Vous êtes sur la page 1sur 20

Introduo a Modelagem Molecular

Origens da Teoria Atmica

At o fim do sculo XIX muitos cientistas sentiam que todos os princpios da fsica tinham
sido descobertos e que pouco faltava para ser esclarecido. A mecnica de Newton chegou a um alto grau de sofisticao por Lagrange e Hamilton. O trabalho de Gibbs completava o desenvolvimento da termodinmica. A teoria cintica dos gases e a mecnica estatstica foram formuladas com grande refinamento por Maxwell, Boltzman e Gibbs. Mas a fsica estava para entrar numa era de descobertas e o que se supunha na poca de grande desenvolvimento passou a chamar-se de fsica clssica. O comeo do sculo XX viu o comeo da teoria de relatividade e quntica. A teoria da relatividade devida a Einstein sozinho, completamente alterou a idia de tempo-espao. A mecnica quntica ao contrrio, foi desenvolvida em vrias dcadas por muitos cientistas, vrias descobertas ajudaram a formulao da mecnica quntica. # Descoberta do Eltron Em 1896, H. Becquerel, descobriu que raios emitidos pelo urnio podem expor uma chapa fotogrfica, mesmo que a chapa esteja protegida por um papel preto. Em 1898 Marie Curie e colaboradores isolaram polnio e radio, os quais emitem o mesmo tipo de radiao. Em 1899 sugeriram que tomos de substancias radioativas se desintegram quando emitem os raios, chamando ento de radioatividade. J. J. Thomson, em 1897, demonstrou que um feixe luminoso que deixa o ctodo, chamado de raios catdicos, consistia de feixes de carga negativa. Balanceando este feixe entre um campo eltrico e magntico, Thomson foi capaz de medir a razo carga-massa destas partculas: 1,7588x1011 C.kg-1. A descoberta do eltron e dos raios X por Rentgen em 1895 e a radioatividade por Becquerel e M. Curie em 1896, mostraram que o tomo era mais complexo do que se previa. uma das grandes mudanas da fsica clssica descrever a estrutura do tomo. Por sua vez a carga do eltron foi calculada por R. S. Mullikan, no experimento da gota de leo, com o valor de 1,60x10 19C (onde C representa coulomb, a unidade SI para carga eltrica), bem como sua massa de 9,109389x10-28g (para o valor de carga atualmente aceito de 1,60217733x10-19 C. Partculas carregadas positivamente foram denominadas de prtons por Ernest Rutherford (significando o primeiro). A massa do prton 1.672623x10-24 g. A carga do prton igual e em sinal oposto a carga do eltron.

Figura 1 - Raios , e de um elemento radioativo so separados ao passar por uma chapa carregada eletricamente. Cargas positivas so atradas pela chapa negativa, e negativas pela chapa positiva. Raios no apresentam carga eltrica e portanto no deflexo.

Introduo a Modelagem Molecular

Figura 2 - Deflexo do raio catdico por um campo eltrico (acima) e por um campo magntico (abaixo). Quando um campo eltrico externo aplicado, os raios catdicos so desviados em direo ao polo positivo. Quando o campo magntico aplicado os raios catdicos so desviados do seu caminho normal em uma curva. Em ambos casos, a curvatura est relacionada com a massa e a velocidade das partculas dos raios catdicos e com a magnitude do campo.

Figura 3 - experimento de Thomson medindo a razo carga/massa do eltron. O feixe desviado por um campo eltrico em uma direo e o campo magntico causa o desvio para outra direo. Balanceando os efeitos dos campos, a razo carga/massa pode ser determinada. Thomson sugeriu que os raios catdicos so os mesmos que os eltrons associados com o experimento de Faraday(eletrlise). Obteve a mesma razo massa/carga para 20 diferentes metais e vrios gases no tubo de raios catdicos. Estes resultados sugeriram que os eltrons esto presentes em todos os tipos de matria e presumivelmente existe nos tomos de todos os elementos.
Na

Estrutura Atmica

Introduo a Modelagem Molecular

Sais de metais aos quais foram adicionados metanol. Como esto as cores relacionadas a estrutura dos tomos?

#Radiao eletromagntica

O comprimento de onda de uma onda dado pela distncia entre dois picos sucessivos, a distncia pode ser dada em metro ou nanmetros, o smbolo usado o . Ondas so caracterizadas por frequncias, . A unidade da frequncia o Hertz(s-1). A frequncia o nmero de ondas passando por um determinado ponto em uma dada quantidade de tempo, por isto a frequncia refere-se ao nmero de ciclos por segundos.

