Vous êtes sur la page 1sur 19

Informtica para Concurso Excel Mdulo 04

rea de trabalho do Excel 2003: A rea de trabalho do Excel tem algumas particularidades que devemos compreender: O Excel no se parece com uma pgina (ele no tem essa preocupao, como o Word tem). Ele formado por 256 colunas (da A rea at a IV) e 65536 linhas (numeradas). Toda esta rea chama-se Folha, Cada Planilha (Plan1; Plan2; Plan3...) uma folha, e podemos ter N planilhas em uma pasta de trabalho. O Limite a mquina, de acordo com sua configurao. O encontro de uma linha com uma coluna forma uma clula, que o local onde escrevemos os dados do Excel. Por exemplo, O encontro da coluna B com a linha 4 forma a clula denominada B4. O encontro da coluna GF com a linha 7845 forma a clula GF7845. Para escrever numa clula basta Clicar nela e comear a digitar, se confirmarmos com ENTER, o contedo fica na clula, se cancelando com ESC, o contedo no chega a entrar na clula. Guias das planilhas: O Arquivo do Excel chamado PASTA DE TRABALHO, isso significa que quando voc salva um documento no Excel este chamado de pasta de trabalho. Um arquivo do Excel 2003 pode possui vrias planilhas (pense nas planilhas como pgina das pastas de trabalho). Cada planilha possui 256 colunas e 65536 linhas independentes das outras planilhas. Inicialmente o Excel possui 03 planilhas, que podem ser renomeadas (dando dois cliques na guia da planilha) e podemos tambm acrescentar mais planilhas (Menu Inserir/planilha). Podemos excluir uma planilha que no desejemos mais no Menu Editar, opo Excluir planilha. Barras de rolagem: Como no possvel colocar todas as 256 colunas e 65536 linhas numa tela s, podemos utilizar as barras de rolagem para visualizar as partes da planilha que porventura estiverem sedo escondidas. CONHECIMENTO DOS PRINCIPAIS RECURSOS DO EXCEL possvel realizar uma srie de operaes com o Excel, ele nos permite construir verdadeiros programas para calcular aquilo que desejamos. Para esse fim, o Excel conta com uma srie de comandos, dos quais alguns so inteiramente idnticos aos do Word, inclusive com suas teclas de atalhos (Como Salvar, Imprimir, Novo, Copiar, Colar, etc...) para digitar no Excel, usamos clulas, como vemos a seguir:

Microsoft Planilhas Eletrnicas Necessitamos constantemente calcular contas, valores a receber e a pagar (a Segunda sempre mais freqente). Para nos auxiliar nesta cansativa tarefa, fazemos uso de programas que gerenciam planilhas de clculos (o mais comum e poderoso , sem dvida, o Microsoft Excel). Esses programas podem calcular para ns (desde que construamos a estrutura desses clculos), podem comparar dados e desenhar grfico. A Microsoft no ficou de fora na briga dos programas de planilha, o Excel o mais fcil e poderoso programa de clculos que existe. A cara do Excel est apresentada a seguir, bem como, as explicaes mais bsicas de seus componentes:

Barras de Menus e Barra de Ferramentas: tm as mesmas funes no Word, os comandos dos menus Arquivo e Editar so basicamente os mesmos, algumas ferramentas tambm (pode comparar com a foto da tela do Word). Barra de frmulas: o que se escreve em qualquer parte do Excel, apresentado ao mesmo tempo nesta barra em branco (que s est em branco porque no h nada escrito). Se em algum lugar do Excel existi um valor numrico obtido por uma frmula, esta barra mostrar a frmula que estiver por trs do nmero, basta selecionar a clula. Barra de Endereo: apresenta da cdula onde nos encontramos naquele momento. O endereo pode ser o padro do Excel, como F79, ou podemos renome-lo, por exemplo, para TOTAL, ou qualquer outra coisa, atravs da caixa de nome.

NUCE | Concursos Pblicos

www.nuceconcursos.com.br | Informaes: (81) 3198.1414

Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concurso Excel Mdulo 04


Note que cada informao foi digitada em uma diferente, inclusive o ttulo, que por ser muito maior que a largura da clula, se estendeu pelas clulas adjacentes (mas foi digitado somente na clula A1). A Clula C11 chamada de Clula Ativa, pois o cursor (borda mais grossa) est apontado para ela neste momento. Seguem abaixo os critrios para que o Excel interprete as informaes: Texto: Contendo letras, espaos, sem que seja nmero ou clculo, o Excel interpreta como se fosse texto, exemplo: Av. Bernardo Vieira de Melo, 123 Nmero: quando possuir apenas caracteres numricos, ou pontos ou vrgulas em posies corretas, entendido como nmero, exemplo: 123 ou 1.300,00 Clculo: Toda vez que comeamos a clula com o sinal de = (igual), + (mais), - menos) ou @ (arroba) o Excel tende a interpreta como clculo, exemplo: =a10+(a11*10%). NOTA: Quando iniciamos uma clula com o sinal de + (mais), - (menos) e @ (arroba), o prprio Excel se encarrega de acrescentar ou substituir o caractere pelo sinal de =(igual) antes da expresso. Lembrando que no caso da subtrao (-) o valor ficar negativo. Frmulas e Funes no Excel Como Automatiz-lo No Excel podemos fazer uso de clculo para que o prprio programa calcule por ns, existem basicamente dois tipos de clculo: As frmulas e as funes, ambas devem ser escritas com o sinal de = (igual) precedendo-as para serem entendidas como clculos. Preste ateno tela abaixo, verifique que as clulas em negrito so respostas aos dados inseridos em cima: Portanto, os clculos no Excel, sejam frmulas ou funes (que iremos ver posteriormente), so utilizados para automatizar a planilha de clculos, desde que se utilize referncia de outras clulas, onde esto localizados os dados a serem calculados. Frmulas Frmulas so os clculos no Excel que parecem com expresses matemticas, e que utilizamos apenas operadores matemticos e referncia de clulas ou valores. Em suma, quando o clculo possui apenas nmeros e sinais matemticos, uma frmula. Exemplo: de frmula: =E1+12 =A1+A2 =C1*C2 =A1*(3-B1)/(2-F40) =J17*2%-E1*3%.

O uso dos parnteses tem a mesma funo no Excel que possui na matemtica, que forar a resolver uma determinada parte do clculo antes de outras que teria maior prioridade. Sabemos que a multiplicao e a diviso tm maior prioridade que a adio e a subtrao e que, numa expresso, elas seriam resolvidas primeiro. Mas se possuirmos parnteses, a histria pode tomar rumos diferentes, verifique os exemplos abaixo: 2+4*2 = 2+8 = 10 (Multiplicao primeiramente, pois tem prioridade). realizada

(2+4)*2 = 6*2 = 12 (Adio realizada primeiro, por causa dos parnteses) Como escrever equaes complexas com o Excel? No se preocupe, isso s um problema de traduo, que seria apenas a mudana do modo de escrita conhecido por todos que entendem matemtica para o modo que o Excel entende, veja abaixo: 18 [20 x (3+1) 2] = (18-(20*(3+1)-2)) / ((2-1)*7) (2-1) x 7 Como pode ver, para separar numerador de denominador, foi necessrio usar no somente o smbolo de diviso (a barra /), mas tambm os parnteses para definir bem quem seria dividido e quem seria divisor. Foi por isso que cercamos completamente o numerador com um par de parnteses e fizemos o mesmo com o denominador. Operador matemtico usados nas frmulas:

Pode-se ver que a clula ativa (no caso, E11) est apresentando o valor 160, mas seu verdadeiro contedo est sendo mostrado na Barra de Frmulas (=E4+E5), esta frmula soma o valor que est na clula E4 com o valor da E5. Ou seja, quando preenchemos uma clula com um clculo, este implica no aparecimento do resultado, mas a frmula ainda pode ser vista com a ajuda da Barra de frmula. No comum construir frmulas deste tipo: =12+140, pois seta frmula est somando dois valores fixos, portanto, seu resultado sempre ser fixo (152, no caso). A maneira mais usada (e ideal) de se utilizar clculos usando referncia de outras clulas (como no caso anterior, que se falou em E4 e E5). NUCE | Concursos Pblicos
2

