Vous êtes sur la page 1sur 25

TIRE O LIXO DAS TUAS BNOS

Gnesis 26.14, 15

Isaque tinha tantas ovelhas e cabras, tanto gado e tantos empregados, que os filisteus acabaram ficando com inveja dele. Por isso eles entupiram com terra todos os poos que os empregados de Abrao, o pai de Isaque, haviam cavado no tempo em que Abrao ainda estava vivo. Introduo Muitas vezes, depois da nossa converso, passamos por um perodo em que colhemos muitas bnos, sem nenhum esforo, porque estamos colhendo aquilo que nossos pais espirituais fizeram por ns:

...Oraram ...Trabalharam ...Ensinaram Deus tambm, a Bblia diz, nos tem dado herana, nos tem feito herdeiros de Suas bnos. Abrao, com muito trabalho (orao), com f e persistncia, havia cavado poos... Isaque, filho de Abrao, desfrutava destes poos aps seu pai haver morrido. Era herana. E Isaque prosperou, andando debaixo da bno do pai. Porm, chegou uma ocasio, em que os filisteus, se encheram de inveja e entupiram os poos com terra (e

Isaque comeou a ficar privado da gua deles). Muitas vezes nossos inimigos espirituais fazem o que fizeram os filisteus aos poos deixados para Isaque... eles tambm tentam entulhar nossos poos de bnos, os poos j cavados, j abertos, j liberados pelo Pai... nossos inimigos tentam entulhar nossos poos de bnos com impedimentos. Mas oua: quando voc perceber que o inimigo veio atrapalhar a sua vida, numa rea cuja maldio j havia sido quebrada, reaja, o inimigo s est tentando ver se voc est distrado, negligente.
Isaque reagiu, sabe o que foi que ele fez?
O v.18 diz: "Isaque tornou a abrir os poos.

No pense que, por uma vez ter sido abenoado, voc no encontrar resistncia na vida. Quando a gente se levanta para tomar posse do que nosso por direito e herana, o inimigo tenta nos fazer recuar, desistindo daquilo que nos pertence. Ele instigador. Mas Isaque, superou 3 nveis de luta afim de tomar posse da sua herana. Voc tambm precisa superar esses trs nveis de luta a fim de tomar posse das bnos de sua herana. Vamos conferir?

O primeiro nvel de luta que voc precisa superar o da intimidao do inimigo O primeiro desafio de Isaque foi a conquista do poo chamado Eseque, est l no v.20. Eseque significa luta; o nome daquele poo significava discusso. Recebeu pastores pastores gua era esse nome porque ali os de Gerar discutiram com os de Isaque, afirmando que a deles.

Eles diziam: Essa gua nossa! ...e comearam a fazer presso para que Isaque deixasse aquele poo... Ento, nesse primeiro nvel, o inimigo confia que muitos recuaro diante de uma intimidao, diante de uma simples presso ou resistncia.

Mas, infelizmente, isto que ocorre com grande parte dos crentes... H bnos de Deus pertencentes eles, disponveis eles... mas, uma pressozinha do inimigo, e eles recuam desistindo da bno. Irmos: Deus lhes dado por herana, um poo de guas vivas. Deus lhes tm dado do Seu Esprito Santo (Jesus at disse que do interior do crente haveria de jorrar guas vivas; Jesus falou: Como dizem as Escrituras Sagradas: "Rios de gua viva vo jorrar do corao de quem cr em mim" (Jo 7.28). Mas o inimigo logo vem, comea a fazer presso, a colocar obstculos... a dizer para o crente: Esse poo de guas vivas no lhe pertence. A obra do Esprito Santo pertenceu aos

crentes do primeiro sculo, pertenceu aos apstolos; eles que realizavam maravilhas, eles quem tinham a uno, os dons espirituais eram deles, eles quem tinham o poder do alto para curar, para profetizar, para falar em lnguas estranhas, mas agora (o inimigo diz) esse poo de bno no mais seu; essa gua nossa!. Ora, quantos crentes tm deixado de buscar o fluir do Esprito Santo em suas vidas, porque o inimigo lhes tm dito aos ouvidos essa gua no para presbiterianos beber, para s os pentecostais... A Bblia nos fala de um gigante chamado Golias e de um rei chamado Saul, e conta a histria de como Saul recuou diante da resistncia de

