Vous êtes sur la page 1sur 13

0

UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Engenharia Departamento de engenharia mecnica Campus de Bauru

Disciplina: Manuteno Industrial e de Frotas Grupo 11: Anlises de leos lubrificantes

Alunos: Alyne Domingues do Nascimento 511536 Luis Felipe de Napoli 512052 Pedro Isaac Garcia Ribeiro 511714

Professor: Prof. Dr. Joo Candido Fernandes

1. Introduo
A principal funo de um lubrificante a formao de uma pelcula que impede o contato direto entre as duas superfcies que se movem relativamente entre si. Com isso, o atrito entre as partes reduzido a nveis mnimos quando comparado ao contato direto, exigindo uma menor fora e evitando o desgaste dos corpos. Com a evoluo dos lubrificantes, estes passaram a acumular novas funes como proteo contra a corroso, auxilio vedao, transferncia de calor e retirada de produtos indesejveis do sistema, entre outras. Com isso, o leo lubrificante passou de um mero redutor de atrito para um produto decisivo na competitividade das industrias manufatureiras, proporcionando melhorias no desempenho dos equipamentos e reduo de custos referente s manutenes.

2. Histrico
Por volta de 2500 a.C., os egpcios utilizavam trocos de arvores para reduzir o atrito entre os trens e o solo, estes trens eram responsveis pelo carregamento de grandes pedras utilizadas na construo das monumentais pirmides. H indcios comprovados atravs de anlises que nesta mesma poca surgiram os primeiros vestgios dos lubrificantes, onde era constitudo de sebo de boi e carneiro, e tinha o intuito de substituir os troncos de arvores. Alguns anos depois, os gregos comearam a usar o mesmo produto derivado de gordura animal para lubrificar as rodas das Bigas que eram usadas como transporte.

Por volta do sculo VIII os noruegueses, mais propriamente os vikings, comearam a utilizar leo derivado de baleia para lubrificar os eixos dos lemes e as articulaes das velas. Somente no sculo XVII surgiram os primeiros lubrificantes derivados do petrleo, decorrentes das necessidades de ter um lubrificante melhor que os derivados de gordura animal, para lubrificao de novos maquinrios que surgiram com o desenvolvimento da civilizao. Porm, somente com a revoluo industrial por volta do sculo XVIII, que o lubrificante mineral derivado do petrleo comeou a ser utilizado numa escala maior. Com o passar dos anos, as tecnologias e novos maquinrios, foraram os cientistas e engenheiros qumicos a desenvolverem lubrificantes que atendessem de forma mais eficaz os processos industriais garantindo um melhor desempenho dos maquinrios. Desta forma, o lubrificante se dividiu tendo diversas bases e aditivaes diferenciadas com diversas especificaes, assim, o lubrificante passou a ser um produto mais nobre, tendo formas de aplicaes corretas. Nos ltimos anos foram criados lubrificantes sintticos e semisintticos (Compostos por leos minerais e sintticos), com uma resistncia maior que os leos minerais, podendo ficar mais tempo nos motores ou maquinrios reduzindo assim o tempo de troca de lubrificantes.

3. Desgaste
Danos causados a uma superfcie slida ou perda progressiva de material devido ao movimento relativo entre a superfcie e substancia ou substancias com a qual entra em contato.Entre os tipos mais comuns de desgaste, podemos citar:

Abraso: gerada por partculas de material abrasivo, como por exemplo areia ou p, contidos no leo lubrificante. Corroso: gerada por contaminantes cidos. Eroso: gerada pela repetio de choques com pesadas sobrecargas.

