Vous êtes sur la page 1sur 4

TEORIA ATMICA: DA FILOSOFIA FSICA QUNTICA PROF.

ANDR ANDRADE RABLO

vazio. O surgimento da idia do tomo foi, assim, uma soluo filosfica e ao mesmo tempo uma intuio sobre a constituio da matria.

II. I. A Filosofia do tomo Desde a antiguidade, alguns pensadores tentam explicar a realidade em termos de componentes fundamentais, chamados elementos. Alguns reduziram todos os aspectos da natureza a manifestaes de um elemento nico, como o ar, a gua ou o fogo. Empdocles fez uma hiptese que se destacou das demais: todos os fenmenos naturais resultam de atraes e repulses entre quatro elementos materiais: terra, gua, ar e fogo. Mais tarde foi acrescentado o quinto elemento, o ter, constituinte dos corpos celestes. A teoria dos quatro elementos foi retomada por Aristteles, que influenciou a filosofia natural at o final da Idade Mdia. H mais filosofia no nascimento da idia de tomo. Observe as duas correntes de pensamento abaixo: Parmnides de Elia: o que e o que no no ; o que no pode vir a ser o que no . Como toda mudana significa que o que era tornouse o que no era, Parmnides conclui pela impossibilidade da mudana no mundo. Para ele, as transformaes que ocorrem na natureza so iluses dos nossos sentidos. Parmnides defende que nossa realidade imutvel, a filosofia do ser. Herclito de feso: Tudo flui, nada persiste, nem permanece o mesmo". No podeis entrar duas vezes no mesmo rio, o rio j no o mesmo de ontem, vs j no sois o mesmo de ontem. Para Herclito no existe nada de permanente, a no ser a mudana. a filosofia do devir. Ele defendia que a mudana advm de uma guerra dos opostos, uma alternncia entre contrrios: o que quente esfria, o que est seco se torna mido, ... . A realidade no est em uma das alternativas, mas no conflito entre as duas. Mesmo que analisadas de forma bastante superficial, as idias so bem razoveis, muito embora, contraditrias. Quando Demcrito e Leucipo lanam as bases do atomismo, afirmando que tudo consiste em tomos (tomo: que no se pode dividir) e vazio, o conflito chega ao fim: os tomos so eternos e imutveis. As mudanas decorrem das inmeras combinaes diferentes entre eles e das relaes destes com o

Evoluo do Modelo Atmico

Os pais do atomismo (Demcrito e Leucipo) no tinham conhecimento cientfico a respeito dos tomos, mas a concepo filosfica foi bastante acertada. A respeito da dimenso, tambm houve um acerto qualitativo: so nfimos gros de matria, imperceptveis ao olhar, irredutivelmente elementares e eternamente idnticos a si mesmos. Talvez devido impossibilidade prtica, naquela poca, de realizao de testes com os supostos tomos, a idia foi sendo deixada de lado, s reaparecendo em discusses filosficas. Mas, no campo da filosofia, a teoria de maior envergadura foi a aristotlica e, apesar de Aristteles acreditar na idia dos quatro elementos, ele no era atomista. Ele acreditava na continuidade da matria, ou seja, ela podia ser dividida indefinidamente obtendo-se partes cada vez menores, e rejeitava a idia de vcuo. O cristianismo incorporou a filosofia aristotlica sua doutrina e em vrias ocasies a autoridade poltica da Igreja foi usada para coibir idias diferentes das de Aristteles. Foi necessrio esperar pelo sculo XIX para a retomada do atomismo, agora de forma quantitativa, no domnio da Qumica. Em 1803, John Dalton percebeu que os elementos sempre se combinam segundo mltiplos inteiros de seus pesos elementares. Para Dalton, o tomo era como uma minscula bola de bilhar, extremamente rgida.

Em 1897, Joseph John Thomson descobre o eltron em tubos de raios catdicos. Percebe que eles possuem carga eltrica fixa (elementar). Como a matria neutra, surge o modelo do pudim de passas: massa positiva e passas negativas.

