Vous êtes sur la page 1sur 11

Histria Psicologia Educacional ou Escolar?

Eis a questo
Deborah Rosria Barbosa Marilene Proena Rebello de Souza Resumo
Este artigo apresenta alguns dados oriundos da tese de doutorado sobre a histria do campo de conhecimento e prtica da Psicologia em sua relao com a Educao no Brasil. Este estudo foi conduzido baseado no fundamento epistmico-filosfico do materialismo histrico dialtico e na nova histria, utilizando fontes bibliogrficas histricas e cinco relatos orais de personagens da Psicologia Educacional e Escolar. Os depoimentos e o material das fontes escritas constituram o corpus documental cuja organizao seguiu a metodologia da histria oral e historiografia plural. Foi realizada anlise descritivo-analtica compreendida em duas etapas: a) anlise documental (fontes no orais) e b) construo de indicadores e ncleos de significao dos registros orais. A partir das anlises, comps-se uma periodizao da histria da Psicologia Educacional e Escolar brasileira por meio de marcos histricos da rea. No presente artigo destaca-se a discusso acerca da conceituao e terminologias utilizadas pela Psicologia Educacional e Escolar ao longo do tempo e de como essas mudanas nas nomenclaturas da rea refletem questes epistemolgicas, ideolgicas e polticas. Palavras-chave: Psicologia escolar, psicologia educacional, histria da psicologia.

Educational Psychology or School Psychology? That is the question.


Abstract
In this article we present some data from our doctoral thesis in which we investigate the history of the knowledge and practice of Educational and School Psychology in Brazil. The study was carried out based on new history and philosophical-epistemological foundation of historical and dialectical materialism. We used bibliographical references as well as historical and oral accounts of five living characters of Brazilian history of Educational and School Psychology. The statements of historical sources and the material constituted a corpus of documents which followed the methodology of oral history and pluralistic history. A descriptive analysis was performed in two steps: a) document analysis (non-oral sources) and b) construction of a core of indicators from oral records. From the analysis, we built a timeline of the history of Educational Psychology and Brazilian school through landmarks of the area. We explore here the concept and terms used for the identification of Educational Psychology and School Psychology. We confer how these changes in the nomenclature of the area reflect epistemological, ideological and political choices. Keywords: School psychology, educational psychology, history of psychology.

Psicologa de la Educacin o Psicologa Escolar? Esa es la cuestin.


Resumen
Este artculo contiene datos da tesis de doctorado de uno de los autores que investiga la historia y prctica de la Psicologa y su relacin con la Educacin en Brasil, basndose en la nueva historia y en el materialismo histrico dialctico, tomando referencias bibliogrficas y relatos orales de cinco personajes de la Psicologa Educacional y Escolar en Brasil. Los relatos y material de fuentes histricas constituyen el corpus documental cuya organizacin utiliz la metodologa de la historia oral e historia plural, realizando una interpretacin descriptivo-analtica en dos etapas: a) anlisis de documentos (fuentes no orales) y b) construccin de indicadores y ncleos de significado de registros orales. A partir del anlisis se efectu una cronologa de la historia a travs de puntos de referencia de la historia del rea. En este trabajo se discute el concepto y los diversos trminos utilizados en la identificacin de Psicologa de la Educacin y Psicologa Escolar y cmo, a travs del tiempo, estos cambios en la nomenclatura de la Psicologa en su relacin con la Educacin reflejan las opciones epistemolgicas, ideolgicas y polticas diferenciadas. Palabras Clave: Psicologa escolar, psicologa educacional, historia de la psicologa.
Revista Semestral da Associao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 16, Nmero 1, Janeiro/Junho de 2012: 163-173.

163

Introduo
William Shakespeare at hoje desperta paixes e esse fato se deve, sobretudo, porque suas obras, mesmo tendo uma linguagem caracterstica do fim do sculo XVI e incio do XVII, tratam de temas atemporais e, especialmente, falam do humano. A tragdia de Hamlet, o prncipe da Dinamarca (Shakespeare, 2002), e suas outras obras colocam em cena aspectos internos das personagens e trouxeram para o teatro a necessidade da interpretao das angstias e questionamentos quanto existncia humana e suas vicissitudes. Quando Hamlet se questiona sobre ser ou no ser... eis a questo (Shakespeare, 2002, p. 56) e diz ainda que a conscincia nos faz a todos covardes, Shakespeare nos brinda com mais uma de suas instigantes formas de nos fazer parar para pensar em ns mesmos, nossa existncia e como a temos conduzido. Forma essa que no fecha em si prpria uma resposta definitiva e carrega todas as possibilidades abertas e polissmicas de forma dialtica e processual. Ou seja, as tragdias shakesperianas se eternizaram tambm por deixar ao leitor mltiplas possibilidades de escolha, sem cair no isto ou aquilo, conforme poema de Ceclia Meireles (1990), ensejando reflexes que tratam da transformao constante e do movimento intrnseco de produo de sentidos sobre o humano e a vida cotidiana. com esse esprito de questionamento, de movimento que gostaramos que os futuros leitores recebessem o presente texto1, resultado de uma tese que teve como objetivo investigar a constituio e consolidao do campo de estudo e atuao em Psicologia Educacional e Escolar no Brasil, por meio de depoimentos orais e de outras fontes historiogrficas. A investigao foi conduzida com base nos pressupostos epistmico-filosficos da nova histria e do materialismo histrico e dialtico. A pesquisa teve como diferencial a utilizao da histria oral e historiografia pluralista como metodologias empregadas. Foi ento construdo um corpus documental composto por fontes historiogrficas sobre o tema e depoimentos orais de cinco personalidades que fizeram parte da construo da histria da Psicologia Educacional e Escolar no pas. Os depoentes foram escolhidos por terem sido pioneiros, ou os primeiros a contribuir para esse campo de atuao, ou, mesmo no se tratando de pioneiros, protagonistas que colaboraram como personagens ativos num determinado momento histrico. O trabalho construiu e organizou os depoimentos do Dr. Arrigo Leonardo Angelini, da Dra. Geraldina Porto Witter, da Dra. Maria Helena Souza Patto, da Dra. Raquel Souza Lobo Guzzo e do Dr. Samuel Pfromm Netto. Os depoimentos esto na ntegra na tese2.
1 Este artigo fruto de uma discusso realizada inicialmente na tese de doutorado intitulada Estudos para uma histria da Psicologia Educacional e Escolar no Brasil, de Barbosa (2011), orientada por Marilene Proena Rebello de Souza no Programa de PsGraduao em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo (USP). 2 A referida tese est disponvel no portal de teses da USP e foi um trabalho financiado com bolsa do CNPq.

