Vous êtes sur la page 1sur 8

Universidade Federal de Gois Faculdade de Letras Curso LIBRAS

Glaucielle Celestina de S

Educao e escrita de alunos surdos

Goinia 2012

Glaucielle Celestina de S

Educao e escrita de alunos surdos

Trabalho final apresentado ao Curso de Letras Libras da Universidade Federal de Gois, como parcial para aprovao na disciplina Ensino de Portugus para Surdos, sob orientao do professor: Diego Leonardo Pereira Vaz.

Goinia 2012

Resumo
A educao de pessoas surdas um tema bastante preocupante, pois muitos alunos surdos tm alguma deficincia para lidar com a linguagem escrita, sendo para eles muito difcil compreend-la e entende-la. Dominar a lngua um fenmeno decorrente do contato com a lngua, do desempenho lingustico em qualquer de suas modalidades (oral ou escrita). Mas para que esse domnio ocorra preciso que as polticas educacionais sejam mudadas urgentemente, pois estamos diante da incluso. Para que esta ocorra de forma homognea e preciso que todos pensem e atuem buscando suprir os dficits da educao brasileira. A incluso, contudo no somente colocar pessoas dentro de sala de aula necessrio que haja um preparo, treinamento, cursos para que as pessoas que trabalham a incluso consiga realizar seus servios de maneira satisfatria. Palavras chave: Educao, escrita e surdez.

Abstract
The education of deaf people is a very worrying issue because many deaf students have a disability to deal with written language, being very difficult for them to understand it and understand it. Mastering the language is a phenomenon that results from contact with the language, the linguistic performance in any of its forms (oral or written). But for that to occur domain is necessary that educational policies are changed urgently because we are facing inclusion. For this to occur homogeneously and we all need to think and act seeking to overcome the deficits of Brazilian education. The inclusion, however, is not only putting people inside the classroom there needs to be a preparation, training courses for people working to include their services can perform satisfactorily. Keywords: Education, writing and deafness.

Introduo
Atualmente existem propostas, Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB lei n 9.394/1996), que buscam suprir as necessidades de melhoria na educao, principalmente no que tange a incluso. Pois, como j expresso na Constituio Federal de 1988: a educao direito de todos. Agora cabe a aos futuros e atuais professores zelar por este direito, e assim desenvolv-lo de forma clara e objetiva. A educao de pessoas surdas um tema bastante preocupante. possvel encontrar vrias pesquisas que indicam a existncia de um nmero significativo de sujeitos surdos que passaram por vrios anos de escolarizao e apresenta competncia para aspectos acadmicos muito aqum do desempenho de alunos ouvintes, apesar de suas capacidades cognitivas iniciais serem semelhantes. Uma evidente inadequao do sistema de ensino denunciada por estes dados, revelando a urgncia de medidas que favoream o desenvolvimento pleno destas pessoas. Silva (2001) considera que: A Lngua de Sinais a lngua natural dos surdos, podendo tomar por base os seguintes princpios: se o surdo for usurio da Lngua de Sinais, a LIBRAS assumir um carter mediador e de apoio na aprendizagem do portugus, pois aprender a escrever, para o surdo, aprender em tal caso, uma segunda lngua. Assim, a Lngua de Sinais pode interferir na escrita da pessoa surda, isto , na sua estrutura superficial do texto (uso de conectivos, preposies, tempo verbal, concordncia nominal e verbal etc.), mas no na sua estrutura profunda. Hoje, diante do contexto educacional, muitas vezes os alunos com surdez no conseguem lidar com a linguagem escrita, j que para muitos difcil compreend-la, entend-la. Muitos no percebem, no identificam os problemas contidos nos textos que produzem, mesmo sendo advertidos de tal situao. Tudo isso ocorre pelo fato de no entenderem a lngua portuguesa. Com isso muitos alunos com surdez acabam por abandonar os estudos, j que difcil essa compreenso do sentido da lngua, exemplo: portugus versus lngua de sinais.

O Processo educativo torna-se difcil com todos esses entraves, refletindo na quantidade de surdos que conseguem concluir seus estudos. Cabe aos professores atuarem de forma profissional, utilizando-se do seu profissionalismo e sua capacidade para atuarem com os surdos. De acordo com Sacks (1998):
A lngua de sinais deve ser introduzida e adquirida o mais cedo possvel, seno seu desenvolvimento pode ser permanentemente retardado e prejudicado, com todos os problemas ligados capacidade de proposicionar [...] no caso dos profundamente surdos, isso s pode ser feito por meio da lngua de sinais. Portanto, a surdez deve ser diagnosticada o mais cedo possvel. As crianas surdas precisam ser postas em contato primeiro com pessoas fluentes na lngua de sinais, sejam seus pais, professores ou outros. Assim que a comunicao por sinais for aprendida, e ela pode ser fluente aos trs anos de idade, tudo ento pode decorrer: livre intercurso de pensamento, livre fluxo de informaes, aprendizado da leitura e escrita e, talvez, da fala. No h indcios de que o uso de uma lngua de sinais iniba a aquisio da fala. De fato, provavelmente, ocorre o inverso.

