Vous êtes sur la page 1sur 15

1

PUBLICAES: House organs so publicaes internas da empresa com a finalidade de integrar melhor os seus pblicos e combater o desconhecimento a respeito da empresa. Projetar a empresa, internamente para assegurar a boa produtividade e externamente aumentar as vendas (LUCRO). Principais caractersticas: So veculos unilaterais de comunicao. So veculos instrumentais (projetar a imagem e obter comportamentos favorveis) So instrumentos de comunicao descendente (da direo para os pblicos) So canais de comunicao formal (porta vozes da direo) So canais de comunicao coletiva (comunicao indiretaunilateral-pblica) para grande audincia, heterognea e annima (se isto acontecer passa a ser MCM). So canais de comunicao operacionais e de motivao Problemas: Indefinio de objetivos; Indefinio de responsabilidade; Dimenso da empresa; Linguagem; Seleo dos meios; Publicidade (troca de favores por textos, ganhar dinheiro com os funcionrios, compensar gastos).

CARACTERSTICAS DOS HOUSE ORGANS: 1. BOLETIM: Periodicidade: pequenos intervalos entre as edies; Atualidade: prprio para informaes imediatas; Universalidade: por ter poucas pginas apresenta poucos temas; Difuso: exige rpida difuso.

2. JORNAL: Reconhecido veculo de CDE que narra a vida da organizao; pela sua popularidade em meio aos funcionrios, pode vir a compor a base de formao do pblico interno. Aos demais pblicos empregado como pea de divulgao institucional. Periodicidade: deve estar entre a periodicidade do boletim e da revista; Atualidade: os fatos sero tratados de forma a no perder a atualidade durante os intervalos das edies; Universalidade: apresenta maior nmero de temas que o boletim; Difuso: deve completar-se entre a concluso de produo de uma edio e o incio da programao da outra. 3. REVISTA: Tem propostas correlatas ao jornal da empresa, mas editada cuidadosamente, com matrias profundas, detalhadas, coloridas e visualmente atraentes. Periodicidade: pelo grande nmero de pginas, apresenta intervalos mais espaados entre as edies; Atualidade: deve evitar informaes urgentes, imediatas e apresentar um contedo de interesse permanente; Universalidade: o nmero de pginas amplia o universo do contedo; Difuso: por sua natureza permite um esquema de difuso mais demorado.

3. JORNAL DE EMPRESA
Tambm conhecido como jornal interno e peridico. Publicao de maior expresso no jornalismo empresarial, peridica sem fim de lucro, editada por uma organizao para manter contato com os seus pblicos. Variam de tamanho e estilo. Editados para leitura interna, para distribuio externa ou para uma combinao de ambas. Divulga informaes sobre a poltica da empresa, sobre seus produtos, seus trabalhos e suas expectativas. Sua aceitao como veculo de CDE para o pblico interno maior quando rene pontos de vista dos funcionrios e da diretoria. Propicia a integrao e valorizao do pblico interno. Na sua elaborao necessrio definir: linha editorial, formato, tiragem, periodicidade, circulao, produo, pauta, utilizao de cores, tipo de papel. Tambm importante se levar em considerao as caractersticas da empresa: ambiente, pblico, estruturas de comando e ao, linhas de produo, diferenas socioculturais, etc.

A IMPROVISAO PODE LEVAR SUA EXTINO

PLANEJAR O JORNAL DA EMPRESA NO APENAS PROGRAMAR A SUA EDIO, MAS SIM ENCAIXA-LO E AJUSTLO AO CONTEXTO DAS POLTICAS DA EMPRESA

Planejamento editorial etapas a. Pauta: necessrio discutir os assuntos, escolher os mais importantes e determinar o enfoque a ser dado a cada um, para ento se decidir como as matrias vo ser tratadas. importante observar que as matrias dividem-se em: Notcia: uma informao que se d sem comentar ou opinar. Editorial: a posio do jornal sobre determinado assunto que merece destaque. No deve ter assinatura, pois se trata da opinio do jornal. Artigo: a opinio, assinada, de algum sobre um assunto que pode at discordar de quem faz o jornal. Entrevista: a opinio de algum importante sobre um ou vrios assuntos. Reportagem: a descrio de um fato ou acontecimento presenciado ou pesquisado por um reprter. Coluna: assinada pelo seu autor que discorre sobre determinado assunto. Resenha crtica: faz uma anlise de assuntos culturais (peas teatrais, discos, livros etc.). Caricatura: representao de fatos com stira, do ponto de vista do autor. Carta do leitor: a opinio do leitor sobre as matrias do jornal, por ele mesmo. Outras sees: passatempos, horscopos, palavras cruzadas, etc.