A partir do conjunto de elementos investigados construdos e de sua anlise (descritivo-analtica), comps-se um panorama da histria da Psicologia Educacional e Escolar brasileira e ento sugerida uma proposta de periodizao desse histrico, construda a partir de marcos escolhidos como significativos para esse campo de conhecimento. Esses perodos correspondem s seguintes etapas: 1) Colonizao, saberes psicolgicos e Educao (1500-1906); 2) A Psicologia em outros campos de conhecimento (1906-1930); 3) Desenvolvimentismo a Escola Nova e os psicologistas na Educao (1930-1962); 4) A Psicologia Educacional e a Psicologia do Escolar (1962-1981); 5) O perodo da crtica (1981-1990); 6) A Psicologia Educacional e Escolar e a reconstruo (1990-2000); 7) A virada do sculo: novos rumos? (2000- ). So analisadas as caractersticas especficas de cada um desses perodos, mesclando o que foi encontrado nas fontes bibliogrficas e orais, e construindo um percurso pelo qual passou a chamada Psicologia Educacional e Escolar no Brasil ao longo desses anos. Em termos gerais, pode-se dizer que, em vrios momentos, a Psicologia em sua relao com a Educao passou por vrias transformaes, sendo um conhecimento e uma prtica que ora esteve a servio de interesses conservadores e capitalistas, ora contribuiu para reflexes revolucionrias e emancipatrias. Um dos resultados interessantes que se pde construir a partir da tese foi a compreenso de que as diferentes formas de nomenclaturas que se referem relao entre a Psicologia e Educao na verdade ensejam pressupostos tericos, prticos, metodolgicos e inclusive ideolgicos que precisam ser compreendidos no apenas como meras diferenas de nomeao. Identificamos que cada um dos termos usados na identificao desse campo de conhecimento por ns intitulado Psicologia Educacional e Escolar tem um percurso histrico que precisa ser conhecido pelos psiclogos e profissionais que se interessam por esse campo. E sobre essa parte especfica da tese que lanaremos nosso olhar neste artigo.

Psicologia educacional ou escolar: uma questo de nomenclatura?


Quando se fala em Psicologia em sua relao com a Educao geralmente se usam os termos Educacional ou Escolar. Alm dessas nomeaes so comuns os termos: Psicologia na Educao, Psicologia da Educao, Psicologia aplicada Educao e Psicologia do Escolar. Entretanto, por meio da pesquisa histrica, foi possvel encontrar ainda as seguintes expresses: Psicologia Pedaggica, Pedagogia Teraputica, Pedologia, Puericultura, Paidologia, Paidotcnica, Higiene Escolar, Ortofrenia, Ortofrenopedia e Defectologia. Tambm em obras diversas aparecem expresses relacionadas: Psicotcnica, Psicologia Aplicada s coisas do Ensino, Psicologia para pais e professores, Psicologia da criana, Psicologia do aluno e da professora, Biotipologia Educacional, Psicopedagogia, Psicologia Especial, Higiene

164

Revista Semestral da Associao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 16, Nmero 1, Janeiro/Junho de 2012: 163-173.

Mental Escolar, Orientao Educacional e Orientao Profissional. Em alguns casos se refere teoria e em outros se designa o conjunto de prticas desenvolvidas nesse mbito. Com esse emaranhado de nomes pode-se pensar que h inclusive uma indefinio identitria desse campo. Se a resposta for sim, essa uma discusso muito importante para os profissionais que tm interesse nesse tema. Alm disso, necessrio questionar, por exemplo, como geralmente se nomeiam os profissionais e os servios desse setor? Ser que existem diferenas quando se fala Escolar e Educacional? Ou ainda Psicologia da Educao ou na Educao? Na busca de responder a essas indagaes que pensamos em traar um percurso histrico desse conjunto de nomenclaturas para compreender como, ao longo do tempo, foram se constituindo essas nomeaes e quais so suas finalidades e distines. A partir da investigao constatou-se que realmente fato que a prpria definio do que seja ou no Psicologia Educacional e Escolar passou por vrias transformaes conceituais que refletiram em sua prpria designao. A anlise histrica dessas configuraes revelou que essas diversas terminologias no so meramente uma questo de escolha de nomenclaturas que denominam o mesmo fenmeno. Identificamos que esses termos citados e suas distines tm todo um sentido histrico. Essas diferenciaes esto relacionadas, sobretudo, definio desse campo em termos de (a) objetos de interesse, (b) finalidades e (c) mtodos de investigao e/ou interveno, que, por sua vez, esto relacionados viso de homem, de mundo, de sociedade, de educao e de escola e tambm quanto ao foco de olhar interface Psicologia e Educao. E isso foi se modificando ao longo do tempo, como discutiremos a seguir. Inicialmente gostaramos de trazer uma definio de Antunes (2007):
A Psicologia Educacional pode ser considerada como uma sub-rea da psicologia, o que pressupe esta ltima como rea de conhecimento. Entende-se rea de conhecimento como corpus sistemtico e organizado de saberes produzidos de acordo com procedimentos definidos, referentes a determinados fenmenos ou conjunto de fenmenos constituintes da realidade, fundamentado em concepes ontolgicas, epistemolgicas, metodolgicas e ticas determinadas. Faz-se necessrio, porm, considerar a diversidade de concepes, abordagens e sistemas tericos que constituem as vrias produes de conhecimento, particularmente no mbito das cincias humanas, das quais a psicologia faz parte. Assim, a Psicologia da Educao pode ser entendida como sub-rea de conhecimento, que tem como vocao a produo de saberes relativos ao fenmeno psicolgico constituinte do processo educativo.

fundamenta sua atuao nos conhecimentos produzidos pela Psicologia da Educao, por outras sub-reas da psicologia e por outras reas de conhecimento.

Deve-se, pois, sublinhar que Psicologia Educacional e Psicologia Escolar so intrinsecamente relacionadas, mas no so idnticas, nem podem reduzir-se uma outra, guardando cada qual sua autonomia relativa. A primeira uma rea de conhecimento (ou sub-rea) e tem por finalidade produzir saberes sobre o fenmeno psicolgico no processo educativo. A outra constitui-se como campo de atuao profissional, realizando intervenes no espao escolar ou a ele relacionado, tendo como foco o fenmeno psicolgico, fundamentada em saberes produzidos, no s, mas principalmente, pela subrea da psicologia, a psicologia da educao (p. 3-4).

A autora diz em nota de rodap que muitas expresses so utilizadas, dentre as quais: Psicologia Educacional, Psicologia da Educao, Psicologia na Educao e outras. H implicaes tericas que subjazem opo por uma ou outra denominao, mas que no sero aqui tratadas, dada delimitao do presente texto (p. 3). Em termos gerais a definio mostra Psicologia Educacional e da Educao como sinnimos e correspondem teorizao ou produo de saberes sobre o processo educativo e a Psicologia Escolar como um campo de atuao ou prtica do psiclogo em contextos educativos diversos. Antunes (2011) recentemente voltou a tratar do tema dizendo que essas diferenciaes devem ser observadas a partir do contexto histrico no qual esto inseridas e, portanto, de suma importncia trazer luz como foram constitudas historicamente. Essa diferenciao e diramos at ciso clssica entre teoria e prtica foi historicamente constituda na Psicologia e tambm na Psicologia Educacional e Escolar, especialmente pela influncia estadunidense. Sabemos que foi nos Estados Unidos que apareceu pela primeira vez em termos cientficos o termo Educational Psychology em livro homnimo de Thorndike de 1903 e, posteriormente, esse mesmo autor colaborou para a criao da primeira revista dessa temtica nos Estados Unidos, intitulada Journal of Educational Psychology, em 1910. Posteriormente, inspirados por esse primeiro, surgiram outros peridicos de igual interesse, por exemplo: School Psychology International, Psychology in the Schools, School Psychology Review e School Psychologist (Pfromm Netto, 1996, p. 22). A American Psychological Association (APA), uma das maiores organizaes cientficas e profissionais que congrega profissionais dos Estados Unidos e de outros pases associados, como organizada em divises, mantm duas divises para o tema da Psicologia em sua relao com a Educao, como nos informam Angelini e Witter (Barbosa, 2011):
Na American Psychological Association, entidade estruturada em Divises, existe a Diviso de nmero

A Psicologia Escolar, diferentemente, define-se pelo mbito profissional e refere-se a um campo de ao determinado, isto , a escola e as relaes que a se estabelecem;

Psicologia Educacional ou Escolar? * Deborah Rosria Barbosa & Marilene Proena Rebello de Souza

165

15 Educational Psychology e a de nmero 16, School Psychology. No meu entender, a Educacional abrange a Escolar (Arrigo Angelini, 2009 depoimento para Barbosa, 2011, p. 595).

