Vous êtes sur la page 1sur 8

Partes de

Perguntas e respostas sobre Binculos


Binculos so dois telescpios de baixa potncia reunidos em um conjunto. Lente Ocular: responsvel Quais as partes de um binculo? pelo aumento da imagem
Ajuste de Dioptria: Permite o ajuste de foco da viso direita com a esquerda. Prismas (internos): Aumenta a distncia focal permitindo a reduo do comprimento do binculo e produz a imagem na posio correta.

coletada pela Objetiva. Alguns binculos possuem uma alavanca de ZOOM atrs da ocular direita de quem est observando que permite aproximar a imagem observada Roda de Foco Central: Permite o foco e imagem bem definida movimentando o eixo que segura as lentes oculares para frente e para trs.

Suportes dobrveis permite a regulagem INTERPUPUPILAR proporcionando ver a imagem em um nico crculo. Lentes Objetivas: Recolhe a luz refletida por um objeto gerando uma imagem primria. Quanto maior a entrada de luz, maior ser a definio da imagem.

Compartimento (rosca) para o adaptador de trip Geralmente em binculos com objetiva a partir de 50mm. Ao retirar a tampa, aparecer a rosca para parafusar o adaptador.

Quando vamos comprar binculos ficamos tontos com tantos modelos, aumentos, tamanhos, cores de lentes, informaes impressas no corpo dos binculos, etc. Vamos conhecer os dois tipos bsicos de binculos:
Sistema Porro: A disposio dos prismas no permite o alinhamento entre oculares e objetivas, entretanto permite binculos mais compactos.

Sistema Roof (teto): Pela disposio dos prismas internos, oculares e objetivas ficam alinhadas dentro do tubo.

OS DOIS SISTEMAS POSSUEM BINCULOS COMPACTOS, MDIOS E GRANDES.

Como focalizar com um binculo?


1. Flexionando os dois tubos do binculo, determine a sua DISTNCIA INTERPUPILAR at conseguir ver um s crculo perfeitamente. 2. Feche o olho direito e mire um objeto com o olho esquerdo. Gire a roda do foco central at conseguir uma imagem ntida. 3. Olhando para a mesma imagem, abra o olho direito e feche o esquerdo. Gire a ocular da dioptria at conseguir igualmente a imagem perfeita. 4. Agora, ao observar objetos com distncias diversas e que precisem corrigir o foco, basta girar a roda central de foco. 5. Em binculos com ZOOM, se ao aproximar ou distanciar uma imagem perceber que desfocou, basta girar a roda central de foco at ajustar nitidamente a imagem. NOTA: 1 - Geralmente, os binculos prova dgua no possuem RODA CENTRAL DE FOCO. O foco obtido girando as oculares individualmente. 2 Alguns binculos j tem o foco pr-estabelecido e no possuem ajuste de foco. Dependendo do modelo de 10m ao infinito o foco no varia.

INFORMAES IMPRESSAS NO CORPO DOS BINCULOS


7x50, 10X50, 12X25, 10X30X50 O QUE ISSO? O primeiro nmero 7 exatamente quantas vezes o binculo aumenta, aproximando a imagem observada 7 vezes mais de como visto a olho nu. J o 50 o dimetro em milmetros das lentes objetivas. Muitas vezes so vrios nmeros como 10x30x50, por exemplo. Neste caso, o binculo possui o ZOOM que proporciona vrios aumentos. O 10 o aumento mnimo, 30 o aumento mximo e os 50 continua sendo o dimetro das lentes objetivas em milmetros.

CAMPO DE VISO Field of View FOV


REAL, LINEAR -Geralmente vem impresso assim (exemplo): 367ft/1000yds e/ou 122m/1000m. Significa que ao observar um alvo a 1000 metros de distncia voc ter um campo de viso de 122m. 1000 metros.
Observador

Campo de Viso.