4. Tipos de leos
Os leos lubrificantes podem ser de origem animal ou vegetal (leos graxos), derivados de petrleo (leos minerais) ou produzidos em laboratrio (leos sintticos), podendo ainda ser constitudo pela mistura de dois ou mais tipos (leos compostos). Descrevemos aqui brevemente os tipos de leos: Minerais obtidos a partir da destilao do petrleo. So os mais utilizados e os mais importantes na lubrificao. Graxos De origem vegetal ou animal. Foram os primeiros a serem utilizados. Pouco recomendados atualmente por no suportarem temperaturas elevadas, oxidando-se facilmente, tornando-se ranosos e formando cidos. Compostos misturas de leos minerais e graxos. Para aplicaes que requeiram maior oleosidade e maior facilidade de emulso em presena de vapor. Sintticos criados pelo processo de polimerizao, para oferecer caractersticas especiais de viscosidade e resistncia a temperaturas elevadas ou muito baixas. So de custo muito alto, devendo ser empregados apenas em casos especficos que no possam ser atendidos pelos lubrificantes minerais.

5. Aditivos
Para conferir, retirar ou melhorar certas propriedades especiais dos lubrificantes, que no condizem com o desejado, especialmente quando o lubrificante submetido a condies severas de trabalho, so adicionados produtos qumicos aos leos lubrificantes, que so chamados aditivos. Os principais tipos de aditivos so: anti-corrosivos, anti-espumantes, detergente-dispersante, melhoradores do ndice de Viscosidade, agentes de extrema presso.

6. Funes Essenciais do leo Lubrificante em automveis


1. Lubrificar os componentes do motor e prevenir o desgaste 2. Reduzir o atrito 3. Proteger peas do motor contra ferrugem e corroso 4. Manter limpas as peas do motor 5. Resfriar os depsitos na cmara de combusto 6. Resfriar as peas do motor 7. Proporcionar vedao contra presses da combusto 8. Ser antiespumante 9. Contribuir para a economia de combustvel 10. Permitir uma partida fcil

7. Anlise de leos lubrificantes


Principais tipos e seus objetivos: 7.1. Teor de gua

A determinao da presena e teor de gua em leos lubrificantes pode se dar por diferentes mtodos, como verificao de turbidez em leos claros, crepitao em chapa aquecida, destilao por arraste, presena de espuma pelo aquecimento acima de 100 C e determinao quantitativa pelo mtodo Karl Fischer.

Observe-se que apenas mtodos quantitativos podem oferecer resultado definitivo no que diz respeito ao comprometimento das funes do leo, pela gua.

A contaminao por gua indesejvel na maioria dos sistemas de lubrificao; a presena dessa substncia pode resultar em formao de emulses, falha ou ineficincia de lubrificao em pontos crticos, precipitao dos aditivos por hidrlise, formao de borras (em leos sujos), o quer pode provocar entupimento em telas, filtros ou tubulaes ou acelerao de processo de corroso das superfcies metlicas.

7.2.

Corroso em lmina de cobre

Alguns leos tm incorporados em sua formulao certos aditivos contendo cloro, enxofre ou sais inorgnicos, que, sob condies especficas de servio, podem contribuir no caso dos leos lubrificantes, para corroso em partes dos equipamentos ou, no caso de leos de corte,nas peas a serem usinadas. Existem vrios tipos de testes de corroso para produtos derivados do petrleo,

dependendo da aplicao a que esses produtos se destinam. Como os metais mais sujeitos a esse tipo de ataque corrosivo so o cobre e suas ligas, materiais amplamente empregados em mancais, o teste mais utilizado o que avalia o ataque corrosivo a uma lmina de cobre sob condies padronizadas. O ensaio consiste em se emergir uma lmina de cobre, previamente polida, numa amostra de leo, em condies padronizadas em laboratrio. Ao final do teste, a lmina lavada com solvente e comparada a um padro; verifica-se, assim, o grau de corroso desse material.

7.3.

Demulsibilidade

A determinao da demulsibilidade de suma importncia para leos lubrificantes que tenham contato regular com gua, devido natureza do servio que desempenham, como, por exemplo, leos para turbinas a vapor, para mquina de papel, para sistemas hidrulicos, em que o leo no deve formar emulso com gua. Em outras aplicaes, tais como determinados compressores de ar, marteletes de perfurao de rochas, estimula-se a formao de emulses.

7.4.