Introduo a Modelagem Molecular


As ondas esto movendo-se para frente, com a mesma velocidade. Em A a onda tem maior comprimento de onda que em B, A>B . Por outro lado, A tem menor frequncia que B,

A<B

Para uma radiao eletromagntica o produto da frequncia, , pelo comprimento de onda, , d a velocidade da luz, c: m . s-1 = m/s 8 c=2,99792458x0 m/s Exemplo: Calcule o comprimento de ondas em metros e a frequncia da cor laranja, cujo comprimento de onda 625nm. 1x10 9 m 625nm = 6,25 x10 7 m 1nm Unidade Angstrom Nanmetro Micrmetro Milmetro Centmetro Metro Smbolo nm m mm cm m
c 2,998x10 8 m/s = = = 4,80 x1014 s 1 -7 a 6,25x10 m

.=c

Comprimento (m) 10-10 10-9 10-6 10-3 10-2 1

Tipo de Radiao Raios X UV, visvel Infravermelho Infravermelho Microondas TV, radio

Figura 4- Espectro eletromagntico, no qual a luz visvel uma pequena parte do mesmo. A frequncia utilizada em um forno de microondas de 2,45GHz(2,45x109Hz). A velocidade da luz passando atravs de uma substncia (ar, vidro, gua) depende da composio qumica da substncia e o comprimento de onda da luz. Esta a base usada em um prima de vidro para dispersar a luz. # Radiao do Corpo Negro

Introduo a Modelagem Molecular


A srie de experimentos que revolucionou os conceitos da fsica, esto relacionadas a radiao de um material quando aquecido. Todos j vimos que um metal quando aquecido torna-se cada vez mais vermelho com o aumento da temperatura, ou seja emite uma radiao eletromagntica que depende da temperatura. Tambm sabemos que um corpo aquecido mais ainda a radiao torna-se branca, com o aumento da temperatura. Mostrando assim uma mudana contnua da cor com o aquecimento. Ou seja, a radiao vai de uma frequncia mais baixa para uma frequncia mais alta com o aumento da temperatura.
Figure 5 O espectro da radiao emitida por um corpo aquecido. A linha vermelha representa o espectro para o vermelho, j que a intensidade mxima do comprimento de onda ocorre na regio do vermelho. Com o aumento da temperatura a cor do objeto torna-se mais laranja, amarela, j que o mximo se desloca com o comprimento de onda em direo ao ultravioleta (menor comprimento de onda, maior energia). O objeto torna-se branco, pois existe uma intensidade comparvel em todos os comprimentos de onda do espectro visvel.

Nossos olhos detectam a radiao de um corpo aquecido que ocorre na regio do visvel do espectro eletromagntico. Entretanto, esses no so os nicos comprimentos de onda da luz emitida pelo metal. Ao contrrio, a radiao emitida com comprimentos de onda menores (no ultravioleta) e maiores (no infravermelho) que o da luz visvel, ou seja um espectro de radiao eletromagntica emitido.

Um corpo negro, um corpo que absorve e emite em todas as frequncias. Uma boa aproximao uma cavidade. Radiao que entra repetidamente refletida dentro da cavidade, em cada reflexo, uma certa quantidade de radiao absorvida pelas paredes da cavidade. Quando a cavidade aquecida, as paredes emitem luz, cujo comprimento depende somente da temperatura. De acordo com as leis da fsica clssica, uma relao para a intensidade versus a frequncia :

onde a densidade de frequncia. Esta a relao de Rayleigh-Jeans(1900), que consegue descrever a radiao a baixas frequncias. A altas frequncias a expresso diverge de 2,. Esta divergncia conhecida como catstrofe do ultravioleta, j que esta frmula prediz que, a maior quantidade de energia radiante estaria em frequncias altas do espectro (a partir do ultravioleta).De acordo com esta frmula, da fsica clssica, mesmo objetos relativamente frios poderiam irradiar no visvel e em regies

8T 4

Introduo a Modelagem Molecular


do ultravioleta, ou objetos poderiam brilhar no escuro, e assim no haveria escuro. Esta a primeira falha que encontramos na teoria clssica. # Teoria de Planck Max Planck, em 1900, explicou satisfatoriamente a radiao do corpo negro. Planck tambm imaginava que a radiao emitida era devida a oscilao dos eltrons. Na teoria de Rayleigh-Jeans as energias dos osciladores eletrnicos responsveis pela emisso da radiao poderiam assumir qualquer valor, ou seja valores contnuos, essa uma suposio da fsica clssica. Planck fez a derivao revolucionria de que as energias dos osciladores tem que ser proporcional a um inteiro mltiplo da frequncia ou em atravs da equao, =nh, n um inteiro, h uma constante de proporcionalidade e v a frequncia. Planck props que o tomo do corpo negro que irradia luz de frequncia v est restrito a emitir uma quantidade de energia dada por hv. Plank chamou essa quantidade de energia de quantum de energia (do latim quantidade). Na fsica clssica a energia uma varivel contnua, enquanto que na fsica quntica a energia quantizada. Usando termodinmica estatstica (que estava sendo construda nesta poca) os argumentos de Planck facilmente levam a equao, para o corpo negro:

8hc 1 hc / kT 5 e 1

A constante h chamada de constante de Planck. Com o valor de h em 6.626 x 10-34 J.s. Planck demonstrou que a equao acima d uma excelente concordncia com o resultado experimental. A equao acima conhecida como distribuio de Planck. A teoria de Planck no foi bem aceita na poca. Somente em 1905, Einstein utilizou-a para explicar o efeito fotoeletrnico. Exemplo: A distribuio de Planck da radiao do corpo negro d a densidade de energia entre v e v+dv. Integre sobre todas as freqncias. Soluo: A integral da equao sobre todas as freqncias : Ev=

(v, T )dv =
0

8h v 3dv c 3 0 e hv / kT 1

Se usamos o fato de que: 3 x dx 4 = 0 e x 1 15 ns obtemos:


8h kT EV = 3 c h
4

x 3dx 8 5 k 4 T 4 = ex 1 15h 3c 3

Introduo a Modelagem Molecular

# Einstein e o Efeito Fotoeltrico Em 1886 e 1887 Heinrich Hertz descobriu que a luz ultravioleta causa a emisso de eltrons de uma superfcie metlica. A ejeo de eltrons de uma superfcie metlica por radiao o chamado efeito fotoeltrico. De acordo com a teoria clssica a radiao eletromagntica um campo eltrico oscilando perpendicular a sua direo de propagao e a intensidade da radiao proporcional ao quadrado do campo eltrico. Com o aumento da intensidade, tambm aumenta a amplitude do campo eltrico oscilante. Os eltrons na superfcie do metal oscilam ao longo do campo, e como a intensidade (amplitude) cresce, os eltrons oscilam mais violentamente e eventualmente so ejetados da superfcie com uma energia cintica que depende da amplitude (intensidade) do campo. No entanto, experimentalmente, a energia cintica do eltron ejetado independente da intensidade da radiao. Um outro ponto em contraste: a descrio clssica prev que o efeito fotoeltrico pode ocorrer em qualquer frequncia da luz. O fato experimental que existe uma frequncia limite 0 caracterstica do metal, abaixo do qual nenhum eltron ejetado. Acima de 0 a energia cintica do eltron ejetado proporcional a freqncia v, uma contradio da teoria clssica. Abaixo na fotoclula, podemos ver que com o aumento da frequncia da luz incidente, nenhuma corrente observada at que uma frequncia crtica seja atingida.
Figura 6 - Um exemplo do efeito fotoeletrnico a porta automtica. Uma fotoclula compreende um ctodo fotosensitivo, geralmente um metal que ejeta eltrons quando atingido por ftons de luz com energia suficiente. Os eltrons movem-se para o nodo e a corrente flui na clula.

Um applet interativo do efeito fotoeltrico encontra-se em:

http://lectureonline.cl.msu.edu/%7Emmp/kap28/PhotoEffect/photo.htm.
Lembrete: A energia cintica do eltron medida da seguinte forma: Se os eltrons esto indo em direo a um eletrodo de carga negativa, ento eles iro mover-se mais lentamente, se o potencial do eletrodo

Introduo a Modelagem Molecular


aumentado, os eltrons vo eventualmente diminuir sua velocidade, at o chamada potencial estacionrio. Neste potencial a energia cintica inicial dos eltrons igual a energia potencial: mv2=-eVs Einstein usou a hiptese de Planck, mas estendendo em um importante caminho. Planck acreditava que a luz emitida comportava-se como onda clssica. Einstein props que, ao contrrio, que a radiao existia como pequenos pacotes de energia, E=hv, os quais agora so conhecidos como ftons. Usando um simples argumento da conservao da energia, Einstein mostrou que a energia cintica do eltron ejetado (mv2) igual a energia da radiao incidente (hv) menos a energia requerida para remover o eltron da superfcie (), chamado de funo trabalho(anlogo a energia de ionizao). mv2 = hv - A frequncia mnima para remover um eltron a prpria funo trabalho, hvo=, assim: -eVs = hv - hv0 Essa equao est em completa concordncia com o experimental, j que o grfico de Vs contra linear. E a inclinao da linha d h/-e. Usando o valor de e Einstein calculou o valor da constante de Planck, obtendo um valor em concordncia com o obtido por Planck com a frmula da radiao do corpo negro.

Energia cintica dos eltrons ejetados de uma superfcie de sdio metlico. A frequncia limite de 4,4x1014Hz.

