Vous êtes sur la page 1sur 14

Unidade: Pesquisa Cientfica

Unidade I:

Unidade: Pesquisa Cientfica


Aula Virtual 12: Organizao e elaborao de um projeto de pesquisa cientfica.

Ol, pessoal! As aulas anteriores ofereceram material imprescindvel para

fundamentar a produo de um trabalho acadmico. Nesta ltima unidade, a IV, esses conhecimentos sero aplicados na elaborao da monografia que deve ser planejada e exposta sistematicamente em um projeto de pesquisa, como uma carta de intenes. A elaborao de um projeto de pesquisa o momento de registro dos interesses e inquietaes sugeridos pelas leituras, aulas, debates e experincias advindas das vivncias propiciadas pelas participaes em congressos, seminrios e cursos que ampliam o repertrio referente ao tema da pesquisa dos alunos de graduao. Em algumas universidades, este trabalho uma exigncia parcial para a obteno do ttulo de bacharel, representando uma relao entre os contedos abordados e trabalhos desenvolvidos durante o transcorrer do curso com o tema escolhido pelos novos pesquisadores. As diferentes disciplinas integrantes da grade de um curso universitrio permitem a formao de um arcabouo terico-metodolgico, que subsidiar a estruturao de uma problemtica estimuladora da investigao, e o contato com os mtodos e as tcnicas convertem-se em ferramentas para a sua realizao. Interessa frisar, ainda, a suma importncia do contato com os colegas e professores portadores de significativas experincias na rea do conhecimento, ou mesmo no estudo do tema escolhido. O trabalho acadmico impe uma grande abertura ao estudo, envolvendo uma trama de inter-relaes que ampliam e aprofundam o repertrio dos estudantes. Destacam-se essas relaes, muitas vezes, como geradoras de profcua orientao voltada ao dialogo e colaborao com estes novos pesquisadores nos caminhos cientficos.
Unidade: Pesquisa Cientfica

Importa acrescentar o impulso que move o pesquisador a discutir a sua problemtica, porque importante para ele estud-la especificamente. Qual verdadeiramente a justificativa para a realizao deste trabalho tanto do ponto de vista intelectual, quanto do ponto de vista social e emocional. O momento em que tal justificativa do tema e suas interfaces se tornam uma presena constante no pensamento cotidiano do pesquisador exatamente o da sua transmutao em um projeto de pesquisa dentro das normas acadmicas. Tal projeto ser a grande referncia - mesmo que provisria - para desencadear o processo de apreenso do objeto de estudo, graas a sua estrutura organizacional, constituda por elementos textuais1 indicadores do seu planejamento arrolados na sequncia:

- Ttulo e subttulo do projeto - Anncio - em sntese - do teor do trabalho,

e da sua especificidade proposta pelo pesquisador. O exemplo do ttulo de uma obra clssica da Sociologia Urbana de Robert Erza Park - considerado o grande precursor dos estudos urbanos - poderia contribuir para essa ideia. A cidade: Sugestes para a investigao do comportamento humano no meio urbano 2 - Introduo /Apresentao Determinao e delimitao do tema - Exposio e descrio

pormenorizada do assunto, sua origem, atualidade, significado no meio acadmico e na vida do pesquisador. Interessam, tambm, arrolar a literatura existente, e os especialistas que possam ser consultados mediante a sua
Unidade: Pesquisa Cientfica

produo, ou orientao demarcao e viabilidade da execuo do projeto.

J anunciados na Aula Virtual 11: Normas da Associao Brasileira de Normas

Tcnicas ABNT.

Esse espao onde se inserem os debates travados na rea, expressos no balano crtico elaborado pelo pesquisador, como referncia e ponto de partida do seu estudo. Delimitar o assunto impe a diferenciar o sujeito do objeto de estudo. O sujeito se refere ao domnio do assunto a ser estudado, e o objeto o foco do contedo a ser pesquisado e discutido. O exemplo anterior ainda pode esclarecer: A cidade - corresponderia ao domnio da pesquisa, seu universo. E Sugestes para a investigao do comportamento humano no meio urbano - corresponderia o objeto da pesquisa, ou seja, o seu foco.

