Vous êtes sur la page 1sur 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EQA 5216 INDSTRIA DE LATICNIOS

PROCESSOS DE DISTRIBUIO. SEPARAO, HOMOGENEIZAO, DESODORIZAO, ENVASE E

PROCESSOS DE SEPARAO ............................................................................................................1 1 - Centrifugao ...............................................................................................................................1 2 - Tecnologia de membranas ......................................................................................................4 Ultrafiltrao ........................................................................................................................................5 Osmose Inversa .................................................................................................................................8 HOMOGENEIZAO ..............................................................................................................................9 DESODORIZADORES ..........................................................................................................................10 ENVASE....................................................................................................................................................10 DISTRIBUIO......................................................................................................................................11 PROCESSOS DE SEPARAO A indstria lctea utiliza atualmente os seguintes mtodos de separao: centrifugao; Processos com membranas (ultrafiltrao, microfiltrao, osmose inversa)

Cada um destes mtodos tem uma finalidade diferente. A centrifugao tem por objetivo a separao de lquidos ou slidos de lquidos. Aplica-se para desnate, padronizao, clarificao e bactofugao do leite. A ultrafiltrao serve para separar as protenas do restante (lactose, sais minerais e gua). A osmose inversa empregada para concentrar um lquido por extrao de gua.

1 - Centrifugao
A centrifugao consiste em utilizar diferentes foras para separar as partculas que se encontram em suspenso em um lquido. Estas partculas podem ser glbulos graxos, microrganismos ou impurezas. Basicamente o fundamento da operao semelhante para a clarificao, desnate, padronizao e bactofugao: a diferena est unicamente no tipo de partculas a separar e nas caractersticas dos equipamentos. Aspectos relacionados s caractersticas de operao e tambm ao dimensionamento dos equipamentos so discutidos no tpico Centrifugao da disciplina de Operaes Unitrias de Quantidade de Movimento. A) Clarificao A clarificao consiste essencialmente em eliminar do leite as partculas estranhas, leuccitos e outras clulas mediante centrifugao, ou seja, consiste em aplicar uma fora centrfuga sobre o leite para eliminar as partculas mais densas. A velocidade de rotao neste processo menor que para o desnate. Na ausncia deste tratamento, as partculas formariam um sedimento visvel no leite homogeneizado. A localizao ideal para o clarificador depende de alguns fatores como a capacidade do equipamento e o mtodo de padronizao utilizado. Pode ser realizada em uma das seguintes etapas: - no momento da recepo do leite cru, antes do seu armazenamento nos tanques; - entre o armazenamento e a padronizao; - entre a padronizadora e a entrada do pasteurizador; - entre a seo de aquecimento e recuperao de calor do pasteurizador de placas.

B) Desnate Deixando-se o leite em repouso, passado algum tempo, forma-se uma camada superior rica em gordura a nata. A ascenso dos glbulos devida a diferena de densidade que existe entre os mesmos: nata = 0,94 e o leite desnatado = 1,035. A velocidade de ascenso diminuda pela ao da viscosidade do leite. Pela lei de Stokes podemos calcular a velocidade de ascenso dos glbulos de gordura:

V=

D 2 ( p l ) g 18

V : velocidade de ascenso do glbulo de gordura; D : dimetro do glbulo de gordura; l : densidade do leite desnatado; p : densidade dos glbulos de gordura; : viscosidade do leite desnatado; g : fora da gravidade. A separao da nata ou desnate foi primeira operao na qual se aplicou o princpio de centrifugao na indstria leiteira. A eficincia de um processo de separao de gordura

E=

total de gordura do creme total de gordura do leite integral

considerando:

mi = mc + mld
onde: mi : massa de leite integral; mc: massa de creme; mld : massa de leite desnatado. multiplicando-se cada componente pelo seu teor de gordura, obtm-se:

mi g i = mc g c + mld g ld
substituindo-se na equao acima:

mld = mi mc , obtm-se:

mc ( g i g ld ) = mi ( g c g ld )
gc multiplicando-se ambos os termos por g i , obtm-se:

mc g c g c ( g i g ld ) = =E mi g i g i ( g c g ld )
considerando-se que gc >>> gld :

