Vous êtes sur la page 1sur 10

Capacidade assertiva

SA2 Jorge Jlio

CP7

ndice

Pag.1 Capa Pag.2 ndice Pg.3 Introduo Pg.4 O que assertividade ? Pag.5 Capacidade assertiva Pag.6 Capacidade assertiva Pag.7 Comportamento no assertivo Pag.8 Como ser mais assertivo ? Pag.9 Bibliografia Pag.10 Concluso

Introduo
Este trabalho foi nos proposto pela professora Ana Paulino , no mbito da disciplina de CP7 , o tema que escolhi a capacidade assertiva . Vou explicar o que a capacidade assertiva , onde a usamos , etc.

O que assertividade ?
Assertividade , que no se encontra ainda nos dicionrios , tempo bem formado para indicar a qualidade de assertivo , isto relativo a assero , afirmativo . Poder , assim , aplicar se a uma pessoa com facilidade em convencer .

O comportamento assertivo pode ser definido como aquele que envolve a expresso direta , pela pessoa , das suas necessidades ou preferncias , emoes e opinies sem que , ao faze-lo , ela experiencie ansiedade indevida ou excessiva , e sem ser hostil para pp interlocutor . , por outras palavras , aquele que permite defender os prprios direitos sem violar os diretos dos outros .

Capacidade assertiva
Um aspeto que importante ter em conta que NINGUM 100% assertivo com todas as pessoas e em todas as situaes. Para cada pessoa, a facilidade que tem em comportar-se de forma assertiva depende muito da pessoa a quem esse comportamento se dirige (pais, professores, amigos, namorado/a, crianas, etc) e da situao em que se encontra (autoafirmao, expresso de sentimentos positivos, expresso de sentimentos negativos, etc). Quando muito, pode-se dizer que a pessoa assertiva capaz de se comportar com assertividade no uma caracterstica inata que se tem ou no. O que acontece que, as aprendizagens que uma pessoa fez ao longo da vida conduzem a que, no momento atual, ela tenha ou no a capacidade de se comportar de forma assertiva. Embora seja difcil dizer quais os motivos que fizeram com que, no presente, determinada pessoa tenha dificuldade em se comportar de forma assertiva com determinadas pessoas e em determinadas situaes, existe um conjunto de fatores que podem ser considerados. Por exemplo, muitas vezes as pessoas tm dificuldade em se comportar de forma assertiva em determinados momentos porque, no passado, foram repetidamente punidas, fsica ou verbalmente, por se expressarem em momentos semelhantes. A assertividade uma escolha. Da mesma forma que determinada pessoa aprendeu a comporta-se de forma no assertiva, pode aprender um conjunto de competncias que lhe permitam comportar-se com maior assertividade. Que vantagens tem em faz-lo? A resposta a esta questo pode ser dada, em primeiro lugar, pela anlise das consequncias de cada tipo de comportamento. importante no esquecer que os comportamentos que temos no ocorrem num vcuo eles repercutem sobre a pessoa que os tem e sobre aquele que os recebe, quer de forma imediata, quer a longo prazo. O que acontece que, ainda que os comportamentos no assertivos tenham, a curto-prazo, algumas consequncias positivas para o prprio (que , alis, o que explica que se mantenham), as suas consequncias so, num balano global, negativas; os comportamentos assertivos so, por outro lado, quase universalmente vantajosos.

Se ainda no ests convencido, tem em ateno o seguinte: a assertividade, depois de aprendida, poder vir a ser mais uma ferramenta, de entre o conjunto de que j dispes. Nada te obriga a utiliz-la, mas caso ela se venha a revelar necessria, bom saber que l est. A primeira mudana interna, e passa por adquirir conhecimento dos direitos que te assistem (e, igualmente, a cada uma das pessoas que te rodeiam). Uma amostra destes direitos poder ser a seguinte: - Eu tenho o direito de ser respeitado e tratado de igual para igual, qualquer que seja o papel que desempenho ou o meu estatuto social. - Eu tenho o direito de manter os meus prprios valores, desde que eles respeitem os direitos dos outros - Eu tenho o direito de expressar os meus sentimentos e opinies. - Eu tenho o direito de expressar as minhas necessidades e de pedir o que quero - Eu tenho o direito de dizer no sem me sentir culpado por isso - Eu tenho o direito de pedir ajuda e de escolher se quero prestar ajuda a algum - Eu tenho o direito de me sentir bem comigo prprio sem sentir necessidade de me justificar perante os outros - Eu tenho o direito de mudar de opinio - Eu tenho o direito de pensar antes de agir ou de tomar uma deciso - Eu tenho o direito de dizer eu no estou a perceber e pedir que me esclaream ou ajudem - Eu tenho o direito de cometer erros sem me sentir culpado - Eu tenho o direito de fixar os meus prprios objetivos de vida e lutar para que as minhas expectativas sejam realizadas, desde que respeite os direitos dos outros. O passo seguinte o de defender os teus direitos de uma forma que seja eficaz. Isto requer a aquisio e treino de um conjunto de aptides. De entre o seguinte conjunto de tcnicas, escolhe aquelas que pensas que te sero mais teis e adapta-as ao teu estilo pessoal: ser claro, conciso e especfico; usar frases na 1 pessoa; criar empatia; respeitar os outros; pedir mudana de comportamentos; oferecer-se para mudar quando justamente criticado. Cerca de 70% daquilo que o recetor percebe da mensagem fornecido atravs do comportamento no verbal do emissor a linguagem corporal adequada confirma e sublinha o que se diz, pelo que deve ser concordante com o contedo da mensagem A assertividade no garante a no ocorrncia de conflitos entre duas pessoas; o que acontece que, se duas pessoas em desacordo comunicam de forma assertiva, mais provvel que reconheam que existe um desacordo e tentem chegar a um compromisso ou, simplesmente, decidam manter a sua posio respeitando a do outro. Em todo o caso, tu s s responsvel pelo teu prprio comportamento se a outra parte do conflito decidir comportar-se de forma no assertiva, o problema dela.

Comportamento no assertivo Comportamento passivo

A pessoa falha na expresso das suas necessidades ou preferncias, emoes e opinies . Se ela a primeira a violar seus prprios diretos, acaba por dar ao outro a permisso de tambm faze-lo

Como ser mais assertivo?


Conhecimento dos prprios diretos

A primeira mudana interna , e passa por adquirir conhecimento dos seus diretos. No parecer feliz e no esta .

Bibliografia
Wikipedia Jornal de noticias Google Youtube Correio da manha

Concluso
A assertividade no garante a no ocorrncia de conflitos . Uma confuso comunicado de forma assertiva por ambas partes leva a um provvel reconhecimento dessa discordncia e uma tentativa de chegar a um acordo ou a uma deciso de manter as suas posies respeitando a do outro.

Vous aimerez peut-être aussi