Vous êtes sur la page 1sur 13

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAO INSTITUTO DE EDUCAO ESTADUAL DO PAR

TEMA: Meio Ambiente e cidadania O plantio de hortalias e plantas medicinais para construo de uma conscientizao ecolgica e nutricional

COORDENADORES DO PROJETO:

Celiana Oliveira Ferreira Celso Soriano Gerson Farias Helen Nahum Ione Lima Pina Jos de Ribamar S. Corra Nazareno Rosas Nitza Vieira Dantona

Belm Par 2012

INTRODUO Um dos maiores desafios da atualidade o de desenvolver e manter comunidades sustentveis. Isso quer dizer que temos que atender as necessidades do presente sem comprometer as futuras geraes. A Educao Ambiental visa despertar a conscincia na preservao dos recursos naturais. Ela ensina a relacionar nossas atitudes com o meio ambiente, fazendo com que as pessoas adquiram maior controle sobre sua qualidade de vida, atravs de hbitos saudveis, atitudes ecologicamente corretas. Atravs desses estudos percebemos que tudo o que fazemos interfere direta ou indiretamente no meio ambiente. Desde nossos hbitos alimentares, nossas vestimentas, nossa moradia, o modo como nos relacionamos com os vegetais, com os animais, e com nossos semelhantes. Ambiente ou meio ambiente tudo aquilo que nos rodeia: a terra, o ar, a gua, as plantas, os animais, as montanhas, os lagos e lagoas, os oceanos, bem como o nosso corpo que tambm faz parte desse ambiente to importante para nossa vida. Do meio ambiente obtemos a matria-prima utilizada na construo urbana (cidades, vilas), na confeco de objetos teis (vidros, plstico, metais, papis) e acima de tudo, extramos o alimento, a gua e o ar que so essenciais para nossa espcie. A maioria desses recursos naturais so renovveis, entretanto em um intervalo de tempo prolongado, o que o tornar esgotvel caso no seja reciclado ou utilizado de forma consciente e com planejamento prvio. Por isso to importante reciclar e poupar os recursos naturais. Muitos animais correm perigo de extino, devido a destruio de seus habitat naturais, e isso vem acontecendo devido a aes desordenadas e irresponsveis dos seres humanos, que buscam avanar economicamente sem medir as conseqncias de seus atos. Cuidando do nosso ambiente, mantendo-o limpo, reciclando, plantando, transformando-o em sustentvel estaremos colaborando com a preservao da vida.

JUSTIFICATIVA

Atravs do plantio de hortalias e plantas medicinais na escola, ser proporcionado a comunidade escolar a oportunidade de interagir com a terra e os vegetais, acompanhar seu desenvolvimento, desenvolver estudos de morfologia e fisiologia, bem como da importncia e utilidade dessas plantas para ns seres humanos. O plantio de hortalias e plantas medicinais no ambiente escolar, um instrumento capaz de formar cidados mais conscientes quanto as questes relacionadas preservao ambiental, desenvolvimento sustentvel e como conseqncia uma sociedade mais equilibrada. O cultivo dos vegetais alm de ser importante na aprendizagem, ajuda na melhoria dos hbitos alimentares do nosso alunado. Esta proposta pedaggica pretende desenvolver os contedos de modo interdisciplinar, que enriquecero o conjunto de disciplinas do currculo escolar. Promover, simultaneamente, o conhecimento do meio biofsico e das tecnologias agrcolas sustentveis. Desta forma, incentivar a participao dos alunos, professores e da comunidade escolar como um todo, de forma integrada e consciente. A aprendizagem tender a ser mais significativa, mediante uma diferente compreenso do meio ambiente. A gerao de atitudes e comportamentos responsveis se refletir na formao de um relacionamento tico com o ambiente em que se vive e no exerccio da cidadania. Paulo Freire, com sua viso futurista, to bem sintetizou o papel da Escola na sociedade quando afirmou que a Escola no transforma a sociedade, mas pode ajudar a formar os sujeitos capazes de fazerem a transformao da sociedade, do mundo e at de si mesmos. Este projeto est direcionado para os alunos do Proeja matriculados nos curso Tcnicos em Alimentao Escolar, Biblioteconomia, Multimeios, Secretariada Escolar e Segurana do Trabalho, do Instituto Estadual de Educao do Par em processo de formao profissionalizante.