#Vibraes dos Cristais. Em 1907, Einstein adicionou um outro termo a respeitabilidade do conceito de quantizao da energia. A lei de Dulong e Petit estabelece que o calor especfico de um slido atmico vezes a massa atmica aproximadamente 25 J. Uma outra verso, mais detalhada, relaciona a capacidade calorifica molar a constante volume, Cv, igual a 3R, onde R a constante dos gases. O resultado clssico vlido a temperaturas elevadas, mas Cv decresce e vai para zero com a diminuio da temperatura. Einstein assumiu que a oscilao dos tomos sobre as posies de equilbrio so quantizadas, de acordo com a formula: =nh, ou =h

Introduo a Modelagem Molecular


#Espectro do tomo de Hidrognio No incio do sculo XX, era conhecido que cada tomo tem um espectro de emisso caracterstico, quando submetido a altas temperaturas ou a descarga eltrica. Esses so os espectros de linha, j que o espectro de emisso dos tomos consiste de apenas algumas frequncias.

Figura 7 - Espectro de linha de tomos l em um prisma. A luz observada com um espectroscopio, passando atravs um obturador e depois por um prisma, o de hidrognio excitado.
qual separa os componentes da luz.

Figura 8 Um espectro da luz branca, produzido pela refrao

H Hg Ne
Se uma alta voltagem aplicada a um elemento em fase gs a baixa presso, tomos absorvem energia e so ditos excitados, somente algumas linhas so vistas, esse o espectro de emisso de linhas. Os tomos excitados emitem luz. Um exemplo so os tubos de non. Como o espectro atmico caracterstico do tomo, razovel pensar que depende tambm da distribuio dos eltrons no tomo. Portando, a elucidao da estrutura eletrnica dos tomos poderia ser feita via uma anlise completa do espectro de emisso. Assim, por muito tempo cientistas tentaram encontrar um padro para as frequncias. Da surgiu, por exemplo a srie de Balmer,

1 1 1 = 109680 2 2 cm 1 n=3,4,... 2 n A equao prev uma srie de linhas com o aumento de n, com n aumentando 1/n2 diminui, at desaparecer do termo, dando o limite de 1/=2,742x104cm-1 (=365nm), em excelente concordncia com o experimental, este o ltimo termo da srie de Balmer (regio do visvel), o limite da srie. Com esta frmula possvel ento calcular as trs linhas de maior comprimento de onda do tomo de hidrognio. Se n=3, calculando o comprimento de onda, obteremos o valor de 6,561x10-7m ou 656,1nm, o qual corresponde a linha vermelha do espectro do hidrognio. Com n=4, obteremos a linha verde.

#Srie de Rydberg A equao de Rydberg leva em considerao todos as linhas do espectro de hidrognio, generalizando a equao de Balmer:

Introduo a Modelagem Molecular


=
1 1 1 = 109680 2 2 cm 1 com n2 > n1 n2 n1

A constante aparecendo na frmula chamada de constante de Rydberg, RH=109677,57 cm-1. Outras sries foram desenvolvidas, para diferentes regies do espectro. O espectro de emisso de outros tomos tambm constituem uma srie. Rydberg encontrou leis empricas aproximadas para muitos deles, expressas em termos como o da equao acima.

Figura 9 - Representao esquemtica das diversas sries no espectro do tomo de hidrognio.

Figura 10Nveis de energia para o tomo de hidrognio, calculados pela teoria de Bohr.

10

Introduo a Modelagem Molecular


#Momento Angular Em 1911, o fsico E. Rutherford, baseado no experimento de espalhamento dos seus colegas Geiger e Marsden, props um modelo nuclear para o tomo. Niels Bohr trabalhava no laboratrio de Rutherford e viu como incorporar esse nova viso do tomo com a condio de quantizao de Planck, numa nova teoria bem sucedida para o tomo de hidrognio. Neste modelo entram conceitos da mecnica clssica do movimento circular. O momento angular dado por mv e usualmente indicado por p. Agora imagine uma partcula girando ao redor de um centro fixo em um plano. A velocidade da partcula, ento v=2rrot =rrot, onde vrot a freqncia de rotao e wrot=2rot (tem unidade de radianos/segundo) a velocidade angular. A energia cintica da partcula : K= mv2 = mr22= I2, onde I o momento de inrcia. Como se v w e I so quantidades angulares e v e m so quantidades lineares. Assim, I corresponde ao momento linear mv, e de fato a quantidade l, definida por: l=I= (mr2) (v/r)=mvr chamada de momento angular, e a principal quantidade associada a sistemas rotacionando. A energia cintica para sistemas rotacionando, ento : K= Iw ( Iw 2 ) l 2 = = 2 2I 2I
2

