Vous êtes sur la page 1sur 27

www.ualdireitopl.no.sapo.

pt

DIREITO ADMINISTRATIVO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO A sucesso ordenada de actos e formalidades que visam assegurar a correcta formao ou execuo da deciso administrativa e a defesa dos direitos e interesses legtimos dos particulares. PROCESSO ADMINISTRATIVO O conjunto de documentos em que se traduzem os actos e formalidades que integram o procedimento administrativo ESPCIES DE PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS De iniciativa pblica De iniciativa privada Procedimentos decisrios - Visam a tomada de uma deciso administrativa Procedimentos executivos - Visam assegurar a projeco dos efeitos de uma deciso administrativa Procedimentos de 1 grau - Os que incidem pela 1 vez sobre uma situao da vida Procedimentos de 2 grau - Incidem sobre uma deciso administrativa anteriormente tomada Procedimentos comuns - Aqueles que no so regulados por lei especial, mas pelo prprio CPA Procedimentos especiais - Aqueles que so regulados por leis especiais. PRINCPIOS GERAIS DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO
Princpio do inquisitrio (art. 56CPA)
(arts. 55 a 60)

Assinala o papel preponderante dos rgos administrativos na instruo do procedimento e na preparao da deciso administrativa. Princpio da celeridade (arts. 57 ee 58 CPA) Este princpio acompanhado da fixao de um prazo geral para a concluso do procedimento Princpio da publicidade do impulso processual (art. 55 CPA) Atravs da informao do incio do procedimento, procura-se assegurar aos interessados, efectivas possibilidades de participao no mesmo. Princpio da colaborao dos interessados (art. 60 CPA) Pretende-se garantir que os interessados facilitem a actividade da Administrao Pblica, auxiliando-a com boa-f e seriedade, na preparao das decises administrativas. FASES DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 1 - FASE INICIAL O procedimento pode ser por iniciativa pblica:

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Quando o rgo com competncia para decidir, aquele que inicia o procedimento (impulso processual autnomo) Quando o rgo que inicia o procedimento carece de competncia para a deciso final (impulso processual heternomo). Pode ser por iniciativa particular: Atravs de requerimento (art. 74/1 CPA) O requerimento inicial dos interessados deve ser formulado por escrito (salvo nos casos em que a lei admite o pedido verbal) Sobre o requerimento pode recair um despacho inicial consistindo no Indeferimento liminar quando o requerimento annimo ou ininteligvel ou no Aperfeioamento se o requerimento no satisfizer todas as exigncias do artigo 74do CPA. Esta fase encerra com o Saneamento (art. 83 CPA) que consiste na verificao de que no existem quaisquer problemas que obstem ao andamento do procedimento ou tomada da deciso final. Se ocorrer algum problema o requerimento pode ser arquivado liminarmente, terminando assim, precocemente, o procedimento. 2 - FASE DA INSTRUO aquela em que se procede recolha e ao tratamento dos dados indispensveis deciso. A direco da fase da instruo atribuda pelo CPA ao rgo que possui competncia para a deciso final, podendo este delegar esta competncia em subordinado seu, que passar a dirigir a instruo ou encarregar um subordinado seu da realizao de diligncias instrutrias avulsas.

Diligncias instrutrias: 1. Exames, vistorias, avaliaes, inspeces, peritagens (art. 94CPA) Diligncias instrutrias efectuadas por peritos, cujo objectivo a apreenso e compreenso da realidade. 2. Pedidos de parecer (art. 98 CPA) Os pareceres so opinies tcnicas solicitadas a especialistas em determinadas reas do saber ou a rgos colegiais consultivos. Podem ser Pareceres obrigatrios quando a lei exige que sejam pedidos; Pareceres
facultativos quando a deciso de os pedir foi livremente tomada pelo rgo instrutor; Pareceres vinculativos se as suas concluses tm de ser acatadas pelo rgo decisor ou Pareceres no vinculativos quando as suas concluses podero no ser acatadas.

3. Recolha e apreciao de documentos a actividade instrutria mais comum, constituda pelas informaes burocrticas, pontos de vista que visam a formao esclarecida da vontade administrativa. 4. Audio de pessoas Nomeadamente de pessoas que possuam informao relevante passvel de condicionar a deciso administrativa. Princpios relevantes na fase de instruo Princpio da legalidade (art. 3 CPA)
2

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Condiciona as diligncias a promover, respectiva conformidade legal Princpio do inquisitrio (art. 56 CPA) Confere ampla liberdade ao rgo instrutor do procedimento, mesmo nos procedimentos de iniciativa particular. Princpio da liberdade de recolha e apreciao dos meios probatrios O rgo competente pode recorrer a todos os meios de prova admitidos em direito
(Arts. 87/1 in fine e 91/2 CPA)

Regras em matria de prova: 1. Dever geral de averiguao (art. 87/1 CPA) 2. Desnecessidade de prova dos factos notrios e outros do conhecimento do instrutor (art. 87/2 CPA) 3. O nus da prova recai sobre quem alegar os factos a provar (art. 88 CPA) 3 - FASE DA AUDINCIA DOS INTERESSADOS (art. 59 CPA) Em qualquer fase do procedimento podem os rgos administrativos ordenar a notificao dos interessados para, no prazo que lhes for fixado, se pronunciarem acerca de qualquer questo. Regra geral a audincia dos interessados realiza-se no termo da instruo, podendo realizar-se por escrito ou oralmente, escolha do instrutor (arts. 101 e 102 CPA).

Situaes em que no se realiza a audincia dos interessados (art 105): 1. Casos em que a lei considera desnecessria a audincia Quando a deciso seja urgente Quando a realizao da audincia possa prejudicar a execuo ou a utilidade da deciso a tomar. Quando o nmero de interessados seja to grande que torne impossvel a realizao da audincia. 2. Casos em que a lei autoriza o instrutor a dispensarem a audincia Porque os interessados j se pronunciaram, sobre as questes relevantes para a deciso, sobre a prova produzida e sobre o sentido provvel da deciso. Porque se perspectiva uma deciso favorvel aos interessados.

