Vous êtes sur la page 1sur 15

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

PROGRAMA

NACIONAL

DE

INTEGRAO

DA

EDUCAO

PROFISSIONAL COM A EDUCAO BSICA NA MODALIDADE DE EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS PROEJA E O TRABALHO COMO PRINCPIO EDUCATIVO

YAMANOE, Mayara Cristina Pereira (UNIOESTE) VIRIATO, Edaguimar Orquizas (Orientadora/UNIOESTE)

Introduo

Esse texto visa apresentao do projeto de pesquisa em andamento que tem como objeto de estudo o PROEJA - Programa Nacional de Integrao da Educao Profissional com a Educao Bsica na Modalidade de Educao de Jovens e Adultos, um programa do governo federal regulamentado pelo Decreto 5.840 de 2006, que tem o objetivo de integrar Educao Bsica e Educao Profissional na modalidade de Educao de Jovens e Adultos (EJA).

O referido programa, regulamentado em 2006, foi implantado no Estado do Paran em 2008. A partir de 2007, a Universidade Tecnolgica Federal do Paran UTFPR, Universidade Federal do Paran UFPR e Universidade Estadual do Oeste do Paran UNIOESTE iniciaram uma Pesquisa Interinstitucional, denominada Demandas e Potencialidades do PROEJA no Estado do Paran, com o objetivo de investigar o processo de implementao do Programa no Estado. A pesquisa que venho desenvolvendo, portanto, est vinculada a esse Grupo de Pesquisa interinstitucional (UFPR, UTFPR e UNIOESTE), financiado pela CAPES (Coordenao de PROEJA

Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior), por meio do Edital CAPES/SETEC n 03/2006.

A necessidade de investigao se faz, especialmente, pelo recente processo de implementao do programa no Paran, iniciado em 2008. Isso possibilita compreend1

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

lo como um campo novo de investigao. Alm disso, a articulao Educao Bsica Educao Profissional Educao de Jovens e Adultos indita no Brasil, o que leva a considerar a importncia da pesquisa.

Os estudos que venho desenvolvendo tm buscado problematizar o trabalho como princpio educativo nos documentos federal e estadual do PROEJA, analisar em que medida os planos de ensino dos docentes do curso Tcnico em Segurana do Trabalho apresentam ou no esse conceito e estabelecer, a partir da proposta gramsciana de escola, relaes com a proposta inscrita no programa em questo. Buscaremos, nesse texto, apresentar alguns aspectos referentes instituio do PROEJA, um breve esboo do aporte terico a ser utilizado, bem como o mtodo de pesquisa adotado.

PROEJA - Programa Nacional de Integrao da Educao Profissional com a Educao Bsica na Modalidade de Educao de Jovens e Adultos

O PROEJA, programa do governo federal, regulamentado pelo Decreto 5.840 de 2006, tem o objetivo de integrar Educao Bsica e Educao Profissional na modalidade de Educao de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com as orientaes oficiais, sua proposta, de carter indito na histria da educao brasileira, tem na integrao entre as modalidades e nveis a referncia para a construo de uma concepo de formao de trabalhadores que vise superar a dualidade estrutural representada pela educao geral em contraponto com a educao profissional.

Partindo, ento, do pressuposto de que a educao brasileira foi constituda historicamente com bases em uma dualidade estrutural, pautada na diviso entre capital e trabalho, possvel considerar que as polticas educacionais e as prticas educativas revelam-se expresses das contradies postas na sociedade. Essas contradies, entretanto, tambm permitem pensar em possibilidades de formao humana que visem superao dessa histrica dicotomia. Essas possibilidades apontam tambm para um projeto de ensino mdio integrado ao ensino tcnico com base nos eixos trabalho, cincia e cultura. 2

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

Diante disso, entendemos a proposta de integrao inscrita no PROEJA como uma possibilidade para a formao de trabalhadores no sentido de contribuir com a superao da dicotomia formao geral x formao tcnica. Sendo assim, importante compreender alguns elementos da histria recente da educao brasileira que contriburam para a proposio desse programa.

Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional n 9.394, de 1996, a educao nacional foi divida em nveis de ensino e modalidades de educao. Os nveis prevem a necessidade de cumprimento de etapas seqenciais. J as modalidades de educao podem perpassar alguns nveis de ensino. A Educao Profissional, sendo uma modalidade, de acordo com a LDBEN de 1996 tem a possibilidade de integrar-se Educao Bsica (Ensino Fundamental e Ensino Mdio) e Educao Superior (Graduao e Ps-Graduao).