Impe-se, ainda, demarcar a extenso o sujeito e do objeto de estudo recorrendo aos complementos, circunstncias de tempo - espao, adjetivos explicativos - que estabelecem as respectivas condies essenciais - e, restritivos - que estabelecem as respectivas condies acidentais. Partindo do ttulo acima, exemplificam-se: (...) no meio urbano expresso que funcionaria como um adjetivo explicativo. Se fosse acrescentada a expresso na atualidade a expresso corresponderia a um adjetivo restritivo.

Formulao do problema - O discernimento e a perspectiva com que se entendem o assunto da pesquisa, permitem detectar um problema a ser discutido, visto que no se justifica o trabalho de pesquisa se no propuser uma problemtica a ser superada. Apresentao da justificativa - O elemento textual do projeto que fundamenta as razes ou necessidades que levaram o pesquisador a se debruar sobre o tema. A sua redao deve apresentar argumentos convincentes de que existe inegvel relevncia em seu estudo, dado o estgio em que se encontra sua discusso no mundo acadmico e, conforme a sua especificidade e abrangncia, na sociedade em geral.
Unidade: Pesquisa Cientfica

Exposio dos objetivos - Os objetivos gerais esclarecem a

pretenso do autor em realizar o seu trabalho. Relacionam-se com a sua viso sobre o tema construda a partir do repertorio adquirido pelas leituras, discusses e experincias. J os objetivos especficos tm uma feio mais particular. Esto ligados peculiaridade da pesquisa em desenvolvimento. Com propsito instrumental, podem operacionalizar os objetivos gerais, favorecendo desse modo, a sua concretizao.

3- Construo de hipteses -

As afirmaes motivadoras da gnese do

trabalho que emanam do quadro referencial do pesquisador e devero ser demonstradas, mediante a enunciao articulada de argumentos que as comprovem de forma lgica e racional superando a problemtica exposta de forma sistemtica, cientfica. a chamada tese do trabalho.

4 - Explicitao do quadro terico - De acordo com Antonio Joaquim Severino importante esta explicitao, pois:
O quadro terico constitui o universo de princpios, categorias e conceitos, formando sistematicamente u conjunto logicamente coerente, dentro do qual o trabalho do pesquisador se fundamenta e desenvolve. (...) No pode agregar num nico, quadro elementos

tericos incompatveis entre si, ainda quando modelos diferentes pudessem ser mais teis para a soluo de diferentes

processamentos de raciocnio ou de diferentes aspectos do problema. Fuses artificiais de modelos incoerentes levam necessariamente ao sincretismo lgico-filosfico, de pouca validade para o trabalho cientfico.
2

5 - Indicao das variveis -

Na literatura referente disciplina de


Unidade: Pesquisa Cientfica

Metodologia Cientfica existem diversas classificaes das variveis. Como referncia de uma sntese bastante abrangente, pode-se recorrer Maria Margarida de Andrade:

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Cientfico. 19. ed. So Paulo: Cortez, 2000.p125.

Variveis so fatores e circunstncias que influem direta ou indiretamente sobre o fato ou o fenmeno que est sendo investigado. Se uma pesquisa tem por objetivo evidenciar que os pases desenvolvidos apresentam baixo ndice de analfabetismo as varveis so/; desenvolvimento econmico e ndice de analfabetismo. So os dois fatores diretamente relacionados com o fenmeno a ser pesquisado. As variveis podem ser dependentes e independentes. As varveis independentes so as que influenciam as dependentes. Uma pesquisa que pretenda demonstrar o efeito da motivao sobre a melhoria de desempenho escolar apresentar:

Varivel independente

________

Varivel dependente

Motivao
____________

Desempenho escolar

Variveis so assim denominadas porque variam, podem assumir diferentes aspectos, abranger diferentes valores em cada caso, em cada pesquisa. (...) podem ser extremamente relevantes para um tipo de pesquisa e no serem significativas para outras. Portanto, cada pesquisa procede indicao das variveis relevantes para aquele caso especfico.
3

6 - Referncias metodolgicas e tcnicas4 - Esta apresentao bastante ampla porque envolve uma gama imensa de questes que emanam da prpria natureza da pesquisa. Assim, se a pesquisa for: A - emprica: exigir trabalho de campo ou experimentos em laboratrios, caracterizada pela funo do objeto de estudo como fonte de informao para o pesquisador. B - terica ou histrica: exigir a consulta em fontes documentais, livros, monografias, teses.
Unidade: Pesquisa Cientfica

Andrade. M. M. de. Introduo metodologia do trabalho Cientfico. p.144.