Fundamentao O instrutor deve sempre fundamentar clara e completamente as razes que levam no realizao da audincia dos interessados, sob pena de invalidade da deciso final. 4 - FASE DA DECISO Esta fase inicia-se usualmente com o relatrio do instrutor onde se d conta do pedido do interessado, se resumem as fases do procedimento e se prope uma deciso. O relatrio s no necessrio se a instruo tiver sido dirigida pelo prprio rgo competente para a deciso (art. 105 CPA)

Causas de extino do procedimento: 1. Deciso expressa


3

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

2. Desistncia do pedido e renncia dos interessados, aos direitos ou interesses que pretendiam fazer valer no procedimento 3. A desero dos interessados (falta de interesse pelo andamento do procedimento) 4. A impossibilidade ou inutilidade superveniente do procedimento, decorrentes da impossibilidade fsica ou jurdica do respectivo objecto, ou da perda de utilidade do procedimento (art.112 CPA) 5. Falta de pagamento de taxas ou despesas, previsto no artigo 11 /1 do CPA 6. O "acto tcito" - Omisso juridicamente relevante ACTO TCITO: Para que uma omisso de um rgo da Administrao pblica assuma o significado jurdico de um "acto tcito" indispensvel que se verifiquem cumulativamente os seguintes pressupostos: A iniciativa de um particular A competncia do rgo administrativo interpelado para decidir sobre o assunto O dever legal de decidir por parte de tal rgo. O decurso do prazo estabelecido na lei, (90 dias, se outro no for especialmente fixado). Valor jurdico do "acto tcito" Sistema de deferimento tcito) A consequncia do "acto tcito" seria equivalente a um deferimento do pedido do particular. Tem o valor de um verdadeiro acto administrativo, uma deciso tcita, que se aplica a um nmero reduzido de casos (art. 108 CPA). Sistema de indeferimento tcito A omisso juridicamente relevante equivaleria a um indeferimento. uma condio para que o interessado possa pedir ao tribunal administrativo que condene a entidade pblica prtica do acto administrativo devido (art. 67/1 CPTA, art. 109 CPA) O ACTO ADMINISTRATIVO ACTO ADMINISTRATIVO: O acto administrativo um acto jurdico unilateral com carcter decisrio, praticado no exerccio de uma actividade administrativa pblica, destinado a produzir efeitos jurdicos numa situao individual e concreta O acto administrativo distingue-se da sentena judicial pois contrariamente a esta no visa a composio de um litgio, embora possa encerr-lo ou inici-lo. Encara a aplicao do direito como um meio (de prosseguir fins pblicos) e no como um fim em si (a prossecuo do interesse pblico aplicao da justia). modificvel, no tendo o valor de verdade legal associado ao caso julgado.
4

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

O acto administrativo distingue-se do negcio jurdico pois no prossegue um fim privado. Apresenta como suporte a vontade normativa em vez da vontade psicolgica.

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DO ACTO ADMINISTRATIVO Autoridade Traduz-se na obrigatoriedade do acto administrativo para todos aqueles relativamente a quem ele produza os seus efeitos Revogabilidade limitada Decorre da necessidade de equilbrio entre a permeabilidade dos actos administrativos variao dos interesses pblicos que visam promover e a proteco da confiana dos particulares. Presuno de legalidade Decorre do princpio da legalidade e justifica aspectos como a ilegalidade da oposio do direito de resistncia a actos administrativos anulveis e o efeito meramente devolutivo do recurso contencioso ELEMENTOS DO ACTO ADMINISTRATIVO Elementos subjectivos O autor Na maioria dos casos um rgo da Administrao Pblica. O destinatrio Um particular ou outra pessoa colectiva pblica Elementos objectivos O contedo (ou objecto imediato) Integrado pela conduta voluntria e pelas clusulas acessrias que possam existir. O objecto (objecto mediato) A realidade sobre que o acto incide (ex: o terreno expropriado) Elementos funcionais Os motivos (por qu?) As razes de decidir do seu autor O fim (para qu?) Os objectivos que com ele se prosseguem. Elementos formais A forma Consiste no modo de exteriorizao da vontade administrativa.
Forma escrita: a regra geral para os actos dos rgos singulares. Forma oral: a regra geral para os actos dos rgo colegiais

As formalidades Ritos destinados a garantir a correcta formao ou execuo da vontade administrativa ou o respeito pelos direitos e interesses dos particulares
5

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

TIPOLOGIA DOS ACTOS ADMINISTRATIVOS PRIMRIOS Acto primrio e acto secundrio O acto primrio incide pela 1 vez sobre uma situao da vida. Dividem-se em impositivos e permissivos. Os actos impositivos impem uma conduta ou sujeitam o destinatrio a certos efeitos jurdicos. Os actos permissivos possibilitam ao destinatrio a adopo de um comportamento positivo ou negativo. O acto secundrio tem por objecto um acto primrio anterior Actos administrativos internos e actos administrativos externos: O acto administrativo interno tem a ver com a produo de efeitos, so aqueles que se produzem naquela pessoa que praticou o acto (internamente). Ex: O director geral determina que as mquinas fotocpias do seu departamento s podem ser utilizados por pessoal especializado. Os actos internos podem ter relevncia externa. Os actos externos so aqueles cujos efeitos se produzem em terceiros que no a entidade que se pronunciou. Ex: Uma pena disciplinar praticado pelo Ministro a um funcionrio. Tem importncia determinar se so actos internos ou externos porque s os actos administrativos de eficcia externa podem ser impugnveis.

Actos administrativos constitutivos e actos no constitutivos: O acto constitutivo aquele que cria, modifica, ou extingue direitos, obrigaes, relaes jurdicas. O acto no constitutivo aquele que nada cria, nada modifica, nada extingue. Ex: declaraes, certides Os actos constitutivos dividem-se em constitutivos de direitos e no constitutivos de direitos. Os constitutivos de direitos so aqueles que criam, modificam ou extinguem em sentido favorvel ou aqueles que eliminam um dever. Ex: todos os actos de diferimento, acto de revogao de pena disciplinar Os actos no constitutivos de direitos so actos constitutivos de obrigaes, deveres, situaes desfavorveis. Ex: todos os indiferimentos, aplicao de penas disciplinares, expropriaes S os actos constitutivos de direitos podem ser revogados (art 140 alnea b). PRINCIPAIS CLASSIFICAES DOS ACTOS ADMINISTRATIVOS Quanto aos sujeitos: Decises - rgos singulares Deliberaes - rgos colegiais Actos simples Actos complexos Quanto aos efeitos Actos de execuo instantnea Actos de execuo continuada Ex: concesso de uma licena. Actos positivos
6

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Actos negativos Actos constitutivos Actos declarativos

VALIDADE DO ACTO ADMINISTRATIVO a aptido intrnseca do acto para produzir os efeitos jurdicos correspondentes ao tipo legal a que pertence, em consequncia da sua conformidade com a ordem jurdica. Requisitos de validade
Quanto aos sujeitos Competncia do autor do acto (art. 123/1a CPA) Identificao do destinatrio do acto(art.123/1b CPA) Observncia da forma legal (art. 122 CPA) Cumprimento das formalidades essenciais
Exerccio dos poderes discricionrios por um motivo principalmente determinante correspondente finalidade para que a lei atribuiu ao autor do acto administrativo a competncia para o praticar

Requisitos de Validade

Quanto forma Quanto ao fim

INVALIDADE DO ACTO ADMINISTRATIVO o juzo de desvalor emitido sobre ele em resultado da sua desconformidade com a ordem jurdica. Causas da invalidade do acto administrativo
Orgnicos Usurpao do poder Absoluta Incompetncia relativa Vcio de forma

Vcios do acto
(ilegalidade)

Formais

Causas da invalidade

materiais

Desvio de poder Violao de lei

Vcios da vontade

Erro Dolo Coaco Incapacidade acidental

Vcios orgnicos: Usurpao de poder Ofensa por um rgo da Administrao Pblica do princpio da separao de poderes, por via da prtica de acto includo nas atribuies do poder judicial ou do poder legislativo. Incompetncia
7

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Consubstancia-se na prtica por um rgo de uma pessoa colectiva pblica de um acto includo nas atribuies de outra pessoa colectiva pblica. Vcios formais: Vcio de forma Consiste na carncia de forma legal ou na falta de formalidades essenciais. Vcios materiais: Desvio de poder Traduz-se no exerccio de um poder discricionrio por um motivo principalmente determinante desconforme com a finalidade para que a lei atribuiu tal poder.

