Vous êtes sur la page 1sur 84

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO

Ano Lectivo 2011 / 2012 Integrao da Prtica Clnica Sade Familiar Documento de Trabalho

MODELO DINMICO DE AVALIAO E INTERVENO FAMILIAR (MDAIF)

O documento integra dois componentes do MDAIF: DEFINIES MATRIZ DA ESTRUTURA OPERATIVA

Figueiredo, M. (2009). Enfermagem de Famlia: Um Contexto do Cuidar . Tese de Doutoramento em Cincias de Enfermagem. Porto: Instituto de Cincias Biomdicas Abel Salazar, Universidade do Porto. Disponvel em: http://repositorio aberto.up.pt/handle/10216/20569. Figueiredo, M.(InPress). Modelo Dinmico de Avaliao e Interveno Familiar: uma abordagem colaborativa em enfermagem de famlia. Lusocincia.

Modelo Dinmico de Avaliao e Interveno Familiar Principais Definies

A avaliao familiar centra-se nas reas de ateno, definidas como categorias avaliativas das dimenses de avaliao (Figura 1), que em complementaridade com os dados avaliativos constituise como uma estrutura de organizao sistemtica, visando tanto o conhecimento aprofundado da famlia, como a possibilidade de direccionar as intervenes no sentido do fortalecimento familiar.

Rendimento Familiar Edifcio Residencial Estrutural Precauo de Segurana Abastecimento de gua Animal Domstico Satisfao Conjugal Avaliao Familiar Desenvolvimento Planeamento Familiar Adaptao Gravidez Papel parental Papel de Prestador de Cuidados Funcional Processo Familiar

Figura 1 Diagrama das reas de ateno familiares por dimenses de avaliao Avaliao Estrutural Esta dimenso avaliativa incide sobre a estrutura da famlia, visando identificar a composio da mesma, os vnculos existentes entre a famlia e outros sub-sistemas como a famlia alargada e os sistemas amplos e ainda aspectos especficos do contexto ambiental, que podem indicar riscos de sade. De acordo com o modelo em anexo (Anexo 6), alm das reas de ateno descriminadas na figura anterior, a avaliao estrutural integra outros dados avaliativos que permitem, conforme j referido, o entendimento mais profundo da famlia, enquanto sistema aberto, cujo processo transformativo influenciado pelos diferentes nveis estruturais do ambiente.
2

A diferenciao entre rea de ateno e dado avaliativo ou de caracterizao, surgiu pela necessidade de interligar os aspectos relevantes da avaliao que sugeriam necessidades familiares e a partir da sua validao colaborativa, sistematizar as foras e problemas em cada uma dessas mesmas reas. Assim, os indicadores de avaliao adjacentes a cada rea de ateno estabelecem uma orientao, de acordo com os critrios definidos previamente, quer para a deciso sobre o diagnstico, quer para as intervenes, permitindo a avaliao de resultados face aos objectivos propostos com as famlias. Os dados avaliativos reportam-se a itens de caracterizao da famlia, que complementam a compreenso da sua estrutura, tornando-se fulcrais para uma avaliao integradora e contextual, embora alguns deles (como a classe social, edifcio residencial, sistema de abastecimento, ambiente biolgico) possam tambm direccionar para o aprofundamento da avaliao, no processo de actividade diagnstica. Nesta dimenso, o modelo engloba as seguintes definies:

Composio da Famlia Agrega a informao sobre quem faz parte da famlia, a identificao dos elementos, o vnculo entre os mesmos, datas de nascimento e outros dados considerados relevantes para a compreenso da estrutura, como alteraes da sua composio decorrentes de bitos, divrcios e novos casamentos, ou ainda de nascimento ou adopo. Este item de caracterizao remete para a identificao da ordem de nascimentos e sub-sistemas, considerados essenciais na avaliao dinmica e ecolgica da famlia.

Tipo de Famlia Inventaria a famlia de acordo com a sua composio e os vnculos entre os seus elementos, que determinam algumas das suas funes, internas e externas, associadas ao seu desenvolvimento. A identificao do tipo de famlia permite a incorporao das mltiplas formas de organizao familiar e a diversidade inerente sua configurao. Os itens descritivos deste item circunscrevemse a: casal (homem e mulher ou parceiros do mesmo sexo que podem ou no serem legalmente casados); famlia nuclear (homem e mulher com um ou mais filhos biolgicos ou adoptados e podendo ser ou no legalmente casados; casal do mesmo sexo com um ou mais filhos adoptados, podendo ser ou no legalmente casados); famlia reconstruda (casal em que pelo menos um dos elementos tenha uma relao marital anterior e um filho decorrente desse relacionamento); famlia monoparental (constituda por figura parental nica e presena de uma ou mais crianas, com a identificao do gnero da pessoa que representa a figura parental); coabitao (homens e mulheres solteiros partilhando a mesma habitao); famlia institucional (reporta-se a conventos, orfanatos, lares de idosos, internatos); comuna (grupos de homens, mulheres e crianas sem delimitao expressa de sub-sistemas associados a grupos domsticos); unipessoal (uma pessoa numa
3

habitao); alargada (constituda por trs geraes ou casal ou famlia nuclear e outros parentes ou pessoas com outros vnculos que no os de parentesco).

Famlia Extensa Pretende identificar o tipo e a intensidade do contacto, alm das funes das relaes estabelecidas entre os membros da famlia e os elementos da famlia de origem e outros parentes, no englobados no sistema familiar. A especificao das funes de rede dos elementos significativos da famlia extensa (companhia social, apoio emocional, guia cognitivo e de conselhos, regulao social, ajuda material e de servios e acesso a novos contactos) possibilita a identificao dos mesmos como recursos e ainda a percepo de cada membro da famlia face sua famlia extensa.

Sistemas mais Amplos Inclui as interaces sociais entre contextos em que a famlia participa, sejam instituies sociais ou pessoas significativas no pertencentes famlia alargada. Situando no mesosistema as relaes mais significativas que caracterizam a rede social familiar, susceptveis de trazer famlia ajudas percebidas como significativas ou diferenciadas, inclumos as instituies de ensino, instituies de sade, instituies religiosas, instituies de lazer e cultura, contexto profissional e ainda os amigos. A caracterizao dos vnculos entre a famlia e sistemas externos, possibilita ampliar a viso do sistema familiar aos contextos com que interage e simultaneamente validar a sua funo como recurso, a partir da explorao desses mesmos vnculos. Para avaliao destes primeiros itens, a par dos indicadores de avaliao descritos e em complementaridade com os mesmos, integramos a elaborao do genograma e do ecomapa para a delineao da estrutura familiar.

Classe Social Possibilita a compreenso mais aprofundada dos recursos e dos factores de stresse familiares que possam estar associados aos aspectos econmicos, de instruo, de grupo profissional e ainda do contexto residencial. A classe social influencia a forma como as famlias se organizam, como estabelecem as crenas e valores e ainda como utilizam os servios de sade e outros servios sociais, sendo por isso tambm pertinente a sua avaliao. Adoptou-se a Escala de Graffar adaptada (Amaro, 2001), associando os critrios definidos para o tipo de habitao, que permitem uma caracterizao mais objectiva e ampla da mesma. Embora definida como um dado de caracterizao, a categoria classe social, pela anlise especfica de cada um dos itens da escala utilizada, e face aos resultados obtidos induz a uma avaliao particular no mbito das reas de ateno Rendimento Familiar e Edifico Residencial. Estimado o item Origem do Rendimento Familiar (Escala de Graffar Adaptada) no grau 4 ou grau 5, necessrio proceder avaliao do conhecimento da famlia sobre a gesto do
4

rendimento, considerando o Rendimento Familiar como a relao entre os recursos econmicos previsveis e a capacidade para assegurar a segurana e satisfao das necessidades bsicas dos membros da famlia. Da mesma forma, caso o item Tipo de Habitao, obtenha uma pontuao localizada no grau 4 ou 5, com base na premissa de que o edifcio residencial no proporciona condies de segurana adequadas, a avaliao direccionada ao conhecimento da famlia sobre os riscos inerentes a esta condio.

Edifico Residencial Definido como o espao habitacional onde reside a famlia e que lhe proporciona abrigo e proteco, inclu, como categoria estrutural, aspectos da habitao relacionados com a existncia de barreiras arquitectnicas, o tipo de aquecimento e de abastecimento de gs e ainda a higiene da habitao. Sobre as barreiras arquitectnicas, o Decreto-Lei n. 163/2006 de 8 de Agosto do Ministrio do Trabalho e da Solidariedade Social define as condies de acessibilidade na construo de espaos pblicos, equipamentos colectivos e edifcios pblicos e habitacionais. Tem como finalidade assegurar os direitos das pessoas com necessidades especiais que se confrontam com barreiras ambientais resultantes de factores permanentes ou temporrios, de deficincia de ordem intelectual, emocional, sensorial, fsica ou comunicacional. No que se refere especialmente aos edifcios para habitao a seco 4.7 da mesma legislao integra orientaes no sentido de certificar as condies que permitam a efectivao dos direitos individuais. A barreira pode estar implantada no pavimento ou em altura, impedindo o utilizador de interagir com o meio que o rodeia, sendo que os critrios legislados sobre as instalaes sanitrias, os espaos de entrada habitacional, os pisos, os revestimentos, entre outros aspectos, permitem a sistematizao de indicadores direccionados para a avaliao das barreiras. A verificao das barreiras arquitctnicas, neste contexto avaliativo, rege-se por considerar primordialmente as caractersticas da famlia e a verificao se a presena de alguns destes factores interfere no funcionamento instrumental da famlia, e se, a nvel individual, inibidor da possibilidade de concretizao das actividades de vida diria. Ou seja, se em determinados contextos habitacionais, a altura das bancadas e espaos entre as mesmas no constitui problema para nenhum dos membros da famlia; em outros contextos, face s especificidades das necessidades dos indivduos, as mesmas condies podem manifestar-se como problemticas. Compete ao enfermeiro, validar todas estas questes com a famlia, no sentido de poderem ser identificadas necessidades a este nvel. Caso sejam identificadas situaes referentes ao edifcio residencial que evidenciem, face ao referido, a existncia de barreiras arquitectnicas, a avaliao deve ser direccionada ao conhecimento sobre estratgias de adaptao s mesmas, no mbito da rea de ateno Precauo
5

de Segurana, definida como as competncias da famlia direccionadas para a manuteno da segurana do ambiente visando a preveno de riscos provenientes de acidentes ou perigo que comprometam a sade dos membros da famlia. A identificao do tipo de aquecimento utilizado pela famlia, remete-nos tambm para uma avaliao mais aprofundada no mbito desta rea de ateno, focalizada nos conhecimentos sobre a utilizao deste equipamento. No mesmo mbito se situa o abastecimento de gs, cuja identificao do tipo de gs utilizado encaminha para a avaliao do conhecimento sobre as condies de acondicionamento e a gesto do sistema de abastecimento. Os dados relativos higiene da habitao referem-se s condies de salubridade ambiental que promovem condies favorveis para a sade. Definimos trs indicadores para avaliao deste item: organizao (ausncia/presena de aglomerao de loua suja, ausncia/presena de objectos espalhados pelo cho, ausncia/presena de roupa acumulada pelas divises da habitao); presena de insectos e roedores; limpeza (ausncia/ presena de paredes, tecto e pavimentos sem manchas ou outros resduos; ausncia/presena de p acumulado e de gordura). Em caso da verificao da ausncia da mesma e validao do seu impacto como risco biolgico na sade familiar, no mbito da rea de ateno Edifcio Residencial, torna-se essencial a avaliao do conhecimento sobre os riscos de deficiente higiene habitacional, alm do conhecimento sobre governo da casa. Este corresponde aptido cognitiva para seleccionar e organizar os elementos necessrios que permitam comportamentos conducentes gesto da habitao no que se refere a tarefas associadas limpeza e organizao.

Sistema de Abastecimento Integra o abastecimento de gua e o servio de tratamento de resduos, considerados com aspectos primrios na manuteno da sade dos indivduos e famlias. O Abastecimento de gua reporta-se acessibilidade de gua potvel essencial para a manuteno das condies necessrias promoo da sade. Este toma maior relevo quando utilizada gua de rede privada para consumo humano. Os conhecimentos sobre as formas de contaminao, factores de contaminao e os sintomas que revelam guas imprprias para consumo, determinam a capacidade da famlia em adequar os cuidados em relao fonte de abastecimento de gua para que esta permanea em bom estado de conservao e assim continue a fornecer gua potvel. Essencial tambm, neste caso, o conhecimento das directrizes do Ministrio do Ambiente e do Ordenamento do Territrio sobre a regulao da qualidade da gua para consumo humano (Decreto-Lei n. 243/ 2001 de 5 de Setembro). O tratamento de resduos, uma das variveis essenciais do saneamento da habitao e colectividade, insere-se na avaliao do sistema de abastecimento, por se reportar acessibilidade a recursos bsicos, necessrios para sustentar a sade dos indivduos (ICN, 2002).
6

Ambiente Biolgico O risco biolgico que advm do contacto com animais domsticos, justifica a insero de um item sobre as condies de vigilncia, segurana e higiene destes animais. O critrio de incluso neste item teve como referncia a descrio do ICN (2002) relativa a animal domstico, considerado qualquer animal domesticado para convvio com os seres humanos. Os indicadores reportam-se aos seguintes aspectos: vacinao do animal, (Decreto-Lei n. 91/2001 de 23 de Maro do Ministrio da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas que aprova o Programa Nacional de Luta e Vigilncia Epidemiolgica da Raiva Animal e outras Zoonoses), desparasitao, que se aplica essencialmente aos animais que frequentam o exterior da habitao e ainda a avaliao relativa higiene do animal e dos locais circundantes. Algumas das categorias, conforme a descrio anterior, interligam-se s reas de ateno, carecendo algumas situaes de uma avaliao singular. Nesta dimenso de avaliao dimenso estrutural os dados avaliativos mais especficos que emergem da interpretao colaborativa proveniente do primeiro momento de avaliao, so designados como Dimenses das reas de ateno/definies sintetizadas no quadro apresentado a seguir (Quadro 1). Quadro 1 reas de Ateno e Dimenses referentes dimenso estrutural reas de Ateno/Definies Dimenses
Rendimentos Familiares Edifico residencial Conhecimento e capacidade da famlia sobre a gesto do rendimento de acordo com as despesas familiares Conhecimento sobre riscos de edifcio residencial no seguro Conhecimento sobre governo da casa Conhecimento sobre riscos de deficiente higiene habitacional Conhecimento sobre utilizao de equipamento para aquecimento Conhecimento sobre utilizao de equipamento de gs Conhecimento sobre estratgias de adaptao s barreiras arquitectnicas Conhecimento sobre controlo da qualidade da gua Conhecimento sobre estratgias de manuteno da qualidade da gua Conhecimento sobre vacinao do animal domstico Conhecimento sobre servios da comunidade Conhecimento sobre desparasitao do animal domstico

Precauo de Segurana

Abastecimento de gua Animal Domstico

Avaliao de Desenvolvimento
A avaliao referente dimenso de desenvolvimento possibilita a compreenso dos fenmenos associados ao crescimento da famlia, numa abordagem processual e contextual. O entendimento do contexto desenvolvimental do sistema familiar, implica o reconhecimento do ciclo vital como um percurso conjecturvel para todas as famlias e simultaneamente a identificao dos seus

processos de evoluo transaccional associados ao crescimento especfico e exclusivo de cada famlia. A compreenso desta trajectria possibilita a concretizao de cuidados antecipatrios, com a finalidade de promover a capacitao da famlia atravs do desenvolvimento das tarefas essenciais para cada etapa e prepar-la para futuras transies, tornando-se a abordagem do ciclo vital fundamental no contexto dos cuidados de enfermagem centrados na famlia. Adoptamos as etapas do ciclo vital definidas por Relvas (2000): formao do casal; famlia com filhos pequenos; famlia com filhos na escola; famlia com filhos adolescentes e famlia com filhos adultos, partindo do pressuposto que as transformaes inerentes ao desenvolvimento familiar envolvem transformaes impulsionadoras de mudanas a nvel do funcionamento da famlia, da sua estrutura e dos seus processos de interaco. Desta forma a identificao da etapa do ciclo vital em que a famlia se encontra permite melhorar a compreenso contextual da famlia, assim como a tomada de deciso sobre as reas de avaliao de maior relevncia face a este contexto. Considerando que as tarefas caractersticas de cada etapa do ciclo vital no terminam logo que se inicia outra, centrando-se essencialmente na evoluo temporal das interaces numa perspectiva de continuidade, descrevemos reas de ateno/definies transversais a todas as etapas. Para cada uma das reas de ateno/definies descrevemos as respectivas sub-reas/sub-definies (Quadro 2), correspondentes s dimenses das reas centrais, que permitem uma avaliao aprofundada e globalizante das necessidades familiares ao nvel da sua dimenso de desenvolvimento. Pelo facto das etapas mencionadas se integrarem no ciclo vital da famlia nuclear, a seleco das reas de ateno para avaliao rege-se pelas caractersticas estruturais e funcionais da famlia. Quadro 2 reas de Ateno e Sub-reas referentes dimenso estrutural reas de Ateno Dimenses
Satisfao Conjugal Relao Dinmica do casal Comunicao do casal Interaco Sexual Funo Sexual Uso de Contraceptivo Conhecimento sobre vigilncia pr-concepcional Conhecimento sobre Reproduo Fertilidade Conhecimento do casal Comunicao Comportamentos de adeso Conhecimento do Papel Comportamentos de adeso Adaptao da Famlia Escola Consenso do papel Conflito do papel Saturao do papel
8

Planeamento Familiar

Adaptao Gravidez

Papel Parental

Satisfao Conjugal Esta rea de ateno centra-se nos processos de conjugalidade associados continuidade de uma relao satisfatria, percepcionada como apoiante nas suas mltiplas vertentes, que se interligam. Os processos de conjugalidade transformam-se ao longo da vida do casal, associados a maior parte das vezes forma como este se adapta s transies dos seus elementos, enquanto subsistemas individuais e tambm a gesto comum face as presses internas e externas dos outros subsistemas. Neste contexto foram definidas as seguintes sub-reas, que no seu conjunto avaliam a rea de ateno central, satisfao conjugal: Relao Dinmica do casal, centrada na partilha de responsabilidades, na possibilidade de expressar sentimentos e emoes e flexibilidade de papis. Esta dimenso inclui itens de avaliao que se reportam satisfao do casal com a partilha das tarefas domsticas, com o tempo que passam juntos e a forma como cada elemento expressa os seus sentimentos. Relativamente ao primeiro item, independentemente do modelo organizativo da diviso das tarefas, habitualmente associado a aspectos culturais e valores familiares, interessa primordialmente a percepo da satisfao dos membros do casal, manifestada face ao mesmo. Comunicao do casal, que se reporta s aces interaccionais subjacentes aos comportamentos relacionais, que caracterizam a relao e que promovem a satisfao processual, percepcionada pela possibilidade da partilha e da reduo de ambiguidades entre os membros do casal. O dilogo sobre as expectativas e receios de cada um dos elementos, o acordo face h discordncia de opinio e a satisfao face ao padro de comunicao estabelecido, so itens de apoio avaliao da comunicao, como dimenso fulcral da satisfao conjugal. Interaco Sexual definida como atributos relacionais especficos que integram valores e atitudes conducentes expresso da sexualidade. Inclu dados de avaliao referentes satisfao do casal com o seu padro de sexualidade e o conhecimento sobre sexualidade. A sexualidade, como conceito multidimensional e complexo, entendida como uma energia impulsionadora de emoes e sentimentos positivos que influenciam as interaces. Como tal traduz-se no modo como cada pessoa expressa os afectos, contribuindo para a aceitao do prazer e afectividades nas interaces sexuais. A vivncia da sexualidade subjectiva, dependendo de vrios factores inerentes a cada elemento do casal e ao modelo relacional co-construdo, que integra expectativas e crenas sobre a sexualidade. A expresso dos afectos na intimidade, a frequncia das relaes sexuais e as oportunidades de intimidade relacionadas com recursos associados ao tempo, ao espao e privacidade, so alguns dos aspectos que, influenciando a satisfao do casal, integramos na definio de padro de sexualidade.
9

Funo Sexual, como a aptido cognitiva, scio-afectiva e comportamental para participar na relao sexual integra dados que visam avaliar a existncia de disfunes sexuais e o conhecimento do casal sobre estratgias de resoluo das mesmas. Segundo a Associao Americana de Psicologia (2002), as disfunes sexuais caracterizam-se pela perturbao nos processos que caracterizam o ciclo de resposta sexual, podendo causar dificuldades no relacionamento interpessoal. Reportando-se diversidade de manifestaes, segundo as quais os indivduos so capazes de participar na relao sexual, a resposta sexual multidimensional, caracterizada essencialmente pela sua componente psicossomtica. Com base no Manual de Diagnstico e Estatstica das Perturbaes Mentais (Associao Americana de Psicologia, 2002), integramos as disfunes sexuais mais frequentes, associadas s perturbaes do desejo sexual, disfunes da ereco, disfunes da ejaculao, perturbaes do orgasmo e ainda disfunes dolorosas.