E =1

g ld gi

C) Padronizao As indstrias vm oferecendo ao consumidor diversos tipos de leite com diferentes contedos de gordura, os quais devero cumprir normas estabelecidas pela legislao. Na prtica isto implica em um controle rgido do percentual de matria gorda durante a padronizao do produto, tanto para atender a legislao como tambm para conseguir um bom rendimento econmico. A padronizao poder ser realizada em cubas (batelada) ou em contnuo. No primeiro caso, o leite desnatado ou a nata so adicionados ao tanque que contm o leite integral, nas propores previamente calculadas, a fim de obter uma mistura com o contedo de matria gorda desejado. O procedimento contnuo praticamente automtico. Em alguns casos injetase leite desnatado ou integral ao leite cru, quando este dirige-se ao pasteurizador. Este sistema facilmente controlado porque a mistura feita com dois produtos de contedo graxo conhecido. As indstrias cada vez mais vm utilizando equipamentos totalmente automatizados. Esses processos so realizados em sistema contnuo em padronizadoras. A operao realizada em duas etapas: na primeira etapa separa-se a nata do leite em uma centrfuga de discos. Ao mesmo tempo, a fora centrfuga clarifica o leite. Na sada da desnatadeira teremos uma linha com leite desnatado e outra com a nata. na segunda etapa ambos os componentes (leite desnatado e nata) voltam a misturar-se em propores calculadas por um microprocessador, em funo do percentual de gordura desejado no leite padronizado.

Funcionamento do sistema de controle: Ao comear o processo, introduzimos os dados sobre o contedo de gordura do leite desnatado e leite padronizado no sistema de controle, o qual recolhe a informao para o funcionamento de todo o circuito. A vazo de nata na linha do leite desnatado ser inversamente proporcional ao seu contedo de gordura (nata). Calculando-se a relao entre a vazo do leite padronizado e da nata a ser incorporada, o microprocessador do sistema de controle mantm constante o contedo de gordura no leite padronizado. Chamando-se de M1 a quantidade de nata com um teor de gordura G1; M2 a quantidade de leite desnatado que contm um teor de gordura G2 e Ms a quantidade de leite padronizado com um teor de gordura Gs, teremos:

M s = M1 + M 2 M s G s = M 1G1 + M 2 G2 ( M 1 + M 2 )G s = M 1G1 + M 2 G2
M 1 Gs G2 = M 2 G1 G s
Exemplo : Se G1 = 30% e G2 = 1% e o leite padronizado dever conter 3,25% de matria gorda. Qual a vazo de nata e de leite desnatado, j que M1 = 25.000 kg/h.

D) Bactofugao A bactofugao um processo utilizado para eliminar bactrias contidas no leite, mediante o emprego de fora centrfuga. Para que este tratamento seja mais eficaz costuma-se realiz-lo sobre o leite quente, o qual oferece uma menor resistncia ao deslocamento das clulas bacterianas. Por esta razo, na prtica o bactofugador est integrado no sistema de pasteurizao rpida. Quando o leite alcana a temperatura desejada na seo de pasteurizao, submetido a uma bactofugao, tendo depois a regenerao e o resfriamento. importante salientar que a bactofugao um complemento da pasteurizao, mas no a substitui. A eficcia do tratamento aumenta com a temperatura do leite e varia em funo do tamanho e do tipo de bactrias, sendo maior o efeito da fora centrfuga sobre as clulas bacterianas maiores e mais densas. Em geral, podemos considerar que o leite, ao sair do bactofugador, contm 90% menos microrganismos que na entrada. Este tratamento elimina a maior parte dos microrganismos que sobrevivem pasteurizao, principalmente esporulados e resduos de bactrias que podem conter enzimas intracelulares, prolongando, assim, o tempo de conservao do leite e dos produtos lcteos pasteurizados. A desvantagem deste processo a perda de 5% do leite, pois este descartado juntamente com as bactrias. Entretanto, esta perda pode ser reduzida para 0,15% em equipamentos modernos. Pode ser aplicada na elaborao de produtos que necessitam de um longo perodo de conservao, como o leite em p destinado reconstituio e queijos pouco cidos com massa cozida ou queijos fundidos, nos quais a ao das bactrias esporuladas butricas constituem um importante risco de contaminao.