Violao de lei Consiste na discrepncia entre o objecto ou o contedo do acto e as normas jurdicas com que estes deveriam conformar-se. MODALIDADES DA INVALIDADE: Nulidade: Quando o acto foi concludo sem os requisitos legalmente necessrios para a sua concluso. A nulidade pressupe que o acto foi concludo. A lei tem que dizer expressamente para que seja um acto nulo. (art 133 CPA) Regime da nulidade (art. 134 CPA) - A nulidade insanvel e invocvel a todo o tempo; - O acto nulo passvel de impugnao contenciosa ilimitada no tempo; - Qualquer tribunal ou rgo da Administrao Pblica pode declarar a nulidade; - A sentena judicial que declare a nulidade tem natureza declarativa; - Assiste aos funcionrios pblicos confrontados com um acto nulo o direito de desobedincia; - Assiste aos cidados confrontados com um acto nulo, o direito fundamental de resistncia. (art. 21 CRP) Inexistncia: Quando nem sequer na aparncia existe uma qualquer materialidade de um negcio jurdico, ou existindo essa aparncia, a realidade no lhe corresponde. A inexistncia pressupe um negcio que nem chegou a ser concludo Anulabilidade: Se a lei nada prever anulvel. Regime da anulabilidade - O acto anulvel eficaz at ser anulado, embora a anulao produza efeitos retroactivos ao momento da sua prtica. - A anulabilidade sana-se pelo decurso do tempo. (art. 58/2 CPTA) - Apenas os tribunais administrativos podem anular um acto administrativo. - A sentena judicial de anulao tem natureza constitutiva. - No assistem aos funcionrios pblicos, o direito de desobedincia, nem aos cidados, o direito de resistncia, uma vez que o acto goza da presuno de legalidade at ser anulado. SANAO
8

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Consiste na transformao de um acto anulvel, num acto vlido ou insusceptvel de impugnao contenciosa, ditada por razes de segurana e certeza jurdica. Causas de sanao O decurso do prazo mais longo de impugnao contenciosa. a sanao "ope legis" (art. 58 /2a CPTA) A prtica de um acto administrativo secundrio. (art. 136 /1 CPA) Efeitos da sanao A sanao somente obsta impugnao contenciosa do acto, no extinguindo a obrigao de indemnizar com fundamento nos prejuzos causados pelo acto. Actos nulos
Actos

Actos anulveis
Actos

Viciados de incompetncia absoluta Viciados de usurpao de poder Que sofram de vcio de forma, por carncia absoluta de forma legal. Praticados sob coaco De contedo ou objecto impossvel ou inintelegvel Que consubstanciem a prtica de um crime. Que lesem o contedo essencial de um direito fundamental

Viciados de incompetncia relativa Viciados por desvio de poder Que sofram de vcio de forma, por carncia relativa de forma legal, (salvo

se a lei estabelecer para o caso a nulidade, de preterio de forma essencial)

Praticados por erro, dolo ou incapacidade acidental..

EFICCIA DO ACTO ADMINISTRATIVO a efectiva produo de efeitos jurdicos. Requisitos de eficcia Publicidade (arts. 130 e 131 CPA) consubstanciada na respectiva publicao, quando exigida Notificao (arts. 132 e 66 a 70 CPA) Aos interessados Aprovao tutelar De que o acto eventualmente carea Controlo preventivo do T.C. Quando a ele houver lugar So tambm requisitos de eficcia a condio suspensiva e o termo suspensivo aos Integrativos quais o acto eventualmente esteja sujeito. TIPOLOGIA DOS ACTOS ADMINISTRATIVOS SECUNDRIOS Sanadores Modifiicativos
Aprovao Acto confirmativo Ratificao confirmativa Ratificao sanao Reforma converso

Desintegrativos Revogao

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Actos Administrativos secundrios

Suspenso Modificao rectificao

REVOGAO Acto administrativo que visa destruir ou fazer cessar os efeitos de anterior Quanto iniciativa

um acto

Revogao

Quanto ao fundamento

Revogao fundada em invalidade Revogao fundada em inconvenincia

Ab-rogatria, extintiva ou ex-nunc

Quanto aos efeitos

Anulatria ou ex-tunc

Quanto iniciativa Pode ser espontnea ou retractao quando decidida por um rgo da Administrao Pblica. Pode ser provocada quando suscitada por um interessado Quanto ao fundamento Pode ser por invalidade quando fundada em invalidade do acto revogado. Pode ser por inconvenincia quando fundada em inconvenincia do acto revogado. A revogao fundada em invalidade anulatria. A revogao fundada em inconvenincia , regra geral extintiva, excepto quando o autor do acto de revogao, nos termos do artigo 145/3 CPA lhe atribua eficcia retroactiva (art. 145/1/2 CPA) Quanto aos efeitos Pode ser ab-rogatria, extintiva ou ex-nunc quando faz cessar os efeitos do acto revogado para o futuro. Pode ser anulatria ou ex-tunc quando elimina retroactivamente os efeitos do acto revogado. REGIME LEGAL DA REVOGAO No podem ser revogados os actos que no produzem efeitos (actos nulos ou inexistentes e actos j anulados por um tribunal administrativo 139 CPA Constitutivos de direitos (irrevogveis)

10

No constitutivos de direitos (revogveis)

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Vlidos Actos a revogar Invlidos - (Revogveis) Actos vlidos constitutivos de direitos So irrevogveis, excepto na parte em que forem desfavorveis aos interessados ou quando estes concordem com a revogao e no estejam em causa direitos indisponveis.

Actos vlidos no constitutivos de direitos So revogveis, excepto quando praticados no exerccio de poderes vinculados ou quando deles resultem para a Administrao Pblica, obrigaes legais ou direitos irrenunciveis. Actos invlidos So revogveis, mas somente com fundamento em tal invalidade e dentro do prazo mais longo para a interposio de recurso contencioso ou at resposta da entidade recorrida neste.
O acto revogatrio de acto administrativo cuja revogao esteja legalmente proibida invlido, por ilegalidade, sofrendo do vcio de violao de lei.

