Vous êtes sur la page 1sur 2

A corrida dos ratos "Se voc observar a vida das pessoas de instruo mdia, trabalhadoras,voc ver uma trajetria

semelhante. A criana nasce e vai para a escola. Os pais se orgulham porque o filho se destaca, tira notas boas ou altas e consegue entrar na universidade. O filho se forma, talvez faa uma ps-graduao, e ento faz exatamente o que estava determinado: procura um emprego ou segue uma carreira segura e tranquila. Encontra esse emprego, quem sabe de mdico ou de advogado, ou entra para as Foras Armadas ou para o servio pblico. Geralmente, o filho comea a ganhar dinheiro, chega um monte de cartes de crdito e comeam as compras, se que j no tinham comeado. Com dinheiro para torrar, o filho vai aos mesmos lugares aonde vo os jovens, conhece algum, namora e, s vezes, casa. A vida ento maravilhosa porque atualmente marido e mulher trabalham. Dois salrios so uma bno. Eles se sentem bem-sucedidos, seu futuro brilhante, e eles decidem comprar uma casa, um carro, uma televiso, tirar frias e ter filhos. O desejo se concretiza. A necessidade de dinheiro imensa. O feliz casal concluiu que suas carreiras so da maior importncia e comea a trabalhar cada vez mais para conseguir promoes e aumentos. A renda aumenta e vem outro filho... e a necessidade de uma casa maior. Eles trabalham ainda mais arduamente, tornam-se funcionrios melhores. Voltam a estudar para obter especializao e ganhar mais dinheiro. Talvez arrumem mais um emprego. Suas rendas crescem, mas a alquota do imposto de renda, o imposto predial da casa maior, as contribuies para a Seguridade Social e outros impostos tambm crescem. Eles olham para aquele contracheque alto e se perguntam para onde todo esse dinheiro vai.Aplicam em alguns fundos mtuos e pagam as contas do supermercado com carto de crdito. As crianas j tm cinco ou seis anos e necessrio poupar no s para os aumentos das mensalidades escolares, mas tambm para a velhice. O feliz casal, nascido h 35 anos, est agora preso na armadilha da "Corrida dos Ratos" pelo resto de seus dias. Eles trabalham para os donos da empresa, para o governo, quando pagam os impostos, e para o banco, quando pagam cartes de crdito e hipoteca. Ento eles aconselham seus filhos a estudar com afinco, obter boas notas e conseguir um emprego ou carreira seguros. Eles no aprendem nada sobre dinheiro, a no ser com aqueles que se aproveitam de sua ingenuidade e trabalham arduamente a vida inteira. O processo se repete com a gerao seguinte de trabalhadores. Esta a Corrida dos Ratos.

A riqueza a capacidade de uma pessoa sobreviver tantos dias a mais... ou se eu parar de trabalhar hoje, por quanto tempo poderei sobreviver?

Os ricos compram ativos Os pobres s tem despesas A classe mdia compra passivos pensando que so ativos

O erro de tornar-se aquilo para o qual voc estuda que muitas pessoas se esquecem de cuidar de seu negcio. Para ter segurana financeira, a pessoa precisa cuidar de seu negcio. Seu negcio gira em torno de sua coluna de ativos, em oposio a sua coluna de renda.

Vous aimerez peut-être aussi