Porque a Psicologia Educacional, no exterior, em vrios pases, ela aparece como associada. Elas so dois ramos. A Psicologia Escolar faz pesquisa, mas a pesquisa est ligada ou decorrncia da Psicologia Educacional. Ou mesmo uma aplicao no mbito estrito (Geraldina Porto Witter, 2009 depoimento para Barbosa, 2011, p. 295).

E, nesse sentido, no Brasil, devido influncia que se teve dessas formulaes estrangeiras, classicamente se considerava que essa era a distino primordial. A professora Geraldina Witter ainda complementa dizendo que essa diferenciao incua, pois, segundo ela, claro que uma coisa no vive sem a outra, no ? (depoimento para Barbosa, 2011, p. 555) Mas, de um modo geral, essa diviso clssica e hoje tradicional muito disseminada por alguns tericos e profissionais que mantm a ideia de que a Psicologia Educacional fica a cargo de responder pela teorizao e pelas pesquisas, e a Psicologia Escolar, pela prtica. Contudo, a partir do olhar histrico, verifica-se que o termo Psicologia Educacional durante muito tempo no Brasil reunia em si os dois aspectos o terico e o prtico , sendo que tambm havia outras nomeaes (antes citadas) que designavam esse campo. Uma peculiaridade da histria da Psicologia no Brasil que, diferentemente do que ocorreu em outros pases nos quais o campo da Psicologia Educacional e Escolar se consolidou aps a Psicologia propriamente dita, como uma derivao desta, pelo menos no que se refere prtica, aqui ocorreu de forma diferente. Esse campo nasceu, desenvolveu-se e se consolidou concomitantemente Psicologia propriamente dita. E especialmente ao que tange aplicao prtica dos conhecimentos psicolgicos, o campo educativo foi um dos primeiros. Isso possvel apreender por meio das evidncias encontradas em documentos escritos, nos depoimentos que podemos ter acesso de pioneiros e tambm na constituio dos primeiros servios. Para Antunes, essa ligao to intensa que: [o] vnculo entre a Psicologia e Educao um vnculo muito estreito, e eu diria at constitutivo (Ciampa & Conselho Regional de Psicologia de So Paulo, 2009). Essa mesma autora reitera que a Psicologia Educacional e Escolar foi um dos principais pilares sob o qual a Psicologia se erigiu no seu processo de autonomizao e que muitas prticas iniciais da Psicologia principiaram por meio da sua relao com a Educao (Antunes, 2003, 2007). Como temos conhecido atravs dos estudos de Massimi (1984, 1990) e Massimi e Guedes (2004), desde o perodo colonial, podemos encontrar indcios de conhecimentos psicolgicos sendo aplicados em diferentes reas e uma delas se destaca, o trabalho de educao jesutica.

No Brasil, desde a chegada dos jesutas e da instituio de um projeto de Educao no pas, pode-se verificar o uso de conhecimentos, saberes ou ideias psicolgicas em interao com os processos educativos. Massimi (1984, 1990) relata que encontrou em obras, cartas e documentos histricos do perodo colonial referncias a temas como famlia, desenvolvimento e aprendizagem infantis, e o papel dos jogos na educao, entre outros assuntos que mais tarde seriam objeto da Psicologia em sua relao com a Educao. Desse modo, muito antes da influncia dos estudos norte-americanos aportarem no pas, assim como os conhecimentos psicolgicos europeus e ingleses do sculo XX, podemos encontrar referncias como a de Juan Lus Vives (1492-1540), comentador de Aristteles que, segundo Noemy Silveira Rudolfer, em seu trabalho precursor no sculo XVI, na obra De Anima et Vita (de 1538), escreve sobre Psicologia e sua relao com o ensino. A autora afirma que:
le3 no podia aplicar educao princpios psicolgicos inexistentes. Nem seria possvel encontr-los numa poca de transio da psicologia. Tratou de induzi-los com o alvo da aplicao em mira.

[...] no se pode conhecer a natureza ou a origem da alma, mas apenas suas manifestaes, diz le [Vives]. com razo, pois, que o consideram o iniciador da psicologia emprica.

[...] , por conseguinte, nos elementos da psicologia de Vives que vamos encontrar os primeiros traos da psicologia educacional, na sua exposio da variedade de manifestao da alma (Rudolfer, 1938/1965, p. 6-7).

Para Cerqueira (2000), Vives foi um dos colaboradores para a elaborao do Ratio Studiorum, que foi o plano geral de estudos organizado pela Ordem da Companhia de Jesus para a aplicao em todos os colgios mantidos por esta. A educao jesuta durou de 1549 a 1759 e tinha como propsito primordial o trabalho educativo visando catequizao e instruo na f crist. Em 1759, por meio das Reformas Pombalinas, ocorreu a expulso da Companhia de Jesus do Brasil. O Marqus de Pombal ento instaura uma srie de mudanas no sistema educacional que tinham influncia das ideias iluministas e defendiam o ensino laico. As reformas de Pombal incluram mudanas nos estudos menores (primeiras letras) e nos estudos maiores (ligados Universidade de Coimbra). Foram contratados professores rgios, que recebiam da Coroa e, ao mesmo tempo, se submeteram a uma orientao pedaggica que incorporava os ideais iluministas. Nesse sentido, o ensino passa a ter como caracterstica a educao por meio de aulas rgias (ou avulsas) tendo a figura do professor como central no processo (Saviani, 2008).
3 Optou-se por manter as grafias das palavras como apresentadas nos textos originais consultados.

166

Revista Semestral da Associao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 16, Nmero 1, Janeiro/Junho de 2012: 163-173.

Segundo Antunes (2003), no Perodo Colonial a caracterstica principal era propiciar a educao dos indgenas e da populao recm-chegada ao Brasil. Tinha-se como objetivo principal a educao de crianas de modo a dom-las, mold-las segundo os propsitos do adulto. A autora considera que se utilizava de castigos e prmios como meio de controle do comportamento e que comum encontrar referncias do perodo que tratam do cuidado com a educao moral e fsica dos infantes. Ela informa que Manoel Andrade Figueiredo (1670-1735), que escreveu a primeira cartilha educativa de Portugal, denominada A Nova Escola para aprender a ler, escrever e contar (de 1722), descrevia nesta a educao de meninos rudes. Estes no deveriam ser tratados de forma punitiva, pois isso poderia afetar o desenvolvimento e a personalidade da criana. Assim, explicaes para o comportamento infantil tinham feies ambientalistas e empiristas, alm da proposio de formas de preveno de problemas de comportamento por meio de um sistema de monitoria e ensino. Inicia-se, assim, o uso de conhecimentos que posteriormente chamaramos de psicolgicos com fins educativos, especialmente de cunho punitivo, correcional ou adaptacionista. Os termos Pedologia, Puericultura, Paidologia, Paidotcnica (relacionados criana) e tambm Ortofrenia, Ortofrenopedia, Defectologia (relacionados criana defeituosa, deficiente ou retardada) tm origem nesse tipo de pensamento adaptacionista. Mesmo com essa origem remota, s podemos falar em uma rea propriamente dita chamada Psicologia Educacional (nome inicialmente dado a esta) a partir da autonomizao da Psicologia (em fins do sculo XIX e incio do sculo XX). No caso do Brasil, tambm se tem como marco inicial a criao da profisso de psiclogos no pas, em 1962. Esse campo terico e prtico tem ainda como origem a criao de instituies e associaes dedicadas a esse objeto de estudo e interveno nos primeiros anos do sculo XX, especialmente nos anos 1930. Entretanto, aos poucos que foram sendo definidas as especificidades dessa que considerada por uns uma rea, por outros um campo, um ramo ou at uma subdiviso ou subrea da Psicologia4. Nesses primrdios a Psicologia Educacional define melhor seu objeto de interesse, suas finalidades, seus mtodos de investigao e conceitos primordiais. ntida a expresso fundante da Puericultura, quando o foco de interesse era o conhecimento do desenvolvimento infantil, e tambm da Ortofrenia, quando o objetivo era trabalhar as questes das crianas ditas anormais. Tambm se obser4 Muitos tericos falam em rea, campo, subrea, subcampo de conhecimento e outras formas de nomeao, como foi dito antes. Acreditamos ser mais adequado o termo campo de conhecimento porque entendemos que a Psicologia Educacional e Escolar, mesmo tendo se originado no interior da Psicologia, atualmente abarca conhecimentos desta e para alm desta, a partir da sua relao com outros saberes, inclusive a Educao, as Cincias Sociais e Humanas em geral. Por outro lado, o termo rea tem uma tradio que deve ser respeitada, desde que se compreenda esta no apenas como prtica separada da teoria (ou rea de atuao), mas com facetas terico-prticas numa perspectiva prxica e dialtica.