Alguns binculos tm gravado aps a referncia de modelo as letras WA. Isto significa Wide Angle ou grande angular. Geralmente um binculo 10x50mm, tem um campo de viso em torno de 90m para 1000m. Os binculos WA na categoria 10x50mm podem chegar a nmeros em torno de 122m para 1000m. Estes binculos, assim como os modelos 7x50mm so muito usados para astronomia porque dado ao seu largo campo de viso permite o estudo do universo profundo podendo enquadrar completamente em seu campo de viso constelaes como o Cruzeiro do Sul. ANGULAR para calcular o campo de viso angular, s dividir o Campo de Viso Linear CVL em ps por 52,4. Exemplo: Um binculo de CVL 419ft @ 1000 jardas ter um Campo de Viso Angular CVA de 8. CVA = 419ft/52,4 = 8 Se o binculo s disponibilizar a informao em metros, divida o CVL em metros por 17,5. Exemplo: CVL 140m @ 1000m ter um Campo de Viso Angular de 8. CVA = 140m/17,5 = 8

QUE SO CAMADAS DE COBERTURAS?


Pode est impresso em seu binculo: COATED Cobertura - significa que uma ou mais superfcies das lentes tm uma camada de cobertura anti-reflexiva. Completamente Coberta - a superfcie das lentes em contato com o ar tem uma camada antireflexiva no importando o lado, se interno ou externo. Coberturas Mltiplas uma ou mais superfcies das lentes tem camadas mltiplas de coberturas anti-refexivas. Coberturas mltiplas completas. TODA Superfcie das lentes tem camadas antireflexivas.

FULLY COATED

MULTI-COATED

FULLY MULTI-COATED

Camadas anti-reflexivas so finssimas capas microscpicas que fazem com que a luz que seria normalmente refletida e conseqentemente perdida, seja otimizada e proporcione para o observador uma imagem mais brilhante, mais definida, com melhor contraste e reduz a fadiga dos olhos. COBERTURA VERMELHA CHAMADA RUBICOM ideal para ambientes claros. Veja que os binculos para navegao Water Proof ( prova dgua) possuem lentes avermelhadas. Algumas pessoas confundem com infravermelho e night vision: NO TEM NENHUMA RELAO. COBERTURAS CLARAS (AZUIS, ESVERDEADAS, indicadas para ambientes menos claros. VIOLETA, etc so

DADOS ADICIONAIS SOBRE BINCULOS.


- SADA PUPILAR o dimetro do crculo de luz visvel na lente ocular. Para ver, segure o binculo focando uma fonte de luz afastandoo no limite que seu brao permite, e olhe para a ocular. O valor determinado dividindo o dimetro da lente objetiva pela potncia. Ex: um binculo 10x50 tem sada pupilar de 5mm. 50mm/10= 5mm

- EYE RELIEF DESCANSO OCULAR a distncia do entre a ocular de um binculo e olho humano, para que se possa confortavelmente observar o campo de viso completo. Esta posio chamada de EYE POINT e a sua distncia da lente ocular a medida de descanso do olho em milmetros. Descanso dos olhos mais longos garantem melhor conforto esto especialmente teis para quem usa culos. A distncia usual do olho humano para a parte interna da lente de uns culos de aproximadamente 12 a 14mm. So cerca de outros 4 a 6mm at a superfcie ocular, desta forma para quem usa culos, so necessrios um mnimo de 16 a 20mm de descanso para os olhos, para se poder ver um campo de viso completo. - NDICE RELATIVO DE BRILHO IRB o IRB usado para comparar o brilho da imagem, porm possui limitaes conforme veremos. O IRB determinado levando-se ao quadrado a sada pupilar. Um IRB de 25 ou mais tido como til em baixas condies de luz. Para condies muita luminosidade, a variao do IRB no tem muita importncia. Ex: binculo 7x50mm 50/7= 7,14 (7,14) = 50,98 brilho relativo

- RESOLUO a medida da capacidade do binculo de distinguir dois pontos prximos um do outro assim como garantir cores mais intensas. A resoluo diretamente proporcional ao tamanho da objetiva. Partindo do princpio que todas as partes de um binculo so iguais e independente da sua potncia, um binculo de maior lente objetiva vai proporcionar uma imagem mais ntida. A medida da RESOLUO dada em Segundos De Arco (SDA). Quanto menor o nmero SDA, melhor ser a resoluo. Acredita-se que olho humano tem a resoluo de 60 segundos de arco. A frmula usada para resoluo dividir 116 pelo dimetro da lente objetiva (em milmetros). Exemplo: a resoluo de uma lente objetiva de 50mm de dimetro, de aproximadamente 2,3 segundos de arco. RESOLUO = 116/50 = 2,3

