Vous êtes sur la page 1sur 8

Tutorial Como Limpar o Redutor do GNV

Este tpico direcionado a quem tem GNV instalado no carro, para orienta-lo no processo de limpeza e depois no processo de regulagem do GNV. Tenham pacincia pois o autor no sabe usar um Corel da vida, tendo que se virar com Paint e PhotoEditor Lembro que voc o responsvel pelo servio, portanto, no me responsabilizo por eventuais problemas causados, este tpico foi criado com o intuito de orientar da melhor maneira possvel o servio! Alguns carros podem apresentar maior dificuldade devido posio de instalao do redutor, ou ferramental diferente

Porque limpar o redutor de GNV??


Bom, como vocs devem saber, os compressores dos postos de abastecimento de GNV necessitam de manuteno peridica. Nesta manuteno peridica, os tcnicos aplicam um tipo de leo para lubrificar o compressor. Bom, como no existe mundo perfeito VW, os tcnicos aplicam lubrificante em demasia.

E o que acontece com o excesso??


O excesso expelido pelo compressor e vai para a tubulao de abastecimento dos carros GNV, isto , para o teu cilindro de GNV!! Conforme o tempo vai passando, o leo que est no cilindro encaminhado ao redutor de GNV do carro (pea responsvel por reduzir a presso do cilindro, de +200BAR para 1 BAR).

E o que ocorre?
Falhas durante o funcionamento: retomadas, engasgos em velocidade constante, entre outras falhas. E, quando voc manda o carro para o servio especializado com o intuito de sanar o problema, eles apenas fazem uma regulagem, que consiste em abrir um pouco o parafuso do GNV (o leo toma lugar nos orifcios do redutor, ento aumentando-se a presso sana-se o problema), para liberar mais gs para o motor (sim, teu carro acaba ficando mais gasto).

Como diagnosticar?
O redutor possui diversos locais para acumular o leo e manter o sistema em perfeito funcionamento. O diagnstico difcil e voc somente ver que a coisa est feia quando, embaixo do local do redutor, tudo estiver preto de leo e sujeira misturado!

Porque fazer o servio em casa?


Economizar R$80 que o pessoal cobra para fazer o servio! Voc precisar comprar WD40 (se quiser ser mais chato, um limpa contato para as conexes eltricas existentes), que barato, e ainda vai poder utiliza-lo em outras empreitadas! (eu j tinha os outros materiais em casa portanto, s gastei tempo para fazer o servio).

Nvel do servio:
No achei o servio difcil, mas trabalhoso e precisa de ateno (para desmontar e no estragar nada; e remontar perfeitamente depois). Voc limpa um local e logo ele fica sujo de leo que vem de outra parte do redutor e por a vai. Recomendo a desmont-lo

completamente e com muita ateno para no sobrar peas depois na hora de fazer a montagem de maneira correta e perfeita.

Tempo necessrio para o servio:


Depende completamente de voc, do teu conhecimento, tcnica e nvel de perfeccionismo (eu comecei s 10:30 e terminei s 16:00 do sbado, sendo que fiz pausa de 30 minutos para o almoo e tive que refazer duas vezes o processo de desmontagem/montagem pois apareceu leo sei l daonde, de dentro do redutor!!!).

Ferramentas necessrias:
Chaves de boca diversas, chave de fenda e philips, chaves Allen, WD40 (descarbonizante), jornal (bastante, ou papelo), graxa branca (vaselina), caixa de papelo (para guardar peas e parafusos) papel higinico (vulgo PH) e pano (estopa). Um compressor de ar pequeno para ajudar na retirada do leo e tirar o WD40 que fique no corpo do redutor, ajuda muito durante o servio. Para retirada completa do leo que fica nas membranas (ou diafragmas como queiram ) o compressor tambm ajuda bastante. Uma boa mesa e cadeira para sentar etrabalhar tambm recomendvel (trabalhar de p um saco!). Importante fazer o servio com motor frio, pois o redutor utiliza gua do sistema de arrefecimento para ser esquent-lo!!!.

Acessrios recomendados:
Braadeiras de metal diversas (caso alguma se entregue no servio), gua/fluido de radiador (sim, vai vazar um pouco do sistema), alguma mangueira de borracha caso alguma arrebente (sim, eu tive esta sorte e tive que fazer uma gambi. segunda-feira vou atrs duma mangueira para substituir).

Como proceder?
(os cinco primeiros passos so de EXTREMA importncia para a segurana do procedimento!!!) Forre a bancada com jornal (ou papelo) para evitar maiores sujeiras (trabalhar em local

limpo sempre bom e evita estresses com pai, irmo ). Retire a caixa de ressonncia. Fechar COMPLEMTAMENTE a vlvula de segurana do cilindro de GNV, no porta-malas; Ligar o carro na gasolina, esperar um pouco (10 segundos ta timo, para lubrificar as vlvulas); Passar o carro para o GNV e esperar ele morrer: com este procedimento, voc tira a presso de GNV que est na linha, confira o manmetro e veja se ele est marcando tanque vazio, isto , ZERO!!!; Retirar o redutor de GNV (vide foto 01): Com uma chave de boca 14, retire a tubulao de alta presso que est ligada entrada do redutor. Com uma cave de boca 13, retire o parafuso que prende o redutor a carroceria do veculo; com a chave de fenda/philips, solte as braadeiras que prendem as mangueiras de aquecimento (as de gua, existe uma na parte de cima do redutor, junto a mangueira de sada do GNV, e outra em baixo do redutor; vai vazar gua do sistema de arrefecimento quando voc retirar estas mangueiras) e linha de GNV (aquela preta mais grossa que vai para o coletor de admisso), depois retire as mangueiras com cuidado para no avariar nenhuma conexo do redutor. Voc precisar, tambm, duma chave Allen para tirar um parafuso que prende o

aterramento do sensor eletrnico de funcionamento do redutor e outro fio do manmetro de presso na carcaa do redutor. (NOTA: o tamanho das chaves pode variar duma instalao para outra, portanto recomendo ter um bom e completo jogo de chaves de boca a disposio. Chaves cachimbo tambm ajudam, mas no precisei de nenhuma para fazer o servio).