va a presena da chamada Pedagogia Teraputica, Higiene Escolar ou Higiene Mental Escolar, quando se enfatizavam os mtodos de interveno mdico-curativos e clnicos para resolver os chamados problemas das crianas. Essas referncias iniciais da Psicologia Educacional tinham relao com a crescente onda do movimento de Higiene Mental ou higienista que se tornou expressivo no pas no incio e meados do sculo XX. Tambm foram influncias iniciais a expanso do movimento psicomtrico, da Psicanlise e da Psicologia Infantil (Puericultura) ou Pedagogia Teraputica, como era chamada. A Psicologia Educacional no Brasil, em seus primrdios, abarcava teoria e prtica e estava relacionada sobretudo disciplina Psicologia Educacional dos cursos Normais, que utilizava trabalhos empricos realizados em Laboratrios de Psicologia, durante muito tempo relacionados ao movimento psicomtrico, higienista e influncia da Psicologia Infantil. Usavam-se como sinnimos de Psicologia Educacional, com essa configurao, os termos Psicologia na Educao, Psicologia da Educao, Psicologia aplicada Educao e Psicologia Experimental. Geralmente a expresso Psicologia Educacional era mais utilizada por ser a nomenclatura das disciplinas ministradas nos cursos Normais e esta abarcava as demais como contedos. Segundo Mello (1975, p. 34): Em 1931 uma disciplina psicolgica introduzida, pela primeira vez, no currculo de um curso universitrio, o nome que recebe Psicologia Aplicada aos Problemas da Educao d indcios do carter que se queria atribuir ao curso. Essa disciplina era oferecida no curso de aperfeioamento pedaggico do Instituto Pedaggico de So Paulo (curso para professores), e sabe-se que existiam disciplinas anteriores que tinham terminologias parecidas tambm em outros estados. Outras nomenclaturas relacionadas eram Psicologia Pedaggica, Pedagogia Cientfica, Psicologia Experimental. Em algumas obras dos anos de 1920 e 1930, que analisamos na tese (Barbosa, 2011), encontra-se a nomeao Biologia Educacional e Biotipologia Educacional, que traziam conhecimentos do campo biolgico e tambm psicolgico. Essas denominaes nos informam o quanto a relao entre Psicologia e Educao era constitutiva, tanto de um quanto de outro desses campos de conhecimento. Tambm nos comunica sobre a relao inicial da Psicologia com a pesquisa emprica, fisiolgica e biolgica, a partir das expresses experimental, fisiolgica e biolgica. Aqui comea a se estabelecer outra grande influncia alm das anteriormente citadas o conhecimento biolgico e fisiolgico, do campo mdico, que trouxe a biologizao dos fenmenos escolares, algo largamente criticado nos dias atuais. Pode-se inferir que a escolha por Psicologia da Educao ou na Educao, Psicologia Pedaggica, Biologia Educacional ou Biotipologia Educacional denotam, por um lado, que os conhecimentos psicolgicos foram importantes para a constituio e consolidao desses outros campos de saberes, ao mesmo tempo em que mostram certa relao de subjugao de um saber ao outro. No caso, nota-se que

Psicologia Educacional ou Escolar? * Deborah Rosria Barbosa & Marilene Proena Rebello de Souza

167

a Psicologia estaria relacionada aos campos educacional, pedaggico ou biolgico, sendo quase que um brao destes. Em outros termos, principia uma influncia funesta de alicerar a Psicologia em sua relao com a Educao influncia biologicista e tambm pedaggica nesses tempos remotos. possvel inferir que, pelo fato de ainda no termos, naquela poca, uma Psicologia como cincia e profisso, algo que foi se consolidar aps a legislao que criou a profisso de psiclogos no pas (em 1962), a Psicologia e tambm a Psicologia Educacional ainda estavam se constituindo de forma a tomar de emprstimo as produes que eram realizadas em outros campos de saber (Educao, Biologia, Medicina etc.). Isso se observa inclusive nos termos usados at hoje quanto a procedimentos de interveno como o uso da palavra anamnese e diagnstico (de origem do campo mdico). Pode-se dizer que o objeto de interesse inicial foi se constituir em um campo de teoria e aplicao estritamente ligado docncia nas Escolas Normais e cursos de formao de professores. A Psicologia Educacional caracterizou-se, ento, nesses primrdios, como ensino de Psicologia para futuros educadores, tendo a finalidade de formao e utilizao de investigao e produo de saberes oriundos dos laboratrios, com vistas compreenso dos processos educativos. Esses conhecimentos tiveram a influncia, sobretudo, do movimento psicomtrico e de elementos de Puericultura ou Psicologia da Criana, vindas da Europa, especialmente a partir dos estudos desenvolvidos no Instituto Jean-Jacques Rousseau (nos anos 1930). Tambm se destacam a forte presena da Psicanlise a partir dos anos 1940 e tambm do pensamento biologicista medicalizante que se traduzia poca no movimento higienista. Em resumo, a Psicologia Educacional terica e prtica tinha como objetivo principal diagnosticar as crianas no interior da escola quanto a sua normalidade ou anormalidade e, baseada nos experimentos e testagens, garantia-se a diviso em classes e/ou escolas especiais para atendimento de suas necessidades especiais se fosse o caso. Entra em cena a ideia de normatizao que se acresce de adaptao e atendimento das anormalidades por meio de trabalhos teraputicos garantidos por meio da Higiene Mental Escolar. Essa configurao fica evidente nos primeiros servios de atendimento psicolgico do pas que tiveram configurao educacional. Em 1938 so criados o Servio de Sade Escolar, que teve o mdico Durval Marcondes como coordenador em So Paulo, a Seo Tcnica de Ortofrenia e Higiene Mental do Departamento de Educao e Cultura do Distrito Federal no Rio de Janeiro e a Clnica de Orientao Infantil no Rio de Janeiro. Esta ltima tinha o mdico Arthur Ramos (1903-1949) como responsvel. Tanto Durval Marcondes como Artur Ramos demonstraram ter forte ligao ao pensamento psicanaltico. Outros servios semelhantes apareceram com igual finalidade em outros estados da Federao e pode-se afirmar que, como a Educao e a escola brasileira estavam

passando naquele momento por muitas reformulaes, a Psicologia veio para contribuir com a organizao destas, de modo a cumprir com a finalidade ajustatria. Nesse momento, a marca da Psicologia do ajustamento e clnico-mdica comeava a se consolidar. Especialmente nos anos 1930, a influncia das pesquisas produzidas na Europa e nos Estados Unidos cresceu no pas, e o movimento da Escola Nova comeou a ter presena marcante. Sabe-se que, nesse perodo, historicamente o pas estava passando por mudanas sociopolticas estruturais, deixando de ser essencialmente agrrio e rural para se tornar um pas agroexportador, industrializado e urbano. Nesse sentido, com vistas a uma renovao escolar, crescia a ideia de uma nova Educao e tambm cresceram em conjunto as teorias higienistas que buscavam medidas de carter profiltico para o mbito escolar (Antunes, 2003; Patto, 2008). Yazzle (1997) esclarece sobre o perodo que:
Conforme Penna (1985, p. 8), o pensamento psicolgico brasileiro em suas origens assim como nossa cultura do sculo XIX foi profundamente marcado pelas ideias francesas embebidas pelo positivismo comteano.