Planeamento Familiar A definio de Planeamento Familiar est associada aos processos de tomada de deciso do casal relativamente regulao do nmero de filhos e espaamento entre os mesmos. Este enquadramento pressupe o conhecimento e acessibilidade dos casais a mtodos de planeamento familiar, que sejam seguros, eficazes e aceitveis e, ainda, o acesso a consultas pr-concepcionais que ofeream aos casais as melhores oportunidades de terem crianas saudveis. O Planeamento Familiar, enquanto rea de ateno, integra as seguintes sub-reas ou sub-definies: uso de contraceptivo; conhecimento sobre vigilncia pr-concepcional; conhecimento sobre reproduo e fertilidade. O uso de contraceptivo est associado ao empreendimento de aces que visam evitar a gravidez, quando o casal no pretende ter filhos ou mais filhos ou, ainda, quando planeia um espaamento entre as gravidezes. A informao sobre o seu uso, assim como o contraceptivo utilizado, ou as razes de interrupo, direccionam para a avaliao do conhecimento sobre contracepo, assim como a satisfao com o mtodo utilizado, caso seja essa a situao. Os enfermeiros, conhecendo os critrios de adequao do mtodo contraceptivo e, ainda, tendo em considerao tratar-se do inicio ou continuao da sua utilizao, definiro as prioridades relativamente avaliao do conhecimento do casal sobre a diversidade dos mtodos disponveis ou, apenas sobre o mtodo utilizado. O conhecimento, inteirado neste modelo como [ ] um tipo de pensamento com as caractersticas especficas: contedo especfico do pensamento com base em sabedoria adquirida ou em informao e competncias apreendidas; domnio e reconhecimento de informao (ICN, 2002:45), no mbito dos mtodos contraceptivos, reporta-se apreciao sobre o modo de utilizao, as vantagens e desvantagens do mesmo, os efeitos colaterais e interaces e, ainda a sua adequao s caractersticas do casal e dos seus membros.
10

Quando o casal pretende ter filhos ou mais filhos a avaliao do conhecimento do casal sobre vigilncia pr-concepcional permitir a identificao das necessidades a nvel da informao e reconhecimento da mesma, visando a promoo da maternidade e a paternidade responsveis. Com base nas orientaes da DGS (2006) sobre a consulta de vigilncia pr-concepcional e o reconhecimento da importncia da mesma na deteco de problemas que possam condicionar a gravidez, consideramos que alm da avaliao do conhecimento do casal sobre a possibilidade de aceder a esta consulta e as vantagens inerentes, tambm a avaliao do conhecimento sobre os aspectos psicolgicos, familiares e sociais da gravidez, podem indicar necessidades a nvel de informao, que colmatadas, so favorecedoras da sade reprodutiva. Em relao a este ultimo nvel, direcciona-se gravidez como transio, qual esto subjacentes alteraes normativas que conduzem a um novo estado na vida relacional do casal e, como sistema aberto, nas interaces estabelecidas com os subsistemas com quem interagem. Emergindo as categorias avaliativas da discusso baseada na definio de planeamento familiar, como rea de ateno familiar e, do conceito de Sade Reprodutiva, como [] um estado de bemestar fsico, mental e social, e no apenas a ausncia de doena ou enfermidade, em todos os aspectos relacionados com o sistema reprodutivo, suas funes e processos (DGS, 2008:5), ainda no mbito desta rea de ateno, agregamos a dimenso Reproduo. Esta dimenso alude capacidade dos membros do casal em participarem na reproduo de uma criana, atravs dos seus sistemas reprodutores ou a partir de mtodos de fertilizao artificial. Neste sentido, consideramos que o conhecimento sobre reproduo permite a maximizao da sua capacidade reprodutiva, de acordo com as motivaes e objectivos definidos pelo casal. Para avaliar o conhecimento sobre reproduo, integramos os seguintes itens avaliativos: Conhecimento do casal sobre o ciclo sexual da mulher, que integra as modificaes contnuas do tero e dos outros rgos sexuais secundrios associados ao ciclo menstrual e, ainda a resposta sexual feminina; Conhecimento do casal sobre anatomia e fisiologia do sistema reprodutor feminino, referente s estruturas anatmicas constituintes do sistema reprodutor feminino e a fisiologia dessas mesmas estruturas; Conhecimento do casal sobre anatomia e fisiologia do sistema reprodutor masculino, referente s estruturas anatmicas constituintes do sistema reprodutor feminino e a fisiologia dessas mesmas estruturas; Conhecimento do casal sobre fecundao e gravidez, que se reporta ao processo de fecundao e ao conjunto de mudanas que ocorrem desde a fecundao ao parto; Conhecimento do casal sobre espaamento adequado das gravidezes, que incide na importncia do espaamento tanto para a recuperao fsica da mulher, quanto para a adaptao da famlia a um novo elemento;
11

Conhecimento do casal sobre desvantagens da gravidez no desejada/no planeada numa fase do ciclo de vida do casal em que esta no era prevista. Alm das implicaes no funcionamento familiar decorrentes da gravidez no desejada/no planeada, inclumos, neste item, os aspectos especficos associados sade da mulher e s eventuais repercusses no desenvolvimento infantil.

Adaptao Gravidez O nascimento do primeiro filho implica no casal que a funo conjugal se mova para a funo parental. Assim, no perodo de gravidez desponta a necessidade de adaptao s mudanas fsicas e o casal ter que se ajustar ao desafio de redefinir os seus papis na estrutura familiar, abrindo progressivamente espao para o filho. Sendo a adaptao gravidez definida como as atitudes interaccionais do casal que traduzem comportamentos de ajustamento gravidez, de acordo com as expectativas co-construdas a partir do modelo parental em definio. O conhecimento prvio sobre o processo de transio associado gravidez, e a comunicao positiva do casal so factores promotores da aquisio da identidade parental ajustada, assim como da conjugalidade satisfatria. A gravidez pois uma fase de mudana, tanto para cada um dos membros do casal, como para o sistema familiar e extra-familiar onde se vai integrar a criana. Alm da sub-rea Conhecimento do Casal e Comunicao do Casal, integramos os Comportamentos de Adeso como domnios fundamentais na avaliao da adaptao gravidez. O conhecimento integra itens avaliativos que se referem ao conhecimento do casal sobre diversas reas, que no seu conjunto julgamos constiturem-se como suporte para uma avaliao integrativa: Conhecimento do casal sobre direitos sociais na gravidez, maternidade e paternidade. Este item incide no conhecimento sobre as medidas de proteco da parentalidade no mbito da maternidade, paternidade e adopo, regulamentadas pelo Decreto-Lei n. 89/2009 de 9 de Abril e Decreto-Lei n. 91/2009 de 9 de Abril; Conhecimento do casal sobre etapas de adaptao gravidez, considerando que o desenvolvimento das mesmas determina um processo de transio promotor da identidade parental; Conhecimento do casal sobre alteraes fisiolgicas da gravidez, relacionadas essencialmente com os desconfortos habituais que ocorrem na grvida e cujo desconhecimento da sua previsibilidade e das medidas a tomar face sua ocorrncia, podem implicar diminuio do bem-estar individual, com repercusses no bem-estar do casal; Conhecimento do casal sobre a nova etapa do ciclo vital, que integra os aspectos relacionados com o ajuste conjugal, a expanso do relacionamento com a famlia de extensa, a necessidade de redefinio de papeis familiares e, ainda, as novas funes direccionadas proteco da criana;
12

Conhecimento do casal sobre vigilncia de sade na gravidez, que integra a periodicidade das consultas do casal no mbito do Programa de Sade Materna e os objectivos da mesma; Conhecimento do casal sobre curso de preparao para o parto, pelas vantagens acrescidas deste curso na adaptao do casal nova etapa; Conhecimento do casal sobre desenvolvimento fetal, que se reporta aos aspectos relacionados com o desenvolvimento e crescimento e, ainda, diversidade e singularidade de algumas caractersticas, como os movimentos do feto e os batimentos cardacos; Conhecimento do casal sobre processo fisiolgico associado ao puerprio, que se refere s alteraes fisiolgicas, s implicaes a nvel psicolgico e as suas eventuais repercusses na dinmica familiar. O conhecimento prvio permite a expresso de sentimentos e facilita a definio de estratgias de adaptao ao desempenho de novos papis, fortalecendo a relao do casal; Conhecimento do casal sobre vigilncia de sade do recm-nascido, centrado nas Orientaes-Tcnicas da Direco Geral da Sade (DGS, 2005), visando o apoio e estimulao da funo parental atravs da informao sobre aspectos essenciais dos cuidados de vigilncia ao recm-nascido; Conhecimento do casal sobre enxoval da me e do beb. A relao entre as tarefas de preparao do enxoval, os planos para cuidar do filho e a promoo do processo de individualizao, potencializa a personificao do feto, a par do processo de transio para a parentalidade, desenvolvido pelo casal; Conhecimento do casal sobre preveno de acidentes do recm-nascido, integrando os equipamentos que devem adquirir, assim como outras estratgias de preveno de acidentes, cuja informao sobre as mesmas permite reduzir a ansiedade face aos receios inerentes s novas funes familiares; Conhecimento do casal sobre alimentao do recm-nascido. Incidindo essencialmente na promoo da amamentao, o entendimento sobre a informao do casal relativamente s vantagens e a sua motivao para a sua adopo, permite ao enfermeiro identificar necessidade a este nvel, cujas intervenes podero possibilitar a tomada de deciso informada. A comunicao do casal como dimenso da adaptao gravidez, direcciona-se para a partilha do casal sobre receios e expectativas associados gravidez e parentalidade. Ainda a percepo do apoio mtuo nas tarefas desenvolvimentais associadas a esta etapa de transio para a parentalidade, a que subjaz a reestruturao da conjugalidade e a redefinio dos limites com os sistemas amplos.
13

Numa viso integradora, em que os conhecimentos do casal e a sua percepo sobre o padro de comunicao se tornam fundamentais neste processo de avaliao, articulamos ainda a dimenso referente aos comportamentos de adeso. Esta surge associada s aces que promovem o bem-estar, a recuperao ou a reabilitao (ICN, 2002), como os comportamentos desenvolvidos pelo casal que evidenciam o processo de adaptao gravidez e concomitantemente a interiorizao dos novos papeis, no mbito da parentalidade. Incide essencialmente na adeso s consultas de sade materna, no curso de preparao para o parto e na preparao do enxoval, por considerarmos estes indicadores processuais fulcrais na promoo da adaptao gravidez.

Papel Parental Os papis familiares caracterizam-se essencialmente pelos padres comportamentais dos membros da famlia face expectativa e crena sobre o papel, resultante, entre outros factores do modelo funcional do sistema e dos factores culturais adjacentes co-construo desse mesmo modelo. componente dinmica do exerccio do papel est associada a reciprocidade interaccional que resulta da complexidade face ao(s) membros que exercem o papel, o (s) membros a quem se dirige o mesmo e ainda o sistema como um todo, interdependente e auto-organizativo. Nesta perspectiva, o papel agrega a componente do contedo associado s expectativas, assim como a reciprocidade relacional, determinada pelo grau de poder e relao afectiva. Consideramos estes princpios fundamentais para a compreenso dos sistemas de papeis familiares e naturalmente dos seus padres. O nascimento de um filho marca a transio do ciclo evolutivo da famlia, pela transformao da dade em grupo familiar, de forma permanente. O casal, agora pais, precisa de definir os papis parentais e adaptar-se responsabilidade permanente de serem pais. A parentalidade envolve assim aces e interaces por parte dos pais que abrangem o desenvolvimento da criana e a aquisio da identidade parental. Estas aces incluem tanto os cuidados fsicos como os afectivos, que na sua globalidade constituem os comportamentos parentais. Com a entrada do filho na escola, de forma a facilitar a crescente autonomia da criana, precisam de reforar o seu papel de educadores e simultaneamente adaptarem-se aos novos horrios e funes, sendo habitual a contestao da autoridade paternal confrontada com a opinio do professor. Com o filho adolescente, cabe aos pais facilitar a autonomia do mesmo promovendo um equilbrio entre a responsabilidade e liberdade. Facilitar a sada dos filhos de casa uma das tarefas inerente ao ltimo estdio do ciclo vital em que a redefinio relacional por ambas as geraes permite a construo autnoma de uma nova famlia. O papel parental definido como o padro de interaco, que integra o conhecimento e aptido para o desenvolvimento de comportamentos em reciprocidade, que permitam a aquisio da identidade parental e o desenvolvimento da criana. Expresso por comportamentos que
14

possibilitam o alcance do desempenho familiar, pela concretizao, em interdependncia, da funo maternal e parental. Esta regulada pelas expectativas e crenas sobre o papel parental, resultante, entre outros factores do modelo funcional do sistema e dos factores culturais adjacentes coconstruo desse mesmo modelo, em interaco contnua com as suas finalidades e o meio envolvente. A tenso no desempenho do papel pode ser atribuda incapacidade de definir a situao, falta de conhecimento do papel, falta de consenso do papel, conflito de papel e saturao do papel (Hanson, 2005). Estes factores de tenso do papel so transversais ao exerccio de todos os papis familiares, considerada a sua avaliao muito pertinente no contexto do papel parental. A competncia para o exerccio do papel integra o conhecimento, a sua integrao e transposio para o contexto, requerendo o envolvimento e o reconhecimento dos outros. Neste sentido, os padres estabelecidos relativos ao desempenho do papel, mantm-se dando continuidade ao sistema familiar e, em situaes de desequilbrio, que podem implicar dificuldades na manuteno da sua competncia, a famlia pode alter-los, adaptando-se a novas circunstncias e mobilizando padres alternativos Os padres transaccionais tendem a alterar-se ao longo do desenvolvimento da famlia. Para cada etapa foram definidas categorias avaliativas, descritas como sub-reas ou sub-definies do Papel Parental, enquanto definio central, diferenciadas relativamente s dimenses do conhecimento e comportamentos de adeso, mantendo, conforme referido, as cinco etapas do ciclo vital definidas por Relvas (2000). No conhecimento do papel introduziu-se os aspectos relacionados com a informao e a capacidade no mbito da aprendizagem de habilidades, de forma a identificar necessidades de incorporao de novos conhecimentos, que conduzam alterao de comportamento e consequente mudana do sistema, no sentido do seu funcionamento efectivo, face s suas novas funes. O quadro apresentado a seguir (Quadro 3) enumera as categorias avaliativas da dimenso conhecimento, referentes etapa II (famlia com filhos pequenos), etapas III (famlia com filhos na escola) e etapa IV (famlia com filhos adolescentes). Quadro 3 Categorias avaliativas do conhecimento do papel, segundo a etapa do ciclo vital Etapas do ciclo vital Categorias avaliativas II III
Conhecimento dos pais sobre Padro alimentar Conhecimento dos pais sobre Padro de ingesto de lquidos Conhecimento dos pais sobre Padro de sono/repouso Conhecimento dos pais sobre padro de higiene Conhecimento dos pais sobre padro de higiene oral Conhecimento dos pais sobre tcnica de lavagem dos dentes Aprendizagem de habilidades dos pais sobre tcnica de lavagem dos dentes Conhecimento dos pais sobre preveno de crie dentria Conhecimento dos pais sobre padro de exerccio Conhecimento dos pais sobre actividades de lazer Conhecimento dos pais sobre preveno de acidentes X X X X X X X X X X X X X X X X

IV
X X X X X

X X X X

X X X
15

Conhecimento dos pais sobre vigilncia de sade/ vacinao Conhecimento dos pais sobre socializao Conhecimento dos pais sobre desenvolvimento infantil Conhecimento dos pais sobre desenvolvimento cognitivo, psicossexual e social Conhecimento dos pais sobre a importncia de regras estruturantes Conhecimento dos pais sobre as mudanas biofisiolgicas, psicolgicas e socioculturais da adolescncia

X X X X X

X X X X X

X X

A maioria das categorias avaliativas so comuns s trs etapas, embora sejam diferentes os indicadores, que conduzem especificao quer das questes a realizar com a famlia, quer na interpretao da informao colhida. Nesta especificao dever ser considerada tanto a idade do filho mais velho, como as caractersticas do sistema familiar, para que o processo de avaliao seja o mais ajustado possvel unicidade da famlia. Esta O conhecimento dos pais sobre tcnica de lavagem dos dentes e a aprendizagem de habilidades referente mesma tcnica especfico da segunda etapa, tal como o conhecimento sobre as mudanas biofisiolgicas, psicolgicas e socioculturais da adolescncia caracteriza-se como um item especfico da famlia com filhos adolescentes. Relativamente segunda etapa do ciclo vital, as categorias avaliativas, no mbito do conhecimento dos pais, foram subdivididas por se considerar que a informao necessria relativa aos cuidados parentais ao recm-nascido muito diferenciada da referente fase posterior, ainda que, na mesma etapa do ciclo vital. Por isso surgem categorias mais especificas e direccionadas para os cuidados ao recm-nascido. Das categorias integradas na dimenso conhecimento, salientamos ento a sua tranversalidade e simultaneamente a sua especificidade no contexto de cada etapa. Como exemplo, o conhecimento das regras estruturantes, que, relacionado com a hierarquizao sistmica, determina a regulao do poder e imposio de regras de acordo com a etapa em que a famlia se encontra, sendo contudo importante que se mantenha esta estruturao ao longo do desenvolvimento familiar. Ou seja, a flexibilidade necessria para a manuteno de uma comunicao positiva, mas a diferenciao crucial para a criao de um contexto de segurana, que permita o desenvolvimento da autonomia da criana/adolescente e simultaneamente a manuteno do apoio e das funes afectivas. Se na adolescncia, os pais no se devem destituir das suas funes parentais, necessrio flexibilizar a regulao da autoridade, de forma a possibilitar a autonomizao do par parental/conjugal em relao ao filho e simultaneamente manter regras claras que no se confundam com atitudes repressivas face ao adolescente. Ainda no caso da famlia com filhos adolescentes, na avaliao do conhecimento dos pais sobre o estabelecimento de regras estruturantes, consideramos importante que estes verbalizem a importncia de proporcionar a privacidade do adolescente, deste possuir as chaves de casa, participar em algumas tomadas de decises familiares e, que o sistema de regras seja flexvel em
16

relao ao adolescente, apesar da importncia deste manter um horrio fixo para entrar e sair de casa. Ainda sobre as categorias da dimenso conhecimento do papel e, no que se refere ltima etapa do ciclo vital (famlia com filhos adultos), caracterizada, entre outros aspectos, pela redefinio das relaes com os filhos que, esto eles prprios a construir o seu prprio modelo familiar, optamos por uma nica categoria referente ao conhecimento sobre as tarefas desta nova fase da vida familiar. Pela unicidade do sistema familiar que integra um sistema de valores prprio e que se contextualiza numa realidade cultural, tambm ela com valores e crenas prprias, decidimos englobar as categorias avaliativas pela sua importncia na actividade diagnstica, mas reconhecemos que ao enfermeiro cabe a tomada de deciso relativamente ao contedo e estratgia de abordagem das mesmas, ao considerar a unidade familiar como um todo e enfatizar a sua singularidade. No que se refere sub-rea comportamentos de adeso, o quadro seguinte (Quadro 4), pretende elucidar sobre as categorias avaliativas referentes s etapas do ciclo vital famlia com filhos pequenos, famlia com filhos na escola e famlia com filhos adolescentes. Quadro 4 Categorias avaliativas dos comportamentos de adeso - papel parental, segundo a etapa do ciclo vital Etapas do ciclo vital Categorias avaliativas II III IV
Os pais proporcionam a realizao de consultas de vigilncia Os pais fomentam a adeso vacinao Os pais promovem a ingesto nutricional adequada criana/adolescente Os pais promovem uma higiene adequada criana Os pais promovem um padro de exerccio adequado criana Os pais promovem um padro de actividades de lazer adequado criana/adolescente Os pais promovem a socializao/ autonomia da criana/adolescente Os pais estimulam o desenvolvimento cognitivo e emocional da criana/ adolescente Os pais definem regras entre os sub-sistemas Os pais interagem positivamente com a criana/adolescente Os pais promovem a interaco entre o adolescente e o grupo de amigos A famlia respeita a privacidade do adolescente Os pais discutem com o adolescente o seu projecto de vida O adolescente partilha dvidas e experincias com os pais e pede opinio A famlia aceita o padro de comportamento social do adolescente X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

