Vous êtes sur la page 1sur 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAO

PROFESSORA: SYMONE BARTEL

Administrar Comportamento Humano em Contextos Organizacionais

Bernar Lisboa Cosme Daniel Fagundes Gabriel Pinto Jlio Pessoa Lucas Quadros Mara Cristiane de Jesus Marco

Salvador-Ba, 15 de Outubro de 2009

Administrar Comportamento Humano em Contextos Organizacionais Basicamente, pode-se dizer que administrar o comportamento do ser humano administrar aquilo que uma pessoa faz enquanto participante de uma organizao. Para isso, preciso enfatizar o ambiente onde a pessoa est inserida e no apenas suas aes. O ambiente deve ser tratado como foco principal do administrador para que sejam feitas as intervenes necessrias. Em cada situao vivenciada nesse ambiente existem diversas variveis, que devem tambm ser identificadas para uma posterior modificao. Dentro de um contexto organizacional essas variveis podem ser identificadas como: Recursos disponveis (conhecimento, experincias), cultura organizacional, gesto administrativa e caractersticas estruturais (burocracia, hierarquia). Existem trs aspectos bsicos para que se possa administrar o comportamento humano no mbito organizacional. O primeiro a necessidade de entender que o comportamento humano produtor de alteraes na natureza, ou seja, as pessoas interagem com o ambiente, transformando-o e modificando a si mesmas. O segundo aspecto o da identificao das variveis que influem nas aes humanas. O terceiro e ltimo aspecto superar a idia de que essas variveis so internas, entendendo assim, que o que determina o comportamento das pessoas tambm o ambiente na qual ela se encontra.

O comportamento organizacional

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemtico do comportamento humano e tem como objetivo ajudar a entender as aes realizadas pelas pessoas dentro da organizao, verificando os motivos que condicionam tais aes e todas as possveis alteraes que o meio e as relaes sociais, ao longo da vida, proporcionam a cada individuo, analisando, por fim, a melhor maneira de lhe dar com esse comportamento dentro de um sistema organizacional. As finalidades do comportamento organizacional correspondem explicao, previso e controle do comportamento humano. A explicao refere-se a identificao das causas ou razes que impulsionaram determinados fatos, acontecimentos ou fenmenos. A previso est direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcanados atravs de uma ao especfica. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois h em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual integrante fundamental nas organizaes. O controle implica na contribuio mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficincia. As pessoas so o maior potencial nas organizaes e o desenvolvimento deste potencial se chama comportamento organizacional. Ele parte com o objetivo de ajudar s pessoas, a estrutura, a tecnologia e o ambiente a se combinarem num sistema operacional eficaz. O resultado um

sistema de recompensa que serve aos objetivos humanos, organizacionais e sociais. O comportamento o produto da relao entre organismo e seu meio, sendo assim, em certos momentos, pode ocorrer de o meio influenciar para a materializao de um comportamento indesejado na organizao, porm quem o realizou no teve convico de seu ato, j que agiu impensadamente. As organizaes tomam suas medidas para contornar esse tipo de situao e fazer com que o funcionrio no proceda da mesma maneira outra vez, isso utilizando meios adequados para que no haja ressentimentos e o processo ocorra de forma inversa.

O contexto organizacional

Organizaes podem ser caracterizadas como sistemas de interpretao do ambiente sendo as construtoras do mesmo atravs de suas aes. So nelas que os indivduos desempenham atividades que sozinhos no conseguiriam realizar, sendo o desempenho dos indivduos aperfeioado constantemente por esse contexto. H uma relao direta entre organizao e indivduos, entendida como recproca, a qual depende de fatores como (ambiente interno e externo), estrutura (padres de relacionamento), e processos (comportamentos estabelecidos pelo meio) para que a organizao possa emergir em seus ambientes sociais, concretizando seus objetivos e trazendo benefcios para todos. Podemos assim dizer que o individuo produto e ao mesmo tempo produtor dos sistemas sociais nos quais est inserido. So as aes humanas que sustentam toda essa estrutura, so elas que movimentam, gerem e realizam todo o trabalho, por isso se torna to importante seu estudo, visto que todas as pessoas representam a organizao na qual se encontram. A organizao representa a vida das pessoas, desde o incio fazemos parte dela, nascemos em hospitais, estudamos em escolas, trabalhamos em empresas e somos da mesma maneira influenciados por elas, de forma que um no conseguiria sobreviver sem o outro.