No entanto, em 1997, o Decreto 2.208 regulamentou a Educao Profissional intensificando a histrica separao entre formao geral e formao tcnica, garantindo Educao Profissional de nvel tcnico a possibilidade de organizao de um currculo prprio, sendo concomitante ou seqencial, mas no integrado ao Ensino Mdio. De acordo com Kuenzer (1999), esse decreto nega a garantia de integrao feita pela LDBEN de 1996 e, portanto, corrobora a separao de ambos.

Em 2004, o Decreto 5.154 substituiu o 2.208/97, oferecendo, novamente, possibilidades de integrao entre Educao Bsica e Educao Profissional, apontando para outras perspectivas de formao do trabalhador, inclusive a articulao entre Educao Profissional e Educao de Jovens e Adultos (EJA).

A articulao da Educao Profissional com a EJA tambm apresentada pela Portaria 2.080/05, que obrigava a implantao de cursos profissionais na modalidade de EJA nos Centros Federais de Educao Tecnolgica (CEFETs). Ainda em 2005, a Portaria 2.080 foi ratificada pelo Decreto 5.478, que instituiu o PROEJA Programa de Integrao da 3

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

Educao Profissional ao Ensino Mdio na Modalidade de Educao de Jovens e Adultos. Em 2006, o Decreto 5.840 revogou o 5.478, alterando o nome para Programa Nacional de Integrao da Educao Profissional com a Educao Bsica na Modalidade de Educao de Jovens e Adultos e abrangendo todos os sistemas pblicos de ensino e as instituies do Sistema Nacional de Aprendizagem (Sistema S), mantendo a obrigatoriedade para os CEFETs.

Partindo das polticas propostas pelo governo federal, a Secretaria de Estado da Educao do Paran (SEED/PR), por meio do Departamento de Educao Profissional, apresentou, em 2007, a primeira verso do documento estadual denominado Educao Profissional Integrada Educao de Jovens e Adultos apresentando como inteno firmar o PROEJA como uma poltica pblica para a educao no Estado. Diante disso, em 2008 foi iniciado o processo de implantao dos cursos de PROEJA na Rede Estadual de Ensino.

Alm da ateno dada integrao da Educao Profissional Educao Bsica, o programa em questo tambm aponta outra perspectiva de formao de trabalhadores. Entendendo que EJA foram destinadas aes paliativas e insuficientes, Rummert (2007) afirma ser essa modalidade uma educao destinada a uma classe social especfica - trabalhadores que, em segmentos fragilizados e vulnerveis, recebem polticas pontuais e de aligeirada descontinuidade, o PROEJA indica uma contraproposta referncia histrica que tem permeado a Educao Profissional e a EJA.

Segundo Ramos (2008), a concepo de integrao est associada concepo de escola unitria, que considera a educao de qualidade como um direito de todos apropriao dos conhecimentos construdos e acumulados historicamente pela humanidade. Para tanto, fundamental a concepo do trabalho como princpio educativo, ou seja, a compreenso de que os conhecimentos produzidos historicamente e sistematizados pela cincia constituem-se instrumentos de produo da existncia humana, por meio dos quais os homens assumem as formas histricas de seu tempo. 4

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

O Trabalho como Princpio Educativo como referncia para a Integrao

O trabalho como princpio educativo pode ser considerado como pressuposto para a integrao inscrita no PROEJA. Em uma perspectiva de formao humana que se apresenta a partir do vis do trabalhador e no do capital, segundo Frigotto,
implica superar a viso utilitarista, reducionista de trabalho. Implica inverter a relao situando o homem e todos os homens como sujeito de seu devir. Esse um processo coletivo, organizado, de busca prtica de transformao das relaes sociais desumanizadoras e, portanto, deseducativas. A conscincia crtica o primeiro elemento deste processo que permite perceber que dentro destas velhas e adversas relaes sociais que podemos construir outras relaes, onde o trabalho se torne manifestao de vida e, portanto, educativo (FRIGOTTO apud RAMOS, 2008, p.7).

