Vous êtes sur la page 1sur 22

UERJ

CAMPUS REGIONAL DE RESENDE ENGENHARIA DE PRODUO NFASE EM PRODUO MECNICA

CAPTULO 7: METALOGRAFIA

DEPARTAMENTO DE MECNICA MATERIAIS DE CONSTRUO MECNICA IV PROF. ALEXANDRE ALVARENGA PALMEIRA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


Estrada Resende Riachuelo s/n. - Morada da Colina Resende RJ - CEP: 27.523-000

Tel.: (024) 354-0194 ou 354-7851 e Fax: (024) 354-7875 E-mail: palmeira@uerj.br

Materiais de Construo Mecnica IV

SUMRIO
7- EXAMES METALOGRFICOS .....................................................................7-5 7.1 Macrografia ........................................................................................7-5 7.1.1 Exames Visuais Preliminares......................................................7-5 7.1.2 Preparo de Corpos de Prova ........................................................7-6 7.1.3 Exame e Interpretao do Resultado do Ataque ......................7-11 7.1.4 Documentos que Reproduzem e Conservem o Aspecto Obtido7-13 7.1.5 Escopo dos Exames Macrogrficos...........................................7-14 7.2 Micrografia .......................................................................................7-15 7.2.1 Tcnica Microgrfica: ...............................................................7-15 7.3 Bibliografia .......................................................................................7-22

AAP

7-2

Materiais de Construo Mecnica IV

NDICE DE FIGURAS

AAP

7-3

Materiais de Construo Mecnica IV

NDICE DE TABELAS

AAP

7-4

Materiais de Construo Mecnica IV

7- EXAMES METALOGRFICOS 7.1 Macrografia


A macrografia consiste no exame do aspecto de uma pea ou amostra metlica, segundo uma seo plana devidamente polida e em regra atacada por um reativo apropriado. O aspecto, assim obtido, chama-se macro-estrutura. O exame feito vista desarmada ou com auxlio de uma lupa. A palavra macrografia tambm empregada para designar os documentos que reproduzem a macro-estrutura, em tamanho natural ou com ampliao mxima de 10 vezes.

7.1.1 Exames Visuais Preliminares


Quando um material ou pea entregue a um Laboratrio de Ensaios a fim de ser examinado para esclarecer alguma questo, inicialmente deve ser realizado um exame da pea sob diversos pontos de vista, como o aspecto da fratura, a existncia de marcas de pancadas, gripamentos, vestgios de soldas, azulamento por aquecimento, porosidades, rebarbas, trincas, polimentos locais, enferrujamento, corroses, desgastes, marcas de puno, entortamemtos. etc., antes de determinar cortes ou extrao de amostras ou de corpos de prova. Recomenda-se ainda fotografar e desenhar a pea antes de iniciar seu seccionamento, servindo esses documentos para neles assinalar os pontos a que se tenha de fazer referncia mais tarde. A verificao posterior de fatos que deveriam ter sido notados antes de subdividir a pea, torna-se s vezes dificlima ou mesmo impossvel. Na apreciao dos sinais encontrados, preciso muita ateno para no confundir aqueles que possivelmente j existiam na pea, antes do evento que deu motivo ao estudo, e que podem conduzir a alguma pista para as investigaes, com os que possam ter sido ocasionados pela aplicao de ferramentas para retirar a pea de onde estava instalada, ou, ento, ocasionados por quedas, ou durante o transporte.

AAP

7-5

Materiais de Construo Mecnica IV

7.1.2 Preparo de Corpos de Prova


A tcnica do preparo de um corpo de prova de macrografia abrange as seguintes fases: Escolha e localizao da seo a ser estudada; Realizao de uma superfcie plana e polida no lugar escolhido; Ataque dessa superfcie por um reagente qumico adequado. a) Escolha e Localizao da Seo o ser Estudada. A intervm o critrio da operador, que ser guiado em sua escolha pela forma da pea, pelos dados que ele quer colher e por outras consideraes. A posio do corte depende naturalmente da pea e do que se deseja verificar. Far-se- de preferncia um corte transversal, se o objetivo verificar : a natureza do material: ao, ferro pudlado; se a seo inteiramente homognea ou no; a forma e intensidade da segregao; a posio, forma e dimenses das bolhas; a forma e dimenses das dendritas; a existncia de restos do vazio; se a pea sofreu cementao, a profundidade e regularidade desta; a profundidade da tmpera; se um tubo inteirio, caldeado ou soldado; certos detalhes de soldas de chapas (seo transversal solda) ; no caso de ferramentas de corte, caladas, a espessura e regularidade das camadas caldeadas (seo perpendicular ao gume), etc. Um corte longitudinal ser prefervel quando se quer verificar, por exemplo : se uma pea fundida, forjada ou laminada; se a pea foi estampada ou torneada; a solda de barras; como se processou um caldeamento de topo; eventuais defeitos nas proximidades de fraturas; a extenso de tratamentos trmicos superficiais, etc.
AAP