Operao Adio Subtrao Multiplicao Diviso Potenciao

Matemtica A+B AB AxB AB AB

Excel =A+B =AB =A*B =A/ B = A^B

Funes Funes so comandos que existem somente no Excel, para executamos equaes matemtica complexas, ou equaes de comparao, referncia, condio, contagem, e ate mesmo, operaes com texto.
www.nuceconcursos.com.br | Informaes: (81) 3198.1414

Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concurso Excel Mdulo 04


Existem 227 funes diferentes, para as mais diferentes reas de utilizaes de clculos, como engenharia, matemtica geral e financeira, trigonometria, geometria, estatstica, contabilidade, e funes gerais como as que trabalham exclusivamente com hora e data, com texto e com referncias condicionais. Basicamente qualquer funo do Excel pode ser escrita com a seguinte Sintaxe: = NOME_DA_FUNO (ARGUMENTO) Onde NOME_DA_FUNO o nome da mesma (cada funo tem o seu) e os ARGUMENTOS so informaes que fazem a funo trabalhar corretamente. Algumas funes solicitam um argumento, outras podem solicitar vrios argumentos, outras simplesmente requerem os parnteses vazios. Se alguma funo necessita de mais de um argumento, eles vm separados por; (ponto e vrgula) dentro dos parnteses, se no lugar do ; , aparecer um sinal de : (dos pontos), significa que estamos apontando para um intervalo de clulas (ou seja, C4; C20 lido como C4 e C20 e a expresso C4:C20 lido C4 at C20, incluindo tudo que estiver no meio delas). Abaixo uma listagem das mais usadas funes do programa, com suas explicaes e, claro, os exemplos de portanto, se for necessrio criar um clculo especfico (como a mdia ponderada de uma determinada faculdade), deve-se utilizar frmulas, no funes. LISTAGEM DAS FUNES MAIS USADAS NO EXCEL Ainda h muitas funes que podem ser teis para os mais variados tipos de profissionais, como contadores, engenheiros, professores, ou qualquer um que queira trabalhar com o Excel como sua ferramenta de trabalho. ALGUMAS FUNES DO EXCEL. Objetivo: Vamos aprender algumas funes bsicas do Excel. Nesta lio aprenderemos a utilizar as seguintes funes: =SOMA( ) =MDIA( ) =MXIMO( ) =MNIMO( ) =MULT( ) =MOD( ) =MED( ) =MAIOR( ) =MENOR( ) =CONCATENAR ou & =CONT.SE( ) =SOMASE( ) =HOJE( ) =AGORA( ) =CONT.VALORES( ) =CONT.NM( ) =CONTAR.VAZIO( ) =ARRED( ) =TRUNCAR( ) =DIAS360( ) =SE( =SE(E( =SE(OU( Nm1, nm2,... so de 1 a 30 nmeros para os quais voc deseja saber o valor mximo. Comentrios Voc pode especificar os argumentos que so nmeros, clulas vazias, valores lgicos ou representaes em texto de nmeros. Os argumentos que so valores de erro ou texto que no podem ser traduzidos em nmeros causam erros. valores. Sintaxe =MXIMO(nm1;nm2; ...)

SOMA
Retorna a soma de todos os nmeros na lista de argumentos. Sintaxe =SOMA(nm1;nm2; ...) Nm1, nm2,... so argumentos de 1 a 30 que se deseja somar. Comentrios Os nmeros, valores lgicos e representaes em forma de texto de nmeros digitados diretamente na lista de argumentos so contados. Consulte o primeiro e o segundo exemplos seguintes. Se um argumento for uma matriz ou referncia, apenas os nmeros nesta matriz ou referncia sero contados. Clulas vazias, valores lgicos, texto ou valores de erro na matriz ou referncia so ignorados. Consulte o terceiro exemplo a seguir. Os argumentos que so valores de erro ou texto que no podem ser traduzidos em nmeros geram erros.

MDIA
Retorna a mdia aritmtica dos argumentos. Sintaxe =MDIA(nm1;nm2; ...) Nm1; nm2;... so de 1 a 30 argumentos numricos para os quais voc deseja obter a mdia.

Comentrios Os argumentos devem ser nmeros ou eles devem ser nomes, matrizes ou referncias que contenham nmeros. Se uma matriz ou argumento de referncia contiver texto, valores lgicos ou clulas vazias, estes valores sero ignorados; no entanto, clulas com valor zero sero includas.

MXIMO
Retorna o valor mximo de um conjunto de

NUCE | Concursos Pblicos

www.nuceconcursos.com.br | Informaes: (81) 3198.1414

Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concurso Excel Mdulo 04


Se um argumento for uma matriz ou referncia, apenas os nmeros nesta matriz ou referncia sero usados. Clulas vazias, valores lgicos ou texto na matriz ou referncia sero ignorados. Se os argumentos no contiverem nmeros, MXIMO retornar 0. Divisor nmero. o nmero pelo qual voc deseja dividir o

Comentrios Se divisor for 0, Resto retornar o valor de erro #DIV/0!. MED Retorna a mediana dos nmeros indicados. A mediana o nmero no centro de um conjunto de nmeros; isto , metade dos nmeros possui valores que so maiores do que a mediana e a outra metade possui valores menores. Sintaxe =MED(nm1;nm2;...)

MNIMO
Retorna o menor nmero na lista de argumentos. Sintaxe =MNIMO(nm1;nm2;...) Nm1, nm2,... so de 1 a 30 nmeros dos quais voc deseja saber o valor mnimo. Comentrios Voc pode especificar os argumentos que so nmeros, clulas vazias, valores lgicos ou representaes em texto de nmeros. Os argumentos que so valores de erro ou texto que no podem ser traduzidos em nmeros causam erros. Se um argumento for uma matriz ou referncia, apenas os nmeros daquela matriz ou referncia podero ser usados. Clulas vazias, valores lgicos ou valores de erro na matriz ou referncia sero ignorados. Se os argumentos no contiverem nmeros, MNIMO retornar 0.

Nm1; nm2;... so de 1 a 30 nmeros dos quais voc deseja obter a mediana. Comentrios Os argumentos devem ser nmeros ou nomes, matrizes ou referncias que contenham nmeros. O Microsoft Excel examina todos os nmeros em cada argumento de referncia ou matriz. Se uma matriz ou argumento de referncia contiver texto, valores lgicos ou clulas vazias, estes valores sero ignorados; no entanto, clulas com valor zero sero includas. Se houver uma quantidade par de nmeros no conjunto, MED calcular a mdia dos dois nmeros do meio.

MULT
Multiplica todos os nmeros argumentos e retorna o produto. Sintaxe =MULT(nm1;nm2;...) Nm1, nm2,... so nmeros de 1 a 30 que voc deseja multiplicar. Comentrios Os argumentos que so nmeros, valores lgicos ou representaes em forma de texto de nmeros sero contados; os argumentos que so valores de erro ou texto que no podem ser traduzidos em nmeros causam erros. Se um determinado argumento for uma matriz ou referncia, apenas os nmeros na matriz ou referncia sero contados. As clulas vazias, valores lgicos ou de erro na matriz ou referncia sero ignorados. fornecidos como

MAIOR
Retorna o maior valor k-simo de um conjunto de dados. Voc pode usar esta funo para selecionar um valor de acordo com a sua posio relativa. Por exemplo, voc pode usar MAIOR para obter o primeiro, o segundo e o terceiro resultados. Sintaxe =MAIOR(matriz;k) Matriz a matriz ou intervalo de dados cujo maior valor k-simo voc deseja determinar. K a posio (do maior) na matriz ou intervalo de clula de dados a ser fornecida. Comentrios

MOD Retorna o resto depois da diviso de nm por divisor. O resultado possui o mesmo sinal que divisor. Sintaxe =MOD(nm,divisor) Nm o nmero para o qual voc deseja encontrar o resto. Se a matriz estiver vazia, MAIOR retornar o valor de erro #NM!. Se k 0 ou se k for maior que o nmero de pontos de dados, MAIOR retornar o valor de erro #NM!. Se n for o nmero de pontos de dados em um intervalo, MAIOR(matriz;1) retornar o maior valor e MAIOR(matriz;n) retornar o menor valor.

