Vous êtes sur la page 1sur 16

limites

11

CAPtUlO

11.1 Definio de limite de uma funo


O conceito de limite ocupa um papel central no clculo diferencial. Como se ver a seguir, a derivada de uma funo definida por meio de um processo limite. Para entendermos tal conceito consideramos o exemplo de um objeto atirado a partir do cho e verticalmente com uma velocidade de 10m/s. Adotando-se para a acelerao da gravidade local o valor de 10m/s2, sua altura como funo do tempo dada por:

h(t) = 5t 2 + 10t
Enquanto sua velocidade ser dada por:

11.1

V(t) = 10 10t

11.2

Depois de 1 segundo, ele para instantaneamente, retornando em seguida. Podemos agora considerar uma situao na qual gostaramos de saber qual a tendncia da altura quando consideramos valores do tempo cada vez mais prximos de 1. Nesse caso esse seria o limite para sua altura. Anotando-se os valores cada vez mais prximos de 1, notamos que tal valor 5 metros. Escrevemos, portanto, que
11.3

Assim, considerando-se uma funo arbitrria f(x), quando escrevemos:


11.4

Que se l o limite da funo f(x) quando x tende a x0 f0 , isso significa que f(x) pode ser feita to prxima de f0 quanto desejarmos tomando valores de x suficientemente prximos de x0 (mas no igual a esse valor). Uma definio mais rigorosa de limite ser apresentada a seguir. Para tal, no entanto, devemos definir intervalo aberto.

88

89

limites 11

Dados dois nmeros a e b sobre o eixo real. Considerando-se o conjunto de nmeros reais compreendidos entre eles, podemos definir quatro tipos de conjuntos, aos quais damos o nome de intervalos. Cada um deles se diferencia pelo fato de incluirmos, ou no, esses nmeros no referido conjunto. A incluso representada pelo smbolo [ precedido pela letra a e a excluso representada pelo smbolo [ . Para o pontob, a conveno se inverte. Definimos assim, o intervalo fechado como o conjunto que inclui os nmeros a e b se o representamos por [a,b]
11.5

O intervalo aberto um conjunto no qual os pontos a e b ficam excludos do mesmo. Ele representado por: ]a,b[ Definimos de forma anloga os intervalos [a,b[ e ]a,b]
11.7 11.6

Definimos a distncia entre dois nmeros x1 e x2 , como o mdulo da sua diferena


11.8

onde o mdulo de um nmero foi definido no capitulo (7). No caso de uma funo definimos, analogamente, a distncia entre os nmeros associados s respectivas imagens:
11.9

Seja uma funo f(x) definida num intervalo aberto que contem o nmero x0 (admitimos a possibilidade de que ela no seja definida para ele). Dizemos que o limite da funo f(x) f0, quando x tende a x0, e representamos tal operao por:
11.10

teRRA e UNiVeRsO

matemtica

Se, e somente se, para todo nmero > 0 houver um nmero > 0 tal que sempre que . A definio apresentada acima conhecida popularmente como definio . Podese definir limite, alternativamente, a partir do conceito de vizinhana. Assim, dizer que o limite de f(x) f 0 significa que f(x) pode ser feita to prxima de f 0 quanto quisermos, fazendo x suficientemente prximo de x 0 (sem contudo, faz-lo igual a esse valor).
FIG 11.1 A definio de limite

11.2 Funes contnuas e descontinuas


Podemos introduzir o conceito de funes contnuas a partir da anlise dos grficos de funes. Na figura (11.2), apresentamos grficos de funes continuas. Elas so caracterizadas pelo fato de que eles no exibem degraus, ou quebras. A maneira formal de definir funes contnuas por meio do uso do conceito de limite. Assim, uma funo f dita contnua em x0, se e somente se, o limite existe e ele igual a f (x0 ). Ou seja,

FIG 11.2 Grficos de funes contnuas

90

91

limites 11

11.11

Na figura (11.3) apresentamos grficos de funes descontnuas. Nota-se que em determinados pontos a curva exibe degraus, buracos, ou pontos nos quais a funo no bem definida. Assim o limite da funo nesses pontos no existe. Quando isso ocorre, dizemos que a funo descontinua. Por exemplo, o limite da primeira funo associada ao grfico da figura (11.3) no existe para x = 3. Ela , portanto, descontinua nesse ponto.

FIG 11.3 Funes descontnuas

11.3 limites Direita e esquerda


Muitas vezes uma funo descontinua exibe um comportamento como se a funo exibisse dois lados diferentes num determinado valor de x. Ou seja, o limite esquerda da funo difere do limite direita da mesma. Dizemos que o limite esquerda da funo f(x) f0, quando x tende a x0, e representamos tal operao por:
11.12

Se para todo nmero > 0 houver um nmero correspondente se x0 < x < x0 ento |f(x) L| < .

> 0 tal que

teRRA e UNiVeRsO

matemtica

Analogamente, dizemos que o limite direita da funo f(x) f0 quando x tende a x0+, e representamos tal operao por:
11.13

Se e somente se, para todo nmero > 0 houver um nmero > 0 tal que se x0 < x < x0 + ento d (f (x), f 0 ) < . Como exemplo de funo com dois lados distintos para o valor de x = 0, consideremos a funo dada por:
11.14

Analisemos o que ocorre com essa funo quando nos aproximamos do valor de x = 0 pela direita. Encontramos para esse limite direita, o seguinte valor:
11.15

No entanto, o limite esquerda do valor x = 0 dado por:


11.16

11.4 Alguns teoremas e Regras teis


A seguir apresentaremos alguns teoremas que sero utilizados no clculo. Dentre eles destacamos o Teorema do confronto. Ele muito til como ver-se h logo em seguida. As demonstraes podem ser encontradas em livros de Anlise Matemtica.

