unhas e no garras. s vezes, ele tinha crises assustadoras, gargalhando, alucinado. Insistia em ferir-me, com as suas garras, e tentou, mesmo, agredir-me, com as duas mos, como se tentasse abrir-me o peito, para arrancar-me o corao. Mantive calma inalterada, a despeito da profunda e dolorosa compaixo, e da ternura que sentia por ele. Foi um momento que exigiu muita vigilncia e enorme cobertura espiritual, para que o grupo no entrasse em pnico, e no se perdesse a oportunidade de servir a um irmo to desesperado. No podamos esquecer, por um minuto, que ele no era um animal irracional, mas uma criatura humana, que se tornou temporariamente irracional, em decorrncia do seu terrvel comprometimento ante as leis divinas. Tnhamos que falar a ele como a um irmo em crise, no a um lobo feroz. Aparentemente, estava em estado de inconscincia total, mas, no fundo do ser, ele preserva os valores imortais do esprito, com todas as aquisies feitas no rosrio de vidas que j tinha vivido. quase certo que tivesse uma bagagem respeitvel de conhecimentos e recursos, pois na escalada espiritual nada se perde, em termos de aprendizado. certo, ainda, que dvidas assim to grandes e penosas, somente podem ter sido assumidas em posies de relevo, nas quais houvesse oportunidade para oprimir o semelhante impunemente, sob a proteo 21

de imunidades incontestveis. Dificilmente temos oportunidade de endividar-nos to gravemente, errando apenas contra ns mesmos. Invariavelmente, a falta cometida sacrifica e martiriza muitos irmos, que julgamos meros instrumentos do nosso gozo e poder. Ademais, preciso lembrar que o reajuste nunca desproporcional gravidade da pena, e a pena sempre compatvel com o grau de conscincia com o qual praticamos a falta. No que Deus nos castigue, como um Pai severo e frio, mas que a nossa conscincia exige de ns a reparao, mesmo porque a lei universal, cdigo sagrado que aviltamos, nos coloca merc da cobrana. A cada falta cometida, assinamos uma promissria inexorvel, que um dia vencer e nos ser apresentada para resgate. Se tivermos acumulado a moeda limpa do servio ao prximo, teremos com que pagar; caso contrrio, no resta alternativa seno a dor, e podemos estar certos de que no faltaro cobradores, que se apresentaro como instrumento da justia divina, vidos ante a oportunidade de se vingarem, ou simplesmente de darem azo s suas frustraes lamentveis. Ao cabo de prolongado monlogo com o irmo alienado, uma prece comovida e alguns passes, ele comeou a aquietar-se, mas ainda insistiu em atacar-me, de vez em quando. No havia dito uma palavra, mas, medida que se acalmava, comeou a reconhecer o ambiente. Apalpou a mesa que tinha diante de si, as cadeias, o estofamento, a madeira, is entalhes, as cortinas, o sof, o cho, o tapete. Tudo estava ao alcance de sua mo, ele apalpou, investigou, examinou. Pacientemente, eu ia lhe explicando o que era cada coisa que ele tocava. Parece que ele esteve encerrado em alguma caverna escura, por tempo que sei estimar, e l perdeu a viso e o senso das coisas. Estava ainda apavorado. (O mdium, realmente, queixara-se de uma terrvel sensao de medo, pouco antes da incorporao). Olhava para trs, como se tentasse surpreender algum carrasco. A certa altura, parece que algum o chicoteias violentamente, pois ele se contorce e grita, desesperado. Aos poucos, porm, vamos transmitindo a ele a sensao de segurana Digo-lhe que ele foi retirado de l, e que est, agora, numa sala limpa, e no vai mais voltar para a sua priso. Insistimos nos passes, e ao cabo de muito tempo, ele pareceu ter readquirido a forma humana e comeou a conferir suas mos, o rosto, o corpo, mas ainda no conseguia enxergar: passou as mos diante dos olhos, para testar. De p, ao lado do mdium, orei fervorosamente., com uma das mos sobre os seus olhos e a outra na nuca. Enquanto fazia isso, ele procurava me reconhecer, tambm pelo tato, apalpando-me as mos, o brao, a cabea e o rosto. O ambiente estava tenso de emoo e do desejo de servi-lo, e creio que, por isso, realizou-se, mais uma vez, o suave milagre do amor. Ele comeou a perceber os objetos, pela viso, e voltou a conferir tudo na sala, como se estivesse colocando juntas, pela primeira vez, em muito tempo (sculos talvez) as sensaes do tato e da viso. Olhou os mveis, a sala, as suas prprias mos. Examinou os componentes do grupo, um por um. Est calmo, agora. Parece que jatos de luz intensa o atingem nos olhos, porque ele se contrai e protege a vista com os braos. Como continuo a insistir em que ele pode falar, consegue dizer uma palavra: - gua! E fica a repeti-la, enquanto apanho o jarro, que conservamos sobre outro mvel, e lhe servimos vrios copos, que ele bebe sofregamente, desesperadamente. 22

Por fim, percebo que est orando um Pai Nosso, no qual eu o acompanho, emocionado at o fundo de meu ser. Ao terminar a prece, ma abraa, em silncio, sem uma palavra, esmagado pela emoo, e se desprende, deixando o mdium desorientado, por alguns momentos, quanto sua posio na sala. O trabalho todo durou uma hora. * Como pode uma criatura humana ser reduzida a uma condio como essa? evidente que ainda no dispomos de conhecimentos suficientes para apreender o fenmeno em todas as suas implicaes e pormenores, mas a Doutrina Esprita nos oferece alguns dados que nos permitem entrever a estrutura bsica do processo. A gnese desse processo , obviamente, a culpa. Somente nos expomos ao resgate, pela dor ou pelo amor, na medida em que erramos. A extenso do resgate e sua profundidade guardam precisa relao com a gravidade da falta cometida, pois a lei no cobra seno o necessrio para o reajuste e o reequilbrio das foras universais desrespeitadas pelo nosso livrearbtrio. Somos livres para errar e somos forados a resgatar. No h como fugir a esse esquema, do qual no nos livra nem mesmo a trgua com que somos beneficiados ao renascer. exatamente para que tenhamos a iniciativa da correo espontnea, que a lei nos proporciona o benefcio do esquecimento e nos concede a oportunidade do recomeo em cada vida, como se nascssemos puros, sem faltas e sem passado. No podemos, no entanto, esquecer que o passado est em ns, nos registros indelveis do perisprito, determinando todos os nosso condicionamentos, os bons e os outros. Por conseguinte, a falta cria em ns o molde necessrio ao reajuste. Disso se valem, com extrema habilidade e competncia, nossos adversrios espirituais, aqueles a quem infligimos dores e penas atrozes num passado recente ou remoto. Muitos so os que agem pessoalmente contra ns, outros, porm, valem-se de organizaes poderosas, onde a diviso do trabalho nefando ficou como que racionalizada, tantas so as especializaes lamentveis. Realiza-se, ento, uma troca de favores, atravs de contratos, acordos, pactos e arranjos de toda sorte, em que a vtima do passado esquecida de que foi vtima precisamente porque tambm errou associa-se a algum que possa exercer por ela requintes de vingana. Entra em cena, a, a fria equipe das trevas. Se o caso comporta, digamos, a soluo da deformao perispiritual, encaminhado a competentes manipuladores da hipnose e do magnetismo, que imediatamente se aproximaro de suas vitimas, contra as quais nada tm, s vezes, pessoalmente, iniciando o trabalho no campo frtil do endividamento de cada um. Quem no deve lei de Deus? (1) Leia-se, a propsito o captulo V Operaes seletivas de Libertao, por Andr Luiz. claro que o hipnotizador, ou o magnetizador, no pode moldar, sua vontade, o perisprito da sua vtima, mas ele sabe como movimentar foras naturais e os dispositivos mentais, de forma que o Esprito, manipulado com percia, acaba por aceitar as sugestes e promover, no seu corpo perispiritual, as deformaes e condicionamentos induzidos pelo operador das trevas, que funciona como agente da vingana, por conta prpria ou alheia. Nessas condies, a vtima acaba por assumir formas grotescas, perde o uso da palavra, assume as atitudes e as 23