Em 1911, Ernest Rutherford realiza a clebre experincia da lmina de ouro:

uma regio, existe uma onda estacionria associada ao seu movimento, com seus modos de vibrao quantizados.

O tomo passa a ter uma regio que concentra quase toda sua massa. Surge o modelo planetrio: ncleo positivo e massivo com os eltrons girando ao seu redor.

O Princpio da Incerteza, estabelecido em 1927 por Werner Heisenberg, afirma a impossibilidade de se determinar com preciso a posio e a velocidade de uma partcula. Quando aplicado ao modelo atmico, o eltron no pode mais possuir um movimento limitado a rbitas estveis. Entra em cena o orbital atmico, regio em que h maior probabilidade de encontrar o eltron.

Neste ponto, a Fsica Terica volta cena: segundo o Eletromagnetismo de Maxwell, o tomo de Rutherford no poderia existir, pois o eltron deveria emitir radiao continuamente, j que ele uma partcula eletrizada e seu movimento ao redor do ncleo acelerado (campo eltrico varivel no tempo gera campo magntico tambm varivel no tempo). Emitindo radiao o eltron perderia energia progressivamente, e rapidamente cairia no ncleo, causando o colapso do tomo! Para salvar o modelo planetrio do tomo, Niels Bohr, em 1911, postula que os eltrons se movem em rbitas estveis, discretas, cada uma com energia bem definida. Usando a quantizao da energia de Max Planck para o tomo de hidrognio, Bohr aprimorou o modelo de Rutherford (modelo Rutherford-Bohr). Seu modelo foi um sucesso para o tomo de hidrognio.

O avano da Mecnica Quntica culmina com a Equao de Schroedinger, de 1926. Ela est para o mundo atmico como as Leis de Newton esto para os movimentos macroscpicos. A descrio de qualquer sistema microscpico se d atravs da resoluo da Equao de Schroedinger, ou seja, da determinao da funo de onda de uma partcula (r,t), onde r o vetor posio e t o tempo:

Aplicada ao tomo ela fornece os nmeros qunticos, as formas dos orbitais,... todas as caractersticas deste universo microscpico. Pouco mudou a respeito da estrutura do tomo com a descoberta do nutron, em 1932, por James Chadwick. Temos assim o tomo moderno, com um ncleo, formado por prtons e nutrons, ao redor do qual existe uma nuvem de eltrons.

A hiptese de Louis Victor de Broglie, em 1924, de que partculas materiais devem apresentar comportamento ondulatrio, vem justificar a quantizao da energia das rbitas de Bohr: se o eltron se comporta como onda e est confinado em

III.

O tomo de Hidrognio

a) Espectro Contnuo e Espectro de Raias O espectro de emisso de um corpo negro um espectro contnuo, assim como o espectro da luz solar ou de uma lmpada incandescente, ou seja, so espectros em que existe emisso para qualquer comprimento de onda de um determinado intervalo. A figura a seguir mostra o espectro visvel da luz solar:

Onde RH a constante de Rydberg (RH = 1,097 . 10 -1 m ). Os valores de nf e de ni so nmeros naturais, tais que nf < ni. Alguns valores de nf definem sries especiais do espectro do hidrognio, que receberam os nomes dos espectroscopistas que as estudaram: nf 1 2 3 Expresso ( ( ( ) ) ) Nome Srie Lyman ni = 2, 3, 4,... Srie Balmer ni = 3, 4, 5, ... Srie Paschen ni = 4, 5, 6,...