7-6

Materiais de Construo Mecnica IV b) Realizao de uma Superfcie Plana e Polida no Lugar Escolhido. A obteno da superfcie compreende duas etapas: b.1 Corte ou desbaste O corte feito com serra ou com cortador de disco abrasivo ("cut-off") e localiza a superfcie a examinar; quando esse meio no vivel, recorre-se ao desbaste que praticado com o esmeril comum ou com auxlio da plaina at atingir a regio que interessa. Por meio de uma lima fina, ou, ento, uma lixadeira mecnica, termina-se esta primeira etapa, finda a qual, ter-se- conseguido uma superfcie plana bem retificada e com a orientao desejada. Todas essas operaes devero ser levadas a cabo com a devida cautela, de modo a evitar no s encruamentos locais excessivos, bem como aquecimentos a mais de 100C em peas temperadas, fenmenos que seriam mais tarde postos em evidncia pelo ataque, perturbando a interpretao da imagem. b.2 Polimento. O polimento iniciado com uma lixa, na direo normal aos riscos da lima ou da lixa grossa j existentes, e levado at o completo desaparecimento destes. Depois se passa para a lixa mais fina seguinte, mudando de 90 a direo de polimento e continuando-o igualmente at terem desaparecido os riscos da lixa anterior, e assim por diante at papel de lixa metalogrfica 0. O polimento (lixamento) geralmente feito atritando a superfcie sobre a lixa, mas quando a pea grande, pode-se prend-la numa morsa, com a face a polir voltada para cima, e passa-se ento a lixa com auxlio de uma rgua. preciso ter cuidados especiais para no arredondar as arestas do corpo de prova, defeito muito freqente quando o operador no tem ainda a necessria experincia. O polimento no deve ser levado at um acabamento especular, primeiramente porque torna o ataque mais difcil e irregular em virtude do reativo no "molhar" por igual a superfcie, e em segundo lugar porque cria dificuldades por ocasio de ser fotografada, devido a reflexos prejudiciais. Com a superfcie nesse estado j se notam, por vezes, algumas particularidades como: restos do vazio, trincas, grandes incluses, porosidades, falhas em soldas, etc.
AAP

7-7

Materiais de Construo Mecnica IV c) Ataque Dessa Superfcie por um Reagente Qumico Adequado. Quando uma superfcie polida submetida uniformemente ao de um reativo, acontece, quase sempre, que certas regies so atacadas com maior intensidade do que outras. Esta diferena de atacabilidade provm habitualmente de duas causas principais: diversidade de composio qumica ou de estrutura cristalina. A imagem assim obtida constitui o "aspecto macrogrfico" do material. O contato do corpo com o reativo pode ser obtido de trs modos: Ataque por imerso: mergulhando a superfcie polida numa cuba contendo certo volume de reagente; Ataque por Aplicao: estendendo uma camada de reativo sobre a seo em estudo, com auxlio de um pincel ou chumao de algodo; Mtodo de impresso direta de Baumann.: lanando mo de um papel fotogrfico, convenientemente umedecido com um reagente apropriado, aplicando-o sobre a superfcie polida, e obtendo sobre ele um decalque da maneira como se encontram distribudos os sulfuretos. Conforme sua durao e profundidade, classificam-se os ataques em lentos ou profundos e rpidos ou superficiais. Estes ltimos so os mais empregados. Ataques lentos: visam obter uma corroso profunda do metal, com relevo acentuado. Empregam-se em alguns casos em que o reativo rpido no d contraste suficiente como em certas estruturas fibrosas. Ataque rpido: com reativos prprios para esse fim, obtm-se o resultado desejado em poucos minutos. Embora a corroso seja apenas superficial, produz, entretanto, imagens suficientemente visveis.

