Vous êtes sur la page 1sur 2

Universidade Federal Fluminense Faculdade de Educao / SSE Curso de Licenciatura em Histria Pesquisa e Prtica de Ensino II - 1/ 2012 Prof.

f. Ubiratan Rocha Aluna: Las de Oliveira Coutinho

Histria, Cultura e Tempo A Histria Pelo Livro de Histria Introduo


Este projeto visa analisar a representao de determinados conceitos cruciais para a aprendizagem da Histria, principalmente em seus anos iniciais, sendo eles Cultura, Tempo e a prpria Histria como conceito, atravs do que apresentado pelo livro didtico. O livro escolhido como fonte para essa pesquisa foi Histria - Sociedade & Cidadania, 6 ano, de Alfredo Boulos Jnior, publicado pela editora FDN, So Paulo, em 2009, como parte da Coleo Histria Sociedade e Cidadania. A escolha deste volume da coleo se deve ao fato de que no 6 ano, antiga 5 srie, que costuma ter incio o contato do aluno com a Histria como disciplina, sendo assim, os conceitos que sero trabalhados e analisados neste projeto, de vital importncia no apenas para que o aluno compreenda o que, de fato, a Histria, mas tambm para que ele possa adquirir, no futuro, novos conhecimentos escolares que so pautados sobre a premissa de que o aluno j se apropriou daqueles conceitos e est preparado para dar continuidade ao seu desenvolvimento escolar, o que muitas vezes no ocorre, infelizmente.

Objetivos
Objetivo Geral aspectos pedaggicos e metodolgicos no que se refere questo do que a Histria e como o autor se preocupa em apresentar seus mais importantes conceitos aos alunos. Objetivos Especficos voltada especialmente para tratar dos conceitos previamente citados;

1. Analisar o livro didtico de Histria selecionado a fim de compreender seus

1. Verificar a metodologia utilizada no livro didtico na primeira unidade do livro,

2. Verificar se o livro didtico de Histria eficaz na introduo dos conceitos abordados e preparao do aluno para o restante da vida escolar e acadmica; 3. Analisar os recursos utilizados pelo autor para tornar o captulo escolhido, e consequentemente o restante do livro, um facilitador para o contato do aluno com os conceitos.

Metodologia
Para esta pesquisa sero utilizados, alm da primeira unidade do livro didtico supracitado, O Livro Didtico de Histria no Brasil: a verso fabricada, de Maria Laura P. B. Franco, como instrumento de referncia, e outros possveis textos e publicaes que forem considerados de ajuda ao longo da pesquisa, recebendo seus devidos crditos no momento da finalizao do presente trabalho. O livro de Maria Laura Franco servir como uma referncia no que diz respeito ao exame de livro didtico como fonte de transmisso de um conhecimento escolar.

Vous aimerez peut-être aussi