Vous êtes sur la page 1sur 5

DIREITO CONSTITUCIONAL

QUESTIONRIO: DIREITOS FUNDAMENTAIS


1 - (DELEGADO DA POLCIA CIVIL-MG/2007) como fundamentais, os seguintes direitos e garantias: A ( ) A no interveno do Estado na economia, a impenhorabilidade do bem de famlia e a inimputabilidade penal dos menores de 18 anos. B ( ) A gratuidade dos registros pblicos aos reconhecidamente pobres, o direito a todo indivduo de constituir empresa e o mandado de segurana. C ( ) A ao civil pblica, a impenhorabilidade do bem de famlia e taxas de juros compatveis com o poder aquisitivo da populao. D ( ) O direito de herana, a indenizao do condenado por erro judicirio e o mandado de segurana individual e coletivo. 2 Acerca dos direitos fundamentais, julgue os itens seguintes. Considere a seguinte situao: Marcelo Delegado de Polcia Federal e, em operao de rotina, prende Bruno em flagrante delito de trfico internacional ilcito de substncia entorpecente. Na carceragem da Superintendncia Regional do Departamento de Polcia Federal (SR/DPF), Marcelo pe-se a ameaar Bruno, caso ele no confesse o nome dos demais integrantes de sua quadrilha. Diz-lhe, por exemplo, que voc no ter sossego enquanto no os apontar, que voc e sua famlia podero arrepender-se se no colaborarem com a ao policial e que voc no sabe com quem est lidando, e que ele, por ser traficante de drogas, no ser humano, entre outras bravatas. Marcelo, no entanto, embora repita essas afirmaes vrias vezes a cada dia, durante a priso de Bruno, preserva-lhe a integridade fsica. Na situao apresentada, Marcelo no chegou a ultrapassar os limites do que preceitua a Constituio 1) 2) ( )A Constituio brasileira protege o direito vida, e no tolera, em circunstncia alguma, a pena de morte. ( )Considere a seguinte situao: Cludia namorada de Lus e recebe uma carta endereada a ele. Por ser muito curiosa, Cludia no resiste e abre a carta. Na situao descrita, alm de haver praticado o delito de violao de correspondncia, Cludia feriu norma constitucional. A Constituio Federal intitula,

3)

( )Considera a seguinte situao: Antnio e Pedro so homossexuais e vivem na mesma casa, que foi adquirida com o resultado do trabalho de ambos e est em nome deles. Os dois so maiores, capazes e economicamente independentes. Na situao descrita, postas de lado possveis discusses religiosas, culturais e morais, Antnio e Pedro, juridicamente, tm direito proteo constitucional de seu modo de vida.

4)

)Considere a seguinte situao: a assemblia legislativa de um estado da

federao aprovou lei, que veio a ser sancionada pelo governador, criando o ttulo de Benfeitor do Estado, a ser outorgado por ato do chefe do Poder Executivo e que conferiria ao respectivo portador certas vantagens e privilgios, como alquotas tributrias reduzidas e pontos adicionais em concursos pblicos e licitaes. Na situao descrita, a despeito da aparente ofensa ao princpio da igualdade, esta, na verdade, no foi ferido, porquanto a Constituio Federal consagra a igualdade perante a lei, que dirigida aos aplicadores da lei, mas no a igualdade na lei, direcionada ao legislador. 3 - acerca dos direitos fundamentais na Constituio da Repblica de 1988, julgue os itens seguintes. (1) ( )Se Patrcia foi presa em flagrante pelo crime de descaminho, em detrimento dos interesses da Unio, e, ao chegar Superintendncia Regional do Departamento de Polcia Federal para ser autuada, apresentou cdula de identidade regularmente expedida, Jlio, o Delegado de Polcia Federal que presidia o inqurito policial, para prevenir possveis e eventuais dvidas acerca da pessoa da autuada, determinou que fossem coletadas suas impresses papiloscpicas, ento Jlio feriu a Constituio. (2) ( )Considere a seguinte situao: Joo e Maria firmaram um contrato de emprstimo, mediante o qual esta emprestou quele a importncia de R$ 5.000,00, a ser devolvida aps seis meses, sob pena de priso de Joo. Aps o trmino do prazo contratual, Joo tornou-se inadimplente e, a despeito dos prazos de tolerncia concedidos pela credora, no liquidou o dbito. Maria, ento, com apoio no instrumento contratual ajuizou ao contra o devedor impontual, requerendo ordem judicial para que ele fosse preso, at o pagamento da dvida. correto afirmar que, na situao apresentada, esse ltimo pedido no pode merecer deferimento.

(3)

( )Considere a seguinte notcia, de autoria do jornalista Lcio Vaz, divulgada na Folha de S. Paulo, em 15/09/97: a Cmara dos Deputados pagou o salrio de sete jogadores e do supervisor do time de futebol do Itumbiara Esporte Clube. Todos eles foram contratados por meio do gabinete do deputado Z Gomes da Rocha (PSD GO), presidente do clube de 94 a 96, que confirmou ter contratado os jogadores pelo gabinete e disse que voltar a faz-lo se for presidente do clube de novo. Em face dessa notcia e partindo da premissa de que inconstitucional e lesivo ao patrimnio pblico o pagamento de remunerao, com verba pblica, em situao de ofensa aos princpios da finalidade e da moralidade, qualquer cidado poderia ajuizar, com base na Constituio, mandado de segurana contra os atos do citado parlamentar.

