Vous êtes sur la page 1sur 53

DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO II

Prof. Enoque Ribeiro dos Santos Sala Alexandre Corra Prova XI/XI/20XI: testes, sem consulta, mais uma questo dissertativa. 2011-08-05 A noo de empregado est definida no artigo 3 da CLT, isto , toda pessoa fsica que prestar servios de natureza no eventual a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio. Para a configurao da relao de emprego, portanto, devem estar presentes os requisitos da pessoalidade, subordinao, no-eventualidade e onerosidade. A todo empregado, no mbito rural ou urbano, so assegurados os direitos previstos no artigo 7 da Constituio Federal. Esse parmetro mnimo estabelecido pela Constituio pode ser melhorado, por conta do Princpio da norma mais favorvel, que embasa o Direito do Trabalho. Essa melhora das condies do trabalhador pode advir de normas coletivas, do prprio contrato de trabalho ou, ainda, depender de Lei, como o caso do aviso prvio. (Vale a pena destacar que o Projeto de Lei que viabiliza o aviso-prvio proporcional acabou de ser aprovado pela Cmara, aps 10 anos da aprovao do Senado, para estabelecer que: para cada ano trabalhado, o aviso prvio de 30 dias ser acrescido de 3 dias, no limite de 20 anos, isto , o aviso prvio para os trabalhadores com 20 ou mais anos na empresa, ser de 90 dias). A definio de empregador est contida no artigo 2 da CLT e corresponde empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servio. Esses requisitos so cumulativos, de maneira que se ausente um deles, no haver relao de emprego, como ocorre no caso de servio voluntrio, regulado pela Lei n. 9.608. importante ressaltar, contudo, que em muitos casos no h formal relao de emprego, mas os requisitos presentes acarretam o vnculo empregatcio, por conta do Princpio da primazia da realidade.

O direito do trabalho regulamentado, no Brasil, por todas as esferas de poder: Executivo, Legislativo, Judicirio e tambm pelo Ministrio Pblico do Trabalho. No mbito do Poder Executivo, temos os Ministrios do Trabalho e Emprego e o da Previdncia Social. Esses rgos editam normas regulamentadoras (as NRs), as quais dispem, entre outros assuntos, sobre medicina e segurana do trabalho. Na seara judiciria, temos a composio hierrquica formada pelas Varas do Trabalho, Tribunais Regionais e pelo Tribunal Superior do Trabalho. Tambm o Ministrio Pblico do Trabalho possui grande atuao, fundamentada nos artigos 127 e ss. Da CF e tambm na Lcp. 75/93, principalmente no tocante defesa dos interesses difusos, coletivos e individuais homogneos dos trabalhadores, que so indisponveis e irrenunciveis. No mbito coletivo, o artigo 8 da CF assegura o direito livre associao profissional ou sindical, que, como sabemos, no Brasil no to livre assim. Os Sindicatos representam categorias profissionais, de empregadores e tambm as denominadas categorias diferenciadas, como o caso das secretrias. A atuao dos Sindicatos se d, primordialmente, por meio das negociaes coletivas, que devem ser reconhecidas, nos termos dos artigos 7, XXVI e 114 2 da CF. A partir das negociaes coletivas, surgem documentos de fundamental importncia para o Direito do Trabalho, as convenes e acordos coletivos de trabalho. As primeiras so firmadas entre os sindicatos patronais e profissionais e valem para toda a categoria. Os segundos so acordados entre os sindicatos profissionais e a empresa, sendo restrito a ela. O teor desses documentos composto de clusulas normativas e obrigacionais. As clusulas normativas dispem sobre condies do contrato de trabalho, de uma maneira geral, sendo aplicada aos filiados ou no. As clusulas obrigacionais so compromissrias e obrigam somente os sindicatos. No cenrio internacional, o Direito do Trabalho se orienta por meio de Convenes. Recomendaes e Resolues da Organizao Internacional do Trabalho. Dentre elas destaca-se a Conveno 189, discutida em Genebra no ano passado. Brasil deve encaminhar ao Congresso Nacional para fins de ratificao dessa conveno. Se o Brasil o fizer, aos trabalhadores domsticos sero estendidos diversos outros direitos, tais como a uma jornada regular, de 08 (oito) horas dirias e 44 (quarenta e quatro) horas semanais, a fixao de um limite para pagamentos in natura,

descanso semanal de pelo menos 24 horas consecutivas, informaes claras sobre termos e condies do emprego, entre outros. Isso porque o artigo 7 da CF no tem aplicao integral categoria dos domsticos, cuja previso de direitos consta no pargrafo nico do aludido dispositivo legal, quais sejam salrio mnimo, irredutibilidade salarial, dcimo terceiro salrio, repouso semanal remunerado, frias, licena gestante, licena paternidade, aposentadoria e integrao previdncia social. Qual o salrio do domstico? uma classe inorganizada. o salrio estadual, porque todas as classes que no inorganizadas, que no tem proteo sindical, deve receber o piso estadual. Art. 22, I: compete privativamente Unio legislar sobre direito do trabalho, motivo pelo qual cabe a ela estabelecer o salrio mnimo. Acontece que existe uma autorizao estatal de que os Estados podem estabelecer pisos estaduais desde que sejam maiores que o nacional (Principio protetor o fundamento protetor do direito individual do trabalho). O Ministrio Pblico do Trabalho recomenda que todas as negociaes coletivas de qualquer categoria contemple como piso salarial o estadual. Contudo, na semana passada, o TST estabeleceu que o piso tem de ser no mnimo 730. Foi convencionado que determinada categoria, cujo salrio anteriormente convencionado era de 750, receberia 650 mais vale alimentao/transporte. O fundamento do TST para essa alterao foi que o art. 114, par. 2 da CF dispes que devem ser respeitadas as disposies mnimas legais de proteo ao trabalho, bem como as convencionadas anteriormente. Assim, desde que acordado em acordo ou conveno coletiva, o piso at pode ser menor que o piso estadual, mas no pode ser menor que o convencionado anteriormente. 2011-08-12 Remunerao
Art. 457 - Compreendem-se na remunerao do empregado, para todos os efeitos legais, alm do salrio devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestao do servio, as gorjetas que receber.

1 - Integram o salrio no s a importncia fixa estipulada, como tambm as comisses, percentagens, gratificaes ajustadas, dirias para viagens e abonos pagos pelo empregador. 2 - No se incluem nos salrios as ajudas de custo, assim como as dirias para viagem que no excedam de 50% (cinqenta por cento) do salrio percebido pelo empregado. 3 - Considera-se gorjeta no s a importncia espontaneamente dada pelo cliente ao empregado, como tambm aquela que for cobrada pela empresa ao cliente, como adicional nas contas, a qualquer ttulo, e destinada a distribuio aos empregados.

Remunerao: salrio + gorjeta O salrio pago pelo empregado e as gorjetas so pagas pelos terceiros. As gorjetas podem ser obrigatrias ou voluntrias. Ex.: couvert artstico exemplo de gorjeta obrigatria. A gorjeta voluntariamente dada pelo tomador de servios passa a fazer parte do salrio, devendo ser dividida entre os demais funcionrios do estabelecimento e no podendo, sob qualquer hiptese, ficar com o empregador. A Conveno coletiva mostra claramente a preocupao de que no seria justo apenas os garons ficarem com as gorjetas. H muitos trabalhadores que recebem s a gorjeta, to generosa que . Smula 354, TST: gorjeta integra o salrio, com exceo aviso prvio, adicional noturno (22h em diante), horas extras e repouso semanal remunerado Entra, portanto, para o 13 salrio, fundo de garantia, frias, aposentadoria.
SUM-354 GORJETAS. NATUREZA JURDICA. REPERCUSSES (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 As gorjetas, cobradas pelo empregador na nota de servio ou oferecidas espontaneamente pelos clientes, integram a remunerao do empregado, no servindo de base de clculo para as parcelas de aviso-prvio, adicional noturno, horas extras e repouso semanal remunerado.

Remunerao o pacote de benefcios. O salrio um componente apenas. Os demais esto na categoria. Fringe benefits: benefcios marginais, que so as atribuies dos altos empregados; celular, carto de crdito corporativo, stock options, participao nos lucros, carro. Desembargadores recebem um upgrade nos vencimentos (5%) e um carro e motorista.

Como esses trabalhadores no tm gorjetas tm complementos e suplementos (pagos por terceiros)


1. Complementos: pegos pelo empregador; so os adicionais:

(a) horas extras; (b) adicional noturno: (i) 20% para trabalhador urbano, das 22h s 5h, a hora do trabalho passa a ser 52min30s; trabalha sete horas como se fossem oito; (ii) trabalhador rural: na agricultura (adicional de 25%; 21h s 5h; a hora no muda; trabalhadores da pecuria: 20h s 4h, a hora tambm no muda e o adicional de 25%); (c) adicional de insalubridade: visa a proteger a sade do trabalhador; varia entre 10, 20 e 40%, graus mnimo, mdio e mximo; 34 NRs: normas regulamentadoras: auditores fiscais do trabalho que fiscalizam os ambientes de trabalho. Esse enquadramento feito pelo Ministrio do Trabalho e Emprego; trabalhadores que trabalham em cu aberto: no recebem insalubridade; empregador tem que dar protetor solar, luvas, bons, equipamentos de proteo individual; limpeza de residncias, trabalho com lixo, tambm no esto enquadrados no adicional de insalubridade. (d) Adicional de periculosidade: perigo vida da pessoa; trabalho com combustveis, explosivos, reabastecimentos de aeronaves, fios de telefone, rede eltrica; 30% sobre o salrio bsico (estudaremos mais frente as controvrsias sobre o tema); Tendo natureza salarial, tem reflexos, completando a remunerao do trabalhador (13, aposentadoria, frias mais 1/3).
2. Suplementos: pagos por terceiros; ex.: Gueltas: pagas por um fornecedor de

produtos; Brastemp acerta com os trabalhadores das Casas Bahia, que, a cada produto que ele vender, ganhar 5% do valor do produto; as gueltas integram tambm a remunerao do trabalhador. No existe nenhuma OJ nem smula que estabeleam certamente qual a natureza das gueltas, se salarial ou indenizatria. Para o professor, tem muito mais natureza salarial, porque muito parecida com a gorjeta; a indenizatria a remunerao por algo com que o empregado j gastou; por outro lado, seria isso tambm justo para o empregador, que ter que pagar as demais verbas em cima dessa remunerao a mais. Ex.: participao de lucros nos resultados (Lei 10101/00), foi excluda sua natureza salarial at para que pudesse ser incentivado o ser oferecimento pelo empregador.

Verbas de natureza salarial: art. 28, Lei 8.212 Salrio de contribuio: totalidade dos vencimentos pagos auferidos. Natureza salarial: pagamentos do INSS e IR. Empregador domstico: 12%. Empregador da economia privada: 20%.. INSS: empregado tambm contribui (8 a 11%). Caso se receba subsdios. Verbas de natureza indenizatria: no tem natureza salarial; a rigor, visa a devolver para o trabalhador o que ele tenha gasto e precisa para se manter. Ex.: dirias de hotel, alimentao (ex.: juzes que vo para o interior mudando de vara em vara). Tipos de salrios
1. Salrio mnimo: pode ser nacional ou estadual. Atribudo pelo pela Unio ou

pelos estados (categorias inorganizadas). Todo ano estabelecido o salrio mnimo. (Cabe aqui mais um esclarecimento acerca da CONSTITUCIONALIDADE do piso salarial estadual, na medida em que autorizado pela Lei Complementar n. 103. A Lei Complementar n 103 insere-se perfeitamente na previso do art. 22, pargrafo nico, da Constituio. De acordo com a previso constitucional, a lei complementar simplesmente autoriza os Estados a legislar sobre questo especfica de direito do trabalho, qual seja o piso salarial de que trata o inciso V do art. 7 da CF) 2. Salrio profissional: salrios de algumas profisses; engenheiros, mdicos (no pode ser menor do que cinco salrios mnimos), radiologistas (no pode ser menor do que 2 salrios mnimos; tem sumula do TST). 3. Salrio normativo: salrios estabelecidos por uma sentena normativa exarada pelo Tribunal em dissdios coletivos.