b. Fechamento: o recolhimento, exame e distribuio das matrias, observando-se que, na redao, as frases devem ser curtas, procurando no repetir a mesma palavra em um s pargrafo. Os artigos, editoriais, reportagens etc., ou seja, as matrias que refletem a opinio de algum ou uma descrio pessoal de fatos ou acontecimentos, no tm um modelo a seguir, dependem da maneira de cada um escrever. Porm, as notcias, que so impessoais, devem ser abertas por um lead, isto , o primeiro pargrafo que resume toda matria. O ttulo deve ser escrito com o verbo no presente. O ttulo principal poder ter antettulo, subttulo e olho, assim: antettulo ttulo

ENSINO
Faculdade apia alunos destaque
Alunos com bom desempenho escolar recebem bolsas de estudo

subttulo

Olho: chamada para a matria principal em forma de texto. Faz sntese do principal de um texto longo.
vi Aes de RS salvam vidas
A parceria do pblico com o privado tem auxiliado famlias da periferia das grandes cidades a viver com dignidade

Box: pequeno texto tarjado, colocado em um texto maior. Sute: a matria reescrita, acrescentando mais informaes.

c. Edio e diagramao: a reviso, colocao de ttulo e elaborao do "boneco" ou modelo de como vai ficar. Comea-se a disposio da matria pelas pginas do jornal. Em um jornal de quatro pginas, na primeira ficam as principais manchetes e as chamadas para as matrias internas. O editorial tambm pode ficar na primeira pgina se for bem "quente", isto , muito importante. A pgina 2 a mais "fria": aqui ficam as sees de cartas, matrias curtas, agenda, expediente etc. Normalmente, o editorial fica nessa pgina. A pgina 3 nobre, como, alis, as pginas mpares em geral. Nelas so colocadas as reportagens e as notcias de peso. A pgina 4, de fundo, importante porque a ltima. Contudo, por ser par, sempre mais "fria". Deve conter artigos, entrevistas, assuntos para ler com mais calma. As pginas mpares so as "quentes" e as pares, as "frias" Expediente: nele sero colocados o nome da empresa responsvel pelo jornal, seu endereo, os nomes de quem nele trabalha, a grfica que imprimiu e a data de publicao. , geralmente, colocado na pgina 2.

d. Composio: compor as matrias passar os textos para o papel que formar as colunas do jornal.

e. Arte-finalizao: a montagem das matrias, colocao de fotos, ttulos, ilustraes e emendas. As fotos e ilustraes grandes devem ser colocadas em cima do texto e nunca embaixo. Quando se tem mais de uma ilustrao por pgina, elas no devem ficar juntas uma da outra. A arte-finalizao feita em papel espelho. Depois de escolhido o formato do jornal, traa-se um retngulo na folha; essa rea interna chamada mancha de impresso onde se faz toda a diagramao do jornal.

f. Impresso: no sistema off-set, a arte-final do jornal fotografada, da se faz um fotolito, que uma espcie de negativo de fotografia. Esse fotolito, por meio de processo qumico, gravado em uma chapa de zinco especial, a qual, por sua vez, colocada sobre o rolo da mquina impressora recebendo a tinta e imprimindo no papel. Grandes vantagens: rapidez, qualidade de impresso, maior nmero de recursos grficos (vrias cores, ampliao e reduo dos ttulos, ilustrao no fotolito etc). J esto em pleno uso os meios informatizados para a produo de jornais impressos, o que facilita e simplifica muito a sua elaborao.

g. Distribuio: o total dos exemplares efetivamente distribudos de cada edio do jornal, cujo resultado deve ser observado.

Outros aspectos: Regularidade: para adquirir importncia e credibilidade deve ser mensal, bimestral ou semanal. Equipe permanente: deve existir um corpo redatorial fixo, de elementos da empresa. Essa equipe poder solicitar a colaborao de funcionrios ou de pessoas a ela ligadas para a remessa de matrias. Sees do jornal: editorial, palavra do funcionrio, problemas empresariais, seo sindical, entrevistas, sociais, esporte, teatro, cinema, palavras cruzadas, vida feminina, infantil, curiosidades, charadas, atualidades etc. Evidentemente, aps conhecer o pblico interno e a filosofia da empresa que se determinaro as sees mais adequadas para o seu jornal. Critrio de seleo: a poltica empresarial definir o critrio de seleo do material. Primeiro nmero: este dever sempre sair com o nmero 0 (zero), uma experincia. Somente depois sai o nmero l. Peculiaridades regionais: importante levar em considerao as peculiaridades regionais quando a empresa tem filiais em vrias regies do pas. Se esses aspectos no forem levados em conta, o jornal ter grande aceitao em apenas uma dessas regies. Avaliao: para manter a qualidade editorial necessrio avaliar o interesse do leitor. Em uma empresa de pequeno e mdio porte possvel fazer essa avaliao por meio de perguntas informais. Existem, porm, outras formas como: pesquisa por amostragem, ou uma consulta a todos mediante questionrio distribudo na empresa. A forma eletrnica pode ser feita em forma de texto corrido, anunciando de incio o contedo daquele nmero, ou mais elaborada, com ilustraes e cores. Depender do interesse e dos recursos de quem emite o veculo.