Diante disso, entendemos que pensar na unificao entre o Ensino Mdio e a Educao Profissional, com a especificidade da EJA, que tenha o trabalho, em seu sentido ontolgico e histrico, como base, supe um projeto de educao e, por conseqncia, um projeto de sociedade que vise superao da dualidade estrutural do modo de produo capitalista. Sendo assim, uma proposta de integrao entre conhecimentos cientficos e especficos, buscando atender uma parcela da populao que j fora excluda do sistema de ensino, deve ter como pressuposto a superao da diviso social e tcnica do trabalho.

Para Ramos (2008), a concepo de integrao est associada concepo de escola unitria, que considera a educao de qualidade como um direito de todos apropriao dos conhecimentos construdos e acumulados historicamente pela humanidade. Esse pressuposto remete negao da diviso entre trabalho manual e trabalho intelectual, e a afirmao de que em uma educao unitria [...] todos tenham acesso aos conhecimentos, cultura e s mediaes necessrias para trabalhar e produzir a existncia e a riqueza social (RAMOS, 2008, p.2).

Ciavatta afirma que

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

Remetemos o termo [integrar] ao seu sentido de completude, de compreenso das partes no seu todo ou da unidade no diverso, de tratar a educao como uma totalidade social, isto , nas mltiplas mediaes histricas que concretizam os processos educativos [...]. Significa que buscamos enfocar o trabalho como princpio educativo, no sentido de superar a dicotomia trabalho manual/trabalho intelectual, de incorporar a dimenso intelectual ao trabalho produtivo, de formar trabalhadores capazes de atuar como dirigentes e cidados (CIAVATTA, 2005, p. 84).

Nestes termos, o PROEJA, ao considerar o trabalho como princpio educativo, identifica o trabalho como o que possibilita a compreenso do significado econmico, social, histrico, poltico e cultural das cincias e das artes (RAMOS, 2005, p.108). Essa concepo permite considerar o ser humano em sua totalidade histrica.

Segundo Ramos, o sentido ontolgico do trabalho consiste na sua compreenso como prxis humana, [...] como forma pela qual o homem produz sua prpria existncia na relao com a natureza e com os outros homens e, assim, produz conhecimentos (2008, p.8). A autora entende o sentido histrico do trabalho como categoria econmica e prxis diretamente produtiva, ou seja, como o que possibilita ao ser humano a produo de sua existncia material.

Nesse sentido, o trabalho representa a mediao que permite ao ser humano ultrapassar sua condio estritamente natural e constituir sua natureza social. O homem, em sua relao com os outros homens, produz as condies necessrias manuteno de sua existncia e, historicamente, cria novas necessidades a serem atendidas tambm pelo trabalho social. O trabalho , ento, a condio distintiva entre os seres humanos e os outros animais. Enquanto os animais se adaptam natureza, o ser humano a adapta a si por meio do trabalho.
Antes de tudo, o trabalho um processo entre o homem e a natureza, um processo em que o homem, por sua prpria ao, media, regula e controla seu metabolismo com a natureza. Ele mesmo se defronta com a matria natural como uma fora natural. Ele pe em movimento as foras naturais pertencentes sua corporalidade, braos e pernas, cabea e mo, a fim de apropriar-se da matria natural numa forma til para sua prpria vida. Ao atuar, por meio desse movimento, sobre

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

a natureza externa a ele e ao modific-la, ele modifica, ao mesmo tempo, sua prpria natureza. (MARX, 2004, p. 36).

Friedrich Engels (2004, p. 13) diz que o trabalho a condio bsica e fundamental de toda a vida humana. E em tal grau que, at certo ponto, podemos afirmar que o trabalho criou o prprio homem. Portanto, pelo trabalho que o ser humano superou sua condio meramente animal e pde transformar a natureza para atender s suas necessidades e, inclusive, produzir novas necessidades.

Sendo assim, ao considerar o trabalho em seu sentido ontolgico, a formao integrada compreende o ser humano como totalidade histrica e, portanto, vincula-se discusso acerca da superao da histrica dicotomia posta na educao brasileira: educar para o fazer e educar para o saber sobre o fazer. Para Silva,

as finalidades da integrao, na perspectiva do trabalho como princpio educativo, estariam em viabilizar a compreenso dos fundamentos cientficos e tecnolgicos dos processos produtivos e em particular dos processos de trabalho, consolidando uma formao profissional que ultrapasse o carter restrito e utilitarista do preparo imediato para o exerccio de funes tcnicas e que conduza a um processo formativo capaz de gerar, de forma consistente, o conhecimento acerca das bases cientficas, histricas e culturais que explicam o trabalho e a tecnologia na contemporaneidade. (SILVA, 2008, p.2)

