Vous êtes sur la page 1sur 2

HORRIO ELEITORAL

Propaganda gratuita e dilogo com o eleitor


As opinies sempre se dividem quando o assunto o horrio eleitoral gratuito. Para os polticos e os responsveis pelo seu marketing, trata-se de um elemento decisivo: a partir do que vai ver na propaganda de rdio e TV que o eleitor far suas escolhas. S ento a campanha comea de fato e as pesquisas vo refletir um quadro mais fiel dos vencedores e perdedores. No compartilha desse mesmo entusiasmo o eleitor, embora seja o principal interessado no resultado da campanha. Como bem notou a analista poltica Dora Kramer, a maioria dos eleitores acaba considerando o horrio eleitoral "um verdadeiro suplcio, uma legtima subtrao unilateral do direito de ver e ouvir o que lhe interessa". Sem poder tirar a razo de nenhuma das partes, existem alguns aspectos que devem ser levados em considerao por quem pretende refletir sobre essa questo, que certamente contribui para a construo da cidadania no pas.

Modelo brasileiro
Em primeiro lugar, importante ter em mente que o modelo brasileiro de campanha, estabelecido basicamente pela lei 9.504/97, d acesso mdia eletrnica para os polticos, a partir de regras que visam a reduzir a desigualdade de oportunidades entre eles. Nesse sentido, nosso modelo muito mais democrtico do que o dos Estados Unidos, por exemplo. L, os altos custos da propaganda em rdio e TV so bancados por doaes de quem tem capital para tanto, ou seja, a cpula dos diversos setores econmicos. Quer dizer, os candidatos que mais agradam aos doadores angariam mais recursos - sem falar que isso tambm pode facilitar eventuais trocas de favores entre o eleito e os que o apoiaram. Em segundo lugar, especificamente no caso das prximas eleies, h 15 mil candidatos a prefeito e 350 mil a vereador em mais de 5 mil municpios e eles disputam o voto de cerca de 130 milhes de eleitores. So nmeros que, em princpio, deixam claro que j no so suficientes as campanhas com base no contato direto entre o candidato e o eleitor, especialmente nos grandes centros urbanos.

Dilogo indireto
Por fim, deve-se tambm ter em vista que o horrio eleitoral gratuito um dos raros momentos em que os candidatos se dirigem diretamente ao eleitorado como um todo, em vez de falar s a outros polticos ou s pessoas que eles encontram nos locais onde esto as suas bases eleitorais. Desse modo, dadas as circunstncias, trata-se de um momento em que o candidato precisa falar o que o eleitor quer ouvir e, para isso, antes de mais nada, o candidato precisa descobrir as necessidades do eleitor, a fim de definir suas propostas e seus

projetos de trabalho. Ainda que indireto, um dilogo tem de ser estabelecido. No h como escapar disso, apesar de todos os artifcios da propaganda e do marketing.

Legislao
A propsito das eleies brasileiras, o eleitor no pode deixar de saber que elas so organizadas a partir de leis regulamentadas pelo Tribunal Superior Eleitoral, um rgo do Poder Judicirio. O advogado Emanuel de Abreu Pessoa, professor da Universidade Federal do Cear, explica que as principais so "o Cdigo Eleitoral (lei 4.737/65), a chamada Lei das Eleies (9.504/97), j mencionada, e ainda a lei 11.300/06, tambm conhecida como minirreforma eleitoral". O advogado lembra, porm, que "alm das leis, h ainda as resolues do Tribunal Superior Eleitoral, que regulamentam com maior especificidade as leis". "Para as eleies de 2008, por exemplo, o TSE j editou 12 resolues, que tratam desde os atos preparatrios, a recepo de votos, as garantias eleitorais e a totalizao dos resultados at os modelos dos lacres e seu uso nas urnas, etiquetas de segurana e envelopes com lacres de segurana". Entre estas resolues, merece destaque a de nmero 22.713/08, que dispe sobre os procedimentos de identificao biomtrica do eleitor e votao nas sees eleitorais dos municpios de Ftima do Sul (MS), Colorado D'Oeste (RO) e So Joo Batista (SC). Ser a primeira vez que uma eleio contar com a identificao biomtrica do eleitor, isto , a identificao das impresses digitais por computador. Utilizado experimentalmente nesses municpios em 2008, o sistema deve tornar as eleies brasileiras ainda mais rpidas e seguras. *Antonio Carlos Olivieri escritor, jornalista e diretor da Pgina 3 Pedagogia & Comunicao. olivieri@pagina3ped.com

Vous aimerez peut-être aussi