Reativos Mais Utilizados: Reativo de iodo Iodo sublimado Iodeto de potssio gua 10 g; 20 g; 100 g;

AAP

7-8

Materiais de Construo Mecnica IV Reativo de cido sulfrico: cido sulfrico gua Empregado a quente, quase fervendo; Produz um ataque enrgico em poucos minutos, principalmente se o material contiver muitas incluses A frio, o ataque demora muitas horas. Reativo de Heyn: Cloreto cupro-amoniacal gua ricas em fsforo. Reativo de cido clordrico: cido clordrico gua Aplicado a quente; Empregado nos casos em que se torna necessrio revelar a estrutura de certos aos inoxidveis, como o ao 18-8. Reativo de Fry: cido clordrico gua destilada Cloreto cprico encruado, "linhas de Lders". 120 cm3; 100 cm3; 90 cm3. 50 cm3; 50 cm3. 10 g; 120 g. 20 cm3; 100 cm3.

OBS.: Este. como outros reativos cpricos, destina-se principalmente a revelar as zonas

utilizado para revelar linhas de deformao em material pouco

Mtodo de Baumann No mtodo de impresso direta de Baumann, emprega-se uma folha de papel fotogrfico comum, de brometo de prata, de preferncia mate (sem brilho), que colocada mais ou menos um minuto numa soluo aquosa de cido sulfrico (1 a 5%), na ocasio de ser usada. A folha assim preparada retirada da soluo e, depois de se deixar escorrer um pouco o excesso de lquido, aplicada sobre a superfcie polida, com as devidas precaues para assegurar um contato perfeito, sem deslocamentos, e evitar a interposio de bolhas de ar. Aps cerca de 5 minutos o papel retirado e mergulhado em fixador

AAP

7-9

Materiais de Construo Mecnica IV comum de hiposulfito de sdio, durante uns dez minutos e em seguida lavado em gua corrente durante uma hora. Todas essas operaes podem ser feitas luz do dia. Atravs deste mtodo podemos obter as seguintes afirmativas: As regies ricas em sulfuretos do manchas pardas ou pretas, porque o cido sulfrico decompe essas incluses, com desprendimento de gs sulfdrico (H2S) que, por sua vez, reage com o brometo de prata da camada sensvel do papel fotogrfico, produzindo sulfureto de prata que fica impregnado na gelatina do papel. O fixador de hiposulfito elimina a parte do brometo no atacada e deixa inalterada a parte atacada. Regies com teores diferentes de carbono, mangans, silcio ou fsforo, regies somente ricas em fsforo ou que sofreram alteraes estruturais de origem trmica no so detectveis pelo processo de Baumann. No h uma relao bem definida entre a intensidade das imagens produzidas pela impresso de Baumann e o teor de enxofre, entretanto, de um modo geral, impresses muito escuras ou muito claras correspondem, respectivamente, a materiais com muito ou pouco enxofre.

d) Precaues Certos descuidos no polimento e no ataque, que podem conduzir a erros na apreciao do aspecto macrogrfico de uma seo, e so eles. Resfriar a pea durante o esmerilhamento, lixamento mecnico e corte: o esmerilhamento, o lixamento mecnico, o corte com o disco abrasivo ("cut-off") feitos sem certos cuidados podem provocar tmperas, revenidos ou encruamentos locais, que o reativo por em evidncia e que nada tm a ver com a textura da pea examinada. Enxugar o corpo de prova: e preciso um cuidado muito grande no enxugamento do corpo de prova, quando existirem na face em estudo porosidades, trincas, cavidades, restos de vazio que possam reter um pouco de reativo ou de gua, porque o lquido que ficar retido nessas reentrncias, vem paulatinamente superfcie e espalha-se em torno de sua origem, formando depois estrias pelo seu arrastamento por qualquer pano ou lixa que se passe posteriormente.
AAP