reaes tpicas dos animais e segregado, por tempo imprevisvel, de todo o convvio com criaturas humanas normais e equilibradas. Em antros diante dos quais o inferno uma tosca e apagada imagem, imperam o terror, a alienao mais dolorosa, a angstia mais terrvel, as condies mais abjetas. Nessas furnas de dor superlativa, criaturas que, s vezes, ocuparam na Terra elevadas posies, resgatam crimes tenebrosos, que entre os homens permaneceram impunes. O trabalho de resgate desses pobres irmos, que chegam at a perder a conscincia da sua prpria identidade, to difcil quo doloroso, e jamais poder ser feito sem a ampla cobertura espiritual. Alm da dor que experimentamos ao presenciar to espantosa aflio, estejamos certos de que a audcia de socorrer tais irmos desata sobre os grupos que a manifestam toda a clera das organizaes que os subjugam. Alis, esse um recurso de que se utilizam os trabalhadores do bem, para desalojar de seus redutos os verdadeiros responsveis por essas atrocidades inominveis. Furiosos pela temeridade dos seareiros do Cristo, eles se voltam contra o grupo medinico, que precisa estar preparado, resguardado na prece e em imaculada pureza de intenes. essa, s vezes, a nica maneira de traz-los doutrinao e tentativa de entendimento. Esteja, porm, o grupo, atento e preparado para receb-los, porque eles viro realmente fora de si, transtornados de dio, ante o atrevimento daqueles que ousam provoc-los. Eles precisam lavar a sua honra, recuperar o prestgio perante seus comandados e impor castigo exemplar ao grupo que teve a insensata ousadia de exasper-los. Os casos mais graves de deformaes perispirituais, como a zoantropia, em geral, e a licantropia, em particular, so relativamente raros, consideradas as incontveis multides de seres aprisionados nas trevas pelas suas aflies ntimas. Eles constituem importantes figuras, no tenebroso xadrez das trevas, e so guardados a sete chaves e defendidos com unhas e dentes, como tivemos oportunidade de verificar pessoalmente, numa excurso a essas furnas da dor. Chegado, porm, o momento do resgate, no h defesa que consiga resistir vontade soberana de Deus, e os trabalhadores humildes da seara do Cristo conseguem traz-los nos braos amorosos, para a expectativa da libertao. A promissria maior est paga, e preciso comear a reconstruo interior, pedra sobre pedra, com os escombros de um passado calamitoso. Geralmente, como vimos, so Espritos de considerveis cabedais e possibilidades, que se transviaram muito gravemente. Eles tm condies de retomar a trilha evolutiva, embora ainda com muitos erros a resgatar. Recebem de volta a conscincia de sua prpria identidade e recomeam o aprendizado. So usualmente recolhidos a instituies especializadas, onde vai realizar-se a tarefa do descondicionamento. novamente a hora de inmeros especialistas: mdicos da alma, cirurgies do perisprito, profundos conhecedores da biologia transcendental e das complexidades da mente. Comparecem planejadores, doutrinadores, mdiuns, magnetizadores, para reconstruir, com amor, o que foi destrudo com dio, pelos planejadores, doutrinadores, mdiuns e magnetizadores das trevas. As foras so as mesmas, os mecanismos so idnticos, os recursos semelhantes, somente a direo que muda, invertendo-se os sinais da operao, pois quase sempre os dedicados operadores que nos ajudam a reconstruir o Esprito, arrasado pela dor do resgate, so aqueles mesmos que, em pocas remotas, utilizaram-se dos seus conhecimentos para oprimir, para impor 24

angstias e aflies, em nome de incontroladas ambies pessoais. O conhecimento ficou, porque os arquivos da alma so permanentes, mas mudou a motivao, e o que antes feria, agora quer curar. Se antes conseguia realizar tat coisa espantosa, trabalhando ao arrepio das leis divinas, sem a sustentao dos poderes da luz, que no conseguir agora, ao voltar-se para o lado bom da vida, onde conta com o apoio de seus irmos maiores? O DIRIGENTE DAS TREVAS Esta uma figura freqente nos trabalhos de desobsesso. Comparece para observar, estudar as pessoas, sondar o doutrinador, sentir mais de perto os mtodos de ao do grupo, a fim de poder tomar suas providncias. Foi geralmente um encarnado poderoso, que ocupou posies de mando. Acostumado ao exerccio da autoridade incontestada, arrogante, frio, calculista, inteligente, experimentado e violento. No dispe de pacincia para o dilogo, pois est habituado apenas a expedir ordens e no a debater problemas, ainda mais com seres que considera inferiores e ignorantes, como os pobres componentes de um grupo de desobsesso. Situa-se num plano de olmpica superioridade e nada vem pedir; vem exigir, ordenar, ameaar, intimidar. Tais dirigentes so geis de raciocnio, envolventes, inescrupulosos, pois o poder de que desfrutam no pode escorar-se na doura, na tolerncia, na humildade, e sim na agressividade, na desconfiana, no dio. Enquanto odeiam e infligem dores aos outros, esto esquecidos das prprias angstias, como se a contemplao do sofrimento alheio provocasse neles generalizada insensibilizao. Evitam descer do pedestal em que se colocam para revelar-nos seus problemas pessoais, mesmo porque, consciente ou inconscientemente, temem tais revelaes, que personalizam os problemas que enfrentam e os colocam na perigosa faixa de sintonia emocional que abre as portas de acesso intimidade do ser. No so executores, gostam de deixar bem claro, so chefes. Esto ali somente para colher elementos para suas decises; a execuo ficar sempre a cargo de seus asseclas. Comparecem cercados de toda pompa, envolvidos em imponentes vestimentas, portando smbolos, anis, indicadores, enfim, de elevada condio. Esto rodeados de servidores, aclitos, guardas, escravos, assessores, s vezes armados, montados em animais ou transportados sob plios, como figuras de grandes sacerdotes e imperadores. Um deles me disse, certa vez, que eu no o estava tratando com o devido respeito o que no era verdadeiro porque achava impertinentes minhas perguntas e comentrios. Para me dar uma idia da sua grandeza, informoume que, quando se deslocava, iam frente dele ulicos, tocando campainhas portteis, para que todos abrissem alas e soubessem quem vinha. Pobre irmo desorientado! Num irresistvel processo de regresso de memria, invisvel aos nossos olhos, mas de tremendo realismo para ele, contemplou, com horror, sua antiga condio: participara do doloroso drama da Crucificao do Cristo. O impacto desta revelao, ou seja, desta lembrana, que emergiu, incontrolvel, dos registros indelveis do seu perisprito, deixaram-no em estado de choque e desespero, pois vinha nos afirmando, desde a primeira manifestao,

25

que era um dos trabalhadores do Cristo e no desejava seno restabelecer o poderio da sua Igreja.