J o espectro de emisso de um gs especfico um espectro de linhas ou de raias, ou seja, o gs s emite luz em alguns comprimentos de onda de um determinado intervalo. Observe a figura: S a srie Balmer corresponde ao visvel, a srie Lyman est na regio do ultravioleta e a Paschen no infravermelho. Vale a pena salientar que os estudos dos espectros foram, at este momento, apenas experimentais. No havia uma teoria que conseguisse explicar esses espectros. c) Hipteses de Bohr Neils Bohr, fsico dinamarqus, esteve no local certo, na hora certa. Trabalhou, aps sua graduao, em 1911, sob a orientao de J.J. Thomson (que descobriu o eltron). Em seguida, passou a trabalhar no laboratrio do Professor Rutherford (que descobriu o ncleo). No deu outra: comeou a investigar a natureza do tomo.

b) Espectro do Hidrognio No final do sculo XIX, muitas experincias com espectros de diversos materiais foram realizadas. Percebeu-se que os espectros de gases puros eram nicos para cada gs, ou seja, o espectro a carteira de identidade de um gs. O elemento qumico que possui o espectro mais simples o hidrognio. Diversos espectroscopistas estudaram o hidrognio. Um deles, Johannes Rydberg, conseguiu mostrar que havia uma relao matemtica associada aos comprimentos de onda das raias emitidas:

Bohr comeou pelo tomo mais simples: o hidrognio, com um nico eltron girando ao redor de um prton. Esta escolha tambm foi essencial para o seu sucesso. Ele j estava familiarizado com o espectro de emisso de linhas do hidrognio. Tambm conhecia

o resultado da experincia da lmina de ouro, que propunha um modelo planetrio para o tomo. Especificamente neste ponto ele sabia que o tomo no podia existir no contexto da Fsica Clssica: o eltron orbitando o ncleo perderia energia atravs da radiao emitida e cairia no ncleo. Bohr, ento, resolveu trilhar um caminho diferente. Ele conhecia a hiptese usada por Max Planck para conseguir explicar a radiao do corpo negro: a quantizao da energia. Escolheu este caminho e postulou, em 1913: O tomo no irradia enquanto o eltron estiver em qualquer um de seus estados estacionrios de energia fixa. Assim ele driblou o Eletromagnetismo (clssico) de Maxwell. Apesar do movimento acelerado do eltron, ele no emitiria radiao. O tomo s pode emitir (ou absorver) radiao quando o eltron passa de um nvel de energia Ei para outro nvel de energia Ef. A energia do fton emitido (ou absorvido) igual diferena de energia dos dois nveis, sendo dada pela equao de Planck: . Assim, Bohr concilia o Princpio de Conservao da Energia, a hiptese da quantizao da energia da Fsica Quntica e a idia do fton.

Em seguida, Bohr encontrou as energias dos estados estacionrios, conseguindo explicar o espectro do hidrognio: com n = 1,2,3,4,... O nvel mais baixo de energia para o tomo de hidrognio, n = 1, corresponde ao eltron no estado fundamental. Sua energia vale E = -13,6 eV. Note que fazendo , E = 0. Isto significa que o eltron no est mais ligado ao ncleo, est infinitamente distante do ncleo. Observando a figura abaixo, percebemos as transies eletrnicas que do origem s sries espectrais do hidrognio. ou

A teoria de Bohr foi um sucesso para o tomo de hidrognio, mas no obteve o mesmo sucesso para tomos mais complexos, exceto tomos (ou ons) semelhantes ao hidrognio, com um eltron na ltima camada. Ou seja, Bohr no conseguiu achar expresses para a energia dos estados estacionrios para outros tomos, compatveis com os dados experimentais. A explicao do modelo atmico s se deu com o desenvolvimento posterior da Fsica Quntica, digase Equao de Schdinger, mas o passo inicial de Bohr ao usar a quantizao da energia associada ao conceito de fton para o tomo foi fundamental na compreenso da estrutura da matria. Sua concepo mostra que ele estava, de fato, com um p na Fsica Clssica (apostou em um de seus pilares a Conservao da Energia) e com outro p na Fsica Moderna confiou na recm descoberta Quantizao da Energia. Neils Bohr foi premiado em 1922 com o Nobel de Fsica. Pequeno detalhe: seu filho, Aage Bohr, tambm recebeu o Nobel em Fsica, em 1975, por estudos da estrutura do ncleo atmico.

Vous aimerez peut-être aussi