NUCE | Concursos Pblicos

www.nuceconcursos.com.br | Informaes: (81) 3198.1414

Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concurso Excel Mdulo 04


MENOR
Retorna o menor valor k-simo do conjunto de dados. Use esta funo para retornar valores com uma posio especfica relativa em um conjunto de dados. Sintaxe =MENOR(matriz;k) Matriz uma matriz ou intervalo de dados numricos cujo menor valor k-simo voc deseja determinar. K a posio (a partir do menor) na matriz ou intervalo de dados a ser fornecido. Comentrios Se matriz estiver vazia, MENOR retornar o valor de erro #NM!. Se k 0 ou k exceder o nmero de pontos de dados, MENOR retornar o valor de erro #NM!. Se n for o nmero de pontos de dados em matriz, MENOR(matriz;1) ser igual ao menor valor, e MENOR(matriz;n) ser igual ao maior valor.

CONT.SE
Calcula o nmero de clulas no vazias em um intervalo que corresponde a determinados critrios. Sintaxe =CONT.SE(intervalo;critrios) Intervalo o intervalo de clulas do qual se deseja contar clulas no vazias. Critrios o critrio na forma de um nmero, expresso, referncia de clula ou texto que define quais clulas sero contadas. Por exemplo, os critrios podem ser expressos como 32, "32", ">32", "mas" ou B4.

Comentrios O Microsoft Excel oferece funes adicionais que podem ser usadas para analisar os dados com base em uma condio. Para calcular uma soma com base em uma seqncia ou um nmero dentro de um intervalo, use a funo de pasta de trabalho SOMASE. Para que a frmula retorne um de dois valores com base em uma condio, como uma bonificao de vendas com base em um valor de vendas especificado, use a funo de planilha SE. Para contar as clulas vazias ou no, use as funes CONT.VALORES e CONTAR.VAZIO.

CONCATENAR
Agrupa vrias seqncias de caracteres de texto em uma nica seqncia de caracteres de texto. Sintaxe =CONCATENAR (texto1;texto2; ...)

SOMASE
Texto1; texto2;... so 1 a 30 itens de texto a serem agrupados em um nico item de texto. Os itens de texto podem ser seqncia de caracteres de texto, nmeros ou referncias de clula nica. Comentrios O operador "&" pode ser usado no lugar de CONCATENAR para agrupar itens de texto. =B2&B5&C6 Sero unidos os contedos das clulas B2 com o valor da clula B5 com o valor da clula C6. Quando o valor for numrico ser reconhecido como texto. Podemos tambm utilizar constantes como no exemplo abaixo: Adiciona as clulas especificadas por um determinado critrio. Sintaxe =SOMASE(intervalo;critrios;intervalo_soma) Intervalo o intervalo de clulas que se deseja calcular. Critrios so os critrios na forma de um nmero, expresso ou texto, que define quais clulas sero adicionadas. Por exemplo, os critrios podem ser expressos como 32, "32", ">32", "mas". Intervalo_soma so as clulas que sero realmente somadas.

HOJE
Retorna o nmero de srie da data atual. O nmero de srie o cdigo de data-hora usado pelo Microsoft Excel para clculos de data e hora. Se o formato da clula era Geral antes de a funo ser inserida, o resultado ser formatado como uma data. Sintaxe =HOJE( )

NUCE | Concursos Pblicos

www.nuceconcursos.com.br | Informaes: (81) 3198.1414

Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concurso Excel Mdulo 04


Comentrios O Excel armazena datas como nmeros de srie seqenciais para que eles possam ser usados em clculos. Por padro, 1 de janeiro de 1900 o nmero de srie 1 e 1 de janeiro de 2008 o nmero de srie 39448 porque est 39.448 dias aps 1 de janeiro de 1900. O Microsoft Excel para o Macintosh usa um sistema de data diferente como padro. Sintaxe =CONT.NM(valor1;valor2;...) Valor1; valor2, ... so argumentos de 1 a 30 que contm ou se referem a uma variedade de diferentes tipos de dados, mas somente os nmeros so contados. Comentrios Os argumentos que so nmeros, datas ou representaes de texto de nmero so calculados, os argumentos que so valores de erro ou texto que no podem ser traduzidos em nmeros so ignorados. Se um argumento for uma matriz ou referncia, somente os nmeros nesta matriz ou referncia so calculados. Clulas vazias, valores lgicos, texto ou valores de erro nesta matriz ou referncia so ignorados. Se voc precisa calcular valores lgicos, texto ou valores de erro, utilize a funo CONT.VALORES. CONTAR.VAZIO Conta o nmero de clulas vazias no intervalo especificado.

AGORA
Retorna o nmero de srie seqencial da data e hora atuais. Se o formato da clula era Geral antes de a funo ser inserida, o resultado ser formatado como uma data. Sintaxe =AGORA( ) Comentrios O Microsoft Excel armazena datas como nmeros de srie seqenciais para que eles possam ser usados em clculos. Por padro, 1 de janeiro de 1900 o nmero de srie 1 e 1 de janeiro de 2008 o nmero de srie 39448 porque est 39.448 dias aps 1 de janeiro de 1900. O Microsoft Excel para o Macintosh usa um sistema de data diferente como padro. Os nmeros direita da vrgula decimal no nmero de srie representam a hora; os nmeros esquerda representam a data. Por exemplo, o nmero de srie 0,5 representa a hora 12:00 meio-dia. A funo AGORA s muda quando a planilha calculada ou quando a macro que contm a funo executada, no sendo atualizada continuamente. CONT.VALORES

Sintaxe =CONTAR.VAZIO(intervalo)
Intervalo o intervalo no qual se deseja contar as clulas em branco. Comentrios Clulas com frmulas que retornam "" (texto vazio) tambm so contadas. Clulas com valores nulos no so contadas. Exemplo

Calcula o nmero de clulas no vazias na lista de argumentos (Letras, Nmeros e Caracteres gerais). Use CONT.VALORES para calcular o nmero de clulas com dados em um intervalo ou matriz. Sintaxe =CONT.VALORES(valor1;valor2;...) Valor1; valor2;... so argumentos de 1 a 30 que representam os valores que voc deseja calcular. Neste caso, um valor qualquer tipo de informaes, incluindo texto vazio (""), mas no incluindo clulas em branco. Se um argumento for uma matriz ou referncia, as clulas vazias na matriz ou referncia so ignoradas. Se voc no precisa calcular valores lgicos, texto ou valores de erro, utilize a funo CONT.NM CONT.NM Conta quantas clulas contm nmeros na lista de argumentos. Use CONT.NM para obter o nmero de entradas em um campo de nmero que esto em um intervalo ou matriz de nmeros.

ARRED Arredonda um nmero especificada de dgitos. Sintaxe =ARRED(nm;nm_dgitos) Nm o nmero que voc deseja arredondar. Nm_dgitos especifica o nmero de dgitos para o qual voc deseja arredondar nm.
6 www.nuceconcursos.com.br | Informaes: (81) 3198.1414