O PLANEJADOR Este frio, impessoal, inteligente, culto. Maneja muito bem o sofisma, excelente dialtico, pensador sutil e aproveita-se de qualquer descuido ou palavra infeliz do doutrinador para procurar confundi-lo. Mostra-se amvel, aparentemente tranqilo e sem dios. No se envolve diretamente com os mtodos de trabalho das organizaes trevosas, ou seja, no expede ordens, nem as executa; limita-se a estudar a problemtica do caso e traar os planos com extrema habilidade. Os planejadores so elementos altamente credenciados e respeitados na comunidade do crime invisvel. Tivemos vrios casos dessa natureza. Citarei um. Apresentou-se mansamente. Nada de gritos, de murros ou de violncias. Sorria, at. Era um sacerdote, dizia-se muito importante e foi logo declarando que no era dos que executavam, pois em sua organizao o trabalho era bem distribudo. Alis, informou, pertencia a outro setor de atividade, mas havia sido convidado e gentilmente acedeu, por certo para dar parecer sobre o caso de que estvamos cuidando, um complicado problema de obsesso. Consultara a lista de baixas que a organizao solicitante havia sofrido, entendendo-se por baixa, naturalmente, aqueles que se deixaram converter doutrina do amor, atravs da reeducao moral de que nos fala Kardec. Sente-se, evidentemente, muito envaidecido de sua brilhante inteligncia e do poder e satisfao que isso lhe d. Sua meta: restabelecer o prestgio da Igreja, muito abalado nestes ltimos tempos. Acha que foi um mal sufocar o pensamento e no permitir que a razo imperasse na Igreja, que hoje estaria ainda dominando os homens. A certa altura, prope um acordo entre dois lderes: ele e eu. Digo-lhe, com toda honestidade, que no sou lder e no tenho condies de negociar com ele; que procure meus superiores. Com o passar das semanas, ele verifica que o problema mais complexo do que esperava, e se apresta a abandonar p caso, com o qual no pretende envolver-se, j que sua tarefa noutra organizao. Dar-nos- um a trgua. Tem um momento de honesta candura, ou realismo, como queiram: acha-se um cnico, pois sempre desprezou, mesmo em vida, aqueles que, em elevadas posies hierrquicas, consultavam a ele, simples mortal, valendo-se de sua brilhante inteligncia. evidente, porm, que sente enorme satisfao ao recordar que, da sua humilde posio, manobrava os grandes, que lhe pediam conselhos e sugestes, porque j quele tempo era um hbil articulador. H um post sctiptum a esta narrativa: a converso deste companheiro representou uma perda irreparvel para as hostes das sombras, porque os impetuosos e agressivos chefes, e os executores teleguiados, sentem-se sem condies de estudar meticulosamente e traar friamente um plano de trabalho que se desdobre como vasta e complexa operao de um xadrez psicolgico. preciso prever reaes, estudar personalidades, propor concesses e arquitetar alternativas e opes, em caso de alguma falha ou mudana de condies

26

bsicas. Nada pode ser deixado ao acaso, improvisao, ao impulso. Por isso, os planejadores gozam de enorme prestgio e respeito nas organizaes trevosas. Pelas reaes de irmos, tambm desequilibrados, que se apresentaram posteriormente ao nosso grupo, para tratamento, soubemos da perda irreparvel que representou, para as hostes da sombra, o despertamento desse companheiro. Seus comparsas compareciam dispostos a tudo para resgat-lo, pois julgavam nosso prisioneiro. preciso compreender bem tais reaes. Os irmos desorientados empenham-se em verdadeiras campanhas belicosas, nas quais tudo vale e tudo permitido, desde que os fins sejam alcanados. Formam suas estruturas organizacionais segundo os interesses que tenham em comum. Para alcanarem os objetivos que tm em mira, organizam verdadeiro estado-maior de lderes brilhantes, experimentados e audaciosos. Toda campanha estudada, planejada e executada com preciso militar e dentro de rigoroso regime disciplinar, onde no se admite o fracasso. Quem falhar perde a proteo de que desfruta, por achar-se ligado organizao poderosa, que domina pelo terror impiedoso, destemido, agressivo, implacvel. Eles sabem muito bem que, ao desligarem-se da organizao, estaro sozinhos diante de seus prprios problemas pessoais. Nessas estruturas rgidas, o planejador exerce funo importantssima, porque dos poucos, ali, que conservam a cabea fria para conceber os planos estratgicos indispensveis. Seus companheiros de direo costumam ser impetuosos homens de ao, que se entregam facilmente ao impulso desorientado de partir para a ao pessoal isolada, se no tiverem que os contenha dentro de um inteligente planejamento global, que proteja no apenas os interesses de cada um dos componentes, isoladamente, mas tambm a segurana da organizao. O planejador o poder moderador, dotado de habilidades bastante para demonstrar, e provar aos cabeas-quentes, que o interesse coletivo precisa sobrepor-se ao individual, por mais forte que seja este. preciso que cada componente da sinistra mfia espiritual compreenda que os casos pessoais de cada um vinganas, perseguies, conquistas de posies passam a constituir objeto de cogitao coletiva, e, como tal, tm que esperar a vez e a oportunidade, submetendo-se mesma estratgia: estudo, planejamento e ao, tudo a tempo e hora. Nada de aes isoladas, atabalhoadas, que desperdiam esforos e pem em risco a segurana da comunidade. Tudo se far no tempo devido, e todos tm direito utilizao dos recursos da organizao: seus tcnicos, seus instrumentos, seus soldados e trabalhadores de toda a natureza. No interesse de todos, portanto a coisa tem que funcionar com muita preciso e firmeza. O planejador , pois, figura importantssima na ordenao dessas tarefas maquiavlicas. Sua perda acarreta uma desorientao geral. difcil, seno impossvel, para os companheiros que permanecem na organizao das sombras, admitir que algum to lcido e brilhante se tenha deixado convencer por um doutrinador encarnado. Como no conseguem admitir isso, somente podem concluir pela alternativa mais vivel: o companheiro foi seqestrado, violentado em sua vontade e levado prisioneiro para alguma perdida masmorra. preciso reunir foras e desencadear uma ao fulminante para resgat-lo. Por isso, logo aps a perda de um elemento importante planejador ou executor -, fatalmente comparece ao grupo um truculento representante das trevas, para lev-lo de qualquer maneira. hora, 27