Densidade

a relao entre massa de um determinado volume de produto, temperatura "t" pela massa de igual volume de gua destilada, a uma dada temperatura. Com base no princpio de que todo corpo mergulhado em um lquido desloca um volume igual ao do lquido deslocado, mede-se a densidade de um aparelho chamado densmetro, este tem haste graduada, dando leitura direta. A densidade de um lubrificante, analisada juntamente com outras caractersticas, d informaes significativas acerca do leo novo.

7.5.

Diluio por combustvel

Este teste realizado para se determinar a quantidade de combustvel presente em amostras de leos lubrificantes em motores de combusto interna a gasolina, a lcool ou a diesel. Trs mtodos diferentes so empregados de acordo com o modo de

alimentao do equipamento. Genericamente, pode-se dizer que usual encontrar-se contaminao em leos de motores a gasolina ou a lcool o mesmo no acontecendo com motores a diesel. Neste caso, a informao pode ser indicadora de deficincia nos componentes de alimentao tubulao de retorno quebrada, gotejamento nos bicos injetores. A importncia de se monitorar convenientemente o grau de contaminao por combustvel reside no fato de que essa contaminao tem efeitos nefastos nas caractersticas e, em conseqncia, no desempenho do lubrificante: alterao na viscosidade, oxidao e formao de sedimentos so alguns dos danos possveis.

7.6.

Tendncia formao de espuma

So as medidas dos volumes de espuma formada e remanescente a partir de injeo de ar no leo, em condies padronizadas em laboratrio. A formao de espuma geralmente devida aerao excessiva do leo lubrificante. A medida mais importante em relao a essa caracterstica, no exatamente no sentido de se impedir a formao muitas vezes, inevitvel e sim, interferir no processo de quebra, ou seja, seu tempo de desaparecimento. A espuma resulta em lubrificao inadequada, cavitao e fluxo deficiente de leo; pode ser um problema em sistemas que possuem engrenagens e/ou mancais de alta velocidade e naqueles que utilizam bombeamento sob alta presso ou lubrificao por salpico os quais, paradoxalmente, tendem a formar espuma. As causas para esta formao indesejada podem estar no baixo nvel de leo no reservatrio fazendo com que a bomba aspire ar juntamente com o leo - nas linhas de suco de leo da bomba, ou ainda no posicionamento da linha de retorno do leo ao reservatrio: estando muito acima do nvel do leo, pode acontecer elevada turbulncia e aerao. Constatou-se que alguns leos que exibem elevada tendncia formao de espuma so tambm propensos formao de emulses quando contaminados por gua. Assim como os leos lubrificantes, emulses de leos em gua podem receber aditivos antiespumantes: diante dos inmeros recursos disponveis, o uso do aditivo deve seguir estritamente a indicao do fabricante, para suficiente adequao.

7.7.

Fuligem

Produtos da combusto entram no leo atravs do sopro normal dos pistes, reduzindo o desempenho do leo em proteger e lubrificar os componentes do motor.

Com base na diferente capacidade que leo e fuligem apresentam de refletir a luz, lanado um feixe de luz infravermelha numa pelcula de leo usado. Pela diferena de reflexo, obtm-se, a partir da o percentual de fuligem presente no leo.

Resduos insolveis de combustvel parcialmente queimado podem espessar o leo, exaurir os aditivos e, eventualmente, entupir os filtros. A fuligem encontrada normalmente em amostras de leo de motor; sua presena em outros compartimentos acontece por contaminao por aquele produto.

Vrios fatores contribuem para o acmulo de fuligem, como entupimento de elementos do filtro de ar, excessivo uso de marcha lenta, baixa temperatura de operao, deficincia na injeo de combustvel e outros.

7.8.

Insolveis em pentano

a medida percentual em peso de material (exceto gua e combustvel) contido no lubrificante. Tal material inclui produtos de oxidao (borras, vernizes, resinas, gomas) fuligem, degradao do leo, partculas de desgaste.