2011-08-19 Negociao Coletiva


1. Negociao Coletiva bem sucedida resulta em Acordo ou Conveno Coletiva

(art. 611 CLT)

(a) Acordo Coletivo: sindicato da categoria profissional e empresa; mais restrito em seus objetos. (b) Conveno Coletiva: envolve um ou mais sindicatos profissionais e patronais. Tanto o Acordo quanto a Conveno Coletiva tm validade mnima de 1 ano e mxima de 2 anos.
2. Negociao Coletiva mal sucedida resulta em arbitragem, greve, dissdio

coletivo. (a) Arbitragem: Lei 9607/1996 - instrumento de pacificao dos conflitos - d ensejo sentena arbitral, responsvel por dar fim ao conflito. - exige comum acordo, expresso atravs de clusula compromissria. (b) Greve - Direito humano fundamental - artigo 9 e artigo 37, VII da CF.
Art. 9 assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exerc-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. 1 - A lei definir os servios ou atividades essenciais e dispor sobre o atendimento das necessidades inadiveis da comunidade. 2 - Os abusos cometidos sujeitam os responsveis s penas da lei. Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) (...) VI - garantido ao servidor pblico civil o direito livre associao sindical;

- art. 200 do Cdigo Penal.


Paralisao de trabalho, seguida de violncia ou perturbao da ordem Art. 200 - Participar de suspenso ou abandono coletivo de trabalho, praticando violncia contra pessoa ou contra coisa: Pena - deteno, de um ms a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia. Pargrafo nico - Para que se considere coletivo o abandono de trabalho indispensvel o concurso de, pelo menos, trs empregados.

(c) Dissdio Coletivo - Competncia originria do TRT ou, dependendo da extenso, do TST. - ajuizado em situao em que a Negociao Coletiva no prosperou (Dissdio Coletivo de Natureza Econmica). - Em caso de greve de atividades essenciais, o MPT ajuza Dissdio Coletivo de Greve. - Poder Normativo: encontrado no artigo 114, 2 da CF.
Art. 114. Compete Justia do Trabalho processar e julgar: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) 2 Recusando-se qualquer das partes negociao coletiva ou arbitragem, facultado s mesmas, de comum acordo, ajuizar dissdio coletivo de natureza econmica, podendo a Justia do Trabalho decidir o conflito, respeitadas as disposies mnimas legais de proteo de 2004) ao trabalho, bem como as convencionadas anteriormente. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45,

por conta do poder normativo dos Tribunais trabalhistas que a competncia originria dos Dissdios Coletivos dos Tribunais e no da Vara do trabalho: investido dele o Tribunal tem o poder de criar norma que vigorar para aquela categoria. O Dissdio Coletivo uma atividade normativa, porque a sentena normativa tem poder de lei, tendo efeitos erga omnes categoria. No possui carter jurisdicional, pois o desembargador proferir sentena de acordo com os critrios de convenincia e oportunidade. Remunerao = salrio + grojetas - artigos 458, 459 e 468 CLT.
Art. 458 - Alm do pagamento em dinheiro, compreende-se no salrio, para todos os efeitos legais, a alimentao, habitao, vesturio ou outras prestaes "in natura" que a empresa, por fra do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum ser permitido o pagamento com bebidas alcolicas ou drogas nocivas. (Redao dada pelo Decreto-lei n 229, de 28.2.1967) 1 Os valres atribudos s prestaes "in natura" devero ser justos e razoveis, no podendo exceder, em cada caso, os dos percentuais das parcelas componentes do salrio-mnimo (arts. 81 e 82). (Includo pelo Decreto-lei n 229, de 28.2.1967)

2 Para os efeitos previstos neste artigo, no sero consideradas como salrio as seguintes utilidades concedidas pelo empregador: (Redao dada pela Lei n 10.243, de 19.6.2001) I vesturios, equipamentos e outros acessrios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestao do servio; (Includo pela Lei n 10.243, de 19.6.2001) II educao, em estabelecimento de ensino prprio ou de terceiros, compreendendo os valores relativos a matrcula, mensalidade, anuidade, livros e material didtico; (Includo pela Lei n 10.243, de 19.6.2001) III transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno, em percurso servido ou no por transporte pblico; (Includo pela Lei n 10.243, de 19.6.2001) IV assistncia mdica, hospitalar e odontolgica, prestada diretamente ou mediante seguro-sade; (Includo pela Lei n 10.243, de 19.6.2001) V seguros de vida e de acidentes pessoais; (Includo pela Lei n 10.243, de 19.6.2001) VI previdncia privada; (Includo pela Lei n 10.243, de 19.6.2001) VII (VETADO) (Includo pela Lei n 10.243, de 19.6.2001) 3 - A habitao e a alimentao fornecidas como salrio-utilidade devero atender aos fins a que se destinam e no podero exceder, respectivamente, a 25% (vinte e cinco por cento) e 20% (vinte por cento) do salrio-contratual. (Includo pela Lei n 8.860, de 24.3.1994) 4 - Tratando-se de habitao coletiva, o valor do salrio-utilidade a ela correspondente ser obtido mediante a diviso do justo valor da habitao pelo nmero de co-habitantes, vedada, em qualquer hiptese, a utilizao da mesma unidade residencial por mais de uma famlia. (Includo pela Lei n 8.860, de 24.3.1994) Art. 459 - O pagamento do salrio, qualquer que seja a modalidade do trabalho, no deve ser estipulado por perodo superior a 1 (um) ms, salvo no que concerne a comisses, percentagens e gratificaes. 1 Quando o pagamento houver sido estipulado por ms, dever ser efetuado, o mais tardar, at o quinto dia til do ms subsequente ao vencido. (Redao dada pela Lei n 7.855, de 24.10.1989) Art. 468 - Nos contratos individuais de trabalho s lcita a alterao das respectivas condies por mtuo consentimento, e ainda assim desde que no resultem, direta ou indiretamente, prejuzos ao empregado, sob pena de nulidade da clusula infringente desta garantia.

Pargrafo nico - No se considera alterao unilateral a determinao do empregador para que o respectivo empregado reverta ao cargo efetivo, anteriormente ocupado, deixando o exerccio de funo de confiana.

- Verbas podem ter natureza: (a) salarial = tem reflexos (b) indenizatria = sem reflexos (no paga INSS nem IR, por exemplo) - artigo 458: Salrio Normativo (a) Dinheiro (b) Tambm tem carter salarial prestaes in natura, desde que habituais e PELO trabalho. Ex: alimentao, habitao, vesturio. (c) artigo 458, 2: dispe sobre as verbas que no sero consideradas salrio (apenas remunerao). Ex: ticket refeio at 20%. Segundo o professor, esse pargrafo veio com a inteno de deixar mais claro o caput do artigo. Tais verbas so remunerao (natureza indenizatria), mas no salrio. Ex: abono, dirias em hotis, ajudas de custo, finge-benefits (carro com motorista, celular, carto de crdito, MBA, etc.). Adicionais (CLT, art. 459) (a) Horas extras (b) Adicional de Insalubridade - Questo: Artigo 192 da CLT x Smula Vinculante n 4 STF
Art . 192 - O exerccio de trabalho em condies insalubres, acima dos limites de tolerncia estabelecidos pelo Ministrio do Trabalho, assegura a percepo de adicional respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento) do salrio-mnimo da regio, segundo se classifiquem nos graus mximo, mdio e mnimo. (Redao dada pela Lei n 6.514, de 22.12.1977).

O artigo 192 da CLT previa o clculo do adicional de insalubridade sobre o salrio mnimo. Porm, com a edio, em 2008, da Smula Vinculante n 4, ele passou a ser inconstitucional, pois segundo sua redao:

Smula Vinculante n. 4: Salvo nos casos previstos na Constituio, o salrio mnimo no pode ser usado como indexador de base de clculo de vantagem de servidor pblico ou de empregado, nem ser substitudo por deciso judicial.

Dessa forma, a Smula 228 do TST recebeu nova redao, conforme disposto:
SMULA 228: ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. BASE DE CALCULO. A partir de 9 de maio de 2008, data da publicao da Smula Vinculante n 4 do Supremo Tribunal Federal, o adicional de insalubridade ser calculado sobre o salrio bsico, salvo critrio mais vantajoso fixado em instrumento coletivo.

Entretanto, em deciso de ADI, o STF declarou que o artigo 192 da CLT inconstitucional sem efeitos, ou seja, apesar da Smula Vinculante n. 4, a base de clculo do Adicional de Insalubridade continua sendo o salrio mnimo. Obs: Orientaes Jurisprudenciais vs. Smulas Vinculantes: - OJ feita pela Turma do TST de acordo com seus julgados. - Smula: uniformizao da jurisprudncia (das OJs) pelo Tribunal Pleno (CPC, art. 465). - Smula Vinculante: LEI! (artigo 103, a, CF). Assim, obriga que todos os juzes a sigam, com base no artigo 5, 2 CF (princpio da legalidade), diferentemente do que ocorre com OJs e Smulas, que no vinculam a deciso do juiz.
Art. 103-A. O Supremo Tribunal Federal poder, de ofcio ou por provocao, mediante deciso de dois teros dos seus membros, aps reiteradas decises sobre matria constitucional, aprovar smula que, a partir de sua publicao na imprensa oficial, ter efeito vinculante em relao aos demais rgos do Poder Judicirio e administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder sua reviso ou cancelamento, na forma estabelecida em lei. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) (Vide Lei n 11.417, de 2006). 1 A smula ter por objetivo a validade, a interpretao e a eficcia de normas determinadas, acerca das quais haja controvrsia atual entre rgos judicirios ou entre esses e a administrao pblica que acarrete grave insegurana jurdica e relevante multiplicao de processos sobre questo idntica. 2 Sem prejuzo do que vier a ser estabelecido em lei, a aprovao, reviso ou cancelamento de smula poder ser provocada por aqueles que podem propor a ao direta de inconstitucionalidade. 3 Do ato administrativo ou deciso judicial que contrariar a smula aplicvel ou que indevidamente a aplicar, caber reclamao ao Supremo Tribunal Federal

que, julgando-a procedente, anular o ato administrativo ou cassar a deciso judicial reclamada, e determinar que outra seja proferida com ou sem a aplicao da smula, conforme o caso. Art. 5, 2 - Os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte.

2011-08-26 Aula passada: Adicionais Artigo 459 da CLT Adicional de insalubridade Artigo 192 da CLT: 10, 20 ou 40% sobre o salrio mnimo ADI em funo da qual o STF entendeu que esse adicional deveria ser sobre o salrio mnimo e no sobre o salrio base. Essa deciso poderia ser estabelecida apenas por lei ou por norma coletiva. Assim, o STF declarou o artigo 192 inconstitucional sem efeitos (por conta da Smula Vinculante n. 4), mantendo como base de clculo do adicional de insalubridade o salrio mnimo. Portanto: base para o clculo do adicional de insalubridade: salrio mnimo Utiliza-se o quadro de atividades do Ministrio do Trabalho e Emprego, sendo essas atividades previstas em graus mnimo, mdio e mximo. O que no est no quadro, a no ser que esteja previsto em norma coletiva, no receber o adicional. Ex.: limpeza dos toaletes No est no quadro, mas normalmente coberto por norma coletiva. EPI: Equipamentos de Proteo Individual so de uso obrigatrio Empregador obrigado a fornecer sem cobrar adicionais. So atividades insalubres tudo aquilo que afeta a sade do trabalhador. O meio ambiente laboral pertence ao meio ambiente de forma genrica. Meio ambiente do trabalho faz parte do meio ambiente artificial, direito fundamental de terceira dimenso (pertencente aos direitos difusos: envolve todos os trabalhadores presentes ou futuros). Todos esses direitos difusos ou coletivos relativos ao meio ambiente laboral so objeto de proteo do MP do Trabalho por meio das diligncias.