at

uma

quantidade

NUCE | Concursos Pblicos

Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concurso Excel Mdulo 04


TRUNCAR(nm;nm_dgitos) Nm o nmero que se deseja truncar. Nm_dgitos um nmero que especifica a preciso da operao. O valor padro para nm_dgitos 0 (zero). Sintaxe =TRUNCAR(nm;nm_dgitos) TRUNCAR remove a parte fracionria do nmero. Sintaxe =SE(teste_lgico;valor_se_verdadeiro;valor_se_falso) Teste_lgico qualquer valor ou expresso que possa ser avaliado como VERDADEIRO ou FALSO. Por exemplo, A10=100 uma expresso lgica; se o valor da clula A10 for igual a 100, a expresso ser considerada VERDADEIRO. Caso contrrio, a expresso ser considerada FALSO. Esse argumento pode usar qualquer operador de clculo de comparao. Valor_se_verdadeiro o valor retornado se teste_lgico for VERDADEIRO. Por exemplo, se esse argumento for a seqncia de caracteres de texto "Dentro do oramento" e o argumento teste_lgico for considerado VERDADEIRO, a funo SE exibir o texto "Dentro do oramento". Se teste_lgico for VERDADEIRO e valor_se_verdadeiro for vazio, o argumento retornar 0 (zero). Para exibir a palavra VERDADEIRO, use o valor lgico VERDADEIRO para esse argumento. Valor_se_verdadeiro pode ser outra frmula. Valor_se_falso o valor retornado se teste_lgico for FALSO. Por exemplo, se esse argumento for a seqncia de caracteres de texto "Acima do oramento" e o argumento teste_lgico for considerado FALSO, a funo SE exibir o texto "Acima do oramento". Se teste_lgico for FALSO e valor_se_falso for omitido (ou seja, se no houver vrgula aps valor_se_verdadeiro), o valor lgico FALSO ser retornado. Se teste_lgico for FALSO e valor_se_falso for vazio (ou seja, se houver uma vrgula aps valor_se_verdadeiro seguida do parnteses de fechamento), o valor 0 (zero) ser retornado. Valor_se_falso pode ser outra frmula. Comentrios possvel aninhar at sete funes SE como argumentos valor_se_verdadeiro e valor_se_falso para construir testes mais elaborados. Consulte o ltimo dos exemplos a seguir. Quando os argumentos valor_se_verdadeiro e valor_se_falso so avaliados, SE retorna o valor que foi retornado por estas instrues. Se algum dos argumentos de SE for matriz, cada elemento da matriz ser avaliado quando a instruo SE for executada. O Microsoft Excel fornece funes adicionais que podem ser usadas para analisar os dados com base em uma condio. Por exemplo, para contar o nmero de ocorrncias de uma seqncia de caracteres de texto ou um nmero dentro de um intervalo de clulas, use a funo de planilha CONT.SE. Para calcular uma soma baseada em uma seqncia de caracteres de texto ou em um nmero dentro de um intervalo, use a funo de planilha SOMASE. Saiba como calcular um valor baseado em uma condio. Exemplos: =SE(VERDADEIRO;1;2) =SE(FALSO;1;2) retorna 1 retorna 2

Resposta: o valor apresentado ser 1,56, porque o TRUNCAR elimina os valores de acordo com o parmetro aps o ponto-e-vrgula como mostra no exemplo acima (duas casas decimais). DIAS360 Retorna o nmero de dias entre duas datas com base em um ano de 360 dias (doze meses de 30 dias). Use esta funo para ajudar no clculo dos pagamentos, se o seu sistema de contbil estiver baseado em doze meses de 30 dias. Sintaxe =DIAS360(data_inicial; data_final; mtodo) Data_inicial e data_final so as duas datas entre as quais voc deseja saber o nmero de dias. Se data_inicial ocorrer aps data_final, DIAS360 retornar um nmero negativo.. Comentrios O Microsoft Excel armazena datas como nmeros de srie sequenciais para que eles possam ser usados em clculos contbeis. Exemplo

Talvez seja mais fcil compreender o exemplo se voc copi-lo para uma planilha em branco.Crie uma pasta de trabalho ou planilha em branco.
A
1 2 3 30/01/10 01/02/10

B
=DIAS360(A2;A3)

Frmula

Descrio (resultado)

=DIAS360(A2;A3) O nmero de dias entre as duas datas acima, com base em um ano de 360 dias. Ano contbil. SE Retorna um valor se uma condio que voc especificou avaliar como VERDADEIRO e um outro valor se for avaliado como FALSO. Use SE para conduzir testes condicionais sobre valores e frmulas.

=SE(A1<5;10;20) SE A1 for igual 3 retorna 10 SE A1 for igual a 8 retorna 20

NUCE | Concursos Pblicos

www.nuceconcursos.com.br | Informaes: (81) 3198.1414

Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concurso Excel Mdulo 04


Tabela lgica OU V V F F V F V F V V V F V V F F E V F V F V F F F Objetivo: Nesta lio aprenderemos a utilizar funes "SE ANINHADAS", isto , uma funo SE dentro da outra. Tambm utilizaremos a funo E(). =SE(F2>=7; Aprovado ; SE(F2<2 ; Reprovado ; Recuperao)) A Clula F2 corresponde a Mdia do aluno, neste caso estamos verificando se o aluno tem a mdia maior ou igual a mdia 7 (sete), caso a media que no seja maior ou igual a 7, ento ser passado para o prximo parmetro que o valor falso, que foi substitudo por outro SE, que faz novo teste lgico com a possibilidade de duas alternativas para a resposta. Podemos unir as funes (E, OU) junto ao SE, para ampliar as possibilidades de testes lgicos, quando executamos uma aplicao como mostra o exemplo abaixo: Utilizao Avanada da funo SE

Mais Funes do Excel Objetivo: Vamos aprender mais algumas funes bsicas do Excel. Neste lio aprenderemos a utilizar as seguintes funes: OU() E() NO() =E() Todos os argumentos devem ser verdadeiros, para que a funo retorne um valor verdadeiro. Sintaxe: =E(Argumentos) Exemplo: =E(2<3;7>5) Retorna Verdadeiro =E(2>3;5>4))Retorna Falso Tambm posso utilizar referncia a Clulas. Por exemplo, se na Clula A5 eu tiver o valor 10, teremos o seguinte: =E(A5<12;A5=10) Retorna Verdadeiro =E(A5<10;5>3) Retorna Falso, pois A5<10 falso =OU() Pelo menos um dos argumentos testados devem ser verdadeiros, para que a funo retorne um valor verdadeiro. A funo somente retorna falso, quando todos os argumentos testados forem falsos. Sintaxe: =OU(Argumentos) Exemplo: =OU(2<3;7>5) Retorna Verdadeiro =OU(2>3;5>4)) Retorna Verdadeiro =OU(2>3;5<4) Retorna Falso Tambm posso utilizar referncia Clulas. Por exemplo, se na Clula A5 eu tiver o valor 10, teremos o seguinte: =OU(A5<12;A5=9) =OU(A5<10;5<3) =NO() Inverte o Valor de uma expresso Lgica, se a expresso for verdadeira, retorna Falso, e se a expresso Falso retorna Verdadeiro. Sintaxe: =NO(Argumento) Exemplo: =NO(2>3) =NO(3>2) Retorna Verdadeiro Retorna Falso Retorna Verdadeiro Retorna Falso

=SE(E(B2="vigilante";C2="noturno");D6*1,15;" ") E Obriga que os dois sejam verdadeiros para o resultado final do teste lgico seja verdadeiro; B2="vigilante" Corresponde ao primeiro teste lgico; C2="noturno" Corresponde ao segundo teste lgico; D6*1,15 Caso os dois testes sejam verdadeiros, este ser o resultado final do teste lgico, acrescentando 15% de aumento no salrio (Adicional noturno). "" Caso o resultado final do teste lgico seja falso, dever escrever um espao em branco, abrimos e fechamos aspas. Operadores de Comparao Operador = > < >= <= <> Descrio Igual Maior que Menor que Maior ou igual a Menor ou igual a Diferente Exemplo de Frmula =(A1=B7) =D4>70 =D4<70 =E2>=A1 =C19<=100 =A1<>D4