X X X X X X X X X X

Em congruncia com o conhecimento do papel, estas categorias pretendem representar o conjunto de aspectos a valorizar na avaliao familiar, no que se refere s aces tomadas pelos pais que possam traduzir a incorporao plena da parentalidade, atravs da identidade do papel, que se manifesta pela confiana e competncia no desempenho do mesmo. Tal como no conhecimento, a maioria das categorias so comuns s trs etapas. Procuramos especificar alguns aspectos caracterizadores da famlia com filhos adolescentes que consideramos traduzirem as aces
17

parentais conducentes ao desenvolvimento da autonomia e socializao do adolescente e,

simultaneamente lhe permitam percepcionar a famlia como um espao de continuidade afectiva. Retomando o exemplo anterior, relativo a esta mesma etapa e, referindo-nos categoria os pais promovem a socializao/ autonomia do adolescente, salientamos alguns itens, no sentido da sistematizao e especificao da mesma categoria: os pais incentivam actividades colectivas (ex: desportos colectivos); os pais incentivam o convvio com o grupo de pares; os pais incentivam a resoluo dos seus prprios assuntos. Estes dados, associados a outros considerados pertinentes face especificidade do sistema, permitem, com a famlia, identificar a sua resposta face s necessidades do adolescente, relativamente aos limites, estimulao da socializao, promoo da sua independncia e individualizao, entre outros aspectos. Da mesma forma as categorias que se reportam exclusivamente a esta etapa (os pais promovem a interaco entre o adolescente e o grupo de amigos; a famlia respeita a privacidade do adolescente; os pais discutem com o adolescente o seu projecto de vida; o adolescente partilha dvidas e experincias com os pais e pede opinio; a famlia aceita o padro de comportamento social do adolescente), pretendem avaliar o reconhecimento dado pelos pais s mudanas ocorridas no filho e, a sua adaptao s mesmas, atravs de comportamentos de respeito sua individualidade e ao seu processo de crescimento identitrio. Relativamente etapa da famlia com filhos adultos, face s tarefas experienciadas pela maioria das famlias, no mbito dos comportamentos de adeso, integrou-se a categoria Adaptao da famlia sada dos filhos de casa, com os seguintes itens avaliativos: Redefinio das relaes com o (s) filho (s): relao adulto adulto; Incluso na famlia os parentes por afinidade e netos; Satisfao com o contacto mantido; Satisfao com a relao mantida com o filho (s). Outra das dimenses do papel parental a Adaptao da famlia escola. Refere-se exclusivamente etapa da famlia com filhos na escola, pela necessidade de reajustamento do sistema face autonomia da criana decorrente da sua entrada no 1 ciclo e, pela inerente transferncia e expanso das normas relacionais. A adaptao, como a conjugao de estratgias utilizadas pela famlia para prosseguir as suas finalidades e promover respostas adaptativas dos seus membros s novas situaes , neste contexto, direccionada reorganizao funcional da famlia aos novos horrios e criao de espao individualizado para estudar; a participao dos pais nas actividades de estudo da criana e actividades escolares e, ainda, a promoo da socializao e autonomia da criana. Por ltimo, as dimenses associadas aos factores de tenso do papel: consenso, saturao e conflito. O consenso relaciona-se com a aceitao dos membros da famlia sobre as expectativas associadas ao papel. Influenciados pelas normas e aprovaes dos outros, o consenso exprime-se pelas expectativas positivas associadas ao desempenho do mesmo. Neste contexto a negociao sobre a
18

diviso das tarefas parentais, a concordncia sobre as expectativas ligadas ao papel parental, a oportunidade de expressarem sentimentos face ao desempenho do papel e, ainda o envolvimento dos pais no exerccio do mesmo, so alguns dos itens considerados para a avaliao desta categoria. Quando as expectativas ligadas ao desempenho dos papis ou de um papel so incompatveis, muitas vezes pela sobrecarga de papis familiares, o conflito de papel pode originar tenso no exerccio do mesmo pelas dificuldades na conciliao quer dos vrios papis familiares, quer das tarefas necessrias consecuo do mesmo. Importa assim direccionar as questes para a identificao de sobrecarga de tarefas e papeis atribudas a cada elemento do sub-sistema parental, a conciliao da conjugalidade com a parentalidade e, ainda, o apoio da famlia alargada ou de outros sistemas amplos nos cuidados parentais. Quando o membro da famlia ou os membros que desempenham o papel, no tm recursos de tempo ou energia para desempenhar eficazmente as tarefas inerentes ao mesmo, pode emergir a saturao do papel, que dever implicar a reestruturao familiar no sentido da optimizao do mesmo. Muitas vezes associado sobrecarga fsica e ou emocional, a compreenso aprofundada sobre a histria de desenvolvimento familiar e as expectativas individuais sobre a parentalidade, contribui para o desenvolvimento de estratgias conducentes ao desenvolvimento de mudanas no funcionamento da famlia que impulsionem a sua funcionalidade efectiva.

Avaliao funcional
Alude primordialmente aos padres de interaco familiar, que permitem o desempenho das funes e tarefas familiares a partir da complementaridade funcional que d sustentabilidade ao sistema e, dos valores que possibilitam a concretizao das suas finalidades, pelos processos coevolutivos que permitem a continuidade. Integrando duas dimenses elementares do funcionamento da famlia, a instrumental e a expressiva, a primeira reporta-se s actividades quotidianas da famlia, enquanto a segunda enfatiza as interaces entre os membros da famlia, perspectivando a identificao de necessidades nestas reas familiares, que se interligam com as restantes e, que permitem a compreenso da famlia, enquanto sistema complexo e multidimensional. Enquadramos na avaliao funcional as seguintes Definies/ reas de ateno: Papel de Prestador de Cuidados que enfatiza a dimenso instrumental do funcionamento familiar e, Processo Familiar que destaca a dimenso expressiva.

Papel de Prestador de Cuidados Assistimos nos ltimos anos, a um aumento da esperana de vida, acompanhada do aumento das doenas crnicas e, de nveis elevados de dependncia na realizao das actividades de vida diria, o que constitui, um factor de stresse para a famlia, face interdependncia que a caracteriza, enquanto sistema interaccional.
19

O avanar da idade implica a diminuio progressiva da autonomia, maior susceptibilidade para a doena, diminuio da actividade fsica e mental, tendo como consequncia maiores dificuldades de adaptao ao ambiente. Assim, nesta dimenso, considerou-se essencial a identificao de compromisso ou dependncia do autocuidado em algum elemento da famlia., definindo o autocuidado como um tipo de aco realizada pelo prprio com as caractersticas especficas: tomar conta do necessrio para se manter, manter-se operacional e lidar com as necessidades individuais bsicas e ntimas e as actividades de vida (ICN, 2002:55). Tambm porque a situao de doena e, por vezes, a consequente dependncia, implica maior nmero de actividades para os membros da famlia e, a respectiva reestruturao funcional, face ao novo papel familiar que necessrio incorporar, consideramos pertinente a integrao de um item alusivo dependncia de um membro da famlia. Este item permite o entendimento sobre as estratgias adoptadas pela famlia para fazer frente s necessidades de um dos seus membros, resultantes das limitaes nas suas tarefas e actividades quotidianas. Neste item, integramos ento a avaliao sobre a dependncia relativamente aos diversos tipos de autocuidado descritos pelo ICN (2002): vesturio, comer, beber, ir ao sanitrio, comportamento sono-repouso, actividade de lazer, actividade fsica. Ainda, por considerarmos que o autocuidado abrange todo o conjunto de aces desenvolvidas pelos indivduos que visam a manuteno da vida e a sade, o conhecimento sobre a dependncia relativa s aces auto-iniciadas no mbito da gesto do regime teraputico, da autovigilncia e da auto-administrao de medicamentos, permitindo uma avaliao mais globalizante, tanto das necessidades do membro da famlia que apresenta deficit de autocuidado, quanto da famlia, enquanto unidade dinmica e funcional. Sendo que na maioria dos casos a famlia que se torna o agente do autocuidado, pela maior ou menor consensualizao sobre a forma como dar resposta a esta necessidade e, porque nos debruamos essencialmente nas questes funcionais da famlia, enquanto sistema, a identificao da pessoa que responsvel pela prestao de cuidados um dado essencial no contexto da avaliao familiar. A prestao de cuidados sendo um processo interaccional implica a reestruturao da famlia, cuja identificao de dificuldades no desempenho desta funo impulsionar o desenvolvimento de estratgias de comunicao para a construo dos relacionamentos necessrios ao desenvolvimento de estratgias de coping eficazes. A avaliao sempre processual e integrativa seja qual for a rea de ateno focalizada. Nesta dimenso, pretende-se essencialmente uma avaliao que interligue a famlia, o membro prestador de cuidados e a pessoa que cuidada, considerando a estrutura familiar, o seu desenvolvimento, as crenas e valores e, ainda, o seu padro interaccional. Apenas desta forma possvel identificar as foras e os recursos que permitiro famlia a apreenso de uma viso mais apreciativa e consequentemente a definio de estratgias conducentes resoluo dos seus problemas.
20

As dificuldades da famlia, na prestao de cuidados, relacionam-se sobretudo com a falta de conhecimento, de recursos e de suporte social. Muitas vezes, mesmo detentora de conhecimento e de capacidades que lhe permitiriam prestar os cuidados necessrios, demonstra dificuldades na efectivao dos mesmos. Por razes to diversas como a insuficincia de recursos internos ou desconhecimento de recursos externos que poderiam ser mobilizveis. Ainda, a dificuldade na gesto da tenso dos seus membros e estratgias alternativas, que num conjunto da multiplicidade de factores possam contribuir para a manuteno de um funcionamento familiar que consiga responder s necessidades da famlia, como um todo e, s necessidades individuais dos seus membros. O papel de prestador de cuidados corresponde ao padro interaccional estabelecido na famlia que visa dar apoio a um dos seus membros que se encontra dependente no auto-cuidado, por razes que emergem de situao de doena. O apoio manifesta-se por comportamentos normativos, regulados pelos valores e expectativas do sistema familiar em interaco com os valores da sociedade acerca de como a famlia deve agir quando um dos seus membros se encontra dependente e como deve ser exercido o papel de prestador de cuidados. Esta rea de ateno engloba as seguintes dimenses avaliativas: conhecimento do papel; comportamentos de adeso; consenso do papel; conflito do papel e saturao do papel. O conhecimento do papel refere-se aprendizagem cognitiva e prtica que permite ao(s) membro(s) da famlia prestador(es) de cuidados, desenvolver eficazmente as tarefas direccionadas ao membro com dependncia no autocuidado, salvaguardando as singularidades contextuais. Os comportamentos de adeso referem-se ao desenvolvimento efectivo das tarefas de prestao de cuidados, nomeadamente: Estimulao da independncia; Promoo da higiene adequada; Promoo do vesturio adequado; Promoo da ingesto nutricional adequada; Aquisio de equipamentos adaptativos para a utilizao do sanitrio; Promoo de sono-repouso adequado; Promoo de actividades recreativas adequadas; Assistncia nas actividades de autovigilncia. Para as dimenses do consenso, conflito e saturao do papel foram definidos critrios especficos de avaliao que permitem a qualificao das mesmas e que, apesar de serem centralizados no papel de prestador de cuidados, podem ser utilizados na avaliao dos diversos papis familiares. O quadro apresentado a seguir (Quadro 5) pretende representar, de forma sintetizada, os aspectos que julgamos essenciais validar com a famlia, no mbito destas dimenses.

21

Quadro 5 Categorias avaliativas das dimenses Consenso, Conflito e Saturao do Papel Dimenses de avaliao Categorias avaliativas

Os membros da famlia esto de acordo com as expectativas Avaliar as dimenses ligadas ao papel; consensuais do exerccio do Negociao sobre as tarefas do exerccio do papel; papel de prestador de Negociao sobre a atribuio de tarefas para o exerccio do cuidados papel; Os membros da famlia esto de acordo com as expectativas Avaliar as dimenses ligadas aos papis familiares; consensuais do exerccio dos Negociao sobre as tarefas do exerccio dos papis; papis familiares Aceitao dos membros sobre as expectativas familiares ligadas aos papis atribudos. Sobrecarga de papis familiares; Avaliar as dimenses de Expectativas familiares no compatveis ao desempenho do conflito do papel papel. Sobrecarga de papis familiares; Avaliar conflitos dos papis Expectativas familiares no compatveis ao desempenho do familiares papel; Dificuldade da famlia na prioridade dos papis. O (s) membro (s) da famlia refere problemas fsicos associados ao desempenho do papel; O (s) membro (s) da famlia refere problemas psicolgicos associados ao desempenho do papel; O (s) membro (s) da famlia refere problemas emocionais Avaliar saturao do papel associados ao desempenho do papel; O (s) membro (s) da famlia refere problemas sociais associados ao desempenho do papel; O (s) membro (s) da famlia refere problemas econmicos associados ao desempenho do papel; Processo Familiar Considerando a famlia como sistema co-evolutivo, cujo padro transaccional caracteriza a sua complexidade funcional, o processo familiar centra-se nos padres de interaco. A sistematizao das dimenses desta rea de ateno, teve como base a nomeao do processo familiar, como conceito central para a compreenso da dimenso funcional expressiva da famlia e definido como o padro transaccional que decorre das interaces contnuas que se vo desenvolvendo entre os membros da famlia, abrangendo a complexidade inerente aos processos de circularidade, auto-organizao, equifinalidade, globalidade, entre outros caracterizadores da famlia, enquanto sistema autopoitico transformativo. As dimenses avaliativas do processo familiar, como rea de ateno de enfermagem de famlia circunscrevem-se a quatro dimenses: comunicao familiar, coping familiar, interaco de papis familiares, relao dinmica e crenas familiares.
22

No seu conjunto, as dimenses, que se interligam, permitem uma compreenso aprofundada das relaes e interaces entre os membros da famlia e, naturalmente a identificao de necessidades de mudana neste nvel do funcionamento familiar. Integramos a Escala de Readaptao Social de Holmes e Rahe, permitindo a identificao de eventos familiares geradores de stresse, possibilita, no s encontrar uma relao entre os nveis de stress decorrentes de transies familiares e a probabilidade de surgirem doenas psicossomticas num ou em vrios membros da famlia, como identificar os tipos e os padres de transio ocorridos recentemente. Consideramos que, a aplicao desta escala no contexto do processo familiar, permite um entendimento globalizante e orientador face s restantes dimenses familiares. Comunicao Familiar Os processos de comunicao traduzem-se pelas interaces cumulativas que definem cada famlia como um sistema nico, com fins a concretizarem, por cada um dos seus elementos e do sistema como um todo. A relao qualifica o sistema familiar, encontrando-se os seus membros num processo de comunicao constante, cuja natureza da sua expresso emocional influencia o estabelecimento de um padro interaccional funcional. A linguagem, verbal e no verbal, caracterizadora de qualquer comportamento, inerente ao processo de comunicao e, determinante na forma como os indivduos percepcionam a realidade e como a co-constroem. Da interligao entre estas componentes, com significado processual e sempre contextual, emerge a vertente digital e analgica, que permitem a avaliao dos nveis de contedo e relao dos episdios comunicacionais, que integram o padro de interaco. A circularidade do padro relacional, que se reporta recursividade, enquanto processo dinmico e complexo, impulsor de transformao, constitui-se como um dos aspectos relevantes na compreenso da comunicao familiar. Neste contexto conceptual e, conforme quadro apresentado a seguir (Quadro 6), os itens de especificao das categorias relativas comunicao, representam os aspectos essenciais na avaliao desta dimenso, deixando em aberto a possibilidade de integrar outros dados que permitam um entendimento mais aprofundado e mais ajustado famlia com quem se interage. Quadro 6 Comunicao Familiar: Categorias avaliativas e especificao dos itens Categorias Avaliativas Itens de especificao
Quem na famlia, habitualmente, expressa mais os sentimentos; Satisfao dos membros da famlia sobre a forma como se expressam os sentimentos na famlia; Aceitao da famlia face ao estado emocional de cada membro da famlia; Impacto que os sentimentos de cada um tm na famlia. Todos na famlia so claros e directos no discurso; Cada um compreende de forma clara o que os outros
23

Comunicao Emocional

Comunicao Verbal/No Verbal

Comunicao Circular

dizem; Todos na famlia se expressam claramente quando comunicam; Satisfao dos membros sobre a forma como se comunica na famlia; Impacto que tem na famlia a forma como cada um se expressa.