Dominar uma lngua , na verdade, um fato abstrato, no submisso ao funcionamento, ou melhor, ao desempenho lingustico. um fenmeno decorrente do contato com a lngua, do desempenho lingustico em qualquer de suas modalidades (oral ou escrita). Porem o termo decorrncia no deve ser confundido com submisso: utilizar os modelos de desempenho para ativar regras de seleo base e consequncia da exposio ao desempenho lingustico. Considerando a necessidade da modalidade gestual para a educao dos alunos com surdez, cabe aos professores viabilizar recursos de ensino/aprendizagem que valorizem a memria e o pensamento que se do pelo aspecto visual, caracterstico desses sujeitos, lembrando que a lngua de sinais propicia o desenvolvimento lingustico dos mesmos, facilitando, inclusive, o processo de aprendizagem de lnguas orais, servindo de apoio para a leitura e compreenso de textos escritos e favorecendo a produo escrita. Ao falarmos em comunicao, em linguagem e em lngua, importante que consideremos todas as possibilidades dos indivduos, a fim de que todas as dimenses da linguagem humana sejam estabelecidas. A linguagem responsvel pela regulao

da atividade psquica humana, pois ela que permeia a estruturao dos processos cognitivos. Assim, assumida como constitutiva do sujeito, pois possibilita interaes fundamentais para a construo do conhecimento (Vigotski, 1993). A linguagem adquirida na vida social e com ela que o sujeito se constitui como tal, com suas caractersticas humanas, diferenciando-se dos demais animais. no contato com a linguagem, integrando uma sociedade que faz uso dela, que o sujeito a adquire. J para as pessoas surdas, esse contato revela-se prejudicado, pois a lngua oral percebida por meio do canal auditivo, alterado nestas pessoas. a partir das dificuldades acarretadas pelas questes da linguagem, que possvel apontar e observar que as crianas surdas encontram-se defasadas no que diz respeito escolarizao, sem o adequado desenvolvimento e com um conhecimento aqum do esperado. Disso advm a necessidade de elaborao de propostas educacionais que atendam s necessidades dos sujeitos surdos, favorecendo o desenvolvimento efetivo de suas capacidades. Silva (2001) em seu texto afirma que so grandes as problemticas na escrita do aluno surdo, porem o professor ao examinar um texto desses alunos no podem estar presos a modelos pontos e fechados de determinados dados textuais, os professores precisam, estar atento a condio de produo, recepo, interlocuo.

Concluso
As reflexes apresentadas referem-se a leituras realizadas em materiais bibliogrficos, contudo tive como base principal o livro: A construo de sentidos na escrita do aluno surdo. Em relao ao ensino da escrita, mais especificamente, importante consolidar o interesse pela escrita e fundamentar a compreenso de suas caractersticas e funes sociais. Cabe reiterar que esse papel no est restrito viabilizao de uma atividade de "traduo" - do texto escrito para os sinais e viceversa. Para que haja a reiterao necessrio que a postura dos professores ouvintes frente ao aluno surdo e a viso que se tem da lngua e da cultura surda seja modificada, deve haver a participao de comunidade adulta surda no processo educacional e que se reestruture os objetivos das politicas educacionais. A correo um momento muito importante, onde o professor no pode esquecer seu papel de mediador, isto , no marcar erro, mas colocar a forma correta, desafiando os alunos a ampliar seus conhecimentos com relao multiplicidade de discursos. Conclui-se, portanto que no s professorar e alunos devem mudar sua concepo quanto aprendizagem dos alunos surdos, preciso que as polticas educacionais mudem junto, pois a incluso s se concretiza se todos tiverem a certeza do que essa prtica.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
GOLDFELD, Mrcia. A criana surda: linguagem e cognio numa perspectiva sciointeracionista. So Paulo: Plexus, 1997. SACKS, Oliver. Vendo vozes. Uma jornada pelo mundo dos surdos. Rio de Janeiro: Imago, 1998. SILVA, Marlia da Piedade Marinho. Construo de Sentidos na Escrita do Aluno Surdo. So Paulo: Plexus, 2001. SKLIAR, Carlos (org.). Educao e excluso. Abordagens scio-antropolgicas em educao especial. Porto Alegre: Mediao, 1997.

Vous aimerez peut-être aussi