Vous êtes sur la page 1sur 17

Uruguai

Uruguai, oficialmente Repblica Oriental do Uruguai um pas localizado na parte sudeste da Amrica do Sul. a casa de cerca de 3,3 milhes de pessoas dos quais 1,8 milhes vivem na capital, Montevidue sua rea metropolitana. De acordo com uma estimativa, entre 88% e 94% da populao possuiascendncia principalmente de europeus ou mista. A nica fronteira terrestre do Uruguai com o estado brasileiro do Rio Grande do Sul, no norte. Para o oeste encontra-se o rio Uruguai e a sudoeste situa-se o esturio do rio da Prata. O pas faz fronteira com a Argentina apenas em alguns bancos de qualquer um dos rios citados acima, enquanto que a sudeste fica o Oceano Atlntico. O Uruguai o segundo menor pas da Amrica do Sul, sendo somente maior que o Suriname. A Colonia del Sacramento, o mais antigo assentamento europeu no Uruguai, foi fundada pelos portugueses em janeiro de 1680. Em 1777, com o tratado de Santo Ildefonso, a colnia tornou-se possesso espanhola. Montevidu foi fundada pelos espanhis no sculo XVIII como uma fortaleza militar. O Uruguai conquistou sua independncia entre 1810 e 1828 aps guerras que envolveramEspanha, Portugal, Argentina e Brasil. O pas uma democracia constitucional, onde o presidente cumpre o papel de chefe de estado e chefe de governo. O Uruguai um dos pases economicamente mais desenvolvidos da Amrica do Sul, com um dos maiores PIB per capita, em 48 lugar no ndice de qualidade de vida (2011) e o 1 em qualidade de vida/desenvolvimento humano na Amrica Latina, quando a desigualdade considerada. Segundo a Transparncia Internacional, o Uruguai classificado como o segundo pas menos corrupto da Amrica Latina (atrs do Chile), embora a pontuao do Uruguai seja consideravelmente melhor do que a do Chile em pesquisas de percepo de corrupo domstica. Foi o pas latino-americano melhor classificado no ndice de Prosperidade Legatum. A Reader's Digest classificou o Uruguai como o nono pas "mais habitvel e verde" do mundo e o primeiro nas Amricas. O Uruguai foi o primeiro pas sul-americano a legalizar unies civis do mesmo sexo e de sexos opostos a nvel nacional, o primeiro a permitir a adoo gay e a testar o cultivo de cnhamo. Entre os anos de 2007 e 2009, O Uruguai foi o nico pas das Amricas que no passou por uma recesso econmica tcnica (2 trimestres consecutivos de retrao). O Uruguai reembolsado pelaOrganizao das Naes Unidas pela maioria dos seus gastos militares, visto que a maior parte desses gastos implantada nas foras de paz da ONU. Em 2009, o Uruguai se tornou o primeiro pas do mundo a oferecer um laptop e internet grtis sem fio para cada criana do ensino primrio.

Histria
Colonizao
Os primeiros europeus chegaram rea no incio do sculo XVI. Tanto a Espanha como Portugal tentou colonizar o futuro Uruguai. Portugal tinha por base a Colnia do Sacramento (na margem oposta a Buenos Aires, no rio da Prata), enquanto a Espanha ocupava Montevidu, fundada no sculo XVIII e que veio a tornar-se a capital do futuro pas.

Independncia
O incio do sculo XIX viu o surgimento de movimentos de independncia por toda a Amrica do Sul, incluindo o Uruguai, ento conhecido como a Banda Oriental del Uruguay (isto , "faixa a leste do rio Uruguai"), cujo territrio foi disputado pelos estados nascentes do Brasil, herdeiro de Portugal, e daRepblica Argentina, com capital em Buenos Aires, herdeira do Vice-reinado do Prata da Espanha. Portugal havia recuperado a rea a partir de 1816, atravs de interveno militar, apoiada pela oligarquia bonaerense, contra a independncia de forte cunho social comandada por Jos Artigas, e anexou-a formalmente em 1821 (lerIncorporao da Cisplatina em Histria do Brasil). A Banda Oriental passou a fazer parte do Brasil como seu territrio mais austral, quando em 1822 o pas obtm a sua independncia de Portugal (vide independncia do Brasil). A regio passou a fazer parte do nascente imprio, havendo o cabildo de Montevidu jurado a Constituio Imperial de1824, sem ter o direito de faz-lo. A 23 de Agosto de 1825, no entanto, setores descontentes com a poltica agrria em favor dos grandes proprietrios de Montevidu e do Brasil, organizaram movimento de libertao nacional do Uruguai e de sua incorporao s provncias argentinas. A provncia austral se tornaria independente com a assinatura do Tratado de Montevidu, em 1828. As negociaes para a independncia tiveram a mediao de George Canning, ento chefe do Ministrio do Exterior britnico, que visava consolidar a livre-navegao do rio da Prata. De modo a se criar smbolos nacionais ao novo pas independente, o sentimento separatista foi vinculado ao General Artigas, que sustentou as lutas contra a anexao da Banda Oriental, seja por Portugal ou pelas Provncias Unidas do Rio da Prata, entre 1810 e 1820. Aps 1822, j sob controle do recm-criado Imprio do Brasil (e no mais da Coroa Portuguesa), o Uruguai inicia o processo final que leva sua prpria independncia, que foi satisfatria para os partidrios blancos, vinculados aos estancieiros do interior, a separao no desagradou aos colorados de Montevidu, que tiveram o primeiro presidenteconstitucional entre seus quadros e se entendiam mal governados pela corte brasileira.

Imigrao em massa e desenvolvimento


No final do sculo XIX o pas havia completado sua organizao, e durante a etapa batllista consolidou sua democracia e alcanou altos nveis de bem-estar, comparados aos europeus. Devido a isso, o Uruguai comeou a ser conhecido internacionalmente como "A Sua da Amrica". Uruguai foi o primeiro pas a estabelecer por lei o direito ao divrcio (1907) e um dos primeiros pases do mundo a estabelecer o direito das mulheres a votar. At a dcada de 1960, o Uruguai era chamado de "a Sua sul-americana" por ter um perfil de pas desenvolvido, com altos ndices sociais e estabilidade poltica. Aps a dcada de 1970, a escassez de recursos minerais e energticos, a carncia de tecnologia e a queda do preo da l e da carne no mercado internacional, contriburam para a desestabilizao econmica no Uruguai. Em 1973, ocorreu um golpe militar com dura represso por parte dogoverno e que favoreceu o surgimento de movimentos de oposio e de guerrilha, como o dos tupamaros.