Coping Familiar Integramos uma nica categoria nesta dimenso, a qual designamos por Soluo de Problemas e, cujo contedo se reporta aos aspectos que consideramos fundamentais na avaliao do Coping Familiar, definido como comportamentos de mobilizao de estratgias e recursos que permitem a manuteno do funcionamento familiar, dando resposta aos factores de stresse intra ou extrafamiliares.. Com base numa viso apreciativa da famlia como unidade potencializadora do sucesso, as crises so perspectivadas como oportunidades de mudana, o que possibilita a evoluo para um novo nvel de funcionamento, mais diferenciado e complexo. A capacidade na gesto das estratgias de soluo de problemas permitir que o sistema familiar possa evoluir positivamente na sua trajectria evolutiva, co-construindo cada famlia as suas prprias estratgias de coping. Neste contexto, torna-se fundamental avaliar como a famlia tem resolvido os seus problemas no seu percurso de desenvolvimento, se h membros mais activos na sua resoluo, a participao de todos na resoluo dos mesmos e o que permite a identificao de elementos de emaranhamento ou desagregamento do processo que podem estar associados a dificuldades na soluo de problemas. Desta forma, consideramos como elementos centrais na avaliao integrativa desta dimenso, os seguintes itens: Quem na famlia identifica habitualmente os problemas; Quem tem a iniciativa para os resolver; Existe discusso sobre os problemas nas famlias; Os membros da famlia sentem-se satisfeitos com a forma como se discutem os problemas; A famlia utiliza recursos externos na resoluo de problemas; Experincias anteriores positivas na resoluo de problemas. A capacidade da famlia na resoluo de problemas anteriores e as experincias de sucesso so factores que condicionam o sistema na tomada de deciso sobre os problemas actuais, sendo tambm importante identificar com a famlia os seus padres de soluo de problemas. O padro de comunicao e os padres de soluo de problemas interferem na forma como so atribudos os papis familiares e o seu desempenho.
24

Interaco de Papis Familiares Alm do papel parental e papel de prestador de cuidados, j referenciados anteriormente e integrados, respectivamente, na dimenso de desenvolvimento e dimenso funcional instrumental, consideraram-se os papis familiares que maior impacto tem na interaco, nas funes e na estrutura do sistema familiar: Papel de provedor, relacionado com a entrada de bens financeiros; Papel de gesto financeira, integrando as tarefas associadas administrao da economia domstica; Papel de cuidado domstico, associado ao desempenho e responsabilidades domsticas como lavar a loua, passar a ferro, arrumar a casa, cuidar da roupa, cozinhar e, ainda ir s compras; Papel recreativo, relacionado com a iniciativa de actividades ldicas, tempos livres e estimulao da famlia em participar em actividades recreativas conjuntas; Papel de parente, caracterizado pela manuteno do contacto com a restante famlia e amigos, permitindo a consolidao de laos familiares. O padro de interaco familiar tambm se expressa na organizao dos papis familiares e na interligao dos mesmos, como normalizao interaccional face s exigncias funcionais do sistema familiar, num contexto de transformao mediado pelas expectativas familiares e sociais face s normas e comportamento. Envolve os direitos associados a uma posio, com padro de reciprocidade.I ntegramos nesta dimenso a avaliao do consenso, conflito e saturao dos papeis, aps a identificao do(s) membro(s) da famlia que desempenham cada um dos deles. Relao Dinmica Esta dimenso centra-se na partilha de responsabilidades, sentimentos e emoes, aliada aptido para a flexibilidade de papis. Contribui para o conhecimento aprofundado de aspectos especficos do contexto familiar, direccionados para a identificao das suas foras e dos seus recursos. A Relao Dinmica, como dimenso interaccional, no domnio do Processo Familiar, integra as seguintes categorias: influncia e poder; alianas e unies; coeso e adaptabilidade da famlia e funcionalidade da famlia (percepo dos membros). A influncia instrumental e a influncia psicolgica so componentes da vida familiar que muitas vezes determinam a forma como se expressam as emoes e, que caracterizam o padro comportamental dos seus membros. O exerccio do poder um processo dinmico e multidimensional, muitas vezes centrado no membro da famlia que tem mais experincia e influencia as decises. Questes associadas ao sistema de valores da famlia determinam o exerccio do poder e que passa pela legitimidade dessa posio, no sentido de motivar ao consenso. Consideramos essencial conhecer quem na famlia percepcionado como o elemento detentor de maior poder, a satisfao da famlia face influncia desse membro nos comportamentos dos outros, assim como a influncia de cada um nesses mesmos comportamentos.
25

Considerando que a maioria dos relacionamentos familiares envolve mais do que duas pessoas, importante que seja avaliado a existncia de triangulao relacional e o impacto desta triangulao nos processos de interaco familiar. O equilbrio e a intensidade dos relacionamentos contribuem para o desenvolvimento pessoal dos indivduos e para o crescimento e bem-estar da famlia, enquanto unidade interaccional. Neste contexto a satisfao dos membros da famlia face forma como esta manifesta a sua unio pode ser premonitrio de uma viso mais ou menos apreciativa do padro de interaco e, constiturem-se as alianas ou como foras da famlia ou como reas intra sistmicas geradoras de stresse. Para complementar a avaliao familiar, ainda no mbito da relao dinmica, integramos a Escala FACES II e o APGAR Familiar de Smilkstein, como instrumentos de avaliao familiar que auxiliam na compreenso de aspectos fundamentais do funcionamento familiar, respectivamente, a coeso e adaptabilidade da famlia e a percepo dos seus membros sobre a funcionalidade da mesma. Sobre o FACES II, optamos por integrar a verso portuguesa de Otlia Fernandes (Fernandes, 1995), por ser considerada pela mesma autora, ajustada ao contexto clnico e, de fcil aplicao. Salientamos que a avaliao destas reas familiares, permitem obter dados essenciais para a compreenso dos limites entre os subsistemas existentes, incluindo a existncia de coligaes que evidenciem conflitos entre os membros da famlia. Pois a clareza das regras familiares, a adaptao dos papis familiares a mudanas previsveis ou imprevisveis, a percepo de cada membro sobre o apoio e preocupao da famlia relativamente s suas preocupaes e sentimentos, a forma como manifestam a sua identidade autnoma, so, entre outros indicadores, dados que, emergindo da interpenetrabilidade das categorias avaliativas possibilitam, de uma forma integrativa, a avaliao dos limites, enquanto regras de diferenciao e autonomizao dos subsistemas.

Crenas As crenas referem-se a valores integrados pelas famlias que influenciam a tomada de deciso relativamente soluo de problemas e aos comportamentos de sade. Sistema relacional inserido e articulado em diversos contextos, agrega um sistema de valores, conhecimentos e prticas, num espao relevante de socializao e humanizao. Numa viso apreciativa do sistema de crenas da famlia, este permite atribuir um significado positivo adversidade, pela percepo da crise como um desafio e oportunidade de mudana. Ou seja, as crenas promotoras de mudana e facilitadoras do funcionamento familiar efectivo. Contudo, podem tambm ser dificultadoras dessas mesmas mudanas, diminuindo as opes para a soluo dos problemas. o sistema de crenas familiar que define a identidade da famlia, pois incluem questes a respeito de funes, relaes, e valores que regulam a interaco. Contribuem para o equilbrio dinmico do
26

sistema familiar como mecanismos que apoiam a estabilidade em harmonizao com as foras que impelem para a mudana. As crenas familiares emergem, desta forma, como uma dimenso do processo familiar pela sua importncia como elementos fundamentais na co-construo de realidades, possibilitando a coevoluo das mesmas, atravs da criao de contextos transformativos. Considerada como dimenso relevante, remete para um entendimento mais aprofundado do sistema familiar, possibilitando uma interveno processual mais ajustada e contextualizada unicidade do mesmo. Neste sentido, englobamos nesta dimenso um conjunto de categorias de crenas, consensualizadas como as de maior impacto nos padres transaccionais da famlia e que se reportam s motivaes, percepes e atitudes relativas aos comportamentos de sade, aos valores e objectivos de vida e ainda s significaes atribudas cultura como elemento regulador de comportamentos. Crena de Sade, que se reporta s convices que influenciam os comportamentos de sade e que afectam o estado de sade da famlia e dos seus membros. Integramos crenas sobre etiologia da doena, diagnstico, cura, tratamento, gravidade e papel dos membros da famlia. Ainda os custos envolvidos na realizao de comportamentos de sade e os benefcios para a unidade familiar e para cada um dos seus membros. Os comportamentos de manuteno da sade, convices de que algo no permite que os membros da famlia sejam saudveis, os receios associados sade, so outros indicadores que possibilitam a compreenso das crenas de sade da famlia, de acordo com o seu contexto, historicidade e etapa do ciclo vital. Crena Religiosa, que se reporta dimenso csmica da transcendncia que ultrapassa a natureza biolgica e psicossocial e que se traduz na relao com Deus.Na famlia, a religio, associada aos dogmas dos cultos e da f, pode constituir-se como recurso facilitador das mudanas decorrentes das transies normativas ou acidentais, regulando a tomada de deciso para a resoluo das crises. Ainda como meio de aproximao da famlia comunidade e aos seus valores. Crena Espiritual, como os princpios que ultrapassam a natureza biolgica e que influenciam os rituais da famlia, determinando o ser em famlia e o ser com os outros. Ou seja princpios relacionados com a procura de um sentido de vida para a continuidade da famlia, enquanto propsito comum. Integra a esperana, as experincias de vida, entre outras dimenses espirituais, que orientam a vivncia transformativa de ser em famlia e que esto na base das suas escolhas e aces. Crena em Valores, que integram premissas orientadoras do padro funcional da famlia, que podem tanto estar direccionadas s questes associadas ao exerccio do poder, como s expectativas associadas aos papis familiares. Ou seja, afectam o comportamento atravs de normas, as quais especificam uma gama aceitvel de respostas a situaes especficas, determinando o modo como a famlia se organiza para concretizar as suas finalidades.
27

Crena Cultural, que em interdependncia com os tipos de crena descritos, se reporta s convices que emergem como resultado da interaco com as particularidades do contexto ambiental, com um sistema de crenas singular. As crenas culturais so os valores amplamente difundidos sobre o que desejvel, seja relativamente aos processos de sade/doena, seja no estabelecimento de padres familiares que visem a aceitao dos valores sociais pelos seus membros. nesta avaliao contextual da famlia, que se evidenciam as particularidades do seu sistema de crenas que a caracterizam como um sistema aberto que transforma e se transforma. Crenas da famlia sobre a interveno dos profissionais de sade, que integram as motivaes, percepes e expectativas da famlia sobre a contribuio dos mesmos para a promoo, manuteno e recuperao da sade familiar ou ainda, na adaptao da famlia entrada destes na dinmica funcional da famlia.

28

Interveno Familiar: dos diagnsticos de enfermagem de famlia avaliao de resultados Decorrente da anlise dos dados obtidos na interaco com as famlias e face complexidade, intersubjectividade e contextualidade das mesmas, os diagnsticos correspondem identificao das foras da famlia em conjugao com o reconhecimento das suas necessidades ou problemas. Estes so enunciados a partir de critrios pr-definidos, como resultado da avaliao completa em cada rea de ateno de forma a obter informaes para a sua formulao, considerando os seguintes princpios: Validao com a famlia sobre as foras e os problemas percepcionados, a partir das relaes intersistmicas e as repercusses da sua aco em outros pontos da rede familiar; Enumerao dos problemas identificados, priorizados de acordo com a percepo da famlia sobre a importncia da resoluo dos mesmos para o restabelecimento da sade familiar; Estabelecimento com a famlia acerca dos principais objectivos de mudana considerando novas formas de funcionamento associadas aos processos de morfogenese. Reforamos assim que o julgamento clnico do enfermeiro sobre as reas de ateno familiares deve enfatizar a multidimensionalidade do sistema familiar e, simultaneamente a sua singularidade, fazendo emergir no apenas as necessidades mas tambm as suas foras, como recursos essenciais para a capacitao funcional da famlia. Assim, os diagnsticos que integram este modelo, designados por diagnsticos familiares, surgem da discusso sistemtica sobre os princpios adjacentes segunda etapa do processo de enfermagem familiar. Para o estabelecimento dos enunciados diagnsticos utilizamos ainda os termos descritos pelo ICNP/CIPE (ICN, 2002b:xv), referentes ao eixo do Juzo, como opinio clnica, estimativa ou determinao da prtica sobre o estado de um fenmeno de enfermagem, incluindo a qualidade relativa da intensidade ou grau de manifestao do fenmeno de enfermagem. O quadro apresentado a seguir (Quadro 7) evidencia os diagnsticos e subconjuntos diagnsticos que requerem a implementao de intervenes no sentido de dar resposta s necessidades identificadas, no contexto de cada dimenso familiar. A identificao colaborativa das necessidades da famlia e, a subsequente enunciao dos diagnsticos constitui-se como elemento organizador do processo de cuidados com as famlias, contextualizando essas mesmas necessidades num tempo prprio e num domnio especifico da vida familiar. Por isso a importncia da concepo da famlia enquanto unidade sistmica, permitindo integrar os diagnsticos como problemas, mas enquadrados num sistema detentor de foras e recursos para a resoluo dos mesmos.

29

Face aos diagnsticos validados com a famlia, o planeamento das intervenes conducentes mudana, deve considerar primordialmente as foras da famlia, no sentido de que a mudana seja percepcionada como vivel e assim obter o comprometimento da famlia com o plano. Quadro 7 Diagnsticos e subconjuntos diagnsticos por dimenso familiar Dimenso Diagnsticos e subconjuntos diagnsticos Familiar - Rendimento familiar No Insuficiente/ Insuficiente - Edifico residencial Seguro/ No Seguro No Negligenciado/ Negligenciado - Precauo de Segurana Demonstrada/No Demonstrada - Abastecimento de gua Adequado/ No Adequado - Animal Domstico No Negligenciado/ Negligenciado - Satisfao Conjugal Mantida/ No Mantida Estrutural
Relao Dinmica do casal No Disfuncional/ Disfuncional Comunicao do Casal Eficaz/ Ineficaz Interaco Sexual Adequada/ No Adequada Funo Sexual No Comprometida/Comprometida

- Planeamento Familiar Eficaz/ Ineficaz


Uso de contraceptivo Adequado/ No Adequado Conhecimento sobre Vigilncia Pr-concepcional Demonstrado/ No Demonstrado Conhecimento sobre Reproduo Demonstrado/ No Demonstrado Fertilidade No Comprometida/ Comprometida

-Adaptao Gravidez Adequada/ No Adequada


Conhecimento Demonstrado/ No Demonstrado Comunicao Eficaz/ Ineficaz Comportamentos de Adeso Demonstrado/ No Demonstrado

- Papel Parental Adequado/ No Adequado Desenvolvimento


Conhecimento do Papel Demonstrado/ No Demonstrado Comportamentos de Adeso Demonstrado/ No Demonstrado Adaptao da Famlia Escola Eficaz/ Ineficaz Consenso do Papel No/Sim; Conflitos do Papel No/Sim; Saturao do Papel No/Sim

- Papel de Prestador de Cuidados Adequado/No Adequado


Conhecimento do Papel Demonstrado/ No Demonstrado Comportamentos de Adeso Demonstrado/ No Demonstrado Consenso do Papel No/Sim; Conflitos do Papel No/Sim; Saturao do Papel No/Sim

- Processo Familiar No Disfuncional/ Disfuncional


Comunicao Familiar Eficaz/ Ineficaz Coping Familiar Eficaz/ Ineficaz Interaco de Papis Eficaz/ Ineficaz Relao Dinmica No Disfuncional/Disfuncional

Consideramos que as intervenes se reportam ao processo dinmico pelo qual o sistema teraputico enfermeiro e famlia concretizam as mudanas planeadas face aos resultados esperados,
30

Funcional

que representam a antevidncia do futuro concretizvel. Centram-se nas foras e potenciais da famlia, interpondo-se uma abordagem colaborativa, caracterizada pela co-evoluo processual. As intervenes constituem-se como elementos promotores da capacitao da famlia na resoluo dos seus problemas e que, desenvolvidas num contexto relacional, integram as respostas afectivas, cognitivas e comportamentais do sistema teraputico, em que a mudana determinada pela coerncia da estrutura biopsicossocial do sistema familiar. Propomos intervenes direccionadas para necessidades identificadas nas reas de ateno familiar relevantes em enfermagem de famlia. Os enunciados descritos que integram a estrutura operativa, no pretendem ser apenas uma enumerao de intervenes, mas antes uma estrutura orientadora inerente ao seu desenvolvimento, estrutura e modo de funcionamento. O desenvolvimento desta etapa focaliza-se na concretizao de mudana face aos objectivos negociados e perspectivados para a maximizao do potencial de sade familiar. Desta forma, constituindo-se as intervenes descritas como estrutura de ajuste entre os protagonistas do processo (famlia e enfermeiro), com a finalidade de promover, manter ou restaurar a sade familiar, adoptamos como processo de concretizao das mesmas, os princpios de circularidade, neutralidade e hipotetizao, pela adequao dimenso clnica da enfermagem de famlia. Ressaltamos a importncia da utilizao do questionrio sistmico, mobilizando questes circulares focalizadas nos efeitos comportamentais e questes reflexivas facilitadoras da co-construo de novas vises como questes que geram mudanas e que, integradas no contexto das intervenes propostas, possibilitam mudanas concretas no funcionamento familiar. Compete ao enfermeiro, face aos objectivos definidos com a famlia, tendo em conta as suas fragilidades e foras, determinar as situaes em que se torna mais adequado a utilizao das perguntas de interveno, englobando-as num contexto de intencionalidade. Porque as famlias movem-se atravs de perodos de transio, a mudana num dos nveis de funcionamento implica habitualmente uma mudana global a nvel dos padres familiares. A avaliao dos resultados dever ser um processo contnuo fundamentado nos objectivos estabelecidos e critrios anteriormente identificados para a formulao de diagnsticos. O resultado traduz-se pelas mudanas ocorridas no funcionamento familiar, considerando a dimenso cognitiva, afectiva e comportamental que implica novas histrias, novas relaes e novos comportamentos. que permita ajustar as intervenes s necessidades da famlia, considerando a complexidade dos processos familiares

31

Avaliao Familiar
DIMENSO ESTRUTURAL Genograma Ecomapa Composio Familiar (Inclui ordem de nascimentos e sub-sistemas) Tipo de Famlia
Casal Famlia nuclear Famlia reconstruda Famlia monoparental Monoparental liderada pelo homem Monoparental liderada pela mulher Coabitao Famlia institucional Comuna Unipessoal Alargada

Famlia extensa Tipo de contacto


Pessoal Telefnico Carta/e-mail Outro

Famlia extensa Intensidade de contacto


Dirio Semanal Quinzenal Mensal Outro

Especificar ____________________

Famlia extensa Funo das relaes


Companhia social Apoio emocional Guia cognitivo e conselhos Regulao social Ajuda material e de servio Acesso a novos contactos Sistemas mais Amplos Trabalho Instituies de Ensino Escola Instituies de Sade Instituies Religiosas IPSS

Vnculo Forte Vnculo Forte: Especificar elemento Vnculo Intermdio Vnculo Intermdio: Especificar elemento Vnculo Fraco Vnculo Fraco: Especificar elemento Gerador de Stress Gerador de Stress: Especificar32 elemento

Actividades de Lazer e Cultura Amigos Outros Sub-sistemas

Classe Social (Escala de Graffar adaptada) Edifico residencial


Barreiras arquitectnicas SIM NO Se SIM, quais: ___________________________________ Aquecimento SIM Tipo de aquecimento Central Aquecedor a gs Aquecedor elctrico Lareira Cobertor elctrico Abastecimento de gs SIM Tipo de abastecimento de gs Gs canalizado Gs de botija Higiene da habitao SIM NO

NO

NO

Sistema de abastecimento
Abastecimento de gua No tem Rede pblica Rede privada (furo/ poo) Rede mista Utilizao da gua da rede privada para consumo humano SIM Controle da qualidade da gua SIM NO Servio de tratamento de resduos Rede pblica Fossa sptica No tem

NO

Ambiente Biolgico
Animal domstico SIM NO Se sim qual ou quais: ______________________ Vacinao Desparasitao SIM SIM NO NO

Observaes (higiene do animal; higiene do local circundante; se est ou no dentro da habitao; etc.)
33

DIMENSO DESENVOLVIMENTAL Etapa do Ciclo Vital Familiar


1. 2. 3. 4. 5. Formao do casal Famlia com filhos pequenos Famlia com filhos na escola Famlia com filhos adolescentes Famlia com filhos adultos

