Vous êtes sur la page 1sur 6

-PBLICO-

N-1278 CONTEC
Comisso de Normalizao Tcnica

REV. D

09 / 2005

SC-12
Normas Gerais de Projeto

Algarismos e Letras para Identificao de Equipamentos


Revalidao

Revalidada em 10/2010.

PROPRIEDADE DA PETROBRAS

-PBLICO-

N-1278

REV. D

SET / 2005

ALGARISMOS E LETRAS PARA IDENTIFICAO DE EQUIPAMENTOS


Padronizao
Esta Norma substitui e cancela a sua reviso anterior. Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. O rgo da PETROBRAS usurio desta Norma o responsvel pela adoo e aplicao dos seus itens. Requisito Tcnico: Prescrio estabelecida como a mais adequada e que deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resoluo de no segui-la ("no-conformidade" com esta Norma) deve ter fundamentos tcnico-gerenciais e deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: dever, ser, exigir, determinar e outros verbos de carter impositivo. Prtica Recomendada: Prescrio que pode ser utilizada nas condies previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: recomendar, poder, sugerir e aconselhar (verbos de carter no-impositivo). indicada pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos registros das no-conformidades com esta Norma, que possam contribuir para o seu aprimoramento, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomisso Autora. As propostas para reviso desta Norma devem ser enviadas CONTEC Subcomisso Autora, indicando a sua identificao alfanumrica e reviso, o item a ser revisado, a proposta de redao e a justificativa tcnico-econmica. As propostas so apreciadas durante os trabalhos para alterao desta Norma. A presente Norma titularidade exclusiva da PETRLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS, de uso interno na Companhia, e qualquer reproduo para utilizao ou divulgao externa, sem a prvia e expressa autorizao da titular, importa em ato ilcito nos termos da legislao pertinente, atravs da qual sero imputadas as responsabilidades cabveis. A circulao externa ser regulada mediante clusula prpria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.

CONTEC
Comisso de Normalizao Tcnica

SC - 12
Normas Gerais de Projeto

Apresentao
As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho - GTs (formados por especialistas da Companhia e das suas Subsidirias), so comentadas pelas Unidades da Companhia e das suas Subsidirias, so aprovadas pelas Subcomisses Autoras - SCs (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando as Unidades da Companhia e as suas Subsidirias) e homologadas pelo Ncleo Executivo (formado pelos representantes das Unidades da Companhia e das suas Subsidirias). Uma Norma Tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a norma PETROBRAS N - 1. Para informaes completas sobre as Normas Tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS.

PROPRIEDADE DA PETROBRAS

4 pginas e ndice de Revises

-PBLICO-

N-1278
PREFCIO

REV. D

SET / 2005

Esta Norma PETROBRAS N-1278 REV. D SET/2005 a Revalidao da norma PETROBRAS N-1278 REV. C MAR/99, no tendo sido alterado o seu contedo.

1 OBJETIVO
1.1 Esta Norma padroniza os tipos e dimenses de algarismos e letras a serem usados na identificao de tanques, vasos e equipamentos em geral, nas instalaes da PETROBRAS. 1.2 Esta Norma se aplica a projetos iniciados a partir da data de sua edio. 1.3 Esta Norma contm Requisitos Tcnicos e Prticas Recomendadas.

2 TIPO E PROPORES
O tipo e as propores dos algarismos e letras padronizados por esta Norma correspondem s fontes Helvtica ou Swiss 721 BT.

3 APLICAO
3.1 recomendvel usar os tamanhos constantes da TABELA 1. [Prtica Recomendada]

TABELA 1 - TAMANHOS RECOMENDADOS


Designao do Tamanho I II III IV V Altura (A) (mm) 70 280 498 700 1 050 Largura (L) (mm) 40 160 280 400 600

3.2 Nas FIGURAS 1 e 2, os algarismos e letras esto desenhados sobre um fundo quadriculado, de modo a ilustrar a sua reproduo.

-PBLICO-

-PBLICO-

-PBLICO-

N-1278

REV. D

SET / 2005

NDICE DE REVISES REV. A, B e C


No existe ndice de revises.

REV. D
Partes Atingidas Revalidao Descrio da Alterao

_____________

IR 1/1

Vous aimerez peut-être aussi