[...] os primeiros trabalhos da Psicologia no Brasil foram desenvolvidos por profissionais da medicina que, oriundos de uma elite econmica, puderam complementar sua formao intelectual junto a centros de cultura europeus (principalmente a Frana). Assim, a erudio burguesa, humanista e academicista a veiculada conduzia ao estudo dos fenmenos psicolgicos sob a tica positivista, enfatizando a observao direta e a possibilidade de experimentao.

[...] o modo liberal democrtico de pensar a sociedade compreendia que a educao dada pela escola, aberta a todos os segmentos, oferecendo oportunidades iguais para todos os indivduos, no novo modelo econmico que aos poucos ia se implantando no Brasil, ampliando as diferenas sociais, poderia minimizar os efeitos dos movimentos populares [...] (p. 19).

Para essa mesma autora, o escolanovismo baseava-se nessa ideia liberal de mito da igualdade de oportunidades que a escola pode oferecer, negando as diferenas de classe dadas pela constituio sociopoltica do capitalismo. O movimento de Escola Nova encontrou na Psicologia, atravs dos testes psicolgicos e conhecimento sobre inteligncia, maturidade e prontido para aprendizagem, explicaes para as diferenas individuais que culpabilizavam o sujeito pela sua condio e ocultavam as desigualdades sociais (Yazzle, 1997). Nesse contexto, a Psicologia tinha como foco analisar o processo de desenvolvimento infantil, o olhar para a criana, e seu interesse era constituir-se como campo que

168

Revista Semestral da Associao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 16, Nmero 1, Janeiro/Junho de 2012: 163-173.

aliaria esses conhecimentos no contexto educacional de forma adaptacionista, cuja identificao era a Pedologia, a Puericultura e at a Paidologia ou Paidotcnica (terminologias que se referem ao estudo do desenvolvimento infantil). Assim, o objeto de interesse primordial passava a ser a criana no contexto educacional, e a finalidade, compreender suas caractersticas, seu processo de desenvolvimento, utilizando para isso investigaes agora no apenas psicomtricas, mas tambm com foco no estudo das influncias familiares e contextuais. A influncia da Psicanlise foi um exemplo da mudana de foco do pensamento biologicista e puramente clnico-mdico para um olhar direcionado s configuraes familiares e sua importncia naquele contexto. Embora ainda se possa identificar o olhar medicalizante e de ideologia liberal e a influncia do movimento de Higiene Mental, pode-se dizer que o foco deixa um pouco de lado apenas o indivduo criana e passa a observar seu entorno, no caso a famlia. Esse tipo de pensamento tambm se inseriu no que depois passou a se designar Psicologia do Escolar, que representava a nfase no olhar para o escolar, ou o estudante, ressaltando a anlise individual dos fenmenos escolares e o olhar para a criana no contexto escolar. Nos anos 1960 e 1970 do sculo XX, podemos dizer que essa Psicologia do Escolar com foco na criana-problema, ou criana que no aprende, e nos problemas de aprendizagem foi a tnica do momento. A marca ainda clara do modelo clnico-mdico permanece e busca-se cada vez mais a investigao dos processos anormais ou desviantes, cuja base a Psicologia do ajustamento, da Psicologia Diferencial e da Psicopatologia.
por a que a histria da presena da Psicologia na educao comea. Comea medindo aptides tidas como naturais, e tentando fazer um encaixe perfeito entre as capacidades medidas de Q.I., habilidades especficas etc. e o ensino. Era um raciocnio muito parecido com o da taylorizao do processo de produo industrial. Voc tem a mquina e a matria-prima, por exemplo, uma mquina que processa arame, voc precisa de fios de arame no dimetro exato para que aquela mquina possa process-lo, e voc separa os arames mais grossos ou mais finos. Houve um namoro srio da Escola Nova com o taylorismo, tanto l fora como aqui no Brasil. E essa ideia de ajustamento, digamos assim, entre o processo de ensino e as caractersticas do aprendiz. Esta a concepo de ensino que est na base da educao compensatria (Maria Helena Souza Patto, 2010 depoimento para Barbosa, 2011, p. 644).

para o indivduo que apresenta algum tipo de desvio daqueles considerados normais. No contexto educativo, era chamado de criana-problema, aluno problema, criana difcil. A finalidade da Psicologia Educacional interessada nessa temtica ento constituda com base na identificao e discriminao desses diferentes, a partir dos instrumentais psicomtricos e avaliativos em moda no perodo5. Ao contrrio do que parece, o termo Psicologia Especial, nessa poca, no estava relacionado rea que tinha como foco os indivduos anormais ou especiais; a Psicologia Especial da poca dizia respeito distino da Psicologia Geral, indicando o que atualmente designamos reas especficas (no momento ditas especiais da Psicologia). Assim, a Psicologia Educacional fazia parte da Psicologia Especial, assim como a Psicologia Clnica, a Social ou a do Trabalho (eram especialidades). Em outras palavras, o especial aqui se referia a um contedo especial, especfico ou de especialidade no interior do grande campo da Psicologia chamado de Psicologia Geral6. Alm disso, as nomeaes Psicotcnica e Psicologia Aplicada indicavam a nfase no campo prtico da Psicologia e, nesse sentido, se destacava a Psicologia Aplicada aos mbitos escolar, clnico, do trabalho, social etc. A Psicologia Aplicada Educao tambm tinha como smiles a Psicologia para pais e professores, a Psicologia da criana, do aluno e da professora e a Psicopedagogia. Especialmente em textos das dcadas de 20, 30, 40 e 50 do sculo XX que aparecem tais denominaes referindo-se especificamente atuao prtica da Psicologia Educacional (Barbosa, 2011). Observou-se que, a partir da profissionalizao, com a aprovao de lei que regulamentou a profisso de psiclogos no Brasil (Lei N. 4.119 de 27 de agosto de 1962), usam-se mais termos relacionados Psicologia Aplicada, assim como se perpetuam as terminologias ligadas ao campo de tratamento dos anormais e inicia-se o uso da nomenclatura Psicologia Escolar nos anos 1970 e 1980. Em meados dos anos 1970 iniciam-se prticas de psiclogos em unidades como prefeituras e centros de atendimento psicolgico especfico para atendimento escolar (Taverna, 2003). Tambm poca caracterstica o crescimento da Psicologia do Escolar, que mostrava como objeto de interesse o aprendiz e cuja principal finalidade era compreend-lo para contribuir com seu processo educativo. Mantm-se ainda a primazia do interesse na criana que no aprende no contexto escolar e nos chamados anormais e crianas-problema, embora as explicaes sobre esse no aprender mudem de foco. Com finalidades liberais e ajustatrias, a teoria da carncia cultural, nascida
5 O trabalho de Cotrin (2010) trata da histria da Psicologia Educacional e Escolar na sua relao com a Educao Especial e uma referncia importante para maiores detalhes sobre esse tema especfico. 6 Essa questo de suma importncia para os pesquisadores em histria, a ateno ao significado dos termos em momentos histricos especficos, assim como o tema Psicologia Especial, temos o exemplo da palavra experimental ou Psicologia Experimental que tambm mudou muito seu significado ao longo do tempo.