Tarefas de desenvolvimento

Satisfao Conjugal
Relao Dinmica Satisfao do casal sobre a diviso/partilha das tarefas domsticas Identificao do cnjuge SIM SIM NO NO Se No especificar _________________________________ Satisfao do casal com o tempo que esto juntos Identificao do cnjuge SIM NO SIM NO Se No especificar _______________________________________ Satisfao do casal com a forma como cada um expressa os sentimentos Identificao do cnjuge SIM NO SIM NO Se No especificar _______________________________________ Comunicao O casal conversa sobre as expectativas e receios de cada um O casal consegue chegar a acordo quando h discordncia de opinio
NO SIM SIM NO

Satisfao com o padro de comunicao do casal Identificao do cnjuge SIM NO SIM NO Se No especificar _______________________________________ Interaco Sexual Satisfao do casal com o padro de sexualidade Identificao do cnjuge SIM NO SIM NO Se No especificar _______________________________________ Conhecimento do casal sobre sexualidade SIM NO Identificao do cnjuge
34

SIM NO SIM NO Funo Sexual Disfunes sexuais Identificao do cnjuge SIM SIM NO NO especificar____________ especificar____________

Tipo de disfuno Perturbao do desejo sexual Disfuno erctil Disfuno da ejaculao Perturbaes do orgasmo Dispareunia Vaginismo

Conhecimento do casal sobre estratgias no farmacolgicas de resoluo das disfunes sexuais SIM NO

Planeamento Familiar
Fertilidade O casal planeia ter filhos/ mais filhos Se SIM quando ____________
SIM NO

Alteraes na fertilidade do casal SIM NO Se SIM, especificar ____________________________ Conhecimento do casal sobre mtodos de fertilizao artificial SIM NO Conhecimento do casal sobre servios de sade especializados em fertilidade
SIM NO

Conhecimento do casal sobre vigilncia pr-concepcional Conhecimento do casal sobre consulta pr-concepcional SIM NO Conhecimento do casal sobre aspectos psicolgicos, familiares e sociais da gravidez SIM NO Uso de Contraceptivo SIM NO Mtodo Anticoncepcional oral Anticoncepcional injectvel Anel vaginal Implante intra drmico Adesivo transdrmico Cirrgico Espermicidas Preservativo Naturais Interrupo do uso de contraceptivo SIM Quando: _______________________ Motivo Indicao clnica Planeamento de gravidez Gravidez

NO

35

Outro Satisfao com o contraceptivo adoptado SIM NO Conhecimento do casal sobre mtodos contraceptivos SIM Conhecimento do casal sobre contracepo de emergncia SIM Conhecimento do casal sobre uso de contraceptivo SIM Conhecimento sobre Reproduo

NO NO NO

Conhecimento do casal sobre o ciclo sexual da mulher SIM NO Conhecimento sobre anatomia e fisiologia do sistema reprodutor feminino SIM NO Conhecimento sobre anatomia e fisiologia do sistema reprodutor masculino SIM NO Conhecimento do casal sobre fecundao e gravidez SIM NO Conhecimento do casal sobre espaamento adequado das gravidezes SIM NO Conhecimento do casal sobre desvantagens de gravidez no desejada
SIM NO

Adaptao gravidez
Conhecimento Conhecimento do casal sobre direitos sociais na gravidez SIM NO Conhecimento do casal sobre direitos sociais de maternidade/paternidade SIM NO Conhecimento do casal sobre etapas de adaptao gravidez SIM NO Conhecimento do casal sobre alteraes fisiolgicas na gravidez SIM NO Conhecimento do casal sobre nova etapa do ciclo vital SIM NO Conhecimento do casal sobre vigilncia de sade na gravidez SIM NO Conhecimento do casal sobre curso de preparao para o parto SIM NO Conhecimento do casal sobre desenvolvimento fetal SIM NO Conhecimento do casal sobre processo psicolgico associado ao purperio SIM NO Conhecimento do casal sobre vigilncia de sade do recm-nascido SIM NO Conhecimento do casal sobre enxoval da me e do beb SIM NO Conhecimento do casal sobre preveno de acidentes do recm-nascido SIM NO Conhecimento do casal sobre alimentao do recm-nascido SIM NO Comunicao O casal partilha receios e expectativas associadas gravidez SIM SIM SIM NO NO NO O casal partilha receios e expectativas associadas parentalidade Os elementos do casal apoiam-se mutuamente nas tarefas desenvolvimentais

Comportamentos de adeso
36

A grvida/ casal assdua (o) s consultas de Sade Materna/Obstetrcia SIM NO NO NO SIM O casal est inscrito/frequenta o curso de Preparao para o Parto SIM O casal est a preparar/ preparou o enxoval da me e do beb

Papel Parental
Famlia com filhos pequenos (de recm-nascido infncia escolar)

Conhecimento do papel (recm-nascido)


Conhecimento dos pais sobre cuidados ao coto umbilical Aprendizagem de habilidades sobre cuidados ao coto umbilical Conhecimento dos pais sobre aleitamento materno Aprendizagem de habilidades sobre tcnica de aleitamento materno Conhecimento dos pais sobre aleitamento artificial Aprendizagem de habilidades sobre tcnica de aleitamento artificial Conhecimento dos pais sobre choro do recm-nascido Conhecimento dos pais sobre caractersticas das dejeces do recm-nascido Conhecimento dos pais sobre perda de peso fisiolgica Conhecimento dos pais sobre posicionamento do r..n Aprendizagem de habilidades dos pais sobre posicionamento do r..n Conhecimento dos pais sobre cuidados de higiene ao recm-nascido Aprendizagem de habilidades sobre cuidados de higiene ao r.n Conhecimento dos pais vigilncia de sade Conhecimento dos pais sobre caractersticas do recm-nascido Conhecimento dos pais sobre competncias do recm-nascido Conhecimento dos pais sobre processo de vinculao SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO

Conhecimento do papel (de recm-nascido infncia escolar)


Conhecimento dos pais sobre padro alimentar adequado criana SIM Conhecimento dos pais sobre padro de ingesto de lquidos adequado criana SIM Conhecimento dos pais sobre padro de sono/repouso adequado criana SIM Conhecimento dos pais sobre padro de higiene adequado criana SIM Conhecimento dos pais sobre padro de higiene oral SIM Conhecimento dos pais sobre tcnica de lavagem dos dentes SIM Aprendizagem de habilidades dos pais sobre tcnica de lavagem dos dentes SIM Conhecimento dos pais sobre preveno de crie dentria SIM Conhecimento dos pais sobre padro de exerccio adequado criana SIM Conhecimento dos pais sobre actividades de lazer adequadas criana SIM Conhecimento dos pais sobre preveno de acidentes SIM Conhecimento dos pais vigilncia de sade/vacinao SIM Conhecimento dos pais sobre socializao SIM Conhecimento dos pais sobre desenvolvimento infantil SIM Conhecimento dos pais sobre desenvolvimento cognitivo, psicossexual e social SIM NO Conhecimento dos pais sobre a importncia de regras estruturantes SIM NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO

Comportamentos de adeso
Os pais proporcionam a realizao das consultas de vigilncia de acordo com a idade da criana SIM NO Os pais fomentam a adeso vacinao da criana SIM Os pais promovem a ingesto nutricional adequada criana SIM Os pais promovem uma higiene adequada criana SIM Os pais promovem um padro de exerccio adequado criana SIM Os pais promovem um padro de actividades de lazer adequado criana SIM Os pais promovem um padro de exerccio adequado criana SIM NO NO NO NO NO NO
37

Os pais promovem a socializao da criana Os pais estimulam o desenvolvimento cognitivo e emocional da criana Os pais definem regras entre os sub-sistemas Os pais interagem positivamente com a criana

SIM SIM SIM SIM

NO NO NO NO

Consenso do Papel SIM NO Se NO, especificar ____________________ Conflitos de papel SIM NO Se SIM, especificar ___________________ Saturao do papel SIM NO Se SIM, especificar ____________________ Famlia com filhos na escola (da infncia escolar ao inicio da adolescncia)

Conhecimento do papel
Conhecimento dos pais sobre padro de ingesto de lquidos adequado criana Conhecimento dos pais sobre padro de sono/repouso adequado criana Conhecimento dos pais sobre padro de higiene adequado criana Conhecimento dos pais sobre higiene oral Conhecimento dos pais sobre preveno de crie dentria Conhecimento dos pais sobre padro de exerccio adequado criana Conhecimento dos pais sobre actividades de lazer adequadas criana Conhecimento dos pais sobre preveno de acidentes Conhecimento dos pais vigilncia de sade/vacinao Conhecimento dos pais sobre socializao Conhecimento dos pais sobre desenvolvimento infantil Conhecimento dos pais sobre desenvolvimento cognitivo, psicossexual e social Conhecimento dos pais sobre a importncia de regras estruturantes SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO

Adaptao da famlia escola


Reorganizao funcional para adaptao aos novos horrios Criao de espao para a criana estudar Participao dos pais nas actividades de estudo da criana Participao dos pais nas reunies e actividades escolares Promoo da socializao/autonomia da criana SIM SIM SIM SIM SIM NO NO NO NO NO

Comportamentos de adeso
Os pais propocionam a realizao das consultas de vigilncia de acordo com a idade da criana SIM NO Os pais fomentam a adeso vacinao da criana Os pais promovem a ingesto nutricional adequada criana Os pais promovem uma higiene adequada criana Os pais promovem um padro de exerccio adequado criana Os pais promovem um padro de actividades de lazer adequado criana Os pais promovem um padro de exerccio adequado criana Os pais promovem a socializao da criana Os pais definem regras entre os sub-sistemas Os pais estimulam o desenvolvimento cognitivo e emocional da criana Os pais interagem positivamente com a criana SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO

Consenso do Papel SIM NO Se NO, especificar ____________________ Conflitos de papel SIM NO Se SIM, especificar ___________________ Saturao do papel SIM NO Se SIM, especificar ____________________

38

Famlia com filhos adolescentes (da adolescncia at ao incio da idade adulta)

Conhecimento do papel

Conhecimento dos pais sobre padro alimentar adequado ao adolescente Conhecimento dos pais sobre padro de ingesto de lquidos adequado ao adolescente Conhecimento dos pais sobre padro de sono/repouso adequado ao adolescente Conhecimento dos pais sobre padro de higiene adequado ao adolescente Conhecimento dos pais sobre padro de higiene oral Conhecimento dos pais vigilncia de sade/vacinao do adolescente Conhecimento dos pais sobre padro de exerccio adequado ao adolescente Conhecimento dos pais sobre actividades de lazer adequadas ao adolescente Conhecimento dos pais sobre actividades de exerccio adequado ao adolescente Conhecimento dos pais sobre preveno de acidentes Conhecimento dos pais sobre as mudanas biofisiolgicas, psicolgicas e socioculturais da adolescncia Conhecimento dos pais sobre a importncia de regras estruturantes

SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM

NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO

Comportamentos de adeso
Os pais proprocionam a realizao das consultas de vigilncia de acordo com a idade do adolescente SIM Os pais promovem a ingesto nutricional adequada ao adolescente SIM Os pais promovem um padro de actividades de lazer adequado ao adolescente SIM Os pais promovem a socializao/autonomia do adolescente SIM Os pais definem regras entre os sub-sistemas SIM Os pais promovem a interaco com o grupo de amigos SIM A famlia respeita a privacidade do adolescente SIM Os pais discutem com o adolescente o seu projecto de vida SIM O adolescente partilha dvidas e experincias com os pais e pede opinio SIM A famlia aceita o padro de comportamento social do adolescente SIM Os pais estimulam o desenvolvimento cognitivo e emocional do adolescente SIM Os pais interagem positivamente com o adolescente SIM NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO NO

Consenso do Papel SIM NO Se NO, especificar ____________________ Conflitos de papel SIM NO Se SIM, especificar ___________________ Saturao do papel SIM NO Se SIM, especificar ____________________ Famlia com filhos adultos

Conhecimento do papel
Conhecimento sobre as tarefas do nova etapa desenvolvimental

SIM

NO

Comportamentos de adeso Adaptao da Famlia sada dos filhos de casa:


Redefinio das relaes com o(s)filho(s) relaes adulto-adulto Incluso na famlia dos parentes por afinidade e netos Satisfao com o contacto mantido com o filho Satisfao com a relao mantida com o filho(s) e companheiro(a) do filho(a) SIM SIM SIM SIM NO NO NO NO

Consenso do Papel SIM NO Se NO, especificar ____________________ Conflitos de papel SIM NO Se SIM, especificar ___________________ Saturao do papel SIM NO
39

Se SIM, especificar ____________________ DIMENSO FUNCIONAL


Membro da famlia dependente SIM Dependncia em: Autocuidado Higiene Prestador de cuidados NO NO Membro da famlia SIM NO Se SIM quem: _________________ Membro da famlia extensa SIM NO Vizinho SIM NO Ajudante de sade SIM NO Outro SIM NO Especificar _______________________ NO Membro da famlia SIM NO Se SIM quem: _________________ Membro da famlia extensa SIM NO Vizinho SIM NO Ajudante de sade SIM NO Outro SIM NO Especificar _______________________ NO Membro da famlia SIM NO Se SIM quem: _________________ Membro da famlia extensa SIM NO Vizinho SIM NO Ajudante de sade SIM NO Outro SIM NO Especificar _______________________ NO Membro da famlia SIM NO Se SIM quem: _________________ Membro da famlia extensa SIM NO Vizinho SIM NO Ajudante de sade SIM NO Outro SIM NO Especificar _______________________ NO Membro da famlia SIM NO Se SIM quem: _________________ Membro da famlia extensa SIM NO Vizinho SIM NO Ajudante de sade SIM NO Outro SIM NO Especificar _______________________ SIM SIM SIM

Autocuidado Vesturio Prestador de cuidados

Autocuidado Comer SIM Prestador de cuidados

Autocuidado Beber SIM Prestador de cuidados

Autocuidado Ir ao sanitrio Prestador de cuidados

Autocuidado Comportamento sono-repouso SIM NO Prestador de cuidados Membro da famlia SIM NO Se SIM quem: _________________ Membro da famlia extensa SIM NO Vizinho SIM NO Ajudante de sade SIM NO Outro SIM NO Especificar _______________________
40

Autocuidado Actividade de lazer Prestador de cuidados

SIM NO Membro da famlia SIM NO Se SIM quem: _________________ Membro da famlia extensa SIM NO Vizinho SIM NO Ajudante de sade SIM NO Outro SIM NO Especificar _______________________

Autocuidado Actividade Fsica Prestador de cuidados

SIM NO Membro da famlia SIM NO Se SIM quem: _________________ Membro da famlia extensa SIM NO Vizinho SIM NO Ajudante de sade SIM NO Outro SIM NO Especificar _______________________ Gesto do regime teraputico SIM NO Prestador de cuidados Membro da famlia SIM NO Se SIM quem: _________________ Membro da famlia extensa SIM NO Vizinho SIM NO Ajudante de sade SIM NO Outro SIM NO Especificar _______________________ Autovigilncia Prestador de cuidados SIM NO Membro da famlia SIM NO Se SIM quem: _________________ Membro da famlia extensa SIM NO Vizinho SIM NO Ajudante de sade SIM NO Outro SIM NO Especificar _______________________

Auto-Administrao de medicamentos SIM NO Prestador de cuidados Membro da famlia SIM NO Se SIM quem: _________________ Membro da famlia extensa SIM NO Vizinho SIM NO Ajudante de sade SIM NO Outro SIM NO Especificar _______________________ Se o prestador de cuidados no for membro da famlia: Iletrado SIM NO Profisso ____________________ Contacto_____________________

41

Papel de Prestador de cuidados


Conhecimento do papel
1. Conhecimento/Aprendizagem de Habilidades do prestador de cuidados sobre Autocuidado Higiene Conhecimento do prestador de cuidados sobre a importncia de estimular a independncia Conhecimento do prestador de cuidados sobre a tcnica de banho Aprendizagem de habilidades do prestador de cuidados sobre a tcnica de banho Conhecimento do prestador de cuidados sobre a tcnica de lavagem dos dentes Aprendizagem de habilidade do prestador de cuidados sobre tcnica de lavagem dos dentes Conhecimento do prestador de cuidados sobre utilizao do fio dentrio Aprendizagem de habilidades do prestador de cuidados sobre utilizao do fio dentrio Conhecimento do prestador de cuidados sobre periodicidade da lavagem dos dentes Conhecimento do prestador de cuidados sobre higiene do cabelo (lavar, pentear, excovar) Aprendizagem de habilidades do prestador de cuidados sobre higiene do cabelo Conhecimento do prestador de cuidados sobre tcnica de fanerotomia
Aprendizagem de habilidades do prestador de cuidados sobre tcnica de fanerotomia

2. Conhecimento do prestador de cuidados/Aprendizagem de Habilidades sobre Autocuidado Vesturio Conhecimento do prestador de cuidados sobre a importncia de estimular a independncia Conhecimento do prestador de cuidados sobre a adequao do vesturio ao clima Conhecimento do prestador de cuidados sobre tcnica para vestir Aprendizagem de habilidades do prestador de cuidados sobre tcnica para vestir Conhecimento do prestador de cuidados sobre tcnica para despir Aprendizagem de habilidades do prestador de cuidados sobre tcnica para despir 3. Conhecimento do prestador/Aprendizagem de Habilidades de cuidados sobre Autocuidado Comer Conhecimento do prestador de cuidados sobre a importncia de estimular a independncia Conhecimento do prestador de cuidados sobre padro alimentar adequado Conhecimento do prestador de cuidados sobre preparao de alimentos Conhecimento do prestador de cuidados sobre tcnica de alimentao (oral, SNG) Aprendizagem de habilidades do prestador de cuidados sobre tcnica de alimentao 4. Conhecimento do prestador de cuidados/Aprendizagem de Habilidades sobre Autocuidado Beber Conhecimento do prestador de cuidados sobre a importncia de estimular a independncia Conhecimento do prestador de cuidados sobre padro de ingesto de lquidos adequado Conhecimento do prestador de cuidados sobre tcnica de administrao de lquidos Aprendizagem de habilidades do prestador de cuidados sobre tcnica de administrao de lquidos 5. Conhecimento do prestador de cuidados/Aprendizagem de Habilidades sobre Autocuidado Ir ao sanitrio Conhecimento do prestador de cuidados sobre a importncia de estimular a independncia Conhecimento do prestador de cuidados sobre equipamentos adaptativos Aprendizagem de habilidades do prestador de cuidados sobre equipamentos adaptativos 6. Conhecimento do prestador de cuidados/Aprendizagem de Habilidades sobre Autocuidado Comportamento sono -repouso Conhecimento do prestador de cuidados sobre a importncia de estimular a independncia Conhecimento do prestador de cuidados sobre a importncia de um sono reparador Conhecimento do prestador de cuidados sobre a organizao das horas de sono e repouso 7. Conhecimento do prestador de cuidados/Aprendizagem de Habilidades sobre Autocuidado Actividade recreativa Conhecimento do prestador de cuidados sobre a importncia de estimular a independncia Conhecimento do prestador de cuidados sobre a importncia de manter actividades de lazer 8. Conhecimento do prestador de cuidados/Aprendizagem de Habilidades sobre Autocuidado Actividade fsica Conhecimento do prestador de cuidados sobre a importncia de estimular a independncia Conhecimento do prestador de cuidados sobre padro de exerccio adequado Conhecimento do prestador de cuidados sobre tcnicas de mobilizao (sentar-se, transferir-se, rodar-se, pr-se de p) Aprendizagem de habilidades do prestador de cuidados sobre tcnicas de mobilizao (sentar-se, transferir-se, rodar-se, pr-se de p) Conhecimento do prestador de cuidados sobre equipamentos adaptativos Aprendizagem de habilidades do prestador de cuidados sobre equipamentos adaptativos 9. Conhecimento do prestador de cuidados sobre Gesto do regime teraputico Conhecimento do prestador de cuidados sobre a importncia de estimular a independncia
42

