Vous êtes sur la page 1sur 5

1 A Interdio do Crime do Parricdio e a Constituio da Subjetividade Dbora Patrcia Nemer Pinheiro Universidade Positivo A psicanlise freudiana fundamenta a constituio

da subjetividade humana e da cultura em torno de duas interdies culturais: A Interdio do Incesto e a Interdio do Crime de Parricdio. Este trabalho tem por objetivo apresentar reflexes em torno da temtica do parricdio. Passamos por Freud, Klein e Lacan e finalizamos interrogando a funo de um Pai na constituio da subjetividade. Iniciamos nosso estudo resgatando a teoria edpica. A estrutura do dipo evidencia o mrito de duas Leis1 fundamentais e fundadoras da subjetividade humana: a Interdio do Incesto e a Interdio do Crime de Parricdio. Argumento que essa tragdia grega discute sobre o destino do desejo sexual e parricida que tem moradia no mundo psquico humano e como a falncia da Lei enquanto inscrio psquica, assim como a ignorncia e a ausncia de elaborao desses desejos primitivos, pode ser fatal, no sentido estrito. A obra de Sfocles demonstra os sofrimentos advindos da fatalidade diante da falta de compreenso da pessoa sobre quem ela , e sua cegueira em face do seu desejo. A conhecida obra de Sfocles apresenta em um de seus dilogos a constatao de dipo sobre sua condio subjetiva: hoje me revelo o filho de quem no devia nascer, o esposo de quem no devia ser, o assassino de quem no devia matar (Sfocles, p. 84). H um crime pior do que este? (p.101). E suplica; levai-me depressa para longe daqui, o maldito entre os malditos, o homem que entre os homens o mais abominado (p.93). Revelo-me hoje o que sou de fato: um criminoso, sado de criminosos (p.95). Eis o dramtico encontro de dipo com suas contingncias subjetivas - seus desejos incestuosos e parricidas. O homem dipo, enquanto origem descobre-se determinado em seu destino pelo desejo criminoso de seu pai; enquanto sexuao tornase um homem que escolhe sua me como objeto de desejo; e, em seu destino, descobrese assassino de seu pai e, o prprio dipo ser o pai e, ao mesmo tempo, irmo dos seus filhos. Com agudeza, Freud percebe que nessa tragdia est revelada e condensada a importncia das duas Leis citadas anteriormente como primordiais para a existncia e manuteno da cultura e a constituio da subjetividade humana. Assim, a Lei existe
1

Nessa tese, Lei designa aquilo que se refere s marcas do desejo inconsciente, portanto no se restringe ao conceito jurdico de norma e regra legislativa.

2 para estruturar o desejo2 e integr-lo no intercambio social. Para tal efeito, implica em escolhas e vicissitudes para as pulses agressivas e sexuais, adquirindo uma emblemtica civilizatria, fazendo limite ao caos pulsional. O tema do parricdio est presente no raciocnio Freudiano, para ele o crime parricida seria o crime mais antigo da humanidade. Sustenta sua tese na doutrina crist, explicando que se o filho de Deus teve de sacrificar sua vida para redimir a humanidade do pecado original e esse pecado foi uma ofensa ao Deus-Pai e, segundo a regra de Talio do pagamento com igual moeda, ento o pecado foi uma morte, um assassinato do Pai. Podendo-se concluir que a primeira proibio feita pela conscincia foi: No Matars. No texto Totem e Tabu (1913), Freud argumenta que o pai da horda primeva assassinado tem o estatuto inaugural da civilizao engendrando a lei universal e cada sujeito herdaria o supereu como censura inconsciente que ordena o sujeito nos laos sociais. Em outro texto: Dostoievski e o Parricdio (1928b) o autor far meno s crises histricas de epilepsia como uma autopunio por um desejo de morte contra um pai odiado. Para Freud esse desejo a fonte principal do sentimento de culpa, embora talvez no fosse a nica. Freud relembra que o relacionamento do menino com o pai ambivalente. Alm do dio que procura livrar-se do pai como rival, certa medida de ternura por ele tambm est presente. Essas duas atitudes mentais se combinam para produzir a identificao com o pai; o menino deseja estar no lugar do pai porque o admira e quer ser como ele. O que torna inaceitvel o dio pelo pai seria o medo direto da punio e da castrao e, o temor a atitude feminina. Freud conclui com segurana que Dostoievski nunca se libertou dos sentimentos de culpa oriundos de sua inteno de matar seu pai. No artigo sobre o Parecer do Perito no Caso Halsmann (1931), Freud discute diretamente o tema do parricdio. O jovem estudante Phillip Halsmann foi conduzido ao tribunal de Innsbruck, em 1929 acusado de crime parricida. O tribunal solicitou um parecer sobre o estado mental do jovem. Esse parecer introduzia os temas de complexo de dipo e represso. O jurista da Universidade de Viena, Joseph Kupka solicitou uma opinio de Freud sobre o assunto. Freud, ento, responde que o complexo de dipo est presente na infncia de todos os seres humanos, sofre alteraes durante os anos de
2

O desejo est fundamentalmente preso ao movimento dialtico de um significante para o prximo significante. Na sua essncia o desejo uma busca constante, sem nunca encontrar o objeto passvel de satisfaz-lo.