7-10

Materiais de Construo Mecnica IV A falta de imediata limpeza e repolimento da pea da qual se acaba de tirar uma impresso de Baumann, faz com que o cido sulfrico remanescente ataque desigualmente a superfcie, a qual apresentar numerosas manchas no ataque posterior com reativo de iodo. Quando a superfcie vai ser atacada, dever estar o mais limpa possvel; nem os dedos, ainda que secos, devem toc-la. Remover substncias oleosas: convm remover quaisquer substncias oleosas ou graxas que se encontrem nas faces laterais do corpo de prova e que possam entrar em contato com o reativo e em seguida contaminar a superfcie em estudo. No utilizar pinas e suportes de metal diferentes do corpo de prova: empregandose reativos cidos em aplicaes prolongadas, preciso ter cuidado com as pinas ou suportes de metal diferente daquele em ataque, porque, se entrarem em contato com o reativo, podem contamin-lo e, pela eletrolise, criar um depsito estranho no corpo de prova. Agitar a gua: durante os ataques com cidos, convm agitar freqentemente o corpo de prova ou o reativo para dispersar as bolhas que se vo formando em conseqncia das reaes qumicas, pois, nos pontos onde as bolhas aderem superfcie, o ataque no prossegue. Evitar polimento especular: Um polimento muito brilhante dificulta o ataque principalmente porque o reativo no "molha" homogeneamente a superfcie e, cada vez que se retina o corpo de prova do reativo, ou se tenta espalhar este com um chumao de algodo, verificar-se- que a tenso superficial do lquido o far contrair-se em gotas, debaixo das quais o ataque prossegue, enquanto o resto da superfcie permanece livre de reativo. Bolhas de ar arrastadas mecanicamente e que permanecem aderentes superfcie durante o ataque de imerso produziro reas circulares no atacadas ou com muito menos ataque do que o resto da seo.

7.1.3 Exame e Interpretao do Resultado do Ataque


O que macrograficamente se pode constatar, em conseqncia da ao do reativo, resulta do contraste que se estabelece entre as reas de composio qumica diferente ou entre as de cristalizao diferente. O contraste decorre do fato de certas regies
AAP

7-11

Materiais de Construo Mecnica IV escurecerem muito mais do que outras. As consideraes a seguir se aplicam em particular aos resultados obtidos com o reativo de iodo. Com relao composio qumica, escurecem bastante: As regies com maior teor de carbono; As regies com maior teor de fsforo; As regies com maior quantidade de incluses no metlicas, especialmente de sulfuretos. OBS.: Portanto, as zonas segregadas, as bolhas cheias de material mais impuro, as partes somente cementadas, etc., se sobressaem em tom escuro. As regies com cristalizao diferente podem dividir-se em: granulaes muito grosseiras, que se apresentam vista de pequenos mosaicos claros e escuros; texturas resultantes de tmpera branda ou tmpera seguida de revenido, que escurecem muito sob a ao do reativo; texturas deformadas plasticamente a frio (encruadas) As reas fortemente deformadas so mais corrodas do que aquelas que no sofreram deformao alguma a frio. Deformaes leves, mormente em aos de baixo teor de carbono, produzem, s vezes, na superfcie examinada, finas estrias escuras terminadas em ponta e que freqentemente se entrecruzam. O reativo de Fry mais recomendado neste caso. Quando se submete a superfcie atacada a um leve repolimento verifica-se que : As regies escuras, devido a maior teor de carbono ou maior teor de fsforo, ficam mais claras, enquanto as que contm maior quantidade de incluses de sulfuretos permanecem escuras por causa da corroso intensa, que se deu em torno dessas incluses. Como as regies adjacentes, isentas de incluses, se clareiam pelo leve repolimento, as que contm sulfuretos se sobressaem ainda mais. Por isso as regies dendrticas ficam muito mais aparentes aps leve repolimento do que antes, pois os eixos e ramos principais readquirem o brilho, enquanto que as partes interdendriticas mais impuras, e portanto mais corrodas, que os envolvem, continuam escuras. Fenmeno anlogo ocorre no exame longitudinal de peas laminadas nas quais o leve repolimento reala a estrutura fibrosa decorrente do
AAP

sarmada como

7-12

Materiais de Construo Mecnica IV grande alongamento que sofreram as incluses. Esses materiais, se forem posteriormente forjados, mostr-lo-o no exame macrogrfico pela deformao das "fibras". A estrutura grosseira desaparecer completamente para deixar aparentes estruturas resultantes de corroso mais profunda. A tmpera branda produz texturas cristalinas muito sensveis ao ataque, mas as reas escurecidas desaparecem facilmente com leve repolimento e, como so mais duras ficam freqentemente at mais brilhantes que as regies circunvizinhas. O escurecimento das regies fortemente deformadas a frio se atenua com o repolimento leve. As estrias pontiagudas, tambm chamadas linhas de Lders, que se tornam visveis em certos casos de deformao plstica pequena, desaparecem facilmente e, s vezes, no reaparecem com novos ataques. preciso, neste caso, relixar a superfcie. O repolimento leve realizado com o intuito de realar certos aspectos estruturais produzidos pela corroso mais profunda e que ficaram pouco visveis devido ao aparecimento simultneo de outros aspectos superficiais. um trabalho a ser feito com cuidado e s um razovel tirocnio habilita o metalogrfico a saber onde e quanto dever repolir e principalmente, se oportuno ou no, praticar essa operao. Assim, no caso de se querer pr em evidncia uma granulao grosseira no se dever repolir; se for a estrutura dendrtica que interessa, provvel que sem repolimento ela no aparea. Ou ento sem repolimento destaca-se nitidamente toda a zona alterada pelo calor da caldeamento eltrico de topo (flash welding). Caso se queira observar como material "fluiu" durante o processo, o que se poder notar pela mudana de direo das fibras nas proximidades da linha de caldeamento, ento ser indispensvel um leve repolimento posterior.