Conhecimento do prestador de cuidados sobre fisiopatologia da doena Conhecimento do prestador de cuidados sobre medidas de preveno de complicaes Conhecimento do prestador de cuidados sobre regime medicamentoso 10. Conhecimento do prestador de cuidados/Aprendizagem de Habilidades sobre Autovigilncia Conhecimento do prestador de cuidados sobre a importncia de estimular a independncia Conhecimento do prestador de cuidados sobre sinais de hipoglicemia/ hiperglicemia Conhecimento do prestador de cuidados sobre vigilncia da glicemia capilar Aprendizagem de habilidades do prestador de cuidados sobre vigilncia da glicemia capilar Conhecimento do prestador de cuidados sobre vigilncia da tenso arterial Aprendizagem de habilidades do prestador de cuidados sobre vigilncia da tenso arterial Conhecimento do prestador de cuidados sobre vigilncia dos ps 11. Conhecimento do prestador de cuidados /Aprendizagem de Habilidades sobre Auto-Administrao de medicamentos Conhecimento do prestador de cuidados sobre a importncia de estimular a independncia Conhecimento do prestador de cuidados sobre armazenamento seguro dos medicamentos Aprendizagem de habilidades do prestador de cuidados sobre armazenamento seguro dos medicamentos Conhecimento do prestador de cuidados sobre teraputica prescrita Conhecimento do prestador de cuidados sobre tcnica de administrao de medicamentos Aprendizagem de habilidades do prestador de cuidados sobre tcnica de administrao de medicamentos Conhecimento do prestador de cuidados sobre eliminao adequada de medicamentos

Comportamentos de adeso
O Prestador de cuidados estimula a independncia do membro da famlia dependente O Prestador de cuidados promove Higiene adequada ao membro da famlia dependente O Prestador de cuidados promove a utilizao de vesturio adequado ao membro da famlia dependente O Prestador de cuidados promove Ingesto Nutricional adequada ao membro da famlia dependente A famlia adquiriu equipamentos adaptativos para a utilizao do sanitrio pelo membro dependente O Prestador de cuidados promove Comportamento sono-repouso adequado ao membro da famlia dependente O Prestador de cuidados promove actividades recreativas adequadas ao membro da famlia dependente O Prestador de cuidados promove padro de exerccio adequado ao membro da famlia dependente O Prestador de cuidados assiste o membro da famlia dependente na autovigilncia

Consenso do Papel SIM NO Se NO, especificar ____________________ Conflitos de papel SIM NO Se SIM, especificar ___________________ Saturao do papel SIM NO Se SIM, especificar ____________________

43

Processo Familiar
Escala de Readaptao Social de Holmes e Rahe Comunicao Familiar Comunicao Emocional
Quem na famlia expressa mais os sentimentos ____________________________ Satisfao dos membros relativamente ao modo de expresso dos sentimentos da S/N Se NO, especificar __________________________________________________ Aceitao da Famlia relativamente expresso dos sentimentos dos seus membros S/N Se NO, especificar _________________________________________________ Impacto que os sentimentos de cada um tm na Famlia Favorvel/No Favoravl Se NO Favorvel, especificar _________________________________________

Comunicao Verbal/ No verbal


Todos na famlia so claros e directos no discurso, ou seja, se cada um compreende de forma clara o que os outros dizem. S/N Se NO, especificar ____________________________________________ Todos na famlia se expressam claramente quando comunicam (verbal e no verbal) com os outros S/N Se NO, especificar ____________________________________________

Comunicao Circular
Satisfao dos membros sobre a forma como se comunica na famlia S/N Se NO, especificar ____________________________________________ Impacto que tem na famlia a forma como cada um se expressa Favorvel/No Favorvel Se NO FAVORVEL especificar ____________________________________________

Coping Familiar
Soluo de Problemas Quem na famlia habitualmente identifica os problemas __________________ Quem tem a iniciativa para os resolver _________________________ Existe discusso sobre os problemas na famlia S/N Os membros da famlia sentem-se satisfeitos com a forma como se discutem os problemas S/N Se NO, especificar ____________________________________________ A famlia recorre a outros recursos externos na resoluo de problemas S/N Experincias anteriores positivas da famlia na resoluo de problemas S/N

Se NO, especificar ____________________________________________

Papis Familiares
Interaco de Papis Papel provedor Quem desempenha __________________ Consenso do Papel SIM NO Se NO, especificar ____________________________________________ Conflitos de papel SIM NO Se SIM especificar ____________________________________________ Saturao do papel SIM NO Se SIM, especificar ____________________________________________ Papel gesto financeira Quem desempenha __________________ Consenso do Papel SIM NO Se NO, especificar ____________________________________________
44

Conflitos de papel SIM NO Se SIM especificar ____________________________________________ Saturao do papel SIM NO Se SIM, especificar ____________________________________________ Papel Cuidado Domstico Quem desempenha __________________ Consenso do Papel SIM NO Se NO, especificar ____________________________________________ Conflitos de papel SIM NO Se SIM especificar ____________________________________________ Saturao do papel SIM NO Se SIM, especificar ____________________________________________ Papel Recreativo Quem desempenha __________________ Consenso do Papel SIM NO Se NO, especificar ____________________________________________ Conflitos de papel SIM NO Se SIM especificar ____________________________________________ Saturao do papel SIM NO Se SIM, especificar ____________________________________________ .Papel de Parente Quem desempenha __________________ Consenso do Papel SIM NO Se NO, especificar ____________________________________________ Conflitos de papel SIM NO Se SIM especificar ____________________________________________ Saturao do papel SIM NO Se SIM, especificar ____________________________________________

Relao Dinmica
.Influncia e Poder
Membro com maior poder na famlia__________________________ Satisfao da famlia relativamente influncia de cada membro na nos comportamentos dos outros S/N Se NO, especificar ____________________________________________

Alianas e Unies
o o Existem na famlia alianas entre alguns dos seus membros S/N Se Sim especificar (quem e que tipo de alianas) _______________ Os membros da famlia sentem-se satisfeitos com a forma como a famlia manifesta a sua unio S/N Se NO, especificar ____________________________________________

Coeso e Adaptabilidade da Famlia (FACES II)


Coeso Desmembrada Separada Ligada Muito ligada Adaptabilidade Rgida Estruturada Flexvel Muito Flexvel
45

Tipo de Famlia Muito equilibrada Equilibrada Meio-term Extrema

Funcionalidade da Famlia percepo dos membros


Apgar Familiar de Smilkstein Membro_______ Resultado Famlia altamente funcional Famlia com moderada disfuno Famlia com disfuno acentuada Resultado Famlia altamente funcional Famlia com moderada disfuno Famlia com disfuno acentuada Resultado Famlia altamente funcional Famlia com moderada disfuno Famlia com disfuno acentuada Resultado Famlia altamente funcional Famlia com moderada disfuno Famlia com disfuno acentuada

Membro________

Membro_______

Membro_______

Crenas Familiares
Religiosas __________________ Espirituais __________________ Valores __________________ Culturais __________________ Crenas da famlia sobre a interveno dos profissionais de sade

46

47

Dos Diagnsticos de Enfermagem de Famlia s Intervenes Dimenso Estrutural


Foco Juzo Critrios diagnsticos Rendimento Familiar Insuficiente/ No Insuficiente Rendimento Familiar Insuficiente se Origem do rendimento familiar (Escala de Graffar) se situar no grau 4 ou grau 5(AF) e Conhecimento sobre gesto do rendimento de acordo com despesas familiares No Demonstrado Juzo
Demonstrado/ No Demontrado

Dimenses Conhecimento sobre gesto do rendimento de acordo com despesas familiares Rendimento Familiar Insuficiente Intervenes Sugeridas

Requerer servios sociais (tcnica de servio social) Orientar a famlia para servios sociais (tcnica de servio social) Promover a gesto do rendimento familiar

48

Foco Juzo Critrios diagnsticos

Edifico Residencial
Seguro/ No seguro Negligenciado/ No negligenciado

Edifico residencial No Seguro:


Tipo de Habitao grau 4 ou grau 5 (Escala de Graffar) Edifcio residencial negligenciado: Se Higiene da Habitao NO e/ou Conhecimento sobre governo da casa No demonstrado e/ou Conhecimento sobre riscos de deficiente higiene habitacional No demonstrado

Dimenses Conhecimento sobre riscos de edifcio residencial no seguro Conhecimento sobre governo da casa Conhecimento sobre riscos de deficiente higiene habitacional Diagnstico
Edifico residencial No Seguro

Juzo
Demonstrado/ No Demonstrado

Intervenes Sugeridas
Requerer servio social (tcnica de servio social) Requerer servios mdicos (Autoridade de sade concelhia) Orientar a famlia para servios sociais (tcnica de servio social, autarquia, etc.) Ensinar sobre riscos de edifcio residencial no seguro Ensinar sobre riscos de deficiente higiene habitacional Promover governo da casa Reforar o governo da casa Instruir a famlia sobre governo da casa Motivar a famlia para governo da casa Requerer servios sociais (IPSS)

Edifcio residencial Negligenciado

49

Foco Juzo Critrios diagnsticos

Precauo de Segurana
Demonstrado/No Demonstrado

Precauo de Segurana No Demonstrada se: Aquecimento Sim e Conhecimento no demonstrado sobre utilizao de equipamento para aquecimento e/ou Utilizao de gs domstico Sim e Conhecimento no demonstrado sobre utilizao de equipamento e/ou Equipamento elctrico Sim e Conhecimento no demonstrado sobre manuteno de equipamento elctrico e/ou Existncia de Barreiras arquitectnicas e Conhecimento no demonstrado sobre estratgias de adaptao s
barreiras arquitectnicas

Dimenses
Conhecimento no demonstrado sobre utilizao de equipamento para aquecimento Conhecimento no demonstrado sobre utilizao de equipamento Conhecimento no demonstrado sobre manuteno de equipamento elctrico Conhecimento no demonstrado sobre estratgias de adaptao s barreiras arquitectnicas

Juzo
Demonstrado/No Demonstrado

Diagnstico
Precauo de Segurana No Demonstrada

Intervenes Sugeridas
Ensinar sobre utilizao de equipamento para aquecimento Ensinar sobre utilizao de equipamento de gs Ensinar sobre utilizao de equipamento elctrico Negociar sobre utilizao de equipamento para aquecimento Negociar sobre utilizao de equipamento de gs Negociar sobre utilizao de equipamento elctrico Motivar para estratgias de adaptao s barreiras arquitectnicas Orientar para servios da comunidade

50

Foco Juzo Critrios diagnsticos

Abastecimento de gua
Adequado/ No Adequado

Abastecimento de gua No Adequado Se: Utilizao da gua de rede privada para consumo humano e a famlia NO efectua o controle de qualidade e/ou Conhecimento no demonstrado sobre controlo da qualidade e/ou Conhecimento no demonstrado sobre estratgias de manuteno da qualidade da gua Juzo
Demonstrado/No Demonstrado

Dimenses Conhecimento sobre controlo da qualidade da gua Conhecimento sobre estratgias de manuteno da qualidade da gua

Diagnstico Abastecimento de gua No Adequado

Intervenes Sugeridas Ensinar sobre a importncia do controlo da qualidade da gua Instruir sobre estratgias de manuteno da qualidade da gua Orientar para servios de controlo da qualidade da gua

51

Foco Juzo Critrios diagnsticos

Animal domstico
Negligenciado/ No Negligenciado

Animal domstico negligenciado se:


1. Se Animal no vacinado e/ou Conhecimento no demonstrado sobre vacinao do animal e/ou Conhecimento no demonstrado sobre servios da comunidade 2.Se Animal no desparasitado e/ou Conhecimento no demonstrado sobre desparasitao do animal domstico e/ ou Conhecimento no demonstrado sobre servios da comunidade

Dimenses Conhecimento no demonstrado sobre vacinao do animal domstico Conhecimento no demonstrado sobre servios da comunidade Conhecimento no demonstrado sobre desparasitao de animal domstico

Juzo
Demonstrado/No Demonstrado

Diagnstico

Intervenes Sugeridas
Ensinar sobre vacinao do animal domstico (Programa Nacional de Luta e Vigilncia Epidemiolgica da raiva animal e outras zoonoses) Orientar para servios da comunidade Ensinar sobre desparasitao do animal domstico Motivar para vacinao do animal domstico Motivar para desparasitao do animal domstico Supervisionar vacinao do animal

Animal Domstico Negligenciado

52

Dos Diagnsticos de Enfermagem de Famlia s Intervenes Dimenso de Desenvolvimento


Foco Juzo Critrios diagnsticos Satisfao Comjugal Mantida/ No Mantida Satisfao Conjugal No Mantida se:
Relao dinmica disfuncional e/ou Comunicao No Eficaz e/ou Interaco Sexual No Adequada e/ou Relao Sexual Comprometida

Dimenses Relao Dinmica do casal Comunicao do casal

Dados de caracterizao
(Itens de avaliao por rea de ateno Ver Avaliao Familiar) 1.Satisfao do casal com a diviso/ partilha das tarefas domsticas 2.Satisfao do casal com o tempo que passam juntos 3. Satisfao do casal com a forma como cada um expressa os sentimentos 1. O casal conversa sobre as expectativas e receios de cada um 2. O casal consegue chegar a acordo quando h discordncia de opinio 3. Satisfao com o padro de comunicao do casal

Juzo
Disfuncional/ No disfuncional

Critrios diagnsticos
Relao dinmica disfuncional se: . Um dos itens de dados de caracterizao se situar no NO

Comunicao No eficaz se:


Eficaz/ eficaz No Item 3: No Itens 1 ; 2: No Itens 1 ; 2.; 3: No

Interaco Sexual

Funo sexual

Interaco Sexual No Adequada Adequada/ No se: ten 1: No Adequada Itens 1 ; 2: No Comprometida/ Relao Sexual Comprometida No 1. Disfunes sexuais Se: 2. Conhecimento sobre estratgias no farmacolgicas de resoluo das Compremetida ten 1: Sim disfunes sexuais Iten 1: Sim e Item 2:No 1.Satisfao do casal com o padro de sexualidade 2.Conhecimento sobre sexualidade

53

Satisfao conjugal no mantida

Intervenes Sugeridas Motivar para a redefinio da diviso/ partilha das tarefas domsticas Aconselhar a redefinio da diviso/ partilha das tarefas domsticas Promover a comunicao expressiva das emoes Promover a comunicao do casal Planear rituais familiares Motivar para actividades em conjunto Ensinar sobre sexualidade Ensinar sobre estratgias no farmacolgicas de resoluo das disfunes sexuais Orientar para servios mdicos Orientar para terapia familiar Orientar para servios (psicologia)

54

Foco Juzo Critrios diagnsticos

Planeamento Familiar Eficaz/ No Eficaz Planeamento Familiar Ineficaz Se o casal planeia ter filhos/mais filhos e no tem uso de contraceptivo: Fertilidade Comprometida e/ou Conhecimento sobre
Reproduo No demonstrado e/ou Conhecimento sobre vigilncia pr-concepcional No demonstrado Se o casal tem uso de contraceptivo e uso de contraceptivo no adequado e/ou conhecimento sobre reproduo no demonstrado

Dimenses Uso de contraceptivo

Dados de caracterizao
(Itens de avaliao por rea de ateno Ver Avaliao Familiar) Uso de contraceptivo 1. Satisfao com o contraceptivo adoptado 2. Conhecimento do casal sobre mtodos contraceptivos 3. Conhecimento do casal sobre contracepo de emergncia 4. Conhecimento do casal sobre uso de contraceptivo 5. Aprendizagem de habilidades para o uso de contraceptivo

Juzo Adequado / No adequado

Critrios diagnsticos
Uso de contraceptivo No adequado Se : Uso de contraceptivo SIM e Um dos itens de dados de caracterizao se situar no NO Conhecimento sobre vigilncia prconcepcional No demonstrado se: Um dos itens de dados de caracterizao se situar no No Conhecimento sobre Reproduo No demonstrado se: Um dos itens de dados de caracterizao se situar no No

Conhecimento sobre vigilncia prconcepcional Conhecimento sobre Reproduo

1. Conhecimento do casal sobre consulta pr-concepcional


2.

Conhecimento do casal sobre aspectos psicolgicos, familiares e sociais da gravidez

Demonstrado/ No demonstrado

Fertilidade

Conhecimento do casal sobre o ciclo sexual da mulher Conhecimento sobre anatomia e fisiologia do sistema reprodutor feminino Conhecimento sobre anatomia e fisiologia do sistema reprodutor masculino Conhecimento do casal sobre fecundao e gravidez Conhecimento do casal sobre espaamento adequado das gravidezes 6. Conhecimento do casal sobre desvantagens de gravidez no desejadas Alteraes na fertilidade do casal 1. Conhecimento do casal sobre mtodos de fertilizao artificial S/N 2. Conhecimento do casal sobre servios de sade especializados em fertilidade S/N

1. 2. 3. 4. 5.