O curso tcnico em Segurana do Trabalho, por exemplo, constitui-se com uma grade curricular que agrega tanto as disciplinas do Ensino Mdio quanto as especficas para a formao do tcnico em segurana do trabalho, sendo destinado ao pblico jovem e adulto, ou seja, aqueles que no cursaram e concluram a educao bsica na idade considerada regular. O grande desafio nos cursos de currculo integrado est no entendimento da integrao entre os conhecimentos cientficos e os saberes sobre o processo de trabalho.

nesse sentido que se faz fundamental o debate acerca da concepo de trabalho como princpio educativo. A categoria trabalho como elemento articulador da compreenso do conhecimento cientfico e de como esse conhecimento cientfico fundamenta a prtica 7

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

do trabalho, ao mesmo tempo em que se origina nela. Entender o trabalho como princpio educativo, ento, desvelar de que maneira a interferncia do homem na natureza permite a produo, acumulao, apropriao e transmisso do conhecimento. Aspectos Tericos e Metodolgicos

O conhecimento oriundo das prticas produtivas, ou seja, resultado das relaes sociais de trabalho dos homens. Sendo assim, possvel afirmar que no h separao entre campo terico e campo prtico, visto que a produo do conhecimento s possvel na e pela transformao da natureza e da sociedade por meio do trabalho humano. Diante disso, necessrio compreender a produo do conhecimento inscrita na histria, em dada sociedade organizada sob determinado modo de produo.

Nesse sentido, a anlise proposta pela pesquisa pressupe a compreenso das relaes de produo na sociedade capitalista e, por conseguinte, a produo do conhecimento nesse contexto. Alm disso, imprescindvel o entendimento tanto do sentido histrico quanto do sentido ontolgico do trabalho humano, visto que a partir do trabalho que foi possvel ao ser humano sistematizar o conhecimento e, assim, produzir cincia.

Partindo disso, entende-se que o conhecimento e sua sistematizao partem do real e no de um plano subjetivo. Isso significa que tomamos uma postura materialista acerca do conhecimento, visto que o mesmo produto do real e da compreenso humana sobre o mesmo. Alm disso, entendemos que o real histrico e dialtico, ou seja, est intimamente atrelado s formas de organizao social dos homens e em movimento constante. Nesse sentido, a realidade no imutvel, acabada, mas, um processo contnuo de transformao.

Marx (2008, p. 256) afirma que O concreto concreto porque a sntese das mltiplas determinaes, isto , unidade do diverso. Diante disso, para o entendimento do concreto, do real, so imprescindveis abstraes sobre o mesmo. Nesse sentido, a investigao sobre determinado aspecto da realidade (sendo o PROEJA e a concepo

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

de trabalho como princpio educativo) s possvel se o entendermos em sua totalidade, considerando os elementos intrnsecos sua constituio.

Sendo assim, a pesquisa vem se desenvolvendo sob o enfoque do mtodo da economia poltica, procurando compreender o PROEJA em sua totalidade, no sentido de atribuir anlise um carter histrico. Nesse sentido, pretendemos proceder anlise da investigao a partir do entendimento das muitas relaes que o PROEJA estabelece com a realidade, de suas mltiplas determinaes.

Para tomar, ento, o PROEJA sob o vis da totalidade, fundamental o entendimento de categorias que respondam reflexo sobre elementos essenciais compreenso da mesma. Segundo Jamil Cury (1989, p. 21), As categorias possuem simultaneamente a funo de intrpretes do real e de indicadoras de uma estratgia poltica. Isso significa que, sua relevncia consiste na contribuio com o entendimento de questes inscritas em um tempo e em um lugar determinados.

Diante disso, elencamos como indispensveis ao entendimento do trabalho como princpio educativo no PROEJA, as seguintes categorias de anlise: trabalho, educao, princpio educativo e integrao. Para tanto, tomaremos como categorias de investigao a mediao, a contradio, a totalidade e a historicidade. Essas categorias contribuiro com uma anlise dialtica, historicamente situada.