(4)

( )O habeas corpus cabvel no s contra a leso a certo direito como tambm se houver apenas ameaa a ele.

(5) ( )A Constituio, por exigncia do princpio da segurana jurdica, no permite a retroatividade da lei penal, em hiptese alguma. 4 - luz das normas constitucionais acerca dos direitos fundamentais, julgue os itens que se seguem. (1) ( )Sabendo que o Regime Jurdico nico dos Servidores Civis da Unio RJU estabelece os deveres do servidor pblico e as sanes aplicveis em caso de inobservncia deles, a saber: advertncia, suspenso, demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade e destituio de cargo ou funo comissionada, e supondo que o Presidente da Repblica, no exerccio do poder regulamentar de que dispe como chefe da administrao pblica federal, resolva criar mais uma modalidade de sano: a disponibilidade sem remunerao, correto afirmar que ele poderia faz-lo sem afronta Constituio, desde que baixasse o competente decreto. (2) (3) ( )A Constituio estabelece que os direitos e garantias fundamentais nela previstos tm seu gozo sujeito regulamentao, por lei, de cada um deles. ( )No interesse da investigao criminal, a Constituio admite que o preso fique incomunicvel por um prazo razovel, at que seja interrogado, somente aps o que ter amplo direito de se entrevistar com seu advogado. (4) ( )A Constituio prev que ningum ser levado priso ou nela mantido, quando a lei admitir liberdade provisria, com ou sem fiana. No entanto, o

cidado pode ser recolhido priso, em certos casos, antes mesmo de ser condenado por sentena criminal transitada em julgado. (5) ( )Considere a seguinte situao: Carlos adepto radical de um movimento pacifista-anrquico, sendo, por isso, contrrio at existncia do Estado. No concorda, tambm, pela mesma razo, com a imposio compulsria de nenhuma dever jurdico s pessoas, como o pagamento de impostos, o servio militar obrigatrio e as prestaes alternativas previstas na lei em lugar deste. Carlos, por sua atitude, refugiou-se com a famlia em uma praia distante. Conforme a situao apresentada, se mantiver a recusa ao cumprimento das obrigaes a todos impostas e das prestaes alternativas previstas em lei, Carlos poder ser privado de direitos, mesmo estando fundamentado em convices filosficas e polticas. 5 - Selecione o item incorreto. Segundo a Constituio Federal, no haver penas: a) de morte; b) de carter perptuo; c) de trabalhos forados; d) de banimento.

6 - A Constituio Federal de 1988 enumerou em seu art. 5 direitos e deveres individuais e coletivos, ao tratar dos direitos e garantias fundamentais. Sobre o tema assinale a assertiva INCORRETA: a) O princpio da concordncia prtica ou da harmonizao deve ser utilizado na resoluo de conflitos entre dois ou mais direitos ou garantias fundamentais, de forma a coordenar e combinar os bens jurdicos em conflito, evitando-se o sacrifcio total de uns em relao aos outros. b) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, quanto inviolabilidade domiciliar (art. 5, XI, CF), deve o termo domiclio ser interpretado restritivamente, no podendo abranger o local onde se exerce a profisso ou a atividade, a exemplo de escritrios profissionais.

c) Relativamente ao princpio da igualdade, pode-se afirmar que os tratamentos normativos diferenciados so compatveis com a Constituio Federal quando verificada a existncia de uma finalidade razoavelmente proporcional ao fim visado. d) Acerca dos sigilos bancrio e fiscal, observa-se que o princpio do contraditrio no prevalece na fase inquisitorial, permitindo-se a quebra do sigilo sem oitiva do investigado. 7 - Em relao aos direitos e garantias fundamentais, assinale a opo correta. A Considere que Mauro, brasileiro nato, tenha sido contratado por uma empresa de um pas cuja lei estabelece, como condio para a sua permanncia no respectivo territrio, a sua naturalizao. Nessa situao, ao optar pela naturalizao estrangeira, Mauro perder a nacionalidade brasileira. B Considerando-se que Joo, com 18 anos de idade, saiba apenas desenhar o seu prprio nome, correto afirmar que Joo elegvel ao cargo de vereador ou deputado estadual. C Conforme a literalidade da Constituio Federal de 1988, os chamados direitos sociais no estariam acobertados pelo manto das chamadas clusulas ptreas. D Compete justia federal julgar as causas relativas a direitos humanos. GABARITO: 1 D 2EECC 3CCECE 4EEECC 5A 6B 7-C 8 Como esto distribudos os direitos fundamentais na Constituio Federal de 1988? 9 Cite e explique as caractersticas dos direitos fundamentais. 10 Os direitos fundamentais da Primeira Gerao so inspirados em que princpios? 11 Diferencie os direitos fundamentais das quatro Geraes.

Vous aimerez peut-être aussi