Para o atendimento ou tratamento dos anormais surgem os servios de Higiene Mental, Higiene Mental Escolar, Ortofrenia, Ortofrenopedia e Defectologia. Todas essas nomeaes tinham como objeto a investigao e tratamento dos denominados anormais, retardatrios, excepcionais, especiais, campo que hoje denominamos Educao Especial. Nesse contexto, o objeto de interesse se desloca

Psicologia Educacional ou Escolar? * Deborah Rosria Barbosa & Marilene Proena Rebello de Souza

169

nos Estados Unidos como forma de explicao das diferenas individuais entre as minorias pobres, negras e latinas no pas, passa a ser amplamente divulgada em nosso pas. Segundo Patto:
A teoria da carncia cultural foi a resposta que o Estado norte-americano deu aos movimentos das minorias raciais, s suas reivindicaes de igualdade de liberdade, de fraternidade, de direitos civis, sociais e polticos...

[...] A teoria da carncia cultural baseada nisto. [...]

[...] Afirmava-se que as crianas negras no aprendiam, no porque fossem geneticamente inferiores, porque depois da Segunda Guerra Mundial e depois do nazi-fascismo ningum tinha a coragem de afirmar isso explicitamente, mesmo que acreditasse... A teoria da carncia cultural parte do princpio de que a inteligncia algo que se pode aumentar pela estimulao ambiental. E os programas de educao compensatria eram isto, era fazer com que crianas supostamente menos capazes de aprender, porque teriam um ambiente muito pobre de estimulao, pudessem ser estimuladas atravs desses programas para poderem ir bem na escola. Acreditava-se que desta forma se poderia garantir na sociedade norte-americana a igualdade de oportunidades.

Mas, por mais que voc queira, no possvel instaurar igualdade de oportunidades numa sociedade desigual, no ? Mas as pessoas que trabalharam a teoria da carncia cultural e planejaram os programas de educao compensatria no eram mal intencionadas, elas acreditavam nisso. Mas o caminho no esse, no por a (Maria Helena Souza Patto, 2010 depoimento para Barbosa, 2011, p. 644-645).

Como diz Yazzle (1997), a Psicologia passa a minimizar os fatores biolgicos como explicao dos comportamentos do escolar e inicia-se um discurso sobre os fatores ambientais e socioeconmicos como produtores de dficits comportamentais, para a autora: caa-se, assim, no determinismo sociolgico (p. 33). E foi apenas a partir da crtica a esse tipo de pensamento que foi possvel construir outro conhecimento e prtica que pudesse tirar o foco da criana-problema, que no aprende, e das finalidades de trabalho junto aos problemas de aprendizagem com objetivos ajustatrios ou discriminatrios, para finalmente se pensar nos processos educacionais de um modo mais amplo. Essa crtica principia em meados e final da dcada 70 do sculo XX. Nos anos 1980, muitos tericos passam a criticar o foco na criana, no educando, no olhar que enfatizava o desenvolvimento individual e a utilizao de instrumental psicomtrico, psicanaltico ou a teoria da carncia cultural. A partir da tese de Maria Helena Souza Patto intitulada Psicologia e Ideologia, reflexes sobre a Psicologia Escolar de

1981 nota-se uma mudana provocada pela crtica da autora ao pensamento tradicional que at ento era dominante no mbito da Psicologia Educacional e Escolar no pas. Muitos pesquisadores (Cruces, 2003; Meira & Antunes, 2003a, 2003b; Silva, 2002; Souza, 2008; Waeny & Azevedo, 2009; Yazlle, 1990, entre outros) acreditam que essa publicao foi um divisor de guas para a Psicologia Educacional e Escolar no pas, dada a sua crtica ter levado a pensar em outros rumos para a rea. A partir da crtica empreendida nessa obra e tambm em outras posteriores, observa-se a mudana no que se refere ao objeto de interesse, s proposies das finalidades e tambm aos mtodos e tcnicas de atuao nesse contexto. Cresce a utilizao da nomenclatura Psicologia Escolar com vista a se diferenciar da Psicologia Educacional agora entendida como tradicional e representante de todo o pensamento anterior de cunho ajustatrio, adaptacionista, discriminatrio e que ora assumiu feies biologicistas, medicalizantes, ora defendeu teorias como aquelas oriundas do pensamento higienista e da carncia cultural. A chamada Psicologia Escolar, atualmente denominada por alguns autores como Psicologia Escolar Crtica (Meira, 2000; Meira & Antunes, 2003a, 2003b; Souza, 2010; Tanamachi, 2000; Tanamachi, Proena, & Rocha, 2000), tem como prerrogativa outras bases de sustentao terica e metodolgica e se caracteriza por propor um olhar para o processo de escolarizao e para o contexto scio-poltico-cultural em que esto inseridos os processos educativos. Nessa viso, tem-se como objeto de interesse a investigao e interveno nos contextos educacionais e processos de escolarizao. Compreende-se que o no aprender est relacionado a toda uma produo do fracasso escolar, cujas origens se referem a uma multiplicidade de fatores intervenientes, incluindo as polticas pblicas educacionais, a formao docente, o material didtico, a organizao do espao escolar, entre outros. Muitas vezes, esse no aprender materializado/corporificado sob a forma de uma queixa escolar sobre aquele indivduo que no aprende. Essa queixa chega ao psiclogo que deve, a partir de ento, atuar de forma diferente da anterior, que tinha na investigao psicomtrica seu maior instrumental de trabalho. Nessa linha de pensamento, a funo do psiclogo escolar de modo crtico buscar ir s origens e razes do processo de escolarizao, compreender suas diferentes facetas, incluir em seu trabalho uma atuao junto ao aprendiz, aos docentes, famlia, escola, Educao como um todo e sociedade em que est inserida. Essa ideia de crtica endossada por outros pesquisadores e profissionais da Psicologia Educacional e Escolar e fortemente divulgada nos anos 1980, 1990 e 2000. Khouri, por exemplo, na obra Psicologia Escolar (1984), descreve o novo papel do psiclogo nesse campo de atuao:
[...] o psiclogo escolar atua, em primeiro lugar, de acordo com um papel de educador afirma Reger, que acrescenta: seu objetivo bsico ajudar a aumentar a qualidade e a eficcia do processo educacional atravs dos conhecimentos

170

Revista Semestral da Associao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 16, Nmero 1, Janeiro/Junho de 2012: 163-173.

psicolgicos. Ele est na escola para ajudar a planejar programas educacionais [...] (Khouri, 1984, p. 1, grifos do original).