NUCE | Concursos Pblicos

www.nuceconcursos.com.br | Informaes: (81) 3198.1414

Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concurso Excel Mdulo 04


Operadores Aritmticos Operador + / * % ^ Descrio Adio Subtrao Diviso Multiplicao Porcentagem Exponenciao Exemplo de Frmula =A1+B1+10 = A4-5000 =(A1+C3)/4 =C4*10 =A1*6% =2^6 clulas que selecionamos e se chama Ala de Preenchimento. Depois que construir a frmula que deseja copiar, arraste-a por essa Ala at atingir a linha desejada (ou coluna, pois podemos arrastar lateralmente tambm). O interessante dessa estria que, a Segunda frmula (que no caso da figura a mdia de SICLANO) no pode ter o mesmo contedo da primeira, afinal =MDIA(B4:E4) pra ser somente a de FULANO. Mas o Excel atualiza a cpia das frmulas, pois as referncias so relativas, ento, na segunda linha teremos MDIAS (B5:E5) e abaixo MDIA (B6:E6) e assim por diante. Esse recurso de copiar frmulas no possvel somente com o uso da Ala de Preenchimento, tambm podemos realiz-lo com copiar (CTRL+C) e colar (CTRL + V), ou arrastando o contedo da clula com o CTRL pressionado (que significa COPIAR). ATENO: Se usar CTRL+X (recortar) para depois colar, a frmula presente na clula no se alterar, ou seja, continuar apontando para as referncias para as quais estavam apontando antes, isso serve para arrastar (mover) o contedo da clula sem o CTRL tambm. ATENO 2: Se quiser Fixar uma referncia (componente) antes de copiar uma frmula, para que ela no seja atualizada com o movimento, basta colocar $ (cifro) antes do componente que se deseja fixar (ou seja, se quer fixar a coluna da clula A4, escreva $A4, se quer fixar a linha, escreva A$4, se quiser fixar Coluna e linha, escreva a $A$4). A tecla de atalho F4. Por exemplo, se copiarmos a frmula =B4+C4 para duas linhas abaixo, ela vai se tornar =B6+C6, mas se a escrevermos =B4+C$4, ao copiarmos para duas linhas abaixo, ela se tornar = B6+C$4 (espero que tenha entendido que o 4 no variou por conta do cifro). Outro exemplo, se copiarmos a frmula =B4+C4 para duas colunas a direita, ela vai se tornar =D4+E4, mas se a escrevermos =B4+$C4, ao copiarmos para duas colunas a direita, ela se tornar =D4+$C4 (espero que tenha entendido que a coluna C no variou por conta do cifro). Se quisermos que as outras crianas tenham mdias automaticamente calculadas, devemos construir as outras funes tambm (uma para cada aluno, ou seja, uma para cada linha). No se preocupe com a quantidade de frmulas que voc vai ter que digitar, na verdade, com o recurso da ALA DE PREENCHIMENTO, o Excel construir as outras frmulas baseadas no formato da original. NOTA: Se a Ala de Preenchimento for usada em palavras, elas se repetem, a menos que as palavras existam num conjunto de listas (seqncias) que o Excel possui. Por exemplo, se voc digitar SEG e arrastar a ala o Excel criar TER, QUA, QUI, etc... O mesmo acontece com Textos seguidos de nmeros ALUNO1, ALUNO2, etc... Como funciona? Verifique na figura acima, com a mdia j pronta que a Clula Ativa possui um quadradinho preto em sua extremidade inferior direita. Ele aparece em todas as

TRABALHANDO COM CLULA LOCALIZADA EM OUTRA PASTA E PLANILHA. =[pasta1.xls]Plan2!B2*2 [pasta1.xls] Corresponde a pasta de trabalho que voc quer acessar, mesmo que a mesma esteja fechada, a pasta ser acessada. Plan2 Corresponde planilha que voc deseja acessar dentro da pasta exibida antes da expresso. ! Corresponde ao caractere que faz a juno da planilha com a Clula. B2 Corresponde a Clula que cera acessada. COPIANDO FRMULAS E FUNES No Excel, cada frmula, deve ser usada para um determinado clculo, observe na tela que se segue que temos 6 alunos e consequentemente 6 mdias sero calculadas, mas apenas construmos uma delas (a do primeiro aluno).

NUCE | Concursos Pblicos

www.nuceconcursos.com.br | Informaes: (81) 3198.1414

Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concurso Excel Mdulo 04


Formatos de nmero disponveis Aplicando diferentes formatos de nmero, voc pode alterar a aparncia dos nmeros sem alterar o nmero em si. Um formato de nmero no afeta o valor real da clula que o Microsoft Excel usa para executar clculos. O valor real exibido na barra de frmulas. Data Esse formato exibe nmeros seriais de hora e data como valores de data, de acordo com o tipo e local (localidade) especificados. Exceto para itens que tenham um asterisco (*) na lista Tipo (guia Nmero, caixa de dilogo Formatar Clulas), os formatos de data aplicados no alternam ordens de data com o sistema operacional. Hora Esse formato exibe nmeros seriais de hora e data como valores de hora, de acordo com o tipo e local (localidade) especificados. Exceto para itens que tenham um asterisco (*) na lista Tipo (guia Nmero, caixa de dilogo Formatar Clulas), os formatos de hora aplicados no alternam ordens de hora com o sistema operacional. Porcentagem Esse formato multiplica o valor da clula por 100 e exibe o resultado com o smbolo de porcentagem. Voc pode especificar o nmero desejado de casas decimais. Frao Esse formato exibe um nmero como uma frao, conforme o tipo de frao especificado. Cientfico Esse formato exibe um nmero em notao exponencial, substituindo parte do nmero por E+n, onde E (para Expoente) multiplica o nmero precedente por 10 ensima potncia. Por exemplo, o formato Cientfico de 2 decimais exibe o nmero 12345678901 como 1,23E+10, que 1,23 vezes 10 10 potncia. Voc pode especificar o nmero desejado de casas decimais. Texto Esse formato trata o contedo de uma clula como texto e o exibe exatamente como digitado, mesmo quando so nmeros. Especial Esse formato exibe um nmero como um cdigo postal (CEP), nmero de telefone ou nmero do CPF (CIC). Personalizado Esse formato permite que voc modifique uma cpia de um cdigo de formato de nmero existente. Isso cria um formato de nmero personalizado que adicionado lista de cdigos de formato de nmero. Voc pode adicionar entre 200 e 250 formatos de nmero personalizados, dependendo da verso do idioma do Excel que voc tem instalada. ERROS # Algumas vezes cometemos erros de construo da frmula, no pela sintaxe da mesma, mas por erros nas referncias das clulas utilizadas. O Excel s vezes nos retorna mensagens de erro, normalmente precedidas pelo sinal de # (sustenido). As mensagens de erro # mais comuns esto listadas abaixo: #VALOR: Este erro apresentado quando criamos uma frmula que aponta para uma referncia que possui TEXTO. Esse erro no apresentado quando utilizamos uma funo, apenas quando foi utilizada uma frmula.

A tabela a seguir um resumo dos formatos de nmero disponveis na guia Nmero da caixa de dilogo Formatar Clulas (menu Formatar, comando Clulas). Para obter informaes sobre como exibir nmeros nesses formatos, clique nos ttulos dos tpicos correspondentes na seo Consulte tambm, que exibida quando voc est conectado Internet. Formato

Geral Esse o formato padro de nmero que o Excel aplica quando voc digita um nmero. Na sua maioria, os nmeros que esto no formato Geral so exibidos exatamente da maneira que voc os digitou. Entretanto, se a clula no for grande o suficiente para exibir todo o nmero, o formato Geral arredonda os nmeros pelos decimais. O formato de nmero Geral tambm usa a notao cientfica (exponencial) para nmeros grandes (12 ou mais dgitos). Nmero Esse formato usado para a exibio geral de nmeros. Voc pode especificar o nmero desejado de casas decimais, a utilizao ou no de separadores de milhar e a forma de exibio de nmeros negativos. Moeda Esse formato usado para valores monetrios em geral e exibe o smbolo da moeda padro com os nmeros. Voc pode especificar o nmero desejado de casas decimais, a utilizao ou no de separadores de milhar e a forma de exibio de nmeros negativos. Contbil Esse formato tambm usado para valores monetrios, mas alinha os smbolos de moeda e pontos decimais dos nmeros na coluna.

