Vous êtes sur la page 1sur 23

Os Planetas -O Sol

Por Juliana Estevez No sistema solar, o sol ocupa uma posio central. Ele d Luz, "vida" e ordem a todos os outros planetas. Na psique, sua funo a mesma. Ele o centro integrador da conscincia. a parte consciente do self. s a partir deste centro consciente, que se pode perceber, ordenar e integrar, o self total, representado pelo mapa astral inteiro. O sol representa a noo de Eu, a sua frase chave EU SOU. E a partir da funo solar possvel a auto percepo. O auto conhecimento e a busca de si mesmo um impulso psquico Solar. s a partir da "luz que o sol emana" que podemos perceber e conscientizarmo-nos das muitas outras funes que astrologicamente esto representadas pelos outros planetas. Se o Sol no existisse, os planetas no passaria de corpos rochosos, sem vida e sem orbe, na escurido do universo. Portanto a funo solar de auto percepo e auto conhecimento essencial para se conhecer todas as outras funes. O Sol, no mapa, revelar a minha natureza mais essencial, minha semente mais primordial, e como eu me torno Eu prprio. Jung denominou este processo de "individuao", e psiquicamente esta a funo solar. O sol mostrar como eu me percebo, qual o caminho que eu percorro na busca para me tornar eu mesmo. Outra funo importante do sol est associada com a posio que este tem, no em relao ao sistema solar, mas em relao terra. Lembremos que a astrologia inicialmente tinha uma perspectiva totalmente geocntrica, portanto, para ns, humanos, que vivemos na terra, o Sol tem ainda uma funo igualmente importante. A vida na terra depende absolutamente do sol, pois ele a fonte de energia da terra, e toda a cadeia alimentar se resumiria em seres que comem outros, que comem plantas, que, por sua vez, dependem (fotossntese) da energia solar. Astrologicamente, o Sol no mapa, ir revelar a energia vital do indivduo, a sua vitalidade e vigor fsico. Simbolicamente, o sol tambm revelar o potencial de dar vida, ou criar, portanto representar a criatividade, o brilho, a importncia, a auto confiana, o calor, a generosidade. Associado posio central no sistema solar, o sol simboliza a importncia, a fora de vontade ou de carcter, o poder, o centrismo ou egocentrismo, a majestade, narcisismo, orgulho. O Sol e a Lua Outras importantes interpretaes do Sol foram criadas a partir da sua relao com a Lua. Como o sol se apresentava sempre da mesma forma em relao a Lua que era eternamente mutvel, associou-se o Sol a um princpio masculino de estabilidade em comparao ao princpio feminino mutvel. Da, nasceram as representaes solares de Masculino, Yang, lgico-racional, paiautoridade, Animus. O Glifo:

O crculo com um ponto no meio. Em todas as culturas o crculo representa um smbolo de totalidade e perfeio. Na natureza no existem formas perfeitamente circulares com excepo do prprio disco do Sol.

O ponto no meio do crculo representa a noo de indivisibilidade, infinito (principio e fim) e tambm de Centro interior.

O smbolo circulo - ponto tambm remete para uma noo de fonte e expanso, o que tambm representa essncia e manifestao. O Ascendente O ascendente ou casa I tambm uma posio astrolgica determinada pela posio do Sol. O ms de nascimento determina o signo onde est o Sol e a hora de nascimento determina o ascendente e consequentemente, a posio de todas as outras casas. O ascendente representa a expresso do indivduo, isto , como ele expressa a essncia (Sol), a sua persona, ou a representao que faz de si mesmo para o mundo. O ascendente tambm pode ser associado com a mscara do ego, a capa que reveste o self (sol), e a prpria personalidade. Associaes Alquimia A alquimia foi uma cincia "qumico-psicolgica" nascida no sculo I A.C., e cujos conhecimentos foram recuperados por Jung, psiclogo que procurou as razes do conhecimento antigo da psicologia do homem. A alquimia foi muito mais do que uma cincia precursora da qumica actual. Esta cincia buscava a compreenso do mistrio da estrutura do universo. Sucintamente, pode-se dizer que a alquimia se baseava num processo que tinha como objectivo encontrar a ligao entre determinados elementos qumicos e factores psquicos do alquimista, pois o mistrio da estrutura do universo estava tambm no prprio alquimista, no seu prprio corpo e no seu inconsciente. Alm de trabalhar com materiais externos, trabalhavam tambm com seus factores psquicos internos. A busca da transmutao do chumbo em ouro, que correspondia ao que Jung chamou de processo de Individuao. Isto , os dois processos davam-se sincronicamente, o qumico e o psicolgico. Os glifos simblicos correspondentes aos diferentes processos alqumicos eram os mesmos glifos que representam os planetas. Por isso, o conhecimento que temos dos planetas pode ser bastante enriquecido quando compreendemos sua funo no processo alqumico. O ouro puro, objectivo alqumico final era representado pelo glifo do Sol. E psicologicamente, o ouro significava o essencial, o mais puro material que era obtido a partir de um longo processo - a individuao - do alquimista. O processo de individuao, leva o individuo a um estado de unidade autnoma e indivisvel e de totalidade interna, atravs da integrao dos vrios componentes da psique (planetas). O signo ocupado pelo Sol no mapa astrolgico indica a forma na qual este caminho pode ser melhor seguido.

Associaes Mitologia Em todos os povos e culturas antigas o Sol foi sempre reverenciado como um Deus central seno o nico Deus. Toda a sobrevivncia estava vinculada a este generoso astro, que doava calor e vida. Apesar de generoso o Sol tambm podia ser perigoso j que "o excesso de brilho queima". H muitos mitos a respeito do deus Sol, todos relatando sua natureza masculina, majestosa, brilhante e generosa. A mitologia greco-romana nomeou-o Apolo - Phebo. Apolo dirigia a carruagem "Solar" atravs dos cus, todos os dias, puxada por cavalos alados. Estes cavalos representam a energia instintiva, animal, sendo controladas pela conscincia (Sol), e guiadas de modo correcto, seguro e criativo. Apolo era filho de Zeus e de Latona, filha dos Tits (foras da natureza). Este Deus aparece em inmeros mitos, mas o que mais significativo para ns so as suas caractersticas. Apolo era um deus belssimo, radioso, de andar majestoso e encantador, muito talentoso. Era dono da lira, instrumento criado por seu irmo Hermes e aprendeu a toc-la tornando-se um exmio msico. Tambm possua um arco e flecha e o dom de us-los com perfeio. Apolo era conhecido portanto, como o deus da msica, dos talentos, das artes e da poesia. . O Orculo de Delfos tambm era uma funo de Apolo. Este Deus possua o dom da profecia e era o nico que realmente podia interpretar o pensamento de Zeus. Na entrada de Delfos, havia duas inscries sagradas, que revelam muito acerca de Apolo e do Sol astrolgico: "Conhece-te a ti mesmo e conhecers a Deus e o universo" e "Nada em excesso". O sol astrolgico tambm representa nossa busca de auto conhecimento, de propsito, significado e direco na vida, nossa vocao, nossos dons e talentos e o caminho para alcanarmos conscientemente a "Iluminao", ou a totalidade interna. O sol Fsico ocupa cerca de 90% da massa total do sistema solar, o sol psicolgico ter funo similar, representando o ncleo vital da personalidade e o centro mximo da conscincia. O sol tambm simboliza o corao do sistema solar e fisicamente tambm ter esta funo. O Sol rege o signo de Leo e a casa V e est exaltado em Carneiro.