7.1.4 Documentos que Reproduzem e Conservem o Aspecto Obtido


Impresso de Baumann; Tcnica Fotogrfica.

AAP

7-13

Materiais de Construo Mecnica IV

7.1.5 Escopo dos Exames Macrogrficos


Os ensaios macrogrficos so feitos, em geral, com o fim de: Verificar de que produto siderrgico se trata. Se for ao deve apresentar pelo menos um desses caractersticas: homogeneidade; zona segregada; dendritas brancas; bolhas; fibras finas; estrias ou regio mais escura na parte central. OBS.: Se for ferro pudlado mostra freqentemente um aspecto marmreo ou estrias mais largas, principalmente em seo longitudinal. Se for ferro de pacote ter aspecto caracterstico em seo transversal. Constatar o existncia de defeitos inerentes do prprio metal: porosidades; restos do vazio; segregao; bolhas; concentraes de impurezas; estruturas dendrticas gradas; cristalizaes grosseiras; descarbonetao superficial, em torno das trincas. Verificar a existncia de: trabalho mecnico de conformao; caldeamentos; soldas; tmperas; corte oxiacetilnico; cementao do ao ou coquilhamento do ferro fundido, bem como sua profundidade e a maneira como se d a transio, para a parte no coquilhada; modo de fabricao. Pesquisar a causa de ruptura ou fracasso do pea.
AAP

7-14

Materiais de Construo Mecnica IV

7.2 Micrografia
A metalografia microscpica (ou micrografia dos metais) estuda os produtos metalrgicos, com o auxlio do microscpio, visando a determinao de seus constituintes e de sua textura. Este estudo feito em superfcies previamente polidas e, em geral, atacadas por um reativo adequado. A apreciao da natureza dos gros, suas respectivas percentagens, suas dimenses, arranjo e formato, e a interpretao desses dados constituem o escopo do exame rnicrogrfico dos metais. A importncia deste exame decorre do fato de as propriedades mecnicas de um metal dependerem no s da sua composio qumica como tambm da sua textura. Com efeito, um mesmo ao pode tornar-se mole, duro, durssimo, quebradio, elstico, tenaz, etc., conforme a textura que apresentar e que lhe pode ser dada por meio de trabalhos mecnicos ou tratamentos trmicos adequados. Se por um lado, a anlise qumica revela de que se compe o metal, os exames macro e microgrfico fornecem preciosas informaes sobre como o metal adquiriu as propriedades que apresenta. Informaes deste gnero interessam particularmente aos fabricantes, quer para o controle e melhoria de seus prprios produtos, quer na orientao a seguir para a reproduo de peas reputadas boas.

7.2.1 Tcnica Microgrfica:


A tcnica de um ensaio microgrfico corrente pode ser dividida nas seguintes fases: Escolha e localizao da seo a ser estudada; Obteno de uma superfcie plana e polida no lugar escolhido; Exame ao microscpio para a, observao das ocorrncias visveis sem ataque; Ataque da superfcie por um reagente qumico adequado; Exame ao microscpio para a observao da textura; Obteno de documentos que reproduzem e conservem o aspecto observado (fotografia).