Golias, porque aceitou a intimidao do inimigo. E voc, irmo, tem recuado? H um poo, cavado por Deus, que herana sua! Desse poo jorra guas vivas: jorra alegria, jorra liberdade na presena de Deus, jorra avivamento, jorra dons espirituais, jorra vises e sonhos, jorra cnticos novos, jorra palavras profticas e palavras de sabedoria... dele flui o Esprito Santo! Mas de que obra do Esprito, do Esprito Santo de Deus, ao ser intimidado pelo inimigo, voc tem recuado? Oh! Receba a palavra do Senhor, Ele diz pelo profeta: Todos os seus inimigos sero derrotados e

humilhados; todos os que lutam contra vocs sero destrudos e morrero. Se vocs procurarem os seus inimigos, no os acharo, pois todos eles tero desaparecido. Eu sou o Senhor, o Deus de vocs; eu os seguro pela mo e lhes digo: No fiquem com medo, pois eu os ajudo. O Senhor Deus diz ao seu povo: "Voc pequeno e fraquinho, mas no tenha medo, pois eu, o Santo Deus de Israel, sou o seu Salvador e o protegerei. Farei com que voc seja como uma mquina de debulhar trigo, que tem pontas de ferro novas e afiadas: voc passar sobre os montes, eles viraro

p, e as montanhas ficaro como palha. Voc os jogar para cima, o vento os levar, e a ventania os espalhar. Ento voc ficar alegre porque eu, o Senhor, sou o seu Deus, e voc louvar a mim, o Santo Deus de Israel. Aleluia!!! Amado: Tenha em mente que o Senhor nosso Deus pelejar por ns! Amm? Por essa razo, voc deve resistir firmemente e, se algum tiver que recuar, que recue o inimigo!
E foi justamente isso que aconteceu no caso de Isaque: ele resistiu e reconquistou o que estava aparentemente perdido.

Como se faz para resistir o inimigo?

Ns o resistimos com a autoridade que temos em o nome de Jesus. At mesmo um cachorro consegue reconhecer algum com firmeza ou algum que morre de medo...
Mas ainda neste nvel, entenda que: se o inimigo no conseguir fazer voc recuar do poo que Deus te deu, do poo de onde jorra guas vivas, se o inimigo no conseguir fazer voc recuar deste poo, por meio da intimidao, ele tentar atrair voc e distrair voc com intrigas paralelas.

Veja o v.20: porque esse foi o caso entre os pastores de Gerar e os pastores de Isaque. s vezes estas intrigas estaro dentro da sua prpria casa, outras vezes estar dentro da igreja e dos ministrios.

Alguns vo se levantar e vo dizer: Que isso? Onde j se viu? Antes no era assim!, mas no se envolva nestas intrigas!
Peleje contra os que realmente se levantaram contra voc (a Bblia diz que no lutamos contra carne e sangue, mas contra os poderes espirituais esses que tm entulhado nossos poos!).
Irmo, no recue diante das mentiras! O inimigo vai dizer "esta gua minha", ou em outras palavras: "as finanas da sua casa me pertencem, as finanas da sua igreja me pertencem, seus filhos me pertencem ....". Mas siga o exemplo de Isaque: ele conhecia os seus direitos e a sua herana e abriu aquele poo, porque no recuou diante da intimidao do inimigo. ...a fim de tomar posse da sua herana:

O segundo nvel de luta que voc precisa superar o da inimizade contra Deus O segundo poo cavado por Isaque foi, lemos no v.21, o poo de Sitna, que significa inimizade, dio, obstculo. Essa palavra tem a mesma raiz da qual deriva a palavra Satans, que o acusador. Isto significa que neste segundo nvel a luta pode parecer mais violenta, mas o Senhor no envia ningum sem antes capacitar. Amm? Este poo de Sitna tambm faz parte da herana de Isaque. Seu pai Abrao o havia cavado; aquelas guas tambm eram suas!