ento, da ameaa, dos gritos, dos murros, ou ento, dos conchavos, das ofertas de trgua. A essa altura, porm, j esto agindo base do impulso emocional, que nunca foi bom conselheiro, ainda mais em situaes de crise. quando mais precisam de um competente planejador. E o desespero de no t-lo leva ao desvario, que muitas vezes os deixa completamente desarvorados. Da a importncia que os trabalhadores do bem conferem aos planejadores. Da o prestgio e o respeito que esses brilhantes estrategistas gozam nas comunidades trevosas. Os lderes militares so bons na ao, mas quase nunca dispem de condies para estudar meticulosamente e traar friamente um plano de trabalho, que se desdobre como vasta e complexa operao de um xadrez psicolgico. No esto lidando mais com dados concretos, como no tempo em que exerciam tais funes na Terra. No basta preparar soldados e equipamentos, estudar o terreno, comprar armamentos e entrar em ao. A tarefa muito mais sutil, porque envolve inmeros fatores imponderveis, que subitamente emergem da imprevisvel condio humana. preciso prever tais reaes, estudar personalidades, propor concesses e arquitetar alternativas e opes, na eventualidade de alguma falha ou mudana de condies bsicas inicialmente articuladas. Nada pode ser deixado ao acaso, improvisao, ao impulso. H pouco, falava um desses lderes das trevas sobre a sofisticao da sua aparelhagem. Andaram gravando nossas reunies em vdeo tape a expresso dele mesmo para estudar-nos. Tinham nossas fichas completas, minuciosamente levantadas, bem como gravaes e relatrios a nosso respeito, sendo esse material todo colhido na indormida vigilncia que exercem sobre ns. Depois de tudo documentado, estudam-nos em grupos de trabalho, cabendo, ento, aos planejadores elaborar a programao da campanha. Mesmo enquanto conversam conosco, no decorrer da sesso medinica, acham-se ligados aos seus redutos, por fios a aparelhagem de transmisso, com o propsito de se manterem firmes, apoiados pelos companheiros que l ficam, para que no sejam arrastados pela fraqueza da converso ao bem. Esquecem-se de que, por aqueles mesmos dispositivos, a conversa do doutrinador tambm transmitida e produz l, naqueles redutos, certos impactos, num ou noutro corao mais predisposto ao apelo do amor fraterno. * Um desses sutis planejadores nos causou impresso profunda. No viera especificamente para debater conosco, mas para tentar recuperar um Esprito que havamos conseguido atrair e convencer de seus enganos. Ao incorporar-se no mdium, demonstra indisfarvel embarao por encontrar-se ali. Hesita e negaceia, parecendo estar realmente desarmado e perplexo. Aos poucos, interrogado com prudncia paciente, vai revelando sua histria. Fora realmente apanhado desprevenido, pois no sabia que o grupo era aquele e, se o soubesse, no teria vindo. ( estranho que ignorasse isto...) Conhece o nosso mentor e, ao v-lo, tentou recuar e voltar sobre seus passos, mas j era tarde. Identifica, num membro encarnado do grupo, uma pessoa que teria conhecido na Frana, no sculo passado. portanto, contemporneo de Kardec e no esconde que conhece a Doutrina Esprita, at mais do que ns, segundo 28

informa, sem falsa modstia. Declara-se conselheiro e planejador da organizao qual se acha filiado. Est convicto de que o Espiritismo precisa de uma reviso atualizadora e ele um dos que colaborou no preparo de certa matriz (palavra sua) que dar origem a uma forma moderna de Espiritismo. Essa matriz era sustentada pelas emanaes mentais de alguns companheiros encarnados, atuantes no movimento e aos quais foi prometida uma fatia de poder. Est perfeitamente consciente de suas responsabilidades e no deseja recuar do pacto feito com seus superiores, que prev, para ele, uma substancial parcela de poder e proteo para uma filha que estaria encarnada e muito assediada por Espritos trevosos. Encaixo a essa altura, um comentrio, dizendo-lhe que nenhum pacto a proteger dos seus compromissos crmicos, com o que ele parece concordar com o seu silncio. Afinal, admite que no fez acordo com a treva: ele a prpria treva, e continua a sentir-se embaraado diante de ns. Depois de uma longa conversa, meramente informativa, em que ele vai revelando sua histria, parece tomar uma deciso mais drstica e comea a falar em altos brados, a dar com as mos na mesa, mas sinto nele falta de convico. Deixo-o falar, para vazar a sua clera, a sua frustrao e o seu temor, at que ele se acalma um pouco e comea a dar-me conselhos e fazer algumas confidncias. Est em crise. Lembra-se de passadas encarnaes e da constante presena do Cristo em suas vidas, mas tambm das inmeras vezes em que a seu ver, traiu o Mestre. Gostaria de voltar a ser um humilde Galileu. Por fim, agarra as nossas mos, chama-nos de amigos e nos adverte agora com total sinceridade dos riscos da nossa tarefa, e parte, em pranto, orando ao Cristo. Tambm a sua perda desencadeou sobre o grupo um processo de agresses violentas e passionais. difcil encontrar um bom planejador para repor uma baixa importante como essa... JURISTAS Muitas vezes nos encontramos com esses trabalhadores das sombras, to compenetrados de suas tarefas como quaisquer outros. So os terrveis juristas do Espao. Estes tambm diz o artigo j citado, em Reformador de fevereiro de 1975 -, autoritrios e seguros de si, exoneram-se facilmente de qualquer culpa porque, segundo informam ao doutrinador, cingem-se aos autos do processo. Nas sua opinio, qualquer juiz terreno, medianamente instrudo, proferiria a mesma sentena diante daqueles fatos. Todo o formalismo processualstico ali est: as denncias, os depoimentos, as audincias, os pareceres, os laudos, as percias, os despachos e, por fim, a sentena invariavelmente condenatria. E at as revises, e os apelos, quando previstos nos cdigos pelos quais se orientam (ou melhor: se desorientam). So tambm impessoais e frios aplicadores das leis. Um desses juzes deu-me a honra de trazer, para argumentar comigo, os autos do processo. Abriu sobre a mesa o caderno, invisvel a mim, e comeou a citar a lista de crimes que o acusado havia cometido, desde o desencaminhamento de jovens inexperientes, at, assassinatos. S depois, pobre irmo, foi descobrir que estava lendo os autos de seu prprio processo! Trouxera consigo um servidor da sua equipe apenas para carregar os autos, coisa indigna de sua elevada 29