Demonstrado/ No demonstrado

Comprometida Fertilidade Comprometida se: O casal deseja ter filhos e tem alteraes No comprometida na fertilidade e/ou um dos itens de dados de caracterizao se situar no NO

55

Planeamento Familiar Ineficaz

Intervenes Sugeridas Ensinar o casal sobre mtodos contraceptivos Ensinar/ Instruir o casal sobre contracepo de emergncia Orientar Antecipadamente sobre o uso de contraceptivos de emergncia Ensinar/ Instruir/ Treinar o casal sobre uso de contraceptivo adoptado Motivar para o uso do contraceptivo Providenciar contraceptivo Providenciar material de leitura Informar/ orientar o casal sobre consulta pr-concepcional Ensinar o casal sobre aspectos psicolgicos, familiares e sociais da gravidez Ensinar o casal sobre o ciclo sexual da mulher Ensinar o casal sobre anatomia e fisiologia do sistema reprodutor feminino Ensinar o casal sobre anatomia e fisiologia do sistema reprodutor masculino Ensinar o casal sobre fecundao e gravidez Informar o casal sobre consequncias da gravidez no desejada Informar o casal sobre vantagens do espaamento adequado das gravidezes Orientar o casal para servios mdicos Informar o casal sobre mtodos de fertilizao artificial

56

Foco Juzo Critrios diagnsticos

Adaptao gravidez Adequada/ No Adequada


Adaptao Gravidez No Adequada Se: Conhecimento No demonstrado e/ou Comunicao No Eficaz e/ou Comportamentos de adeso No Demonstrado

Dimenses Conhecimento

Dados de caracterizao
(Itens de avaliao por rea de ateno Ver Avaliao Familiar)
1.Conhecimento do casal sobre direitos sociais na gravidez 2.Conhecimento do casal sobre direitos sociais de maternidade/paternidade 3.Conhecimento do casal sobre etapas de adaptao gravidez 4.Conhecimento do casal sobre alteraes fisiolgicas na gravidez 5.Conhecimento do casal sobre nova etapa do ciclo vital 6.Conhecimento do casal sobre vigilncia de sade na gravidez 7.Conhecimento do casal sobre curso de preparao para o parto 8.Conhecimento do casal sobre desenvolvimento fetal 9.Conhecimento do casal sobre processo psicolgico associado ao purperio 10.Conhecimento do casal sobre vigilncia de sade do recm-nascido 11.Conhecimento do casal sobre enxoval da me e do beb 12.Conhecimento do casal sobre preveno de acidentes do recm-nascido 13.Conhecimento do casal sobre alimentao do recm-nascido

Juzo

Critrios diagnsticos
Conhecimento No demonstrado Se: Um dos itens de dados de caracterizao se situar no NO

Demonstrado/ No demonstrado

Comunicao

1.O casal partilha receios e expectativas associadas gravidez 2.O casal partilha receios e expectativas associadas parentalidade
3.Os elementos do casal apoiam-se mutuamente nas tarefas desenvolvimentais

Eficaz/ No eficaz Demonstrado/ No Demonstrado

Comunicao No Eficaz se: Um dos itens de dados de caracterizao se situar no NO Comportamentos de adeso No Demonstrado se: Um dos itens de dados de caracterizao se situar no NO

Comportamentos de adeso

1.A grvida/ casal assdua (o) s consultas de Sade Materna/Obstetrcia S/N 2. O casal est inscrito/frequenta o curso de Preparao para o Parto S/N 3. O.casal est a preparar/ preparou o enxoval da me e do beb S/N

57

Diagnstico Adaptao gravidez No adequada

Intervenes Sugeridas
Informar o casal sobre direitos sociais na gravidez Informar o casal sobre direitos sociais de maternidade/paternidade Ensinar o casal sobre etapas de adaptao gravidez Ensinar o casal sobre alteraes fisiolgicas na gravidez Ensinar o casal sobre nova etapa do ciclo vital Informar/ orientar o casal sobre curso de preparao para o parto Informar o casal sobre vigilncia de sade na gravidez Ensinar o casal sobre desenvolvimento fetal Ensinar o casal sobre processo psicolgico associado ao purperio Informar casal sobre vigilncia de sade do recm-nascido Informar o casal sobre enxoval da me e do beb Ensinar o casal sobre cuidados de higiene ao recm-nascido Ensinar o casal sobre preveno de acidentes do recm-nascido Ensinar o casal sobre alimentao do recm-nascido Ensinar o casal sobre processo psicolgico associado ao purperio Orientar para servios de sade Facilitar o suporte familiar Promover a comunicao expressiva das emoes Promover a comunicao do casal

58

Foco Juzo Critrios diagnsticos

Dimenses
Conhecimento
Conhecimento do papel (recm-nascido)

Papel Parental (Famlia com filhos pequenos) Adequado/ No adequado Papel parental No Adequado se: Conhecimento do Papel No demonstrado e/ou Comportamentos de Adeso No demonstrado e/ou Consenso do papel NO e/ou Conflitos do papel SIM e/ ou Saturao do papel SIM Dados de caracterizao Juzo Critrios diagnsticos
(Itens de avaliao por rea de ateno Ver Avaliao Familiar)
Conhecimento dos pais sobre cuidados ao coto umbilical Aprendizagem de habilidades sobre cuidados ao coto umbilical Conhecimento dos pais sobre aleitamento materno Aprendizagem de habilidades sobre tcnica de aleitamento materno Conhecimento dos pais sobre aleitamento artificial Aprendizagem de habilidades sobre tcnica de aleitamento artificial Conhecimento dos pais sobre choro do recm-nascido Conhecimento dos pais sobre caractersticas das dejeces do recm-nascido Conhecimento dos pais sobre perda de peso fisiolgica Conhecimento dos pais sobre posicionamento do r..n Aprendizagem de habilidades dos pais sobre posicionamento do r..n Conhecimento dos pais sobre cuidados de higiene ao recm-nascido Aprendizagem de habilidades sobre cuidados de higiene ao r.n Conhecimento dos pais vigilncia de sade Conhecimento dos pais sobre caractersticas do recm-nascido Conhecimento dos pais sobre competncias do recm-nascido Conhecimento dos pais sobre processo de vinculao Conhecimento dos pais sobre padro alimentar adequado criana Conhecimento dos pais sobre padro de ingesto de lquidos adequado criana Conhecimento dos pais sobre padro de sono/repouso adequado criana Conhecimento dos pais sobre padro de higiene adequado criana Conhecimento dos pais sobre padro de higiene oral Conhecimento dos pais sobre tcnica de lavagem dos dentes Aprendizagem de habilidades dos pais sobre tcnica de lavagem dos dentes Conhecimento dos pais sobre preveno de crie dentria
59

Conhecimento No Demonstrado Se: Um dos itens de dados de caracterizao se situar no NO

Demonstrado/ No Demonstrado

Conhecimento do papel (de recmnascido at infncia escolar)

Conhecimento dos pais sobre padro de exerccio adequado criana


Conhecimento dos pais sobre actividades de lazer adequadas criana Conhecimento dos pais sobre preveno de acidentes Conhecimento dos pais vigilncia de sade/vacinao Conhecimento dos pais sobre socializao Conhecimento dos pais sobre desenvolvimento infantil Conhecimento dos pais sobre desenvolvimento cognitivo, psicossexual e social Conhecimento dos pais sobre a importncia de regras estruturantes

Comportamentos de adeso

Os pais fomentam a realizao das consultas de vigilncia de acordo com a idade da criana Os pais fomentam a adeso vacinao da criana Os pais promovem a ingesto nutricional adequada criana Os pais promovem uma higiene adequada criana Os pais promovem um padro de exerccio adequado criana Os pais promovem um padro de actividades de lazer adequado criana Os pais promovem um padro de exerccio adequado criana Os pais promovem a socializao da criana Os pais definem regras entre os sub-sistemas

Demonstrado/ No demonstrado

Conhecimento No Demonstrado Se: Um dos itens de dados de caracterizao se situar no NO

Diagnstico Papel parental No adequado Conhecimento no demonstrado

Intervenes Sugeridas
(recm-nascido) Ensinar/ Instruir/ Treinar os pais sobre cuidados ao coto umbilical Ensinar os pais sobre aleitamento materno Instruir/ Treinar os pais sobre tcnica de aleitamento materno Ensinar os pais sobre aleitamento artificial Instruir/ treinar os pais sobre tcnica de aleitamento artificial Ensinar os pais sobre caractersticas das dejeces do recm-nascido Ensinar os pais sobre perda de peso fisiolgica Ensinar/ Instruir/ Treinar os pais sobre posicionamento do recm-nascido Ensinar/ Instruir/ Treinar os pais sobre cuidados de higiene ao recm-nascido Ensinar os pais sobre vigilncia de sade Ensinar os pais sobre caractersticas do recm-nascido Ensinar os pais sobre competncias do recm-nascido Ensinar os pais sobre processo de vinculao (de recm-nascido at infncia escolar) Ensinar/Instruir os pais sobre padro alimentar adequado criana
60

Ensinar os pais sobre padro de ingesto de lquidos adequado criana Ensinar pais sobre padro de sono/repouso adequado criana Ensinar os pais sobre padro de higiene adequado criana Ensinar os pais sobre padro de higiene oral Ensinar/ Instruir pais sobre tcnica de lavagem dos dentes Ensinar os pais sobre preveno de crie dentria Ensinar os pais sobre padro de exerccio adequado criana Ensinar os pais sobre actividades de lazer adequadas criana Ensinar os pais sobre preveno de acidentes Ensinar os pais sobre socializao Ensinar os pais sobre desenvolvimento infantil Ensinar os pais sobre desenvolvimento cognitivo, psicossexual e social Ensinar os pais sobre a importncia de regras estruturantes

Comportamentos de adeso no demonstrado

Motivar os pais para a adeso vacinao da criana Motivar os pais para a ingesto nutricional adequada criana Motivar os pais para higiene adequada criana Motivar os pais para um padro de exerccio adequado criana Motivar os pais para um padro de actividades de lazer adequado criana Motivar os pais para um padro de exerccio adequado criana Motivar os pais para a socializao da criana Motivar os pais para a importncia de regras estruturantes Orientar para servios sociais Orientar para servios comunitrios

Consenso NO

Promover a comunicao expressiva das emoes; Avaliar as dimenses no consensuais de papel Motivar para a redefinio das tarefas parentais pelos membros da famlia; Negociar a redefinio das tarefas parentais pelos membros da famlia; Promover a comunicao expressiva das emoes; Avaliar as dimenses conflituais no papel Motivar para a redefinio dos papis pelos membros da famlia; Negociar a redefinio das tarefas parentais papis pelos membros da famlia;
61

Conflito SIM

Promover o envolvimento da famlia alargada Promover a comunicao expressiva das emoes; Avaliar saturao do papel (explorar quais as situaes geradoras de saturao); Promover estratgias de coping para o papel; Motivar para a redefinio das tarefas parentais pelos membros da famlia; Negociar a refefinio das tarefas parentais pelos membros da famlia; Promover o envolvimento da famlia alargada

Saturao SIM

62

Foco Juzo Critrios diagnsticos

Dimenses
Conhecimento do papel (da infncia escolar ao inicio da adolescncia)

Papel Parental (Famlia com filhos na escola) Adequado/ No adequado Papel parental No Adequado se: Conhecimento do Papel No demonstrado e/ou Adaptao da famlia escola No Eficaz e/ou Comportamentos de Adeso No demonstrado e/ou Consenso do papel NO e/ou Conflitos do papel SIM e/ ou Saturao do papel SIM Dados de caracterizao Juzo Critrios diagnsticos
Demonstrado/ No demonstrado Conhecimento No demonstrado Se: Um dos itens de dados de caracterizao se situar no NO

(Itens de avaliao por rea de ateno Ver Avaliao Familiar)


Conhecimento dos pais sobre padro alimentar adequado criana Conhecimento dos pais sobre padro de ingesto de lquidos adequado criana Conhecimento dos pais sobre padro de sono/repouso adequado criana Conhecimento dos pais sobre padro de higiene adequado criana Conhecimento dos pais sobre higiene oral Conhecimento dos pais sobre preveno de crie dentria Conhecimento dos pais sobre padro de exerccio adequado criana Conhecimento dos pais sobre actividades de lazer adequadas criana Conhecimento dos pais sobre preveno de acidentes
Conhecimento dos pais vigilncia de sade/vacinao

Conhecimento dos pais sobre socializao Conhecimento dos pais sobre desenvolvimento infantil Conhecimento dos pais sobre desenvolvimento cognitivo, psicossexual e social Conhecimento dos pais sobre a importncia de regras estruturantes Adaptao da famlia escola Reorganizao funcional para adaptao aos novos horrios Criao de espao para a criana estudar Participao dos pais nas actividades de estudo da criana Participao dos pais nas reunies e actividades escolares Promoo da socializao/autonomia da criana Os pais fomentam a realizao das consultas de vigilncia de acordo com a idade da criana Os pais fomentam a adeso vacinao da criana Os pais promovem a ingesto nutricional adequada criana Os pais promovem uma higiene adequada criana Os pais promovem um padro de exerccio adequado criana

Eficaz/ No eficaz

Adaptao da famlia escola No Eficaz Se: Um dos itens de dados de caracterizao se situar no NO Comportamentos de adeso No Demonstrado Se: Um dos itens de dados de caracterizao se situar no NO
63

Comportamentos de adeso

Demonstrado/ No demonstrado

Os pais promovem um padro de actividades de lazer adequado criana Os pais promovem um padro de exerccio adequado criana Os pais promovem a socializao da criana Os pais definem regras entre os sub-sistemas

Diagnstico Papel parental No adequado

Intervenes Sugeridas

Conhecimento do Papel (da infncia escolar ao inicio da Ensinar/Instruir os pais sobre padro alimentar adequado criana Ensinar os pais sobre padro de ingesto de lquidos adequado criana adolescncia)
Ensinar pais sobre padro de sono/repouso adequado criana Ensinar os pais sobre padro de higiene adequado criana Ensinar os pais sobre padro de higiene oral Ensinar/ Instruir pais sobre tcnica de lavagem dos dentes Ensinar os pais sobre preveno de crie dentria Ensinar os pais sobre padro de exerccio adequado criana Ensinar os pais sobre actividades de lazer adequadas criana Ensinar os pais sobre preveno de acidentes Ensinar os pais sobre socializao Ensinar os pais sobre desenvolvimento infantil Ensinar os pais sobre desenvolvimento cognitivo, psicossexual e social Ensinar os pais sobre a importncia de regras estruturantes

Adaptao da famlia escola

Promover/ Advogar estratgias de reorganizao funcional para adaptao aos novos horrios Advogar criao de espao para a criana estudar Motivar os pais para a participao nas actividades de estudo da criana Motivar os pais para a participao nas nas reunies e actividades escolares Promover a socializao/autonomia da criana

Comportamentos de adeso no demonstrado

Motivar os pais para as consultas de vigilncia da criana Motivar os pais para a adeso vacinao da criana Motivar os pais para a ingesto nutricional adequada criana
64

Motivar os pais para higiene adequada criana Motivar os pais para um padro de exerccio adequado criana Motivar os pais para um padro de actividades de lazer adequado criana Motivar os pais para um padro de exerccio adequado criana Motivar os pais para a socializao da criana Motivar os pais para a importncia de regras estruturantes Orientar para servios sociais Orientar para servios comunitrios

Consenso NO

Promover a comunicao expressiva das emoes; Avaliar as dimenses no consensuais de papel Motivar para a redefinio das tarefas parentais pelos membros da famlia; Negociar a redefinio das tarefas parentais pelos membros da famlia; Promover a comunicao expressiva das emoes; Avaliar as dimenses conflituais no papel Motivar para a redefinio dos papis pelos membros da famlia; Negociar a redefinio das tarefas parentais papis pelos membros da famlia; Promover o envolvimento da famlia alargada

Conflito SIM

Saturao SIM

Promover a comunicao expressiva das emoes; Avaliar saturao do papel (explorar quais as situaes geradoras de saturao); Promover estratgias de coping para o papel; Motivar para a redefinio das tarefas parentais pelos membros da famlia; Negociar a refefinio das tarefas parentais pelos membros da famlia; Promover o envolvimento da famlia alargada

65

Foco Juzo Critrios diagnsticos

Dimenses
Conhecimento do papel (da adolescncia ate ao inicio da idade adulta)

Papel Parental (Famlia com filhos adolescentes) Adequado/ No adequado Papel parental No Adequado se: Conhecimento do Papel No demonstrado e/ou Comportamentos de Adeso No demonstrado e/ou Consenso do papel NO e/ou Conflitos do papel SIM e/ ou Saturao do papel SIM Dados de caracterizao Juzo Critrios diagnsticos
Demonstrado/ Conhecimento No Demonstrado No Se: demonstrado Um dos itens de dados de caracterizao se situar no NO

(Itens de avaliao por rea de ateno Ver Avaliao Familiar


Conhecimento dos pais sobre padro alimentar adequado ao adolescente
Conhecimento dos pais sobre padro de ingesto de lquidos adequado ao adolescente

Conhecimento dos pais sobre padro de sono/repouso adequado ao adolescente Conhecimento dos pais sobre padro de higiene adequado ao adolescente Conhecimento dos pais sobre padro de higiene oral
Conhecimento dos pais vigilncia de sade/vacinao do adolescente

Conhecimento dos pais sobre padro de exerccio adequado ao adolescente Conhecimento dos pais sobre actividades de lazer adequadas ao adolescente Conhecimento dos pais sobre actividades de exerccio adequado ao adolescente Conhecimento dos pais sobre preveno de acidentes Conhecimento dos pais sobre as mudanas biofisiolgicas, psicolgicas

e socioculturais da adolescncia Comportamentos de adeso


Conhecimento dos pais sobre a importncia de regras estruturantes Os pais fomentam a realizao das consultas de vigilncia de acordo com a idade do adolescente Os pais promovem a ingesto nutricional adequada ao adolescente Os pais promovem um padro de actividades de lazer adequado ao adolescente Os pais promovem a socializao/autonomia do adolescente Os pais definem regras entre os sub-sistemas Os pais promovem a interaco com o grupo de amigos A famlia respeita a privacidade do adolescente Os pais discutem com o adolescente o seu projecto de vida O adolescente partilha dvidas e experincias com os pais e pede opinio A famlia aceita o padro de comportamento social do adolescente

Demonstrado/ Comportamentos de adeso No No demonstrado Se: demonstrado Um dos itens de dados de caracterizao se situar no NO

66

Diagnstico Papel parental No adequado

Intervenes Sugeridas

Ensinar/Instruir os pais sobre padro alimentar adequado criana Conhecimento do Papel (da adolescncia ate ao inicio da idade Ensinar os pais sobre padro de ingesto de lquidos adequado criana adulta) Ensinar pais sobre padro de sono/repouso adequado criana Ensinar os pais sobre padro de higiene adequado criana Ensinar os pais sobre padro de higiene oral Ensinar/ Instruir pais sobre tcnica de lavagem dos dentes Ensinar os pais sobre preveno de crie dentria Ensinar os pais sobre padro de exerccio adequado criana Ensinar os pais sobre actividades de lazer adequadas criana Ensinar os pais sobre preveno de acidentes Ensinar os pais sobre socializao Ensinar os pais sobre desenvolvimento infantil Ensinar os pais sobre as mudanas biofisiolgicas, psicolgicas e socioculturais da adolescncia Ensinar os pais sobre a importncia de regras estruturantes Comportamentos de adeso no demonstrado
Motivar os pais para as consultas de vigilncia do adolescente Motivar os pais para a ingesto nutricional adequada ao adolescente Motivar os pais para um padro de actividades de lazer adequado ao adolescente Motivar os pais para a importncia da socializao/autonomia do adolescente Motivar os pais para a importncia de regras estruturantes Informar os pais sobre a importncia da interaco do adolescente com o grupo de amigo Informar os pais sobre a importncia da privacidade para o desenvolvimento do adolescente Promover a comunicao familiar Elogiar as foras da famlia e dos indivduos Promover a comunicao expressiva das emoes; Avaliar as dimenses no consensuais de papel Motivar para a redefinio das tarefas parentais pelos membros da famlia; Negociar a redefinio das tarefas parentais pelos membros da famlia; Promover a comunicao expressiva das emoes;
67

Consenso NO

Conflito SIM
Avaliar as dimenses conflituais no papel Motivar para a redefinio dos papis pelos membros da famlia; Negociar a redefinio das tarefas parentais papis pelos membros da famlia; Promover o envolvimento da famlia alargada

Saturao SIM
Promover a comunicao expressiva das emoes; Avaliar saturao do papel (explorar quais as situaes geradoras de saturao); Promover estratgias de coping para o papel; Motivar para a redefinio das tarefas parentais pelos membros da famlia; Negociar a refefinio das tarefas parentais pelos membros da famlia; Promover o envolvimento da famlia alargada

68

Foco Juzo Critrios diagnsticos

Dimenses
Conhecimento papel do

Papel Parental (Famlia com adultos) Adequado/ No adequado Papel parental No Adequado se: Conhecimento do Papel No demonstrado e/ou Adaptao da famlia sada dos filhos de casa No Eficaz e/ou Consenso do papel NO e/ou Conflitos do papel SIM e/ ou Saturao do papel SIM Dados de caracterizao Juzo Critrios diagnsticos
Demonstrado/ No demonstrado Conhecimento No Demonstrado Se: Um dos itens de dados de caracterizao se situar no NO

(Itens de avaliao por rea de ateno Ver Avaliao Familiar)


Conhecimento sobre as tarefas do nova etapa desenvolvimental

Adaptao da famlia sada dos filhos de casa

Redefinio das relaes com o(s)filho(s) relaes adulto-adulto Incluso na famlia dos parentes por afinidade e netos Satisfao com o contacto mantido com o filho Satisfao com a relao mantida com o filho(s) e companheiro(a) do filho(a)

Eficaz/ No eficaz

Adaptao da famlia No Eficaz Se: Um dos itens de dados de caracterizao se situar no NO

Diagnstico Papel parental No adequado


Conhecimento do Papel/ Adaptao da famlia no eficaz

Intervenes Sugeridas
Informar sobre tarefas desenvolvimentais da nova etapa do ciclo vital Promover a comunicao expressiva das emoes Facilitar a comunicao familiar Promover a comunicao expressiva das emoes; Avaliar as dimenses no consensuais de papel Motivar para a redefinio das tarefas parentais pelos membros da famlia; Negociar a redefinio das tarefas parentais pelos membros da famlia; Promover a comunicao expressiva das emoes; Avaliar as dimenses conflituais no papel
69