- COLIMAO para evitar dor de cabea (literalmente), as imagens devem est fielmente posicionadas e sobrepostas formando uma nica imagem. Principalmente por queda acidental, a imagem fica dupla e na maioria dos casos impossvel de se observar. NO TENTE CONSERTAR. Para isso necessria aferio mecnica com equipamentos de preciso e ajuste fino. - ABERRAES CROMTICAS diferentes comprimentos de ondas de luz no esto focadas no mesmo ponto ou no so aumentadas no mesmo grau. Estas aberraes so vistas como uma aurola de tnue colorao ou pestanas nas bordas. A distncia focal (fig.1) ou aumentos (fig.2) de uma determinada lente variam de acordo com o comprimento da onda (de cor) da luz recebida. No caso de uma imagem com aberrao, ela ser proporcional ao aumento empregado. Maior aumento = maior aberrao.

Fig.1 Aberrao Cromtica Axial

Fig.2 Aberrao cromtica de magnificao

- WATER PROOF e FOG PROOF prova dgua e embaamento. Vem impresso WP e/ou FP no corpo do binculo. Isto significa que completamente vedado com anis especiais que evitam entrar gua. Caso caia do barco, pelo fato de ter nitrognio seco em seu interior, evita embaar. - PRISMAS PRISMA BK7 feito de cristais de Boro Silicato. Ligeira perda de luz nas bordas da imagem e sombreado leve na sada pupilar. utilizado em 90% dos binculos comercializados. PRISMA BAK4 feito de Brio Crown. Aumenta a claridade, definio nas bordas e possui a sada pupilar sem sombreamentos. Mais caros.

COMPATIBILIADE COM TRIP Alguns binculos principalmente os mais pesados possuem entre as objetivas no eixo central uma tampa que ao ser retirada disponibiliza uma entrada para adaptao de trip. A partir de objetivas de 40mm de dimetro, j possvel esta disponibilidade.

Adaptador para trip Trip comum para mquina fotogrfica

QUE BINCULO COMPRAR? A tabela abaixo pode ajudar na escolha certa: Compactos 7 x 35 geral esportes corridas nutica caadas vigilncia Pssaros montanha astronomia teatro paisagem noite B B R R E B R E R E E R E E E B B E E B B B E B 8 x 40 E E E B B E E R E R B B 7 x 50 10 x 50 B B E E E E E R E R B E B B E R E E B R E R B B zoom B B E R B E B R B R E B

Alguns tipos de observaes precisam de dados mais especficos: PSSAROS: os modelos mais indicados so os de aumentos de 7 a 8x com objetivas de 35 a 42mm, inclusive em florestas com baixas condies de luz. Todavia, se o pssaro um beija flor em um alimentadouro a 3 metros de distncia, o 8x21mm perfeito. Por outro lado, se o alvo um ninho de guia a 800m, na falta de um spotting (lunetas para longas distncias), pode-se usar um binculo 20x50mm at 35x100mm obviamente com trip. ASTRONOMIA: a maioria dos astrnomos prefere os 7x50 ou 10x50 WA (grande angular). So leves, adaptveis a trip e pelo excelente campo de viso, consegue-se enquadrar uma constelao como o Cruzeiro do Sul completamente no campo de viso. Alguns astrnomos preferem o 8x40mmWA (grande angular) por ser mais leve e tambm conseguir abrir um excelente campo de viso. Um bom campo de viso acima de 120m para 1000m em linha reta. Isto vem impresso no corpo dos binculos. Em mdia a pupila de um jovem abre 7mm enquanto a de uma pessoa acima dos 50 anos abre em mdia 5mm. Por isso por causa da sada pupilar de um binculo, para um jovem recomenda-se um 7x50mm onde o aproveitamento da luz ser melhor e para aqueles mais velhos, o 10x50 que tem 5mm de sada pupilar so mais recomendados.

ENVIE SUA PERGUNTA PARA info@razaofocal.com.br

Roberto GM Freitas Razo Focal

Vous aimerez peut-être aussi