Amado: Deus, o nosso muitssimo rico (aleluia!).

Pai,

Ele tem aberto, para ns outros, poos, e nestes poos, Deus tem nos dado dos Seus recursos; Deus tem nos dado talentos, tem nos dado habilidades, tem nos dado dons!

Mas, semelhana do poo que Isaque encontrou, este pode tambm estar tapado pelo entulho e pela terra dos filisteus...

O v.15 diz que os filisteus haviam entupido com terra todos os poos que os empregados de Abrao, o pai de Isaque, haviam cavado.
Tem hora que me encontro perguntando a Deus: Senhor, onde esto os nossos dons espirituais, onde esto os talentos, onde esto as habilidades dos irmos para a obra social, para a obra de evangelizao....

Ento, pode ser, que todas estas boas coisas de Deus: os talentos, as habilidades, os dons espirituais, estejam hoje, na sua vida, na vida da igreja, do jeito que estavam as guas daquele poo de Isaque:
...escondidas debaixo das camadas de entulho.

O inimigo tem entulhado a igreja; tem tapado o poo para que o Esprito Santo no flua na vida dos crentes! O inimigo tem jogado terra para que os dons espirituais no apaream; tem entupido o poo para que no haja a manifestao da glria de Deus...

E esses entulhos do inimigo, ao meu ver, so os seguintes: A negligencia dos dons espirituais; a negligncia no ensino da verdade... Outra camada de entulho consiste das feridas acumuladas.

H muitos crentes hbeis, capazes, mas que no esto produzindo frutos no Reino de Deus, porque possuem feridas, feridas com o pastor, feridas com os lderes da igreja e feridas com pessoas da igreja.
A falta de reconhecimento, a falta de oportunidade e o desamor, entulho no poo!

A sujeira outra camada de entulho... quando h pecado, no h uno. Quem comete pecado se enquadra como inimigo de Deus. Romanos 8:7 diz que: ...o pendor da carne inimizade contra Deus.

Pecado entulho que impede a manifestao da glria de Deus. Mas, oua: O Esprito Santo de Deus est ansioso para retirar estas camadas que esto impedindo que as guas do poo sejam beno para voc mesmo e para as vidas que se aproximarem da sua vida! Amm?

Irmo: Permita que o Esprito Santo faa esta obra, mas seja colaborador dEle; corresponda aos anseios dEle. Amm? Ento, nesta segunda etapa, o inimigo provocar inimizade para que voc recue.

Mas por nada deste mundo, abandone a herana do Senhor em sua vida!
No rejeite a uno do Esprito Santo (uno capacitao); no menospreze o que Deus te d. Se voc resistir e persistir nas duas primeiras etapas, superando a INTIMIDAO e a INIMIZADE CONTRA DEUS, desentulhar o terceiro poo ser um trabalho mais fcil, porque agora o inimigo respeitar a sua autoridade; ele saber que voc tem ousadia e que conhecedor dos seus direitos.
...por isso, a fim de tomar posse da sua herana:

O terceiro nvel de luta que voc precisa superar o da sua consagrao a Deus Lemos no v.22 a respeito do terceiro poo, chamado pelo nome de Reobote, que significa alargamento, lugar espaoso. Sabe por que? Porque neste terceiro nvel voc recebe alvio total das suas cargas, neste nvel voc recebe alargamento das suas fronteiras espirituais, materiais, emocionais, familiar, profissional, ministerial .....
ALARGAMENTO TOTAL, ALVIO 100%!

No v.22 est escrito isto: "Porque agora nos alargou o Senhor, e crescemos nesta terra".

Isto o que ocorre quando desentulhamos o terceiro poo. Quando desobstrumos a nossa consagrao a Deus, ento experimentamos um alargamento das nossas fronteiras espirituais, o nosso lugar se torna espaoso. Deus honra aqueles que O honram! E este o nvel em que o Senhor tem prazer em ns! Portanto, irmo, deixe o Esprito Santo trazer luz o que estiver escondido debaixo das camadas de terra que o inimigo jogou no seu poo de consagrao a Deus. Voc deve ter intimidade profunda com Deus! Amm?