Retorno democracia
O Uruguai experimentou uma srie de presidentes eleitos e nomeados e entrou em conflitos com estados vizinhos, flutuaes e modernizaes polticas e econmicas e grandes fluxos de imigrantes, provenientes

especialmente daEuropa. Os militares tomaram o controle da administrao em 1973 e o governo civil s regressou em 1985, um ano depois de vastos e violentos protestos contra os regimes militares na Amrica do Sul, inclusive no Uruguai. A ditadura militar durou at o ano de 1984 e, mesmo com o restabelecimento democrtico, os problemas econmicos continuaram. O declnio econmico e a instabilidade poltica provocaram uma grande emigrao de jovens. A dcada de 1990 foi marcada por privatizaes, diminuio dos gastos pblicos e elevao da taxa de desemprego. E, em tentativa de melhorar esta crise e diversificar as atividades econmicas no Uruguai, o governo criou uma legislao favorvel implantao de instituies financeiras, que acabou atraindo vrias empresas do setor, transformando o Uruguai em pas de destaque no setor bancrio. Seguiram-se presidentes dos partidos tradicionais, blancos e colorados, at as eleies de 2004, vencidas pelo candidato Tabar Vzquez, apoiado pela coligao de centro-esquerda Frente Amplio. O mandato de Vzquez teve incio em 15 de maro de 2005. Em 2010 chegou presidncia Jos Mujica, ex-guerrilheiro e da mesma coligao.

Geografia
O Uruguai o segundo menor pas da Amrica do Sul e a sua paisagem constituda principalmente por plancies ecolinas baixas (coxilhas), com uma plancie costeira frtil. A terra est ocupada na sua maior parte por pradarias, ideais para a criao de bovinos e ovinos. O ponto mais elevado do pas o Cerro Catedral, com 514 m. Ao sul situa-se o rio de la Plata (rio da Prata), onde est o Porto de Montevidu. O Rio da Prata o esturio formado pelo rio Uruguai, que constitui a fronteira ocidental do pas, e pelo rio Paran, fora do Uruguai, formador da mesopotmia argentina. O pas tem apenas um rio importante que o atravessa, o rio Negro, com hidreltricas. Tem ainda parte daLagoa Mirim, que divide com o Brasil e de algumas lagoas na costa do Atlntico.

Clima
O clima do Uruguai temperado, mas relativamente quente, visto que temperaturas negativas, bastante frequentes nas noites de inverno, no descem muito abaixo de zero, enquanto os veres so amenos no extremo sul do pas (nas regies de Montevidu e de Punta del Este), tornando-se mais quentes em direo ao norte. O terreno plano fica de certo modo vulnervel a rpidas mudanas nas frentes meteorolgicas e tambm ao pampero, um vento frio e ocasionalmente violento que sopra para norte desde as plancies das pampasna Argentina. A temperatura mdia anual varia dos 16 C em Montevidu aos 19,5 C em Salto e Artigas, e a precipitao mdia anual varia dos 1.000 mm no sul do pas aos 1.400 mm no norte. Em Montevidu, o ms mais quente janeiro, com temperatura mdia de 22 C, enquanto o ms mais frio julho, com mdia de 10 C. As temperaturas mxima e mnima recordes registradas no pas so de 44 C, em Paysand (em 20 de janeiro de 1943), e de -11 C, em Melo (em 14 de junho de 1967). As geadas so bastante frequentes no inverno, mas a queda de neve registrou-se apenas em ocasies muito esparsas.

Vegetao
Originalmente a regio apresentava, em termos de vegetao, nas nascentes do rio Uruguai, os Campos, e na direo sudoeste, a Mata do Alto Uruguai (Mata Atlntica). Atualmente a regio se encontra intensamente desmatada e apenas reas restritas conservam a vegetao original. As principais alteraes

so consequncia da expanso agrcola, notadamente das lavouras de arroz irrigado na regio da Campanha, soja e trigo no Planalto. Nas reas de minifndio, localizados juntos aos vales, se desenvolveram intensamente a suinocultura e avicultura.

Demografia
Segundo os resultados do ltimo censo de 2004, a populao uruguaia ascendia a 3 241 203 habitantes, com uma taxa de crescimento anual de 3,2 % em relao ao censo de 1996, onde a populao era de 3 163 763. A baixa taxa de crescimento populacional observada entre 1996 e 2004 ainda inferior registrada entre 1985 e 1996, quando a taxa era de 6,4 %. O baixo crescimento da populao corresponde a uma diminuio progressiva da taxa de fecundidade e nos cmbios migratrios. A populao estimada para 30 de junho de 2010 de 3 356 584, com uma densidade demogrfica de 19 habitantes por quilmetro quadrado. A conformao e estrutura da populao uruguaia se distinguem em relao aos demais pases da Amrica Latina. O Uruguai se antecipou ao menos trinta anos antes do resto dos pases latino-americanos quanto transio demogrfica, onde em sua maioria o processo se iniciou entre as dcadas de 1950 e 1960. H se estimado que em 1900 a taxa de fecundidade era de seis filhos por mulher, em 1950 esta mdia teria cado para trs e em 2008 esta mdia seria ainda menor (2,1 filhos por mulher), segundo o INE. Por sua vez, destaca-se por ser o pas com a maior populao longeva na regio onde o coletivo de pessoas com mais de 60 anos era de 17,7 % em 2008. Os cmbios de fecundidade tambm se vislubram pelo aumento da esperana de vida que atinge os 76 anos (72,4 para os homens e 79,7 para as mulheres). A taxa da urbanizao alta e chega a 96,1 % da populao. Outro fator chave para compreender o dinamismo da populao uruguaia a migrao. A imigrao europeia de radicou no Uruguai, desde os finais do sculo XIX at mediados dos anos 60. Desde a perspectiva da imigrao internacional, na segunda metade do sculo XX, o Uruguai comea a se consolidar como um pas emigratrio, seja por motivos polticos ou econmicos, fenmeno que tem influenciado o crescimento populacional do pas nas ltimas dcadas. A emigrao principalmente at a Europa, Argentina e Estados Unidos. Na Europa, o principal destino dos uruguaios a Espanha, mas tambm emigram para aItlia, Frana e Alemanha. Em novembro de 2007 Uruguai se tornou o primeiro pas latino-americano e o segundo de todas as Amricas (depois do Canad) a reconhecer a unio civil de pessoas do mesmo sexo em nvel nacional.[25]