A Aula Virtual - 13 - Projeto de pesquisa; aspectos metodolgicos e tcnicos, fornecer elementos mais especficos sobre o assunto.

C - combinada: exigir a utilizao das duas formas de pesquisa. Intrinsecamente ligados aos tipos de pesquisas acima mencionados, devem ser enunciados no projeto de pesquisa os mtodos de abordagem, de procedimentos e as tcnicas especificas a cada um deles que os operacionalizam graas utilizao do instrumental apropriado.

7 - Cronograma da pesquisa.

Este o instrumento onde se insere o

detalhamento e o andamento do trabalho em compasso com o calendrio, considerando o tempo disponvel para a sua execuo. Deve-se considerar que estas etapas, na maioria das vezes, como j foram apontadas em outra aula virtual, ocorrem simultaneamente. guisa de ilustrao, segue um modelo simples para orientar elaborao: sua

Cronograma de pesquisa
Especificao / Meses Levantamento das fontes Leitura e fichamento Coleta e seleo dos dados Reviso bibliogrfica Anlise crtica do material Redao provisria Entrega ao orientador Reviso e redao final Entrega dos exemplares Defesa da Monografia 2010 Mar X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X Abr Mai Jun Ago Set/Out

8 - Indicaes dos Documentos e da Bibliografia - No projeto de pesquisa devem aparecer as fontes e a bibliografia iniciais, lidas analisadas e criticadas para fundamentar a elaborao do prprio projeto. Elas servem como alavanca para o levantamento das novas fontes que podero ser exploradas pelo pesquisador.

Unidade: Pesquisa Cientfica

Provenientes das primeiras leituras sobre o tema a ser estudado, esta bibliografia realiza um papel importante na delimitao do problema. Exatamente por isso, ela provisria, pois no decorrer do processo de trabalho, novas fontes surgiro para fundament-lo. A par dessa bibliografia consultada, pode constar outra referente ao tema do trabalho, a ser explorada durante o processo de construo das diferentes fases da pesquisa:

1 - Terica - Esta bibliografia deve ser consultada com o sentido de obter os conceitos, as categorias referentes rea do conhecimento em que est sendo elaborada a pesquisa.

2 - Metodolgica -

a bibliografia que embasa

o levantamento das

informaes sobre os mtodos e tcnicas reconhecidos como cientficos que, selecionados, fundamentaro o trabalho do ponto de vista metodolgico. "Faz parte da pesquisa metodolgica o estudo dos paradigmas, as crises da cincia, os mtodos e as tcnicas dominantes da produo cientfica" .
5

3- Especializada -

Poder focalizar trabalhos sobre a mesma rea do

conhecimento ou sobre o mesmo tema do trabalho, abordado com outras perspectivas.

DEMO, Pedro. Pesquisa e construo do conhecimento: metodologia cientfica no caminho de Habermas. p.36. ________. Metodologia do conhecimento cientfico. p.20

Unidade: Pesquisa Cientfica

Aula Virtual 13: Organizao e elaborao do relatrio tcnico de pesquisa cientfica.


Ol, pessoal! Depois de pronto, o projeto de pesquisa permite visualizar a estrutura organizada do contedo dos trabalhos acadmicos, no caso, a monografia ou o TCC. Lembrando, porm, sempre sua provisoriedade, dada a flexibilidade do trabalho em confronto com as reais condies encontradas no decorrer da sua execuo. O projeto delineia escolhas do pesquisador, etapas, estratgias e instrumentos integrantes do percurso deste processo que devem registrados pelo pesquisador em relatrios - finais ou progressivos - cuja apresentao solicitada em meio ou ao trmino da produo do trabalho, pelo coordenador, orientador ou agncias de fomento pesquisa. O relatrio tem por objetivo recuperar a histria do processo de execuo do trabalho de pesquisa, apresentando o estgio em que se encontra no momento de sua redao, mediante os resultados obtidos. Para Eva M. Lakatos e Marina M. Marconi, o relatrio:
mais do que a apresentao dos dados coletados, pois tem um propsito: comunicar os resultados da pesquisa em toda a sua dimenso, apresentando fatos, dados, procedimentos utilizados, resultados obtidos, anlise, chegando a certas concluses e recomendaes. 6