Concluso Poderamos dizer que estes trs poos herdados por Isaque, so trs nveis de consagrao ao Senhor: O poo de Eseque (que significa intimidao, discusso, briga) a conquista do corpo, a carne (que inimiga do Esprito) submetida ao domnio do Esprito. O poo de Sitna (que significa inimizade, obstculo) seria a conquista da alma para o Senhor, muitas vezes a alma (aquilo que ns somos) o obstculo para o trabalho do Esprito. E o poo de Reobote (que fala de alargamento) seria o alivio e o alargamento espiritual depois de uma consagrao total feita por ns Deus.

Seja 100% consagrado a Deus e voc ter 100% de Deus. Depois de Isaque ter cavado os trs poos, o v.23 diz que ele subiu para Berseba e que naquela noite o Senhor apareceu para ele. Repare que amadureceu. ele subiu, ele

Isaque subiu mais um degrau de glria, mais um degrau de revelao; ele subiu para Berseba que quer dizer poo do juramento. Isaque, depois da escavao dos trs poos, subiu de nvel espiritual, ele amadureceu e j conseguia no s escutar Deus, mas ter o discernimento espiritual, abertura de olhos, para ver a glria de Deus.

E neste novo nvel espiritual, est escrito no v.25, que Isaque aprofundou e intensificou o nvel de adorao, pois no mesmo lugar em que o Senhor lhe apareceu, ele levantou um altar e armou a sua barraca e ali adorou a Deus. Agora, Isaque sabe que os segredos da Palavra e as riquezas (material, espiritual...) esto todas na profundidade, no oculto, disponveis para os persistentes, para os que se dispem cavar para descobrir o oculto e, os que esto dispostos armarem sua tenda junto ao trono para escutar do Esprito, as coisas grandes e firmes. O resultado disso, irmos, que Isaque gerou filhos espirituais com a mesma envergadura dele, pessoas

com perseverana e com a mesma sede das profundezas de Deus que havia nele. Isso que cumprir o propsito do DISCIPULADO! O v.32 fala que os empregados de Isaque, no mesmo lugar em que tinham visto Isaque receber revelao em intimidade com o Senhor, ali eles cavaram um poo, e que neste poo havia gua, pelo que Isaque ps no poo o nome de Seba (quer dizer juramento). Sabe por que este nome? Porque os empregados de Isaque viram que o Senhor, a quem Isaque servia, era realmente um Deus fiel, que cumpre suas promessas.

Irmo: Entenda hoje, que no importa a quantidade de terra que o inimigo tenha jogado sobre os seus poos de beno, o Senhor pode te restituir todas as bnos enterradas e ainda te fazer mais abenoado do que antes! Amm?

Mas, talvez voc precise superar a intimidao do inimigo. At hoje voc vem recuando, recuando... quer cavar o poo, quer ver a gua jorrar, quer ver o mover de Deus na sua vida, na vida da igreja... mas quando o inimigo faz uma presso, voc recua...
Talvez voc precise superar aquilo que constitui inimizade contra Deus na sua vida... voc capaz, voc tem dons da parte de Deus, tem habilidades e talentos, mas h feridas abertas, h negligncia da verdade ou camadas de sujeiras no corao que precisam ser removidas...

Talvez, esteja faltando voc completar o seu nvel de consagrao a Deus. Pode ser que Deus tenha 60% de voc, ou 70, 90%, enquanto Ele quer voc por inteiro. Deus quer 100% de voc! Irmo: H poos de preparados para voc. bnos

Cada poo de bno te pertence por herana! Hoje, o Esprito do Senhor deseja fazer uma limpeza neles, para que as bnos jorrem. Se voc colaborar com a obra do Esprito Santo, o Senhor ainda te recompensar com gua nova, uno nova. Amm?

Vous aimerez peut-être aussi