condio de magistrado. Quando pediu ao contnuo que lhe passasse os autos, este lhe deu a documentao errada... O engano foi, alis, seu mesmo, porque o bedel lhe dera primeiro um dos processos, e ele, em tom spero e imperioso: No este, o outro! O outro era o dele! J me trouxeram tambm os autos do processo de minha heresia, como tambm autos j arquivados, com sentena proferida, em caso que, segundo este jurista invisvel, eu havia apelado. O EXECUTOR Sente-se tambm totalmente desligado da responsabilidade, quanto s atrocidades que pratica, pois no o mandante; apenas executa ordens. Usualmente, nada tem de pessoal contra suas vtimas inermes. Agasalham-se na crueldade agressiva e fria, sem temores, sem remorsos, sem dramas de conscincia. Quantos deles encontramos nos trabalhos de desobsesso! So remunerados das maneiras mais engenhosas e diversas, as que mais se ajustam sua psicologia, aos seus vcios e s suas deformaes. J vimos o exemplo do sacristo que era pago com suculentas refeies e vinhos deliciosos. H os que so compensados com prazeres mais vis. Outros so estimulados a atos de particular bravura, com vistosas condecoraes. Um deles me exibia, com enorme dedicao e frieza, uma preciosa condecorao por um gesto de enorme dedicao causa de seus mandantes: empenhara-se em castigar sua prpria irm! Outro, desses companheiros desarvorados, deixou-nos uma das mais comoventes lies, escrita, a princpio, com as sombrias cores do rancor, e depois, com as luminosas tintas do amor e da emoo. Empenhara-se num processo tenebroso e complexo, de obsesses violentas, a servio de um grupo que dispunha de vasto plano de atividade. Ao manifestar-se, mal conseguia conter o seu dio e a sua irritao. Revela sua elevada hierarquia, ridiculariza, deblatera, ameaa e diz-se um dos trabalhadores do Cristo. No se teria dignado comparecer diante de ns, se no nos tivssemos metido em coisas que no eram de nossa conta. Conhece-me de longa data: sempre fui um hertico impenitente, metido a reformista. Seus soldados esto l fora, sua espera. Quando, sustentados por luminosos trabalhadores espirituais, comeamos a conseguir dele alguma reao positiva, parece entrar em pnico e no consegue ocultar certo temor, ele que sempre foi destemido homem de ao. Ao cabo de algum tempo de dilogo, nas vrias vezes em que compareceu ao grupo, ofereo-me para ajud-lo, em alguma coisa de que necessite. Pergunto-lhe se no tem algum a quem possamos servir. justamente isso que ele no entende: descobrira que mesmo sem o saber, estvamos j servindo, com todo o nosso afeto e dedicao, a um Esprito muito querido ao seu corao, que em antiga encarnao fora seu filho e que nunca mais esquecera. No podia compreender como estvamos ajudando o menino, a troco de nada, sem exigir coisa alguma, enquanto ele tudo fazia para perseguirnos. Aquilo era demais para a sua compreenso. Havia mais, porm. Descobrira que os mais terrveis obsessores de seu filho eram precisamente os companheiros 30

da sua prpria organizao! E, no entanto, treinara soldados para nos dar combate sem trguas, a ns, que tanto nos esforvamos para ajudar o filho... Era, de fato, incompreensvel... Passadas algumas semanas, obteve permisso para transmitir-nos uma mensagem de gratido, de amor, de arrependimento. Consideramo-la uma das coisas mais lindas e mais emocionantes que tivemos, ao longo de muitos anos de prtica medinica. Quando me lembro disso, ainda me parece ouvir sua voz pausada, embargada, sofrida, a chorar o tempo perdido, a ausncia do filho amado, que no lhe era possvel nem visitar, mas que deixava aos nossos cuidados. Estava de partida para uma nova encarnao, que se prenunciava de muitas dores e renncias, como ele precisava, para o reajuste. Sustentava-o a esperana de um reencontro alhures, no tempo e no espao, um dia... um dia... Assim so eles, pobres irmos desorientados. No nos impressionemos com a sua violncia e agressividade. Trazem dores milenares e, a despeito de si mesmos, preservou-se em seus coraes a pequenina chama do amor. Basta um sopro de compreenso e afeto para que ele se reacenda. O RELIGIOSO impressionante a elevada participao de transviados religiosos no trgico e doloroso desfile de Espritos em lamentvel desequilbrio, nas sesses de desobsesso. Multides de ex-prelados debatem-se, no mundo pstumo, em angustias e rancores inominveis, que se arrastam, s vezes, pelos sculos. Apresentam-se, quase sempre, como zelosos trabalhadores do Cristo, empenhados na defesa da sua Igreja. So argutos, inteligentes, agressivos, violentos, orgulhosos, impiedosos e arrogantes. Parece terem freqentado a mesma escola no Alm, pois costumam trazer os mesmos argumentos, a mesma teologia deformada, com a qual justificam seus impulsos e sua ttica. Tm os seus temas prediletos, como a cena da expulso dos vendilhes do templo, que invocam como exemplo de que a violncia , s vezes, necessria e justificvel, esquecendo-se, deliberadamente, das motivaes daquele gesto: a vergonhosa comercializao das coisas sagradas e a indstria do sacrifcio de pobres animais inocentes. O gesto no gratuito, nem fica sem explicaes. - Ao mesmo tempo escreve Mateus (21:13) Os instrua, dizendo: No est escrito: Minha casa ser chamada casa de orao, por todas as naes? Entretanto, fizestes dela um covil de ladres! A esse comrcio vil, estavam associados os prprios sacerdotes. Muitos daqueles cambistas e negociantes no passavam de meros testas de ferro dos donos da verdade... e do dinheiro. Emmanuel informa, em Paulo e Estevo, que Zacarias, o protetor de Abigail, conseguiu, mediante influncia de certo Alexandre, parente prximo de Ans, incluir-se entre os negociantes privilegiados, que podiam vender animais para os sacrifcios do Templo. Os religiosos desorientados invocam tambm outras passagens, bem escolhidas aos seus propsitos, como aquela em que o Cristo declara que no veio trazer a paz, mas a espada (Mt, 10:34). Kardec tratou dessas questes no captulo 23 de O Evangelho Segundo o Espiritismo, ao qual deu o ttulo de Estranha Moral. Ainda comentaremos tais problemas, quando cuidarmos especificamente das tcnicas e recursos sugeridos para o trabalho de desobsesso. 31

O grande problema desses queridos companheiros desarvorados o poder. Quase sempre exerceram, nas organizaes religiosas a que se filiaram, vida aps vida, posies de mando e destaque. Esto acostumados a dominar os outros, no a si mesmos, pois tudo se permitem, desde que os objetivos que escolheram sejam alcanados. Constituem equipes imensas, que se revezam na carne e no mundo espiritual, mantendo estreito intercmbio, porque tambm se revezam no poder, aqui e l, e, por isso, suas organizaes sinistras e implacveis parecem eternizar-se no comando de vastas massas humanas, encarnadas e desencarnadas. O intercmbio, noite, quando se acham parcialmente libertos os encarnados, intenso. Realizam-se reunies, para debate, estudo e planejamento. Andr Luiz nos d uma pequena amostra dessa atividade em Libertao, no captulo Observaes e Novidades. No mediste, ainda diz Gbio, o instrutor -, a extenso do intercmbio entre encarnados e desencarnados. A determinadas horas da noite, trs quartas partes da populao de cada um dos hemisfrios da Crosta Terrestre se acham nas zonas de contato conosco e a maior percentagem desses semilibertos do corpo, pela influncia natural do sono, permanecem detidos nos crculos de baixa vibrao qual este em que nos movimentamos provisoriamente (1). Por aqui, muitas vezes se forjam dolorosos dramas que se desenrolam nos campos da carne. Grandes crimes tm nestes stios as respectivas nascentes e, no fosse o trabalho ativo e constante dos Espritos protetores que se desvelam pelos homens no labor sacrificial da caridade oculta e da educao perseverante, sob a gide do Cristo, acontecimentos mais trgicos estarreceriam as criaturas. Prestaram bem ateno? Trs quartos da populao encarnada na Terra, ou seja, trs em cada quatro, isto 75%. Andr no fala especificamente de reunies promovidas por religiosos, mas estas so ativas, freqentes e tenebrosas. Comparecem, investidos de enorme autoridade, aqueles que a conquistaram pela ardilosa sagacidade, pela prepotncia e total desinteresse pelos aspectos ticos das questes envolvidas. Ai daquele que se intromete em seus afazeres e tenta impedir a realizao de seus planos criminosos! Precisa estar muito bem preparado, vigilante, guardado na prece e assistido por Espritos do mais elevado teor vibratrio. Ao longo de muitos sculos de intriga poltica, e do exerccio da opresso e da intimidao, esses pobres ministros de Deus desenvolveram apurada tcnica de triturao. Dispem de recursos extremos e no hesitam em empreg-los desde que atinjam seus fins. Conservam, no mundo espiritual, seus paramentos, suas jias e todos os smbolos de suas posies. Vivem em construes suntuosas e soturnas, sentam-se em tronos, cercam-se de ulicos prontos a executar-lhes o menor desejo. Celebram suas missas, pregam sermes, mantendo um ritual pomposo e meramente exterior, tal como faziam aqui na Terra. Uma jovem desencarnada, de quem cuidamos certa vez, nos contou, com penosa ingenuidade, que vivia alegremente, na irresponsabilidade da sua inconscincia. Ligara-se a um ser encarnado, a quem estvamos interessados em ajudar, alis, sem que ele o soubesse. Comparecia uma vez por semana presena do nosso amigo encarnado e o induzia aos desatinos dos sentidos desgovernados, 32