NUCE | Concursos Pblicos

10

www.nuceconcursos.com.br | Informaes: (81) 3198.1414

Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concurso Excel Mdulo 04


#NOME: Este erro ocorre quando digitamos errado no nome de uma funo. #DIV/0! : o Excel apresenta este erro quando, em algum momento do trabalho, enviamos uma solicitao para que ele use 0 (zero) como divisor em alguma frmula. #REF!: Este erro ocorre quando a referncia de clula no existe na planilha. #NULO: Ocorre quando no usado o operador, representando a operao, colocando apenas as clulas com um espao em branco entre elas. #NM! Ocorre com valores numricos invlidos em uma frmula ou funo. #N/D Ocorre quando um valor no est disponvel para uma funo ou frmula. ########: Ocorre quando o contedo da clula maior que a largura da clula, para corrigir este erro, podemos clicar duas vezes na borda da coluna estreita e a posterior. Referncia Circular O Erro de Referncia Circular quando inserimos uma frmula que dependa direta ou indiretamente da clula onde ela est sendo inserida. um tipo de erro que s uma pequena falta de ateno. Observe o exemplo abaixo: LISTAGEM DAS FERRAMENTAS E COMANDOS PRPRIOS DO EXCEL. O Excel possui uma srie de comandos parecidos com Word, mas possui ferramentas exclusivas, e as irei mostrar agora, desejando que voc as assimile bem, pois podem ser cobradas no Concurso. Formatar Clulas: O Menu Formatar possui uma opo chamada Clulas, que tambm pode ser acessada pelo atalho CTRL+1, nesta opo podemos alterar toda e qualquer configurao no que diz respeito ao formato das clulas do Excel, como cores, tipos de letras, bordas, formatos dos nmeros, alinhamento do texto e at mesmo se a clula pode ser travada ou no. Na prxima pgina segue uma imagem da tela de Formatao de Clulas e suas vrias orelhas de opes.
Ajusta o formato dos nmeros de uma clula, como o nmero de casas decimais, os smbolos decimais e de milhar, os separadores de hora e data, o formato do nmero negativo, o formato dos valores de moeda, e muitos ajustes. Ajusta a forma como o texto se comporta na clula, se est direita ou esquerda, no centro (tanto horizontal como vertical), e at mesmo se o texto ficar inclinado ou no. H tambm como fazer o texto estar em duas linhas na mesma clula. Ajusta a planilha. formatao das letras da

Esta a tela de erro da Referencia Circular:

Numero

Alinhamento

Fonte

Isto acontece porque estamos querendo somar uma clula que contem a prpria frmula.
Borda

Ex:

Altera o formato das Bordas que cercam uma clula, possvel alterar estilos, largura, cor e qualquer outra configurao. Altera as cores de fundo das clulas, que podem no ser brancas. Informa se clula pode ser ou no alterada quando travamos a planilha. Se marcarmos que a clula est travada, no momento em que protegemos a planilha, ela no poder ser mais alterada, apenas pela pessoa que possua a senha para desproteg-la.

=SOMA(C3:C6)
O Excel no conseguir resolver o que produzira sucessivos clculos fazendo o programa entrar em loop. O resultado uma mensagem de erro e a clula apresentando 0 (zero) e uma seta apontando para onde o erro ocorreu.

Padres

Proteo

NUCE | Concursos Pblicos

11

www.nuceconcursos.com.br | Informaes: (81) 3198.1414

Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concurso Excel Mdulo 04


As outras pginas desta tela, como fonte e Bordas, tm suas funes definidas, e o nome j diz tudo. Como este comando do Excel muito extenso e importante, estudemo-lo com mais detalhamento. Outros comandos do Microsoft Excel sero mostrados a seguir para conhecimento.
Para Soma automaticamente os valores contidos em determinadas clulas. Realiza um auxilio a construo de funes, pode-se construir desde as mais simples funes, at as mais complexas. Essas duas ferramentas classificam os valores de uma determinada coluna de clulas nas ordens crescente e decrescente respectivamente. Formata a clula para que qualquer nmero escrito nela tenha o formato da moeda corrente. Formata a clula para que qualquer nmero nela tenha o formato de Percentual. Formatar a clula para que quaisquer nmeros escritos nela apresentem o nmero de casas decimais padro do pas, e tambm mostre os pontos que separam os milhares (no caso do Brasil). Aumentar ou diminuir as casas decimais de um determinado nmero, cada clique numa das ferramentas implica em alterao em uma casa decimal. Apresenta uma tela que auxilia, passo a passo, na construo de grficos com os dados existentes na planilha. Ferramenta

Autosoma sendo mostrada na figura seguinte.

AutoSoma

Auto Filtro

De uma lista completa, que mostra tudo, podese tirar apenas as informaes que se quer, utilizado um auto filtro com este, no qual solicito apenas os dados de Joo. Construir um grfico uma operao muito fcil, basta escolher os dados que faro parte do grfico (para isso, selecionamos as clulas) e ento solicita a ajuda do assistente de grfico.

EXPLICANDO MELHOR ALGUNS DESTES COMANDOS O valor 1000 seria 1.000,00 se formatado com Separador de Milhares. O valor de 200 seria R$ 200,00 se formatado com estilo de Moeda. O valor de 10 seria 1000% se formatado com estilo de Porcentagem. , porque multiplicar o valor por 100 acrescentando o sinal de %. O valor de 12,00 seria 12,000 se aumentssemos as suas casas decimais e seria 12,0 se as diminussemos. Grfico construdo com o auxlio da ferramenta Assistente de Grfico. Bastou escolher os dados (no caso, os nomes e valores da eleio) e manda criar o grfico. Aps visualizar como a planilha ser impressa, pode-se constatar que ela se encontra pronta para a impresso ou que falta alguns ajustes, no segundo caso, utilizamos a caixa de dilogo Configurar pgina (Menu Arquivo / Configurar pgina) ou clicando no boto Configurar..., localizado na barra de ferramenta da janela acima. Ao selecionar a opo de configurao da pgina, chegaremos tela apresentada.

NUCE | Concursos Pblicos

12

www.nuceconcursos.com.br | Informaes: (81) 3198.1414

Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concurso Excel Mdulo 04


Tela Configurar pgina LEMBRETE: Assim como o Word, se clicarmos no botam da Barra de ferramenta, o Excel ir imprimir a sua planilha inteira, da maneira como foi configurado na caixa CONFIGURAR PGINA. Travamento de Clulas A Funo F4 utilizada para travar clula com valor absoluto ou com travamento de linhas ou colunas. O usurio poder digitar o $ antes da letra para travar a coluna ou, antes do nmero para travar a linha. Ex: =$B$3 Trav. de Linha e coluna (Valor absoluto); =$B3 Travamento de Coluna (Referncia Mista); Nesta tela podemos alterar as configuraes de orientao da pgina, ajudar o percentual da impresso (por exemplo, pode-se imprimir em 50% do tamanho original). possvel escolher o tamanho do papel, a qualidade de impresso. Ainda possvel configurar o Cabealho e rodap do documento a ser impresso (no Word fazamos isso dentro da prpria rea de edio do documento, mas no Excel, s podemos configurar esses recursos na tela de configurao da pgina). DICA: O cabealho e rodap do Excel no permitem alterao de cor da fonte, sempre sero impressos em preto. Ainda na tela de configurao de pgina podese escolher a qualidade do documento impresso (se vai ser apenas rascunho ou definitivo) se as linhas de grade sero impressas ou se os cabealhos de linha e coluna sairo no papel. Ainda possvel ajustar as margens da pgina e a posio da planilha em relao pgina. Quando todas as configuraes estiverem realizadas, permitindo a impresso, deve-se proceder com o comando imprimir, no Menu Arquivo. A execuo deste documento apresenta a caixa de dilogo ao lado: =B$3 Travamento de Linha (Referncia Mista); =B3 Clula livre (referncia Relativa).

Observe o deslocamento das clulas de acordo com as setas apresentadas na imagem abaixo, quando so arrastadas pela ala de preenchimento ou quando so copiadas e coladas, so atualizadas automaticamente, mas se forem recortadas e coladas (Movidas) o contedo das clulas no sofrem alteraes ficando com o mesmo valor.

Podemos Renomear uma clula ou at mesmo um intervalo atravs da caixa de nome.

Bastante parecida com a caixa de dilogo apresentada no Word, possvel atravs dela escolher o nmero de cpias e qual o intervalo das pginas que sero impressas, bem como a impressora de destino e outras opes.

NUCE | Concursos Pblicos

13

www.nuceconcursos.com.br | Informaes: (81) 3198.1414

Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concurso Excel Mdulo 04


TECLAS DE ATALHO BSICAS Selecionar a coluna atual - CTRL+Barra Espaos Selecionar a linha atual - SHIFT+Barra Espaos Mover para o incio da planilha - CTRL+HOME Mover para a ltima clula da planilha - CTRL+END Selecionar tudo - CTRL+T Inserir a data - CTRL+ ponto-e-vrgula Inserir a hora - CTRL+ dois pontos Preencher intervalo selecionado com entrada atual CTRL+ENTER Alternar entre exibir valores e exibir frmulas de clula CTRL + Shift + ` (crase). Criar o grfico que usa o intervalo atual - F11 Exibir a caixa de dilogo Ir para - F5 Exibir a caixa de dilogo Formatar clulas - CTRL+1 Copiar - CTRL+C Colar - CTRL+V Desfazer - CTRL+Z Salvar - CTRL+B Imprimir - CTRL+P Abrir - CTRL+A F2 Editar Clula (Renomear) F11 Inserir Grfico automaticamente.