As categorias de anlise correspondem a alguns determinantes indispensveis para a constituio do objeto a ser analisado. Nesse caso, se faz fundamental, para compreender o PROEJA e a concepo de trabalho como princpio educativo nele inscrita, a compreenso do trabalho em seu sentido histrico e ontolgico, como ele tratado pelos documentos e quais as mediaes feitas pela escola. Assim tambm se constitui a importncia da categoria educao, visto que o PROEJA corresponde a uma proposta de formao. A integrao, nessa perspectiva, se insere tanto como uma orientao para os currculos, quanto como uma concepo de formao.

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

Como categorias de investigao, ou seja, categorias que orientaro o olhar sobre o objeto, tm-se a mediao, a contradio, a totalidade e a historicidade. A mediao [...] expressa as relaes concretas e vincula mtua e dialeticamente momentos diferentes de um todo (JAMIL CURY, 1989, p. 43), sendo os fenmenos compreendidos em uma teia de relaes constantes e contraditrias. A contradio o que permite o movimento da histria, visto que atribui ao fenmeno analisado a condio de inacabado, permitindo que o mesmo seja visto tanto como possibilidade quanto como limite, tanto como permanncia quanto como transformao.

A contradio, pois, ao interpretar o real, capta-o como sendo o resultado de uma inadequao pugnitiva entre o que e o que ainda no , numa sntese contraditria. Por isso, todo o real um processo que contm, sem encerrar, o possvel numa unidade de contrrios (JAMIL CURY, 1989, p. 31).

nesse sentido dialtico que tambm se encontram a totalidade e a historicidade. A primeira retomando a unidade no diverso mencionado por Marx, que possibilita a anlise voltada ao real e s suas mltiplas determinaes. E a historicidade, que indica a necessidade de situar a anlise em um tempo determinado, permeado de relaes sociais inscritas em um contexto, visto que em primeira instncia a realidade determinada pelas relaes econmicas.

Os procedimentos so necessrios tentativa de responder s questes levantadas para a compreenso do objeto. Nesse sentido, o desenvolvimento do trabalho acontecer a partir da anlise documental e de referncias; anlise dos planos de ensino dos professores do Curso Tcnico em Segurana do Trabalho ofertado em Apucarana, Campo Mouro, Foz do Iguau, Guarapuava, Londrina, Paranava, e So Mateus do Sul; alm da anlise do plano de curso e sua relao com os documentos federal e estadual; sempre estabelecendo relaes com as categorias fundamentais da pesquisa.

Sublinhamos que o objeto de estudo perseguido desde a graduao, quando, por meio do Programa de Iniciao Cientfica da FECILCAM Faculdade Estadual de Cincias e Letras de Campo Mouro, foi possvel o contato com o PROEJA e o desenvolvimento 10

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

da pesquisa intitulada Educao Profissional Integrada Educao de Jovens e Adultos no Paran: anlise do plano de curso do Curso Tcnico em Segurana do Trabalho1. A pesquisa objetivava analisar o plano de curso do Curso Tcnico em Segurana do Trabalho, ofertado em uma escola do Ncleo Regional de Educao de Campo Mouro, que nesse perodo s ofertava dois cursos de PROEJA2. O curso foi escolhido por ser ofertado na cidade de Campo Mouro e visou contribuir com a anlise do processo de implementao do PROEJA no NRE de Campo Mouro3.

Nesse sentido, a pesquisa de iniciao cientfica possibilitou o contato com os documentos orientadores do programa em questo, alm do acompanhamento do processo de implantao dos cursos no referido ncleo de educao. Como resultado da pesquisa foi produzido o Relatrio Parcial4, que apresentou a concepo de integrao e trabalho como princpio educativo presente no Documento Estadual Educao Profissional Integrada Educao de Jovens e Adultos e no Plano de Curso do curso tcnico em Segurana do Trabalho. Apresentamos, ainda, a estrutura do Plano de Curso que foi posteriormente analisado pela estudante que deu continuidade pesquisa.