- A Lua A essncia dos significados da Lua surgiu devido sua natureza mutvel e nocturna. Em primeiro lugar, a lua muda constantemente de fase, perfazendo seu ciclo em 28 dias. A sua mutabilidade deve-se posio que ocupa em relao ao Sol. Quando est conjunta ao Sol, desaparece, pois o brilho solar ofusca a Lua, e neste perodo que ela parece ser "fecundada" pelo Sol. Na prxima fase, comea a distanciar-se do sol, e comea a crescer (gravidez), e quando entra

na fase da oposio fica totalmente cheia, e "d luz", iluminando a noite escura, e por fim mingua, e volta a aproximar-se do sol, que a ofusca novamente, at desaparecer e reiniciar o ciclo. Este o princpio Lunar, que deu origem aos maiores significados da Lua: o arqutipo da grande me, o feminino, a gravidez, as emoes, os sentimentos, os afectos, o cuidado, a proteco, a nutrio, a alimentao. A mutabilidade da Lua representa a mutabilidade dos sentimentos e afectos humanos, e tambm a instabilidade. Outros significados da Lua advm da sua natureza nocturna. Nos primrdios da humanidade, a noite era sinnimo de perigo, medo, desconhecido. Como os homens estavam muito expostos ao ataque de animais, saqueamento das suas reservas por inimigos, etc., a noite e a escurido tornaram-se o principal arqutipo de medo no inconsciente colectivo do homem. Outras qualidades dadas deste arqutipo lua so as de imaginativa, impressionvel e influencivel. E tambm fantasia, criatividade, sonho. Astronomicamente, a Lua pode no representar grande coisa quando se trata do sistema Solar, mas, em relao terra ela muito importante. Se partirmos do principio que a astrologia inicialmente era geocntrica e ainda em grande parte, veremos o quanto este luminar influencia-nos. A lua condiciona uma srie de eventos na terra, graas a sua influncia gravitacional, afectando as mars, o crescimento da vegetao e ainda influenciando fortemente os nascimentos e todos os ciclos naturais. Sendo assim, podemos perceber que a Lua um condicionador importante para o homem, e toda a experincia associada aos outros factores planetrios tambm ser profundamente influenciada pela Lua, isto pela nossa percepo emocional, pelos nossos condicionamentos inconscientes e pelos nossos mecanismos de defesa. A lua astrolgica tambm representa os nossos medos, e a nossa defesa emocional inconsciente e imediata frente a estmulos ameaadores. A lua a nossa identidade emocional, a forma habitual de reaco, os padres instintivos de comportamento e os condicionamentos apreendidos na infncia. Tambm rege as experincias passadas, a memria emocional, o passado, a tradio. Enquanto o Sol representa o nosso Self consciente (luz do dia), a Lua representa o Ego inconsciente e o comportamento emocional adquirido inconscientemente (escurido da noite). Enquanto o Sol representa a parte masculina da psique humana a Lua representar a sua componente feminina "Anima", dai os seus significados de figura materna, mulher, nutrio, casa, proteco. A Lua e o Sol A Lua e o Sol so dois factores psquicos complementares. Visto que a Lua no tem luz prpria a depende do Sol para "existir", ela reflecte a luz solar; enquanto o Sol activo, a Lua reactiva, receptiva, passiva, introvertida. A Lua a falta que incentiva a funo Solar de busca de si mesmo, de auto conhecimento, de individuao (totalidade e indivisibilidade). Enquanto o Sol d luz e calor, a Lua absorve, incorpora.

medida que a nossa conscincia solar vai-se desenvolvendo, a influncia condicionadora da Lua vai diminuindo, pois os contedos inconscientes vo tornando-se conscientes, as reaces automticas vo dando lugar a comportamentos mais adaptados e livres do condicionamento inconsciente e as emoes tornam-se mais conscientes e canalizam-se mais criativamente. O Glifo: O glifo da Lua simboliza o meio crculo, e portanto uma fraco do todo, algo que falta para se chegar ao todo, um vazio. Este vazio tambm um importante significado da lua, aquilo que falta para a completude, as carncias, o que precisa de alimento ou nutrio para "encher", ou completar. O smbolo do meio crculo tambm simboliza a "alma", o sentir ou o intuir. Este smbolo tambm encerra em si a noo de passividade - receptividade. Associaes Alquimia Na Alquimia, a Lua simboliza um outro metal importante, a prata. A prata era tida como feminina e lunar pois frgil e por corroer-se facilmente sendo colocada em contacto com qualquer cido ou agente agressivo (masculino). Outro processo que estava associado ao smbolo lunar a "Unio Mystica", processo onde a prata acrescentada obra alqumica que objectiva o ouro (sol). Esta unio o que na astrologia chamamos de preencher as carncias da Lua atravs do Sol. Este processo est melhor explicado no pargrafo acima - Lua e Sol.

Associaes Mitologia Existem muitas Deusas associadas Lua. Artemsia, Hecate, Demeter ou Ceres, Diana, Hera ou Juno e Selene. Todas estas deusas representam de formas diferentes as facetas do arqutipo lunar. O mito de Demeter o que demonstra as principais caractersticas Lunares. Demter ou Ceres era a me natureza, responsvel pela manuteno da vida na terra.

Demter era me da bela jovem Persfone. Um dia, O deus dos infernos raptou Persfone e a levou para o Hades - o inferno. Demter procurou a sua filha por todo o mundo, desesperada, e a sua tristeza era to grande que toda a natureza se ressentiu. Como Demter a prpria me natureza (Ceres - cereal), um terrvel Inverno quase devastou toda a face da terra, situao propositadamente causada por Demter para chamar ateno ao rapto que ningum ligou. Com a terra secando e os homens morrendo de fome e frio, Zeus interveio, enviando Hermes - o deus mensageiro, para procurar Persfone por todos os cantos do mundo. Descobriu-se que ela estava no inferno e que se havia tornado mulher de Hades. Demter continuou irredutvel e exigiu que sua filha voltasse para junto da me. Foi ento feito um acordo, onde por 6 meses do ano Persfone ficaria com a me e os outros 6 com o marido.

Quando a filha regressou toda a terra voltou a produzir abundantemente, e este perodo ficou conhecido como a Primavera. No Vero a alegria mantinha-se, at o retorno da filha ao Hades, quando novamente Demter deprimia e as folhas comeavam a cair at a morte total no Inverno. E o ciclo se repete infindavelmente marcando as estaes do ano. Este mito revela a natureza protectora materna, bem como a famosa estratgia Lunar de chantagem emocional, e a mutabilidade cclica de humor da Deusa Demter. A Lua rege o signo de Caranguejo ou Cncer e a casa IV, e est exaltada em Touro.

-Mercrio

Mercrio representa no homem a funo de pensar, reflectir e comunicar. A capacidade de propriocepo, isto , perceber o eu do no eu. A posio de mercrio no sistema solar tambm diz bastante a respeito de seus significados. Mercrio o primeiro planeta depois do sol. Da terra, sempre visto bem perto do sol, nunca se afastando mais que 28 graus. comum encontr-lo numa conjuno ao Sol, e portanto confundir o Eu Sou com o Eu Penso, isto : Eu sou aquilo que penso, ou, noutras palavras Penso (mercrio) logo existo (sol). Mercrio, o primeiro planeta que vai diferenciar o eu sou (sol) de todo o resto que eu no sou. Far portanto uma ponte entre a conscincia individual como tudo o que est fora desta conscincia (outros planetas). Estabelecer ligaes, encontrar diferenas e identificaes do que como o que no , do dentro com o fora, e do fora com o fora. Estas ligaes representam; 1- A nossa capacidade de pensar, reflectir e aprender, 2- A nossa capacidade de comunicar, partilhar ideias, escrever 3- A nossa capacidade de dividir, discriminar, analisar e classificar. I Isto , Mercrio representa como eu assimilo intelectualmente as experincias, como as penso e como as comunico. De que forma se estrutura minha inteligncia lgico-racional. Mercrio ser portanto uma funo essencial para o centro da conscincia (sol) conectar-se com o que exterior. A associao com a mente e com os pensamentos tambm se deve velocidade de Mercrio em seu trajecto no cu. Mercrio era visto no nascer do sol no extremo leste e no fim do dia no extremo oeste. Como o mais rpido dos planetas, j que seu percurso no cu acompanha o do Sol, tamanha velocidade no homem s poderia representar a sua mente e seus pensamentos. Este dado tambm atribuir a Mercrio as qualidades de inquietao, rapidez, irritabilidade, nervosismo. O Glifo: A meia-lua, o crculo e a cruz.

A meia-lua superior o que simboliza a necessidade de aprendizado, comunicao e expresso. Representa o princpio da receptividade e captao.