4. REVISTA DE EMPRESA As revistas so publicaes editadas pela empresa com o objetivo de divulgar suas atividades. Entre os veculos empresariais, o mais sofisticado. Possui maior nmero de pginas, visual atraente, e possibilita a veiculao de matrias mais amplas. Sua poltica editorial deve seguir as polticas da empresa que representa e os objetivos da poltica de Relaes Pblicas. As formas de avaliao podem ser: pesquisa por amostragem, pesquisa entregue com o exemplar ou utilizar informantes que dialoguem com o pblico recebedor da revista. Como um veculo na maioria das vezes dirigido s ao pblico externo, a pesquisa por amostragem a mais adequada. O tipo de papel utilizado, a qualidade da impresso so fatores que atraem os pblicos, por isso deve-se adequar esses aspectos ao pblico de interesse; caso contrrio, pode-se ter uma reverso de expectativas. Como o boletim e o jornal, a revista precisa manter a sua periodicidade, pois sem ela no se fixa imagem e, conseqentemente, no se forma conceito. No caso da revista, um veculo mais sofisticado, a periodicidade mais ampla, podendo ser mensal, bimestral ou trimestral. Com relao tiragem, preciso levar em considerao os pblicos aos quais se destina.

10

A ELABORAO DOS PERIDICOS, INCLUSIVE FORMATO, NMERO DE PGINAS, CAPA, IMPRESSO A CORES E PAGINAO VARIAM DE ACORDO COM OS SEUS OBJETIVOS, VOLUME DE LEITORES, VERBA DISPONVEL E CONTEDO DA REVISTA.

Atualmente pode-se dizer que a verba tem sido srio fator condicionante para a publicao de revistas empresariais.

A EFICINCIA DA PUBLICAO DEPENDE MUITO MAIS DO INTERESSE DO PBLICO LEITOR

Com as revistas tambm se trabalha com o planejamento editorial, com regras iguais s do jornal.

A REVISTA DESTINADA PREFERENCIALMENTE AO PBLICO EXTERNO, PODENDO TAMBM SER ELABORADA PARA OS OUTROS PBLICOS Sua forma eletrnica bem-aceita pelos pblicos destinatrios por meio da internet (site) e/ou intranet e extranet da organizao.

A poltica empresarial e os recursos determinaro a qualidade material do veculo.

11

5. RELATRIO PBLICO ANUAL (FINANCEIRO) um veculo de comunicao dirigida, em que a empresa faz uma prestao de contas de suas atividades aos pblicos de interesse. Atualmente deixam de ser apenas balancetes para se transformar em verdadeiros trabalhos de artes, em decorrncia das empresas reconhecerem que a finalidade do relatrio no apenas cumprir um dispositivo legal, mas tambm transmitir um panorama da empresa. Os relatrios tm a parte financeira colocada em linguagem clara e adequada ao pblico que muitas vezes no domina as tcnicas das finanas; informaes sobre o desempenho anual da empresa; suas perspectivas futuras etc. Tudo acompanhado de ilustraes e grficos. H empresas que inovam muito mais. Adotam para cada ano um tema e desenvolvem todo o relatrio em cima dele. Torna-se, com isso, suficientemente atraente para ser guardado aps sua leitura. O pblico prioritrio do relatrio composto pelos acionistas que tm a oportunidade de manter maior aproximao com a empresa por meio desse veculo de comunicao. Pode ser remetido ao pblico externo (imprensa, instituies bancrias, rgos governamentais) e ao pblico misto (fornecedores e distribuidores).

12

Algumas empresas tm apresentado relatrios feitos especialmente para o pblico interno, embora em carter experimental. Acreditase que esse novo tipo de relatrio no venha a se firmar, pois, como uma publicao da empresa, deve voltar-se para todos os pblicos.

Os relatrios so feitos para pessoas importantes, e receber um relatrio o reconhecimento da importncia que a pessoa tem para a empresa.

Tradicionalmente, os relatrios anuais abordam os seguintes aspectos: mensagem de administrao; diretrizes empresariais; caracterizao da empresa; destaque no mercado; operaes de pessoal; infra-estrutura administrativa; mercado de aes; avisos de assemblias anuais; e/ou outros itens decorrentes das especificidades da empresa.