Professor procurador do trabalho. Conveno 183 e Recomendao 198 da OIT Trabalhar com carvo uma das piores formas de trabalho que existem. Primeira providencia ao se deparar com um estabelecimento totalmente irregular (caso do professor que foi ver um local perto de Foz do Iguau que havia recebido uma denuncia annima; no local os trabalhadores trabalhavam em condio anloga de escravo; com menores na regio): interditar o estabelecimento. Depois, chama-se o conselho tutelar, que levar os menores para as casas lares; autoridades consulares so chamadas em caso de trabalhadores imigrantes (legais ou ilegais); deixada a notificao; trabalhadores maiores ficariam at o dia seguinte no MPT para receber as indenizaes; MPT faz uma audincia. Pode ser estabelecido dano moral coletivo. Empregador comparece ao MPT, onde poder ser firmado TAC (termo de ajustamento de conduta) com relao parte trabalhista. Esse empresrio poderia ter sido preso em flagrante. MPT encaminha para MPF e para o delegado de polcia para fazer o boletim de ocorrncia. Os estrangeiros ilegais seriam ento repatriados. Obs.: pode haver cumulao dos dois danos morais, individual e coletivo; no bis in idem, pois a natureza jurdica dos institutos diferente. O empregador no estar sendo punido duas vezes. Vale a pena fazer um parntesis para esclarecer a diferena entre o dano moral individual e o coletivo. O dano moral individual baseado na culpa do empregador e est na seara dos direitos individuais dos trabalhadores. O fundamento legal o artigo 5, V e X da CF, alm do 186 do CC. A responsabilidade do empregador subjetiva. O dano moral coletivo nasce da simples ocorrncia de um fato que viola norma de ordem pblica, ofendendo, assim, a sociedade. direito coletivo, isto , a indenizao vai para o Fundo e no para os trabalhadores. A reponsabilidade objetiva e seu fundamento est nos artigos 225 da CF e 927 do CC. Dano moral: o individual aquele dano no patrimnio moral do trabalhador, como imagem, reputao, vida privada, causas de constrangimento e humilhao ao trabalhador. Nesses casos, o trabalhador passa a ter direito de entrar na justia e buscar a reparao, funciona como um lenitivo para aquela dor, j que normalmente reparao pecuniria. A base de fundamentao o art. 186 do CC e art. 5o, incisos V e X, fundada na culpa do empregador, por sua negligncia e imprudncia. O dano moral

individual pertence ao direito individual do trabalho. Tem natureza subjetiva, j que preciso ver se o indivduo realmente sofreu aquilo. A responsabilidade subjetiva. Para o professor somente para os direitos individuais heterogneos. J o dano moral coletivo tem natureza objetiva, no precisa que a sociedade sofra, basta que ocorra um fato realizado pelo empregador que atinja norma de ordem pblica, e isso tem um reflexo no patrimnio moral da sociedade. Ex.: trabalho anlogo ao escravo. O dano moral coletivo analisado de modo objetivo ento sua responsabilidade objetiva, ento regido pelo artigo 927 do CC e art. 225 da CF. Art. 37, pargrafo 6 da CF: responsabilidade objetiva para o servidor pblico. Cabe dano moral coletivo para os direitos individuais homogneos? H quem defenda que no, mas o professor acha que sim. No caso do trabalho escravo, por exemplo, h cumulao de danos, alm das infraes trabalhista, previdenciria, civil, administrativa e penal. Penalmente, de competncia da Justia Federal. feita uma ata circunstanciada, com todos os nomes dos trabalhadores e com tudo o que aconteceu. No caso dos empregados estrangeiros nessa situao, eles sero repatriados. O trabalhador fronteirio ter isso anotado na sua CTPS e pode trabalhar nas cidades limtrofes, at uns 100km, cento e poucos km da fronteira. No pode trabalhar na 25 de maro, por exemplo. Delegacia da PF trabalhador deve apresentar contrato de trabalho, certido de antecedentes criminais de seu pas de origem e xx. S este ano o MPT j admitiu de outros pases mais de 30.000 trabalhadores qualificados, isso porque est faltando mo-de-obra aqui no Brasil. MTE tem um quadro de atividades insalubres, definidas em grau mnimo, mdio e mximo, mas nada obsta que a norma coletiva possa aumentar esse grau. A lei estabelece o mnimo. No esto no quadro: Limpeza nos toaletes, os empregos em residncias ou escritrios, trabalhadores em cu aberto. Esses empregados devem receber EPIs, que so obrigatrios e devem ser fornecidos gratuitamente pelo empregador. A exceo em caso do trabalhador, relapso, perder ou destruir o equipamento antes do tempo, mesmo tendo recebido 2

jogos de EPIs: nesse caso, o empregador pode cobrar do empregado os novos equipamentos. Meio ambiente laboral: pertence ao meio ambiente genrico. H o meio ambiente artificial (prdios, construes, edifcios, etc), o natural. O meio ambiente constitui um direito humano fundamental de terceira dimenso, pertence aos direitos difusos (envolve todos os trabalhadores presentes e futuros). um assunto da mais alta relevncia. Todos os direitos difusos e coletivos relacionados ao meio ambiente do trabalho constitui uma das matrias primas do MPT. No pode haver compartilhamento de residncia por vrias famlias, a CLT veda a habitao coletiva. Adicional de Periculosidade
Artigo 193 da CLT: So consideradas atividades ou operaes perigosas, na forma da regulamentao aprovada pelo Ministrio do Trabalho, aquelas que, por sua natureza ou mtodo de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamveis ou explosivos em condies de risco acentuado. 1 O trabalho em condies de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salrio sem os acrscimos resultantes de gratificaes, prmios ou participaes nos lucros da empresa. 2 O empregado poder optar pelo adicional de insalubridade que porventura lhe seja devido.

Trabalhador que trata permanente ou intermitentemente com situaes de perigo. Exemplo: material nuclear, abastecimento de aeronaves etc. Trabalhadores tem direito a adicional de 30% do salrio bsico (aquele previsto para a categoria). A norma coletiva, percebe-se, anda lado a lado com a remunerao. Muitas verbas trabalhistas de natureza salarial e indenizatria esto previstas em normas coletivas. Eletricitrios que trabalham em condio de risco recebem 30% sobre a remunerao (pacote de benefcios que o trabalhador recebe da empresa).

E o empregado que trabalha em ambiente insalubre e perigoso? H juzes que permitem a cumulao, mas o artigo 193, 2 dispe a possibilidade do trabalhador escolha qual dos dois adicionais ele quer receber:
Artigo 193, 2: O empregado poder optar pelo adicional de insalubridade que porventura lhe seja devido.

13 Salrio 13 salrio: nasceu dos costumes. chamado tambm de gratificao natalina. Era aquela gratificao concedida no final do ano de natureza voluntria. Hoje h uma lei que regula o 13. A primeira parcela pode ser paga at 30/11 ou pode ser adiantada metade nas frias. A at o dia 20 de dezembro ele recebe a outra parcela. Se houve algum aumento ele recebe o reajuste na segunda parcela. Atualmente no mais gratificao, tem natureza salarial, incide imposto de renda e possui reflexos. No pode ser pago em 12 parcelas, como alguns doutrinadores defendiam. O trabalhador que dispensado recebe proporcional. Faz parte da remunerao e contado para todos os efeitos legais, como aposentadoria. Participao nos lucros ou resultados (Lei 10101/2000) Ao invs de dar o seu lucro e distribuir, normalmente o empregador d um salrio a mais, um 14 salrio. Ento no acaba sendo verdadeiramente uma participao nos lucros ou resultados. Lei 10101/2000: estabelece que a negociao coletiva ir decidir como ser a diviso da participao nos lucros. Essa participao de natureza indenizatria, sendo que esses valores s podem ser pagos de 6 em 6 meses (evitando que se torne um parcela salarial, o que descaracterizaria seu carter de PLR). A empresa desconta isso de seu resultado operacional. Isso no acontece na prtica, mas para fomentar a distribuio desses valores. Podem ser estabelecidos critrios objetivos para a participao dos trabalhadores. Exemplo: trabalhadores com melhor desempenho.

Lei federal: permitido o trabalho aos domingos em comrcios varejistas em geral. Aos feriados: s ser permitido se houver conveno coletiva nesse sentido. Nota: conveno coletiva no pode se sobrepor lei federal. MP ento participa para a alterao de leis federais. A ideia da lei da PLR tima, mas no funciona na prtica. H um desvirtuamento do instituto, na verdade as empresas do um salrio a mais e pronto. A negociao coletiva vai definir o que essa participao nos lucros. Tem natureza indenizatria. A empresa desconta do seu resultado operacional, para fomentar o aumento desses valores. Critrios objetivos podem ser estabelecidos para a distribuio desses valores. Ajudas de custo / Dirias / Gratificaes Diria: valor que o trabalhador recebe para ser reembolsado dos valores que ele gasta com transporte, acomodao, comida, etc.. Essa diria no pode ser superior a 50% do salrio dele, seno ter natureza salarial. Isso para evitar fraudes, j que as dirias tm natureza indenizatria. As verbas de natureza salarial tm reflexos. Dirias (recebe por dia trabalhado) e ajudas de custo (para pagamento de transporte de moblia, transporte de carro, d ainda mais um valor): natureza indenizatria. O imposto de renda no incide. No setor pblico tambm h as dirias, os juzes, procuradores, deputados, todos recebem. s juiz do trabalho substituto, pois o titular fica na vara. No MPT, recebe-se um salrio a titulo de indenizao, que de ajuda de custo. Quem passa no MPT logo de cara recebe uma indenizao para compensar as remoes, mas s uma vez. Se solteiro recebe um salrio, se casado, dois salrios, se tem filho 3 salrios. Mas depois quando for removido no recebe mais nada. Toda rea de fronteira: servidor recebe 10% a mais durante cinco anos. Polcia recebe 25% (adicional de fronteira) e tem ainda prerrogativa de passar na frente dos outros nas progresses. Banco: toda vez que um executivo muda de local de trabalho ir receber dois salrios de ajuda de custa Facilitar mobilidade do trabalhador e compensar os gastos. A natureza indenizatria.

Diferena: Diria: trabalhador recebe por dia trabalhado. Ajuda de custo: para pagamento de transporte de moblia, transporte de carro; Estado para um valor fixo tudo da primeira vez. As gratificaes so verbas que o empregador contempla para o trabalhador. No pode ser seqencial ou habitual, pois, se no, ser considerada salrio. Regras de proteo do salrio. Comea com o art. 468 da CLT, com o princpio da inalterabilidade do contrato de trabalho, salvo por mtuo consentimento. Mas no pode tambm provocar prejuzo. Muitas vezes o trabalhador aceita condies desfavorveis para no ficar sem emprego. Intangibilidade: significa que o salrio intangvel, ou seja, no pode haver descontos, a no ser por culpa ou dolo do empregado, que proporcionem ou provoquem prejuzos ao empregador. Se for por dolo, o empregador simplesmente calcula o valor do prejuzo e desconta do salrio do empregado, sem precisar de autorizao por parte deste. Agora, sendo por culpa, h uma negociao entre trabalhador e empregador, no sentido do primeiro autorizar expressamente esse desconto. No mais, INSS, seguro, contribuio sindical obrigatria, convnio de assistncia odontolgica, podem ser descontados, desde que haja a concordncia expressa do empregado. Impenhorabilidade: salario impenhorvel, a no ser para pagamento de penso alimentcia. Muitos juzes esto promovendo a penhora de at 30% do salario de um empregado que empregador domstico para pagar o salario das empregadas domsticas. Dimenso de pesos, razoabilidade e proporcionalidade, mtodo criado por Alexy e Dworkin. 2011-09-02

Participao nos lucros ou resultados Participao nos lucros ou resultados: Lei 10.101/2000. No Brasil, 98% das empresas so sociedades limitadas, cuja caracterstica ter o risco dos scios como sendo apenas o capital integralizado por eles. Alm disso, ela no precisa publicar os seus resultados (balanos). Se ela no precisa publicar, isso abre um grande espao para fraudes. Quem publica so as SAs, as empresas pblicas, bancos, financeiras, SEMs. As empresas que oferecem maior nmero de empregos no tm a obrigao legal de apresentar seus balanos. O trabalhador no tem assento nas diretorias, nos conselhos, quando muito tem assento na CIPA (Comisso Interna de Preveno de Acidentes - nas empresas com mais de 20 empregados). Nos EUA e na Europa o empresrio obrigado a disponibilizar uma sala para que o sindicato tenha livre acesso empresa. Na Alemanha, por exemplo, os sindicatos participam da administrao, opinam em tudo aquilo que vai afetar a relao de trabalho. No Brasil, quando muito, o sindicato entra pra distribuir folhetos. A empresa refratria aos sindicatos. H, contudo, rarssimas excees, como em So Bernardo e em Santo Andr. Dessa forma, a participao nos lucros no evoluiu muito no Brasil. Livro publicado pelo Prof. Enoque: Fundamentos do direito coletivo do trabalho nos Estados Unidos da Amrica, na Unio Europia, no Mercosul e a experincia brasileira. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005. A empresa um locus de interessados, dentre os quais temos: Ela contribui, por exemplo, com:

Postos de trabalho; A funo social da contratao de empregados; Cumprimento das cotas de deficientes Caso empregue acima de 100 trabalhadores, 2% destes devem ser deficientes; acima de 500, 5%, e assim por diante;

Contratao de estagirios e aprendizes Empresa que fatura mais de R$ 200 mil por ms j tem a obrigao de contratar aprendizes, o que se aplica inclusive as empresas pblicas. (Artigo do Prof. Enoque: A

obrigatoriedade da contratao de aprendizes pelas administrao direta, indireta, autrquica e fundacional Mandar email para o professor para pegar o artigo: enoque-ribeiro@uol.com.br). Art. 227, CF + Estatuto da Criana e do Adolescente Um dos direitos do adolescente a profissionalizao.
Art. 227. dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloclos a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. (Redao dada Pela Emenda Constitucional n 65, de 2010)

H ainda uma Resoluo do CNJ que determina que todos os Ministrios Pblicos devem contratar aprendizes. Dentre os interessados temos:

Scios/acionistas; Fornecedores interesse em continuar fornecendo; Clientes interesse pelo produto da melhor qualidade ao menor preo possvel; Trabalhadores terceirizados; Exemplo de terceirizao permanente o servio de vigilncia , regulado pela

Lei n. 7.102/83. Neste campo, no d pra ter rotatividade: contratam-se os servios e no a pessoa, motivo pelo qual no se exige a troca peridica do funcionrio. Como sabemos, as atividades-meio e os servios especializados podem ser terceirizados. A Lei n. 6.019/74 dispe sobre o Trabalho Temporrio nas Empresas Urbanas e d outras providncias. Smula 331 do TST:
Contrato de Prestao de Servios - Legalidade I - A contratao de trabalhadores por empresa interposta ilegal, formando-se o vnculo diretamente com o tomador dos servios, salvo no caso de trabalho temporrio (Lei n 6.019, de 03.01.1974).