# Bohr Inclui o Momento Angular Quantizado para o tomo de Hidrognio De acordo com o modelo nuclear, o tomo de hidrognio pode ser visto como um ncleo central com um eltron. Podemos considerar o ncleo fixo, pois mais pesado e o eltron girando ao redor dele em uma orbita circular. A fora mantendo o eltron na orbita circular suprida pela fora Coulombica de atrao entre prton e o eltron: e2 mv 2 = [1] 4 0 r 2 r *Classicamente, entretanto, devido a que o eltron est constantemente sendo acelerado, (partculas girando ao redor de um ponto fixo experimentam uma acelerao para fora) ele pode emitir radiao eletromagntica e perder energia. Consequentemente, a fsica clssica prediz que um eltron girando ao redor do ncleo vai perder energia e entrar em espiral para dentro do ncleo, da que uma orbita estvel no permitida classicamente.*

11

Introduo a Modelagem Molecular

Bohr fez duas grandes contribuies para duas suposies no clssicas. A primeira delas, era assumir a existncia de uma orbita de eltron estacionria em desafio a fsica clssica. Para que as ondas ao redor da orbita serem estveis, chegamos a condio que um nmero inteiro de ondas precisa ajustar-se ao redor da orbita circular. Como a circunferncia 2r, encontramos a condio quntica: 2r=n, onde n=1,2,3,... Ento ele especificou as orbitas trazendo a condio de quantizao, e assumindo que o momento angular do eltron precisa ser quantizado de acordo com:

l=mvr=n h

n=1,2,...

onde h h/2

Resolvendo esta equao para v e substituindo a equao da fora Coulombica [1], obtemos: 4 0 h2 n 2 r= com n=1,2,... me 2 Ou seja, o raio das orbitas permitidas so quantizados, as orbitas de Bohr. A orbita com o menor raio a com n=1, resolvendo a equao de r para n=1, obtemos: r = 4(8,85419x10-12C2.N-1.m-2)(1,055x10-34J.s)2 (9,110x10-31kg)(1,602x10-19C)2 =5,29x10-11 m = 0,529 A energia total do eltron igual a soma da energia cintica e potencial, a energia potencial de um eltron e um prton separados de r : U(r)= - e2 40r E a energia total dada por: 1 2 e2 E = mv 2 4 0 r 2 Usando a equao da lei de Coulomb para eliminar mv na energia cintica, temos: 1 e2 e2 e2 E= = 2 4 0 r 4 0 r 8 0 r Substituindo a equao de r com a quantizao na equao anterior: me 4 1 E n = 2 2 com n=1,2,... 8 0 h n O sinal negativo na equao indica que os estados de energia so estados ligados. Veja que n=1 corresponde ao estado de mais baixa energia, o

12

Introduo a Modelagem Molecular


estado fundamental. Os estados de energia mais altas so os estados excitados do tomo de hidrognio. Podemos mostras as energias dadas pela Equao anterior em um diagrama de nveis de energia. Bohr assumiu que o espectro observado do tomo de hidrognio devido as transies de um estado de energia permitido para outro: me 4 1 1 E = 2 2 2 2 = hv 8 0 h n1 n2 Colocando E=h (condio da frequncia de Bohr) a suposio de que quando um eltron cai de um nvel para outro, a energia envolvida dada como foton de energia E= h. Podemos ver ento que todas as sries espectrais saem do modelo de Bohr naturalmente. #Massa Reduzida Quando deduzimos a equao de Bohr, assumimos o prton como fixo, devido a sua alta massa. Na realidade no necessrio fazer esta aproximao. Considere o caso geral de duas massas rodando uma ao redor da outra. O seu centro de massa mantm-se fixo, e cada uma destas massas ir rodar sobre esse ponto. O centro de massas est ao longo da linha que une esses dois centros, definido por:

m1r1=m2r2

r= r1 + r2 Usando a equao para o centro de massa, temos: r1 = A energia cintica total K= m1v12 + m2v22 Agora usando a velocidade angular , temos: v1 = r1 K = m1r122 + m2r222 = (m1r12 + m2r22)2 K = I 2 I, temos:
mm I= 1 2 r 2 m1 + m2 O fator entre parnteses tem unidade de massa, e sempre ocorre em problemas de duas massas ao longo de um centro, chamado de massa reduzida, . Temos ento agora I = r2, enquanto que anteriormente utilizamos I = m r2, logo reduzimos o sistema de dois corpos para um sistema de um corpo. Podemos aplicar este resultado ao nosso tratamento do tomo de hidrognio. Com isto, obtemos para a constante de Rydberg:

m2 m1 r e r2 = r m1 + m2 m1 + m2
v2 = r2 Substituindo em K,

temos:

onde I = m1r12 + m2r22 o chamado momento de inrcia. Utilizando r1 e r2 em

13

Introduo a Modelagem Molecular


e = 109681 cm-1 3 8 0 ch A teoria de Bohr pode ser aplicada a qualquer tomo tipo hidrognio, como He+, Li2+, consistindo de um eltron e um prton. Onde a carga do ncleo Ze, ao invs de somente e: v 2 Ze 2 1 Z 2 e 4 1 = e = 2 3 2 2 2 8 0 ch n1 n2 4 0 r r Um dos espetaculares sucessos da teoria de Bohr, foi a descrio correta das linhas espectrais + do He . Mas, no pode ser estendido com sucesso para sistemas com dois eltrons, como o hlio. Tambm nunca foi capaz de explicar o espectro que aparece quando um campo eltrico aplicado ao hidrognio.
RH =
4