2 - Tecnologia de membranas
O processo de separao por membranas uma tcnica que permite a concentrao e a separao sem o uso de calor. As partculas so separadas de acordo com seu tamanho e forma com o uso da presso e de membranas semipermeveis desenhadas especialmente para este propsito. Algumas aplicaes so as seguintes: separao de protenas do soro para produo de concentrados proticos; o leite pode ser concentrado para elaborao de queijos; clarificao de sucos; tratamento de resduos e recuperao de produtos; caldos fermentados podem ser clarificados e separados.

Na indstria de laticnios a tecnologia de membranas associada com: - Osmose inversa (RO): processo utilizado para concentrao de lquidos; - Nanofiltrao (NF): concentrao de componentes orgnicos pela remoo de parte dos ons monovalentes como Na+ e Cl-; - Ultrafiltrao (UF): concentrao de macro-molclas maiores; - Microfiltrao (MF): remoo de bactrias e separao de macromolculas. As tcnicas de separao por membrana na indstria de laticnios atendem diferentes propsitos: - UF utilizada tipicamente para concentrao do leite e soro e para padronizao das protenas no leite utilizado para produzir leite, iogurte e outros produtos. - RO usada para desidratao do soro, e dos permeados e concentrados da UF. - NF usada para desalinizao parcial do soro, permeado da UF ou retentado.

- MF Utilizada basicamente para reduo da carga microbiana em leite desnatado, bem como para retirar a nata de concentrados proticos de soro e fracionamento de protenas. Ultrafiltrao A ultrafiltrao um procedimento de separao a nvel molecular, cuja utilizao na indstria de laticnios apresentou um rpido desenvolvimento a partir dos anos 70. Foi nesta poca que surgiram os primeiros estudos que apontavam a possibilidade de reutilizao do soro de queijos ou a fabricao de queijos de pasta branda a partir da concentrao em membranas. O mecanismo de separao dos elementos macromoleculares do leite por ultrafiltrao est apresentado esquematicamente na figura abaixo: fluxo tangencial P1 leite P2

membrana

concentrado

P1 50 2000 kPa P3 permeado Figura 1: Processo de filtrao com membrana Corpos existentes no leite de elevado peso molecular (grande tamanho): casena, albumina, globulina, vitaminas, fermentos, glbulos de gordura. Corpos existentes no leite de baixo peso molecular (pequeno tamanho): gua, sais minerais, lactose, aminocidos.

S atravessaro a membrana os elementos com dimetro inferior ao dimetro dos poros. Como a porosidade mnima das membranas de ultrafiltrao admite partculas com peso molecular em torno de 500 daltons, os glicdios simples, sais de cidos orgnicos e inorgnicos e gua atravessam a membrana. Quando a porosidade for superior, pode-se encontrar no permeado alguns elementos de peso molecular mais elevado, tais como os peptdios e vitaminas hidrossolveis. tamanho das partculas (daltons) 50 microfiltrao ultrafiltrao osmose inversa 3 - 100 500 109 0,1 - 10m 100 -0,1m 1015

Figura 2: Faixas de separao para processos de separao por membranas.