II - A contratao irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, no gera vnculo de emprego com os rgos da administrao pblica direta, indireta ou fundacional (art. 37, II, da CF/1988). (Reviso do Enunciado n 256 - TST) III - No forma vnculo de emprego com o tomador a contratao de servios de vigilncia (Lei n 7.102, de 20-06-1983), de conservao e limpeza, bem como a de servios especializados ligados atividade-meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinao direta. IV - O inadimplemento das obrigaes trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiria do tomador dos servios, quanto quelas obrigaes, inclusive quanto aos rgos da administrao direta, das autarquias, das fundaes pblicas, das empresas pblicas e das sociedades de economia mista, desde que hajam participado da relao processual e constem tambm do ttulo executivo judicial (art. 71 da Lei n 8.666, de 21.06.1993). (Alterado pela Res. 96/2000, DJ 18.09.2000)

Trabalhadores quarteirizados; Nesta hiptese, a empresa A terceiriza para a empresa B e esta, por sua vez,

contrata um terceiro. Trata-se da terceirizao da terceirizao. Servios especializados (ex.: suporte tcnico de informtica); Estado (em seus trs nveis: Municpio, Estado e Unio); Empregados e sindicatos (estes, ressalta o Prof., so remunerados, pois os

trabalhadores contribuem financeiramente). Essa empresa, com todos esses interessados, tem o core business, ou seja, sua atividade-fim em que trabalham os empregados (CTPS). nessa atividade que ela possui seus trabalhadores, que tm carteira assinada e todos os benefcios, como participao nos lucros, previdncia etc. Os trabalhadores do conhecimento formam o brain power (poder cerebral da empresa), que so aqueles que tm uma expertise dentro da empresa e que recebero a participao dos lucros quando houver lucro. As sociedades annimas so obrigadas a publicar balanos, que so auditados. As outras empresas no so obrigadas a publicar balano, ficando, pois, por conta da fiscalizao. Contudo, no h fiscais suficientes. Logicamente, se a empresa no tem lucro, ela no tem o que distribuir. Os empresrios, portanto, acabavam fraudando balanos para esconder esse lucro, motivo pelo qual a Lei 10.101/00 foi alterada para falar em resultados. Com essa alterao, os

sindicatos comearam a trabalhar mais fortemente no sentido de ver com as empresas quais eram os seus efetivamente seus resultados. Contudo, a configurao societria brasileira tem como grande maioria as limitadas, que no so auditadas. Nem os sindicatos conseguem fiscaliz-las. Para tanto, precisam do fumus boni iuris e do periculum in mora, ou seja, precisa de prova. Percebe-se, portanto, que a lei em pauta boa, mas no tem muita eficcia justamente pela prpria configurao societria brasileira.
Lei 10.101/00, Art. 1: Esta Lei regula a participao dos trabalhadores nos lucros ou resultados da empresa como instrumento de integrao entre o capital e o trabalho e como incentivo produtividade, nos termos do art. 7, inciso XI, da Constituio.

O art. 1 trata da integrao entre capital e trabalho, que devem, portanto, andar juntos.
Lei 10.101/00, Art. 2: A participao nos lucros ou resultados ser objeto de negociao entre a empresa e seus empregados, mediante um dos procedimentos a seguir descritos, escolhidos pelas partes de comum acordo: I - comisso escolhida pelas partes, integrada, tambm, por um representante indicado pelo sindicato da respectiva categoria; II - conveno ou acordo coletivo. 1o Dos instrumentos decorrentes da negociao devero constar regras claras e objetivas quanto fixao dos direitos substantivos da participao e das regras adjetivas, inclusive mecanismos de aferio das informaes pertinentes ao cumprimento do acordado, periodicidade da distribuio, perodo de vigncia e prazos para reviso do acordo, podendo ser considerados, entre outros, os seguintes critrios e condies: I - ndices de produtividade, qualidade ou lucratividade da empresa; II - programas de metas, resultados e prazos, pactuados previamente. 2o O instrumento de acordo celebrado ser arquivado na entidade sindical dos trabalhadores. 3o No se equipara a empresa, para os fins desta Lei: I - a pessoa fsica; II - a entidade sem fins lucrativos que, cumulativamente: a) no distribua resultados, a qualquer ttulo, ainda que indiretamente, a dirigentes, administradores ou empresas vinculadas; b) aplique integralmente os seus recursos em sua atividade institucional e no Pas; c) destine o seu patrimnio a entidade congnere ou ao poder pblico, em caso de encerramento de suas atividades;

d) mantenha escriturao contbil capaz de comprovar a observncia dos demais requisitos deste inciso, e das normas fiscais, comerciais e de direito econmico que lhe sejam aplicveis.

Segundo o art. 2, por sua vez, deve haver, quanto participao nos lucros, uma negociao coletiva. Quando se tratar de uma nica empresa, teremos um acordo coletivo. O mesmo ocorre com o banco de horas ou acordo para compensao de jornada, que tambm exigem negociao coletiva.
Lei 10.101/00, art. 3: A participao de que trata o art. 2o no substitui ou complementa a remunerao devida a qualquer empregado, nem constitui base de incidncia de qualquer encargo trabalhista, no se lhe aplicando o princpio da habitualidade. 1o Para efeito de apurao do lucro real, a pessoa jurdica poder deduzir como despesa operacional as participaes atribudas aos empregados nos lucros ou resultados, nos termos da presente Lei, dentro do prprio exerccio de sua constituio. 2o vedado o pagamento de qualquer antecipao ou distribuio de valores a ttulo de participao nos lucros ou resultados da empresa em periodicidade inferior a um semestre civil, ou mais de duas vezes no mesmo ano civil. 3o Todos os pagamentos efetuados em decorrncia de planos de participao nos lucros ou resultados, mantidos espontaneamente pela empresa, podero ser compensados com as obrigaes decorrentes de acordos ou convenes coletivas de trabalho atinentes participao nos lucros ou resultados. 4o A periodicidade semestral mnima referida no 2o poder ser alterada pelo Poder Executivo, at 31 de dezembro de 2000, em funo de eventuais impactos nas receitas tributrias. 5o As participaes de que trata este artigo sero tributadas na fonte, em separado dos demais rendimentos recebidos no ms, como antecipao do imposto de renda devido na declarao de rendimentos da pessoa fsica, competindo pessoa jurdica a responsabilidade pela reteno e pelo recolhimento do imposto.

Art. 3: No h encargos trabalhistas nem se aplica o princpio da habitualidade, s incidindo imposto de renda. Caso a empresa distribua seus lucros ou resultados, este lucro diminudo e, portanto, a empresa pagar menos imposto. Todos estes aspectos visam a incentivar as empresas a instituir a participao nos lucros e resultados.

2: A periodicidade dessa participao nos lucros ser fixada no acordo. No entanto, deve ser respeitada a periodicidade mnima (semestral), sob pena de aquelas verbas serem decretadas como salariais. A empresa faz um acordo coletivo e pode colocar uma clusula de que haver compensao. 3: tributao do IR na fonte.
Lei. 10.101, Art. 4: Caso a negociao visando participao nos lucros ou resultados da empresa resulte em impasse, as partes podero utilizar-se dos seguintes mecanismos de soluo do litgio: I - mediao; II - arbitragem de ofertas finais. 1o Considera-se arbitragem de ofertas finais aquela em que o rbitro deve restringir-se a optar pela proposta apresentada, em carter definitivo, por uma das partes. 2o O mediador ou o rbitro ser escolhido de comum acordo entre as partes. 3o Firmado o compromisso arbitral, no ser admitida a desistncia unilateral de qualquer das partes. 4o O laudo arbitral ter fora normativa, independentemente de homologao judicial.

Art. 4: Mtodos de soluo de litgios A lei prev a arbitragem (Lei de Arbitragem: Lei n. 9.307/96) e a mediao. Prof. Passa a retomar alguns conceitos: A sentena arbitral tem natureza de ttulo executivo judicial:
CPC, Art. 475-N: So ttulos executivos judiciais: (Includo pela Lei n 11.232, de

2005)
(...) IV a sentena arbitral; (Includo pela Lei n 11.232, de 2005) (...)

O rbitro juiz de fato e de direito.


Lei 9.307/96, Art. 18: O rbitro juiz de fato e de direito, e a sentena que proferir no fica sujeita a recurso ou a homologao pelo Poder Judicirio. Lei 9.307/96, Art. 31: A sentena arbitral produz, entre as partes e seus sucessores, os mesmos efeitos da sentena proferida pelos rgos do Poder Judicirio e, sendo condenatria, constitui ttulo executivo.

Na conveno coletiva, geralmente h uma clausula compromissria (instrumento acessrio que faz parte de um instrumento principal), que uma clusula obrigacional, pois as clusulas normativas so aquelas que se inserem nos contratos individuais do trabalho. Essa clusula obrigacional obriga apenas os sindicatos assinantes. Assim, estes se obrigam mutuamente a contratar um rbitro para que resolva alguma controvrsia, ainda que haja controvrsia sobre interpretao daquelas clusulas. Esse rbitro pode ser um contador, um advogado, um membro do MP etc.
Conveno arbitral: estipulaes da arbitragem escolha do direito, dos

prazos, da forma de escolha dos rbitros etc. Uma das vantagens da arbitragem a celeridade. As partes escolhem o direito que ser utilizado, podem exigir que a arbitragem seja feita apenas com base na equidade, por exemplo.
As partes s no precisam cumprir se houver coluso, dolo, fraude, um motivo

de justifique a desconstituio daquela sentena.


Lei 10.101, Art. 5: A participao de que trata o art. 1o desta Lei, relativamente aos trabalhadores em empresas estatais, observar diretrizes especficas fixadas pelo Poder Executivo. Pargrafo nico. Consideram-se empresas estatais as empresas pblicas, sociedades de economia mista, suas subsidirias e controladas e demais empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.