Competncia para revogar (art 142) Pertence ao autor do acto, aos seus superiores hierrquicos (salvo, por iniciativa destes, se se tratar de acto da competncia exclusiva do subordinado), ao delegante e ao rgo que exercer tutela revogatria (excepcionalmente e nos casos previstos na lei - artigo 142 CPA)

A EXECUO DO ACTO ADMINISTRATIVO: Os actos administrativos praticados pela Administrao devem ser executados, praticar todos os actos e executar todas as medidas a fim de que o acto se concretize de modo que os efeitos do acto tenham seguimento. (art 149) A imposio coerciva dos actos administrativos, sem recurso aos tribunais, s possvel desde que seja feita pelas formas e nos termos admitidos por lei. A execuo de um acto administrativo tem por fim o pagamento de quantia certa, a entrega de coisa certa ou a prestao de um facto (art 154). A execuo do acto administrativo obedece a regras: Princpio da autotutela executiva ou privilgio da execuo prvia (art 149 n 2); Princpio da tipicidade das formas de execuo (art 149 n 2); Princpio da legalidade (art 151 n 1); Princpio da proporcionalidade (art 151 n 2); A proibio dos embargos (art 153);
11

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

O princpio da observncia dos direitos fundamentais e do respeito devido pessoa humana (art 157 n 3). PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO DE EXECUO: So os procedimentos que so necessrios para que o acto se execute, produza efeitos. Podem assumir diversas formas. Ex: Acto administrativo que aplicou pena de demisso a funcionrio pblico. Como que se executa este acto? Quanto aos efeitos financeiros: cessar pagamento ao funcionrio. Outro efeito o facto de no se poder atribuir mais trabalho a essa pessoa.

DISTINO ENTRE EXECUO, EXECUTORIEDADE E EFICCIA: A executoriedade a susceptibilidade de um acto ser executado. Pode ser executado quando executrio e executrio quando eficaz. A eficcia a aptido extrnseca e intrnseca para um acto poder produzir os seus efeitos. Exceptuam-se os actos nulos que no produzem efeitos mesmo que renam os requisitos de eficcia. H certos actos que no so executrios (art 150). SUSPENSO DA EFICCIA E DA EXECUO: Proteco dos particulares face Administrao que tem poderes de autoridade e pode executar actos (auto tutela e execuo prvia- presuno da legalidade dos actos administrativos). A suspenso da eficcia e/ou execuo de um acto administrativo s deve ser possvel em casos excepcionais a fim de no se pr em causa a capacidade de agir da Administrao (situaes pessoais de difcil reparao Ex: demolio de um prdio). ACTOS MATERIAIS E ACTOS DE NATUREZA TCNICA: Na elaborao do procedimento administrativo podem ser necessrio, para completar o acto administrativo, que exista a prtica de actos tcnicos. Os actos tcnicos podem ter relevncia jurdica. Ex: vistoria, parecer tcnico, relatrio mdico. Os actos materiais so actos de realizao de trabalhos. Ex: Efectuar um pagamento, proceder a uma reparao. Estes actos esto sujeitos ao princpio da proporcionalidade e ao princpio da legalidade (art 151 CPA). Estes actos podem ser realizados em consequncia dos actos administrativos, dos contratos, etc REGULAMENTO ADMINISTRATIVO REGULAMENTO:
12

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

um acto normativo da funo administrativa, conjunto de normas jurdicas editadas por uma autoridade administrativa, um acto geral e abstracto, secundrio, unilateral. O regulamento d corpo lei, mantendo a lei sempre actualizada e completandoa. A lei uma norma primria. O regulamento uma norma secundria. As decises ou actos administrativos concretos no constituem a nica forma de actuao da Administrao Pblica. A Administrao Pblica pode, tambm, estabelecer regras ou normas gerais, aplicveis a determinados tipos ou categorias de situaes, normalmente destinadas a executar e desenvolver o contedo das leis. Os actos da Administrao que criam essas regras gerais so os regulamentos administrativos. O regulamento permite adaptar as leis vida do dia-a-dia, pela sua maior celeridade e maior capacidade de adaptao. Distingue-se do acto administrativo porque o regulamento tem um carcter normativo e um acto secundrio enquanto que o acto administrativo um acto primrio geral e abstracto. ESPCIES DE REGULAMENTOS: Critrio de dependncia face lei: Regulamentos complementares ou de execuo: Quando a prpria lei estipula expressamente que uma taxa ou outra condio so fixadas em regulamento. Desenvolvem e detalham uma determinada lei, em cujo texto a sua emisso se encontra expressamente prevista. Regulamentos independentes ou autnomos: quando a lei permite que um determinado rgo possa regular uma situao concreta. No se referem a nenhuma lei em especial. Critrio do objecto: Regulamentos de organizao: Estruturam um aparelho administrativo; Regulamentos de funcionamento: Incidem sobre os mtodos de actuao dos rgos e servios pblicos. Regulamentos de polcia: Operam restries s liberdades individuais. Critrio da projeco da eficcia do regulamento: Regulamentos internos: Apenas produzem efeitos no interior da pessoa colectiva pblica cujo rgo os editou. Regulamentos externos: Projectam os seus efeitos nas esferas jurdicas de outros sujeitos de direito. LIMITES DO PODER REGULAMENTAR: Reserva da competncia relativa da AR (164 e 165 CRP), ou seja, o Governo apenas pode aprovar regulamentos de execuo;

13

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Os regulamentos editados por rgos de freguesia no podem dispor em contrrio dos regulamentos do municpio em cujo territrio se inclua o territrio da freguesia; As normas dos regulamentos administrativos no podem ter eficcia retroactiva.
-

VALIDADE DO REGULAMENTO: Elemento orgnico: Tem de ser praticado pelo rgo competente (AR, Governo e Assembleias legislativas regionais) Se um regulamento for aprovado por um rgo incompetente ilegal. Elemento formal: Os regulamentos tm formas especficas. Os regulamentos independentes do Governo tm a forma de decretos regulamentares. COMPETNCIA REGULAMENTAR E FORMAS JURDICAS: Os regulamentos tm especificidades no que respeita forma propriamente dita ao modo como os regulamentos se exteriorizam. Os regulamentos do Governo podem assumir vrias formas: Decreto regulamentar: a forma mais solene dos regulamentos do Governo (art 112 n 7 CRP); Deve-se observar quando a lei expressamente o determine; aprovado e responsabiliza todo o Governo; Carece de promulgao pelo PR; Enquanto que a promulgao de uma Lei ou Decreto-Lei tem um contedo poltico, no caso do Decreto Regulamentar no se trata de um juzo de contedo mas sim um juzo de legalidade, conformidade com a lei que visa regulamentar. Resoluo de Conselho Ministros: Podem ter forma de regulamento como tambm acto administrativo como acto poltico; o contedo que permite saber se regulamento, acto administrativo ou acto poltico. Distingue-se do Dec.-Regulamentar por no carecer de promulgao mas assemelha-se pelo facto de responsabilizar todo o Governo; assinado pelo Primeiro-ministro. Portaria:
-

No carece de assinatura do Primeiro-ministro nem de promulgao do PR;

Despacho Normativo: No um regulamento do Governo;


14

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

No responsabiliza todo o Governo, responsabiliza apenas um determinado Ministro ou Ministros; uma deciso individual e concreta aprovando normas NOTAS: se no observarem estas formas so invlidos por vcio de forma. A forma um requisito de validade; Os rgos das autarquias locais e regionais tambm dispem de poder regulamentar aprovando Decretos regionais, Decretos regulamentares regionais e Posturas; Os regulamentos so actos secundrios impugnveis.
-