participando, certamente, dessas orgias. Era remunerada com roupas luxuosas e bonitas e, evidentemente, gostava da sua tarefa. Totalmente teleguiada, era simples instrumento sob o poder implacvel de seus senhores. Agindo sob hipnose, atuava precisamente naquilo que constitua o principal problema do companheiro encarnado: sexo. Encontrava-se muito bem preparada pelos seus instrutores. Quando eu lhe disse que era mero instrumento em mos alheias, ela respondeu que no, pois gozava de inteira liberdade. No maldosa, irresponsvel e perturbada. Conta que ainda ontem, na missa, Monsenhor falou que era preciso evitar o aguilho. Sabem, assim, que se sarem dali, por fuga ou fraqueza, encontraro o espectro temido da dor, as lgrimas, o desespero. Enquanto esto ali, tm diverses, prazeres, vestidos bonitos e at mesmo os tranqilizantes psicolgicos para a conscincia atormentada, porque exsacertodes fanatizados e duros ministram-lhes sacramentos, levam-nas s missas que celebram e absolvem-nas dos pecados que porventura tenham cometido. , sem dvida, um plano maquiavlico, com o qual ex-ministros de Deus conseguem manipular, vontade, pobres inocentes teis qus caem sob o poder. A despeito de seus desvairamentos, sinto-a interiormente ingnua, quase pura. Poderia ser minha filha, digo-lhe, e ela responde que, se eu fosse seu pai, ela no teria coragem de vir me ver. Aproveito o ensejo para dizer-lhe que, nesse caso, no anda fazendo boas coisas, como alega, o que parece impression-la. Nesse ponto, ela me confessa que veio escondida. Eles no podem saber... - Portanto digo-lhe eu voc no tem liberdade, como disse... Mais um argumento que ela intimamente reconhece legtimo. Mas, prossegue, tagarelando inconseqentemente, para dizer que quando eu vou l, todas se escondem. Por fim, fao uma prece e ela se sente perdida, sem saber o que fazer. V uma jovem serena e bela que a chama, mas ela teme e hesita: acaba cedendo e parte com ela. Na sesso seguinte compareceu um sacerdote. Tinha forte sotaque alemo e era o guia espiritual do nosso companheiro encarnado, ento sob tratamento em nosso grupo. Viera em busca da filha que desaparecera, precisamente a moa da semana anterior. Pobre irmo desgovernado! Ignorava que ela estava sendo vergonhosamente explorada pela mesma organizao a que ele servia! Dizia Paulo que tudo nos lcito, mas nem tudo nos convm: ou no, desde que os ajude a alcanar seus objetivos. E assim, misturam os conceitos de uma deformada teologia com os ritos da magia negra e com as tcnicas da hipnose e da magnetizao, realizando verdadeiras lavagens cerebrais, provocando pavorosas desfiguraes perispirituais, desencadeando processos obsessivos penosssimos. Uma das infelizes criaturas a que atendemos certa ver, nos contou a seguinte histria: numa existncia anterior, fora trada por uma mulher. Localizando esta agora, em outra vida no ficamos sabendo se casada com o seu antigo marido -, atormentava-a livremente, com rancor e conscincia tranqila, porque um sacerdote, seu amigo, a perdoava e a estimulava a prosseguir na sua deplorvel tarefa. H, tambm, entre eles, os ex-inquisidores. Ainda rancorosos, mais fanticos do que nunca, mantm os mesmos processos de tortura e de encarceramento, em 33

medonhas masmorras infectas. Quantos companheiros no socorremos, apavorados, rodos pelos ratos, enceguecidos pelas trevas, ainda sentindo as sensaes de estrangulamento, carregando correntes imaginrias, com os olhos ou a lngua arrancados, mortos a fome, tuberculosos, desmembrados, alienados, atoleimados, muitos sem condies sequer de chorar... Todo esse arsenal alucinante de opresso e misria tem como suporte uma teologia que lhes prpria. Seus artfices no ignoram as verdades contidas na Doutrina Esprita, nem tm como neg-la, diante do que sabem, mas justificam suas atrocidades com frases estereotipadas, sempre as mesmas, no fundo, embora variadas na forma. Sim, reconhecem, verdadeira a doutrina da reencarnao, por exemplo. A Igreja a admite h muito tempo, dizem, mas conserva tais conhecimentos limitados a uma elite pensante, pois essas informaes no devem ser transmitidas massa popular. Um dia, quando conseguirem restaurar todo o poderio da Igreja, esses conhecimentos sero liberados e o Evangelho do Cristo ser novamente pregado tal como , ou seja, como eles entendem que seja. Um deles me declarou, certa vez, que existe, pronta, uma nova verso do Evangelho, cuidadosamente preparada, para ser lanada no momento oportuno. Esse momento sempre o mesmo: quando restabelecerem novamente o domnio total sobre a Humanidade, tal como no passado, em que era honra concedida aos reis beijarem os ps dos Papas. Enquanto isso, tramam, envolvem, planejam e executam, com a cumplicidade de muitas fraquezas humanas, prprias e alheias. claro, pois, que o alvo de preferncia de suas investidas segue combatendo, com redobrado ardor, quando se passam para o mundo pstumo. Os grupos espritas de trabalho medinico interferem direta ou indiretamente em seus planos. Muitas vezes, tais companheiros encarnados ou desencarnados, sob o guante de terrveis obsesses. que, em no pus oportunidades, os obsidiados so peas importantes no complexo jogo de xadrez das sombras. Verdadeiras batalhas travam-se em torno de determinadas figuras humanas, e os grupos que intentam salv-las das suas aflies precisam estar realmente bem preparados, ou sero impiedosamente esmagados pela agressividade dos poderosos dirigentes das trevas. Por outro lado, o movimento esprita moderno, especialmente no Brasil, conta com enorme quantidade de antigos sacerdotes, arrependidos de seus desatinos passados, procurando, em nova encarnao, lavar as manchas de crimes hediondos que cometeram. Para os antigos comparsas, no entanto, so trnsfugas desprezveis, que cumpre esmagar, apstatas que tm de destruir, herticos que precisam calar, a todo custo. Quantos me tm interpelado, com as mais terrveis invectivas! Um deles, conhecendo meu passado, tanto na Igreja Catlica como na Protestante, me disse, com dio e desprezo: - Protestante e esprita, dois porcos num s... Outro, fantico e no mau, buscava-me h mais de quatro sculos, pois da ltima vez em que fomos companheiros, ramos sacerdotes catlicos, antes ainda da Reforma Protestante.