A separao molecular pode ser realizada em sistema de batelada ou contnuo, com uma geometria modular varivel tubos, fibra oca, suporte plano, espiral, etc sendo que em todos a fora motriz sempre a presso: (P1 + P2) / 2. Esta presso gerada por uma ou duas bombas, que normalmente so do tipo centrfuga, as quais tm menor custo e fornecem uma alta velocidade de circulao no interior dos mdulos de filtrao. A velocidade de circulao dever ser sempre superior a 2 m/s a fim de reduzir ao mnimo a camada de polarizao que se forma junto membrana, ou seja, deve-se considerar que o nmero de Reynolds (Re) seja superior a 2.100 criando-se, assim, um regime de fluxo turbulento nos mdulos. Camada de Polarizao: caracterizada pela maior concentrao de espcies moleculares prximas superfcie filtrante. Colmatagem: caracterizada pelo bloqueamento dos poros superficiais da membrana por molculas ou partculas de tamanho igual ou ligeiramente inferior ao poro. Com o avano do processo e sob presso, a colmatagem pode atingir, mesmo com fluxo tangencial, o interior da membrana, dificultando a posterior recuperao de sua capacidade permeante.

A eficcia de um sistema de ultrafiltrao pode ser considerada sob aspectos distintos: pode referir-se estritamente eficcia fsica do sistema, ou seja, o fluxo de filtrao; pode indicar a resistncia das membranas frente a diversos agentes; ou ainda valorizar o poder de reteno das membranas sobre determinadas espcies moleculares. Os principais fatores que modificam a eficcia de uma membrana de UF so: composio da membrana: existem trs geraes segundo o material utilizado em sua fabricao. Ordenados inversamente sua resistncia qumica so: acetato de celulose, polmeros orgnicos no celulsicos e as estruturas minerais (cermicos). Resistncia T (oC) PH acetato de celulose 0 50 2 Polisulfona 0 120 0 Poliamida 0 120 0 Policarbonato 0 120 0 steres de 0 120 0 poliestireno xido de zircnio 0 1000 0 xido de alumnio 0 1000 0 xido de titnio 0 1000 0 argila 0 1000 0 Composio

Tipo celulsicos polmeros

8 14 14 14 14 14 14 14 14

oxidantes escassa mdia mdia mdia mdia elevada elevada elevada elevada

minerais

porosidade da membrana: o valor cut-off da membrana determina tanto a reteno das espcies macromoleculares como o fluxo, ou seja, a rapidez com que ser efetuada a concentrao. temperatura do produto: influi sobre a viscosidade do produto e sobre a dilatao dos poros da membrana.

presso entre as membranas: filtrao. O aumento da presso, a valores muito elevados, favorece a rejeio de solutos de baixo alto peso molecular, o que proporciona a

P =

( P1 P2 ) P3 2 , a fora motriz da

concentrao polarizada ou formao de depsitos, capazes de mudar as caractersticas iniciais da membrana. A presso utilizada no processo dever ser tal que promova a separao, mas no danifique a membrana. pH do produto: as protenas e algumas fraes minerais do leite so afetadas pelas variaes de pH. Como as solues a serem processadas na indstria de laticnios normalmente apresentam valores de pH que no se afastam muito da neutralidade (5,0-6,5), estes fenmenos no so acentuados. preparao do produto: os pr-tratamentos trmicos do soro (ex: 85oC por 15 a um pH superior a 5,8)) podem melhorar muito o fluxo. concentrao do produto: a concentrao das espcies moleculares em soluo ou em suspenso, implica em aumento da viscosidade do produto e, conseqentemente, as perdas de carga so maiores, a camada de polarizao mais espessa e os fluxos diminuem. Entretanto, a eficincia global do equipamento de UF, expressa como matria seca tratada por hora, pode melhorar. funcionamento do sistema: contnuo ou batelada. Admite-se que para um determinado volume de lquido a ultrafiltrar, o funcionamento descontnuo (batelada) mais eficaz, considerando-se unicamente o fluxo mdio de filtrao. Entretanto, na maioria das instalaes industriais, utiliza-se a configurao, alimentao e circulao em contnuo, pois adaptam-se melhor s operaes de fabricao e reduz ao mnimo os tempos mortos. Tambm permitem a obteno de concentrados de melhor qualidade microbiolgica, j que o tempo mdio de permanncia no sistema , geralmente, inferior a 10 minutos.