NUCE | Concursos Pblicos

14

www.nuceconcursos.com.br | Informaes: (81) 3198.1414

Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concurso Excel Mdulo 04


EXERCCIOS 1. As clulas A1 e A2 selecionadas contm, respectivamente, os valores 1 e 2. Aps arrast-las pela ala de preenchimento at a clula E2, esta clula ser preenchida com a) b) c) d) e) 2. 2. 3. 4. 5. 6. 6. Numa clula do Excel, preenchida com o valor 40, ao se clicar no boto Estilo de Porcentagem, o valor apresentado nesta clula ser: a) b) c) d) e) 7. 40% 40 por cento 400% 4000% 0,40

No Excel, com uma planilha inicialmente sem dados, preenche-se o intervalo das clulas E1 at E10. Em seguida, preenche-se a clula F1 com Janeiro e a clula G1 com Fevereiro. Finalmente, seleciona-se a clula F1. Ao dar um clique duplo no pequeno quadrado que se encontra no canto inferior direito da seleo, o resultado da clula F10 ser: a) b) c) d) e) Janeiro. Fevereiro. Outubro. Julho. nulo. 8.

No Excel, considere os seguintes valores para as clulas: A1=10, A2=20, A3=15, A4=10 e A5=A1*(A2-A3)+A4. O valor que estar na clula A5, devidamente formatado pelo boto Separador de Milhares, ser: a) b) c) d) e) 60 50,00 6000% 60,00 R$ 60,00

3.

A clula F3 de uma planilha Excel contm e apresenta o valor 1,56. Se esta clula for selecionada e em seguida, o boto for pressionado, a clula F3 passar a conter o valor: a) b) c) d) e) 1,5 e exibir 1,5 1,5 e exibir 1,6 1,6 e exibir 1,6 1,56 e exibir 1,5 1,56 e exibir 1,6

No Excel, h os seguintes valores, nas seguintes clulas: B2=Outubro, C2=Novembro e D2=Dezembro. Aps a seleo das trs e a conseguinte utilizao do boto Mesclar e Centralizar, o resultado a nica clula com o valor: a) Outubro Novembro Dezembro b) Outubro Novembro Dezembro c) Outubro d) Novembro e) Dezembro

9.

4.

Considere uma planilha eletrnica inicialmente vazia onde na clula A1 inserida a frmula =35+B1*C1 e nas clulas B1 e C1 so inseridos os nmeros 3 e 4, respectivamente. Copiando-se a clula A1 para a clula C2 esta ltima apresentar o resultado: a) b) c) d) e) 12. 16. 35. 47. 152

No Microsoft Excel, as seguintes clulas esto preenchidas: A1=10, A2=20, A3=40, A4=50, A5=30. Se na clula A6 for clicado o boto Autosoma, essa clula apresentar: a) b) c) d) e) 150 =SOMA(A1;A5) =SOMA(A1:A5) =AUTOSOMA(A1:A5) =AUTOSOMA(A1;A5)

5.

Em uma planilha do Excel 2003 as clulas apresentam os seguintes valores: A1=1, A2=2, A3=3 A4=2. Se a clula B1 possuir a frmula =A1+A2^A3*A4, ento o valor da clula B1 ser: a) b) c) d) e) 17 36 54 65 78

10. A frmula =B$4-$C10*$F8 foi escrita, originalmente, na clula D7 de uma planilha vazia do Microsoft Excel. Caso o usurio selecione a referida clula e a ______________, colando-a na clula F10, a frmula colada nessa clula ser ______________ A alternativa que completa as lacunas perfeitamente : a) b) c) d) e) copie; =B$4-$C10*$F8 recorte; =B$4-$C10*$F8 copie; =D$7-$E13*$H11 copie; =B$7-$C13*$F11 recorte; =D$4-$C13*$F11

NUCE | Concursos Pblicos

15

www.nuceconcursos.com.br | Informaes: (81) 3198.1414

Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concurso Excel Mdulo 04


11. No Microsoft Excel, para se calcular a mdia Aritmtica de vrios nmeros, localizados da clula B2 clula B7, o usurio poder utilizar as seguintes frmulas, exceto: a) b) c) d) e) =SOMA(B2:B7)/6 =MDIA(B2:B7)/6 =MDIA(B2; B3; B4; B5; B6; B7) =(B2+B3+B4+B5+B6+B7)/6 =MDIA(B2:B7) A frmula contida na clula B5 dada por =SOMA($B2:$B4)/3 Se a frmula acima for copiada da clula B5 (Ctrl+C) para a clula C5 (Ctrl+V) o valor mostrado em C5 ser: a) 5,0 b) 12,8 c) 15,0 d) 7,8 e) 23,5 16. A figura abaixo foi extrada do Microsoft Excel 2003, verso em Portugus e configurao padro do fabricante. Se na clula D7 (no mostrada na figura) tivermos a frmula =SOMA(A1:A3,A3:C3,C3:C5), seu valor conter o seguinte resultado: a) b) c) d) e) erro 49 57 72 253 15. Observe o seguinte trecho de uma planilha MS Excel 2003:

12. Observe a figura a seguir:

Se a clula D4 contiver a frmula:

=SE(OU(MDIA(B2:D2)>40;MDIA(B3:D3)>30); MDIA(C2:D3);MDIA(D2:D3)), ento o valor da clula D4 ser: a) b) c) d) e)


20 25 30 35 40

13. A figura abaixo apresenta uma viso parcial de uma planilha do Microsoft Excel 2003 (considerando instalao padro em portugus). Se a clula B4 desta planilha contiver a frmula

=SE(E(A2*B1-A2=B3;A2<A1);MULT(A3:B3;A2); MULT(A1:B2)),
Ento, o valor da clula B4 ser:

a) b) c) d) e)

Falso Verdadeiro 11 36 40

17. Dadas s clulas de uma planilha eletrnica: A1=8, B1=32 e C1 = 2 O valor resultante na clula D1, que contm a frmula =A1+B1/C1^2, ser:

14. No Excel so utilizadas frmulas e funes para se obter, em muitas planilhas, resultado de clculos. Entre essas funes uma das mais utilizadas a funo condicional =SE. Analise a funo abaixo:

a) b) c) d) e)

2,5 10 72 16 256

=SE(A3<100;2^3+3;SE(A3<=500;5^2*2;4^2/2))
Marque a alternativa que indica corretamente o resultado da funo acima com a clula A3 sendo preenchida com o valor 500:

18. Considere a tabela a seguir, extrada do Excel 2003 em portugus. Nesta tabela, as clulas de A1 at A5 devem ser multiplicadas pelo valor armazenado na clula A7 e armazenadas, respectivamente em B1 at B5. Muito embora as 5 equaes possam ser digitas uma a uma, existe uma maneira mais prtica que digitar a primeira equao e, ento, copi-la para as outras 4 clulas. Uma maneira correta de escrever a equao B1 para depois copiar para B2 at B4 de forma a executar a tarefa descrita anteriormente :
16 www.nuceconcursos.com.br | Informaes: (81) 3198.1414

a) b) c) d) e)

9. 8. 11. 20. 50.

NUCE | Concursos Pblicos

Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concurso Excel Mdulo 04


a) b) c) d) e)
=$A$7*A$1 =$A$7*A1 =A%7*A1 =A7*A1 =fixa(A7)*A1 23. Dadas as seguintes clulas de uma planilha eletrnica, com os respectivos contedos: F1=5, F3=7, H1=4, H3=6, J1=3 e J3=2. A clula C3, contendo a frmula =$F1+H$1, aps ser copiada para a clula E5, apresentar um resultado igual a: a) b) c) d) e) 7 8 9 10 13

19. Considere a planilha Excel na figura abaixo: O contedo da clula B1 dado por: =A1+2*A2 Se o contedo da clula B1 for copiado (Ctrl+C) para a clula B4 (Ctrl+V) o resultado esperado : a) b) c) d) e) 5 8 10 14 13

24. Um determinado Agente Rodovirio pesquisou dados, pela Internet, referentes aos acidentes ocorridos em uma determinada regio do pas durante trs anos consecutivos e construiu a planilha mostrada abaixo utilizando o Microsoft Excel.