92

93

limites 11

Teorema 1
O primeiro teorema assegura que se os limites, direita e esquerda, so iguais para um determinado valor de x, ento a funo tem um limite para esse valor que igual ao valor comum. Portanto a funo contnua nesse ponto. se, e somente se,
11.17

Teorema 2
Se numa vizinhana de x0 (isto , quando x est prximo de x0), exceto possivelmente nesse valor, e os limites de f e g existem quando x tende a x0, ento a mesma relao se aplica aos limites. Isto :
11.18

Teorema 3 Teorema do Confronto


Se numa vizinhana de x0, eventualmente exceto nesse valor, e se as funes f e h tiverem um limite comum para o valor x0:
11.19

Ento, o limite de g o mesmo das funes f e h nesse valor. Ou seja,


11.20

Teorema 4
Se f e g forem contnuas em x0 e se c for uma constante, ento as seguintes funes tambm so contnuas em x0:

teRRA e UNiVeRsO

matemtica

1. 4. 5.

2.

3.
11.21

11.4 Grfico alusivo ao teorema do confronto

11.5 Propriedades dos limites


Se f uma funo real ento a definio de limite tal que ela compatvel com as operaes algbricas, desde que os limites direita das equaes abaixo existam.Tais resultados seguem do Teorema do Limite Algbrico.

11.22

94

95

limites 11

Nos limites acima, estamos excluindo formas indeterminadas, como por exemplo, , , ,e . Em tais casos devemos recorrer regra de LHspital ou o Teorema do Confronto.

11.6 limites envolvendo infinitos


Adotamos o smbolo Que se l Infinito, para representar valores de grandezas que no sejam superados por outros. Dizer que o valor de algo tende a infinito significa que estamos considerando valores dessa grandeza superiores a quaisquer outros que possamos imaginar. Tanto a varivel dependente quanto a varivel independente podem crescer ou decrescer indefinidamente. A tais situaes nos referimos como casos em que o limite das mesmas tende a ou . Analisemos primeiramente o caso em que a varivel independente tende a . Dizer que uma funo f, definida em algum intervalo que contenha parte do eixo real positivo, tem um limite igual a L , e escrevemos:
11.23

significa que os valores de f(x) se tornam arbitrariamente prximos de L quando para valores de x suficientemente grandes. Definio: Seja f uma funo definida em algum intervalo . Ento
11.24

significa que os valores de f(x) podem ficar arbitrariamente prximos de L, tomandose x suficientemente grande em valor absoluto, mas negativo.

teRRA e UNiVeRsO

matemtica

11. 5 Limite de uma funo quando x tende a infinito

11.7 limites infinitos


Os valores da varivel dependentes podem crescer indefinidamente. Agora estamos falando de limites para os quais quando a varivel x se aproxima de um valor, digamos x0, a funo cresce, tendendo a infinito, ou menos infinito. Se uma funo f bem definida numa vizinhana que contenha o valor x0 (definida em ambos os lados de x0 ), exceto possivelmente em x0, ento a expresso
11.25

significa que podemos fazer os valores de f(x) ficarem arbitrariamente grandes (to grandes quanto quisermos) tomando x suficientemente prximo de x0, mas no igual a x0. Analogamente, considerando f uma funo definida numa vizinhana de x0, exceto possivelmente no valor x0, ento quando escrevemos
11.26

96

97

limites 11

Isso significa que os valores de f(x) podem ser arbitrariamente grandes, porm negativos, ao tomarmos valores de x suficientemente prximo de x0 mas no iguais a x0. Alguns exemplos so dados abaixo:

11.27

11.8 Regras teis


As seguintes regras so vlidas se os limites direita existem (e so finitos). Consideremos o produto de uma expresso aqui designada por S, como por exemplo, uma constante, que no envolve x. Ento o limite do produto dessa expresso pela funo dado por:

11.29

Seja b um nmero real positivo. Esse nmero elevado a uma potncia que uma funo f, tem um limite que dado pela expresso:
11.30

Vale ainda a seguinte Propriedade da Potncia

teRRA e UNiVeRsO

matemtica

11.31

Em particular, valem as propriedades:

11.32

Como casos particulares das expresses acima, temos

11.33

(Se

for par, supomos que

11.8.1 Propriedade da substituio Direta


Se f for uma funo polinomial ou racional e se o valor x0 estiver no domnio de f, ento vale a substituio direta
11.34

11.9 Outros limites de interesse


De grande utilidade, muitas vezes, o limite quando x tende a zero dos quocientes de funes

98

99

limites 11

11.35

Em ambos os casos tanto o numerador quanto o denominador tendem a zero no limite em que a varivel independente tende a zero. Para determinarmos o primeiro limite, notamos que para valores de x no intervalo 0 < x < p / 2, vale as desigualdades resumidas na expresso abaixo:
11.36

Dividindo a expresso acima por sen x, obtemos:


11.37

Considerando-se que
11.38

Segue, de (11.37), aplicando o Teorema do Confronto, temos


11.39

E pela propriedade da potncia (11.31), temos que

11.40

Consideremos agora o segundo caso. Para tal, notamos que

11.41

teRRA e UNiVeRsO

matemtica

Portanto, de (11.41), segue que

11.42

Levando-se em conta que o limite do primeiro termo igual a 1 e que o limite da funo seno igual a zero quando x tende a zero, conclumos que:
11.43

Abaixo apresentamos uma tabela, no muito completa de limites:


11.44

11.45

11.46

11.47

11.48

11.49

11.50

11.51

100

101

limites 11

11.52

11.53

11.54

11.55

teRRA e UNiVeRsO

matemtica

Vous aimerez peut-être aussi