Vous êtes sur la page 1sur 6

O IMAGINRIO CRISTO LATINO AMERICANO O Protestantismo Brasileiro fruto de alguns fatores que foram decisivos em sua construo.

. Existem basicamente trs alas, os Tradicionais, os Pentecostais e os NeoPentecostais. Os Tradicionais: Batistas, Presbiterianos, Metodistas, Congregacionais etc. que tiveram grande influncia na construo do que chamamos de Igreja. A Igreja Protestante vem conquistando seu espao em passos lentos, prova disso a expressiva votao na Candidata Presidncia do Pas Marina Silva, cerca de 20% dos eleitores apoiaram a Candidata, destes supe-se que a maioria seja de Protestantes, porm se levarmos em conta os eleitores Protestantes que votaram em outros candidatos, esta porcentagem poderia ser bem maior do que 20%. Fica ento um alerta para os Eleitos, os protestantes esto presentes e j so vistos como um povo unido. O censo do IBGE 2010 poder nos mostrar quantos realmente somos no Brasil, todavia para chegarmos onde estamos hoje, a histria teve em suas linhas pessoas e movimentos que influenciaram direta ou indiretamente a construo de um imaginrio cristo latino americano que hoje se faz presente. Os textos dos professores mile G. Leonard e Lauri Emilio Wirth nos levam aos corredores da histria revelando os fatores que impulsionaram a Igreja Protestante na Amrica Latina e nesta o Brasil. O Primeiro Fator: A colonizao Europia O mundo colonial dividiu-se basicamente entre duas potncias da poca: Portugal e Espanha, ambas de religio Catlica Romana. seria dividido entre Portugal e Espanha.
1

Com o tratado de Tordesilhas o mundo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Tordesilhas

O Cristianismo Catlico Romano foi introduzido nas terras descobertas como meio de consolidao do Imprio dos Reis e do Papa. A incorporao dos povos conquistados coroa europia estabeleceu uma hierarquia em que a cultura dominante suprime a conquistada impondo-se como centro do poder e da religio. O Segundo Fator: Os movimentos do Novo Mundo A Amrica Latina conquistada pela Europa passa a ser ento uma extenso da Europa, com um quintal ou terreiro das Coroas. O prof. Lauri descreve muito bem esta situao ao dizer que os povos descobertos por Colombo entraram no imaginrio Europeu como sendo os ndios asiticos que se buscavam, em busca das ndias descobriu-se a Amrica. O fator matria-prima no novo mundo era a afirmao de que os povos conquistados seriam moldados conforme o imaginrio europeu, convertendo-os cultura superior europia e nela o Catolicismo Apostlico e Romano. A citao da carta de Caminha mostra a viso europia sobre a terra descoberta, onde os ocupantes eram vistos como barros prontos a serem moldados segundo a vontade do artista. O imaginrio eurocntrico europeu trabalhado pelos jesutas transformou o Brasil em um estado Catlico. Todas as religies eram rejeitadas e perseguidas, a dominao religiosa envolvia tambm a dominao cultural.

O Terceiro Fator: A dominao da cultura Com a necessidade de se impor como Nao Dominante os povos conquistados eram obrigados pelas coroas a se adequarem nova realidade. De livres a escravos e vassalos da coroa os ndios tiveram a maneira de viver alterada; o relatrio de D. Pedro Fernandes exemplifica que certo religioso Salvador Rodrigues estava se adequando cultura dos ndios enquanto danava com eles, e que foi asperamente repreendido por seu superior D. Pedro Fernandes. Os jesutas atravs de sua catequese impunham no apenas a religio catlica aos ndios, mas principalmente a superioridade da raa atravs da cultura europia. Na dominao da cultura foi utilizada uma arma de destruio em massa chamada imposio da linguagem, atravs do aprendizado do portugus os nativos esqueceram-se de muitos de seus costumes, talvez maravilhados com a nova lngua ou quem sabe se aportuguesaram demais achando-se superiores a seus irmos. O fato que o portugus colonial foi imposto pela coroa como forma de dominao e consolidao do imprio. O Quarto Fator: A separao entre Igreja e Estado A igreja separa-se do estado 2, nos Estados Unidos foi por Tomas Jeferson em 1802 e no Brasil ocorreram desavenas entre catlicos e membros maons o que levou separao da igreja com o estado 3em 7 de janeiro de 1890 iniciando-se o perodo de pluralismo religioso. Porm, antes desta data foi firmada a Paz de Vestflia que ps fim em uma guerra que perdurara trinta anos, entre Catlicos, Luteranos e Calvinistas na Europa. O estado passa a ter poder supremo e nenhuma entidade o poderia superar, nesta poca a Igreja Catlica perdeu muitas de suas propriedades que foram confiscadas pelo governo. O Quinto Fator: O Livre Comrcio Alm do Estado e da Igreja surge o Comrcio, este reina at hoje soberano sobre todas as naes do mundo. O tratado firmado entre Portugal e Inglaterra em l810 enfraqueceu o catolicismo e abriu as portas mesmo que entreaberta ao protestantismo europeu. A cultura Anglo-Saxnica passa a ser sinnimo de civilizao. Importante lembrar
2 3

http://pt.wikipedia.org/wiki/Separa%C3%A7%C3%A3o_Igreja-Estado http://pt.wikipedia.org/wiki/Catolicismo_no_Brasil