Uma das caractersticas exigidas num lubrificante sua capacidade de dispersar os sedimentos, mantendo-os em suspenso e impedindo a deposio em partes crticas do sistema lubrificado. Esse ensaio possibilita a determinao da quantidade de sedimentos em suspenso no leo e, mais uma vez, fica patente aqui a necessidade de interpretao de resultados levando-se em conta o histrico do equipamento: um baixo ndice de insolveis pode representar uma boa condio do leo, mas pode, tambm, significar o resultado de supersaturao do dispersante. Nesse caso, o leo exposto a um volume to dramtico de contaminantes, que ocorre um fenmeno de sedimentao acelerada com resultante altamente mrbida para o motor.

7.9.

Ponto de Fulgor

a menor temperatura na qual o leo desprende vapores que, em presena de ar, provocam um lampejo ao aproximar-se da superfcie do leo uma pequena chama piloto em condies de laboratrio.

A determinao dessa caracterstica tem importncia sob o ponto de vista da segurana, uma vez que temperaturas acima do Ponto de Fulgor podem representar condio favorvel ocorrncia de incndios e exploses. tambm um teste indicativo de contaminao por combustvel em leos de motores de combusto interna.

No se pode confundir essa medida com o ponto de combusto ou inflamao, que a menor temperatura na qual o leo entra em combusto, isto , queima de forma contnua.

7.10.

ndice de viscosidade

um nmero emprico, no dimensional, que indica o efeito da variao da temperatura sobre a viscosidade do leo. determinado baseado sempre na medio da viscosidade cinemtica a duas temperaturas diferentes. Um elevado IV significa que o leo ter uma variao relativamente pequena de viscosidade em funo de variaes de temperatura. O IV indica, principalmente, a natureza (tipo) do leo bsico empregado no lubrificante. Os leos parafnicos tm, usualmente, um IV prximo ou acima de 100; os leos seminaftnicos tem IV por volta de 30 e os produtos naftnicos (que normalmente contm um elevado teor de aromticos) tem IV prximo de 0. A mistura de leos de diferentes tipos produz ndices de viscosidade intermedirios.

7.11.

Rigidez dieltrica

A rigidez dieltrica de um leo isolante expressa sua resistncia passagem da corrente eltrica. definida como a voltagem na qual ocorre a passagem de corrente eltrica entre dois eletrodos sob condies pr-estabelecidas em laboratrio.

No estado puro, livre de qualquer elemento estranho, o leo um condutor de eletricidade extremamente pobre, ou seja, um bom isolante. Por isso, a queda da rigidez dieltrica indicador da presena de agentes contaminantes como gua, impurezas ou partculas condutoras. O acompanhamento do comportamento do leo com relao rigidez dieltrica importante na orientao sobre o correto momento de troca do leo ou de necessidade de regenerao do volume instalado. 7.12. TAN (Total Acid Number)

10

Representa a massa (em mg de Hidrxido de Potssio KOH) necessria para neutralizar um grama de leo; a medida de todas as substncias contidas no leo, capazes de reagir com o KOH. Tambm denominado Nmero de Neutralizao (NN), particularmente quando obtido por mtodo colorimtrico em leos minerais puros. Os constituintes mais comuns dessas substncias so cidos orgnicos, sabes de metais, produtos de oxidao, nitritos e nitrocompostos e ainda outros, que podem estar presentes como aditivos. cidos minerais (cidos orgnicos fortes) presentes numa amostra de leo so originados, basicamente, dos compostos de enxofre presentes nos combustveis. Nitratos orgnicos e nitrocompostos, tambm originados dos combustveis, contribuem para aumentar a acidez. O principal valor do teste de acidez em leos usados o de, por comparao com resultados de ensaios anteriores no mesmo leo, permitir avaliar as transformaes que o produto est sofrendo em servio.

11 TBN (Total Basic Number) a massa em miligramas de cido clordrico ou perclrico, expressa em termos de quantidade equivalente de hidrxido de potssio, necessria para neutralizar todas as substncias presentes em um grama de leo que reage com esses cidos. Este teste normalmente feito em leos de motores que contm aditivos alcalinos (reserva alcalina do produto). Em leos usados, uma indicao da reserva alcalina remanescente, que, enquanto existir, no permitir a presena de cidos fortes. A natureza dos aditivos torna possvel a determinao tanto do TAN como do TBN do produto, quer seja em leos novos ou usados. O principal valor do teste de alcalinidade em leos usados o de, por comparao com resultados de ensaios anteriores no mesmo leo, permitir avaliar as transformaes pelas quais o leo passa, em servio.