Partindo disso, para o processo de seleo de mestrado, o PROEJA constituiu-se como o objeto de interesse. E, diante do contato anterior com o Plano de Curso do Curso Tcnico em Segurana do Trabalho, optamos pela anlise dos planos de ensino dos professores desse curso. O Curso Tcnico em Segurana do Trabalho ofertado pela Rede Estadual de Ensino do Paran em 7 colgios estaduais nos municpios de Apucarana, Campo Mouro, Foz do Iguau, Guarapuava, Londrina, Paranava e So Mateus do Sul. Pretendemos visitar tais colgios a fim de se estabelecer contato com os
1

A pesquisa foi realizada entre agosto de 2008 e fevereiro de 2009, sendo orientada pela Professora Mestre Simone Sandri (vinculada ao Grupo Interinstitucional de Pesquisa Demandas e Potencialidades do PROEJA no Estado do Paran). A pesquisa contou com Bolsa da FECILCAM. 2 Tcnico em Segurana do Trabalho, no Colgio Estadual Marechal Cndido Rondon, na cidade de Campo Mouro; e Tcnico em Administrao, no Colgio Estadual Machado de Assis, na cidade de Barbosa Ferraz. 3 Pesquisa de TIDE realizada pela orientadora Profa. Ms. Simone Sandri, sob o ttulo A Implementao dos Cursos de Segurana do Trabalho e Auxiliar de Administrao do Programa Nacional de Integrao da Educao Profissional com a Educao Bsica na Modalidade de Educao de Jovens e Adultos PROEJA: Caso do Ncleo Regional de Educao de Campo Mouro PR. 4 O Relatrio Final foi produzido pela acadmica de Pedagogia que deu continuidade pesquisa aps a concluso de minha graduao em 2008.

11

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

planos de ensino dos professores que trabalham tantos as disciplinas da Base Nacional Comum (Ensino Mdio) quanto as da Formao Especfica.

Pretendemos organizar o estudo em 3 captulos, sendo que o primeiro pretende abordar a relao Trabalho e Educao, especialmente no modo de produo capitalista, apresentando alguns apontamentos sobre a Educao Profissional. Discutiremos nesse captulo as categorias trabalho e educao, enfatizando o trabalho como princpio educativo a partir da reviso desse conceito em Gramsci. O aporte terico se constituir como elemento fundamental para posterior anlise dessa concepo no PROEJA.

O segundo captulo tem como objetivo apresentar um breve percurso histrico da Educao Profissional, Ensino Mdio e Educao de Jovens e Adultos no Brasil, culminando com a instituio do PROEJA. Esse captulo tambm apresentar o PROEJA, os documentos que o orientam e uma retomada acerca de seu processo de implantao.

O ltimo captulo se constituir na anlise da concepo de trabalho como princpio educativo nos documentos estadual e federal para o PROEJA, alm da apresentao dos aspectos presentes nos planos de ensino dos professores do Curso Tcnico em Segurana do Trabalho. Como base para a anlise teremos o conceito gramsciano de princpio educativo, abordado no primeiro captulo.

Com esse estudo, procuramos contribuir com a produo de conhecimento sobre o PROEJA, especialmente no que se refere aos aspectos conceituais referentes concepo terica anunciada na poltica do PROEJA. Alm disso, ao centrar a discusso no princpio educativo, buscaremos apontar alguns elementos acerca do processo de ensino e aprendizagem a partir dessa concepo.

12

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

Para concluir o texto

A pesquisa se encontra em andamento, no sendo possvel apontar resultados. Nesse sentido, para o momento, cabe destacar alguns aspectos do programa investigado, o PROEJA, que indicam as problemticas a serem discutidas e analisadas no percurso dos nossos estudos e investigao.

Nestes termos, apontamos trs questes que compreendemos cruciais enquanto princpios norteadores para discutir acerca da educao hoje: 1) a importncia do Programa para a EJA; 2) o desafio de buscar compreender e materializar o processo ensino e aprendizagem tomando o trabalho como princpio educativo; e 3) a reflexo de como tomar o trabalho como princpio educativo remete retomada da possibilidade de construo de um projeto societal que considere o homem em sua totalidade.

Para a Educao de Jovens e Adultos o PROEJA se constitui como uma contraproposta referncia histrica de negao de uma poltica pblica que privilegiasse a continuidade e concluso da educao bsica. Outro elemento a ser discutido em relao EJA, entretanto, o aspecto de perenidade para o qual o programa aponta, sem estabelecer relaes com o que leva constituio de um pblico para a EJA o noacesso e/ou a evaso escolar do sujeito em idade adequada para cursar a educao bsica. Nesse sentido, essas questes devem e esto sendo debatidas considerando os limites e as possibilidades da sociedade.

J a problematizao acerca da concepo de trabalho como princpio educativo se torna fundamental, especialmente diante de uma poltica educacional que afirma tomar o trabalho como aspecto central para a prtica educativa. Nesse sentido, o debate com escola, rede estadual e academia se constitui em um campo privilegiado para a produo e socializao de conhecimentos que visem compreenso da realidade educacional.