Etnias
Segundo publicaes da CIA (The World Factbook), a populao uruguaia fundamentalmente de origem europeia, representando 88 % da populao, seguida por mestios (8%) e afro-uruguaios (4%). Ademais esta fonte, sustenta-se que a populao indgena praticamente inexistente. As sucessivas ondas migratrias que viveram no pas tm conformado a populao atual, composta principalmente de espanhis, seguidos por italianos e com um importante nmero de franceses, alemes, portugueses, britnicos, suos, russos, polacos, entre outros. A populao de origem asitica muito escassa.

Um estudo gentico de 2009, publicado no American Journal of Human Biology, revelou que a composio gentica do Uruguai principalmente europeia, mas com contribuio indgena (que varia de 1% a 20% em diferentes partes do pas) e significativa contribuio africana (7% a 15% em diferentes partes do pas). A contribuio indgena no Uruguai foi estimada em 10%, em mdia, para a populao inteira. Esse nmero sobe a 20% no departamento de Tacuaremb, e desce a 2% em Montevidu. O DNA mitoncondrial indgena chega a 62% em Tacuaremb. Um estudo gentico de 2006 encontrou os seguintes resultados para a populao de Cerro Largo: contribuio europia de 82%, contribuio indgena de 8% e contribuio africana de 10%. Esse foi o resultado para o DNA autossmico, o que se herda tanto do pai quanto da me e permite inferir toda a ancestralidade de um indivduo. Na linhagem materna, DNA mitocondrial, os resultados encontrados para Cerro Largo foram: contribuio europia de 49%, contribuio indgena de 30%, e contribuio africana de 21%.

Religio
O Uruguai no tem religio oficial e, portanto, a igreja e o estado esto oficialmente separados e a liberdade religiosa garantida. Uma pesquisa realizada em 2008 pelo Instituto Nacional de Estatstica do Uruguai apontou o catolicismo como a principal religio, com 45,7% da populao, 9,0% so cristos no-catlicos, 0,6% so animistas ou umbandistas (uma religio afro-brasileira) e 0,4% judeus. 30,1% declararam acreditar em um Deus, mas que no pertencem a nenhuma religio, enquanto 14% declararam ser ateu ou agnstico. Entre a grande comunidade armnia emMontevidu, a religio dominante o cristianismo, especificamente a Igreja Apostlica Armnia.[ Os observadores polticos consideram o Uruguai o pas mais secular nas Amricas. A secularizao do Uruguai comeou com o papel relativamente menor da igreja na poca colonial, em comparao com outras partes do Imprio Espanhol. O pequeno nmero de ndios do Uruguai e sua feroz resistncia ao proselitismo reduziu a influncia das autoridades eclesisticas. Aps a independncia, idias anticlericais se espalharam para o Uruguai, em particular da Frana, minando ainda mais a influncia da igreja. Em 1837, ocasamento civil foi reconhecido e em 1861 o Estado assumiu a gesto dos cemitrios pblicos. Em 1907 o divrcio foi legalizado e em 1909 toda e qualquer educao religiosa foi banida das escolas pblicas. Sob a influncia do radical reformador Colorado, Jos Batlle y Ordez (1903-1911), a completaseparao entre Igreja e Estado foi introduzida com a nova Constituio da 1917.

Idioma
O espanhol uruguaio tem algumas modificaes devido ao nmero considervel de imigrantes italianos. Como o caso com a vizinha Argentina, Uruguai e emprega tanto o voseo quanto o yeismo. O ingls comum no mundo dos negcios e seu estudo tem aumentado significativamente nos ltimos anos, especialmente entre os jovens. No entanto, ainda uma lngua minoritria, como so o francs e o italiano. Outras lnguas incluem portuguesas e o "portuol" (uma mistura de espanhol e portugus). Ambos so falados nas regies norte, perto da fronteira brasileira. O Uruguai o nico pas no lusfono em que o ensino da lngua portuguesa obrigatrio. O portugus ensinado a partir do 6 ano de escolaridade. Como poucos povos indgenas existem na populao, as lnguas indgenas so pouco presentes no Uruguai.

Cultura
Como a Argentina, o Uruguai tem cultura marcadamente europia, com caractersticas parecidas na linguagem e nos costumes. cultivada a tradio gacha nascida nos pampas argentinos, uruguaios e riograndenses (o que pode ser visto na Fiesta de la Patria Gaucha de Tacuarembo e no Museo del Gaucho de Montevidu). Ao contrrio de muitos pases da Amrica do Sul, a influncia indgena extremamente distante, mas muito presente na indumentria, danas e costumes gachos. A taxa de analfabetismo quase nula e a imprensa livre e atuante. So inmeras as instituies culturais, pblicas e privadas, sobretudo em Montevidu.