20. O recurso do MS-Excel 2003 que agrupa vrias sequncias de caracteres de texto em uma nica seqncia de caracteres de texto chama-se: a) b) c) d) e) Aglutinar Agrupar Concatenar Emendar Unificar

Acerca dos recursos do programa Microsoft Excel, julgue os seguintes itens: a) Para calcular o total de acidentes ocorridos em 2003, e colocar o resultado na clula D7, correto realizar a seguinte seqncia de aes: Clicar na referida clula, clicar em pressionar ENTER . e finalmente

21. A frmula =$K1+M$5, contida na clula E5 de uma planilha eletrnica, aps ser copiada para a clula G7, ficar nessa ltima com a seguinte expresso:

a) =$M3+O$7 b) =$K1+M$5 c) =$M1+M$7 d) =$K3+M$7 e) =$K3+O$5

b) O ttulo Acidentes registrados pode ter sido disposto no centro das clulas B2, C2, D2 e E2, como mostrado na figura acima atravs do uso da ferramenta .

22. No Excel retornar:

2003

funo

CONT.VALORES

c)

a) O nmero de clulas que esto vazias e os valores existentes na lista de argumentos b) A somatria dos valores das clulas contadas c) O nmero de clulas que no esto vazias e os valores existentes na lista de argumentos d) O nmero de clulas que no esto vazias e a soma dos valores existentes na lista de argumentos e) O nmero de clulas no-vazias num intervalo de clulas especificado

Para calcular a mdia de acidentes de Caminhes nos trs anos e colocar o resultado na clula F5, correto clicar em F5, digitar =MDIA(C5:E5) e pressionar ENTER . O resultado apresentado na clula em questo ser 60.

d) Se o usurio clicar na clula D5 e pressionar , o valor desta clula passar a ser apresentado como 50%. e) correto afirmar que aparecer, na Barra de Status do programa, o valor 1150, se o usurio clicar na clula D4 e, mantendo o boto esquerdo do mouse pressionado, posicionar o ponteiro do mouse sobre a clula D6 e liberar o boto esquerdo do mouse.

NUCE | Concursos Pblicos

17

www.nuceconcursos.com.br | Informaes: (81) 3198.1414

Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concurso Excel Mdulo 04


A opo que est correta : a) b) c) d) e) V, F, V, F, V F, F, V, V, F F, V, V, F, V V, V, F, V, F F, V, V, V, F 29. Observe a planilha abaixo, elaborada no Excel 2003 BR, verso em portugus. Foram inseridas as frmulas =MOD(A4;7) na clula C1, =MEDIA(A1;A4) em C3 e =MED(A1:A4) em C4. As clulas C1, C3 e C4 mostraro valores iguais, respectivamente, a: a) b) c) d) e) 4, 4, 5, 6, 6, 55 e 55. 65 e 75. 60 e 50. 55 e 75. 65 e 55.

25. As clulas B1 e C1 de uma planilha Excel contendo, respectivamente Jan e Abr, quando arrastadas pela ala de preenchimento para as clulas D1, E1 e F1, estas ltimas ficaro, respectivamente, com os contedos: a) b) c) d) e) Jan, Abr e Jan. Jan, Abr e Jul. Fev, Mai e Ago. Mar, Jun e Set. Jul, Out e Jan.

26. Qual o resultado da frmula =(A1+B2-(C1*A2))?

30. Se a clula B7 dessa planilha contiver a frmula =SE(B2>MXIMO(C2:E2);B2;MDIA(C2:E2)), ento o valor da clula B7 ser:

a) b) c) d) e)

11 15 -1 20 10 a) b) c) d) e) 4 5 6 7 8

27. Considere o contedo abaixo nas clulas A1, B1 e C1 em uma planilha MS-Excel:

31. A frmula =$A$11+A12, contida na clula A10, quando movida para a clula B10 ser regravada pelo Excel como: a) b) c) d) e) =$B$12+B12 =$A$11+B12 =$B$12+A12 =$A$11+A12 =$A$10+A11

Ao inserir a frmula =SOMA(A1:C1) na clula D1 e ao copiar o contedo de D1 para E1 e para F1, os resultados em E1 e em F1 sero, respectivamente, a) 11 e 20 b) 6 e 11 c) 11 e 11 d) 5 e 8 e) 9 e 15 28. Em uma planilha no Excel 2003 BR foram inseridas as frmulas: =SE(C3-C5>13;"GS"; "LCOOL") em C7 e =MULT(C2;C5) em E7. Se o contedo das clulas C2 2 e C5 5, para que seja mostrado "GS" em C7, o menor valor positivo que a clula C3 poder conter e o valor mostrado na clula E7 so, respectivamente: a) 17 e 190. b) 18 e 10. c) 18 e 190.

32. A exibio da janela Ir para, na rea de trabalho do Excel, pode ser feita pressionando-se a tecla: a) b) c) d) e) F1 F2 F3 F5 F6

33. Em uma planilha MS-Excel, inicialmente vazia, so registrados os valores 1, 2, 3 e 4, respectivamente nas clulas A1, B1, C1 e D1. A frmula =A1*B1+C1*D$1+E1 digitada na clula A2 e essa copiada para a clula D2. O resultado de D2 aps a cpia da frmula ser igual a a) b) c) d) e) -2. -1. 0. 1. 2.

d) 19 e 10. e) 19 e 190.

NUCE | Concursos Pblicos

18

www.nuceconcursos.com.br | Informaes: (81) 3198.1414

Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concurso Excel Mdulo 04


34. Um usurio do Excel escreveu, na clula F15, a frmula =$G10*H$3+$F8 e a copiou, colando-a na clula C18. A frmula que foi reescrita em C18 : a) =$H13*E$2+$I11 b) =$D10*F$6+$F11 c) =$G13*E$3+$F11 d) =$G17*E$6+$C10 e) =$D13*E$3+$H11

35. A clula A1 de uma planilha do EXCEL contm o valor 1, a clula B1 o valor 2, a clula C1 o valor 3, a clula A2 a frmula =A1^B1*0,5*C1 e a clula A3 a frmula =CONT.SE(A1:C1;>=&A2). Se a clula A4 contiver a frmula =SE(E(A2<MDIA(A1:C1);A3>A2);A2/A3;A3/A2), ento o valor da clula A4 ser: a) b) c) d) e) 0,25 0,33 0,75 1,33 3,00

36. De acordo com a tabela abaixo: Um usurio recebeu uma planilha no Excel, conforme apresentada ao lado. Como tarefa, deveria preencher as clulas A6, B6 e C6 de acordo com regras pr-estabelecidas. Aps cumprir essa tarefa, correto afirmar que, a) ao selecionar a clula A6, digitar =SOMA(A1&A5) e, em seguida, teclar Enter, o resultado da clula A6 foi 153. b) ao selecionar a clula C6, digitar =SOMA(A1:C6) e, em seguida, teclar Enter, o resultado da clula C6 foi 495. c) ao selecionar a clula C6, digitar =SOMA(A1:A5) e, em seguida, teclar Enter, o resultado da clula C6 foi 153. GABARITO MICROSOFT EXCEL
Quest. 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 Resp. A C E C A D D C C B B C Quest. 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 Resp. E E D A D B D C E E D C Quest. 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 Resp. E A A D D B D D C C C D

d) ao selecionar as clulas de A1 at A5, pressionar a tecla Ctrl, e mantendo-a pressionada, selecionar as clulas de A5 at C5 e, em seguida, clicar no boto AutoSoma, o resultado da clula A6 foi 300. e) ao selecionar a clula B6, digitar =SOMA(A1:C5) e, em seguida, teclar Enter, o Excel apresentou uma mensagem de erro e o resultado da clula C6 foi 0.

NUCE | Concursos Pblicos

19

www.nuceconcursos.com.br | Informaes: (81) 3198.1414

Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Vous aimerez peut-être aussi