Caractersticas gerais do relatrio: clareza, exatido, conciso, tempestividade, pertinncia, ilustrao e atrao.

a verso final de um relatrio anual o resultado de consenso diretivo, porm geralmente o profissional de Relaes Pblicas tem oportunidade de decidir a produo final.

No passado, alguns relatrios anuais ocultavam mais que revelavam; porm, as leis da sociedade annima tm obrigao transparncia, chegando a ser uma norma aceita em muitas organizaes que o relatrio anual impresso seja utilizado como instrumento de Relaes Pblicas.

13

No aconselhvel apresentar um relatrio anual ostentoso se o balancete revela dficit no exerccio anual.

Um relatrio anual quando bem elaborado e estrategicamente distribudo passa a constituir um eficiente veculo de Relaes Pblicas para a empresa.

Exemplos a serem seguidos so os da SAMBRA, BRADESCO, COOPERSUCAR, entre outras, que tm em seus bastidores departamentos de Relaes Pblicas supervisionando esse trabalho.

Um dos relatrios do BRADESCO que destaca estados e cidades brasileiras por meio de fotos, teve durante dois meses uma equipe que percorreu o Brasil em busca de imagens retratando as caractersticas e os costumes da regio, com o BRADESCO presente. O resultado so fotos com habitantes da prpria localidade que valorizam a regio e marcam a presena do banco. Elas so acompanhadas de legendas elaboradas em literatura de cordel. Foram feitas duas edies, uma em ingls e outra em portugus, distribudas ao mercado financeiro, acionistas e conglomerados internacionais com os quais o banco mantm contato. O relatrio mostra o desempenho do grupo no ano anterior, destacando a atuao nacional e sua participao na vida comunitria. Sua forma eletrnica pode ser produzida em CD-ROM e/ou colocada no site da organizao, mantendo-se a estrutura do impresso. Ver exemplo no site da PETROBRAS.

14

6. RELATRIO SOCIAL As organizaes utilizam esse veculo de CDE para apresentar a seus pblicos de interesse as aes de responsabilidade social/ambiental por elas desenvolvidas. Deve ser feito em material de boa qualidade e com ilustraes. Sugesto de contedo: apresentao, resumo do histrico da organizao, aes de responsabilidade social/ambiental realizadas e balano social em nmeros. Poder fazer parte do relatrio pblico anual ou ser produzido separadamente e encaminhado junto em uma mesma embalagem. Sua forma eletrnica de fcil aplicao por meio do site, CDROM, internet, intranet e extranet. A simplicidade ou sofisticao do veculo dependero do investimento que a organizao quer realizar nele. Ver exemplos nos sites da PETROBRAS e dO BOTICRIO.

7. LIVRO DE EMPRESA O primeiro exemplo de livro de empresa no Brasil foi o publicado por MAU & COMPANHIA, em forma de autobiografia, com o ttulo Exposio do Visconde de Mau aos Credores de Mau e Companhia ao Pblico, no ano de 1878, quando a empresa passou por srios problemas financeiros. O respeito opinio pblica e autenticidade do seu depoimento justifica, segundo Whitaker Penteado, que se coloque o nome de Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mau, entre os pioneiros das Relaes Pblicas no mundo; embora isso tenha ocorrido em uma poca em que elas ainda no existiam como atividade diferenciada.

15

A RHODIA, em 1986, iniciou a elaborao desse veculo de comunicao, tratando-o de Livro Anual. Ele tem temtica definida (Arte Popular Brasileira) e a empresa est compondo uma coleo que considera indita e valiosa. Outro exemplo o do GRUPO ABRIL, que ofereceu a seus leitores um bonito exemplar, por ocasio do jubileu de prata da revista VEJA. Em forma de textos diversos, intitulado Reflexes para o Futuro, a Abril homenageia o seu pblico leitor assinante. O livro do SESI, publicado e distribudo em 1993, mostra o seu perfil institucional apresentando os servios e benefcios que oferece aos industririos e seus dependentes. , enfim, o relato do relevante papel da iniciativa privada no campo social. Observamos quatro maneiras diferentes de elaborar um livro de empresa quanto ao contedo. A primeira uma autobiografia; a segunda focaliza a arte popular brasileira; a terceira mostra uma coletnea de textos de consagrados escritores; e a quarta focaliza o perfil institucional da empresa. Quanto forma, o livro de empresa pode ser realmente um livro com todas as caractersticas que tal publicao exige, ou publicao de tamanho maior, com projeto grfico arrojado. Quanto periodicidade, o livro da empresa pode ser anual ou espordico, isto , momentos especiais na vida da empresa. Eletronicamente pode ser feito em CD-ROM e distribudo aos pblicos de interesse, principalmente das grandes organizaes e/ou colocado no site e impresso pelo interessado.

Vous aimerez peut-être aussi