O crculo a representao do todo, do inteiro, que em Mercrio representa a expanso da conscincia. A cruz a manifestao material, o plano concreto da realidade, isto a actuao ou realizao concreta na realidade da funo Mercuriana de pensar, comunicar, etc. Representa tambm a necessidade de comunicao e compreenso entre o cu e a terra, a necessidade de transcendncia. Os dois princpios, masculino e feminino, esto contidos em Mercrio. Ele Hermafrodita (Hermes + Afrodite). A funo feminina consiste em acumular e receber informao e a masculina em distribuir pensamentos e comunicar. O que tambm se verifica na dupla regncia de Mercrio Virgem (feminino) e Gmeos (masculino).

A Lua e Mercrio A Lua e Mercrio so factores planetrios com funo similar. Os dois so os primeiros que fazem contacto com o exterior, a lua com relao Terra e Mercrio com relao ao sol. Ambos estabelecem uma ponte com o todo o restante. Apesar de funes similares, fazem estas funes se processam de forma diferente. A Lua estabelece pontes e percebe o exterior atravs das emoes, e interpreta os factos com base na memria que tem das experincias vividas no passado e reage influenciada pelo comportamento inconsciente. Mercrio faz a ponte com o exterior com base na reflexo imparcial e objectiva da realidade. analtico e factual, e reage baseado no que lgico e racional. Ateno: no confundir racionalidade com conscincia. Devido a proximidade de Mercrio ao Sol, comum esse tipo de confuso. Mercrio no representa a conscincia una, pelo contrrio bastante dual. Citando Liz Greene: Mercrio , ao mesmo tempo, o grande reconciliador e, ao mesmo tempo o grande destruidor. Atravs do seu poder de dividir, racionalizar, discriminar e separar, o indivduo pode conscientizar-se das relaes entre os factos ou, por outro lado, permanece alienado dessas relaes ao coleccionar dados isolados ou sem sentido no conjunto. Associaes Alquimia Mercrio muito citado na alquimia por ser Hermes o pai da alquimia. Hermes Trimegisto, o trs vezes grande aquele que atravs das leis hermticas criou a astrologia, a alquimia e at a magia, que originaram todas as cincias ocultas. H tambm um outro processo alqumico associado a Mercrio que a "Separatio", um processo fundamental para se chegar ao "albedo". Depois de se retirar os minrios atravs do processo de derretimento, deve-se limp-los, o que um trabalho analtico, e depois disso a sntese qumica poder ser iniciada. Isto , primeiro ocorre um processo analtico e depois o sinttico. Psicologicamente a "separatio" representa a fase onde a mente mercuriana, dual, separa intelectualmente a mente do esprito como sendo um processo inicial necessrio para depois a fuso acontecer no s no nvel intelectual, mas em todos os nveis.

Mercrio tambm pode ser visto na alquimia como um "esprito maligno", que confunde completamente o alquimista. Isto se deve ao facto de que o elemento qumico mercrio pode mesmo causar envenenamento. Psicologicamente, isto representa a mente dual mercuriana nos confundindo, remetendo sempre a realidade dual que a mente cria e percebe, mas que no fundo, no passa de uma percepo dissociada da realidade da mente inferior. Associaes Mitologia Na mitologia grega Mercrio Hermes, o deus mensageiro. Este deus participa de inmeros mitos, que veremos na mitologia dos signos. Por agora, interessam-nos as caractersticas deste deus, que revelam muito acerca dos significados de Mercrio. Mercrio era um deus muito jovem, alguns o relatam como um adolescente. Era magro, gil, muito expressivo, gesticulava muito, dificilmente se calava. Possua asas nos ps e um elmo tambm alado, o que lhe facilitava a deslocao para qualquer lugar, tornando este Deus o mais rpido do Olimpo. Hermes era um deus bastante dual, era considerado o protector dos viajantes, das estradas, O senhor dos pastores, Patrono dos comerciantes, Pai da magia e da feitiaria e da alquimia, era tambm o rei das encruzilhadas e Patrono dos ladres. Hermes no tinha morada no Olimpo, era o "habitante do crepsculo" e no tinha casa pois estava sempre em movimento. Como sua funo de mensageiro o levava a todos os lados, Hermes era o nico deus que tinha acesso a qualquer reino, sendo tambm conhecido como Guia dos 3 mundos, isto Hermes preambulava nos cus do Olimpo, na terra dos homens e no inferno dos mortos (reino do Hades). No Olimpo sua funo era a de Mensageiro e qualquer coisa que se quisesse comunicar de cima para baixo e de baixo para cima, era Hermes quem o fazia. Na terra, Hermes ensinou aos homens a escrita, a lgica, a matemtica, a poesia e as artes da comunicao. Num primeiro estgio, os princpios e valores morais (Jpiter) no significavam nada para Hermes. Mais tarde, Hermes "evoluiu" e tornou-se o Hermes Psicopompus, levava a alma dos mortos para serem julgadas no Hades, e tambm tornou-se um ser sbio, criou as leis hermticas, a base da feitiaria, da alquimia e da prpria astrologia. A personagem mitolgica de Hermes revela algumas caractersticas importantes a respeito do planeta que corresponde. Em primeiro lugar, fisicamente, Mercrio apresenta qualidades de jovem, adolescente, rpido, comunicativo, verstil, adaptvel, sempre em movimento. Ia a todos os stios, mas no ficava em nenhum por muito tempo, passando logo para outro, o que revela a superficialidade intelectual mercuriana. A dualidade do deus, ajudando quem viajava e tambm quem assaltava o viajante, tambm um princpio de Mercrio. Quando evoludo, desce aos infernos (inconsciente) e cria as leis hermticas, os sbios princpios de todas as cincias ditas "ocultas". Mercrio rege Gmeos e Virgem as casas III e VI e sua exaltao em Virgem e Aqurio.

-Vnus

Nos primrdios dos tempos, o ser humano percebeu que a sobrevivncia solitria era menos eficaz do que em conjunto. Na natureza, a associao a outros da mesma espcie facilita no s a auto-

defesa, satisfazendo a necessidade de segurana, como tambm a preservao de toda a espcie instinto bsico de sobrevivncia. A partir da, estabeleceram-se uma srie de princpios e normas que beneficiassem todo o grupo. As leis surgiram ento para manter a paz e o equilbrio social. Ento, Vnus, como factor psquico arquetpico, representar no homem, a necessidade de estabelecer relaes baseadas na dependncia mtua atravs da cooperao e na harmonia, ou equilbrio entre dois ou mais. Todas as relaes humanas, amizades, sociedades, casamentos, so criadas a partir desta necessidade arquetpica representada por Vnus. Antes do estabelecimento da relao, preciso escolher com quem se relacionar. Nos primrdios, o homem precisava de segurana fsica, proteco, e alimentos para sua sobrevivncia. Para isso, era preciso escolher os que melhor pudessem proporcionar esta segurana. Podemos perceber, portanto, que a funo de Vnus escolher, procurar a qualidade, aquilo que tem valor. Vnus representa a capacidade humana de procurar o que tem valor, o que tem qualidade, discriminar atravs do senso o que vale do que no vale, o que bom do que no bom. Em Vnus portanto surgem os primeiros valores. Sejam valores sociais (balana) ou materiais (touro). A noo de amor, expresso afectiva, harmonia, cooperao, paz, humanitarismo, justia, senso esttico, e tambm de segurana, riqueza, dinheiro, prosperidade, so atribudas a Vnus. importante perceber como se d o processo de seleco e valorizao venusiano. Vnus valoriza atravs da identificao com o objecto, isto , Vnus se projecta e se identifica com algo de fora, identifica-se com a qualidade exterior. A projeco o mecanismo que possibilita eu ver no outro uma coisa que minha, e assim a identificao com o exterior possvel, pois o outro me devolve ampliada a qualidade que foi projectada. Este processo a base das relaes venusianas. Com relao ao desenvolvimento humano, Vnus representa um processo conhecido como princpio do prazer, que se d desde os primeiros meses at a os 3, 4 ou 5 anos de idade (formao do superego - Saturno - principio da realidade). O princpio do prazer funciona inicialmente como manuteno da sobrevivncia. Representa o rejeitar a dor, a fome, o frio, tudo que ameaa a vida e leva a morte, fsica e simblica e portanto tambm o procurar a satisfao imediata, o prazer, a alegria e a vida. Quando estudarmos Saturno e o princpio da realidade veremos que a adaptao a realidade exige que retardemos o prazer imediato em nome da prpria sobrevivncia, e que a frustrao do prazer imediato pode proporcionar ganhos maiores que sua realizao. Vnus representa o princpio do prazer, e portanto todo comportamento que exige satisfao imediata das necessidades de prazer (amor, carinho, ateno, comida, dinheiro, etc...). O Glifo: O crculo sobre a cruz Existem trs significados importantes que se pode obter a partir da anlise do glifo de Vnus:

1 - O crculo sobre a cruz representa a necessidade de encontrar o inteiro, o perfeito, o total e indivisvel (O) na matria, na terra (+). Desta simbologia pode-se perceber que todas as formas de relao associadas a Vnus esto profundamente associadas com a necessidade de encontrar a completude, a totalidade ou unidade atravs do outro. Amar pode ser associado a "refazer, ou criar a unidade". Da Vnus tambm representar o "amar na dualidade", j que procura a unidade atravs do outro, e a unidade est primeiro em si prprio (O). Na realidade ou matria (+) isso se manifesta como necessidade de segurana nas relaes, na possessividade, controle para manter a expectativa da identificao com o outro. 2 - O glifo tambm revela a funo inteligente e discriminativa de Vnus j que o crculo representa o pensar, raciocinar (O) antes ou acima do agir (+). Enquanto Mercrio representa a inteligncia lgica desprovida de valores, Vnus representa a inteligncia associada aos afectos, aos valores e a qualidade. A capacidade de discriminar o bom do no bom um princpio ocorre primeiro em Vnus. 3 - Este glifo tambm foi escolhido para representar o smbolo do feminino, o que tambm esta profundamente associado a Vnus. Vnus representa uma diferenciao do feminino lunar, que est mais associado ao arqutipo materno. Vnus representa o feminino em si, a noo de fmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vnus revelar as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vnus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual seu arqutipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher dever ter. Alm disso, em Vnus comea-se a manifestar a expresso de amor- sexualidade, e amor-paixo (identificao excessiva com o outro). Este processo se complementa com o planeta a seguir, Marte, mas tem incio em Vnus. Vnus revela a necessidade passivo-feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte completa o processo, como sendo a necessidade activo-masculina de desejar e de conquistar o desejado. Da, as associaes de Vnus com a vaidade e com a beleza. Vnus e os planetas anteriores O Sol e a Lua so planetas que representam as metades masculina e feminina, ou os arqutipos de pai e me. Mercrio percebe as diferenas, as classifica como dualmente opostas. Vnus ira tentar relacionar as duas metades como o objectivo de unir os opostos criar harmonia nas metades, v-las como complementares e dar um valor a elas. Associaes Alquimia So dois os processos alqumicos associados a Vnus. A Coagulatio (touro) e o conjunctio (balana). O processo de Coagulatio, ou coagulao, o que corresponde em termos psquicos a trazer o homem terra, dar base segura e slida depois de um processo de subida, um xito que inflamou o ego do indivduo. Astrologicamente, este processo representa a noo de realidade e segurana que ocorrem na Vnus taurina.

O processo de conjunctio ou aglutinao o processo que corresponde unio e de opostos, o que permite a harmonizao de foras contrrias e o equilbrio interior. Este processo est associado astrologicamente a Vnus libriana, e est assim ligado s relaes homem / mulher, e todas as relaes sociais que se baseiam em princpios de manuteno de equilbrio e paz. Da Balana estar associado Justia manuteno da ordem e o equilbrio social. Associaes Mitologia Vnus Afrodite, sendo a mais bela e brilhante estrela vista no cu, ficou conhecida como a deusa da beleza e do amor. Esta deusa participa de inmeros mitos, e veremos alguns na mitologia de Touro e Balana, signos regido por Vnus, mas por agora, interessa-nos conhecer o mito do nascimento da deusa, e as suas caractersticas pessoais.

Afrodite nasceu de uma situao de discrdia. Urano, Deus cu, era o deus dos deuses na altura e era sua funo criar todas as coisas no universo. Sua mulher, Gaia, a terra, estava sempre em baixo do cu, e eles viviam uma situao de cpula constante. Urano rejeitou os filhos nascidos de gaia, pois eram terrenos e feios demais a seus olhos e os empurrou de volta para o tero da me, impedindo-lhes o nascimento. Mesmo assim a eles continuavam procriando eternamente at que Gaia, revoltada com a situao, presenteou com um foice, o filho Cronos que estava em seu interior, pedindo-lhe que se vingasse do pai, castrando-lhe e impedindo que ela continuasse sendo eternamente fecundada por Urano. E Cronos assim o fez, saltando do tero da me rapidamente, cortando os rgos genitais do pai e jogando-os no mar. Da espuma do mar com o esperma dos rgos nasceu Afrodite, a ultima filha que Urano iria ter. Afrodite representa a justia e paz restaurada, depois da castrao de Urano. Esta deusa, nascida de uma concha, a prola do Olimpo, sendo a mais bela deusa, era desejosa de amor, e se envolveu com muitos deuses, teve inmeros casos sendo sempre infiel a sua marido Hefesto, o deus ferreiro. Afrodite foi obrigada a casar-se com Hefesto, um deus deformado e feio, como punio a sua superficialidade e vaidade excessiva, para que pudesse valorizar outras qualidades alm da esttica. Afrodite era muito vaidosa e perseguia as mortais que eram de igual beleza. Detestava competies querendo ser sempre a nmero um sem rivais. Era ciumenta e possessiva e ainda assim era a padroeira dos casamentos. Era a protectora das artes, e a musa inspiradora dos artistas. Astrologicamente, Vnus representa onde existe expectativa de perfeio e harmonia, e portanto, onde pode haver a iluso e consequente desiluso caso estas expectativas no sejam satisfeitas. Vnus o arqutipo do sentimento de amor, e todas as projeces que o acompanham. Vnus rege Touro e Balana e as casas II e VII, e est exaltada em Peixes.

-Marte A funo psquica de Marte tambm tem suas origens no incio dos tempos. Vimos em Vnus que o homem para melhor sobreviver sentiu a necessidade de se associar aos outros, criando um sistema de leis para manter o equilbrio na sociedade. Marte representa o impulso instintivo agressivo de sobrevivncia do homem, o impulso de lutar, agredir, atacar, defender e enfrentar.

Enquanto Vnus representa a necessidade de identificao com o outro e com os valores do grupo para melhor sobrevivncia, Marte representa a identificao consigo prprio, isto , a reafirmao da individualidade frente ao grupo e a no concordncia com os valores grupais. Se o grupo venusiano diz: hoje melhor no caar, o indivduo marciano dir: - Mas EU quero comer e VOU caar sozinho. Pode-se perceber porque na astrologia tradicional Marte conhecido como o pequeno malfico. Este planeta representa o impulso de conflito com os interesses comunitrios em prol dos benefcios da liberdade individual. Individualidade uma palavra-chave de Marte, j que este planeta representa o impulso de lutar contra os princpios do grupo, reafirmando as diferenas individuais. Marte portanto um impulso de independncia, auto afirmao, assertividade, ambio, agressividade, espontaneidade, pioneirismo, egocentrismo e intolerncia. Marte tambm pode ser associado ao motor do indivduo, isto , o que move o ser para a aco, para fora de si mesmo. Lembremos que Marte o primeiro planeta exterior Terra. Esta posio nos remete a noo de exteriorizao, movimento de dentro para fora, busca, conquista etc. Agressividade construtiva um arqutipo Marciano, e fundamental para o indivduo afirmar a sua individualidade, conquistar o que deseja, defender-se de um ataque, agir, iniciar, arriscar, ter coragem e vigor. Marte tambm representa a agressividade destrutiva, isto , a violncia, a brutalidade, a belicosidade, a competitividade, a destrutividade, impacincia o egosmo desptico e infantil. O princpio do prazer tem seu pice no arqutipo de Marte. A agressividade marciana nasce da frustrao do princpio do prazer. Marte busca a satisfao imediata e se no a encontra surge uma insatisfao activa que move o indivduo tanto em direco conquista do desejado quanto expresso da raiva destrutiva e agressiva. Marte e Vnus Marte e Vnus so funes complementares. Um a polaridade do outro. Enquanto Vnus simboliza o processo de paz e harmonia, Marte tenso e conflituoso. Vnus passiva-atraente, Marte ativo-conquistador. Vnus representa o amor e Marte a paixo. Vnus os afectos e Marte a sexualidade. Vnus pacfica, Marte blico. O Glifo: A Cruz sobre o Crculo Antes, o smbolo de Marte era a cruz sobre o crculo, actualmente o smbolo se tornou uma seta sobre o crculo, que pode representar armas e escudo. O smbolo de Marte nos leva a trs significados importantes; 1 A cruz sobre o crculo indica a matria, o instinto(+) sobre o esprito, a razo (O). Marte representa de facto uma energia instintiva, primitiva e de sobrevivncia. Pode ser interpretado como o esprito aprisionado sob a matria ou sujeito a limitao da matria. 2 A cruz sobre o crculo tambm representa o agir (+) antes do raciocinar, antes de pensar(O). Marte representa aco impulsiva, imediata, no estratgica. 3 Marte tambm representa hierglifo do masculino e pode-se associar o seu smbolo com os rgos genitais masculinos e Marte de facto representa o masculino, o macho, exactamente como a