Consenso NO

Conflito SIM

Motivar para a redefinio dos papis pelos membros da famlia; Negociar a redefinio das tarefas parentais papis pelos membros da famlia; Promover o envolvimento da famlia alargada

Saturao SIM

Promover a comunicao expressiva das emoes; Avaliar saturao do papel (explorar quais as situaes geradoras de saturao); Promover estratgias de coping para o papel; Motivar para a redefinio das tarefas parentais pelos membros da famlia; Negociar a refefinio das tarefas parentais pelos membros da famlia; Promover o envolvimento da famlia alargada

70

Dos Diagnsticos de Enfermagem de Famlia s Intervenes Dimenso Funcional


Foco Juzo Critrios diagnsticos Papel Prestador de Cuidados Adequado/ No adequado Papel Prestador de Cuidados No Adequado se: Conhecimento do Papel No Demonstrado e/ou Comportamentos de adeso No Demonstrado e/ou Consenso do papel NO e/ou Conflitos do papel SIM e/ ou Saturao do papel SIM Juzo Dados de caracterizao
(Itens de avaliao por rea de ateno Ver Avaliao Familiar)
Conhecimento do papel 1. Conhecimento/Aprendizagem de Habilidades Higiene do prestador de cuidados sobre Autocuidado
Conhecimento do prestador de cuidados sobre a importncia de estimular a independncia Conhecimento do prestador de cuidados sobre a tcnica de banho Aprendizagem de habilidades do prestador de cuidados sobre a tcnica de banho Conhecimento do prestador de cuidados sobre a tcnica de lavagem dos dentes Aprendizagem de habilidade do prestador de cuidados sobre tcnica de lavagem dos dentes Conhecimento do prestador de cuidados sobre utilizao do fio dentrio Aprendizagem de habilidades do prestador de cuidados sobre utilizao do fio dentrio Conhecimento do prestador de cuidados sobre periodicidade da lavagem dos dentes Conhecimento do prestador de cuidados sobre higiene do cabelo (lavar, pentear, excovar) Aprendizagem de habilidades do prestador de cuidados sobre higiene do cabelo Conhecimento do prestador de cuidados sobre tcnica de fanerotomia Aprendizagem de habilidades do prestador de cuidados sobre tcnica de fanerotomia

Dimenses

Critrios diagnsticos
Conhecimento/Aprendizagem de Habilidades No demonstrado Se:

Demonstrado/ No Demonstrado

Um dos itens de dados de caracterizao se situar no NO

2. Conhecimento do prestador de cuidados/Aprendizagem de Habilidades Vesturio


Conhecimento do prestador de cuidados sobre tcnica para vestir Aprendizagem de habilidades do prestador de cuidados sobre tcnica para vestir Conhecimento do prestador de cuidados sobre tcnica para despir Aprendizagem de habilidades do prestador de cuidados sobre tcnica para despir

sobre Autocuidado

Conhecimento do prestador de cuidados sobre a importncia de estimular a independncia

Conhecimento do prestador de cuidados sobre a adequao do vesturio ao clima

71

3. Conhecimento do prestador/Aprendizagem de Habilidades Comer

de cuidados sobre Autocuidado

Conhecimento do prestador de cuidados sobre a importncia de estimular a independncia

Conhecimento do prestador de cuidados sobre padro alimentar adequado


Conhecimento do prestador de cuidados sobre preparao de alimentos Conhecimento do prestador de cuidados sobre tcnica de alimentao (oral, SNG) Aprendizagem de habilidades do prestador de cuidados sobre tcnica de alimentao

4. Conhecimento do prestador de cuidados/Aprendizagem de Habilidades sobre Autocuidado Beber


Conhecimento do prestador de cuidados sobre a importncia de estimular a independncia Conhecimento do prestador de cuidados sobre padro de ingesto de lquidos adequado Conhecimento do prestador de cuidados sobre tcnica de administrao de lquidos Aprendizagem de habilidades do prestador de cuidados sobre tcnica de administrao de lquidos

5. Conhecimento do prestador de cuidados/Aprendizagem de Habilidades sobre Autocuidado Ir ao sanitrio


Conhecimento do prestador de cuidados sobre a importncia de estimular a independncia Conhecimento do prestador de cuidados sobre equipamentos adaptativos Aprendizagem de habilidades do prestador de cuidados sobre equipamentos adaptativos

6. Conhecimento do prestador de cuidados/Aprendizagem de Habilidades Comportamento sono -repouso

sobre Autocuidado

Conhecimento do prestador de cuidados sobre a importncia de estimular a independncia Conhecimento do prestador de cuidados sobre a importncia de um sono reparador Conhecimento do prestador de cuidados sobre a organizao das horas de sono e repouso

7. Conhecimento do prestador de cuidados/Aprendizagem de Habilidades Actividade recreativa

sobre Autocuidado

Conhecimento do prestador de cuidados sobre a importncia de estimular a independncia Conhecimento do prestador de cuidados sobre a importncia de manter actividades de lazer

8. Conhecimento do prestador de cuidados/Aprendizagem de Habilidades Actividade fsica

sobre Autocuidado

Conhecimento do prestador de cuidados sobre a importncia de estimular a independncia Conhecimento do prestador de cuidados sobre padro de exerccio adequado Conhecimento do prestador de cuidados sobre tcnicas de mobilizao (sentar-se, transferirse, rodar-se, pr-se de p) Aprendizagem de habilidades do prestador de cuidados sobre tcnicas de mobilizao (sentar-se, transferir-se, rodar-se, pr-se de p) 72

Conhecimento do prestador de cuidados sobre equipamentos adaptativos Aprendizagem de habilidades do prestador de cuidados sobre equipamentos adaptativos

9. Conhecimento do prestador de cuidados sobre Gesto do regime teraputico


Conhecimento do prestador de cuidados sobre a importncia de estimular a independncia Conhecimento do prestador de cuidados sobre fisiopatologia da doena Conhecimento do prestador de cuidados sobre medidas de preveno de complicaes Conhecimento do prestador de cuidados sobre regime medicamentoso

10. Conhecimento do prestador de cuidados/Aprendizagem de Habilidades sobre Autovigilncia


Conhecimento do prestador de cuidados sobre a importncia de estimular a independncia Conhecimento do prestador de cuidados sobre sinais de hipoglicemia/ hiperglicemia Conhecimento do prestador de cuidados sobre vigilncia da glicemia capilar Aprendizagem de habilidades do prestador de cuidados sobre vigilncia da glicemia capilar Conhecimento do prestador de cuidados sobre vigilncia da tenso arterial Aprendizagem de habilidades do prestador de cuidados sobre vigilncia da tenso arterial Conhecimento do prestador de cuidados sobre vigilncia dos ps

11. Conhecimento do prestador de cuidados /Aprendizagem de Habilidades Administrao de medicamentos

sobre Auto-

Conhecimento do prestador de cuidados sobre a importncia de estimular a independncia Conhecimento do prestador de cuidados sobre armazenamento seguro dos medicamentos Aprendizagem de habilidades do prestador de cuidados sobre armazenamento seguro dos medicamentos Conhecimento do prestador de cuidados sobre teraputica prescrita Conhecimento do prestador de cuidados sobre tcnica de administrao de medicamentos Aprendizagem de habilidades do prestador de cuidados sobre tcnica de administrao de medicamentos Conhecimento do prestador de cuidados sobre eliminao adequada de medicamentos

Diagnstico Papel Prestador de Cuidados No adequado Conhecimento do Papel No demonstrado

Intervenes Sugeridas Auto-cuidado Higiene: Ensinar PC sobre a importncia de estimular a independncia Ensinar PC sobre a Tcnica do Banho Instruir PC sobre a Tcnica do Banho
73

Treinar PC sobre a Tcnica do Banho Ensinar PC sobre Tcnica de Lavagem dos dentes Istruir PC sobre a tcnica de lavagem dos dentes Treinar PC sobre a Tcnica de Lavagem dos dentes Ensinar PC sobre a utilizao do fio dentrio Instruir PC sobre a utilizao do fio dentrio Treinar PC sobre a utilizao do fio dentrio Ensinar PC sobre a periodocidade da lavagem dos dentes; Ensinar PC sobre higiene do cabelo; Instruir PC sobre higiene do cabelo Treinar PC sobre a higiene do cabelo; Ensinar PC sobre a tcnica de fanerotomia; Instruir PC sobre tcnica de fanerotomia; Treinar PC sobre a tcnica de fanerotomia; Auto-Cuidado Vesturio: Ensinar PC sobre a importncia de estimular a independncia Ensinar PC sobre adequao do vesturio ao clima; Ensinar PC sobre tcnica para vestir Instruir PC sobre tcnica para vestir Treinar PC sobre tcnica para vestir Ensinar PC sobre tcnica para despir Instruir PC sobre tcnica para despir Treinar PC sobre tcnica para despir Auto-cuidado Comer: Ensinar PC sobre a importncia de estimular a independncia Ensinar PC sobre padro alimentar adequado; Planear dieta com o PC; Ensinar PC sobre preparao dos alimentos; Instruir PC sobre preparao dos alimentos;
74

Treinar PC sobre preparao dos alimentos; Ensinar PC sobre tcnica de alimentao (oral ou SNG); Instruir PC sobre tcnica de alimentao (oral ou SNG); Treinar PC sobre tcnica de alimentao (oral ou SNG); Auto-cuidado beber: Ensinar PC sobre a importncia de estimular a independncia Ensinar PC sobre padro de ingesto de lquidos; Planear estratgias de ingesto de lquidos com o PC; ( ex. gelatinas, ch, sumos de fruta,) Ensinar PC sobre tcnica de administrao de lquidos; Instruir PC sobre tcnica de administrao de lquidos; Treinar PC sobre tcnica de administrao de lquidos; Auto-Cuidado Ir au Sanitrio: Ensinar PC sobre a importncia de estimular a independncia Ensinar PC sobre equipamentos adaptativos; Instruir PC sobre equipamentos adaptativos; Treinar PC sobre equipamentos adaptativos; Auto-Cuidado comportamento de Sono Repouso: Ensinar PC sobre a importncia de estimular a independncia Ensinar PC sobre importncia de um sono reparador; Eninar PC sobre organizao das horas de sono e repouso; Ensinar PC sobre estratgias de promoo do sono e repouso Instruir PC sobre estatgias de promoo de sono e repouso Treinar PC sobre estatgias de promoo de sono e repouso Auto-Cuidado Actividade Recreativa: Ensinar PC sobre a importncia de estimular a independncia Ensinar PC sobre importncia de manter actividades de lazer; Advogar PC para a promoo de actividades de lazer do dependente;
75

Motivar PC para a promoo de actividades de lazer do dependente; Auto-Cuidado Actividade Fsica: Ensinar PC sobre a importncia de estimular a independncia Ensinar PC sobre padro de exerccio adequado; Ensinar / Instruir / Treinar PC sobre tcnicas de mobilizao; Ensinar/ Instruir/ Treinar PC sobre equipamentos adaptativos Gesto do regime teraputico: Ensinar PC sobre a importncia de estimular a independncia Ensinar PC sobre fisiopatologia da doena; Ensinar PC sobre medidas de prevenlo de complicaes; Ensinar PC sobre regime teraputico; Auto-Vigilncia: Ensinar PC sobre a importncia de estimular a independncia Ensinar PC sobre sinais de hipoglicemia/ hiperglicemia; Ensinar/instruir/treinar PC sobre vigilncia da glicemia capilar; Ensinar/ Instruir/ Treinar PC sobre vigilncia da tenso arterial; Ensinar/Instruir/Treinar PC sobre vigilncia dos ps; Auto-Administrao de Medicamentos: Ensinar PC sobre a importncia de estimular a independncia Ensinar/ Instruir PC sobre armazenamento seguro dos medicamentos; Ensinar PC sobre Esquema Teraputico Prescrito; Ensinar/Instruir/Treinar PC sobre tcnica de administrao de insulina; Eninar/Instruir/Treinar PC sobre tcnica de administrao de medicamento; Ensinar/ Instruir PC sobre eliminao adequada dos medicamentos; Motivar o prestador de cuidados a estimular a independncia do membro da famlia dependente
76

Comportamentos de Adeso No Demonstrado

Motivar o prestador de cuidados a promover Higiene adequada ao membro da famlia dependente Motivar o prestador de cuidados a promover a utilizao de vesturio adequado ao membro da famlia dependente Motivar o prestador de cuidados a promover Ingesto Nutricional adequada ao membro da famlia dependente Motivar a famlia a adquirir equipamentos adaptativos para a utilizao do sanitrio pelo membro dependente Motivar o prestador de cuidados a promover Comportamento sono-repouso adequado ao membro da famlia dependente Motivar o prestador de cuidados a promover actividades recreativas adequadas ao membro da famlia dependente Motivar o prestador de cuidados a promover padro de exerccio adequado ao membro da famlia dependente Motivar o prestador de cuidados a assistir o membro da famlia dependente na autovigilncia Promover a comunicao expressiva das emoes; Avaliar as dimenses no consensuais de papel; (explorar/desmontar os motivos de no consenso do papel) Motivar para a redefinio dos papeis pelos membros da famlia; Negociar a refefinio dos papeis pelos membros da famlia; Orientar para servios sociais ( instituies de apoio, servio social, etc.) Requerer servio social Promover a comunicao expressiva das emoes; Avaliar os conflitos no papel (explorar/ desmontar os pontos de conflito do papel) Motivar para a redefinio dos papeis pelos membros da famlia; Negociar a redefinio dos papeis pelos membros da famlia Orientar para servios sociais (instituies de apoio, servio); Requerer servio social; Promover a comunicao expressiva das emoes;
77

Consenso NO

Conflito SIM

Saturao SIM

Avaliar saturao do papel (explorar quais as situaes geradoras de saturao); Promover estratgias de coping para o papel; Motivar para a redefinio dos papeis pelos membros da famlia; Negociar a redefinio dos papeis pelos membros da famlia; Requerer servios de Sade ( Psicologia) Orientar para servios sociais; Requerer servio social;

78

Foco Juzo Critrios diagnsticos

Dimenses
Comunicao Familiar

Processo Familiar Disfuncional/ No disfuncional Processo Familiar Disfuncional se: Comunicao No eficaz e/ou Coping Familiar No Eficaz e/ou Interaco de papis No eficaz/ Conflitual e/ou Relao dinmica disfuncional Dados de caracterizao

Juzo

Critrios diagnsticos
Comunicao Familiar No Eficaz se: Um dos trs itens de caracterizao estiver alterado (No/ No Favorvel)

(Itens de avaliao por rea de ateno Ver Avaliao Familiar) Eficaz/ No 1.Comunicao Emocional Satisfao dos membros relativamente ao modo de expresso dos eficaz sentimentos da famlia Aceitao da Famlia relativamente expresso dos sentimentos dos seus membros Impacto que os sentimentos de cada um tm na Famlia 2.Comunicao Verbal/ No verbal Todos na famlia so claros e directos no discurso, ou seja, se cada um compreende de forma clara o que os outros dizem. Todos na famlia se expressam claramente quando comunicam (verbal e no verbal) com os outros 3. Comunicao Circular Satisfao dos membros sobre a forma como se comunica na famlia Impacto que tem na famlia a forma como cada um se expressa Soluo de Problemas 1.Quem na famlia habitualmente identifica os problemas 2.Quem tem a iniciativa para os resolver Eficaz/ No eficaz

Coping Familiar

Coping Familiar No Eficaz se: No existe(m) algum (s) membro(s) da famlia que
79

3.Existe discusso sobre os problemas na famlia 4.Os membros da famlia sentem-se satisfeitos com a forma como se discutem os problemas 5.A famlia recorre a outros recursos externos na resoluo de problemas 6.Experincias anteriores positivas da famlia na resoluo de problemas Interaco de Papis Familiares

identifica (m) os problemas e toma (m) a iniciativa para os resolver e os outros itens (2,3,4,5,6) se situam no No.

1.Papel provedor Quem desempenha Consenso do Papel Conflitos de papel Saturao do papel 2.Papel gesto financeira Quem desempenha Consenso do Papel Conflitos de papel Saturao do papel 3.Papel Cuidado Domstico Quem desempenha Consenso do Papel Conflitos de papel Saturao do papel 4.Papel Recreativo Quem desempenha Consenso do Papel Conflitos de papel Saturao do papel

Eficaz/ No eficaz

Interaco de Papis Familiares No Eficaz Se: Nos itens 1,2,3,4,5:


Consenso do Papel NO e Saturao do Papel SIM

Conflitual/ No Conflitual

Interaco de Papis Familiares Conflitual Se : Nos itens 1,2,3,4,5:


Conflito do Papel SIM

80

5.Papel de Parente Quem desempenha Consenso do Papel Conflitos de papel Saturao do papel Relao Dinmica 1.Influncia e Poder
Membro com maior poder na famlia Satisfao da famlia relativamente influncia de cada membro na nos comportamentos dos outros

Disfuncional/ No disfuncional

2.Alianas e Unies Existem na famlia alianas entre alguns dos seus membros Se Sim especificar (quem e que tipo de alianas) Os membros da famlia sentem-se satisfeitos com a forma como a famlia manifesta a sua unio 3. Coeso e Adaptabilidade da Famlia FACES II 4.Funcionalidade da Famlia percepo dos membros APGAR Familiar de Smilkstein

Relao Dinmica Disfuncional Se: - A Famlia no manifesta satisfao relativamente influncia de cada membro na nos comportamentos dos outros (Influncia e Poder) e - Os membros da famlia no se sentem satisfeitos com a forma como a famlia manifesta a sua unio e/ou Famlia desmembrada ou emaranhada (coeso); Rgida ou muito flexvel (adaptabilidade) Tipo de famlia Muito equilibrada ou Extrema e/ou - APGAR familiar de pelo menos um dos membros < 3 (famlia com disfuno acentuada)

Diagnstico Processo Familiar Disfuncional


Comunicao Familiar No Eficaz

Intervenes Sugeridas
Promover a comunicao expressiva das emoes; Promover o envolvimento da famlia; Optimizar a comunicao na famlia; Planear Rituais na Famlia Optimizar padro de assertividade

81

Coping familiar No eficaz

Promover estratgias adaptativas/ Coping na Famlia Negociar estratgias adaptativas/ Coping na Famlia;

Interaco de Papeis Familiares No eficaz

Promover a comunicao expressiva das emoes; Promover o envolvimento da famlia Colaborar na identificao dos papis familiares Avaliar as dimenses no consensuais do papel; Avaliar saturao do papel; Motivar a redefinio dos papeis pelos membros da famlia; Negociar a redifinio de papeis pelos membros da famlia; Orientar para servios sociais (instituies de apoio, servio social, etc.) Requerer Servio Social Promover estratgias de coping para o papel; Promover o suporte da famlia
Requerer servios de sade (Psicologia

Conflitual

Promover a comunicao expressiva das emoes; Promover o envolvimento da famlia Avaliar os conflitos do Papel; Motivar a redefinio dos papeis pelos membros da famlia; Negociar a redifinio de papeis pelos membros da famlia; Orientar para servios sociais (instituies de apoio, servio social, etc.) Requerer Servio Social Promover estratgias de coping para o papel Promover o suporte da famlia
Requerer servios de sade (Psicologia

Relao Dinmica Disfuncional

Optimizar padro de ligao Promover a comunicao expressiva das emoes; Promover o envolvimento da famlia; Optimizar a comunicao na famlia
82

Optimizar padro de ligao Orientar para Terapia familiar

83

84

Vous aimerez peut-être aussi