Art. 5: Sociedade de economia mista, desde que no receba custeio do governo, pode distribuir lucros, bem como o pode a Petrobras, por exemplo.
Lei 10.101, Art. 6: Fica autorizado o trabalho aos domingos nas atividades do comrcio em geral, observada a legislao municipal, nos termos do art. 30, inciso I, da Constituio. (Redao dada pela Lei n 11.603, de 2007) Art. 6-A. permitido o trabalho em feriados nas atividades do comrcio em geral, desde que autorizado em conveno coletiva de trabalho e observada a legislao municipal, nos termos do art. 30, inciso I, da Constituio. (Includo

pela Lei n 11.603, de 2007)


Art. 6-B. As infraes ao disposto nos arts. 6o e 6o-A desta Lei sero punidas com a multa prevista no art. 75 da Consolidao das Leis do Trabalho, aprovada

pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943. (Includo pela Lei n 11.603,

de 2007)
Pargrafo nico. O processo de fiscalizao, de autuao e de imposio de multas reger-se- pelo disposto no Ttulo VII da Consolidao das Leis do Trabalho. (Includo pela Lei n 11.603, de 2007)

Art. 6: Trabalho aos feriados somente com conveno coletiva! O trabalho aos domingos permitido. Equiparao salarial Conceito: equiparar tornar as coisas iguais. Significa que antes havia alguma diferena. Um trabalhador vinha desenvolvendo as mesmas funes que outro e recebendo menos, dentro de alguns parmetros que a lei estabelece. Princpio da isonomia do Ruy Barbosa: tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade. Assim, trabalho igual, remunerao igual, independentemente do sexo, da cor, da raa, da religio ou mesmo se for estrangeiro, nos termos do artigo 5 da CF.
CLT, art. 461 - Sendo idntica a funo, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponder igual salrio, sem distino de sexo, nacionalidade ou idade. (Redao dada pela Lei n 1.723, de 8.11.1952)

1 - Trabalho de igual valor, para os fins deste Captulo, ser o que for

feito com igual produtividade e com a mesma perfeio tcnica, entre pessoas cuja diferena de tempo de servio no for superior a 2 (dois) anos. (Redao

dada pela Lei n 1.723, de 8.11.1952)


2 - Os dispositivos deste artigo no prevalecero quando o empregador tiver pessoal organizado em quadro de carreira, hiptese em que as promoes devero obedecer aos critrios de antigidade e merecimento. (Redao dada

pela Lei n 1.723, de 8.11.1952)


3 - No caso do pargrafo anterior, as promoes devero ser feitas alternadamente por merecimento e por antingidade, dentro de cada categoria profissional. (Includo pela Lei n 1.723, de 8.11.1952) 4 - O trabalhador readaptado em nova funo por motivo de deficincia fsica ou mental atestada pelo rgo competente da Previdncia Social no

servir de paradigma para fins de equiparao salarial. (Includo pela Lei n

5.798, de 31.8.1972)

A funo deve ser idntica. Analisa-se o tempo na funo e no o tempo no emprego. Todo trabalho de igual valor difcil medir trabalho de igual valor do jornalista, por exemplo, ou dos trabalhadores do conhecimento. Agora o TST decidiu que d sim para medir os trabalhos intelectuais (atividades abstratas). Prestado ao mesmo empregador Pode haver vrios estabelecimentos. Contudo, nesse caso, os estabelecimentos devem estar na mesma localidade (regio metropolitana Smula n. 6, TST).
TST Enunciado n 6 - Quadro de Carreira - Homologao - Equiparao Salarial I - Para os fins previstos no 2 do art. 461 da CLT, s vlido o quadro de pessoal organizado em carreira quando homologado pelo Ministrio do Trabalho, excluindo-se, apenas, dessa exigncia o quadro de carreira das entidades de direito pblico da administrao direta, autrquica e fundacional aprovado por ato administrativo da autoridade competente. II - Para efeito de equiparao de salrios em caso de trabalho igual, conta-se o tempo de servio na funo e no no emprego. III - A equiparao salarial s possvel se o empregado e o paradigma exercerem a mesma funo, desempenhando as mesmas tarefas, no importando se os cargos tm, ou no, a mesma denominao. IV - desnecessrio que, ao tempo da reclamao sobre equiparao salarial, reclamante e paradigma estejam a servio do estabelecimento, desde que o pedido se relacione com situao pretrita V - A cesso de empregados no exclui a equiparao salarial, embora exercida a funo em rgo governamental estranho cedente, se esta responde pelos salrios do paradigma e do reclamante. VI - Presentes os pressupostos do art. 461 da CLT, irrelevante a circunstncia de que o desnvel salarial tenha origem em deciso judicial que beneficiou o paradigma, exceto se decorrente de vantagem pessoal ou de tese jurdica superada pela jurisprudncia de Corte Superior. VII - Desde que atendidos os requisitos do art. 461 da CLT, possvel a equiparao salarial de trabalho intelectual, que pode ser avaliado por sua perfeio tcnica, cuja aferio ter critrios objetivos. VIII - do empregador o nus da prova do fato impeditivo, modificativo ou extintivo da equiparao salarial.

IX - Na ao de equiparao salarial, a prescrio parcial e s alcana as diferenas salariais vencidas no perodo de 5 (cinco) anos que precedeu o ajuizamento. X - O conceito de "mesma localidade" de que trata o art. 461 da CLT refere-se, em princpio, ao mesmo municpio, ou a municpios distintos que, comprovadamente, pertenam mesma regio metropolitana.

O tempo no pode ser superior a dois anos. Paradigma aquele que tem o salrio mais elevado. Se a diferena for de dois anos e um dia j no serve. Mesma produtividade: quantidade de trabalho que a pessoa faz em determinado lapso temporal. Exceo: quadro de carreira homologado. O MTE vai analisar se aquele quadro respeita os critrios de antiguidade e merecimento. As empresas pblicas no precisam homologar seu quadro de carreira, pois h a presuno de veracidade (presuno relativa iuris tantum, que pode ser afastada por prova em contrrio). No servio pblico no tem equiparao, pois a lei do concurso o edital, isso que vale. (CF, art. 37, 9).
Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: XI - a remunerao e o subsdio dos ocupantes de cargos, funes e empregos pblicos da administrao direta, autrquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes polticos e os proventos, penses ou outra espcie remuneratria, percebidos cumulativamente ou no, includas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, no podero exceder o subsdio mensal, em espcie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, aplicando-se como li-mite, nos Municpios, o subsdio do Prefeito, e nos Estados e no Distrito Federal, o subsdio mensal do Governador no mbito do Poder Executivo, o subsdio dos Deputados Estaduais e Distritais no mbito do Poder Legislativo e o sub-sdio dos Desembargadores do Tribunal de Justia, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centsimos por cento do subsdio mensal, em espcie, dos Ministros do Supremo Tri-bunal Federal, no mbito do Poder Judicirio, aplicvel este limite aos membros do Ministrio Pblico, aos Procuradores e aos Defensores Pblicos; 9 O disposto no inciso XI aplica-se s empresas pblicas e s sociedades de economia mista, e suas subsidirias, que receberem recursos da Unio, dos Estados, do Distrito

Federal ou dos Municpios para pagamento de despesas de pessoal ou de custeio em geral.

A readaptao deve ser decretada pelo INSS, mas no pode mais servir como paradigma. O art. 7, XXX, CF, fundamenta essa equiparao. Estabelece que no pode haver diferenciao.
CF, Art. 7: So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: XX - proibio de diferena de salrios, de exerccio de funes e de critrio de admisso por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil;

H diversas Convenes da OIT sobre o assunto, que estabelecem que trabalhos iguais devem receber salrios iguais. Smula n. 6 do TST As vantagens pessoais no so estendidas a todos. A prescrio quinquenal parcial, ocorre dentro do contrato. A prescrio bienal total, j que ocorre fora do contrato. 2011-09-16 Alteraes contratuais objetivas Princpios aplicados: - Inalterabilidade do contrato de trabalho - Alteridade: o trabalhador colocar disposio do empregador sua fora de trabalho. Alter significa outro. A alterao depende de comum acordo entre as partes e desde que no haja prejuzo para o empregado. H um direito de resistncia dos empregados, um dos mais importantes deles o direito de greve. Jus variandi: organizao, direo e controle do contrato de trabalho por parte do empregador. o poder de alterar o contrato. H o ordinrio, que no afeta as clusulas do contrato (ex.: limpa assim, coloca o parafuso assim, etc) e o extraordinrio. Pode haver alterao quando ela for desfavorvel? Pode, quando for em situaes excepcionais.

Art. 61, 1o da CLT: independe de qualquer instrumento coletivo, uma situao extraordinria. Depois de 10 dias deve comunicar o MTE, mas muitas empresas esquecem disso.
Art. 61 - Ocorrendo necessidade imperiosa, poder a durao do trabalho exceder do limite legal ou convencionado, seja para fazer face a motivo de fora maior, seja para atender realizao ou concluso de servios inadiveis ou cuja inexecuo possa acarretar prejuzo manifesto. 1 - O excesso, nos casos deste artigo, poder ser exigido independentemente de acordo ou contrato coletivo e dever ser comunicado, dentro de 10 (dez) dias, autoridade competente em matria de trabalho, ou, antes desse prazo, justificado no momento da fiscalizao sem prejuzo dessa comunicao.

Adicional noturno/insalubre: a supresso de tais adicionais, em termos pecunirios, desfavorvel, mas para a sade no, ento juridicamente no desfavorvel. Trabalhar em local insalubre ou trabalhar noite muito prejudicial sade do trabalhador, ento isso pode ser modificado, mesmo que acarrete reduo da remunerao percebida. Alteraes podem ser feitas tambm por conveno ou acordo coletivos. Tipos de redues: - Quantitativas: modificar salrio e jornada. - Qualitativas: funo que o trabalhador exerce. - Circunstanciais: remete a transferncias de empregados. Refere-se ao lugar da prestao de servios. Reduo Quantitativa: Jornada: - ampliao:

Quanto causa: por acordo bilateral ou conveno coletiva, compensao e banco de horas, fora maior, servios inadiveis e reposio de paralisaes do empregador.

Quanto ao ttulo autorizador: Pode ser por vontade do empregador, bilateral ou acordo escrito ou acordo/conveno coletiva. Quanto ao tempo lcito que pode ser ampliado sem problemas: pode ser at de 2 horas (art. 59, CLT). A compensao pensada para uma

jornada de 8 horas, ento h uma corrente minoritria que afirma que se for uma jornada menor pode haver mais horas de compensao.
Art. 59 - A durao normal do trabalho poder ser acrescida de horas suplementares, em nmero no excedente de 2 (duas), mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho.

Por fora maior no tem previso da CLT de quanto seria lcito, mas h um consenso de que em regra seguiria os outros casos de necessidade imperiosa de servio. Quanto ao tempo ilcito: ultrapassar a jornada alm das 2 horas dirias, sem justificativa. O empregado tem que receber as horas extras. O empregador tem que pagar as horas extras mais as sanes administrativas (artigo 59 CLT). Caso as horas extras sejam rotineiras, elas integram a remunerao para todos os clculos, inclusive dos adicionais. Smula 291, TST: horas extras habituais suprimidas. feito uma mdia desse valor das horas extras do ltimo ano que ele trabalhou.
Smula 291. Supresso do Servio Suplementar - Indenizao A supresso, pelo empregador, do servio suplementar prestado com habitualidade, durante pelo menos um ano, assegura ao empregado o direito indenizao correspondente ao valor de um ms das horas suprimidas para cada ano ou frao igual ou superior a 6 (seis) meses de prestao de servio acima da jornada normal. O clculo observar a mdia das horas suplementares efetivamente trabalhadas nos ltimos 12 (doze) meses, multiplicada pelo valor da hora extra do dia da supresso.

- reduo:

quanto ao ttulo jurdico autorizador: o empregador pode reduzir a jornada desde que sem reduo do salrio; alterao bilateral, desde que seja de interesse do empregado (se ele tem interesse que reduza a jornada mesmo que reduza o salrio porque ele arrumou outro emprego de meio perodo, por exemplo).

- alterao de horrio: no reduz nem amplia a jornada, apenas altera o horrio. Exemplo: empregado trabalha de noite e depois muda-se ele para o perodo diurno. De noite ele recebe adicional. Mas pode alterar mesmo que seja unilateralmente porque o trabalho diurno mais benfico. Agora e a mudana do diurno para o noturno? considerada uma alterao ilcita.

Salrio: Ampliao do salrio no tem qualquer problema, por motivos bvios. Reduo: s por negociao coletiva. A CF garantiu a irredutibilidade de uma maneira contra o valor nominal e no contra o valor real. Se h 10 anos o empregado ganhava R$1.000,00 e hoje continua ganhando o mesmo valor, o valor real desse salrio diminuiu, mas contra isso a CF no ofereceu proteo. E quando o empregado recebe por peas, por exemplo? Se eu determino que ele produza menos peas, isso indiretamente reduz seu salrio, no pode. Transferncia de empregado que recebe por comisso: ele transferido para um local que tem menor poder aquisitivo, o que vai influenciar no seu salrio, j que ele vai vender menos. Isso tambm no pode. Qualitativas: - Funo: funo o conjunto sistemtico de poderes, atividades e tarefas que o empregado vai exercer. Dois empregados podem ter as mesmas tarefas, mas tm funes diferentes. Tarefa um ato isolado, a funo engloba tudo, ento eles podem ter as mesmas tarefas mas um tem mais poder, o chefe, por exemplo, ento so funes diferentes. Situaes excepcionais que a pessoa pode exercer outra funo: empregado faltou e deve ser substitudo, frias (recebe o salrio do substitudo), cargo ou funo de confiana, reverso ao seu cargo de origem. Em todos esses casos, com a ausncia de um empregado, este deve ser substitudo excepcionalmente. Se ficou mais de 10 anos e ele recebia vantagem pecuniria, essa vantagem no pode mais ser suprimida. O rebaixamento diferente e no permitido, quando a pessoa colocada em outra funo como uma punio. Circunstanciais: Trabalho fora do pas: unilateralmente no pode. Mas se for vontade do empregado pode.