Argentina
Argentina, oficialmente Repblica, o segundo maior pas da Amrica do Sul em territrio e o terceiro em populao, constituda como uma federao de 23 provncias e uma cidade autnoma, Buenos Aires. o oitavo maior pas do mundo em rea territorial e o maior entre as naes de lngua espanhola, embora Mxico,Colmbia e Espanha, que possuem menor territrio, sejam mais populosos. A rea continental da Argentina est entre a Cordilheira dos Andes a oeste e o Oceano Atlntico, a leste. Faz fronteira com Paraguai e Bolvia ao norte, Brasil e Uruguai a nordeste e com o Chile a oeste e sul. A Argentina reivindica uma parte da Antrtida, sobrepondo as reivindicaes do Chile e do Reino Unido nocontinente antrtico, mesmo aps todas as reivindicaes terem sido suspensas pelo Tratado da Antrtida de 1961. O pas reivindica ainda as Ilhas Malvinas (em espanhol: Islas Malvinas) e Gergia do Sul e Sandwich do Sul, que so administradas pelo Reino Unido como territrios britnicos ultramarinos. Uma potncia mdia reconhecida, a Argentina uma das maiores economias da Amrica do Sul, com uma classificao alta no ndice de Desenvolvimento Humano. Na Amrica Latina, a Argentina possui o quinto maior PIB per capita (nominal) e o maior PIB per capita em paridade do poder de compra. Analistas argumentam que o pas tem uma base "para o crescimento futuro, devido ao tamanho do seu mercado, nveis de investimento direto estrangeiro e o percentual de exportaes de alta tecnologia como parte do total bens manufaturados" e classificado pelos investidores como uma economia emergente. A Argentina um membro fundador da Organizao das Naes Unidas, do MERCOSUL, daUnio de Naes Sul-Americanas e da Organizao Mundial do Comrcio e continua sendo um dos G20.

Etimologia
O primeiro gentlico aplicado pelos europeus ao povo habitante da atual Argentina foi o termo castelhano"rioplatense". O nome foi dado por um equvoco feito por Sebastio Caboto em 1526, quando passou pelo esturio do Rio Uruguai e o chamou de Rio de La Plata ("Rio da Prata"), enganado pelo metal precioso que encontrou nas mos de alguns indgenas, sem saber que eles o haviam tomado dos marinheiros da expedio portuguesa dirigida por Aleixo Garcia. Embora o equvoco tenha se esclarecido pouco depois, o nome manteve-se e logo o gentlico "rioplatense" aplicou-se em espanhol para designar os habitantes de ambas as margens do Rio da Prata, o qual os ndios chamavam de Paran-Guaz(termo que, traduzido da lngua guarani, significa "mar grande"). A prata, em latim, recebe o nome de argentum, nome substantivo ao qual corresponde o adjetivoargentinus. O nome "Argentina" foi usado pela primeira vez pelo poeta Miguel Del Barco Centenera (1535-1605) em seu poema histrico Argentina y la Conquista del Ro de la Plata ("Argentina e a Conquista do Rio da Prata"), publicado em 1602, 66 anos depois da fundao do Puerto de Nuestra Seora Santa Maria del Buen Aire ("Porto de Nossa Senhora Santa Maria do Bom Ar"), a atual cidade deBuenos Aires. O substantivo "Argentina" foi utilizado amplamente a partir do sculo XVIII para designar toda a regio do Rio da Prata, abarcando os atuais territrios do Uruguai, Paraguai e parte do estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

Histria
Era pr-colombiana
Os primeiros seres humanos a chegarem ao atual territrio argentino parecem ter vindo pelo extremo sul da Patagnia, proveniente do que hoje o Chile. A presena humana mais antiga se encontra em Piedra Museo (Santa Cruz) e remonta h 11.000 anos a.C. Junto com os stios arqueolgicos de Monte Verde (Chile) e Pedra Furada (Brasil) constituem, at o momento, os locais de povoamento mais antigos da Amrica do Sul e sustentam a teoria de povoamento recente daAmrica. Outro remoto assentamento foi localizado em Los Toldos, tambm na provncia de Santa Cruz, com restos que datam do Dcimo milnio a.C.. Os povos primitivos argentinos se dividiram em dois grandes grupos: os caadores e coletores, que habitavam a Patagnia, o Pampa e o Chaco; e os agricultores, instalados a noroeste, regies prximas Cordilheira dos Andes, as serras de Crdoba e, mais tarde, a Mesopotmia argentina. Os estudos antropolgicos dos grupos caadores e coletores, tradicionalmente considerados mais simples que os povos agricultores, puseram de manifesto a complexidade que alcanaram culturas de um alto grau de simbolismo, como os slknam, aush, yaganes e kawsqar, da Terra do Fogo. O noroeste atual argentino fazia parte do Imprio Inca, o maior imprio pr-colombiano da Amrica do Sul.

Perodo colonial
Os primeiros europeus chegaram regio com a expedio de Amrico Vespcio, que contornou a entrada do Rio da Prata em 1502. Posteriormente, o navegador espanhol Juan Daz de Sols, em busca de uma passagem para o Oceano Pacfico, descobriu o Rio da Prata em 1516, e ao desembarcar no atual territrio do Uruguai foi atacado e morto pelos charruas. Os sobreviventes embarcaram novamente at aEspanha, mas muitos destes naufragaram e se refugiaram na Ilha de Santa Catarina, atual Florianpolis. Em 1534 a parte norte da atual Argentina foi entregue a Pedro de Mendoza; a regio que vai do Estreito de Magalhes at o Plo Sul passava a ser outorgada a Pedro Sarmiento de Gamboa. Mendoza chegou ao Rio da Prata em 1536 e fundou o Porto de Santa Mara del Buen Ayre, em honra virgem de Bonaria, da cidade de Cagliari, patrona dos navegantes. Em 1609 foi fundada a primeira das misses jesutas guaranis. As trinta misses chegaram a ser, no sculo XVIII, um verdadeiro emprio comercial, um "estado dentro do Estado", como denominavam seus detratores, que se estabeleceu como um sistema de organizao econmica e social distinto ao das colnias que as rodeavam. Visto o respeito com que os jesutas tiveram pela organizao social comunitria dos guaranis, conseguiu-se que as misses tivessem a base do seu crescimento. Em 1767 a Espanha expulsa a Companhia de Jesus de suas possesses, com o qual os povos ndios passaram a depender dos governadores civis espanhis, que os exploraram revelia, at ao ponto em que no princpio do sculo XIX quase todas as misses estavam despovoadas e em runas. A sociedade colonial apresentou aspectos dissonantes de acordo com a regio. No interior, determinou-se uma sociedade de castas fortemente diferenciadas: os fazendeiros brancos eram o topo social e centralizados do poder nas cidades; eram educados e refinados, enquanto os campesinos mestios estavam em condies quase servis. A populao negra era muito escassa, reduzida quase em sua totalidade ao servio domstico, salvo em cidades mais mercantis como Crdoba.