No que concerne retomada da possibilidade de construo de outro projeto societal, buscamos expressar o carter de classe a ser defendido pela pesquisa. Sendo assim, a 13

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

categoria trabalho central para o entendimento da realidade que considere a necessidade de um novo projeto de sociedade, em que o homem seja considerado em sua totalidade.

REFERNCIAS

BRASIL. Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Braslia, DF, 1996. BRASIL. Decreto-lei n 2.208, de 17 de abril de 1997. Braslia, DF, 1996. BRASIL. Decreto-lei n 5.154, de 23 de julho de 2004. Braslia, DF, 2004. BRASIL. Decreto-lei n 5.478, de 24 de julho de 2005. Braslia, DF, 2005. BRASIL. Decreto-lei n 5.840, de 13 de julho de 2006. Braslia, DF, 2006. BRASIL. Portaria n 2.080, de 24 de junho de 2005. Braslia, DF, 2005. BRASIL. MEC. Secretaria de Educao Profissional. Programa Nacional de Integrao da Educao Profissional com a Educao Bsica na Modalidade de Educao de Jovens e Adultos. Documento Base. MEC: SETEC, Braslia, DF, 2007. Disponvel em: http://www.portal.mec.gov.br/setec. Acesso em: 05 de fevereiro de 2008. CIAVATTA, M. A Formao Integrada: a escola e o trabalho como lugares de memria e de identidade. In: FRIGOTTO, G. CIAVATTA, M. RAMOS, M. (Orgs). Ensino Mdio Integrado: concepo e contradies. So Paulo: Cortez, 2005. ENGELS, Friedrich. Sobre o papel do trabalho na transformao do macaco em homem. In: ANTUNES, Ricardo (Org.). A dialtica do trabalho: escritos de Marx e Engels. So Paulo: Expresso Popular, 2004. GRAMSCI, A. Cadernos do crcere. Vol. 2. 3 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2004. JAMIL CURY, C.R. As Categorias. In: JAMIL CURY, C.R. Educao e Contradio: elementos metodolgicos para uma teoria crtica do fenmeno educativo. So Paulo: Cortez & Autores Associados, 1989. KUENZER, A. Z. A reforma do ensino mdio tcnico no Brasil e suas conseqncias. In: FERRETI, C.J., SILVA JR, J.R., OLIVEIRA, M.R.N.S. (Orgs.). Trabalho, formao e currculo: para onde vai a escola?. So Paulo: Xam, 1999. 14

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

KUENZER, A. Z. Desafios Terico-Metodolgicos da Relao Trabalho-Educao e o Papel Social da Escola. In: FRIGOTTO, G. (Org.). Educao e Crise do Trabalho: perspectivas de final de sculo. Petrpolis: Vozes, 2001. KUENZER, A. Z. (Org.) Ensino Mdio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. So Paulo: Cortez, 2002. KUENZER, A. Z. Ensino Mdio e Profissional: as polticas do Estado neoliberal. So Paulo: Cortez, 2007. MARX, K. Contribuio Crtica da Economia Poltica. Traduo: Florestan Fernandes. So Paulo: Expresso Popular, 2008. MARX, Karl. Processo de trabalho e processo de valorizao. In: ANTUNES, Ricardo (Org.). A dialtica do trabalho: escritos de Marx e Engels. So Paulo: Expresso Popular, 2004. PARAN. Educao Profissional Integrada Educao de Jovens e Adultos. Curitiba, 2007. RAMOS, M. Possibilidades e desafios na organizao do currculo integrado. In: FRIGOTTO, G. CIAVATTA, M. RAMOS, M. (Orgs). Ensino Mdio Integrado: concepo e contradies. So Paulo: Cortez, 2005. RAMOS, M. A Concepo do Ensino Mdio Integrado. Mimeo: Par, Secretaria de Estado da Educao, 2008. RUMMERT, S. M. A Educao de Jovens e Adultos Trabalhadores brasileiros no Sculo XXI: o novo que reitera antiga destituio de direitos. In: Ssifo. Revista de Cincias da Educao, 2, p.25-50. Consultado em [Junho, 2008] em http://sisifo.fpce.ul.pt.

15

Vous aimerez peut-être aussi