Vous êtes sur la page 1sur 9

Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado 2012/2013

Trabalho elaborado por: Vtor Oliveira N23 11J

Este trabalho elaborado no mbito da disciplina de rea de Integrao, do Mdulo 4 em que o tema problema o Homem e a Natureza, uma Relao Sustentvel? do curso profissional de Informtica de Gesto, do Agrupamento da Escola Secundria Padre Benjamim Salgado. O tema do trabalho a Poluio Atmosfrica, escolhi este tema, pois um grave problema que todo o mundo enfrenta, e tem que ser resolvido rapidamente. O objectivo deste trabalho aprofundar conhecimentos sobre Poluio Atmosfrica e tambm um dos instrumentos de avaliao da disciplina de rea de Integrao.

Definio
A poluio atmosfrica o efeito provocado na atmosfera por diferentes elementos slidos, lquidos, ou gasosos, provenientes sobretudo da actividade do Homem. Os problemas mais graves de contaminao do ar surgem nas cidades e reas com um grande nvel de industrializao, embora cada vez mais se generalizem por todo o planeta, facto que merece a nossa preocupao. A poluio do ar nas reas urbano-industriais, ocorre devido ao facto de estas regies serem as que possuem mais focos de poluio, como os escapes dos automveis (que emitem grandes quantidades de gases poluentes), os aquecimentos domsticos, os fumos industriais e outros, os incndios florestais e as pulverizaes com pesticidas. Outros factores que tambm contribuem para a poluio atmosfrica so: as caractersticas climticas de cada regio, a posio geogrfica e os ventos dominantes.

Fumo das Fbricas

Consequncias da Poluio Atmosfrica


Como vimos anteriormente, a poluio atmosfrica pode ser provocada por vrios factores, principalmente as intensas actividades industriais e a circulao rodoviria.

SMOG
O Smog define-se como uma combinao de fumo e de nevoeiro em reas urbano-industriais. O Smog surge em situaes de nevoeiro, a sua formao favorecida pelos focos de poluio, que aumentam o nmero de ncleos de condensao (poeiras ou partculas diversas) na atmosfera saturada ou quase saturada. As consequncias do Smog so, a inverso trmica, ou seja, o aumento da temperatura durante o dia, e em condies de grande arrefecimento nocturno, o Smog provoca directamente nas pessoas asma, bronquite, problemas respiratrios e cardacos e a concentrao de fumos superfcie.

SMOG

CHUVAS CIDAS
As chuvas cidas formam-se com a libertao de dixido de enxofre e de xido de azoto para a atmosfera. Esses gases que foram libertados para a atmosfera so levados pelos ventos para as nuvens. A combinao destes gases com o oxignio e o vapor de gua contido nas nuvens d origem a cido sulfrico e cido ntrico, ou seja, formam-se as chuvas cidas. Com a precipitao, as chuvas cidas originam a acidificao dos solos, que vai prejudicar a agricultura e as espcies de rvores e plantas que vo nascer. Outra consequncia a destruio da vegetao e a contaminao da gua, que muito prejudicial para a vegetao assim como para os animais. As chuvas cidas embora afectem mais as regies industrializadas da Amrica do Norte (EUA e Canad) e da Europa (Alemanha, ustria, Polnia, Repblica Checa, Escandinvia), devido emisso de dixido de enxofre e queima de petrleo e carvo, so um problema global visto que os ventos transportam as partculas poluentes.

REDUO DA

Resultado das chuvas cidas

CAMADA DE OZONO

Como resultado da emisso para a atmosfera dos clorofluorcarbonetos, cuja decomposio, ao chegarem estratosfera, provoca a destruio do ozono. Sendo principal funo da camada de ozono presente na atmosfera a filtragem das radiaes ultravioleta, a sua destruio faz com que esses raios atinjam a vida na Terra, causando srios danos, como aumento do cancro da pele e de problemas oftalmolgicos ou a destruio do plncton dos oceanos e a ruptura das cadeias alimentares.

Perturbaes no efeito de estufa

As perturbaes no efeito de estufa, so provocadas especialmente pelas emisses de CO2, gs que absorve o calor e impede a disperso das radiaes infravermelhas emitidas pela superfcie terrestre, provocando assim o aumento de temperatura mdia do ar e consequentemente alteraes climticas, alteraes do regime de precipitaes, alteraes do ciclo hidrolgico, fuso dos glaciares e aumento do nvel mdio das guas dos mares e oceanos.

Solues

As solues para combater a Poluio Atmosfrica so:

Reduo das emisses de dixido de carbono para a atmosfera;

Utilizao de filtros nas chamins das fbricas;

Promoo de energias alternativas, no poluentes; Eliminao da utilizao de CFC; Utilizao de tecnologias limpas. Promoo da reciclagem; Reutilizao de determinados produtos, por exemplo a utilizao de
garrafas de vidro em substituio das de plsticos descartveis;

Reduo na utilizao de determinados produtos mais poluentes, como


o plstico.

Concluso
Este trabalho foi proposta pela professora da disciplina de rea de integrao. O meu tema escolhido foi a Poluio Atmosfrica. Com este trabalho fiquei a saber qua a Poluio Atmosfrica um assunto muito srio e tem se tornado cada vez pior. Existem vrias consequncias da poluio atmosfrica, como por exemplo a reduo da camada de ozono, o smog, entre outras. Se no fizermos nada para melhorar esta situao, de ano para ano vai piorar cada vez mais.

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_atmosf%C3%A9rica http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/geografia/geogra fia_trabalhos/poluicaoatmosferica.htm Mdulo Pgina 249

Vous aimerez peut-être aussi