A represso dos indgenas nos vales Calchaquies, a entrega em mita de muitos deles para trabalhar nas minas de Potos, o processo de mestiagem e a grande aculturao fizeram que as encomiendas dessem lugar a um campesinato relativamente livre. Na segunda metade do sculo XVI, tanto o Alto Peru e Tucumn como o Paraguai exigiam a criao de um porto no Atlntico Sul para poder estabelecer laos de comrcio mais prximos com a Espanha e diminuir seu isolamento. por estes motivos e pela ameaa de incurses estrangeiras no Rio da Prata que a Coroa Espanhola autoriza a segunda fundao deBuenos Aires. Desde ento a cidade se converteu na sada natural dos produtos altoperuanos (entre eles a prata) e do Paraguai. Estabeleceu-se ento, nadcada de 1580, um lucrativo comrcio entre Tucumn e o Brasil atravs da cidade.

Independncia
As notcias da Independncia dos Estados Unidos e da Revoluo Francesa, ambas baseadas nas ideias iluministas, introduziram ideias liberais na Amrica Latina. A Argentina comeou seu processo de independncia da Espanha em 25 de maio de 1810, em um episdio denominado Revoluo de Maio, empenhando-se em guerras contra os espanhis e seus partidrios (realistas); a revoluo no teve uma calorosa acolhida em todo o vice-reino: outras regies do Rio da Prataestavam to interessadas em se tornarem independente de Buenos Aires como da Espanha. Em 1811 o Paraguai produziu sua prpria declarao de Independncia. Em 1820, Jos de San Martn preparava um exrcito destinado a libertar o Chile e o Peru declarando sua independncia. Em26 de junho de 1822 celebrou-se a histrica reunio com Simn Bolvar. Os ventos (e os lderes) da Independncia da Argentina sopraram para as demais colnias espanholas na Amrica do Sul. Os argentinos consideram San Martn que realizou a campanha de independncia da Argentina, Chile e Peru como heri de sua emancipao e "Pai da Ptria". Aps a derrota dos espanhis, as disputas internas se deram entre os unitrios e os federais. Iniciou-se um longo conflito para determinar o futuro da Nao. Em 1820, com a Batalha de Cepeda, iniciou-se um perodo de autonomias provinciais e guerras civis sendo que a unio entre as provncias s se manteve graas aos chamados tratados interprovinciais. Na prtica as provncias eram autnomas por cerca de 40 anos. Os caudilhos provinciais dominaram o mapa poltico e manejavam seus redutos com exrcitos prprios.

Perodo moderno
Em 1826 o Congresso nomeou o primeiro presidente constitucional, Bernardino Rivadavia. Rivadavia era um Centralista que j mostrara anteriormente seu modo de governar quando exerceu o cargo de ministro de governo da provncia de Buenos Aires em 1821. Neste perodo o governo provincial focou, principalmente, nos melhoramentos da cidade de Buenos Aires, frequentemente repartindo o seu custo com todo o pas, para torn-la uma cidade com ares mais europeus. Rivadavia construiu largas avenidas, escolas, calamento de ruas e iluminao pblica e fundou a Universidade de Buenos Aires, assim como dos cursos de teatro, geologia e medicina. A Argentina, assim como Austrlia, Canad, Estados Unidos e Brasil recebeu nesse tempo uma onda de imigrantes, cuja sociedade foi sido influda em boa medida por um fenmeno imigratrio macio, que comeou a partir dos meados do sculo XIX. A onda de imigrao foi to grande que, segundo a estimativa feita por Zulma Recchini de Lattes, a populao argentina seria apenas 8 milhes de habitantes[13]

Nas eleies de 1946, o general Juan Domingo Pern se apresentou como candidato do Partido Laborista (Trabalhista), tendo como vice um radical da dissidente Junta Renovadora. A aliana que Pern aglutinou era to heterognea e incoerente quanto suas idias polticas. Estavam juntos: Os sindicalistas da CGT, Os Yrigoyenistas do FORJA e os conservadores das provncias do interior. Pern foi eleito com 56% dos votos. O governo peronista foi particularmente duro com a oposio poltica e sindical: muitos dos seus dirigentes foram presos. Nas universidades do pas removeram-se professores dissidentes e impulsionou-se a CGU Central Geral Universitria como representante dos estudantes em oposio majoritria FUA (Federao Universitria Argentina). Com um critrio similar, criou-se a UES (Unio de Estudantes Secundrios). A partir de 1950, a situao econmica comea a piorar. Ainda assim, Pern volta a se eleger em 1951. A chegada do peronismo ao poder pela democracia produziu-se em pleno perodo ps-guerra, o qual significava a debilidade econmica da Europa em runas e a forte liderana dos Estados Unidos no hemisfrio ocidental. Neste cenrio, a Argentina se encontrava pela primeira vez em sua histria na posio de credor dos pases centrais, graas a suas exportaes de carne e gros s potncias beligerantes. O principal devedor era o Reino Unido, que diante da emergnciadeclarou sua iliquidez, bloqueando a livre disponibilidade de seus montantes. Mas o peronismo no sustentou a Argentina por muito tempo, o governo comea a ter dificuldades polticas; um golpe militar (a Revoluo Libertadora), liderado por Eduardo Lonardi, ocorre em 1955. Assim, Pern teve que se exilar, fixando-se por fim na Espanha e mesmo no exlio continuou sendo popular para os argentinos. O governo de Arturo Frondizi foi derrubado em 1962 por um golpe militar, depois da vitria do peronismo em vrias eleies provinciais. Aproveitando a confuso, a Corte Suprema designou Jos Mara Guido, que era presidente provisrio do Senado, como novo presidente do pas, em seguida substitudo por uma Junta de Comandantes. Em 1982, durante a presidncia de Leopoldo Galtieri, iniciou-se a Guerra das Malvinas contra o Reino Unido, disputando-se a soberania das ilhas. O absoluto fracasso das tropas argentinas e a morte de aproximadamente 600 jovens soldados propulsionou o golpe definitivo ao regime militar. Com a volta da democracia em 10 de dezembro de1983, estimou-se que o nmero de vtimas do governo era de cerca de 10 mil pessoas. A marca mais profunda das ditaduras foi a represso sobre setores especficos da sociedade, especialmente os elementos politicamente mais ativos, como jornalistas e sindicalistas. O pas se encontrou num caos poltico posteriormente morte de Pern. Grupos extremistas realizavam sequestros e assassinatos, levando a sociedade a um terror poucas vezes visto no pas. Nesta situao surge o autodenominadoProcesso de Reorganizao Nacional, presidido originalmente por Jorge Rafael Videla, que se caracterizou por acentuada represso, levando a cabo constantes perseguies, torturas e execues de presos polticos. Assim como os outros pases do Cone Sul, o governo argentino integrou a Operao Condor. A administrao de Videla foi marcada por violaes sistemticas aos direitos humanos, principalmente nos meios estudantis, alm de questes de limites de fronteira com o Chile, que estiveram prximas de um conflito armado matria diplomaticamente mediada por Joo Paulo II. Houve tambm desmantelamento dos sindicatos e polarizao na diviso de classes sociais.