INICIATIVA REGULAMENTAR: Os regulamentos podem, naturalmente, nascer por iniciativa da Administrao Pblica. Mas os particulares interessados tambm podem apresentar peties (que tm de ser fundamentadas) em que solicitem a elaborao, modificao ou revogao de regulamentos. A entidade competente para fazer o regulamento tem de informar os interessados do destino dado a essas peties e da sua posio acerca delas (art 115). PUBLICAO E VIGNCIA DOS REGULAMENTOS: Os regulamentos para produzirem efeitos tm de ser publicados. Os decretos regulamentares, as resolues do Conselho de Ministros, as portarias e os despachos normativos tm de ser publicado no DR. Os regulamentos autrquicos (posturas e regulamentos policiais) so publicados em boletim autrquico ou edital. A publicidade um requisito de eficcia. Os regulamentos entram em vigor no dia fixado (ver art 72 da Lei 74/98) e podem cessar por caducidade, revogao, anulao contenciosa ou declarao da sua ilegalidade. CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CONTRATO ADMINISTRATIVO (art 178) um acto jurdico bilateral ou plurilateral, secundrio, individual e concreto, uma manifestao de vontades. Todos os contratos pblicos so contratos administrativos mas nem todos os contratos administrativos so contratos pblicos. Os contratos pblicos abrangem contratos celebrados na Administrao mas tambm contratos da Administrao no regime privado, onde a Administrao tem limitaes jurdico-pblicas. Existe na nossa ordem jurdica o princpio da liberdade contratual que dispe que ningum est obrigado a contratar com a Administrao Pblica, mas depois de celebrar o contrato fica sujeito aos poderes de autoridade que esta pode exercer. (art 180 - poderes de autoridade). Existem vrios tipos de contratos administrativos entre os quais os que esto dispostos no n 2 do art 178. O contrato administrativo est subordinado lei e no pode violar os actos administrativos porque estes podem constituir direitos.
15

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Os contratos so condicionados da prtica de outros actos. FORMAO DO CONTRATO: atravs da contratao que se gasta a maioria dos dinheiros pblicos. Os particulares so livres de contratar conforme entendem. Quem gere dinheiros pblicos j no pode fazer isso, para contratar tem de analisar e escolher as propostas mais adequadas e vantajosas. Torna-se pois saber quem tem idoneidade para concorrer e quem oferece melhores condies, escolhendo-se atravs de procedimentos administrativos adequados. H vrias formas para escolher o co-contratante tendo em conta os montantes envolvidos (art 182) mas regra geral a obrigatoriedade de realizao de concurso pblico (art 183). A formao de um contrato administrativo tem que seguir um procedimento administrativo (art 181) sendo este por iniciativa da Administrao ou por iniciativa dos particulares (art 54). O acto administrativo pelo qual se atribui a algum ou se designa algum para realizar uma obra a adjudicao. CONCURSO PBLICO: H dois documentos muito importantes o programa do concurso e o caderno de encargos. Estes documentos so normas que disciplinam como o concurso se vai desenrolar (regulamentos), logo tero de ser publicitados. Seguidamente sero apresentadas as propostas ou candidaturas e, em acto pblico, para que haja transparncia, com jri e representantes dos concorrentes so abertas as propostas. verificado a admissibilidade das candidaturas, ou seja, se os candidatos tm legitimidade para concorrer (ex.: alvar, situao fiscal regularizada). Seguidamente vai-se analisar as respectivas proposta para escolher qual a melhor. H um relatrio final em que o jri diz qual a melhor empresa e depois de ouvidos os interessados segue-se a proposta de adjudicao, aps a qual celebrado o contrato. VALIDADE DO CONTRATO ADMINISTRATIVO: O contrato para ser vlido tem que o ser quanto forma. A forma o modo como os actos se exteriorizam. Regra geral a forma escrita (art 184) Na preparao de um contrato normalmente existe uma proposta e uma aceitao. Quando h uma proposta escrita e uma aceitao escrita h um contrato por escrito. O elemento forma abrange tambm a gnese do acto ou do contrato, o modo da sua formao. Se o procedimento administrativo da formao do contrato estiver revestido de ilegalidade de procedimento, isso implica a invalidade do contrato. H outros elementos que condicionam a validade tal como o contedo. Este tem de estar de acordo com as normas que pautam. Tambm ser invlido se for
16

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

praticado por rgo que no tem competncia para praticar, invlido por vcio da vontade (p.e. erro ou coaco de algum dos contratantes, nos correspondentes termos do Cdigo Civil); Os contratos administrativos revestidos de invalidade podero ser nulos ou anulveis (art 185) EFICCIA DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: Os contratos entram em vigor quando as partes o determinarem. A eficcia dos contratos administrativos depende do visto do Tribunal de Contas relativamente a contratos superiores a determinados montantes. O visto um acto do Tribunal de Contas que permite a execuo de determinado contrato em termos financeiros. Ex: Supondo que um contrato foi feito em 1 de Maro e comea logo a produzir efeitos, ou seja, o co-contratante inicia a obra contratada. Em 18 de Maro o T. Contas recusa o visto por considerar ilegal o procedimento. Ser que a Administrao tem que pagar alguma coisa pelo trabalho feito at ento? A Administrao paga a obra entretanto realizada mas dentro da programao financeira do contrato, pode pagar proporcionalmente. Um contrato pode ser executado forosamente pelo tribunal (art 187). Para alm disso as partes podem clausular que as questes suscitadas sejam executadas por rbitros (art 188).

RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAO PBLICA: No exerccio da sua actividade a Administrao Pblica responsvel pelos seus actos. Pode haver lugar a indemnizao pelos actos que praticam ou no. Um dos princpios fundamentais do ordenamento jurdico-administrativo o princpio da responsabilidade (art 22 e 271 CRP) A Administrao Pblica pode ser responsvel por actos lcitos, ilcitos e pode haver responsabilidade objectiva ou pelo risco. A responsabilidade um princpio da ordem jurdica, uma fonte de obrigaes, uma garantia dos particulares face a Administrao. RESPONSABILIDADE NO EXERCCIO DA ACTIVIDADE ADMINISTRATIVA: Pelo exerccio da actividade administrativa pblica podem existir vrias formas de responsabilidade: Poltica: Um determinado rgo responde perante um rgo poltico. A generalidade dos rgos administrativos no responsvel politicamente mas o Governo j responsvel pela AR. A sano de natureza poltica. Criminal:
17