A ultrafiltrao tem uma grande variedade de aplicaes industriais no campo de fracionamento e concentrao de macromolculas: Revalorizao do soro de leite por concentrao das protenas solveis que contm, o permeado pode servir para a alimentao animal, para obteno de lactose ou ainda como meio de fermentao. Purificao de um concentrado protico por diafiltrao: efetua-se uma lavagem do concentrado adicionado-se gua durante a filtrao (dilise forada). Fabricao de um pr-queijo por concentrao do leite: com a eliminao parcial ou total do soro antes da etapa de coagulao, conseguem-se importantes ganhos em material e mo de obra. Concentrao de biomassas lcticas: os fermentos lcticos podem ser concentrados antes do congelamento ou liofilizao, representando uma importante reduo nos custos de operao. Reaes enzimticas: como membranas ultrafiltrantes retm enzimas (proteases, lactases,...) pode-se obter reaes de hidrlise, onde os produtos misturam-se ao filtrado, alm de obter-se elevadas concentraes de enzimas sem necessidade de fixao em suporte. Fermentaes: da mesma forma que as reaes enzimticas, possvel realizar fermentaes nos espaos semi-permeveis.

Esterilizao a frio de grandes volumes de lquido que contenham somente espcies de baixo peso molecular.

Termos Importantes: Diafiltrao: um estgio da UF onde o concentrado diludo com solvente adicional e novamente ultrafiltrado a fim de se obter uma nova separao. Fator de concentrao: a relao entre a quantidade inicial e o concentrado, baseado no volume ou na massa.

Fc =

Vo Vt

sendo

Vt = V o V p , ento :

Fc =

Vo Vo V p

onde: Vo : volume inicial de soro/leite; Vt : volume final do concentrado; Vp: volume de permeado eliminado. Fator de reduo de volume: a relao entre o volume inicial e o volume do concentrado resultante. Nvel de reteno: designa o menor peso molecular do componente retido, a um dado coeficiente de reteno (geralmente 0,95). Coeficiente de reteno: (ponto de rejeio)

Ri =

C ic C ip C ic

onde: Ri: coeficiente de reteno do componente i; Cic: concentrao de i no concentrado; Cip: concentrao de i no permeado. Permeabilidade: a unidade menos o coeficiente de reteno. Reduo de volume: relao entre o volume de permeado e o volume de alimentao (%). Tempo mdio de permanncia: designa o tempo necessrio para o material passar pelo equipamento, da alimentao sada do concentrado.

Osmose Inversa Funcionamento semelhante ultrafiltrao. Distingue-se pela porosidade da membrana, a qual inferior utilizada na UF e tambm s presses utilizadas, que so maiores (4000 8000 kPa). utilizada na concentrao de produtos atravs da remoo de gua. Algumas aplicaes so exemplificadas a seguir. - no soro: pr-concentrao at 20% Slidos Totais (S.T.) para fabricao de soro em p. - no leite: pr-concentrao at 28% S.T. para fabricao de leite concentrado e em p. - no permeado da UF: pr-concentrao at 18% S.T. para fabricao de lactose.