AAP

7-15

Materiais de Construo Mecnica IV a) Escolha e Localizao da Seo a Ser Estudado A localizao do corpo ou dos corpos para micrografia em peas grandes , freqentemente, feita aps o exame macrogrfico, porque, se o aspecto for homogneo, a localizao do corpo de micrografia em geral indiferente; se, porm, no for e revelar anomalias ou heterogeneidades, o observador poder localizar corpos de prova em vrios pontos, caso julgue de interesse um exame mais detalhado dessas regies. Quando se trata de uma pea pequena ela diretamente seccionada. Peas forjadas em especialmente nas peas laminadas, comum encontrar-se acentuada diferena entre o aspecto da seo transversal e o da longitudinal. Nesta ltima v-se bem a textura fibrosa que o material adquiriu com a laminao, principalmente quando existem impurezas, ao passo que na seo transversal no se pode apreciar esse arranjo, porque ele visto de topo. Nas peas estampadas, como por exemplo, na cabea de um tirefond, embora a seo seja longitudinal, seu aspecto difere muito do que se obtm examinando uma seo longitudinal do fuste da mesma pea. Nas peas fundidas a seo indiferente, porm, sua distncia da periferia influi no aspecto. Em geral, junto superfcie da pea, a granulao mais mida, porque o esfriamento foi mais rpido.

b) Obteno de Uma Superfcie Plana e Polida no Lugar Escolhido Aps o corte serra, lixada com papis de lixa comuns de oficina mecnica. O polimento prossegue ento em lixas mais finas. O polimento pode ser feito mo, deslizando a pea suavemente sobre a lixa apoiada numa superfcie plana, de vidro por exemplo, ou ento a lixa aplicada sobre, um disco animado de movimento giratrio e o operador apenas comprime o corpo de prova suavemente contra a lixa em movimento. O polimento depois continuado sobre um disco giratrio de feltro sobre o qual se aplica uma leve camada de abrasivo base de xido de cromo. Para aos duros muitas vezes este ltimo polimento j permite uma imagem razovel ao microscpio; para os aos doces ou metais mais moles preciso polir ainda sobre um disco giratrio de feltro,

AAP

7-16

Materiais de Construo Mecnica IV umedecido com gua distilada contendo aluminia n. 1, 2 ou 3 de gro finssimo em suspenso. Deve-se mudar de 90 a direo do polimento ao se passar de um abrasivo a outro e seguir o quanto possvel a srie como est indicada. prudente chanfrar um pouco, os vrtices do corpo de prova antes de iniciar o polimento, no s para estragar menos as lixas e o disco de feltro, como tambm para diminuir o perigo do corpo de prova pegar no feltro e ser projetado violentamente distncia. Quando a superfcie tiver um aspecto especular e praticamente sem riscos perceptveis com aumento de umas 100 ou 200 vezes, estar em condies de ser examinada ao microscpio para a observao das incluses escrias, trincas, distribuio da grafita, porosidades, ou outras ocorrncias visveis sem ataque. Mas somente depois do ataque que se pode ter certeza de que o polimento foi bem conduzido. Um polimento timo, sob o ponto de vista microgrfico, s pode ser obtido eliminando-se sucessivamente os riscos deixados pelas lixas mais grossas com auxlio das lixas gradativamente mais finas de modo que, no fim de cada polimento a superfcie esteja menos encruada do que no polimento anterior. Existem diversas ocorrncias que podem se dar em conseqncia de um polimento defeituoso, a qual passamos a descrever abaixo: Cometas: devido presso excessiva durante o polimento ou a partculas que se destacam de incluses friveis. Manchas marrons: que aparecem quando, no fim do polimento, a presso contra o abrasivo fraca demais, e ocorrem mais freqentemente em aos ricos em fsforo. Aurolas escuras e heterogneas: que aparecem geralmente quando a lavagem do corpo de prova em gua, aps o polimento, ,muito demorada ou no se seca logo o corpo de prova depois de lavado. Alm dos cuidados citados acima devem ser tomadas as seguintes precaues: Quando se mudar de uma lixa para outra lavar a amostra para evitar carregar impurezas para lixas mais finas;
AAP

7-17

Materiais de Construo Mecnica IV Apenas mudar de lixa quando todos os riscos de uma lixa anterior terem desaparecido; Aps o lixamento da amostra a mesma deve ficar cerca de 1 minuto no parelho de ultra-som com soluo de lcool para retirar todas as impurezas provenientes da ultima lixa. Alm dos cuidados j mencionados no polimento devem ser tomadas as seguintes precaues: Passar pelo ultra som toda vez que se for mudar de feltro; O feltro deve estar bem umedecido para promover um melhor polimento;

c) Exame ao Microscpio Para a Observao das Ocorrncias Visveis Sem Ataque A superfcie polida observada ao microscpio, antes do ataque, para o exame das incluses, trincas, porosidades, veios ou partculas de grafita, ou outras ocorrncias j visveis nesse estado. Como por exemplo para se verificar a presena de escrias esparsas em toda a seo, denota que o material em exame ferro pudlado. As escrias tm em geral uma textura heterognea e se apresentam alongadas na direo em que o material sofreu deformaes plsticas