Lei 7064/82. Por essa lei, a regra que se aplica a lei do local da prestao. Smula 207. Mas essa lei aplica a teoria do conglobamento, ou seja, aplica a lei mais favorvel para os empregados regulados por essa lei, ou seja, ora do local de contratao ora do local de prestao.
Smula 207. Relao Jurdica Trabalhista - Conflitos de Leis Trabalhistas no Espao - Princpio da "Lex Loci Executionis A relao jurdica trabalhista regida pelas leis vigentes no pas da prestao de servio e no por aquelas do local da contratao.

Dentro do pas: remoes irrelevantes (mudar no mesmo prdio, por exemplo. So aquelas em que no h mudana de residncia do empregado) e relevantes (quando h alterao da residncia do empregado). As remoes podem ser lcitas (caso em que se deve remunerar os gastos com transporte + dar o adicional quando muda de residncia. Quando no muda de residncia no paga o adicional, s paga os gastos com transporte). Na remoo relevante pode ter as situaes excepcionais, que no precisa da anuncia (recebe os gastos de transporte mais o adicional ex.: extino do estabelecimento, cargo de confiana, contratos com clusula explcita ou implcita de transferncia, e aquelas temporrias, por real necessidade de servio. H quem entenda que essa real necessidade de servio tambm se aplica aos ouros casos, como cargo de confiana etc, ou seja, poderia ser aplicada a real necessidade de servio a quem tem cargo de confiana, por exemplo. Mas essa corrente minoritria), ou aquelas que tem anuncia do empregado (paga os gastos do transporte). Adicional de transferncia: 3 correntes 1) No cabe adicional nos seguintes casos: extino do estabelecimento, cargo de confiana e contrato com clusula implcita ou explcita. S cabe quando for transferncia provisria com real necessidade de servio. Corrente majoritria. 2) S pago em casos de transferncia provisria por real necessidade de servio. 3) pago adicional em todas as hipteses, exceto quando for interesse do empregado. O adicional no valor de 25%.

As despesas de mudana correm por conta do empregador. uma ajuda de custo, tem natureza indenizatria e no salarial e recebida uma vez s. Empregados intransferveis: dirigente sindical, empregado estvel celetista e os empregados pblicos estveis. Atividade sindical no Brasil por territrio, por isso no pode ser transferido. E se houver o encerramento do estabelecimento comercial, o que faz com os estveis e os dirigentes sindicais? Nesse caso, vai ter que transferir, no tem jeito. OJ 86, SDI-I, convertida na Smula 369. A ele no tem mais nenhuma representao. Existem 3 correntes: 1) O empregado receber uma indenizao at 1 ano (equivalente a um ano) aps o trmino do mandato e no vai ser mais dirigente . 2) Corrente adotada pelo TST: no tem indenizao nenhuma e no ser mais dirigente 3) Pagamento dos salrios at o final do mandato e no ser mais dirigente A estabilidade da gestante tambm, os outros que tiverem estabilidade e quando houver extino do estabelecimento cai nessas 3 correntes. Smula 85 do TST: acordo individual escrito. Forte corrente da doutrina, encabeada pelo Godinho, fala que s quando houver acordo ou conveno coletiva, mas a corrente majoritria do TST acredita que pode por acordo individual escrito tambm.
Smula 85. I. A compensao de jornada de trabalho deve ser ajustada por acordo individual escrito, acordo coletivo ou conveno coletiva.

Suspenso e interrupo do contrato de trabalho: so figuras trabalhistas que sustam provisoriamente os efeitos das clusulas do contrato de trabalho. O vnculo permanece, mas provisoriamente os efeitos ficam suspensos ou interrompidos.

Frias = Interrupo. Est interrompida apenas a obrigao principal do empregado que prestar servios e estar disposio do empregador. Alterao unilateral. Quando acaba o perodo de interrupo, no tem prazo para retornar, como ocorre na suspenso, tem que voltar imediatamente. Suspenso: alterao bilateral. No recebe salrio. O empregado tem 30 dias para retornar. Passados os 30 dias considerado abandono de emprego. O empregado pode dar ensejo. Existem os motivos lcitos, em que o empregado no quer trabalhar. Ex.: greve - empregador no obrigado a pagar os salrios; encargo pblico no obrigatrio; direo sindical; diretor de SA Smula 269; licena no remunerada para tratar de assuntos particulares desde que tenha previso no regulamento da empresa ou acordo ou conveno coletiva. Mas h tambm os motivos ilcitos: suspenso disciplinar - mximo de 30 dias. O Judicirio pode intervir nesse prazo? Uma corrente diz que sim, outros que no, que poder diretivo do empregador e o Judicirio no pode intervir. Outro motivo ilcito a suspenso por instaurao de inqurito para apurao de falta grave (Instaurao de inqurito para apurao de falta grave uma ao judicial proposta pelo empregador para demitir funcionrio estvel. Assim, considera-se como suspenso apenas depois que foi julgado, antes no. Essa suspenso a disciplinar, e no se confunde com a suspenso preventiva que se impe at a instaurao do inqurito) H ainda os lcitos em que o empregado no d ensejo suspenso (ex.: doena, acidente do trabalho a partir do 16o dia; aposentadoria por invalidez, fora maior, encargo pblico obrigatrio e servio militar). Se for at o 16o dia o empregador obrigado a pagar o salrio e interrupo. Aps, quem paga a Previdncia e vira suspenso. Interrupo: sustao unilateral dos deveres do empregado: prestar trabalho ou ficar disposio, sem prejuzo do salrio. So casos de interrupo: os 15 primeiros dias do afastamento por doena; os descansos trabalhistas remunerados; a licena maternidade; a licena por aborto; licena remunerada; interrupo dos servios da empresa por fora maior ou por acidente de trabalho e os casos do art. 473, CLT. Nesses casos so mantidos os deveres de lealdade e fidelidade.

Situaes controvertidas: Servio militar que ocupe muito tempo, uma carga que atrapalha o trabalho. Susta-se o pagamento de salrio e a prestao de servios, mas h os depsitos do FGTS e conta tempo de servio para fins de aposentadoria. Agora se for uma coisa mais grave, situao de guerra, por exemplo, ele pode escolher entre uma gratificao do exrcito ou uma remunerao de at 2/3 do salrio pago pelo empregador. Licena maternidade: prestaes devidas pela Previdncia Social, mas quem acaba pagando o empregador e depois abate das prestaes previdencirias que ele tem que pagar. Antes havia um teto do INSS para licena maternidade, e o restante, acima do teto, o empregador que pagaria. O STF decidiu que no h esse teto das aposentadorias, ento o INSS tem que pagar todo o salrio da mulher. H quem diga que nesses casos interrupo (j que na prtica quem paga o empregador) e h quem diga que suspenso (j que o INSS que paga, mesmo que indiretamente). Domstica tambm recebe esse benefcio e tambm tem estabilidade. Mas nesse caso o INSS paga diretamente, j que seria invivel para o empregador domstico descontar tanto das prestaes prvidencirias. Deduo do imposto de renda se prorrogar a licena maternidade: Lei 11.770/08 que institui a empresa cidad.

Inqurito para apurao de falta grave: finalidade obter uma sentena para desconstituir o vnculo empregatcio. Pelos motivos do art. 482 da CLT. Art. 493 e 494 da CLT. Suspenso preventiva: empregador poder fazer a suspenso antes do inqurito. uma faculdade. Se a ao for julgada procedente h uma resoluo do contrato com efeitos ex nunc. Se for julgada improcedente o vnculo se mantm, o empregado volta as funes originais com efeitos ex tunc, com pagamento de salrios de todo o perodo. usado contra dirigente sindical. Os demais estveis no precisam desse inqurito.

Art. 476-A, CLT Suspenso/interrupo nos contratos a termo: 3 correntes 1) Ocorreu o tempo final do contrato ele acaba, independente da causa suspensiva ou interruptiva. 2) Contrato se prorroga at o final da causa suspensiva ou interruptiva. 3) Godinho: considera que o afastamento acidentrio sempre prorrogaria o contrato de trabalho at o final do perodo da estabilidade, ou seja, o contrato vai alm da causa suspensiva ou interruptiva. 2011-09-23 1. Transferncia do empregado: atualmente virou uma prtica, considerandose a globalizao econmica, em que no h mais fronteiras. Estamos vivendo em uma aldeia global, em que tudo faz parte de uma mesma economia. Todos os pases querem absorver os crebros, que vo contribuir para a obteno de riquezas para o pas. Nos EUA, se o trabalhador tem mestrado ele recebe o green card sem nenhum problema. Eles no querem os trabalhadores de Governador Valadares. Um dos princpios do direito internacional a livre circulao de trabalhadores. 1.1 No Brasil: no h problemas, o trabalhador somente tem que anuir. Art. 469, CLT. Transferncia a mudana de domiclio. Gerente de banco normalmente muda muito, isso para no fazer muita amizade no local. Ento, como cargo de confiana, implicitamente o gerente j sabe que muda. Ganha 40% a mais do salrio e a cada mudana ele recebe normalmente 2 salrios, alm do banco pagar todas as despesas de transporte. E normalmente eles recebem uma ajuda de aluguel. Se esse alto empregado se recusar a mudar ele ser dispensado sem justa causa. Quando o estabelecimento fechado tambm no h opo. Transferncia provisria e transferncia definitiva. Na provisria, vai mas volta. Nesse caso, h um adicional de 25% do salrio-base. J na definitiva, o empregado tem que anuir e no tem adicional. 1.2 Para o exterior: Lei 7064/82 - foi feita para amparar os trabalhadores da construo civil. Diz que o trabalhador que for trabalhar no exterior por prazo superior a

90 dias tem que ter alguns adicionais. Para ter os benefcios dessa lei era necessrio que ele ficasse fora acima de 3 meses. Mas essa lei foi substituda pela Lei 11.962. Lei 11.962/2009 - trabalhador que for trabalhar no exterior deve ter preservado todos os seus direitos, inclusive reajustes salariais da categoria. Tem proteo ao FGTS, garantia previdenciria e ainda adicionais de transferncia. Depois de 2 anos, ele receber do empregador passagens de ida e volta para o Brasil para ficar de frias, que podem chegar a 60 dias. A passagem para toda a famlia. Princpio Lex Loci Executionis princpio da lei do local da execuo do contrato de trabalho, leia-se local da prestao laboral. Aplica-se a lei do local da prestao dos servios. Smula 207, TST: Vige a lei do local da prestao e no do local da contratao. Cdigo Bustamante. Brasil signatrio desse Cdigo, que diz que o trabalhador que for trabalhar no estrangeiro tem que receber todas as benesses do pas de origem e deve ser assegurada a previdncia (e no Brasil tambm o FGTS). Exemplo: surge um conflito individual. O trabalhador pede horas extras, frias e DSR. O cara foi contratado no Brasil para trabalhar no Iraque. Art. 337, CPC. A parte que alegar direito estrangeiro tem que alegar o teor e a vigncia, deve ter uma certido iraquiana devidamente traduzida provando isso. Brasil 50% 30 dias mais um tero Um dia Iraque 55% 30 dias Um dia

Horas extras Frias RSM

No global, a norma brasileira mais favorvel, aplica-se ento a teoria do conglobamento com fulcro no art. 620 da CLT. 1.3 Teoria do Conglobamento: no cotejo entre dois ordenamentos jurdicos se aplica aquele que na sua totalidade for mais favorvel ao trabalhador. 1.4 Teoria da Acumulao: horas extras Iraque. Frias Brasil. DSR Brasil. Nessa teoria, pensa-se nas normas favorveis dos dois ordenamentos e faz um terceiro conjunto de normas. No Brasil aplica-se o CONGLOBAMENTO.

Transferncia do dirigente sindical. No pode transferir, mas e se o empregado concordar? Se houver a anuncia, ele vai pra l, mas a trabalha 3 ou 4 meses e dispensado. Se ele entrar em juzo depois ele no pode alegar que no sabia. O empregador tira ele da zona de proteo e dispensa. 2. Alterao do contrato de trabalho Suspenso do contrato de trabalho: no conta para 13o, aposentadoria, frias. - individual - coletiva: plenamente possvel. Ex.: Hotel Cataratas queria continuar com alguns empregados, mas no podia arcar com os custos por este tempo. Fez uma mediao com o MPT e conseguiu com o sindicato. Foi feito um TAC. O MPT props a garantia do emprego de 1 ano. Nesse caso foi feito por TAC, mas poderia ter sido por acordo coletivo tambm. Os empregados foram fazer cursos de qualificao, como cursos de gourmet, lnguas estrangeiras, etc. Eles ficaram 5 meses fazendo cursos pagos pela empresa, recebendo seguro-desemprego (fechado pelo sindicato) e ainda o MPT conseguiu que o hotel pagasse 200 reais para cada empregado. Para a empresa muita economia. Esses cursos no so caros. J os empregados perdem FGTS, 13o, aposentadoria, frias. Nesse caso especificamente havia uma clusula no TAC que eles no perderiam o 13 o. Mas ele ganha tambm, ganha qualificao. Art. 476-A, CLT suspenso coletiva. De dois a cinco meses, por meio de acordo ou conveno coletiva, para curso de qualificao, com a anuncia do empregado, com a Assembleia Geral Extraordinria. No caso da suspenso, a empresa no paga salrios nem encargos, paga apenas uma bolsa de qualificao, que tem natureza indenizatria, e muitas vezes nem a empresa que paga, mas sim o FAT. Lei 7998/98. Art. 476-A, 1o sindicato deve ser comunicado. 2o quem participou da primeira turma no pode participar da segunda por um perodo de 16 meses.

