Vous êtes sur la page 1sur 4

Universidade Federal de Santa Catarina INE - Departamento de Informtica e Estatstica Disciplina: INE5611 Sistemas Operacionais Prof.

.: Carla Merkle Westphall Aluno: Jhonatan Carlos de Morais Matrcula: 11101359

Roteiro: Gerenciamento de memria virtual no Kernel Linux 1 O tamanho de todos os processos em execuo maior do que a quantidade de RAM existente; quando h uma quantidade excessiva de dados gerados por aplicaes; quando a memria alocada para uma determinada operao e no liberada quando desnecessria; quando h um processador com baixo desempenho acaba por sobrecarregar a memria principal. 2 Significa dizer que o programa no consegue liberar uma poro de memria que foi alocada por uma operao que ele j utilizou, sendo assim, a mesma no mais necessria. Geralmente um problema de programao e h diversas maneiras de se lidar com isso, uma delas lanar uma nova verso do programa corrigindo o problema. 3 - A memria virtual a soma da memria RAM com a rea de disco. Tem objetivo de dar aos programas mais memria do que realmente a mquina tem, fazendo com que ele rode sem maiores restries. No entanto, programas s podem ser executados em memria RAM, fazendo da rea de disco uma rea de espera para que seja usada pelo programa. 4 - No desejvel, pois todos os processos deveriam ser executados em memria RAM. Ele utilizado em maquinas que esto com o processo de hibernao ativado. 5 O sistema Buffer-cache minimiza os acessos a disco mantendo em memria aqueles blocos mais recentemente utilizados. O conjunto de buffers em memria e as operaes de gesto desses buffers constituem o buffer -cache. Operao de leitura: Se existe uma cpia do bloco na cache ela utilizada, seno o bloco lido do disco para um dos buffers da cache. Operao de escrita: mantida uma cpia do bloco na cache. Nem sempre o bloco imediatamente escrito em disco. Buffer a parte do sistema que responsvel por gravar na memria RAM o posicionamento de arquivos no disco. 6 Sistema buffer-cache j explicado na questo anterior. Cache a parte do sistema que mantm uma cpia dos arquivos executveis e dos dados na RAM.

7 - Complete: Discos so lidos em milissegundos (unidade de medida). RAM lida em nanosegundos(unidade de medida). 8 - A rea de controle deleta a referncia do arquivo da rea de dados, porm o arquivo continua naquele local, se aquele espao vir a ser utilizado novamente o arquivo ser sobreescrito. 9-

10 a) Quantidade de memria RAM. b) Exibe a quantidade de memria usada/livre menos a soma das memrias cache e buffers. c) No foi utilizada a rea de swap pois nunca faltou memria RAM. 11 - A carga de arquivos de texto feita em blocos, carregando os blocos subsequentes sobre os anteriores. 12 - Porque o Kernel no mata outros processos em busca de memria RAM, primeiramente ele esvazia os buffers, e se ainda no houver memria suficiente ocorre "kernel panic".

13 a, b, c, d, e

14 b)

c)

d)

15 - O tamanho mnimo de swap aquele que no ocupa espao em excesso no disco e d conforto ao sistema operacional, deixando uma rea disponvel que seja considervel para atender as necessidades do sistema operacional. O swap mximo, no kernel 2.6 do linux, pode ser de at 32 reas de 64 GB cada (o tamanho excedente ignorado). Se a mquina estiver em hibernao, o swap mnimo ser o tamanho da RAM somada a quantidade necessria para uma operao normal do sistema operacional. 16 As arquiteturas de 32 bits endeream at 4GB de RAM (2 ^ 32 conjuntos de 8 bits de transmisso de dados ou bytes). O espao do usurio limitado a 3 GB em arquiteturas de 32 bits, pois isso parte de um padro antigo. A soluo utilizar um kernel de 32 bits com PAE (Physical Address Extension) habilitado ou um kernel de 64 bits. Os kernels com PAE endeream at 64 GB de RAM (2 ^ 36). Na teoria kernels de 64 bits endeream 2 ^ 64 bytes, j na prtica , o atual kernel linux de 64 bits enderea at 2 ^ 46 bytes (64 TB). 17 - Comando free, top, memstat, pmap, programa mrtg.

Vous aimerez peut-être aussi