HOMOGENEIZAO Esta operao tem por objetivo estabilizar a emulso de gordura pulverizando mecanicamente os glbulos at que alcancem um dimetro inferior a 2 m. A reduo do volume dos glbulos causa a reduo de sua fora ascendente o que impede o acmulo de gordura na superfcie do leite. utilizada para leites UHT, A, B ou produtos como iogurte e sorvete. Para que a suspenso fique estvel necessrio reduzir o dimetro dos glbulos para menos de 2 m no leite pasteurizado e menos de 0,7 m para leite UHT (em funo do perodo de conservao). A homogeneizao pode efetuar-se em uma ou em duas fases. No homogeneizador de duas fases, o leite projetado contra a primeira vlvula a uma presso de 200 kgf/cm2, onde se produz a ruptura dos glbulos graxos e sua diviso em pequenos glbulos de 1 a 3 m. Devido alta presso nesta primeira vlvula, ocorre uma elevao da temperatura do produto, produzindo a desnaturao das aglutininas, mas favorecendo a coalescncia. Por esta razo, o processo consta de uma segunda fase, na qual o leite passa atravs de outra vlvula, j com uma presso menor, em torno de 5 a 35 kgf/cm2, evitando, assim, a reaglomerao dos glbulos pulverizados. A representao esquemtica do processo pode ser vista no site http://www.foodsci.uoguelph.ca/deicon/homogenizer.html. Existem vrias teorias que tentam explicar as causas da ruptura dos glbulos de gordura no homogeneizador: Cisalhamento Resulta da diferena de velocidade na corrente lquida quando forada atravs de um pequeno orifcio. O atrito provocado causa ruptura dos glbulos. As partculas junto s paredes da vlvula tm velocidade tendendo a zero, enquanto as partculas do centro da lmina so dotadas de velocidade mxima. Exploso Com a queda de presso, ao passar pela vlvula homogeneizadora, ocorre a exploso dos glbulos de gordura. Impacto O impacto ocorre quando o glbulo dotado de grande velocidade colide com a parede slida do anel de ruptura da vlvula homogeneizadora. Como acontecem profundas transformaes na estrutura qumica do leite, esta operao tem conseqncias tecnolgicas que se traduzem em vantagens e desvantagens: Vantagens: no forma nata facilmente, pois com a reduo do dimetro dos glbulos de gordura de 6 para 2 m, a emulso fica mais estvel; reduo de 1/3 aproximadamente do tempo de coagulao das protenas pelo coalho (alterao mecnica da micela da casena, tornando-a mais sensvel a agentes coagulantes: forma cogulos mais macios, esponjosos e providos de menor tenso); reduo da tenso da coalhada em 5%, fazendo-a mais digestiva; melhora o sabor e a aparncia do leite (pois aumenta a superfcie dos glbulos de gordura, fazendo com que parece mais branco); aumenta a viscosidade do leite, dando melhor corpo e resistncia;

fornece maior uniformidade ao leite; reduz a perda de gordura no soro de queijo, devido maior adsoro da casena superfcie do glbulo.

Desvantagens: o leite torna-se mais sensvel ao da luz ( maior reflexo); h sedimentao no fundo da embalagem quando o leite no clarificado; o leite homogeneizado no pode ser desnatado facilmente; incorporao de ar no leite; ativa algumas enzimas que atacam a gordura.

DESODORIZADORES Os desodorizadores so equipamentos opcionais utilizados na remoo de odores volteis do leite. Estes equipamentos so acoplados antes ou aps a seo de aquecimento dos pasteurizadores HTST, visando dotar o produto de maior uniformidade de sabor e odor, sendo recomendados para produtos de alta qualidade. Em produtos de qualidade inferior, os odores volteis so mascarados por odores e sabores prprios do produto j alterado. Existem dois tipos de desodorizadores: 1) simples a vcuo: a cmara de vcuo localizada entre as sees de regenerao e aquecimento do pasteurizador. O produto entra na cmara de vcuo a 60-65oC. Um vcuo de 23 polegadas de mercrio suficiente para causar volatilizao de alguns odores, sem ocasionar perda de gua do produto por vaporizao. A queda de temperatura (10oF), devido vaporizao a vcuo, corresponde perda de 1% do volume do produto. 2) Injeo direta de vapor e vcuo: o desodorizador instalado aps a vlvula de retorno do pasteurizador. A injeo de vapor aumenta a temperatura do leite pasteurizado em 5oC, contribuindo para uma reduo mais drstica dos microrganismos. Do aquecedor o leite passa por uma vlvula de presso diferencial para iniciar sua vaporizao em uma cmara de vcuo. Na cmara de vaporizao sua temperatura cai proporcionalmente ao volume de gua evaporada. Um controlador de eletrosttico de vazo mantm a composio do produto. Uma bomba positiva encarrega-se de retornar o leite ao trocador de calor do pasteurizador e homogeneizador.