d) Ataque da Superfcie Por um Reagente Qumico Adequado A superfcie do metal simplesmente polida no permite distinguir os microconstituintes de sua estrutura. Com isso necessrio que se faa um ataque qumico com reagentes adequados visando-se obter a revelao dos microconstituintes. O ataque feito agitando o corpo de prova com a superfcie polida mergulhada no reativo posto numa pequena cuba. A durao do ataque depende da concentrao do reativo e da natureza e textura do material examinado. Em mdia nos reativos (Nital e Picral), a durao do ataque, para aos e ferros fundidos comuns, da ordem de 5 a 15 segundos. Terminado o ataque, lava-se imediatamente a superfcie com lcool. Em seguida, procede-se a secagem, passando-se primeiramente um pequeno chumao de algodo umedecido com lcool e submetendo depois o corpo de prova a um jato de ar quente ou, na

AAP

7-18

Materiais de Construo Mecnica IV falta deste, pode-se ultimar a secagem passando sobre a superfcie um pequeno chumao de algodo umedecido com ter. Ao observar-se de vez em quando a superfcie polida enquanto est atacando, podese acompanhar a ao do reativo e reconhecer quando deve interromper o ataque. Em caso de dvida, ataca-se menos tempo, lava-se, enxuga-se e observa-se ao microscpio; se no foi suficiente, ataca-se novamente. Reativos Mais Utilizados: 1 - Soluo de cido ntrico a l % em lcool etlico. Nital. Pode ser empregada para todos os produtos siderrgicos comuns. No ataca a ferrita nem a cementita, mas delineia os seus contornos e colore de escuro a perlita. A perlita escurece, porque o reativo ataca a linha de contato entre a ferrita e as lamelas de cementita e, como estas linhas esto prximas, a rea perltica se apresenta como que achuradas". Quando o ataque excessivo, ou as lamelas so muito prximas, elas se confundem e a rea perltica torna-se escura ou preta, mesmo observando-se com ampliao de 500 vezes ou mais. Soluo de cido pcrico a 4% em lcool etlico. Picra. Mesmas indicaes que a anterior. Soluo de picrato de sdio. gua destilada Soda a 361 Baum cido pcrico 100 gr 25 gr 2 gr

Dissolve-se o cido pcrico em gua quente, faz-se ferver e acrescenta-se progressivamente a soda. Depois de preparado o reativo, mergulha-se nele o corpo de prova a atacar e deixa-se, ferver durante uns 15 minutos, findos os quais lava-se o corpo de prova em gua e enxuga-se pelo processo descrito acima. Este reativo colore a cementita, os carbonetos complexos dos aos-liga e a steadita dos ferros fundidos.

AAP

7-19

Materiais de Construo Mecnica IV Ataque oxidante por aquecimento. Consiste em se aquecer o corpo de prova polido, mais ou menos de 250 a 3000C em presena do ar. Sobre a superfcie do corpo forma-se uma pelcula finssima de xido cuja espessura varia com o constituinte ou com a orientao cristalogrfica dos gros. Essa pelcula, conforme sua espessura, decompe a luz branca que nela incide e a reflete com cores, tais como amarelo, castanho claro, carmim, roxo e azul. A fim de tornar mais ntidos os contornos dos gros convm preceder o ataque por oxidao por um ataque com reativo de cido ntrico ou pcrico. Este modo de atacar indicado quando se quer mostrar a diferena de granulao entre certas regies. De um modo geral, os reativos agem ou dissolvendo superficialmente certos constituintes, ou certas regies, como os contornos dos gros, tirando-lhes s vezes o brilho dado pelo polimento, ou colorindo-os diversamente, ou ainda depositando um composto qualquer sobre eles. A escolha do reativo depende da natureza do material e do fim que se tem em vista.

