Vous êtes sur la page 1sur 2

LISTA DE EXERCCIOS PRIMEIRO ANO TABELA PERIDICA PARTE I

Esta lista possui exerccios apenas da parte introdutria de Tabela Peridica. Ser elaborada uma segunda lista com exerccios de Propriedades Peridicas. Bom Estudo!!! 1 Completar as lacunas com as palavras apropriadas. A tabela peridica a organizao dos _______________________ em ordem ________________ de ____________________________. dividida em 7_________________ e 18 _________________ que tambm podem ser denominadas________________. Em sua construo os elementos foram agrupados em 3 categorias, de acordo com suas caractersticas: Os _______________ como, por exemplo, Ferro, Cobre, Ouro, e Prata; os ___________________ como o Oxignio, Carbono e Cloro; e os ___________________ como o Hlio, por exemplo. As ________________ ou _________________ so organizados em duas divises (A e B) denominadas ___________________ e __________________. 2 Complete a tabela abaixo: GRUPO FAMLIA 1 2 13 14 15 16 17 18 3 Considere as seguintes distribuies eletrnicas de tomos, no estado fundamental, para os elementos A, B e C: A 1s2 2s2 2p6 3s1 B 1s2 2s2 2p6 C 1s2 2s2 2p6 3s2 a) Quais so os perodos aos quais estes elementos pertencem? Justifique. b) A quais famlias estes elementos pertencem? Justifique. c) Para cada um destes elementos diga qual o nmero de eltrons emparelhados. 4 Considere um calcognio localizado no quarto perodo da tabela peridica. Responda aos itens sem olhar na tabela peridica. a) Quantos eltrons este elemento possui na sua camada de valncia? Justifique. b) Quantos eltrons h no subnivel mais energtico? Justifique. c) Quantos eltrons desemparelhados existem na camada de valncia? Justifique. NOME DA FAMLIA ELEMENTOS IMPORTANTES

5 Para cada uma das afirmativas abaixo, julgue verdadeiro ou falso justificando todos os itens: I - O elemento qumico de nmero atmico 30 tem 3 eltrons de valncia. II - Na configurao eletrnica do elemento qumico com nmero atmico 26 h 6 eltrons no subnvel 3d. III 3s2 3p3 corresponde a configurao eletrnica dos eltrons de valncia do elemento qumico de nmero atmico 35. IV - Na configurao eletrnica do elemento qumico de nmero atmico 21 h 4 nveis energticos. 6 - O diagrama a seguir representa tomos de elementos com eltrons distribudos em quatro nveis energticos e que se situam nos blocos s, p e d da Classificao Peridica.

Considerando que s, p e d so conjuntos de tomos que apresentam, respectivamente, orbitais s no ltimo nvel, orbitais p no ltimo nvel e orbitais d no penltimo nvel e que formam os subconjuntos R, X e Q, s no podemos afirmar corretamente que: a) um tomo situado em Q pertence ao subgrupo A, do grupo 1 ou 2 da Classificatria Peridica. b) um tomo situado em Q tem nmero atmico 19 e 20. c) os tomos situados em X tm nmeros atmicos que variam de 19 a 36. d) os tomos situados em R tm nmeros atmicos que variam de 21 a 30. e) os tomos situados em R so elementos classificados como metais.

Vous aimerez peut-être aussi