A economia do pas, porm, cresceu, tornando-se mais competitiva e moderna, adaptando-se s correntes mundiais. Houve tambm um grande incremento nasobras pblicas.

Perodo contemporneo
A derrota na Guerra das Malvinas obrigou o regime militar a convocar eleies democrticas. Contudo, as violaes massivas aos direitos humanos realizados entre 1976 e 1983, assim como uma ampla tradio em golpes militares, faro complexo o processo de transio democracia, com reiteradas insurreies militares. Em 1989, pela primeira vez na histria, um presidente de um partido entregou o poder a um presidente de outro partido. A situao voltou a se repetir em 1999, mostrando uma notvel consolidao da democracia na Argentina. O presidente Fernando de la Ra herdou uma competitividade diminuida das exportaes, bem como dficits fiscais crnicos. A coalizo governista desenvolveu fendas, e o retorno de Domingo Cavallo ao Ministrio da Economia foi interpretado como um movimento de crise dos especuladores. A deciso de Cavallo falhou e acabou por ser forado a tomar medidas para pr fim a uma onda de fuga de capitais e para conter a crise da dvida iminente (que culminou com o congelamento de contas bancrias). Um clima de descontentamento popular se seguiu, e em 20 de dezembro de 2001 a Argentina mergulhou em sua pior crise institucional e econmica desde 1890. Houve violentos protestos de rua, que entraram em confronto com policiais e resultaram em vrias mortes. O clima cada vez mais catico, em meio a tumultos acompanhados por gritos de que "todos devem ir", finalmente resultou na renncia do presidente de la Ra.
[14]

Trs presidentes seguiram em rpida sucesso, durante duas semanas, que culminou na nomeao do presidente interino Eduardo Duhalde pela Assemblia Legislativa em 2 de janeiro de 2002. A Argentina fez uma moratria de sua dvida internacional, e a ligao dopeso argentino com o dlar foi rescindida, causando uma maior depreciao do peso e um aumento da inflao. Duhalde, um peronista com uma posio de centro-esquerdaeconmica, teve que lidar com uma crise financeira e scioeconmica, com uma taxa dedesemprego de 25% no fim de 2002 e com o menor salrio real em sessenta anos. A crise acentuou a desconfiana do povo nos polticos e nas instituies. Depois de um ano abalado por protestos, a economia comeou a se estabilizar no final de 2002, e as restries sobre as retiradas bancrias foram suspensas em dezembro. Beneficiando-se de uma taxa de cmbio desvalorizada o governo implementou novas polticas com base em re-industrializao e substituio de importaes, e as exportaes aumentaram e comearam a ter consistentes supervitscomerciais e fiscais. O governador Nstor Kirchner, um peronista social democrata, foi eleito em Maio de 2003. Durante a presidncia de Kirchner a Argentina reestruturou sua dvida em falta com um grande desconto (66%) na maioria dos ttulos, pagou as dvidas com o Fundo Monetrio Internacional, renegociou contratos com concessionrias e nacionalizou algumas empresas anteriormente privatizadas. Kirchner e seus economistas, nomeadamente Roberto Lavagna, tambm prosseguiram com uma poltica de rendimentos e vigoroso investimento em obras pblicas. Argentina desde ento tem se aproveitado de um crescimento econmico, mas com inflao alta. Nstor Kirchner executou a campanha de 2007 em favor de sua esposa, a senadora Cristina Fernndez de Kirchner. Ela se tornou a primeira mulher eleita presidente da Argentina e em um resultado

polmico, Fabiana Ros, uma candidata de centro-esquerda na Provncia de Tierra del Fuego se tornou a primeira mulher na histria argentina a ser eleita governadora. A presidente Cristina Kirchner, apesar de ter grande maioria no Congresso, viu um controverso plano para o aumento dos impostos s exportaes agrcolas derrotado pelo surpreendente voto do vice-presidente Julio Cobos, aps grandes protestos e bloqueios agrrios de maro a julho. A crise financeira global, desde ento, fez com que Cristina Kirchner intensificasse a poltica de seu marido de interveno do Estado em setores conturbados da economia. A pausa no crescimento econmico e erros polticos ajudaram a levar kirchnerismo e seus aliados a perderem a maioria absoluta no Congresso, aps as eleies de2009. Cristina Kirchner foi reeleita em 2011. Conquistou mais de 53% dos votos, o melhor desempenho de um candidato desde a redemocratizao argentina. Kirchner a primeira mulher reeleita presidente na Amrica Latina.