3o bolsa qualificao de natureza indenizatria = no recai nenhum reflexo, no tem nenhum tipo de desconto. Mas fala em poder, ento no obrigatrio. No caso do Hotel Cataratas eles no queriam pagar, mas o MPT exigiu. 4o benefcio voluntariamente concedidos. 7o pode prorrogar a cada 16 meses. No pode ficar prorrogando indefinidamente. Durante o curso, pode ocorrer justa causa. O contrato est suspenso mas est vivo, ento tudo aquilo que se aplica ao contrato normal aplica-se a ele, como justa causa, causa, resciso indireta, etc. 2011-09-30 1 PROVA.

2011-10-07 POLTICA SALARIAL A noo de poltica salarial envolve conceitos integrados, como Poder, Poltica e Soberania. Max Weber, no livro Liberdade e Soberania, define poder como a faculdade/prerrogativa que algum possui de impor sua vontade, mesmo em face de resistncias. Por sua vez, poltica pode ser conceituado como a arte ou tcnica de impor o poder, de modo que a imposio do poder pela poltica repousa na idia de soberania. No Brasil, a Constituio Federal a representao da soberania, isto , do poder poltico mximo, sendo este a emanao da Soberania pelo Estado. A poltica pblica pode ser passiva ou ativa. Um exemplo da primeira o seguro-desemprego, e da segunda, o programa de incluso de aprendizes, do Ministrio Pblico do Trabalho. Dentre as polticas pblicas ativas, temos a POLTICA SALARIAL.

No Brasil, a poltica salarial deixou de ser pblica, a partir da delegao ao poder privado, por intermdio das negociaes coletivas (convenes e acordos coletivos de trabalho). Com relao ao setor pblico, o STF sempre se posicionou contra a negociao coletiva, considerando como de eficcia limitada a regra que dispe sobre o direito de greve, disposta na Carta Maior. Contudo, a partir de um mandado de injuno, o STF mudou o entendimento, considerando como de eficcia contida a aludida norma. LER PARA A PROVA: O direito de greve do servidor pblico estatutrio como norma de eficcia contida texto do Prof. Enoque, no google. Historicamente, a noo de greve no setor pblico advm da combinao das normas contidas no artigo 37, VII e do artigo 9 da CF, que exige a lei especfica. Contudo, o professor entende que direito humano fundamental (DUDH, 1948, ONU), o direito de expressar seus descontentamentos, devendo este ter interpretao ampliativa e no restritiva. Em 2008, o STF defendeu a interpretao ampliativa, determinando a aplicao da Lei de greve no setor privado (L. 7783/89), at que se regule por lei especfica. O que se verifica, atualmente, entretanto, que, assim como ocorreu no setor privado, em que a poltica salarial migrou para o setor privado, passando a ser objeto de negociao coletiva, o mesmo ocorrer com o setor pblico, na medida em que a CF determina a necessidade de reajuste anual ao salrio dos servidores e isso no tem ocorrido, o que tm gerado greves, que culminaro em negociaes coletivas. Quem est a frente disso, atualmente, a CUT, mas em breve, caminharemos para uma ampla negociao coletiva, com participao do governo, como ocorre na Europa. SALRIO MNIMO o patamar mnimo de sobrevivncia, de cidadania, baseado no princpio da Dificuldade Humana Mnima de existncia. De acordo com a escala de necessidades de Maslow, o salrio mnimo deve garantir: educao, alimentao, moradia, vesturio, sade e lazer. O artigo 7 da CF determina isso.

Hoje h uma recomposio paulatina do salrio mnimo porque ele no se reajustava, tendo perdido valor ao longo de 10 anos. A poltica salarial o Brasil ento hoje se resume a isso: reajuste de valor nominal do salrio mnimo. Como vimos nas aulas anteriores, o artigo 22, I da CF determina que somente a Unio pode legislar sobre o salrio. S que a Lcp 103 permite que os estados estabeleam pisos salariais estaduais. Esses pisos somente valem para categorias inorganizadas e domsticos, devendo as categorias restantes negociarem, podendo at ser menor que o piso, com aval do sindicato e do TST. H uma flexibilizao da poltica salarial. A origem histrica do salrio mnimo advm do Cdigo de Hamurabi, passando pelo Tratado de Versalhes (1919), as convenes e recomendaes da OIT (26, 99 e 131), at chegar no artigo 7 da CF. Esse dispositivo determina que o salrio mnimo seja uma contraprestao mnima devida e paga pelo empregador, que ter reajustes peridicos que preservem seu poder aquisitivo. Essa uma norma de eficcia plena, sendo o reajuste nominal, no real por conta da inflao. No Brasil o salrio mnimo hora de R$ 2,48, sendo proporcional aos aprendizes, que trabalham 4 horas/dia, podendo ganhar o piso da categoria, eventualmente. Para bancrios, cuja jornada 6 horas/dia, R$ 3,00. H, ainda os salrios profissionais, estabelecidos na CLT e leis extravagantes, como para engenheiro, mdico, radiologista, advogado (Lei 8906). H tambm o salrio normativo, estabelecido por instrumento normativo (sentena do TRT/TST, aps dissdios coletivos). No Brasil, vige a regra do direito adquirido, por conta do Princpio do no retrocesso social, sendo que o salrio mnimo se incorpora aos bens jurdicos do

empregado, sendo indisponveis na vigncia do contrato e transacionveis aps sua extino. Por fim, temos as negociaes coletivas, que podem ser bem sucedidas (acordos e convenes coletivas de trabalho) ou mal sucedidas (artigo 114 CF, arbitragem, greve ou dissdio coletivo). 2011-10-14 AVISO PRVIO 1. Conceito CLT, art. 487: inciso I foi substitudo pelo art. 7, XIII, CF (aviso prvio de no mnimo 30 dias). 30/10/2011 Lei federal regulamentando o aviso prvio foi aprovada (Lei 12.506/11) - Mnimo: 30 dias; - Mximo: 90 dias. Em outros Estados, leva-se em conta o tempo de trabalho do empregado na empresa e tambm sua idade. 2. Finalidade Objetivo de avisar a outra parte; aviso com antecedncia; prevenir. Agora o aviso prvio tem dupla mo: protege o empregador que, muitas vezes, depende sim do empregado (trabalhadores da informao). O aviso prvio considerado uma extenso ou prorrogao do contrato de trabalho, o que se d, obviamente, com todos os direitos trabalhistas. Aviso prvio no muda a natureza do contrato. Resciso indireta: justa causa do empregador (CLT, art. 483). Tipos: (a) Aviso prvio indenizado: empregado no trabalha; o empregador indeniza os dias no trabalhados.
(b) Aviso prvio gozado em casa: modalidade que ocorre na prtica, mas

doutrina e jurisprudncia no reconhecem, sendo vista como forma do empregador procrastinar o pagamento das verbas rescisrias.

(c) Aviso prvio efetivamente cumprido: Trabalhador urbano: a partir do recebimento do aviso prvio pode trabalhar duas horas a menos por dia (CLT, art. 488). CLT, art. 487, par. 6: ocorrendo, neste meio tempo, aumento do salrio, ele ainda tem direito. Contrato ainda est em full force and effect. Princpio da continuidade: se o trabalhador continuar trabalhando e o empregador nada fizer, o aviso prvio fica superado e a relao de trabalho continua. CLT, art. 488, par. nico Se o trabalhador no fizer reduo de 2h, isto , cumprir uma jornada integral: - 7 dias corridos: 30 dias

14 dias corridos: 60 dias 21 dias corridos: 90 dias H uma controvrsia muito grande envolvendo a nova Lei 12.506,

principalmente por conta das lacunas que ela apresenta, dando margem a diversas interpretaes. O Memorando do MTE no dispe sobre essa relao de proporcionalidade envolvendo os dias de afastmento, de modo que a interpretao do Professor no verdade absoluta! CUIDADO! CLT, art. 489: resciso possibilidade de um juzo de retratao. CLT, at. 490: trata-se aqui das faltas do art. 492. Observao do professor: Emprego tambm pode ser visto como uma liberdade. Uma pessoa desempregada no tem liberdade. Contudo, no h remdio para proteger o emprego. - Limites ao poder diretivo do empregador: artigo do professor. Emprego: direito de segunda gerao; Liberdade: direito de primeira gerao. Para o professor, a CLT contm ainda resqucios semifeudais, em discordncia com a CF. Conveno 158 OIT que se volta para a motivao da dispensa do emprego foi ratificada pelo Brasil. Contudo, foi posteriormente denunciada. 3. Prazos aviso prvio proporcional - Mnimo: 30 dias;

- Mximo: 90 dias. A cada ano trabalhado, o trabalhador tem trs dias de aviso prvio, at o mximo de 90. Novamente, destaca-se a controvrsia trazida pela nova lei no que tange necessidade de os trs anos serem para o MESMO empregador. o que diz o Memorando do MTE. 4. Aviso prvio e os casos de interrupo do contrato de trabalho Ex: acidente in itinere Os primeiros quinze dias so pagos pelo empregador. H uma interrupo: primeiro o empregador paga e, depois, o INSS. Quando volta para a empresa, tem o direito do art. 118, Lei 8213:

Doutrina maximalista: como o contrato de trabalho estava em fora total e,

sendo o aviso prvio uma prorrogao do contrato de trabalho, trabalhador tem todo o direito do art. 118.
Art.118.O segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo mnimo de doze meses, a manuteno do seu contrato de trabalho na empresa, aps a cessao do auxliodoena acidentrio, independentemente de percepo de auxlioacidente.

Outros contratos de trabalho: Entendimento hoje no sentido de que,

mesmo no contrato por prazo de 90 dias (experincia), h o direito ao art. 118, pois se trata de direito e norma fundamental. Dirigente sindical: trabalhador que j recebeu o aviso prvio inscreve-se

em uma chapa sindical e ganha: trabalhador no ganha estabilidade, pois j estava avisado; seria um subterfgio do empregado para prolongar o contrato de trabalho. H inclusive smula 369, V do TST nesse sentido. CESSAO DO CONTRATO DE TRABALHO 1. Justa causa vs. falta grave Ambos esto ligados ao poder diretivo do empregador (nota: poder de organizao, poder diretivo, poder normativo e poder disciplinar).

(a) Justa causa CLT, art. 482 e 483 (resciso indireta) Est dentro do poder diretivo do empregador. Possibilidade de dispensa do empregado sem motivao alguma Exerccio absoluto do poder diretivo pelo empregador (baseado em fatores de convenincia e oportunidade). (b) Falta grave Falta grave = justa causa + plus Plus: condutas reiteradas do empregado. Trata-se dos empregados ocupantes de cargos comunitrios ou eleitos para defender ou representar categorias: Dirigente sindical; Dirigente eleito para o CODEFAT; Dirigente eleito para o Conselho do INSS.

Em certos casos, o empregador no tem poder diretivo para dispensar. Assim, em determinadas situaes, o poder diretivo transferido para o Judicirio por meio do inqurito. O nico poder do empregador, ento, a suspenso do contrato de trabalho. Ao final desse perodo, juiz decide. NO PRECISO INQURITO PARA: CIPEIRO E GRVIDA. O empregador pode dispensar o cipeiro (CIPA), porque a lei o permite em hipteses tipificadas (CLT, art. 165). a. Conceito = Trmino do contrato de trabalho. Cessam os efeitos jurdicos, cessa a relao jurdica de direito material. Relao trabalhista: direitos indisponveis. CF, art. 5, XXIX ou CLT, art. 11 Com a cessao, o trabalhador j no tem mais direitos indisponveis, e sim crditos. Comea, portanto, a correr o prazo prescricional de cinco anos. A ideia que nem crditos devem existir. Tudo deve ser pago (CLT, art. 477). b. Modalidade

(a) Sem justa causa

(b) Por justa causa (c) Acordo entre as partes (d) Culpa recproca (e) Fato do prncipe (f) Resciso indireta Culpa recproca verbas rescisrias pela metade. Resciso indireta Por meio do magistrado, pois ele determinar se houve ou no justa causa do empregador: - um dos motivos do art. 483; - pode ocorrer com a permanncia do trabalhador na empresa ou no. c. Cessao do Contrato de Trabalho no Direito Estrangeiro (O professor no teve tempo de comentar em aula.) 2011-10-21 PERUADA

2011-10-28 DIA DO FUNCIONRIO PBLICO.