e) Exame ao Microscpio Para a Observao da Textura Na falta de aparelho especializado pode-se adaptar, para o exame visual, um microscpio comum, que permite observaes diretas com aumento s vezes at 200 dimetros. A adaptao consiste em intercalar entre a objetiva e a superfcie a examinar, um vidro plano, formando um ngulo de 45 com o eixo do microscpio e fazer incidir sobre o vidro um feixe luminoso de pouca intensidade de modo que a luz refletida ilumine a superfcie do corpo de prova normalmente. Quando a ampliao pequena, (por ex. 50 ou 100 x) a distncia entre a objetiva e o corpo de prova geralmente da ordem de 1,5 centmetros, espao este suficiente para a intercalao de um vidro plano; para aumentos maiores, o vidro ou um prisma interposto no interior do microscpio. A inclinao da superfcie do corpo de prova recurso de emergncia muito fatigante para o observador, porque s pode ver em foco uma estreita faixa de cada vez, ao passo que, com a intercalao de um vidro plano, como ficou
AAP

7-20

Materiais de Construo Mecnica IV explicado acima, possvel ver-se o campo, inteiro em foco, pois a superfcie a examinar fica normal ao eixo do aparelho. Quando o microscpio adaptado permite ver imagens ntidas, pode-se tambm fotograf-las, porque existem cmaras fotogrficas avulsas prprias para serem adaptadas aos microscpios comuns e que utilizam chapas 6 x 9 ou 9 x l2 cm. Existem "microscpios metalrgicos" que j dispem de uma iluminao apropriada e que permitem ampliaes da ordem de 500 x. Nos laboratrios metalogrficos de certos recursos o exame feito com auxlio de microscpios apropriados geralmente chamados "bancos metalogrficos" que permitem examinar o corpo de prova e fotografar comodamente as imagens observadas. Constam essencialmente de trs partes: o foco luminoso, o microscpio propriamente dito e a cmara fotogrfica. Nestes aparelhos a objetiva est colocada embaixo da platina e voltada para cima. Esta disposio facilita a observao porque a superfcie do corpo de prova a examinar fica automaticamente normal direo do eixo tico do microscpio independentemente da forma da face oposta examinada.

f) Obteno de Documentos que Reproduzem e Conservem o Aspecto Observado (fotografia) Em geral a imagem vista diretamente atravs da ocular ou projetada sobre o vidro despolido da cmara fotogrfica, provm da luz refletida na superfcie do corpo de prova e que sobre ela projetada atravs da prpria objetiva. A projeo do feixe luminoso pode dar-se de duas maneiras: Inclinada, quando provm de um prisma de reflexo total ficando neste caso metade da objetiva reservada para projetar a luz sobre o corpo de prova e a outra metade para receber a parte que volta por reflexo; Paralela ao eixo do microscpio, no caso de porvir de um vidro plano inclinado de 45 sobre o referido eixo nesta hiptese aproveitada toda a abertura da objetiva.

AAP

7-21

Materiais de Construo Mecnica IV As imagens resultantes dessas duas maneiras de iluminar o corpo de prova apresentam em claro toda a parte da superfcie examinada que no foi atacada pelo reativo e que portanto se conserva polida e, em escuro, as partes atacadas (perlita, contornos dos gros), trincas, incluses, estas duas ltimas j visveis antes do ataque, etc. Excepcionalmente, empregam-se objetivas dotadas de um dispositivo especial, que permite trazer a luz por fora, em tomo da objetiva, iluminando a superfcie do corpo de prova obliquamente com um feixe cnico. Os raios luminosos que incidem nas partes polidas no se refletem mais para dentro da objetiva permanecendo escuras para o observador, ao passo que as partes corrodas, os bordos de salincias, arestas de trincas ou reas que no refletem a luz ficam aclaradas e s vezes brilhantes. Observaes realizadas ou fotografias obtidas com esse modo de iluminar dizem-se feitas com "campo escuro". Os aspectos microgrficos so, em geral, fotografados com ampliaes que variam entre 50 e 1.000 aumentos, sendo as de 50, 100, 200, 500 e 1.000 as mais comuns. freqente tambm fotografar-se a mesma regio com 100 ou 200 aumentos para mostrar seu aspecto de conjunto e com 500 ou 1.000 aumentos para mostrar certos detalhes da textura. A fonte luminosa em geral uma lmpada incandescente, de filamento o quanto possvel concentrado. O arco voltaico, muito em voga nos aparelhos antigos, est sendo abandonado. Na micrografia dos metais muito raro o emprego de luz polarizada. As chapas fotogrficas empregadas na obteno das micrografias que ilustram esta publicao foram quase sempre as ortocromticas anti-halo comuns e o filtro, amarelo. As dimenses comumente usadas nos bancos metalogrficos so 9 x l2 cm e l3 x l8 cm.

7.3 Bibliografia

AAP

7-22

Vous aimerez peut-être aussi