Geografia
A superfcie total (excluindo a reivindicao da Antrtica) 2 766 891,2 km, dos quais 30 200 km so gua (1,1%) . A Argentina cerca de 3.900 km de comprimento de norte a sul e 1.400 km de leste para oeste (valores mximos). Existem quatro grandes regies: as plancies frteis central dos Pampas, fonte da riqueza agrcola da Argentina; a plancie rica em petrleo do sul da Patagnia, incluindo Tierra del Fuego; as campinas subtropicais do norte do Gran Chaco e a Cordilheira dos Andes ao longo da fronteira ocidental com o Chile. O ponto mais alto acima do nvel do mar na provncia de Mendoza, no Monte Aconcgua (6 962 m), tambm o ponto mais alto dos hemisfrios sul e ocidental. O ponto mais baixo a Laguna del Carbn na provncia de Santa Cruz, -105 m abaixo do nvel do mar. Este tambm o ponto mais baixo da Amrica do Sul. O centro geogrfico do pas est no centro-sul da provncia de La Pampa. O ponto mais oriental continental a nordeste de Bernardo de Irigoyen, em Misiones ( ocidental a cordilheira Mariano Moreno na provncia de Santa Cruz ( 26 15 S 53 38 W) e o mais 49 33 S 73 35 W). O ponto mais 21

setentrional est na confluncia dos rios Grande de San Juan e rios Mojinete na provncia de Jujuy ( 46 S 66 13 W) e o sul o Cabo San Po est na Tierra del Fuego( 55 03 S 66 31 W).

Os principais rios so o Paran (o maior), o Pilcomayo, Paraguai, Bermejo, Colorado, Negro, Salado e o Uruguai. Os rios Paran e Uruguai se unem para formar o esturio do Rio da Prata, antes de chegar ao Atlntico. Existem vrios grandes lagos no pas, incluindo o Argentino e Viedma em Santa Cruz, o Nahuel Huapi entre Ro Negro e Neuqun, Fagnano na Tierra del Fuego e o Colhu Nahuel em Chubut. Os lagos Buenos Aires e O'Higgins/San Martn so compartilhadas com o Chile. O Mar Chiquita, em Crdoba, o maior lago de gua salgada do pas. Existem inmeros reservatrios criados por barragens. Os 4 665 km de costa atlntica[23] tem sido uma rea popular de frias por mais de um sculo para a populao argentina e varia entre as reas de dunas e falsias. A plataforma continental anormalmente grande, esta rea rasa do Atlntico chamada de Mar Argentino. As guas so ricas em pesca e possivelmente mantm os importante recursos energticos de hidrocarbonetos. As duas grandes correntes ocenicas que afectam a costa so a quenteCorrente do Brasil e a fria Corrente das Malvinas. Devido irregularidade da massa de terra costeira, as duas correntes alternadas em sua influncia sobre o clima no

permitem que as temperaturas caem uniformemente com maior latitude. A costa sul de Tierra del Fuego forma a margem norte do Estreito de Drake.

Clima
O clima temperado, geralmente varia de subtropical no norte, at subpolar no extremo sul. O norte, caracterizado por veres quentes e midos, com invernos secos leves, e est sujeito a secas peridicas. O centro da Argentina tem veres quentes com trovoadas (oeste da Argentina produz alguns dos maioresgranizos do mundo) e invernos frios. Nas regies do sul, os veres so mornos e invernos frios com fortes nevoadas, especialmente nas zonas montanhosas. As altitudes mais elevadas em todas as latitudes tornam as condies climticas mais frias. As temperaturas mais altas e baixas registradas na Amrica do Sul ocorreram na Argentina. A temperatura recorde de 49,1 C foi registada em Villa Mara, Crdoba, em 2 de janeiro de 1920. A temperatura mais baixa registada foi de -39 C no Valle de los Patos Superior, San Juan, em 17 de Julho de 1972. As correntes de vento principais incluem o frio vento Pamperos que sopra sobre as plancies da Patagnia e dos Pampas, seguindo a frente fria, sopra correntes quentes do norte no inverno mdio e tardio, criando condies brandas. O Zonda, um vento quente e seco, afeta o centro-oeste da Argentina. Espremido de umidadedurante os 6.000 m de descida dos Andes, o vento Zonda pode soprar por horas, com rajadas at 120 km/h, alimentando incndios, causando danos, quando sopra o Zonda (junho-novembro), tempestades de neve e nevascas (viento blanco). As condies geralmente afetam altitudes mais elevadas. O Sudestada poderia ser considerado semelhante ao Nor'easter, apesar de a queda de neve ser rara, mas no sem precedentes. Ambos esto associados a um profundo sistema de baixa presso baixa no inverno. O sudestada geralmente tem moderadas temperaturas baixas, mas traz chuvas muito fortes, mar agitado e inundaes costeiras. mais comum no final do outono e inverno ao longo da costa central e no esturio do Ro de la Plata. As regies do sul, especialmente no extremo sul, tm longos perodos de luz do dia de novembro a fevereiro (at s dezenove horas) e noites que se estendem de maio a agosto.

Demografia
A populao da Argentina, de acordo com o censo de novembro de 2001, ascendia a 36 260 130 habitantes. A correo posterior da cobertura e do censo populacional, que conduziu a conciliao INDEC, levou a populao a 37 282 970 habitantes na mesma poca. A populao estimada de 2009 de 40 134 425 habitantes, com uma densidade mdia de quatorze habitante por quilmetro quadrado (excluindo a rea da Antrtida reivindicada pela Argentina e Ilhas do Atlntico Sul). A taxa de crescimento da populao segue decrescendo nas ltimas dcadas. No perodo 1980-1991, a taxa de crescimento mdia anual foi de 14,7 e, na dcada 1991-2001, de 12,5 . O pas registrou no incio da dcada sculo XX altas taxas de crescimento da populao devido imigrao, juntamente com um elevado crescimento vegetativo, que durante este sculo foi estabilizado e continua em declnio (com exceo do quinqunio de 1970-1975). Desde os anos 1960, aproximadamente, o crescimento total o resultado da diferena entre a taxa bruta de natalidade e a taxa bruta de mortalidade.