PARTCULAS E ONDAS
# de Broglie A natureza da luz sempre provocara discusses. Em muitos experimentos a luz mostrava um comportamento caracterstico de onda. Entretanto em outros experimentos apresentava-se como um fton. A disperso da luz branca no seu espectro num prisma um exemplo do comportamento ondulatrio da luz. Enquanto que o experimento fotoeltrico um exemplo da luz como partcula, em pacotes de ftons. Deste comportamento vem o termo dualidade onda partcula da luz. Em 1924, Louis de Broglie, argumentou que se a luz pode mostrar a dualidade onda-partcula, ento matria, que certamente parece ter comportamento tpico de partcula, tambm poderia mostrar propriedades de onda sobre certas circunstncias. Isto bastante forte, mas apresenta uma simetria natural. Louis de Broglie pde colocar isto em um esquema quantitativo. Einstein tinha mostrado, atravs da teoria da relatividade, que o momento do foton dado por: h h p = ou = , como Einsten demonstrou massa e energia so a mesma coisa, p portanto o fton tem momento (p=mv). O que de Broglie fez foi perguntar se, ambos, matria e luz no obedeciam esta equao. J que o momento de uma partcula mv, esta equao mostra que a partcula de massa m movendo com a h velocidade v ter um comprimento de onda dado pela equao = mv Exemplo: Calcule o comprimento de onda para uma bola de baseball (0,14kg) viajando a 144km/h. Soluo: 144km/h corresponde em SI a 144 km/h * 1h/3600s * 1000m/1km = 40 m/s O momento da bola : p =mv= 0,14 kg * 40 m s-1 = 5,6 kg. m.s-1 A onda de Broglie : = h / p = 6,626 x 10-34 J.s = 1,2 x 10 34m 5,6 kg.m.s-1 Como podemos ver este um comprimento de onda extremamente pequeno.

O comprimento da bola de baseball extremamente pequeno para ser detectado. A razo para isto a grande massa. Enquanto que para um eltron (viajando a 1% da velocidade da luz) o comprimento de onda : A massa do eltron : 9,11 x 10-31 kg

14

Introduo a Modelagem Molecular


A velocidade do eltron: v = (0,01) * ( 3,00 x 108 m .s-1) O momento: p=mv= (9,11x10-31kg) (3,00 x 106 m.s-1) O comprimento de onda : = h / p = 6,626 x 10-34 J.s = 2,43 x 10-10 m = 2,43 2,73x10-24 kg.m.s-1 Como podemos ver o comprimento de onda do eltron est na regio do comprimento de onda do raios-X. Quando um feixe de raios-X dirigido a uma estrutura cristalina o feixe espalhado de uma maneira caracterstica da estrutura atmica do cristal. Esse fenmeno, denominado de difrao de raiosX devido ao fato de que o espaamento interatmico no cristal da mesma ordem que o comprimento de onda do raios-X. A propriedade de onda do eltron usada em microscpica eletrnica. Figura 11 - Padro de difrao de eltrons obtida com uma lmina de alumnio.

A frmula de Broglie deu uma alternativa nova para interpretar o primeiro postulado de Bohr. Ela pode ser usada como argumento para que a orbita de Bohr seja quantizada. Como o eltron gira ao redor do prton, tem um comprimento de onda associado com ele. Para que a orbita seja estvel, razovel assumir que a onda precisa estar em fase, assim que o eltron completa cada revoluo. De outro modo teramos o cancelamento de uma amplitude a cada revoluo e a onda desapareceria. Desta forma, temos a condio de que um nmero inteiro de onda completa precisa ajustar-se ao redor da circunferncia da orbita, para a onda ser estvel. Na circunferncia, temos o circulo de 2r, ento temos a condio quntica: 2r = n . Substituindo na equao de de Broglie, temos a condio de quantizao de Bohr: / mvr = n h Que pode dar a velocidade de um eltron numa orbita de Bohr. Foi J. J. Thomson (Recebeu o titulo de Lord Kelvin em 1908) quem primeiro mostrou em 1895 o eltron como partcula, e G. P. Thomson (filho) em 1926 quem mostrou experimentalmente que o eltron pode atuar como onda. Os dois receberam prmio Nobel, um por mostrar que o eltron uma partcula subatmica (1906) e o outro por mostrar o seu comportamento de onda (1937). Um pouco mais sobre a dualidade partcula/onda. Se eltrons so ondas, ento faz sentido que no perca ou absorva energia a menos que mudem de nvel de energia. Se permanecem no mesmo nvel de energia, a onda no est realmente orbitando ou vibrando como um eltron no modelo de Rutherford. Ento no h razo para emitir qualquer radiao. Se o eltron muda para um nvel de energia mais baixo, ento o comprimento de onda ser maior, ou seja uma frequncia menor, assim o eltron ter menos energia, com isto faz sentido que esta energia extra teria que ir para algum lugar, podendo ento escapar como fton. Se ocorre o contrrio, ento o fton teria que vir com a mesma quantidade de energia necessria para subir o eltron de nvel. # Princpio da Incerteza de Hesenberg