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Desvio de dinheiros (p.ex.) constitui um crime, tem que haver responsabilidade criminal. Disciplinar: Sanes de suspenso, aposentao compulsiva, etc Financeira: Reintegrar o dinheiro nos cofres do Estado Social: Apreciao social do comportamento dos agentes pblicos. Civil: Sobre uma pessoa colectiva que actua de acordo com as regras do direito pblico recai a obrigao de indemnizar os prejuzos causados a particulares, trata-se da responsabilidade civil extracontratual por actos de gesto pblica (ver DL 48051). A responsabilizao comporta duas modalidades: Responsabilidade Subjectiva: Est enquadrada nos arts 22 e 271 CRP e regulada pelo DL 48051. Para que se possa efectivar a responsabilidade subjectiva indispensvel que se verifiquem os pressupostos da obrigao de indemnizar: acto ilcito (acto administrativo positivo, omisso, conduta material), culpa (pessoal ou legitima), prejuzo, nexo causal entre o acto e o prejuzo. Trata-se de culpa funcional quando a causa radica no servio (responsabilidade solidria). Trata-se de culpa pessoal quando a causa estranha ao servio (responsabilidade do agente). O agente no responde se houve culpa do servio (desorganizao), agiu com culpa leve, actuando em cumprimento de ordens legtimas e tiverem delas reclamado. A Administrao responde sempre solidariamente com os seus agentes, mas se a falta pessoal (do agente) a Administrao tem direito de regresso. Responsabilidade Objectiva Pode ser pelo risco (regulada no art 8 DL 48051) Nem todos os danos so indemnizveis, para que d lugar a indemnizao necessrio que o prejuzo possua caractersticas de especialidade e da anormalidade. Pode ser pela prtica de actos lcitos (art 9 DL 48051), ou seja, a obrigao de indemnizar pelo prejuzo causado por um comportamento administrativo praticado no interesse e para proveito da colectividade (princpio da justa repartio dos encargos pblicos). GARANTIAS DOS PARTICULARES GARANTIAS DOS ADMINISTRADOS: Instrumentos jurdicos que asseguram os direitos e interesses dos particulares face Administrao Pblica, bem como a defesa da legalidade.
18

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

H garantias que visam a defesa dos direitos e interesses dos cidados, mas o MP tambm tem legitimidade de accionar estas garantias para defesa da legalidade. Quais as garantias que a ordem jurdica pe disposio dos particulares? GARANTIAS POLTICAS: Direito de Petio: Consiste no facto dos particulares poderem desabafar perante rgos polticos (AR, Prs. Repb), para protestar. (art 52 CRP) O direito de petio traduz-se na possibilidade dos cidados se dirigirem a qualquer rgos polticos (PR, AR, Governo) para apresentar peties, reclamaes, queixas para defesa dos seus direitos e interesses ainda que sejam interesses difusos, de todos em geral mas de nenhum de ns em particular. Ex: defesa do ambiente. uma exposio em que algum dirigindo-se a um rgo de soberania apresenta um pedido ou uma proposta para que sejam tomadas certas medidas relativamente a certas matrias. A petio poder ser pela representao que se traduz na possibilidade de se dirigir aos rgos de soberania para protestar sobre determinados actos sobre uma posio j tomada relativamente a determinadas matrias. Pode ser por queixas (chamar ateno do comportamento de algum que infringe determinadas regras) ou denncias (refere-se a situaes, ao funcionamento dos servios). A petio deve ser assinada. O regime do direito de petio extremamente flexvel e livre.

CARACTERSTICAS: cumulvel com quaisquer outras garantias (art 3 Lei 43/90); No tem prazo; Todos os cidados so titulares destes direitos (art 4 e 5 Lei 43/90); uma garantia universal; Pode ser exercido gratuitamente (art 5); uma garantia livre, ningum pode impedir ou dificultar o direito de petio. No est sujeita a qualquer forma de procedimento (art 9) NOTA: necessrio 4000 assinaturas para que as peties possam ser apreciadas pelo plenrio, 2500 para serem publicadas no DR. INDEFERIMENTO DA PETIO: No podem apreciar actos ilegais; No podem apreciar actos dos tribunais; Quando j forem resolvidos; Quando forem annimas. Direito de Resistncia:
19

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Traduz-se no facto dos particulares em certas situaes poderem resistir a actos de natureza poltica (art 21 CRP). Quando for possvel recorrer a uma autoridade pblica no se pode exercer este direito, tem que ser actual e eminente. uma garantia poltica sobre o ponto de vista material. Ex: Destinatrios de actos nulos juridicamente inexistentes. Estes actos no produzem quaisquer efeitos jurdicos. O acto nulo no protegido pelo Direito. Se formos destinatrios desse acto, caso no seja possvel recorrer a uma autoridade pblica podemos exercer o direito de resistncia. GARANTIAS ADMINISTRATIVAS: Meios que se podem desencadear dentro da prpria Administrao e relativamente a essa Administrao para poder fazer valer os seus direitos. H garantias administrativas petitrias e impugnatrias. So aquelas que no pressupe a prvia prtica de um acto administrativo e integram: Direito de Petio: Consiste no facto dos particulares poderem desabafar perante rgos administrativos, para protestar (art 52 CRP). O regime idntico ao das garantias polticas, apenas muda o rgo ao qual dirigida. Direito de representao: Consiste na faculdade de alertar um rgo da Administrao pelas consequncias que possam advir das suas decises. Direito de denncia: Consiste na faculdade de chamar a ateno de um rgo da Administrao para um facto ou situao que este tenha o dever de averiguar. Consiste na faculdade de contestar decises que um rgo da Administrao projecta tomar. Garantias administrativas impugnatrias: Traduz-se em combater, enfrentar atacar um acto administrativo tendo em vista obter uma determinada finalidade (art 158 a 177 CPA). So dirigidas Administrao (autor do acto, superior hierrquico do autor do acto, ao rgo da tutela do autor do acto e a quem tem competncia para revogar nos termos do art 142). As garantias administrativas impugnatrias podem ser de 2 tipos: Reclamao um direito exercitado junto do autor do seu acto com fundamento na ilegalidade ou a inconvenincia do acto (art 159) e apresenta sempre um carcter facultativo (art161, n1).
20

Garantias administrativas petitrias

Direito de oposio administrativa:

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Tem legitimidade para reclamar todos os titulares de direitos subjectivos ou interesses legalmente protegidos que se consideram lesados (art 160). Pode-se reclamar de qualquer acto administrativo salvo disposio em contrrio (art 161) no prazo de 15 dias de acordo com o art 162. Os actos praticados, que no caibam impugnao judicial, tm efeitos suspensivos (art 163 n 1). Os actos praticados, que caibam impugnao judicial, no tm efeitos suspensivos (art 163 n 2). O rgo competente da deciso da reclamao tem o prazo de 30 dias para decidir (art 165) Recurso A ideia do recurso implica pedir ajuda a outrem, a outra entidade que no aquela que praticou o acto. Recorre-se para algum de um acto que definiu uma situao jurdica. H 3 tipos de recurso:
Recurso hierrquico (art 166)

um meio de impugnao, um pedido de reapreciao de um acto administrativo junto do superior hierrquico do rgo que praticou o acto. Superior esse que tem poderes de direco e superviso (modificar, suspender, revogar) sobre o autor do acto. O recurso hierrquico pode fundar-se na ilegalidade ou no demrito do comportamento administrativo. O recurso hierrquico pode ser necessrio se o acto recorrido no poder ser impugnado contenciosamente ou pode ser facultativo se o facto de no recorrer hierarquicamente no impede que no se possa impugnar contenciosamente (art 167 n 1). At 31/12/2003 a lei previa que s se poderia recorrer para os tribunais dos actos definitivos e executrios. Um acto era definitivo se o fosse triplicamente definitivo, ou seja, tinha que ser materialmente definitivo (definir uma relao jurdica), horizontalmente definitivo (se constituiu o fim do procedimento) e verticalmente definitivo (se foi praticado por um rgo a quem a lei reconheceu essa qualidade). Hoje passou a falar-se em actos lesivos, sendo que, todos os actos lesivos so susceptveis de impugnar. A regra que o recurso facultativo porque todos os actos administrativos so susceptveis de lesar os direitos e interesses, mas poder ser necessrio se a lei o exigir. O recurso hierrquico dirigido ao mais elevado superior hierrquico do autor do acto recorrido (art 169 n2) no prazo de 30 dias se se tratar de um recurso hierrquico necessrio e a um prazo idntico ao do recurso contencioso se se tratar de recurso facultativo. Se o recurso for necessrio o acto recorrido suspende os seus efeitos, se o recurso for facultativo no suspende os efeitos do acto recorrido. (art 170). Interposto o recurso as pessoas interessadas e tambm o rgo requerido so notificados para se pronunciarem no prazo de 15 dias (art 171).
21