Tanamachi e Meira afirmam que esse campo uma [...] rea de estudo da Psicologia e de atuao/formao profissional do psiclogo, que tem no contexto educacional escolar ou extra-escolar, mas a ele relacionado , o foco de sua ateno (Tanamachi & Meira, 2003, p. 11). As autoras reiteram que o profissional da rea, mesmo no atuando diretamente no contexto escolar, tem um compromisso terico e prtico com as questes da escola e da Educao. Ao produzir referncias (cincia) ou atuar (profisso) nesse mbito, o profissional no deve se limitar aos conhecimentos nem da Psicologia, nem da Educao, mas utilizar como base as produes inmeras e fecundas de outras reas de conhecimento como a Filosofia, Sociologia, Antropologia etc. De um modo geral, busca-se, a partir dessa nova orientao, novas formas de pesquisa, produo de conhecimentos e atuao que tenham imbricadas as dimenses tericas e prticas e, sobretudo, prxicas de compromisso tico-poltico com as questes educacionais, escolares e sua melhoria. As publicaes analisadas, relacionadas perspectiva crtica, revelam que o objeto de estudo e a forma de trabalho se ampliou muito desde aquela atuao inicial nos problemas de aprendizagem das chamadas crianas-problema. Para os autores contemporneos, o trabalho do psiclogo nesse campo ter como principal tarefa buscar otimizar situaes que envolvam os processos de escolarizao a partir de uma prtica com o coletivo e o individual concomitantemente. Como mtodos e tcnicas, utilizam-se diferentes estratgicas que atendam s necessidades das instituies escolares, dos educadores, dos educandos e da comunidade escolar como um todo. O profissional pode atuar como profissional dentro da escola ou nos moldes de trabalho externo (consultoria externa). Por outro lado, mesmo que haja uma identificao com esse novo pensamento, ainda encontram-se trabalhos de Psicologia Educacional e Escolar que expressam a influncia do modelo clnico de atendimento, cujo foco ainda individualizante, sobre a criana que no aprende. Apesar de encontrarmos muitos relatos tericos e prticos de cunho crtico, por outro lado, ainda se faz presente o pensamento tradicional. Um exemplo o crescimento da chamada Psicopedagogia que, em termos gerais, revive o movimento psicanaltico e clnico-mdico de ateno criana no contexto educacional e sua famlia. Tambm a onda medicalizante tem possibilitado a entrada de diagnsticos mdicos para explicaes de fenmenos no campo educacional (Collares & Moyss, 1994), retomando a viso biologicista. A partir dos anos 2000, cresceram vertiginosamente trabalhos de atendimento clnico a crianas, assim como o encaminhamento para diagnostic-las e medic-las a partir de supostos transtornos neurolgicos (Conselho Regional de Psicologia de So Paulo & Grupo Interinstitucional Queixa Escolar, 2010). A medicalizao e patologizao tem sido cada vez mais frequente no discurso educacional.

Em concluso, possvel afirmar que, ao longo do tempo, foram muitos os objetos de estudo, finalidades, mtodos e tcnicas de investigao e interveno no campo de conhecimento da Psicologia Educacional e Escolar. Essas modificaes ocorreram tambm devido mudana acerca da viso de homem, de mundo, de educao, escola e sociedade. Essas distines esto relacionadas a concepes ideolgicas que perpassaram cada momento histrico e, nos dizeres de Yazzle (1997), encontramos:
[...] prticas individualistas e ajustatrias, com nfase nos processos de aprendizagem e procedimentos remediativos modelo mdico como soluo dos chamados problemas escolares.

Contudo, na dcada de 1980 j se verificam algumas prticas de psiclogos escolares voltados para a superao do psicologismo, contemplando os determinantes concretos, sociais e histricos das necessidades e dificuldades que envolvem as instituies educacionais (p. 35).

Ampliou-se o modo de olhar e atualmente no apenas se consideram as dificuldades de aprendizagem do aluno, pensa-se contemporaneamente no fenmeno do fracasso escolar, das queixas escolares, dos problemas de escolarizao, objetos de estudo e interveno mais abrangentes e no individualizantes da questo. As intervenes/aes do psiclogo escolar tambm passaram a envolver orientao profissional, orientao educacional, orientao a queixas escolares e formao docente, ou seja, um trabalho que envolve todos os atores do contexto educativo (alunos, educadores, pais e a comunidade escolar em geral). Embora essas novas proposies no sejam unnimes, elas tm crescido cada vez mais.

Consideraes finais
Pode se dizer que a crise identitria da Psicologia Educacional e Escolar persiste, mas tem tido nova configurao, pois est cada vez mais claro que a denominao, assim como as definies do modo de construo do conhecimento (teoria) e interveno (prtica), seguir os pressupostos subjacentes escolha de cada profissional no que se refere s suas bases de pensamento crticas ou tradicionais. Contudo, em nossa compreenso, preciso se tomar cuidado com essa polarizao pura e simples j que, a nosso ver, importante que possamos no esquecer a contribuio histrica de certas teorias e prticas que deram sustentao inicial e contriburam para erigir esse campo de conhecimento. Em outras palavras, exige-se um dialetizar dessas dicotomizaes de modo a melhor compreend-las. por isso que adotamos a terminologia Psicologia Educacional e Escolar, para manter nossa considerao histria desse campo de conhecimento, que no nosso entendimento amplo, multifacetado, e que tanto deu contribuies relevantes

Psicologia Educacional ou Escolar? * Deborah Rosria Barbosa & Marilene Proena Rebello de Souza

171

para o campo educacional, como favoreceu a discriminao e o preconceito. Consideramos que essencial que possamos, a partir do conhecimento da histria, compreendermos nossas escolhas no presente de modo a construir um novo futuro. E essa construo a cada dia, a cada passo, como afirma Guzzo (2001): Trazendo as palavras de Fagan (1996), tornar-se psiclogo escolar nunca chegar a ser psiclogo escolar, pois para responder s mudanas sociais no contexto educacional, nunca se est pronto... preciso que se construa a cada dia. Talvez devamos pensar que esse um caminho interessante, o do movimento, o de sempre se reinventar, pois, a cada passo da estrada, novos horizontes so avistados, o que exige outras formas de caminhar e seguir. E devemos, ao invs de procurar uma definio, nomeao ou denominao definitiva, estarmos abertos s mltiplas possibilidades que ainda no construmos. No tenhamos a pretenso de que fique pronta nossa edio convincente para no estarmos fechados s mudanas e transformaes necessrias, e assim sigamos:

Ciampa, F., & Conselho Regional de Psicologia de So Paulo. (2009). A psicologia educacional e escolar em So Paulo. Direo: Ferno Ciampa. Produo: Conselho Regional de Psicologia de So Paulo. Roteiro: Joo Abdalla. So Paulo: CRP-SP. Videodocumentrio. Collares, C. A. L., & Moyss, M. A. A. (1994). A transformao do espao pedaggico em espao clnico (A patologizao da Educao). Publicao Srie Ideias, 23(25-31). So Paulo: FDE. Conselho Regional de Psicologia de So Paulo, & Grupo Interinstitucional Queixa Escolar. (2010). Medicalizao de crianas e adolescentes: conflitos silenciados pela reduo de questes sociais a doenas de indivduos. So Paulo: Casa do Psiclogo. Cotrin, J. T. D. (2010). Itinerrios da psicologia na educao especial: uma leitura histrico-crtica em psicologia escolar. Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de So Paulo, So Paulo. Cruces, A. V. V. (2003). Psicologia e Educao: nossa histria e nossa realidade. Em S. F. C. Almeida (Org.), Psicologia Escolar tica e competncias na formao e atuao profissional (pp. 17-35). Campinas, SP: Alnea. Guzzo, R. S. L. (2001). Formando psiclogos escolares no Brasil, dificuldades e perspectivas. Em S. M. Wescheler (Org.), Psicologia escolar: pesquisa, formao e prtica. (pp. 61-71). Campinas, SP: Alnea. Khouri, Y. G. (1984). Psicologia Escolar. So Paulo: EPU. Massimi, M. (1984). Histria das ideias psicolgicas no Brasil em obras do perodo colonial. Dissertao de Mestrado, Universidade de So Paulo, So Paulo. Massimi, M. (1990). Histria da Psicologia brasileira: da poca colonial at 1934. So Paulo: EPU. Massimi, M., & Guedes, M. C. (Orgs). (2004). Histria da Psicologia no Brasil: novos estudos. So Paulo: EDUC, Cortez. Meira, M. E. M. (2000). Psicologia Escolar: pensamento crtico e prticas profissionais. Em E. R. Tanamachi, M. Proena & M. L. Rocha (Orgs.), Psicologia e educao: desafios tericos-prticos (pp. 35-71). So Paulo: Casa do Psiclogo. Meira, M. E. M., & Antunes, M. A. M (Orgs.). (2003a). Psicologia escolar: teorias crticas. So Paulo: Caso do Psiclogo. Meira, M. E. M., & Antunes, M. A. M (Orgs.) (2003b). Psicologia escolar: prticas crticas. So Paulo: Caso do Psiclogo. Meireles, C. (1990). Ou isto ou aquilo (B. Berman, Ilust.; 5a ed.). Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira; FNDE/MEC.