polaridade de Vnus. No mapa astral de um homem Marte representar as suas qualidades masculinas, como ele lida e expressa sua masculinidade. No mapa de uma mulher, Marte mostra como ela lida com seu lado masculino e qual o seu arqutipo de homem, quais as qualidades que para ela, um homem deve ter. Associaes Alquimia Na alquimia Marte representa a necessidade de controlar os impulsos instintivos, animalescos, o desejo do homem, para encontrar a pureza, e a individuao. Seu smbolo alqumico o Enxofre vermelho, substncia que psicologicamente esta associada ao aspecto sexual e tambm ao demnio que reside no mundus inferior ou a fora instintiva que reside no inconsciente. Os alquimistas tambm consideravam importante usar a energia de Marte a servio da conscincia (Sol) e com disciplina (Saturno), mas no elimin-la, j que ele um princpio de energia Vital e coragem. Marte foi considerado por muito tempo, na astrologia antiga, um planeta malfico, exactamente por representar o causador dos conflitos interiores entre vontade e desejo, entre a razo e o instinto. Associaes Mitologia Os gregos e os romanos consideravam O deus Ares/ Marte de forma diferente. Ares era pouco prestigiado na Grcia e muito adorado em Roma. Para os gregos, Ares era um deus pouco popular no Olimpo. Era colrico, grosseiro, agressivo e briguento e no muito inteligente. Adorava a guerra mas era pouco estratgico e perdia sempre para sua irm Atena.

Atena a polaridade oposta de Marte, esta deusa era filha de Zeus e no tinha me. Zeus sofria de uma forte dor de cabea e pediu para Hefesto a abrir e ver o que se passava. Hefesto assim o fez, e l de dentro do crnio de Zeus saltou a deusa Atena, j adulta, vestida e armada, danando uma dana de guerra para o pai. Este invulgar nascimento revelou mais tarde as principais caractersticas da deusa, que era a mais inteligente, lgica (nasceu da cabea), justa e estrategista. Hera, mulher de Zeus, ficou cheia de inveja por ele ter conseguido ter uma filha sem sua ajuda e por vingana e frustrao fez gerar dentro de si um deus que se equiparasse a Atena. Este deus era Ares, to guerreiro quanto Atena, mas muito menos inteligente e estratgico. Este intratvel deus nasceu da frustrao e da vingana, e sua energia agressiva era descontrolada, Atena o conseguia vencer at com uma pequena pedra.

Astrologicamente Marte representa a aco impulsiva, pouco estratgica e que nasce da frustrao. Representa tambm rivalidade, ira, raiva, impacincia, violncia e intransigncia.

J em Roma, o Deus Marte era visto de forma muito diferente. Era o protector de suas lutas, era visto como o mais bravo, corajoso e destemido dos deuses. As vitrias e conquistas eram atribudas

a ele. Marte era visto como o deus protector da virilidade dos homens, bem como da vontade, e da coragem. O mito conta que Marte era apaixonado por Afrodite, e eles viviam um caso amoroso, graas ao jeito agressivo, conquistador e viril do deus. Astrologicamente, Marte tambm representa virilidade, sexualidade e paixo. Representa a forma como conquistamos o desejado, como desejamos e tomamos para ns o que queremos. Marte rege Carneiro ou ries e a casa I e est exaltado em Capricrnio e co-regente de Escorpio.

Jpiter Nos primrdios da Humanidade, vimos que o homem percebeu a necessidade de se juntar com outros para melhor sobreviver (Vnus). Ainda assim, os impulsos individualistas criavam conflitos no grupo (Marte) e por isso, surgiram outras formas de se canalizar esta energia primitiva mais instintiva. Esta canalizao se deu atravs de um princpio de prazer e de expanso da conscincia, em detrimento do lado instintivo, e permitiu ao homem a construo de valores sociais, valores que buscam o significado maior e incentivam o indivduo a se identificar com o colectivo. Jpiter tem uma funo similar a Vnus, no sentido em que Vnus representa o agrupamento com outros indivduos e Jpiter tambm, s que o faz numa escala muito maior, introduzindo a noo arquetpica de sociedade. Da, Jpiter ser considerado o primeiro planeta social. Jpiter representa o prximo arqutipo humano, representando o princpio religioso, assim, como os princpios sociais que foram incorporados no inconsciente do homem Jpiter representa a moral, a lei, os valores, o conhecimento, a busca de significados e o conceito de Deus. No desenvolvimento humano, Jpiter representa o incio da introduo dos conceitos de certo e errado que so transmitidos a criana de forma positiva, intuitiva e natural. A transmisso de valores tambm se inicia nesta fase e ter seu pice no processo representado por Saturno. Alm de valores, Jpiter representa o incio do processo de deixar para trs o lado impulsivo, animal, instintivo, ampliando portanto, o controle consciente sobre seu comportamento, sua atitude e suas ambies. uma fase de narcisismo primrio, bastante positiva, onde a criana sente o impulso para ultrapassar suas fronteiras, descobrir o novo e o seu prazer est em expandir-se. As condies do ambiente tambm favorecem e incentivam esta expanso, que durar at a formao do superego, princpio saturnino. O arqutipo Jupiteriano um princpio benfico na astrologia tradicional conhecido como o grande benfico um princpio significador e canalizador dos factores planetrios anteriores, alm de ser o primeiro planeta social, Jpiter representa um princpio socializador, diferente de Vnus, muito mais aprimorado, a essncia de toda filosofia, sendo a ele atribudas as noes de justia, honestidade, bondade, generosidade e piedade. Jpiter o primeiro arqutipo representador da espiritualidade no Homem. A palavra Religio tem suas origens no verbo religare, ou religar. Jpiter revela a nsia por unidade, por religao, com o

Todo, com Deus, ou com o Universo. Representa a busca pela verdade, pelo sentido da vida, pelo porqu das coisas, pela Lei maior. Jpiter representa a busca de uma ordem maior e com mais significado, para alm do caos aparente da vida. Representa a F em todas as suas formas, desde o crer com conscincia at o fundamentalismo, o dogmatismo e o fanatismo religioso. Representa a percepo de uma inteligncia maior, maior que a do homem, que possibilita resignificar qualquer experincias. Jpiter alm de ser um arqutipo de unidade, ou busca de unidade, tambm um arqutipo de Lei e Ordem. Este planeta representa a intuio e compreenso de uma lei maior, uma lei eterna e imutvel, um princpio que est dentro do homem e o permite conhecer a tica, distinguir o certo do errado, o bem do mal, e representa tambm o funcionamento desta lei na matria. Como a lei eterna se manifesta num local e num tempo especficos. Como esta verdade absoluta relativizada numa cultura especfica, num perodo especfico, na tentativa de libertar o homem do caos, dando significado para toda a desordem e directrizes para a construo de um sistema de valores e leis humanos. Jpiter tambm um princpio de expanso e crescimento. Revela o desejo de se expandir material, intelectual e espiritualmente. o ultrapassar as fronteiras do conhecido, ir alm dos horizontes, seja atravs do aumento dos conhecimentos atravs do estudos superiores, seja atravs de viagens longas e conhecimento de outras culturas, seja atravs do aumento da compreenso dos porqus da vida, seja atravs do conhecimento de outras filosofias, outras religies, e outros sistemas de leis. No sistema solar, Jpiter o maior de todos os planetas. O facto de ser gigantesco emprestou a Jpiter os significados de expansivo, abundante, grandioso, exagerado, que ultrapassa os limites (sem limites), efusivo, empolgado, optimista, esbanjador, desperdiador, presunoso, convencido (ego inflado). O facto de estar depois de Marte tambm representa um planeta que esta alm do Ego instintivo e auto centrado, da ser considerado tambm o primeiro planeta social. O Glifo: A meia-lua sobre a cruz (+). A meia-lua de Jpiter representa a intuio de princpios superiores (que astrologicamente so representados pelos planetas transpessoais). Se prolongarmos a espiral da meia-lua veremos que ela sobe e se expande. A cruz, representando a terra e a linha do horizonte, mostra que a intuio (meialua) vem de cima da matria (+). Este Glifo confirma a ideia de intuio de princpios e ordem superiores representados pelo impulso espiritual e religioso. Tambm pode representar a intuio ou compreenso (meia-lua) do significado de eventos e experincias mundanos (+), e a resignificao destes num nvel superior. Associao Alquimia Jpiter na alquimia esta associado um processo chamado Multiplicatio. Quando as partes da obra esto ainda separadas, pode ocorrer de uma das partes evoluir chegando ao estado de albedo (purificao). A Multiplicatio representa um processo que ocorre quando uma parte da obra que