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

H casos em que o recurso deve ser rejeitado (art 173 e art 83 CPA). A deciso do recurso dever ser proferida no prazo de 30 dias (art 175) ou de 90 no termos do n2 do mesmo artigo, e o rgo competente para conhecer o recurso poder confirmar ou revogar, modificar, substituir o acto recorrido bem como anular o procedimento administrativo (art 174).
Recurso hierrquico imprprio (art 176)

um pedido de reapreciao de um acto administrativo dirigido a um rgo da mesma entidade pblica a que pertence o autor do acto recorrido e que exerce sobre este um poder de superviso sobre outro rgo da mesma pessoa colectiva (art 176). Diz-se recurso hierrquico imprprio porque no h propriamente uma hierarquia mas h um poder de superviso. Ex: O Ministro no superior hierrquico do Secretrio de Estado mas delegante com poder para revogar a delegao bem como os actos praticados pelos delegados (art 142). H tambm recurso hierrquico imprprio por determinao da lei. Ex: A lei prev que dos actos do vereador cabem recurso hierrquico imprprio por determinao da lei para a Cmara na medida em que a lei permite que a lei possa revogar os actos dos seus membros apesar de no haver hierarquia. Ao recurso hierrquico imprprio aplica-se o regime do recurso hierrquico com as necessrias adaptaes (art 176 n 3).
Recurso tutelar (art 177)

um pedido de reapreciao de um acto administrativo praticado por um rgo de uma entidade pblica dirigido a outro rgo de outra entidade pblica numa relao intersubjectiva (tutela e superintendncia). O recurso tutelar tem o carcter facultativo salvo disposio em contrrio (art 177 n 2). O recurso tutelar est intimamente ligado com a tutela administrativa. Ao recurso tutelar aplica-se o regime do recurso hierrquico com as necessrias adaptaes (art 177 n 5). Provedor de justia: Os cidados para defesa dos seus direitos e interesses podem dirigir queixas ao Provedor de Justia. O Provedor de Justia um rgo independente da Administrao pblica eleito pela AR (art 23 CRP). uma garantia muito prxima do direito de petio. Recebe as queixas que os cidados tm relativamente s aces e omisses do poder pblico. Tambm ao nvel da Unio Europeia existe um rgo onde se podem apresentar queixas (Provedor de Justia Europeu). Podem recorrer ao Provedor de Justia todos os cidados por aces ou omisses do poder pblico. O provedor de Justia goza de independncia, inamovibilidade e legitimidade prpria (art 5 e seg. Lei 9/91). Para alm de apreciar as queixas e recomendar o Provedor de Justia tem outros poderes e competncias (art 20 e 21 Lei 9/91).
22

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

O Provedor de Justia no tem carcter decisrio, apenas pode recomendar aos rgos para a reparao dos danos. A recomendao para que um rgo do poder pblico aja em determinado sentido no vinculativa e apesar de envolver um parecer, porque este tem que dar uma opinio, esta mais do que um simples parecer pois engloba um conselho para a adopo de uma determinada conduta. Apesar de no serem vinculativas, as recomendaes do Provedor de Justia revestem um carcter persuasivo de acatamento, pelo que o rgo destinatrio deve, no mnimo, informar dos motivos do no acatamento, para alm de transferir responsabilidade para o destinatrio e agrava a sua culpa (art 38 lei 9/91). O Provedor de Justia tambm pode praticar actos de administrao, age como um rgo de Administrao, logo os seus actos podero ser impugnveis. O recurso para o Provedor de Justia cumulvel com quaisquer outras garantias. Garantias Jurisdicionais: Garantias efectivadas fora da Administrao em rgos independentes da Administrao e imparciais que so os tribunais. Nesta garantia os cidados tm que ser acompanhados de patrocnio judicirio, ou seja, de assistente. CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO: O contencioso administrativo pode ser entendido como um domnio particular da vida administrativa em que est em causa a resoluo de conflitos surgidos entre a Administrao e os particulares. H quem fale em contencioso como os meios processuais para defesa dos direitos e interesses dos particulares bem como para a defesa da legalidade (tribunais). Fala-se tambm em contencioso no domnio orgnico referindo-se aos rgos do contencioso administrativo (STA, TCA, TAC). mbito de jurisdio dos tribunais administrativos (art 4 ETAF): No est no mbito da jurisdio dos tribunais administrativos os actos praticados no exerccio da funo poltica e legislativa, violava o princpio da separao de poderes. Ex: Se A intentar um acto de natureza poltica junto dos tribunais administrativos o acto indeferido liminarmente, ou seja, o tribunal rejeita, no aprecia porque no est no seu mbito de aco. Mas, h outros motivos para o indeferimento liminar da aco (falta de legitimidade, fora de prazo, etc. Supondo que esto reunidos todos os pressupostos o tribunal manda seguir a aco e manda citar o ru. No final de aco o tribunal vai proferir uma deciso (julga procedente, julgar improcedente, concede provimento, no concede provimento).