O problema no inventar. ser inventado hora aps hora e nunca ficar pronta nossa edio convincente. (Carlos Drummond de Andrade, 2002)

Referncias
Andrade, C. D. (2002). Corpo (16a ed.). Rio de Janeiro: Record. Antunes, M. A. M. (2003). Psicologia e Educao no Brasil: um olhar histrico-crtico. Em M. E. M. Meira & M. A. M. Antunes (Orgs.), Psicologia escolar: teorias crticas. (pp. 139-168). So Paulo: Casa do Psiclogo. Antunes, M. A. M. (2007). Psicologia escolar e educacional: histria, compromissos e perspectivas. Cadernos de Psicopedagogia, 6(11), 0-0. Recuperado: 02 jun 2012. Disponvel: http://www.scielo. br/scielo.php?pid=S1413-85572008000200020&script=sci_arttext Antunes, M. A. M. (2011). Psicologia e Educao no Brasil: uma anlise histrica. Em R. G. Azzi & M. H. T. Gianfaldoni (Orgs.), Psicologia e Educao (pp. 9-32). So Paulo: Casa do Psiclogo. Barbosa, D. R. (2011). Estudos para uma histria da Psicologia Educacional e Escolar no Brasil. Tese de Doutorado, Programa de Ps-Graduao em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Instituto de Psicologia, Universidade de So Paulo, So Paulo. Cerqueira, L. A. (Org.). (2000). Aristotelismo Antiaristotelismo ensino de Filosofia. Rio de Janeiro: Editora gora da Ilha.

172

Revista Semestral da Associao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 16, Nmero 1, Janeiro/Junho de 2012: 163-173.

Mello, S. L. (1975). Psicologia e profisso em So Paulo. So Paulo: tica. Patto, M. H. S. (2008). Cincia e poltica na Primeira Repblica: origens da Psicologia Escolar. Em A. M. Jac-Vilela, F. Jabur, H. B. C. Rodrigues (Orgs.), Clio-Psych: Histrias da Psicologia no Brasil. (pp. 187-206). Rio de Janeiro: Biblioteca Virtual de Cincias Humanas do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais. Pfromm Netto, S. (1996). As origens e o desenvolvimento da psicologia escolar. Em S. M. Wechsler (Org.), Psicologia escolar: pesquisa, formao e prtica (pp. 22-38). Campinas, SP: Alnea. Rudolfer, N. S. (1965). Introduo Psicologia Educacional (3a ed.). So Paulo: Ed. Nacional. (Tabalho orginal publicado em 1938) Saviani, D. (2008). Histria das Ideias Pedaggicas no Brasil (2a ed.). Campinas, SP: Autores Associados. Shakespeare, W. (2002). Hamlet (P. Nassetti, Trad.). So Paulo: Martin Claret. Silva, S. M. C. (2002). Arte e educao na confluncia das reas, a formao do psiclogo escolar. Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. Souza, M. P. R. (2008). Medicalizao na educao infantil e no ensino fundamental e as polticas de formao docente. Retornando patologia para justificar a no aprendizagem escolar: a medicalizao e o diagnstico de transtornos de aprendizagem em tempos de neoliberalismo. Anais da 31. Reunio Anual da ANPED. Caxambu, Minas Gerais: ANPED.

Tanamachi, E. R. (2000). Mediaes terico-prticas de uma viso crtica em Psicologia Escolar. Em E. R. Tanamachi, M. Proena & M. L. Rocha (Orgs.), Psicologia e educao: desafios tericosprticos (pp. 73-104). So Paulo: Casa do Psiclogo. Tanamachi, E. R., & Meira, M. E. M. (2003). A atuao do psiclogo como expresso do pensamento crtico em Psicologia e Educao. Em M. E. M. Meira & M. A. M. Antunes (Orgs.), Psicologia Escolar: prticas crticas (pp. 11-62). So Paulo: Casa do Psiclogo. Tanamachi, E. R., Proena, M., & Rocha, M. L. (Orgs.). (2000). Psicologia e educao: desafios tericos-prticos (pp. 35-71). So Paulo: Casa do Psiclogo. Taverna, C. S. R. (2003). Um estudo histrico sobre a Psicologia Escolar na Secretaria Municipal de Educao da Prefeitura. Tese de Doutorado, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo. Waeny, M. F. C., & Azevedo, M. L. B. (2009). A Psicologia Escolar e sua histria. Recuperado: 27 mar. 2009. Disponvel: http://www. crpsp.org.br/memoria/educacao/artigo_educacao.aspx Yazlle, E. G. (1990). A formao do psiclogo escolar no estado de So Paulo: subsdios para uma ao necessria. Tese de Doutorado, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo. Yazlle, E. G. (1997). Atuao do psiclogo escolar: alguns dados histricos. Em B. B. B. Cunha, E. G. Yazlle, M. R. R. Salotti & M. Souza. Psicologia na escola: um pouco de histria e algumas histrias (pp. 11-38). So Paulo: Arte & Cincia.

Sobre as autoras Deborah Rosria Barbosa (deborahbarbosa@yahoo.com.br) Professora Doutora da Universidade de Mogi das Cruzes (So Paulo), participante do Laboratrio Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (LIEPPE) da USP. Mestre em Psicologia Escolar pela Pontifcia Universidade Catlica de Campinas (2001) e Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de So Paulo (2011). Endereo: Rua Carabas, 172 Perdizes So Paulo/ SP CEP: 05020-000 Marilene Proena Rebello de Souza (mprdsouz@usp.br) Professora, Livre-docente e Doutora da Universidade de So Paulo (So Paulo). Coordenadora e pesquisadora do Programa de Ps-Graduao em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo e coordenadora do Laboratrio Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (LIEPPE) da USP. Graduada em Psicologia pela Universidade de So Paulo (1978). Mestrado, Doutorado e Livre-Docncia em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de So Paulo (1991, 1996 e 2010, respectivamente). Endereo: Instituto de Psicologia da USP - Av. Prof. Mello Moraes 1721 Cidade Universitria USP Butant So Paulo/SP - CEP 05508-030 Este trabalho fruto da tese de doutorado de Deborah Rosria Barbosa, orientado pela profa. Marilene Proena, cujo ttulo Estudos para uma histria da Psicologia Educacional e Escolar no Brasil, defendida em 2011 no Programa de Ps-Graduao em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da USP, e foi financiado com bolsa de doutorado do CNPq.
Psicologia Educacional ou Escolar? * Deborah Rosria Barbosa & Marilene Proena Rebello de Souza

173

Vous aimerez peut-être aussi