esta purificada contamina positivamente as outras partes que ainda no esto, desencadeando o mesmo processo. Psicologicamente, representa o efeito contagiante que um alquimista mais consciente tem sobre outras pessoas. Este efeito estimula positivamente, inspira o outro a querer evoluir tambm. Este princpio expansivo visto como muito positivo e fundamental para a obra alqumica bem como para o alquimista, que se torna ainda mais ciente de si quando se v como um ser actuante dentro do todo, do grupo ou da humanidade. Associao Mitologia Este planeta na mitologia Zeus para os Gregos e Jpiter para os Romanos. Zeus o Deus dos Deuses. o maior, mais importante e mais poderoso dos deuses. Antes de Zeus, Cronos era o Deus dos deuses. O orculo profetizou que Cronos seria destronado por um dos seus filhos, assim como ele havia destronado seu pai, Urano. Ento passou a devorar sua prole recm nascida. Sua esposa Ria, revoltada, resolveu proteger o belo Zeus que acabara de nascer, e deu uma manta envolta numa pedra para Cronos engolir. Zeus cresceu escondido, e voltou ao Olimpo para fazer justia aos irmos engolidos. Disfarado de Copeiro, envenenou a comida do pai, que vomitou todos os filhos j crescidos em seu interior. Zeus liderou ento uma rebelio junto com seus irmos e tornou-se o deus dos deuses, instaurando um perodo de paz e justia no Olimpo. Zeus era um dos mais adorados deuses, era o mais sbio, o mais justo, e tambm o mais generoso. Zeus tinha tambm uma faceta divertida, bem-humorada e engraada e seu pior defeito era a infidelidade a sua esposa Hera, como em tudo era abundante, tambm se relacionou com inmeras mulheres, deusas e mortais, e teve centenas de filhos. Astrologicamente, Zeus pode representar o arqutipo do sbio, e do guru. Jpiter o mestre que intui a verdade e a ordem superior e a transmite. o professor altrusta que quer expandir o conhecimento para fora de si, quer ensinar e transmitir os valores, os ideais superiores, a tica e os princpios. Jpiter a vontade de aprender e depois de ensinar. Jpiter tambm representa benefcios, proteco de Zeus, sorte, fortuna, alegria, facilidade, entusiasmo, jovialidade e prazer. A ligao de Jpiter com a Astrologia Alm de Urano, a astrologia tambm est associada com o planeta Jpiter. Desta associao tambm podemos confirmar e inferir alguns significados de Jpiter. A astrologia um estudo superior, isto , requer uma compreenso superior daquele que a estuda, esta baseada em princpios, leis e verdades universais (leis hermticas). um estudo que procura compreender todas as dimenses e reas da vida, na tentativa de significar as experincias, encontrar relaes e conexo com uma ordem superior, ou religao com o universo (como em cima em baixo). A astrologia alm de sua funo de conhecer e interpretar o futuro (Jpiter) e de percepo de verdades maiores, tambm objectiva conhecer as potencialidades individuais e a formas de concretizao destas potencialidades, isto , como o indivduo pode crescer, se expandir e tornar-se o mximo de si prprio. Evidencia tanto as diferenas individuais no homem quanto percebe a sua universalidade. Consegue encontrar relaes para a natureza, o comportamento humano individual e o desenvolvimento social como um todo. uma linguagem

codificada, simblica, estruturada, e universal. Tem base filosfica, mas pode at ser praticada como religio. um sistema holstico e aberto, que permite constantes incluses e aperfeioamentos tericos e prticos, sem a necessidade de contradio dos princpios anteriores. Jpiter rege o signo de Sagitrio e a casa IX, e est exaltado em Caranguejo e co-regente de Peixes.

Saturno Nos primrdios, o homem sentiu a necessidade de juntar-se com outros para melhor sobreviver (Vnus). As diferenas individuais se manifestaram de forma instintiva e agressiva ameaando o equilbrio do grupo (Marte). Com a evoluo do grupo para uma sociedade, criaram-se regras e leis baseadas sobretudo em valores morais e espirituais como mandamentos e tabus religiosos, para conter o impulso mais primitivo e que tambm possibilitaram um aumento do controle consciente (Jpiter). Saturno representar a evoluo deste processo, simbolizando a internalizao destas leis, regras e princpios morais e, simultaneamente, a criao de instituies sociais que se encarregassem do cumprimento das mesmas. No homem, Saturno representa a conscincia j formada e amadurecida, com mecanismos severos construdos com os fins de conter os impulsos primitivos e agressivos e consolidar a insero e manuteno adequada do homem na sociedade. No desenvolvimento do homem, Saturno representa um estgio que na criana correspondente ao que se chama de Complexo de dipo. Complexo este que levar etapa final de consolidao do superego e introduo do princpio da realidade. Em primeiro lugar, vamos estudar o que o princpio da realidade e superego. Freud, quando formulou sua teoria do aparelho psquico, disse que este era formado por 3 partes distintas; o ID., o EGO e o SUPEREGO. O ID representa aquela instncia do aparelho psquico que j nasce com o homem, representando todos os desejos e impulsos instintivos. Quando o beb nasce, ele puro ID, vivendo e comportando-se em funo dos seus desejos, numa busca constante de prazer e fuga do desprazer. Tudo o que favorece e permite a sobrevivncia d prazer, e tudo o que ameaa a sobrevivncia e o desenvolvimento doloroso. Por exemplo a fome. O beb chora convulsivamente quando tem fome, pois o alimento permite-lhe sobreviver e desenvolver-se. Consequentemente, a saciao um estado de xtase para o beb. O mesmo acontecer com o frio/calor, o aconchego, o carinho, os cuidados. O ID funciona de acordo com o princpio do prazer. Como vimos este princpio se rege pela busca da satisfao imediata de qualquer necessidade. Por exemplo, o bb chora convulsivamente quando quer mamar. Quer, e quer agora, no aguenta esperar nem um minuto, se colocamos o dedo, a ponta da almofada ou a chupeta na boca do beb, ele tentar mamar, e imediatamente pra de chorar. A criana pequena (antes do trs anos) quando quer um brinquedo quer agora, j. No pode esperar, e qualquer brinquedo serve. No tendo brinquedo, uma panela e uma colher servem de tambor, e as suas necessidades so satisfeitas, a criana pra de chorar. Depois de muito pouco tempo, o brinquedo j no satisfaz mais e uma outra coisa qualquer ser desejada. O princpio do