OBJETIVOS 1 Geral Proporcionar comunidade escolar a oportunidade de interagir com o meio ambiente, em particular com os vegetais, enfatizando a importncia e os benefcios das hortalias e plantas medicinais em nossa cultura com o intuito de desenvolver o senso de responsabilidade, cooperao, criatividade e organizao ambiental para uma melhor qualidade de vida. 2 - Especfico Compreender a relao entre solo, gua e nutrientes; Conhecer tcnicas de cultivo orgnico e de manuseio do solo e dos vegetais; Aprender processos de semeadura, adubao e colheita; Identificar atravs de estudos morfolgicos e fisiolgicos os diferentes vegetais cultivados bem como nome-los corretamente; Desenvolver trabalhos de pesquisa em diferentes fontes de dados para ampliar os conhecimentos a cerca da agricultura de nossa regio; Analisar as relaes entre o valor nutritivo dos vegetais cultivados; Anlise e reflexo sobre prejuzos dos desperdcios alimentares; Compreender a importncia de uma alimentao equilibrada para a sade; Proporcionar momentos de lazer e aprendizado para nosso alunado atravs de visitas ecolgicas. Desenvolver estudos sobre responsabilidade ambiental como coleta seletiva, reciclagem de lixo, tratamento de esgotos, noes de uso racional da gua, noes de economia ambiental (escolha de produtos e empresas com certificao ambiental). Desenvolver estudos sobre responsabilidade social: meios de transporte de menor impacto, uso inteligente de energia eltrica, a importncia de materiais biodegradveis em detrimento do plstico. Utilizar as diferentes linguagens: verbal, matemtica, grfica, plstica e corporal, como meio para produzir, expressar, comunicar idias, interpretar e usufruir das produes culturais.

METODOLOGIA Envolver os alunos dos cursos profissionalizantes (Alimentao Escolar, Biblioteconomia, Multimeios Didticos, Secretariado Escolar e Tcnico em Segurana do Trabalho), em todas as etapas do projeto, conforme o cronograma. Para determinar o local da horta, ser necessrio verificar a rea que deve ser plana, sem materiais estranhos como pedras, madeiras, entulhos de construo. O local deve receber sol direto, especialmente pela manh. O plantio dever ser realizado em uma rea perto de uma torneira, e em local onde no d acesso a animais e pessoas estranhas, o lugar deve ser aberto, sem muita sombra, afastado de fossas e esgotos ou qualquer outra fonte de poluio. O tamanho dos canteiros depende do tamanho da rea onde ser instalada a horta. Pretende-se cultivar as plantas medicinais em vasos de garrafas pet, que ficaro suspensos no muro da escola, prximo aos canteiros. O prximo passo ser fazer a demarcao da rea disponvel para que seja planejada a melhor distribuio dos canteiros, suas dimenses e quais hortalias sero implantadas. Para iniciar a horta deve-se fazer um plano modesto, com possibilidade de ampliao. As hortalias sero escolhidas de acordo com a poca de plantio e a adaptao do vegetal ao nosso clima, bem como do perodo de crescimento e colheita dos vegetais, visando acompanhar seu desenvolvimento em um intervalo de tempo propcio para o cumprimento do cronograma proposto. O local dever ser cercado e demarcado, os canteiros identificados, as reas de servio, local de ferramentas, equipamentos e materiais. As hortalias so plantas de crescimento rpido, por isso precisam de muita luz, gua de boa qualidade e em abundncia para que possam crescer sadias e rapidamente. O plantio deve ser feito atravs do plano de rotao de culturas e anotadas todas as atividades realizadas em determinada rea. Aps um dia de atividades, deve-se fazer o plano de atividades para o dia seguinte.

Um conhecimento tcnico-cientfico bsico sobre as culturas a serem implantadas na horta dever ser adquirido. Os canteiros da horta devero ser identificados por nmeros, letras ou o nome das hortalias e um fichrio contendo as informaes bsicas sobre como sero conduzido e as atividades que forem sendo desenvolvidas. No decorrer da implantao da horta, sero executadas atividades paralelas de pesquisa dentro da disciplina de Biologia, bem como das demais disciplinas, onde os professores estaro vinculando seus contedos a sub-temas envolvendo meio ambiente e preservao.