que foi por presso inglesa que o Brasil libertou seus escravos a fim de manter comrcio a Inglaterra. Assim como o Imprio Romano abrindo estradas beneficiou a propagao do evangelho pelos Apstolos o livre comrcio beneficia o protestantismo da reforma no Brasil. O Sexto Fator: A reforma O Prof. Leonard em sua biografia relata bem a presena da reforma em solo brasileiro, a presena dos missionrios estrangeiros citados pelo Prof. Como Bandeirantes da f deu inicio nova face da populao Brasileira. Com o catolicismo enfraquecido pelo governo, os pioneiros trazem ao Pas uma nova forma de ao. Nem Pentecostais, nem Neo, os histricos foram os primeiros no envio de obreiros missionrios. Com isso o protestantismo passa a ter a cara da reforma. O Prof. Leonard primeiro historiador evanglico no Brasil buscou incansavelmente por fontes autnticas escritas e verbais, e em seu retorno sua terra natal levou alm da linguagem brasileira relatos verdicos do desenvolvimento do protestantismo no Brasil. Se os Alemes tivessem vencido a 2 Guerra Mundial o mundo talvez fosse nazista e no teramos Bblias no Brasil, mas se Lutero o Alemo, no tivesse protestado com 95 Teses em 31 de outubro de 1517 afixando-as na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg talvez a Amrica Latina continuasse 100% Catlica.4 A reforma para os protestantes uma ferramenta superior contra-reforma (Inquisio Catlica) visto que, ainda hoje colhemos seus frutos. Que vo desde livre expresso de f quando nasceu, at o decorrer dos sculos nos quais lembrada. O ltimo Fator: Protestantismo de Imigrao e de Misso a) Protestantismo de imigrao. Feito por Europeus em especial por alemes e por Norte-Americanos, deles surgiram as nossas igrejas histricas, um Exemplo atual deste tipo de Protestantismo a Igreja Crist Evanglica do Brasil que tem em seu quadro docente Doutores e Mestres que so missionrios de agncias internacionais de evangelismo. Ela conta com Alemes, Ingleses e Norte Americanos. Todos remunerados por suas agencias de envio.
4 5

Este tipo de

http://www.espacoacademico.com.br/034/34tc_lutero.htm Ver pagina do SETECEB, sua histria e seu quadro de professores os pioneiros e os atuais. http://www.seteceb.com.br/site/index.php

protestantismo visa o apoio Escolas, Igrejas e Associaes culturais. Conforme o texto a Igreja que mais se enquadra a Igreja de Confisso Luterana no Brasil. Como a marca de definio do protestantismo de imigrao a superioridade (pureza) da raa. A derrota na Segunda Guerra mostra que no a cor da pele e sim a do corao com seus ideais, que fortalecem o evangelho. b) Protestantismo de Misso Evangelizar o Mundo nesta gerao Frase de impacto utilizada em Edimburgo na conferncia. No realizada j que o Brasil ficou fora dos alvos evangelsticos da conferncia. negativo o fato de que o mercantilismo ingls viu como preparao de seu caminho a aceitao do protestantismo. O cristianismo de misso deixou o catolicismo numa esfera inferior na evoluo cultural da humanidade. O mundo moderno talvez abra os olhos e veja alem dos postes dolos a essncia do Cristianismo que era sem manchas e rugas. O que de fato com a Supremacia Norte Americana sobre Porto Rico e Cuba decreta do catolicismo sua subordinao e seu fracasso. Os presbiterianos, legtimos puritanos O Brasil foi Portugal com seu Catolicismo, que lhe conferiu sua imagem atual.
6

colonizaram a Amrica do Norte e com isso deram uma imagem Crist aos Estados Unidos.

Concluso A imagem que temos do Cristianismo Latino Americano tem duas vertentes, o catolicismo e o protestantismo, e ambos so frutos do bero europeu, quer seja por Portugal e Espanha ou pela Inglaterra e Alemanha. A face crist do mundo Latino Americano devese de fato aos feitos dos Catlicos e Protestantes da Europa. A efeito de Brasil, o catolicismo no foi to fracassado assim, visto que o Brasil o Pas com maior concentrao de catlicos no mundo.7 Cerca de 61%. Os fatores que deram Amrica Latina a forma religiosa que ela tem hoje, no foram fatores planejados, eles aconteceram naturalmente desde a colonizao at os protestantismos de imigrao e misses. Eles no foram um fim em si mesmos, mas foram os meios para que se chegasse ao que temos hoje.
6

http://www.teuministerio.com.br/BRSPIGBSDCMCMC/vsItemDisplay.dsp&objectID=C1244C32-F98E45E6-8D9898C507518127&method=display 7 Op.cit. pg. 3

O mundo segue em constante mudana a janela 10/40 est fechada, os muulmanos aumentam em nmero por nascidos e por convertidos; a Europa no mais to Crist, a Amrica no mais to pura. Os histricos no fazem mais histria, o terceiro mundo quer ser o primeiro, talvez seja hora, de se mudar a cara do mundo e torn-lo protestante. E quem sabe criar um imaginrio Latino Americano que seja legitimamente Brasileiro.

Elitnio Lopes Santana das Neves

Vous aimerez peut-être aussi