prazer funciona assim. Como o que predomina a urgncia de satisfao, troca-se o objecto desejado facilmente por outro. O princpio da realidade vai surgindo com o desenvolvimento de outra instncia do aparelho psquico, o SUPEREGO. Este princpio o oposto ao princpio do prazer. Rege-se no pela satisfao imediata, mas pela capacidade de adiar a satisfao imediata, de aguentar a falta e esperar para conquistar o objecto de desejo que especfico e insubstituvel. Um exemplo a criana mais velha que consegue esperar at o Natal para ganhar aquele brinquedo especfico, que vai satisfazer o desejo da criana por muito mais tempo. O princpio da realidade permite que o indivduo aguente esperar para ter aquilo que deseja, sem ter que substituir por outra coisa qualquer para satisfazer-se imediatamente. Tambm permite que o indivduo consiga conquistar o que deseja, seja atravs do bom comportamento, ou atravs do esforo/trabalho. Tambm permite que o indivduo aprenda a gerir o tempo. Da mesma forma, transformar os desejos mais primitivos em mais elaborados, por exemplo transformar o impulso de fome em ambio. E todos estes princpios so princpios regidos por Saturno. importante ressaltar que os dois princpios podem funcionar no homem adulto. Aqueles que funcionam mais a partir do princpio da realidade geralmente esto mais adaptados para a realidade adulta. O SUPEREGO, responsvel pelo principio da realidade, estrutura-se definitivamente atravs duma vivncia universal a que Freud chamou complexo de dipo. O complexo de dipo uma experincia arquetpica, isto , que todas as crianas passam. Entre os 3 e 6 anos de idade, a criana comea a identificar-se amorosamente com o progenitor do sexo oposto. Essa identificao amorosa coincide com a descoberta da sexualidade na criana, e ento ela apaixona-se por este genitor. Quando falamos em sexualidade e paixo na psicologia infantil, falamos em formas diferentes de descoberta e expresso afectiva e no de uma sexualidade e paixo adultas. Nesta altura a menina apaixona-se pelo pai, e o menino pela me. Tambm h uma identificao com o progenitor do mesmo sexo, no como figura amorosa mas como modelos de imitao. A menina, identificada com a me, trata a boneca como se fosse a filha, faz a comidinha, arruma a casinha, numa imitao clara da figura materna. O menino far o mesmo, indo trabalhar, defendendo a casa e a famlia de possveis invasores, etc. Esta identificao permite a construo interior de uma imagem de me/mulher e pai/homem. E tambm permitir a criana criar internamente recursos para rivalizar com o pai de mesmo sexo, na conquista do objecto de desejo o pai de sexo oposto, permitindo a criana ser a(o) namoradinha(o) do pai (me). Esta rivalidade cria dentro da criana uma contradio de sentimentos, de amor e dio simultaneamente pelo progenitor do mesmo sexo. Tambm criar na criana a fantasia de ser perseguida, punida e castrada por este progenitor. Essas situaes podem ser percebidas numa espcie de luta simblica, onde o menino compete com o pai pela me, mas que no final quem dever perder a criana. A criana ao sentir esse conflito interior de amor/ dio, sentir um misto culpa e frustrao, pois perceber que est a mais na relao real amorosa entre seus pais. Como estes sentimentos todos so demasiados dolorosos para conviver na conscincia, sero completamente reprimidos para o inconsciente, e tal situao no ser mais relembrada conscientemente, trazendo um sentimento horrendo quando imaginada a fantasia incestuosa. A resoluo do complexo de dipo sempre dolorosa, e por isso a criana de 6 anos viver uma fase

de quase averso aos indivduos de mesmo sexo, que s mudar com a adolescncia. Esse perodo chamado de LATNCIA, perodo onde as meninas detestam os meninos e vice-versa, e onde toda a energia psquica ser dirigida para a socializao e desenvolvimento intelectual, o que coincide com a entrada para a escola. importante saber que o complexo de dipo ocorre com todas as pessoas e tem diferentes resolues, uns lidando melhor que outros, e com resultados e consequncias diferentes, mas para todos ele representa a consolidao da estrutura psquica que chamamos SUPEREGO, isto aquela instncia responsvel pela conteno dos desejos do ID, responsvel pela introspeco do NO, do estabelecimento da noo do que proibido, o que no pode, o que certo e errado, o medo da castrao e punio. Todos estes conceitos so atribudos a funo de Saturno, bem como medo, rejeio, castrao, proibio, culpa, represso inconsciente, frustrao, limite e regra, e tambm incio da socializao e canalizao dos impulsos para objectivos socialmente requisitados. Psicologicamente, tambm podemos associar Saturno a outros princpios importantes. A criana vive tanto depois do nascimento quanto no incio da identificao amorosa com o progenitor, uma situao a que chamamos SIMBIOSE. Neste processo, todas as necessidades da criana so percebidas e satisfeitas pela me, e a criana no tem noo do outro, do fora dela prpria, acreditando que tudo uma extenso de si prpria. Podemos perceber isso, quando a criana, nos seus primeiros anos de vida, quer esconder-se e fecha os prprios olhos com um pano. A crena que se ela, a criana, no pode ver, ento ningum poder tambm. No h noo de um outro-queno-sou-eu separado da criana. Da mesma forma que se a criana desta idade quer brincar, ela no compreende e no aceita que algum no queira. O outro tem que querer pois ela no compreende um outro separado dela, com vontade autnoma. A criana desta idade tambm no entende nenhum jogo com regras. As regras so saturninas e s podem ser compreendidas e cumpridas quando a criana j saiu da fase SIMBITICA representada astrologicamente pela Lua. A criana vai incorporando o NO, a frustrao causada pela indisponibilidade dos outros, a castrao de seus desejos que nem sempre podem ser realizados, o medo da punio pelo no cumprimento das regras, e a noo de outro comea a surgir, assim como a satisfao da recompensa ao se cumprir a regra, ao respeitar o limite do outro e ao ter o seu limite respeitado, e assim vai surgindo a noo real do si mesmo, com contorno, limites bem definidos, quem eu sou, o que eu gosto, o que no gosto, o que quero e no quero, etc. Podemos concluir ento que a frustrao e a perda (Saturno) da simbiose (Lua) leva ao conhecimento de si mesmo e a individuao (Sol). Esta noo de unidade individual, permitida pela experincia de Saturno, poder representar por outro lado um sentimento de separao (quebra da simbiose lunar) ou abandono, assim como as noes de rejeio, inferioridade, solido e aridez social, inacessibilidade. Tambm pode-se dizer que atravs da frustrao das necessidades infantis introjecta-se as leis e as regras que permitiro ao indivduo reconhecer o outro, e viver em sociedade. Desta introjeco de nos, reconhece-se tambm os direitos e deveres individuais e sociais. Toda a estrutura social esta assente sobre o princpio Saturnino. Sendo o segundo planeta social, Saturno representa o impulso de participao social, atravs da introjeco no s da responsabilidade pessoal, mas da responsabilidade tambm pelos outros, por aqueles que no se podem responsabilizar por si prprios. Da nasce o conceito de estrutura poltica.