Tribunal competente:
23

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Dentro da jurisdio administrao saber a competncia do STA, TCA Norte e Sul e do TAC (art 24, 37 e 44 ETAF). Os tribunais competentes em 1 linha so, em regra, os de crculo. Se for o tribunal competente o de crculo (TAC) entre eles qual o competente? - Regra geral, so intentados no tribunal da residncia habitual ou da sede do autor ou da maioria dos autores (art 16 CPTA e seguintes). Elementos dos processos: Sujeitos (os intervenientes nesse processo, os actores): Tribunais Administrativos: Quais podem ser, qual a jurisdio e qual a competncia e como ela se distribuir. Partes: AUTOR: quem intenta a aco, quem desencadeia o processo. Coloca-se aqui a questo da legitimidade que um pressuposto processual (art 9 e 10 CPTA) A legitimidade uma relao que existe entre uma determinada pessoa e uma determinada situao da vida. Configura uma situao de interesse pessoal, directo e legtimo. (legitimidade quanto ao autor art 9 CPTA, legitimidade quanto ao ru (art 10 CPTA) A lei exige que para intentar a aco haja legitimidade sob a pena de indeferimento liminar. Ex: Se quiser intentar uma aco contra a Cmara Municipal de Lisboa a aco dever ser intentada contra o Municpio de Lisboa porque o Municpio que a Pessoa colectiva, a Cmara um rgo. CONTRA-INTERESSADOS: pessoas para quem o resultado da aco tem interesse. MP: O MP pode ser chamado a intervir no processo. Objecto da aco: a relao material controvertida: Art 37 CPTA (objecto da aco administrativa comum); Art 46 CPTA (objecto da aco administrativa especial); Pedido e causa de pedir; O que se pode pedir num processo jurisdicional? De acordo com o art 4 Cdigo do Processo Civil h 2 tipos de aco: aco declarativa (ex: o tribunal declarou condenar o ru), e pode ser aco executiva (ex: penhora do vencimento) Dentro das aces declarativas podemos distinguir: - Aco declarativa de simples apreciao positiva ou negativa: as que pedem que o tribunal declare um direito ou um interesse legtimo e o tribunal limita-se a declarao (positiva ou negativa). O tribunal no vem criar nada de novo. - Aces declarativas de condenao: em que o tribunal condena a algum (por ex: a pagar);
24

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

- As aces declarativas constitutivas: aquelas que alteram uma situao jurdica (ex: sentena de divrcio). Dentro das aces executivas podemos ter: - Para pagamento de uma quantia; - Para a prestao de um facto; - Para a entrega de uma coisa. Pedidos: - Numa aco administrativa especial n 2 art 46 CPTA; - Numa aco comum n2 art 37 CPTA; - Pedido para por exemplo suspender cautelarmente a execuo de um acto; - Pedido para adoptar determinado comportamento. Causa de pedir (fundamento): - A causa de pedir na aco administrativa comum, em geral, a invalidade, seja derivada da ilicitude ou da ilegalidade; - A responsabilidade civil (indemnizar os danos provocados); - Violao de uma clusula contratual; - Todas as situaes da vida que geraram a situao que obriga algum a agirem (ex: que se formule um acto tcito); - Enriquecimento sem causa. Valor (art 31 a 33 CPTA: Serve para determinar a forma do processo (ordinria, sumria ou sumarssima), para ver se julgado por 1 ou por 3 juzes e apara saber se da deciso que proferida pelo tribunal cabe recurso. Os critrios na fixao do valor esto previstos nos artigos 32 e 33 do CPTA. PRINCPIOS QUE CONTENCIOSO: NORTEIAM O PROCESSO ADMINISTRATIVO

Princpio da Economia Processual: um princpio geral do Direito processual. So proibidos ou no aconselhveis os actos inteis. Princpio da tutela jurisdicional efectiva (art 2 CPTA e 268 CRP): Todos os cidados tm direito efectiva realizao da justia obtendo dos tribunais uma deciso em tempo til. O tribunal no pode deixar de fazer justia, tem de encontrar a providncia adequada para assegurar os direitos e interesses. Princpio da separao de poderes (art 3 CPTA) Princpio da cumulao de pedidos (art 4 CPTA): Num mesmo processo pode-se pedir a anulao do acto, a suspenso da eficcia, etc No mesmo meio possvel cumular vrios pedidos. Princpio da igualdade das partes (art 6 CPTA): As partes so iguais nos tribunais administrativos. Princpio da promoo do acesso justia (art 7 CPTA):
25

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Princpio da cooperao e da boa f processual (art 8 CPTA): Todas as partes incluindo a Administrao devem actuar de forma cooperante e de boa f sob pena de serem condenados de litigncia de m f. MEIOS PROCESSUAIS TRIBUNAIS: QUE AS PARTES PODEM EXERCITAR NOS

Aco Administrativa Comum (arts 37 a 45 CPTA): o meio processual que se efectiva nos tribunais administrativos e em primeira linha no TAC, adequado para formular pedidos relativos a contratos, aces de responsabilidade (art 37 n2 CPTA). Ao intentar a aco tem de se verificar todos os pressupostos processuais sob pena de indeferimento liminar: Saber qual o tribunal competente (art 16 CPTA com remisso para o DL 325/2003); Ver se o autor e o ru tm legitimidade (art 9 e 10 CPTA regime geral, arts 39 e 40 CPTA especificidades); Tempestividade (art41) A aco administrativa comum segue nos termos do processo civil nas formas ordinria, sumria ou sumarssima (art 42 CPTA) Aco Administrativa Especial (arts 46 a 96 CPTA): o meio adequado para se defenderem de actuaes unilaterais da Administrao no exerccio de poderes de autoridade (actos administrativos e regulamentos). instaurada para impugnar actos administrativos (art 50 e ss), condenar prtica de acto devido (art 66 e ss) ou para impugnao de normas e declarao de ilegalidade por omisso (art 72 e ss). No que respeita impugnao de actos administrativos necessrio cumprir os pressupostos, ou seja, saber que actos podem ser impugnados (art 51 CPTA), quem os pode impugnar (art 55 CPTA) e em que prazos (art 58 CPTA). No que respeita condenao prtica de acto devido necessrio cumprir os pressupostos do art 67 CPTA, bem como o que respeita legitimidade (art 68 CPTA) e os respectivos prazos para efectuar estes pedido (art 69 CPTA). No que respeita impugnao de normas e declarao de ilegalidade h tambm que respeitar os pressupostos do art 73 CPTA, podendo ser pedido a todo o tempo. No que respeita aos processos em aco administrativa especial, esta segue marcha prevista nos arts 78 e seguintes do CPTA. Processos Urgentes (arts 97 a 111 CPTA): Meios processuais que se caracterizam pela urgncia na tomada de deciso. As impugnaes urgentes podem incidir sobre o contencioso eleitoral (art 97 e ss), contencioso pr-contratual (art 100 e ss), intimao para a prestao de informaes, consulta de processos ou passagens certides (art 104 e ss) e intimao para proteco de direitos liberdades e garantias (art 109 e ss CPTA). Processos ou providncias Cautelares (arts 112 a 134 CPTA):
26

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

As providncias cautelares so medidas que visam antecipar ou conservar uma determinada situao. Para haver uma providncia cautelar necessrio que se verifique a situao de perigo na demora do processo principal, aparncia de um bom direito e um processo sumrio. Est sempre ligada a uma causa principal (art 113 e 114). As providncias cautelares so, entre outras, as previstas no n 2 art 112 CPTA. Se um acto for indevidamente executado por se tratar de um acto nulo, pode ser requerido a suspenso da sua eficcia atravs de uma providncia cautelar prevista no art 128 CPTA. EXECUO DAS DECISES DOS TRIBUNAIS ADMINISTRATIVOS (art 157 e ss) Todas as decises dos tribunais administrativos devem ser executadas, sendo obrigatrias para todas as entidades pblicas e privadas e prevalecem sobre quaisquer autoridades administrativas (art 158). A execuo das sentenas tem por fim a execuo para prestao de factos ou de coisas (art 162 e ss), execuo para pagamento de quantia certa (art 170 e ss), execuo de sentenas de anulao de actos administrativos (art 173 e ss)

27

Vous aimerez peut-être aussi