3 desenvolvimento e em muitos indivduos encontrado em graus variveis de intensidade, mesmo adulto. Contudo, apesar de Freud afirmar a existncia universal do dipo ele alerta para uma cautela no uso para explicar o ato criminoso, especialmente no caso Halsmann visto que os conflitos e desavenas dele com o pai no fundamentavam a presuno de um relacionamento mortfero (no texto no ficam esclarecidas as peculiaridades das relaes entre pai e filho). Tambm encontramos a temtica do crime nos textos kleinianos: Sobre a criminalidade (1934), e Tendncias criminosas em crianas normais (1927), Klein discute alguns fatores que estariam presentes no desenvolvimento anti-social ou criminoso.
Descobri que quanto mais teme a retaliao cruel dos pais como punio pelas fantasias que dirige contra eles, mais a criana apresenta tendncias criminosas e anti-sociais, expressando-as repetidas vezes em seus atos (KLEIN, 1934, p.297).

Klein atinge uma importante concluso de que o responsvel pelo comportamento criminoso ou anti-social no a falta de conscincia, ou fraqueza e ausncia de superego, mas sim a severidade avassaladora do superego. Na seqencia, buscamos as contribuies psicanalticas sobre a agressividade. Segundo Birman (2009), h um avano freudiano sobre o tema quando escreveu o texto sobre o masoquismo, e entendeu que uma parcela da pulso de morte ficaria a servio da pulso de vida e seria ento desviada para o exterior, sob a forma de sadismo e agressividade, outra ficaria retida e se articularia pulso sexual, de modo a constituir o masoquismo ergeno. Ao lado da agressividade voltada para fora como sadismo, existiria tambm a que seria voltada para dentro, sob a forma de masoquismo. A agressividade voltada para o exterior se transformaria em violncia e destrutividade, ao passo que a que se volta para o interior se transformaria em autodestrutividade. Para Birman (2009), Lacan enfatiza o lugar do Outro na dinmica da pulsionalidade e da pulso de morte.
Justamente porque essa afirmao da totalizao do eu contra a possvel fragmentao do corpo sempre instvel e dbil que seria necessria a presena insistente de uma mediao para que ela pudesse ser efetiva. Essa mediao seria exatamente a representao do Outro no psiquismo (BIRMAN, 2009, p. 57)

4 Concordamos com Birman de que a falibilidade da figura do pai conduziria o psiquismo a constituir um supereu severo e rigoroso, para se contrapor agressividade e violncia diante do outro. O sadismo seria, ento, uma modalidade de defesa do psiquismo para que esse no seja tomado pelo masoquismo e pela pulso de morte. Assim, a agressividade e a violncia seriam formas de se proteger da autodestruio, uma vez que a mediao simblica no operou permanecendo o sujeito numa relao dual, logo agressiva. Articulamos as informaes dos pargrafos anteriores com a tese lacaniana nmero 4 do seu texto sobre a agressividade (1950):
A agressividade a tendncia correlativa a um modo de identificao a que chamamos narcsico, e que determina a estrutura formal do eu do homem e do registro de entidades caracterstico de seu mundo (LACAN, 1950, p. 112).

Entendemos que Lacan acentua a funo do Outro como mediadora na organizao pulsional e quando esta funo simblica no opera, a agressividade e violncia aparecem como proteo autodestruio. nessa perspectiva que a funo paterna se torna primordial para a constituio da subjetividade e da cultura. Lacan considera o significante Nome-do-Pai como o quarto elo que une os trs elementos do n borromeu. O Nome-do-Pai rege a dinmica subjetiva fundando um sujeito desejante atravs da introduo da lei e da interdio. Faz parte da existncia humana o encontro com a impossibilidade de acesso satisfao total, logo a funo do pai possibilitar a forma com a falta ser registrada na estrutura.

5 Referncias Bibliogrficas BIRMAN, J. Cadernos sobre o mal. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2009. FREUD, S. Totem e Tabu. Obras completas, Rio de janeiro: Imago, 1913, 1987. FREUD, S. (1928). O Parecer do Perito no caso Halsmann. Obras completas. Rio de Janeiro: imago, 1987. FREUD, S. (1928b). Dostoievsky e o Parricdio. Obras completas. Rio de Janeiro: Imago, 1987. KLEIN, M. (1927). Tendncias Criminosas em crianas normais. In Melaine Klein, Amor, culpa e reparao. Rio de Janeiro: Imago, 1996. KLEIN, M. (1934). Sobre a criminalidade. In Melaine Klein, Amor, culpa e reparao. Rio de Janeiro: Imago, 1996. LACAN, J. (1948). A Agressividade em Psicanlise. Em Jacques Lacan. Escritos. Rio de janeiro: Zahar, 1998. LACAN, J. (1950). Introduo terica s funes da psicanlise em criminologia. Em Jacques Lacan. Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. SFOCLES(495 a.C.). dipo Rei. So Paulo; L&PM, 1999.

Vous aimerez peut-être aussi