Materiais necessrios

N 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15

PRODUTO Enxada P Ciscador Regador Kit jardinagem Bandeja para mudas (madeira) Bandeja para compostagem (plstica) Placas de vidro (50cm2) Sementes de ciclo curto (coentro, cebolinha, espinafre, rabanete, rcula e acelga...) Sementes de ciclo normal (agrio, alface, beterraba, couve, cenoura, pepino, repolho, tomate, chuchu, quiabo...) Arame Sacos plsticos transparentes (20Kg) Rgua de alumnio (50cm) Peneira Mangueira

QUANTIDADE 01 01 01 01 20 05 05 05

05 metros 20 05 01 01

Semeadura ou Plantio

Sementeira As sementes devem ser colocadas em um recipiente com terra solta e adubada, protegidas do sol direto. importante reg-las todos os dias, at duas vezes quando fizer muito calor. Quando as mudas comearem a enraizar (quando apresentar de 3 a 4 folhas definitivas) devem ser

transportadas para o canteiro definitivo. Voc pode utilizar como recipiente caixas de isopor, madeira ou papelo e adquirir sementes selecionadas. O substrato para produo so variados sendo os mais utilizados hmus de minhoca e uma mistura de terra comum de jardim, composto orgnico e areia de construo em partes iguais. Abaixo, apresentamos outras alternativas que so a produo em tubetes ou bandejas de isopor. A sementeira pode ser de material reutilizvel. Como regra, a profundidade das sementes das hortalias a serem semeadas depender do tamanho da semente. A sementeira deve ser previamente umedecida e ser mentida mida com regas pela manh e tarde.

Transplante O transplante feito aps as mudas apresentarem 4 a 6 folhas. Observar que a sementeira dever ser molhada para a retirada das mudas.

Seleo de Hortalias para Plantio Classificao segundo o consumo (alguns exemplos):

Hortalias Folhas alface, couve, chicria, repolho, acelga; Hortalias Frutos tomate, berinjela, pimento, pepino, quiabo, abobrinha; Hortalias Flores - couve flor, brcolos, alcachofra; Hortalias Razes cenoura, beterraba, rabanete, nabo; Hortalias Condimentos alho, cebolinha, salsa, coentro.

Manejo da Horta

Irrigar diariamente observado o melhor horrio para sua efetivao; Retirar plantas invasoras; Afofar a terra prxima s mudas; Completar nvel de terra em plantas descobertas; Observar fitossanidade da horta (insetos, pragas, fungos, bactrias e vrus);

Colheita

A colheita ser feita obedecendo ao perodo de maturao das hortalias.

CRONOGRAMA Tempo Dezembro / 2012 Aes Estudos sobre responsabilidade social e ambiental Coleta de garrafas pet; Oficinas de reciclagem para o natal; Estudo das hortalias; Aquisio de materiais para o Projeto; Anlise e limpeza do terreno; Compostagem Trabalhos de pesquisa e exposio; Visita ecolgica (1 e 5 Fases) Preparao do terreno;

Janeiro / 2013

Fevereiro / 2013

Preparao dos canteiros com garrafas pet. - Visita ecolgica (1 e 3 Fases) Escolha das espcies de hortalias. Aquisio das sementes e plantao das sementes nas sementeiras.

Maro / 2013

Palestras e documentrios sobre Meio Ambiente; Trabalho de Pesquisa sobre Plantas Medicinais; Escolha das espcies de plantas medicinais; Oficinas de pinturas em placas para identificao dos vegetais. Adubao do solo; Migrao das mudas para os canteiros; Subprojeto A influncia Afro-cultural na medicina alternativa;

Abril / 2013

Maio / 2013 Junho / 2013

Colheita. - Culminncia do subprojeto A influncia Afro-cultural na medicina alternativa; Oficinas de culinrias com os vegetais colhidos da horta;

Tabela Informativa

HORTALIA
Tomate Cenoura Cebolinha Abobrinha Salsa Alface Almeiro Beterraba Couve Repolho Rcula Manjerona Erva Cidreira Hortel Brcolos Espinafre Berinjela

VALOR NUTRICIONAL
Vitamina A,C E e Ferro, Potssio Vitamina A, vitaminas do complexo B, clcio, fsforo Clcio, ferro, niacina Clcio, ferro, vitaminas do complexo B e fsforo Ferro, vitamina A Ferro, clcio, niacina, vitamina C Vitaminas do complexo B e vitamina A Vitamina C, acar, vitamina do complexo B e vitamina A Ferro, Vitamina A, clcio,fsforo vitamina A e C Iodo, vitamina A e C Sais Minerais Sais Minerais Sais Minerais Sais minerais Vitamina A, tianina, potssio, ferro Sais minerais sdio, vitamina A