11

7.13.

Espectrofotometria de absoro atmica

A espectrofotometria de absoro atmica representa meio rpido e seguro para a determinao dos elementos inorgnicos presentes nos leos lubrificantes usados: metais de desgaste, partculas de contaminao externa e aditivos.

Vale observar que o espectrofotmetro de absoro atmica identifica partculas menores que 4. A identificao de contaminantes metlicos geralmente fornece fortes indcios das condies prejudiciais a uma mquina e conseqentes medidas de correo. H que se mencionar a necessidade de critrios na anlise dos resultados como, alis, em todos os ensaios - para que no se chegue a concluses precipitadas e desairosas: tome-se, como exemplo a deteco de presena de cromo. Isto pode ocorrer devido ao desgaste dos anis ou camisas - se o motor estiver equipado com anis cromados - ou devido ao vazamento de fluido refrigerante inibido com cromatos para o crter. A considerao das diversas variveis a que o equipamento est sujeito fundamental para correta interpretao de resultados.

8. O leo e o meio ambiente


Os leos minerais usados no so biodegradveis e,quando no dispostos adequadamente, proporcionam um grande risco, pois podem causar srios problemas ambientais. O CONAMA (2005) considera que o descarte de leo lubrificante usado no solo ou curso de gua, gera graves danos ambientais, e que a combusto desse produto usado, gera gases residuais nocivos ao meio ambiente e sade humana. A poluio que pode ser gerada pelo descarte de 1 ton/dia de leo usado no meio ambiente equivalente poluio gerada pelo esgoto domstico de uma cidade com populao de 40 mil habitantes. Ou ainda, a queima indiscriminada desse produto, sem o adequado tratamento de desmetalizao, gera emisses de poluentes como xidos metlicos e gases txicos. Cada litro de leo lubrificante usado pode contaminar 1 milho de litros de gua e demorar at 300 anos para se degradar. Por ser menos denso que a gua, um litro de leo forma em poucos dias uma fina camada sobre uma superfcie de 1.000 m2, o que bloqueia a passagem de ar e luz, dificultando as trocas de oxignio com o ambiente, portanto impedindo a respirao e a fotossntese, podendo causar mortes na fauna e na flora.

12

Alm do mais, o leo mineral, um recurso que tem sua origem em fontes escassas e no renovveis o que alerta para as questes de preservao do meio ambiente.

8.1.

A regenerao do leo lubrificante

Organizao das Naes Unidas (ONU) investiu, entre 1991 e 1993, em pesquisas sobre a disposio de leos usados. Os resultados dos estudos apontam que a soluo para uma disposio segura de leos lubrificantes usados o rerrefino, ou seja, sua regenerao. O processo de regenerao consiste em dar continuidade de uso a um produto que ainda no exauriu todo o seu potencial. A Resoluo CONAMA N 362, de 23 de junho de 2005, estabelece em seu Art. 3, que todo o leo lubrificante usado ou contaminado, coletado pelo produtor ou revendedor, dever ser destinado reciclagem por meio do processo de rerrefino. Tendo em vista que a base mineral do produto no modificada com o seu uso, fazendo a reposio dos componentes perdidos, o processo de regenerao poder se repetir inmeras vezes. O processo de regenerao de leos lubrificantes pode ser resumido pelas seguintes etapas: pr-filtragem; aquecimento; colunas com material adsorvente; filtragem absoluta, e readitivao da carga.

8.2.

Fator econmico

Alm do impacto ambiental, um fator motivador para as industrias o fator econmico. A utilizao do leo regenerado pode levar a uma economia substancial. A empresa Itaipu Binacional, fazendo uso do processo de reciclagem do leo mineral em um perodo de aproximadamente sete anos, evitou gastos na ordem de R$ R$ 1.112.245,48.

Vous aimerez peut-être aussi