15

Introduo a Modelagem Molecular


Chegamos ao ponto em que precisamos considerar luz e matria como ou ondas ou partculas. Consideremos uma medida da posio do eltron. Se desejamos localizar o eltron dentro de uma distncia x, ento precisamos usar luz com um comprimento de onda pequeno. Para que o eltron seja visto, um fton deve interagir ou colidir de alguma maneira com o eltron, seno o fton ir justamente passar por ele e o eltron parecer transparente. O fton tem momento p = h / , e durante a coliso algum momento ser transferido para o eltron. O ato de localizar o eltron leva a mudana no seu momento. Se desejamos localizar o eltron precisamente, ento temos que usar uma luz com um comprimento de onda menor. Consequentemente, o fton no feixe de luz ir ter grande momento. Como para localizar o eltron algo de momento deve ser transferido para o eltron, e com o aumento do momento, teremos um maior mudana no momento do eltron. Werner Heisenberg, estudou este processo na dcada de 1920 e mostrou que no possvel determinar exatamente quanto de momento transferido para o eltron no processo de localiz-lo. Isto significa que se nos desejamos localizar o eltron numa regio x ento isto causa uma incerteza no momento do eltron. Heisenberg demonstrou que se p a incerteza do momento do eltron, ento: xp h Que conhecido como o princpio da incerteza de Heisenberg. Estabelece que se desejamos localizar uma partcula com uma distancia x, ento automaticamente introduzimos uma incerteza no momento da partcula. importante explicar que a incerteza a propriedade fundamental do ato de medir. Se calcularmos a incerteza na velocidade de uma bola de baseball, se medimos sua velocidade com milionsimo de 1%(10-8): Para uma bola viajando a 40m/s o p = 5,6 x 10-8 kg.m.s-1 A incerteza na posio : x= h/p = 6,625 x 10-34 Js-1 = 1,2 x 10-26 m 5,6x10-8kg.m.s-1 Como se v este um valor sem grandes conseqncias. Mas no caso do eltron, se o queremos localiza com um x = 50 pm, ento p = 1,3x10-23 kg.m.s-1. Desta forma v ser: v = 1,4 x 107 m.s-1. Isto um valor muito grande para a velocidade. # A equao de Onda (Avanado) Em 1926, Erwin Schrdinger formulou a teoria quntica, a equao de onda, em termos de equaes diferencias parciais. Assim estudaremos a equao de ondas clssicas inicialmente. A equao de onda descreve o movimento de uma corda vibrando num sistema unidimensional.

= (1) x 2 v 2 t 2 Considere uma corda esticada entre dois pontos fixos. O deslocamento da corda de sua posio de equilbrio horizontal chamado de amplitude. Se usamos u(x,t) como sendo a amplitude da corda ento u(x,t) satisfaz a equao: onde v a velocidade com o qual a perturbao move ao longo da corda. Esta equao a chamada equao de onda clssica.

2u

1 2u

16

Introduo a Modelagem Molecular

A equao (1) uma equao diferencial parcial, onde u depende de x e t. linear, j que no existem termos cruzados. A amplitude tem que, alm de obedecer a equao (1), satisfazer algumas condies fsicas. J que os fins da corda so mantidos fixos, a amplitude destes dois pontos sempre zero, e assim: u(0,t) = 0 u(l,t)=0 (para todo t)

Essas so as chamadas condies de contorno. Geralmente a equao diferencial parcial precisa ser resolvida, sujeita as condies de contorno. #Soluo da equao de Onda (Avanado) A equao de onda clssica pode ser resolvida pelo mtodo da separao de variveis. Para tal fatoramos a u(x,t) em uma funo dependente do tempo e outra em funo da posio: u(x,t) = X(x) T(t). Se substitumos na equao 1 teremos:

T (t )

2X

1 2T = 2 X ( x ) 2 , dividindo por u(x,t)=X(x)T(t) obtemos: x 2 t v

1 2X 1 1 2T = (2) X ( x ) x 2 v 2 T (t ) t 2
O lado direito da equao 2 funo de t somente e o lado esquerdo somente de x. Como x e t so variveis independentes, cada lado pode variar independentemente. Fazendo com que cada lado seja igual a uma mesma constante:

1 2X =k X ( x ) x 2
Essas equaes podem ser escritas como:

1 2T =k v 2 T (t ) t 2 1 1 2T v 2 t 2

2X x 2

kX ( x ) = 0

kT (t ) = 0 (3)

Essas so as conhecidas equaes diferenciais ordinrias. Diferentes das parciais, pois X(x) e T(t) ocorrem em derivadas ordinrias, so lineares devido a X(x) e T(t) aparecerem somente em primeira potncia. O valor de k ainda indeterminado. Vamos assumir que zero, neste caso integrando imediatamente encontramos: X(x) = a1x + b1 T(t) = a2t + b2 (4)

17

Introduo a Modelagem Molecular


onde a e b so constantes de integrao, podem ser determinados pelas condies de contorno, as quais so: u(0,t) = X(0)T(t) = 0 u (l,t) = X(l) T(t) = 0 Como T(t) no anula para todo t, temos que ter ento: X(0) = 0 e X(l) = 0 (5) Estas so as condies de contorno, voltando a (4) conclumos que somente satisfeita a equao (5) se a1 = 0 e b1=0, com isto X(x) = 0 e da u(x,t) = 0, est a chamada soluo trivial. Agora vejamos a equao (3) com k0. Essas equaes so do tipo:

2y x 2

ky( x ) = 0 , onde k positivo ou negativo.

(6)

Para resolver, usamos y(x) = eax onde a ser determinado. Substitudo exp(ax) na equao (6), e encontramos, para um exemplo de k positivo: (a2 -4) y(x) = 0 cuja soluo : a= 2 ou seja, temos duas solues: y(x) = e2x e y(x) = e-2x.

Mas o somatrio das duas solues tambm uma soluo, pois a equao de uma segunda derivada, logo temos duas integraes, com duas constantes, o que sugere que esta a soluo geral. Para muitas equaes a soluo tem a como real. Mas em muitos casos, a pode ser um imaginrio. Considere a equao:

2y x 2

+ y( x ) = 0

Se usamos y(x) = eax, ento temos: (a2 + 1)u(x) = 0 e assim: a = i, e a soluo geral ser: y(x) = c1eix + c2e-ix, podemos utilizar a regra de Euler: e+/- i = cos i sen obtendo: y(x) = (c1+c2)cos(x) + (ic1 - ic2) sen (x)

18

Introduo a Modelagem Molecular


Mas podemos usar c1+c2 como uma nova constante c3: y(x) = c3 cos(x) + c4 sen (x) Resumindo: A resoluo da equao (3) atravs do mtodo de separao de variveis, apresentou uma soluo trivial com k=0, com k>0 a soluo real e com k< 0 a soluo imaginaria. Vamos voltar a k positivo. Escrevemos k como 2, isto assegura que k seja positivo, sendo real. Colocando 2 na soluo geral temos: X(x) = c1ex + c2e-x, mas a nica forma de satisfazer a as condies de contorno com c1 = c2 = 0, novamente chegamos a soluo trivial. Vamos ento voltar a k negativo. Se fazemos k = -2 ento a soluo geral : X(x) = A cos (x) + B sen (x) As condies de contorno so: X(0) = 0, o que implica que A = 0, a condio em x= l, diz que: X(l) = B sen (l) = 0 Existe duas formas de satisfazer esta equao: a primeira com B=0, mas isto levaria a soluo trivial. A outra forma com sen(l) = 0, * mas sen = 0, quando =0, , 2, 3,..., ento: l = n , com n= 1, 2, 3, ... (*n=0 uma soluo trivial) Substituindo ento na equao de X(x), teremos: X(x) = B sen (nx/l) Como k = -2, a equao

2T t 2

kT (t ) = 0 pode ento ser escrita como:

2 T (t ) t
2

2 v 2 T (t ) = 0 , a qual agora passamos a resolver.

A forma geral da soluo :

T(t) = D cos (nt) + E sen (nt), onde n = v = nv/l Substituindo em u(x,t) = X(x) T(t) e Como existe um u(x,t), a amplitude, para cada inteiro, temos:
nx ) = un ( x, t ) l n=1

u( x, t ) =

n=1

An cos( n t + n ) sen(

(7)

19

onde A a amplitude da onda, o angulo de fase. Cada un(x,t) um modo normal, e representa a frequncia do movimento harmnico.

Introduo a Modelagem Molecular

n =

n vn = 2 2l

A dependncia espacial dos primeiros termos da equao (7) mostrada na figura abaixo. O primeiro termo chamado de primeiro harmnico, ou modo fundamental u1(x,t), o segundo termo o segundo harmnico....

Essas so as chamadas ondas estacionrias, j que a posio dos ns fixa com t.

20

Vous aimerez peut-être aussi