COMBATE
Maior resistncia aos vasos sangneo, combate a infeces Regula o aparelho digestivo, purifica a bile e fortalece a pele Estimula o apetite, ajuda na formao de ossos e dentes Contra a fadiga mental, ajuda na formao de glbulos vermelhos Diurtico, revitalizante Combate insnia, ajuda na cicatrizao dos tecidos Protege a pele Laxante, combate anemia e descongestionante das vias urinrias Tnico, cicatrizante, estimulante do fgado Combate infeces, depurativo do sangue, estimula a produo de hormnios Cambate a fadiga, depura o sangue Estimula a eliminao de muco nas vias respiratrias Tonico nervoso, combate clicas intestinais Analgsico, vermfugo Flatulncia, clicas abdominais, diarria Combate a desnutrio, manchas na pele e diabete Antioxidante, baixa colesterol atua no fgado e

Tabela de seleo de hortalias (sugesto)

Famlia Apicea Alicea Brassiccea

Hortalias CENOURA COENTRO SALSA CEBOLINHA AGRIO COUVE COUVE FLOR RABANETE REPOLHO BROCOLI QUIABO VAGEM ERVILHA ESPINAFRE BETERRABA ACELGA PEPINO ABOBRINHA ITALIANA PIMENTO TOMATE BERINJELA ALCACHOFRA J x x x x x x x x x x x x x x x x F x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x

poca de Plantio M A M J J A S x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x

O x x x x x x x x x x x x x x x

N x x x x x x x x x x x x x x x x

D x x x X x x x X x X x x x x x x

Malvcea Fabcea

cucurbitcea Soloncea Compositae

Combate as pragas solues prticas e baratas


INSUMO Ch de Sabugueiro Soluo gua e sabo Gergelim Suco de Pimenta Leite de Vaca Soro de Leite Macerado de Camomila Macerado de Cebola Cobertura com casca de arroz Macerado de manjerico Coentro MODO DE PREPARO Ferver 300g de folha em 1 litro de gua 50g de sabo picado em 5 litros de gua. Ferver Providenciar um caminho de gergelim em volta do canteiro Fazer suco de pimentas vermelhas e gua Usar puro MODO DE USO/INDICAO Pulverizar Controla pulges Pulverizar depois de esfriar Controla pulges e cochonilha Controla formigas, pois mata o fungo do qual se alimentam.

Pulverizar Controla formigas cortadeiras Pulverizar puro nas plantas controla o odio em abboras Usar puro Pulverizar Controla caros Imergir um punhado de Pulverizar flores em gua por 2 dias Controla doenas fngicas 1 kg de cebola em 10 l de Diluir na proporo de 1:3 gua, deixar curtir por 2 dias Pulverizar Controla lagarta e pulges Utilizada como cobertura Controla pulges e moscas brancas morta entre as plantas 1 kg de manjerico em 1 l Diluir na proporo 1:3 de gua por 1 hora em Controla besouros descanso Cozinhar folhas de coentro Diluir na proporo de 1:3 em 2 l de gua Controla caros e pulges

RECURSOS Ps, regadores, pulverizadores, enxada, ancinho, mangueira, kit de jardinagem, ciscador, bandeja para mudas (madeira), bandeja para compostagem (plstico), placas de vidro (50cm2), sementes, sacos plsticos transparentes (20 kg), rgua de alumnio (50 cm) e peneira. AVALIAO A avaliao deve ser contnua e levar em considerao a participao, interesse e desempenho do nosso alunado nas atividades prticas e tericas a serem desenvolvidas no decorrer da implantao do projeto, as atividades avaliativas ficaro a critrio de cada professor envolvido no projeto, conforme sua proposta pedaggica.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BERG, MARIA ELISABETHE VAN DEN. Plantas medicinais na Amaznia Contribuio ao seu conhecimento sistemtico. Belm, CNPq/PTU, 1982. CAMARGO, L. S. As hortalias e seu cultivo. 3.ed., Campinas: Fundao Cargill,1992. CORRA, ANDERSON DOMINGUES et al. Plantas medicinais: do cultivo, teraputica, Petrpolis, RJ: Editora vozes, 1998. DUTRA DE OLIVEIRA,J.E;CUNHA, S. F. C; MARCHINI, J.S. A Desnutrio dos pobres e dos Ricos: Dados sobre a educao no Brasil. Editora Sarvier.So Paulo. 1996. FABICHAK, IRINEU. Horticultura ao alcance de todos. 12 edio So Paulo: Editora Livraria Nobel S. A. LINHARES, SRGIO; GEWANDSZNAJDER, FERNANDO. Biologia hoje So Paulo: tica, 2010. LUZ, V. P. Tcnicas Agrcolas. 9 edio. Volume 1. Editora tica. 1998. SILVA JNIOR, CSAR DA et al.Biologia 2: seres vivos: estrutura e funo 10. ed. So Paulo: Saraiva, 2010.

Vous aimerez peut-être aussi