Considerando-se o propsito mencionado, sua relao intrnseca com o projeto cientfico em evoluo, que gerou a pesquisa em curso e a sua prpria redao ao descrever, sintetizar, comentar as concluses ou que se refere aos aspectos formais ou exteriores ao projeto. Entretanto, alguns dos elementos textuais vo sofrer transformaes significativas: 1 Ttulo do projeto/ relatrio
Unidade: Pesquisa Cientfica

LAKATOS, E. M.e MARCONI M. de A. Tcnicas de Pesquisa. p. 220.

2Introduo /Apresentao Determinao, delimitao do tema / Apresentao da justificativa / Exposio dos objetivos gerais, especficos / Formulao do problema podem apresentar algumas modificaes produzidas pela sua

concretizao, da a necessidade em reorientar a explicitao, o significado, e alguns aspectos antes anunciados. 3 Explicitao do quadro terico - pode tambm apresentar modificaes, da a necessidade em rediscutir alguns aspectos tericos antes anunciados. 4 Construo de hipteses / Indicao das variveis em relao apresentao dos dados e sua anlise - apresentao das evidncias que possibilitam a verificao - ou no - da validade pela apresentao dos dados da pesquisa. 5 Interpretao dos resultados - espao para o registro dos resultados da comprovao das hipteses e do estabelecimento das variveis.
Corresponde parte mais importante do relatrio. aqui que so transcritos os resultados, agora sob formas de evidncia para a confirmao ou refutao das hipteses. Estas se do segundo a relevncia dos dados demonstrados na parte anterior. Quando os dados so irrelevantes, inconclusivos, insuficientes, no se pode nem confirmar nem refutar a hiptese. (...) (...) necessrio assinalar: - as discrepncias entre os fatos obtidos e os previstos nas hipteses; - a comprovao ou refutao da hiptese, ou ainda a impossibilidade de realiz-la; (...) - especificao da maneira pela qual foi feita a validao das hipteses (...) como s provas obtidas mantm a sustentabilidade da teoria, determinam sua imitao, ou at, a sua rejeio. (...)
7

6 Referncias metodolgicas e tcnicas - modificaes de acordo com a 7 Cronograma da pesquisa - dependendo do ritmo dos trabalhos, possvel realizar os ajustes no calendrio da pesquisa. 8 Reviso nas indicaes dos documentos e da bibliografia - Avaliao da literatura sobre o tema e o foco da pesquisa. Algumas obras referendadas
Unidade: Pesquisa Cientfica

comprovao ou no das hipteses.

LAKATOS, E. M.e MARCONI M. de A. Metodologia do trabalho cientfico. p. 22,23.

pelas primeiras leituras devem ser adicionadas, e aquelas que no eram pertinentes ao estudo nem do ponto de vista terico-metodolgico, nem do ponto especfico podem ser descartadas. 9 Concluses / Recomendaes - Sntese e balano do desenvolvimento da pesquisa, pautados na apresentao dos dados e na discusso e interpretao dos resultados. Exposio de tudo o que foi realizado e o que ainda h para realizar, na continuidade dos trabalhos, se o relatrio for progressivo. O texto deve sumariar, interpretar as descobertas, as comprovaes das hipteses; como, tambm, apontar os limites com coeso e conciso, enfatizando os xitos obtidos com o trabalho. A redao da concluso pressupe sugestes para novos trabalhos com outros recortes ou perspectivas sobre o tema em si, ou com suas possveis interfaces. No caso de pesquisa aplicada, elas sero valiosas informaes, observaes e experincias para outros pesquisadores. 10 Referncias: - materiais suplementares que integram o conjunto da pesquisa. Apndices: produzidos pelo prprio autor do trabalho Anexos: produzido por outros autores. 8 Interessa acrescentar que o relatrio tambm deve respeitar as normas dos aspectos exteriores dos trabalhos acadmicos recomendadas pela ABNT.