ENVASE O envase do produto deve ser realizado em condies que evitem contaminaes, seja pela superfcie do prprio material de embalagem ou pelas condies higinicas do equipamento, assegurando um maior perodo de validade do produto. Como difcil dispor de equipamento de envase com capacidade igual a capacidade do pasteurizador ou do esterilizador, comum a utilizao de um tanque intermedirio que funciona como um tanque de equilbrio. As embalagens que contm os produtos lcteos devem reunir certas caractersticas: ser atrativa por sua forma e apresentao; proteger eficazmente o produto frente a agresses fsicas;

10

preservar o contedo de odores e sabores estranhos; ser de fcil manipulao; ser econmica; adaptar-se s necessidades de produo moderna trazer informaes sobre o produto; permitir uma distribuio eficiente; aumentar a disponibilidade de alimentos; diminuir a perda de alimentos e a produo de resduos; ser ecologicamente correta. Existem diversos tipos de embalagem:

a) Embalagem de papelo: apesar de sua baixa resistncia muito apreciada pelos consumidores, por seu aspecto, forma e comodidade, alm de assegurar boa proteo ao produto. composta de papelo forrado de polietileno e geralmente se preforma na fbrica. Algumas vezes sua fabricao mais sofisticada para responder as necessidades especficas, como por exemplo, pode ser recoberta por uma fina camada de alumnio no seu interior, constituindo, desta forma, uma eficaz barreira contra a entrada de O2, conservando melhor o produto. b) Embalagem de plstico: pode ser rgido ou flexvel. As principais vantagens do plstico flexvel so o menor custo, necessidade de menor espao para armazenamento, as dosadoras utilizadas so mais baratas, etc. Entre os inconvenientes que apresentam estas embalagens podemos citar a incmoda manipulao e a proteo insuficiente do produto frente luz. c) Embalagem de vidro: praticamente desapareceram do mercado nacional, mas ainda bastante utilizada no Canad e USA. A rigidez da embalagem protege o produto frente a agresses fsicas e o torna mais atrativo. As principais razes pela qual foi descartado so o problema do retorno, a crescente popularidade das embalagens descartveis e os mtodos de distribuio dos supermercados. Os equipamentos utilizados para embalagem dos produtos lcteos fludos so diferentes segundo o tipo de embalagem desejada e a velocidade de operao. Essencialmente so de dois tipos: os que funcionam por gravidade e por enchimento volumtrico; ambos devem cumprir as normas higinicas de fabricao. Geralmente o equipamento tem um sistema de limpeza por recirculao e as partes em contato com o produto so de ao inoxidvel. DISTRIBUIO A entrega do leite nos estabelecimentos comerciais deve ser realizada em carros fechados isotrmicos e devidamente limpos. Os caminhes providos de carroceria com parede dupla com isolamento de isopor so utilizados para distribuio a curtas distncias. Unidades frigorficas, produtoras de frio ou providas de dispositivos capazes de injetar gases liquefeitos, so utilizadas para distribuio a longas distncias. Referncias Amiot, J. Ciencia y Tecnologia de la leche Ed. Acribia, 1991 Dairy processing handbook, Tetra Pak Processing Systems, Lund , Sweden, 1995

11

Vous aimerez peut-être aussi