34

Outros se empenham em recuperar-nos, seja com ameaas, seja com promessas sedutoras ou barganhas inaceitveis. A essa altura, o leitor, algo impressionado, estaria perguntando se no h sacerdotes de boa ndole, no mundo espiritual. Certamente que sim, e, graas a Deus, em grande nmero; com muito mais freqncia, porm, entre aqueles que foram pequenos e humildes servidores da Igreja, conscientes das grandezas do Evangelho de Jesus. So eles os serenos procos de aldeia, monges e frades que se dedicaram caridade e ao servio ao prximo. So muitos os que rapidamente se adaptam s condies do mundo espiritual, onde no encontram nem o cu de gozos inefveis, nem o inferno aterrador, nem tampouco o purgatrio lendrio, mas apenas as condies que criaram para si mesmos. Alguns dos mais destacados membros da hierarquia eclesistica tambm vencem, com surpreendente brevidade, o perodo de perplexidade em que mergulham com a desencarnao. Um deles, manifestado no Grupo Ismael, declara, na sua segunda comunicao: - estupenda a metamorfose que se operou no meu Esprito, desde a visita que vos fiz. Extraordinrio fenmeno, capaz de confundir a inteligncia mais atilada e a criatura melhor provida de conhecimentos teolgicos e profanos. Estupenda, grandiosa, diria mesmo fenomenal, a obra em que colaborais, vs outros, homens terrenos malquistos pela sociedade perversa dos vossos dias. Medito e considero: eu, servidor da Igreja, elevado mais alta dignidade eclesistica, na Terra de Santa Cruz, venho entre vs, criaturas simples, na maioria sem grande preparo intelectual, beber da gua da vida que o ensino da Igreja romana nunca pde proporcionar ao meu esprito sedento. Quando daqui regressei, meus irmos, o Infinito como que se havia transmudado e novo cenrio se me deparou. A coorte dos que me acompanhavam, cabisbaixa e encolhida num recanto, demonstrava a sua contrariedade pelos efeitos que a minha visita produzira em meu esprito. (1) Fora daqueles que, em vida, segundo suas prprias declaraes na sesso anterior, procurara, juntamente com outros dignitrios da sua Igreja, meios de conseguir que cessassem as atividades da Federao, na propaganda do Espiritismo, pelo considerar falsa e errnea essa doutrina, prejudicial ao Catolicismo. Era, agora, socorrido exatamente na organizao que tentara fazer calar. Note-se, tambm, em sua comunicao, a referncia coorte dos que o seguiam e ao desapontamento em que ficaram, ao ver o bravo cardeal render-se espontaneamente queles que todos consideravam como adversrios, que no mereciam piedade nem considerao. De outro cardeal desencarnado ouvi, certa vez, a lamentosa queixa do arrependimento, no pelo combate ao Espiritismo, mas pelo que deixara de fazer de bom, quando dispunha de tantos recursos e poderes, em virtude do ntimo conhecimento dos bastidores polticos da Igreja. Comovente, porm, so as pequenas manifestaes annimas, em servios preciosos, de que somente tomamos conhecimento por via indireta. Um dos poderosos Prncipes da Igreja, impetuoso e arrogante, que nos tratava com superior condescendncia, foi acolhido por um velho e humlimo criado de quarto, que o servira nos seus dias de glria. 35

* Muitas so as lies dolorosas que nos ministram os dramas vividos por esses pobres irmos que insistem em declarar-se trabalhadores do Cristo. Examinando suas tendncias, estudando suas atitudes e pronunciamentos, creio que poderamos identificar duas posies bsicas, neles: ambio e fanatismo. s vezes, a ambio e o fanatismo parecem coexistir no mesmo Esprito, mas ocorrem, tambm, separadas. Os ambiciosos desejam o poder, o exerccio da autoridade. No sabem viver sem mandar, sem oprimir, sem impor sua vontade e suas idias. Movem-nos ambies desmedidas, sustentadas e impulsionadas pela filosofia da restaurao da verdadeira Igreja do Cristo. Quantos deles no nos tm confessado sua impacincia e irritao ante a desagregao da autoridade da velha organizao eclesistica terrena! No essa imagem da Igreja com que sonham. Querem-na forte, poderosa, autoritria, incontestada, ditatorial, como nos tempos idos; no essa a, que est sempre recuando e entregando-se, como se acuada. No mundo espiritual em que vivem, conservaram os modelos medievais, com todo o seu cortejo de vcios. S lhes resta reimplantar esses modelos entre os encarnados, repondo a esclerosada organizao terrena no seu antigo esplendor. certo que, para esses objetivos, encontram apoio nos mais insuspeitados setores da atividade humana, tanto aqui, como no mundo espiritual. Para isto, ligam-se a outros poderosos do passado, com os quais celebram pactos sinistros de apoio mtuo, para partilharem do vasto bolo do poder, se e quando o reconquistarem. comum encontrarmos, entre os desencarnados, sacerdotes de elevada hierarquia eclesistica, perfeitamente entrosados com antigos governantes leigos que se revelaram indiferentes s questes puramente religiosas ou francamente hostis ao movimento cristo, que alguns deles chegaram mesmo a combater tenazmente, quando de suas passagens pela carne. No importa. Desde que constituam bons parceiros na conquista das posies, as tenebrosas alianas realizam-se. Quanto aos fanticos, nem sempre so ambiciosos, no sentido da disputa do domnio poltico. Esto convencidos de que sua forma de pensar a nica certa, com excluso de todas as demais. Combatem o Espiritismo, no tanto porque desejam posies de mando, mas porque o consideram uma odiosa heresia. No fundo, o fantico puro serve de instrumento ao ambicioso, pois este no se interessa pelo pensamento religioso em si, e sim pelo poder que uma teologia deformada e bem manipulada pode proporcionar. Muitos desses Espritos repetem incessantemente seus enganos por sculos a fio, buscando sempre os ncleos do poder, quaisquer que sejam as crenas em que se apiam. Foram hierofantes de decadentes cultos egpcios, por exemplo; repetiram a experincia, como sacerdotes judeus, e voltam a insistir, como prelados catlicos, sempre disputando posies de relevo, de onde possam manobrar. Para que essas mudanas to radicais de posio teolgica no os incomode, condicionam-se a um esquecimento das antigas circunstncias, para no terem que enfrentar conscientemente uma realidade estranha, como a declararem-se em luta pela restaurao da Igreja do Cristo, quando toda a sua atividade e todas as verdadeiras convices so um desmentido formal doutrina 36

de amor contida nos Evangelhos. s vezes, despertam para a realidade, ante o impacto traumtico de revelaes que dormitavam em seus indelveis registros perispirituais, como aquele imponente servidor do Cristo que acabou descobrindo que participara pessoalmente do drama da cruz... Outro ajudou a apedrejar Maria Madalena... Um terceiro lamentava ter queimado uma santa. Seria Joana DArc? Todos esses sabem muito bem por que fogem s lembranas do passado: que as recordaes arrastam-nos, inapelavelmente, a enfrentar suas prprias contradies ntimas, suas hipocrisias, seus desvios, suas fraquezas. O esquecimento deliberado e auto-induzido uma fuga, um esconderijo. Enquanto esto ali, acham-se abrigados da dor. Por isso, no esto interessados, especificamente, nesta ou naquela teologia o que importa a ao, o poder. No fundo, sabem muito bem que no so trabalhadores do Cristo, mas h tanto tempo se condicionaram a essa atitude, que acabam por se convencer de sua autenticidade. preciso um impacto mais violento para desaloj-los de suas terrveis auto-iluses.