Consideraes finais sobre a redao da pesquisa cientifica


Atualmente, existem muitos manuais de redao acadmica

prescrevendo uma linguagem que no se consegue de uma hora para outra. Embora deva se registrar aqui a aceitao de linguagens mais coloquiais em algumas instituies, a leitura de obras acadmicas, a observncia das expresses e do estilo dos estudiosos do campo do conhecimento sobre a qual se pesquisa permitem incorporar esta linguagem ao texto do aluno de graduao.
Unidade: Pesquisa Cientfica

LAKATOS, E. M.e MARCONI M. de A. Tcnicas de Pesquisa. p. 224.

10

De qualquer modo, a utilizao de uma linguagem simples, objetiva, cuidadosa em no resvalar no vocabulrio popular, na gria ou no rebuscamento; mas correta em relao s regras gramaticais e ortogrficas, deve garantir certa tranquilidade ao redator iniciante. Seguem algumas recomendaes dos especialistas na rea: usar sempre frases curtas que facilitem a compreenso da ideia que se quer passar para o leitor. Frases longas apresentam o risco de o leitor compreender de forma equivocada; usar sempre a forma impessoal e nunca usar eu ou ns, como, por exemplo, em vez de implementei um prottipo, usa-se um prottipo foi implementado (nunca usar podemos, veremos, aplicaremos , etc.); nunca apresentar impresses pessoais a respeito de um tema, como, por exemplo: tive uma impresso boa do programa, achei que ele poderia ter sido mais eficiente, etc.;

apresentar palavras em lngua estrangeira em itlico (mesmo que a


palavra seja encontrada nos dicionrios nacionais, preciso verificar se no se trata de um estrangeirismo), preferindo palavras equivalentes na lngua verncula, sempre que for possvel;

descrever os procedimentos realizados sempre no passado;


escolhido o procedimento....

na voz

passiva, que valoriza a realizao, no o seu autor. Por exemplo: foi

evitar o uso de abreviaes: permitidas apenas nas notas de rodap, nas bibliografias e tabelas. Como finalizao do curso de Metodologia Cientfica, oportuno

asseverar que o respeito a estas recomendaes dos especialistas da rea


Unidade: Pesquisa Cientfica

convertero a elaborao de todos os gneros de trabalhos de graduao aqui abordados - em estudos significativos. A produo rigorosa de cada um deles ser perceptvel na sustentao terico-metodolgica do Trabalho de Concluso de Curso. Com essa perspectiva, ser reconhecido como cuidadoso e confivel pela comunidade acadmica.

11

Referncias
Andrade. M. M. de. Introduo metodologia do trabalho Cientfico. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2001.

Cervo A. L.; Bervian P. A.. Metodologia Cientfica. Graw-Hill do Brasil, 1983.

DEMO, Pedro. Pesquisa e construo do conhecimento: metodologia cientfica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.

________. Metodologia do conhecimento cientfico. So Paulo: Atlas, 2000.

GIL, C. Mtodos e tcnicas em pesquisa social. So Paulo: Atlas, 1999.

LAKATOS, E. M.e MARCONI M. de A. Metodologia Cientfica. So Paulo: Atlas, 2004.

________. Tcnicas de Pesquisa. 5.ed.So Paulo: Atlas, 2002.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Cientfico. 19. ed. So Paulo: Cortez, 2000.

Internet <http://ensinoatual.com/blog/?p=551>. Acesso em: 30 de ago. 2010. <http://admin.metodistadosul.edu.br/tools//download/download.php4?arquivo=s ec415////Manual_IPA_2006_070806.pdf>.Acesso em: 30 de ago. 2010. <http://www.pucrs.br/manualred/>. Acesso em: 3 de set. 2010.
Unidade: Pesquisa Cientfica

<http://www4.pucsp.br/isfc/proceedings/Artigos%20pdf/40acd_mottaroth_828a8 60.pdf>. Acesso em: 3 de set. 2010.

12

Responsvel pelo Contedo: Prof. Dra. Clia Mara Estrella.

www.cruzeirodosul.edu.br Campus Liberdade Rua Galvo Bueno, 868 01506-000 So Paulo SP Brasil Tel: (55 11) 3385-3000

13

Vous aimerez peut-être aussi