2011-11-04 CESSAO DO CONTRATO DE TRABALHO (INDIVIDUAL) Como se d a cessao do contrato coletivo de trabalho? Qual a diferena entre a cessao do contrato individual de trabalho

Smula 277 do TST: O acordo coletivo, conveno coletiva e sentena normativa vigoram no prazo assinalado, no se prorrogando. Contudo, essa smula foi revogada pelo art. 114, par. 2 da CF. respeitadas as condies mnimas legais e as convencionadas anteriormente Essas ltimas nada mais so do que o acordo coletivo, a conveno coletiva e a sentena normativa. Assim, pelo principio do no retrocesso social, hoje podemos dizer que vigora entre ns, no contrato coletivo, o princpio da ultra-atividade, isto , aquilo que foi estabelecido no contrato coletivo continua, tende a prevalecer no tempo, tem o efeito erga omnes, ou, quando no, ultra partes (entre um grupo de pessoas). Contrato coletivo: dois seres coletivos. Contrato individual: um ser coletivo e um ser individual; desigualdade. 1. Extino da empresa Se a empresa extinguir por falncia, o trabalhador recebe at 150 salrios. No caso dos acidentes de trabalho, no h limite (art. 83 e 84 da Lei 11101/05). Com a recuperao judicial, o crdito do trabalhador no sofre qualquer mudana. No encerramento da atividade que no seja a falncia, o empregado mantm todos os seus direitos, no sofrendo qualquer tipo de prejuzo. Quando ocorre a falncia ou o desaparecimento do empregador ou estabelecimento, os dirigentes sindicais perdem tambm os seus benefcios. Ex: dirigente tem o mandato de 2 anos; foi eleito 2 meses antes de a empresa fechar; perde, portanto, todo aquele prazo sem qualquer tipo de indenizao (em funo da inexistncia de trabalhadores a serem representados). E caso de trate de uma empregada que acabou de entrar no perodo de estabilidade de gestao (do conhecimento da gravidez at cinco meses aps o parto)? A gestante no perde o direito em razo do direito vida e proteo da criana. Neste caso, doutrina e jurisprudncia so unanimes. Trabalhador acidentado ou afastado pelo art. 118 da Lei 8213: trabalhador tem toda a garantia. Qual a linha divisria entre crditos trabalhistas e direitos trabalhistas? Os direitos trabalhistas so indisponveis (salrio, frias, DSR etc.; todos os direitos do art. 7 da CF so direitos indisponveis). Acontece que esses direitos indisponveis vo at

enquanto durar a vida do contrato. A partir do momento em que o contrato morrer, surgem os crditos. Encerrado o contrato, o trabalhador paga as verbas rescisrias, verbas estas que passam pelo crivo do sindicato (se o trabalhador tiver mais de um ano de empresa, as verbas rescisrias precisam da homologao do sindicato). Excees: servidores pblicos e domsticos no precisam passar por essa homologao do termo de resciso do contrato de trabalho. No caso dos domsticos, no havia antigamente nem sindicato dos domsticos; hoje h, mas no h sindicato patronal. Onde no houver sindicato, isso passa pelo Ministrio do Trabalho e Emprego. Se houver diferena, o sindicato ape uma ressalva no verso do termo de resciso, indicando quais as inconsistncias, faltas etc. Assim, o documento torna-se um documento que o trabalhador pode utilizar para buscar os seus valores da Justia do Trabalho. Os crditos trabalhistas surgem, portanto, com o trmino do contrato de trabalho Art. 11, CLT: o direito de ao quanto a crditos resultantes das relaes de trabalho Quando cessa o contrato, pressupe-se que todas as verbas sero pagas. Se sobrar alguma coisa, a se cobra. Por isso que o prazo prescricional de dois anos. O crdito sim pode ser submetido ao instituto da transao. 2. Morte do empregador/empregado No caso da morte do empregador pessoa fsica (microempresa se confunde com a pessoa fsica), o trabalhador tambm no deu causa a esse desaparecimento. Quando acontece isso com o trabalhador domstico, ele pode optar por continuar o contrato de trabalho com a famlia ou exigir a resciso, tendo direito ao recebimento de todas as verbas trabalhistas. Quando falece o trabalhador, todos os saldos de salrios, fundo de garantia etc. so pagos para os herdeiros (Lei 6858/80). Assim, com o falecimento do trabalhador, a empresa faz uma consignao em pagamento e deposita em juzo para evitar multas. Como ocorre esse partilha? Ex: uma viva e trs filhos menores para receber R$ 25.000,00. De acordo com a Lei 6858, esse valor deve ser dividido em quotas iguais. Neste caso, cada um receber um quarto (R$ 6250,00) e a parte dos menores ficar depositado em poupana na Caixa Econmica Federal at que o menor atinja a maioridade.

O dinheiro do menor s pode ser liberado em duas situaes: (i) subsistncia e; (ii) aquisio de imvel para moradia. Prescrio nem decadncia correm em face de menores. O prazo prescricional, portanto, s comea a correr quando o menor completar 18 anos. 3. Aposentadoria Com a aposentadoria, pode ocorrer ou no a extino do contrato de trabalho. OJ 177 foi reformada pelo TST Essa OJ dizia que a aposentadoria pe termo ao contrato de trabalho. Contudo, sabemos que isso no necessariamente ocorre na realidade. Quando o trabalhador continua trabalhando para a mesma empresa a despeito da aposentadoria, pelo princpio da realidade, h a permanncia do contrato de trabalho e o trabalhador passa a acumular a aposentadoria. Quando esse trabalhador for dispensado aps a aposentadoria sem justa causa, tem direito a todos os benefcios mais 40% do fundo de garantia. Art. 23 da Lei x: na dispensa sem justa causa, tem-se a multa de 40% do FGTS; ADCT, art. 10. Na expulsria no tem jeito: no setor pblico, quando o trabalhador atinge 70 anos tem que parar de trabalhar. H quem brigue para aumentar esses 70 anos para 75. Ex: juiz do trabalho j poderia ter se aposentado, mas no o fez. Tem direito ao abono de permanncia (geralmente 11%); continua pagando imposto de renda, mas no contribui mais com o INSS. Setor privado: 35 para os homens e 30 para as mulheres. 4. Comum acordo CLT, art. 444 em diante. Neste caso, no h tambm o pagamento dos 40% de multa do FGTS, pois a cessao do contrato de trabalho foi de comum acordo. Contudo, o trabalhador recebe todas as outras verbas rescisrias, pela metade. TST Enunciado n 14 - RA 28/1969, DO-GB 21.08.1969 Nova Redao - Res. 121/2003, DJ 21.11.2003
Culpa Recproca - Contrato de Trabalho - Aviso Prvio - Frias - Gratificao Natalina

Reconhecida a culpa recproca na resciso do contrato de trabalho (art. 484 da CLT), o empregado tem direito a 50% (cinqenta por cento) do valor do aviso prvio, do dcimo terceiro salrio e das frias proporcionais.

Apesar do comum acordo ser semelhante ao contrato por prazo determinado, a diferena que caso este seja rescindido antes do prazo, o responsvel pelo fim do contrato arcar com indenizao de 50% do valor do contrato ainda restante. 5. Resciso do contrato de trabalho sem justa causa ou dispensa arbitrria Qual a diferena entre os dois? Dispensa arbitrria no se funda em motivo de ordem financeira e econmica da empresa, disciplinar e comportamental do trabalhador etc. CLT, art. 165: empregado eleito para cargo do CIPA (dispensa ser arbitrria se no for fundada nesses motivos). Diferena entre justa causa e falta grave. a chamada denncia vazia. Nosso ordenamento jurdico permite isso, a despeito da Conveno 158 da OIT, por causa do lobby das empresas. A dispensa coletiva tem que ser precedida da negociao coletiva. Contudo, quando dispensa individual, no h previso de qualquer negociao prvia. Bom ler para a prova Obra: limites ao poder diretivo do empregador. Artigo do professor: a tese do poder disciplinar compartilhado. Para o professor, a negociao coletiva ou o regulamento de empresa so as maneiras mais fceis de proteger o empregado da dispensa arbitrria, j que no h legislao nesse sentido. 6. Resciso por justa causa Dispensa por justa causa: CLT, art. 482 CLT + quando ocorre fraude do valetransporte (para, por exemplo, receber mais que um ou dois por dia (Lei do valetransporte).

embriaguez habitual no servio no mais justa causa para

resciso do contrato de trabalho, pois atualmente o alcoolismo tido como doena (h CID especfico).

art. 505 (empregado bancrio) antes no podia ter dvidas. Hoje no mais justa causa. Condies para a justa causa: (i) imediatidade (no mximo dois meses, sob pena de se considerar perdo por parte do empregador ; pode ser de 12 meses desde que haja uma sindicncia interna com ou sem afastamento do trabalhador de suas funes); (ii) sistema taxativo; (iii) no perdo tcito; (iv) no bis in idem: o empregador no pode punir
o empregado duas vezes pelo mesmo fato. Ex: verificada uma falta, o empregador suspende o empregado. Aps o trmino da suspenso, no satisfeito com a penalidade aplicada, resolve dispensar o empregado por justa causa. A dispensa ilcita porque a falta j foi apenada com a suspenso, no podendo haver dupla punio pelo mesmo fato (ne bis in idem) ; (v)

proporcionalidade (quem tem que provar justa causa o empregador, conforme dispe a Smula 212 do TST).. TST Enunciado n 212 - Res. 14/1985, DJ 19.09.1985
nus da Prova - Trmino do Contrato de Trabalho - Princpio da Continuidade O nus de provar o trmino do contrato de trabalho, quando negados a prestao de servio e o despedimento, do empregador, pois o princpio da continuidade da relao de emprego constitui presuno favorvel ao empregado.

No Brasil, na justa causa, o empregador no punido por excesso, por desproporcionalidade. O empregador, alm de ser empregador, tambm juiz da causa. Na Unio Europia isso regulado pela norma coletiva. O empregador, antes de dispensar o empregado, tem que dar ao empregado oportunidade de ampla defesa e contraditria. Alm disso, o empregador tem que utilizar sua jurisprudncia (mesmo fato/ato ilcito, a mesma pena Nas situaes pretritas similares, o empregador tem que ver a pena que aplicou aos trabalhadores dispensados e aplicar a mesma ao empregado que est sendo dispensado. 7. Resciso indireta do contrato de trabalho Resciso indireta: justa causa do empregador (CLT, art. 483). Resciso indireta a justa causa do empregador.

Art. 483. O empregado poder considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenizao quando: a) forem exigidos servios superiores s suas foras, defesos por Lei, contrrios aos bons costumes ou alheios ao contrato; b) for tratado pelo empregador ou por seus superiores hierrquicos com rigor excessivo; c) correr perigo manifesto de mal considervel; d) no cumprir o empregador as obrigaes do contrato; e) praticar o empregador ou seus prepostos, contra ele ou pessoas de sua famlia ato lesivo da honra e boa fama; f) o empregador ou seus prepostos ofenderem-no fisicamente, salvo em caso de legtima defesa, prpria ou de outrem; g) O empregador reduzir o seu trabalho, sendo este por pea ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importncia dos salrios. 1 O empregado poder suspender a prestao dos servios ou rescindir o contrato, quando tiver de desempenhar obrigaes legais, incompatveis com continuao do servio. 2 No caso de morte do empregador constitudo em empresa individual, facultado ao empregador rescindir o contrato de trabalho. 3 Nas hipteses das letras d e g, poder o empregado preitear a resciso de seu contrato de trabalho e o pagamento das respectivas indenizaes, permanecendo ou no no servio at final deciso do processo.

8. Fato do Prncipe (CLT, art. 486) CLT, art. 486. A Justia do Trabalho competente para julgar esse tipo de acontecimento desde a EC 45. O Estado provoca o encerramento da atividade da empresa. Ex: desapropriao por conta do metr. Indenizao correspondente devida pelo Estado. Porm, quando o comportamento do empregador provocou situao calamitosa, a ponto de o Estado intervir para o encerramento da atividade, quem arca com TODAS as despesas trabalhistas a prpria empresa, sem receber qualquer indenizao.

Vous aimerez peut-être aussi