Devido evoluo das taxas de mortalidade e ao fluxo migratrio internacional, a razo sexual demonstra um declnio constante desde meados do sculo XX: de 105 homens por 100 mulheres para 94,9 por 100 em 2001. Segundo o censo de 2001, 51,3% da populao so mulheres e 48,7% so do homens. Historicamente e devido relativamente baixa taxa de natalidade e crescimento populacional em comparao com outros pases Amrica Latina, a Argentina o terceiro pas na regio em termos de idade da populao, aps Uruguai e Cuba. Em 2001, a populao entre 0 a 14 anos foi de 27,7%; entre 15 e 64 anos, 62,4%. A populao acima dos 60 anos atingiu 13,4% e a de 65 anos ou mais, 9,9%, enquanto as estimativas para 2008, segundo os valores do INDEC, mostram entre 14,1% e 10,2%, respectivamente. Houve uma macia entrada de imigrantes vindos da Itlia e Espanha entre o final do sculo XIX e incio do sculo XX, que acabou por diluir a outrora majoritria populao indgena e mestia. O idioma oficial o espanhol (ou castelhano, como os argentinos preferem cham-lo), lngua materna dos argentinos. Tradicionalmente, a Argentina indicada como um dos pases latino-americanos com melhor nvel de vida. A Argentina tem um bom sistema educativo (a educao primria, por exemplo, gratuita e obrigatria para crianas entre cinco e dezessete anos), uma baixa taxa de analfabetismo, entre outros indicadores favorveis.

Etnias
Tal como acontece com outras reas de novos assentamentos, como o Canad, Austrlia, Brasil e Estados Unidos, a Argentina considerada um pas deimigrantes.[25] A maioria dos argentinos so descendentes de colonos da era colonial e de imigrantes europeus do sculo XIX e XX.[26] A Argentina perdia apenas para os Estados Unidos em nmero de imigrantes europeus recebidos e, nessa poca, sua populao dobrava a cada duas dcadas. A maioria destes imigrantes europeus vieram da Itlia e Espanha.[27] 86,4% da populao da Argentina se autoidentifica como sendo de ascendncia europeia. Estima-se que 8% da populao mestia e 4% so de ascendncia rabe ou asitica.[26] No ltimo censo nacional, 600.000 argentinos (1,6%) autoidentificaram como indgenas. O recente fluxo de imigrao ilegal tem sido proveniente de pases como Bolvia e Paraguai, com nmeros menores do Peru, Equador e Romnia. O governo argentino estima que 750 000 habitantes no tenham documentos oficiais e lanou um programa chamado "Patria Grande", para incentivar imigrantes ilegais a declarar seu estatuto, em troca de vistos de residncia de dois anos - at agora mais de 670 mil pedidos foram processados no mbito do programa. Na Argentina, a herana europia a predominante, mas com significativa herana indgena, e presena de contribuio africana tambm. Um estudo gentico realizado em 2009 revelou que a composio da Argentina 78,50% europia, 17,30% indgena e 4,20% africana. Em Buenos Aires, um estudo gentico encontrou contribuio indgena de 15,80% e africana de 4,30%. Na regio de La Plata, as contribuies europia, indgena e africana foram, respectivamente, 67.55% (+/-2.7), 25.9% (+/-4.3), e 6.5% (+/-6.4). Quanto populao de Mendoza, um estudo gentico encontrou a seguinte composio autossmica (DNA herdado tanto por parte de me quanto por parte de pai e que permite inferir toda a ancestralidade de um indivduo): 46,80% de ancestralidade europia, 31,60% indgena e 21,50% africana.

Na linhagem materna (DNA mitocondrial), de acordo com um estudo gentico de 2004, 56% da populao da Argentina possui DNA mitocondrial amerndio.

Educao
Depois da independncia, a Argentina construiu um sistema nacional de educao pblica se espelhando nas outras naes, colocando o pas em uma boa colocao no ranking global de alfabetizao. Atualmente o pas tem um ndice de alfabetizao de 97% e trs em cada oito adultos acima de 20 anos completaram os estudos da escola secundria ou superior. A ida para a escola obrigatria dos 5 aos 17 anos. O sistema escolar da Argentina consiste em uma nvel primrio que dura de seis a sete anos, e um secundrio que dura de cinco a seis anos. Na dcada de 1990 o sistema foi dividido em diferentes tipos de instituies de ensino secundrio, chamadas "Educacion Secundaria" e a "Polimodal". Algumas provncias adotaram o "Polimodal" enquanto outras no. Um projeto no Executivo para acabar com essa medida e retornar ao sistema mais tradicional de educao de nvel secundrio foi aprovado em 2006. O ex-presidente Domingo Faustino Sarmiento creditado pela esmagadora maioria por ter implementado o moderno e gratuito sistema educacional na Argentina. A reforma universitria em 1918 formou a atual representao emtripartite da maioria das universidades pblicas. A educao mantida pelas taxas em todos os nveis de educao, exceto a maioria dos estudos de graduao. H vrias instituies de ensino privado no ensino primrio, secundrio e universitrio. Em torno de 11,4 milhes de pessoas esto recebendo educao formal de algum tipo em 2005. A educao pblica na Argentina gratuita do primrio at a universidade. Apesar da alfabetizao ser quase universal no incio de 1947, a maioria dos jovens tinha pouco acesso a educao depois dos sete anos obrigatrios durante a primeira metade do sculo XX; aps isso, quando o sistema de educao gratuita foi estendido para o secundrio e a universidade, a demanda por locais de ensino tem superado os planos feitos (particularmente desde a dcada de 1970). Consequentemente, a educao pblica est largamente em falta e em declnio, e isso ajudou a educao privada a crescer, apesar disso ter causado uma clara diferena entre aqueles que podem pagar por ela (normalmente a classe mdia e alta) e o resto da sociedade, j que as escolas privadas normalmente no tem sistemas de bolsa. Aproximadamente um em cada quatro estudantes do primrio e secundrio, e um em cada seis estudantes universitrios vo para instituies privadas.

Cultura
A cultura argentina tem importantes influncias europias. Buenos Aires, a seu capital cultural, amplamente caracterizada pela prevalncia de pessoas de ascendncia europeia e da imitao consciente dos estilos europeus na arquitetura. Outra influncia importante, os gachos e seu estilo de vida tradicional auto-suficiente. Finalmente, tradies indgenas americanas (como infuses de erva-mate) foram absorvidas pelo ambiente cultural geral.

ESCOLA ESTADUAL ANTONIO FERNANDES Nome: Thiago W. F. Leite N 38 Serie: 3 ano B Disciplina: Lingua estrangeira Espanhol

Navirai-MS 2012

ESCOLA ESTADUAL ANTONIO FERNANDES

TRABALHO DE ESPANHOL

NAVIRA-MS 2012

Vous aimerez peut-être aussi