Saturno representa o desejo de crescer em sociedade, concentrao de energia num objectivo definido, baseada no principio da realidade, isto de retardar a satisfao imediata, o que atribuir a Saturno o significado de fora de vontade dirigida, esforo, perseverana, ambio social, e experincia prtica. O Glifo: A cruz(+) sobre a meia-lua. Ao contrrio de Jpiter, a meia-lua de Saturno esta abaixo da linha do horizonte, obrigando o homem a aceitar a experincia na Terra, a cumprir na terra a lei, a regra que Jpiter intuiu de um plano mais alto. Ao prosseguirmos a meia-lua de Saturno, veremos que ela desce, um princpio limitador, que restringe experincia do homem terra, na prtica, obrigando-o a viver no mundo da forma limitada da existncia material. Jpiter intui a ordem teoricamente, e Saturno obriga a cumprir a ordem na prtica. A noo de limitao pode ser associada posio de Saturno no sistema solar. Saturno o ltimo planeta visto a olho n, e por muito tempo representou o limite conhecido do sistema solar, sendo a fronteira portanto entre o conhecido e desconhecido (consciente e inconsciente) portanto, pode-se dizer que toda experincia material vai at Saturno. A experincia uma dos significados mais importantes de Saturno. Este Planeta actua atravs da experincia, isto , atravs do processo de fazer vrias e vrias vezes. Como a criana que tem que cair inmeras vezes antes de aprender a andar, aprender atravs do erro a forma de manifestao prtica de Saturno. As frustraes a que Saturno nos submete so essenciais para o verdadeiro aprendizado, que neste caso nunca terico, mas sim prtico. Saturno encerra em si a noo paradoxal de fraqueza e fora, isto , a maior fraqueza de um homem poder ser tambm sua maior fora. Como ele obriga a encarar a experincia, mais cedo ou mais tarde levar ao acerto, e o acerto repetido nos levar ao conceito de fora, aquela experincia em que somos muito bons porque a repetimos incontveis vezes, errando das mais diversas formas at acertar. Geralmente estes erros so muito dolorosos e a tendncia adiar a experincia o mximo possvel, facto este que atribuir a Saturno as caractersticas de medo de falhar, preocupao, dificuldade, pessimismo, atraso, demora, tempo, espera, pacincia. Este planeta tambm conhecido como o Senhor do karma. Este significado pode remeter perspectiva Krmica e ao processo de reencarnaes, mas o que nos interessa a noo de karma no sentido de aceitao da responsabilidade pelo retorno das nossas aces, sejam elas boas ou ms. Saturno ensina que absolutamente TUDO aquilo que nos acontece responsabilidade nossa, que para toda a causa existe um efeito e que todas as nossas atitudes tero um retorno. Esta Lei do Retorno o ensinamento maior de Saturno. Tudo aquilo que somos agora resultado de nossa atitude no passado, seja ela desta vida ou doutras anteriores. Tudo aquilo que fazemos, pensamos, desejamos agora, definir quem ns seremos amanh. Por isso, Saturno pode nos levar ao sentimento de responsabilidade pessoal ou culpa, mas de qualquer forma, ao responsabilizarmos-nos tornamo-nos conscientes e consequentemente tornamo-nos livres, pois sabemos que s depende de ns, o Universo s ressoa aquilo que projectamos, e nossa vida um espelho fiel desta Lei. No se pode fugir da lei, mas se tivermos livre arbtrio, a lei passa a ser nossa maior amiga.

Por isso, Saturno conhecido como "O Mestre". Ensina esta lei de forma prtica, mostrando-nos o resultado e a consequncia das nossas aces. Mesmo que leve muito tempo, o retorno sempre vem, seja ele bom ou mau. Associao com a Alquimia Alquimicamente Saturno representa o chumbo, o material bruto e essencial sobre a qual a obra alqumica se realizar, e que se transformar em ouro (Sol). O ouro, como vimos, representa o processo de individuao. Saturno, representando as regras, os limites, a experincia, a compreenso da responsabilidade sobre as nossas aces como sendo o maior definidor de nosso destino (Lei do Retorno), o que leva o indivduo a um verdadeiro conhecimento de si prprio, das suas limitaes, e a um sentimento de coeso interior, indivisibilidade, totalidade que o estado de individuao. H tambm um processo associado a Saturno na alquimia, chamado Nigredo, ou Sol niger, processo este que leva a obra a um estado de putrefaco, desintegrao e que primeira vista parece o fracasso final da obra, mas que pelo contrrio, um dos mais importantes processos, pois precede o Albedo, processo de branqueamento e iluminao. Este processo, o nigredo deve ocorrer vrias vezes at no serem necessrias mais purificaes. O Sol Nger, representa psicologicamente aquilo a que Jung chamou de Sombra, isto , uma parte da nossa natureza que considerada feia, negra, escura, odiosa, algo que ns rejeitamos seja por influencia dos pais, da religio ou da sociedade, ou por que ns no queremos lidar com este lado escuro, e ento reprimimo-lo e ele permanece inconsciente, mas frequentemente projectado nos outros. Esta projeco da Sombra acontece sempre que odiamos e condenamos uma atitude ou comportamento de algum, pois estamos a projectar no outro o dio que temos de algo que de ns prprios, mas que conscientemente no toleramos reconhecer. O processo de individuao inclui a integrao consciente do Sol Nger, ou do lado sombra, para que possamos de facto nos tornar no perfeitos, mas inteiros. A aceitao de nossas imperfeies, de nossos limites, de nossos defeitos faz parte de Nigredo, para que na sequncia, ocorra o Albedo. Tambm pode acontecer que ao reprimirmos este comportamento/desejo que consideramos mau, reprimirmos tambm o lado bom, criativo. A sombra positiva admirao tambm ocorre frequentemente, quando admiramos a qualidade que o outro tem e que ns tambm temos, mas no conseguimos expressar. Quando se integra a sombra, este lado positivo/criativo tambm se torna consciente. Associao Mitologia Na mitologia Saturno Cronos, o deus do Tempo e da Forma. Depois de castrar seu pai Urano, Saturno mudou a ordem estabelecida por Urano, e a prpria forma da vida, que antes era infinita e atemporal e depois passou a ser finita e condicionada pelo tempo. Antes, para que qualquer coisa viesse a existir, bastava um pensamento criativo de Urano e pronto, a existncia se fazia, e depois de Saturno, filho de gaia (terra), tudo teria de passar por um processo de nascimento fsico, e consequente crescimento, envelhecimento e morte e todo o universo tambm estaria sujeito a condio limitada do espao-tempo imposta por Cronos. A existncia estaria sujeita densidade da matria.

Saturno soube pelo Orculo que seria destronado por um dos seus filhos. A partir da, passou a engolir toda a sua prole. Ao engolir a prole Cronos protegia a si prprio e ao mesmo tempo no precisava destruir os filhos, mantinha-os protegidos e inofensivos em seu interior. Ria, sua esposa, farta de ver os filhos submetidos tirania do pai, escondeu um dos filhos, Zeus, que cresceu salvo pela me, que enganou Cronos dando uma pedra enrolada num manto para ele engolir. Cronos assim o fez, e no notou diferena nenhuma entre o beb e a pedra, j que era cego. Quando adulto, Zeus envenenou a comida do pai e ele vomitou todos os seus filhos, que liderados por Zeus, se rebelaram contra o pai e deram incio a uma nova era no Olimpo. Atravs do mito de Cronos podemos observar alguns conceitos importantes. Primeiro a noo de tempo, limitao espao-tempo, existncia condicionada matria. Outros conceito que se retira do mito o do complexo de dipo, complexo este que Cronos viveu como o sendo o filho protegido pela me e como pai preterido pela esposa, rivalizando com o pai e sendo rivalizado pelo filho. Esta situao remete a noo de que a forma como vivemos este complexo a forma como o reproduziremos com nossos filhos. Saturno tambm castra o pai, conceito muito associado ao planeta. A noo de destronar e ser destronado tambm um reflexo da lei do Retorno, que vimos mais acima. Podemos retirar conceitos significativos da parte do mito que conta que Cronos engole os filhos para se proteger e tambm para proteg-los, isto para se defender e para defend-los dele prprio. Saturno rege todos os mecanismos de defesa. Todas as formas de nos protegermos das situaes ameaadoras so saturninas. O medo o principal mecanismo de proteco. Inicialmente o medo o que nos protege do perigo, atravs da memria de algo que deu errado no passado, deixando um medo, um trauma ou uma inibio. O medo protector no sentido de travar ou impedir que se cometa o mesmo erro, uma espcie de guardio, que leva ao evitar mximo da experincia. Mas ao mesmo tempo, a experincia tem de ser repetida novamente, e enfrentar o medo com conscincia permitir ao indivduo viver a experincia com mais maturidade e sabedoria. O que trar a segurana verdadeira exactamente a experincia que foi evitada pelo medo. O que pode acontecer com Saturno que se o medo for muito forte, poder inibir totalmente, impedindo que se viva a experincia. Saturno pode asfixiar, matar, impedir completamente. Um dos mais conhecidos mecanismos de defesas de Saturno transformar aquilo que se teme em algo virtuoso. Como Cronos, que teme os que os filhos o destronem, mas transmite que ao engolilos est a proteg-los. E assim muitas das virtudes de Saturno so iluses de um grande medo. Como o pessimista que se intitula realista, quando tem medo de ter f no futuro e de se decepcionar caso fracasse. Por ltimo, podemos inferir que Cronos vomitando seus prprios filhos das entranhas representa o processo doloroso de integrao da sombra, com os filhos representado as partes de cronos que ele prprio no reconheceu e mais tarde foi forado a faz-lo e o sair das entranhas representa o processo de ir do inconsciente para o consciente. Saturno rege Capricrnio e a casa X, e est exaltado em Balana e co-regente de Aqurio

Vous aimerez peut-être aussi