Foto01 Depois de retir-lo, cuidado para no sair pingando leo ou gua pelo cho ou carro Olhe a foto 02 e veja a quantidade de leo que existia dentro do redutor

Foto 02

Levar o redutor para a bancada e comece a dissecao (vide Fotos 03 e 04):


Com a chave Allen, v retirando os parafusos existentes (como so 4 parafusos em cada local, retire-os devagar, uma volta cada um e cuidado que existem molas dentro de certos locais). Retire as carcaas (no acho necessrio desmontar o local onde passa a gua, ele at difcil de ser aberto), diafragmas (com MUITO cuidado para no estrag-los, pois se um diafragma rasgar voc estar ferrado e dever comprar um!

Foto 03

Foto 04 O diafragma preso por 6 parafusos de fenda (Foto 05 e 06, onde fica o encaixa do redutor da chapa ao chassi), tem um encaixe por dentro (vide o detalhe do encaixe na Foto 07; nesta foto, voc pode perceber como ainda existe leo no local) e DEVE ser retirado com muito cuidado!!!).

Foto 05

Foto 06

Foto 07 Guarde os parafusos em uma caixa para no perd-los (Foto 08), separe os diafragmas em outro local onde no exista risco de existir algum choque mecnico. Nota: retire apenas as capas e diafragmas, certas peas e parafusos internos melhor deixar no local que se encontram!

Foto 08

Aps tudo desmontado, comece a limpeza:


Use o WD40 para limpar as partes de metal e dissolver o leo existente (no aplicar WD40 nos bocais onde passa a gua para aquecimento). Limpe, e muito bem: no economize! Certifique-se que tudo esteja completamente limpo (vide Foto 09: pegue o redutor e vire-o em todas as posies (de cabea para baixo, de lado espere um pouco em cada posio para ver se o leo no escorre) para ter certeza que o WD40 agiu e limpou tudo (cuidado com os dedos em certas partes do redutor, para no estrag-lo).

Foto 09 Use o limpa-contatos para limpar os dois conectores dum equipamento eletrnico do GNV que est no redutor (sei l o nome do coitado ), e o conector do manmetro.

Aps tudo limpo, comece a limpar e secar os locais com PH, para no deixar fiapos. E cuidado para no estragar ou entortar alguma pea!!! Nota: cuidado com o WD40, pois se este produto pegar na capinha do manmetro, ele pode derreter (a voc precisar de lixa 1200 e massa de polir para deixa-lo legvel de novo sim, eu fiz esta cagada!). Para garantir, no aplicar o WD40 nos diafragmas, vai que WD40 ataque borrachas n Limpe o redutor por fora tambm (ah eu sou chato mesmo! At isto fiz). Aps tudo limpo e seco, passe um jato de ar com o compressor (para garantir ) e deixe o redutor descansando num canto da bancada.

Parta para a limpeza dos diafragmas, com o uso do PH.


Se quiser, voc pode usar estopas todavia, o servio necessariamente dever ser finalizado com PH para no ficar um fiapo sequer. Use jatos de ar do compressor para limpar o local entre a membrana e a parte metlica ou o PH, caso no tenha o compressor (dobre-o e v limpando). Voc se lembra da graxa branca (vaselina)? Pois pegue um pedao de PH com um pouco de vaselina e passe-a no diafragma (no passar em demasia, RETIRAR O EXCESSO!!!).

ltimos Passos:
Confira mais uma vez o redutor, para ver se no surgiu algum indcio de leo se estiver sujo, limpe-o de novo. TEM que ficar 100% limpo!!! Se tudo estiver 100% limpo, comece o processo inverso: a montagem! Faa tudo devagar e sem pressa, com muita ateno na colocao dos diafragmas para o encaixe ficar perfeito! Ateno na colocao do diafragma grande, pois ele tem a chapa! Use uma chave de fenda pequena para encaixar! Aperte os parafusos em X (isto , os opostos sempre). Sempre aperte-os muito devagar, uma volta de cada vez, lembre-se da mola duma das peas o servios necessita ateno total para ficar perfeito! Aperte todos os parafusos bem (no arroche,vai que a rosca espane!!!). Lembre-se que, na recolocao do redutor, um dos parafusos dever ser retirado para o aterramento de alguns fios Depois de tudo montado, conectado, braadeiras 100% colocadas e apertadas, revise as conexes! Lembre-se: quando voc reabrir a vlvula do cilindro de GNV, o sistema ser altamente pressurizado!!! Segurana em primeiro lugar!!! Abra a vlvula do cilindro do GNV e v para a frente do cap. Cheire tudo o que tiver pela frente a procura do cheiro de GNV, de algum vazamento. Se no tiver cheiro complete a gua do sistema de arrefecimento (ponha at o limite mximo) e bata o arranque na gasolina, espere um pouco e converta para o GNV! Se o motor ameaar morrer ou ficar com marcha lenta baixa, a chegou a hora de VOC fazer a regulagem do

GNV! Vou postar um tpico do ZetecClub aqui, sobre como fazer a regulagem Tutorial enviado pelo membro edgar_rs.

Vous aimerez peut-être aussi