ESCLARECIMENTO AO ENCARNADO
Em trabalho desobsessivo, a ateno da equipe da Casa Esprita se volta de modo muito intenso e integral para os desencarnados. A primeira providncia, segundo crem, seria doutrinar os perseguidores invisveis. Esse esforo poder ser improdutivo se no cuidarmos com igual ou mais ateno do obsidiado encarnado. Em vrios casos o obsidiado se apresenta mais endurecido que o seu perseguidor. Como tambm temos conhecimento de que a situao pode ser de obsesso recproca ou at inversa, isto , o que aparenta ser a vtima , na realidade, o algoz. Devemos nos empenhar a fundo na tarefa de esclarecimento ao encarnado. um trabalho que demanda tempo e exige dedicao e perseverana. levantar-lhe as esperanas, se estiver deprimido; Mostrar que todos temos recursos internos que podem enfrentar os problemas; Conscientiz-lo das responsabilidades assumidas no pretrito e que agora so cobradas atravs do irmo infeliz que se erigiu em juiz, cobrador ou vingador; Explicar que somente por meio da renovao ntima que o enfermo alcanar a libertao do seu pensamento, cerceado pelo seu perseguidor. Este, sentindo a modificao da onda mental de sua vtima, encontrando nela os primeiros vestgios de perdo e amor, ir sendo progressivamente tocado por essa mudana. O esclarecimento ao encarnado requer dos encarregados dessa tarefa grande dose de amor, pacincia e f, a fim de que tais sentimentos sejam por ele captados, pois se sentindo envolvido, percebendo que a seu lado esto companheiros que o entendem e o estimam e que esto dispostos a ajud-lo, sentir-se- mais confiante e com maior predisposio para realizar sua reforma interior. 37

O esclarecimento ser feito atravs de conversaes, de reunies adequadas, de palestras, de obras espritas indicadas pela equipe. Quando o assistido no apresentar condies para o esclarecimento, ainda assim devemos conversar com ele, usando uma abordagem apropriada ao caso. Segundo Manoel Philomeno de Miranda isto importante e traz bons resultados, atravs de mensagens esclarecedoras ao subconsciente, pela doutrinao eficaz, conclamando ao despertamento, do que depender sua renovao. Sempre que possvel, os familiares do encarnado em tratamento devem ser orientados quanto sua conduta e participao no tratamento do obsidiado. O problema no isolado, no s dele. O seu grupo familiar tem vnculos profundos que os entrelaam.

A TERAPUTICA ESPRITA
1- Reforma ntima: a transformao moral a meta principal de todo esprita, daquele que sente dentro de si mesmo despertarem todas as potncias. A Doutrina Esprita nos faculta todos os meios para atingirmos esse objetivo. () , pois, indispensvel que o obsidiado faa, por sua parte, o que se torne necessrio para destruir em si mesmo a causa da atrao dos maus Espritos. (LE, 479 Allan Kardec). 2- O Valor da Prece: Em todos os casos de obsesso, a prece o mais poderoso meio de que se dispe para demover de seus propsitos malficos o obsessor (GE, captulo XIV, item 46 Allan Kardec). 3- A Ao do Pensamento: Pensar criar. (Po Nosso, Emmanuel, captulo 15). Todas as obras humanas so resultado do pensamento das pessoas. O bem e o mal, o feio e o belo, viveram, antes de tudo, na mente de quem os produziu. Nossos pensamentos, na nossa cabea formam uma idia que tem forma, a forma-pensamento. Os benfeitores espirituais nos tm ensinado sobre a importncia de nossa atitude mental. A necessidade de que temos de selecionar as ondas mentais que emitimos e captamos. Modificar o estado mental arejar a mente, higienizando atravs de pensamentos sadios, otimistas, edificantes. abrir as janelas da alma atravs da prece, permitindo que um novo sol brilhe dentro de si mesmo, gerando um clima interior que favorea a aproximao de Espritos Bondosos. Somos responsveis pela qualidade dos nossos pensamentos, deve disciplinar nossos comportamentos, atitudes, emoes e, principalmente, o nosso pensamento. 4 O Poder da Vontade: A vontade o comando geral de nossa existncia. Ela a manifestao do ser como individualidade, no uso de seu livre-arbtrio. Temos a liberdade de escolher, de optar, mas s o faremos quando usarmos a nossa vontade. Devemos esclarecer ao encarnado o quanto essencial a sua participao no tratamento e que deles mesmos depender, em grande parte, o xito ou o insucesso em alcanar a cura. 5 A Terapia da Caridade: O encarnado deve ser esclarecido sobre a importncia da caridade para a sua melhoria interior. Joanna de Angelis nos alerta para que olhemos em torno de ns, porque certamente estaremos cercados de

38

irmos em situaes mais dolorosas e que auxiliando-os, estaremos amenizando as nossas provaes. Ao atend-los, estaremos fazendo ao prprio Cristo. 6 Fluidoterapia: o tratamento feito atravs dos passes e da gua fluidificada. O passe uma doao ao assistido, daquilo que o mdium tem de melhor, enriquecido com os fluidos que o seu Mentor Espiritual traz, e ambos mdium e Benfeitor Espiritual -, formando uma nica vontade e expressando o mesmo sentimento de amor. O passe, por isso, traz benefcio imediato. O doente, sentindo-se aliviado, mesmo que por alguns momentos, ter condies de lutar por sua vez na parte que lhe compete no tratamento. 7 Culto do Evangelho no Lar: Dedica uma das sete noites da semana ao Culto do Evangelho no Lar, a fim de que Jesus possa pernoitar em sua casa. Quando o Lar se converte em santurio, o crime se recolhe ao museu. (Joanna de Angelis).

BIBLIOGRAFIA
Livro dos Mdiuns, captulo XXIX, item 331 Allan Kardec. Livro Obsesso, o Passe, a Doutrinao J. Herculano Pires So Paulo SP, Editora Paidia 5 Ed. 1992. Livro - Leis Morais da Vida - Joanna de Angelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, captulo 60. Livro - Desobsesso, captulo 13 por Andr Luiz. Livro Esclarecendo os Desencarnados - Autor - Umberto Ferreira FEEGO. Livro Obsesso/Desobsesso - Suely Caldas Schubert FEB - Terceira Parte Reunio de Desobsesso Item 12 GE, captulo XIV, item 46 (Allan Kardec). Livro Como Doutrinar os Espritos Vanderley Pereira Edies FEEC (GEPE) Livro - Dilogo Com as Sombras Hermnio Miranda COORDENAO: Maria Alice Moutinho - FEDF ELABORAO: Regina de Ftima Rodrigues de Souza CEOC/CASEL Joo Donadon CEOC/CASEL

39

Vous aimerez peut-être aussi