Formular objetivos claros

Formular objetivos claros essencial para gerir o comportamento humano no meio organizacional. Para alcanar tais objetivos necessrio explicitar os tipos de aes que devem ser apresentadas pelas pessoas, onde os resultados ou situaes esperadas sero alcanados por conseqncia das medidas tomadas. Na busca por explicitar as aes, deve-se levar em conta a situao que o individuo est inserido e tambm as conseqncias e impactos que a mesma provoca dentro da organizao.

preciso hierarquizar, priorizar e focar nos aspectos que mais tero impacto positivo para alcanar o objetivo que foi anteriormente foi formulado. O que as organizaes formulam como objetivo depende do que elas querem obter como efeito, o ideal que isso seja, desde o inicio, esclarecido e informando tudo o que se busca atravs do trabalho que ser realizado. Para Botom (1981) existem basicamente dois tipos de objetivos: os "administrativos" que so metas numricas, projeo em termos de tempo, custos de produo, e o outro o objetivo organizacional, ou seja, o que cada um deve fazer e como deve fazer para que sejam obtidos os resultados finais de interesse. Para especificar objetivos preciso considerar os ambientes antecedentes e conseqentemente s aes das pessoas,considerando que as aes ocorrem num ambiente bem delimitado.

Gesto de pessoas

Enxergar o ser humano dentro das organizaes foi um fato que teve incio no percorrer do sc. XX. O foco dos estudos cientficos passou a ser voltado ao ser humano e seus comportamentos, dentre esses estudiosos esto psiclogos, socilogos e antroplogos. As pesquisas visavam retratar como as relaes dos seres humanos, de forma direta e indireta, modificavam as capacidades produtivas de tais, sendo um dos principais expoentes, que trabalharam nessa teoria, Elton Mayo, Os estudos focavam o comportamento do ser humano, o que gerou a necessidade do surgimento da administrao de recursos humanos, que apoia-se em embasamentos psicolgicos, sociolgicos e antropolgicos, buscando compreender, de fato, de que se constituem as organizaes e como estratgias voltadas para esse ramo poderiam ajudar ao desenvolvimento dos trabalhadores. Ainda no mesmo sculo, a gesto de recursos humanos passou a enfatizar os cargos e suas tarefas, apresentando inmeras limitaes, apesar do seu desenvolvimento, como a falta de flexibilidade, a presena de recompensa injusta, conhecimento reduzido etc. Ainda hoje esse mtodo muito utilizado pelas organizaes, ou seja, continuam voltadas para tcnicas e procedimentos administrativos. No sculo seguinte a historia muda, passa-se a se referir gesto de pessoas e no gesto de recursos humanos. Os departamentos de recursos humanos deixam de lado as funes tcnicas administrativas das organizaes e passam, de fato, a compreender o ser humano no trabalho. ai ento que introduzido o conceito de administrar comportamento humano, buscando, por exemplo, adequar os colaboradores s exigncias das organizaes no mbito comportamental. Administrar recursos humanos no mais, somente, lidar com problemas tcnicos de uma empresa em relao aos seus funcionrios, e sim de passar a enxergar cada funcionrio como um poo de saber e criatividade,

respeitando suas diferenas. A gesto de pessoas, agora, passa a voltar-se para as competncias individuais, dando mais nfase aos aspectos comportamentais. Gerenciar pessoas mais que desenvolver tcnicas e procedimentos administrativos, criar condies onde as pessoas possam se desenvolver, para assim conseguir trabalhadores mais eficientes aliando o desenvolvimento a satisfao e realizao pessoal. Portanto, mais do que necessrio que seja aprofundado o estudo dos comportamentos dos trabalhadores, procurando saber o que determina suas aes, escolhas, o que os inibem e em que arranjos ambientais eles atuaro da melhor forma. Percebe-se ento que administrar recursos humanos se preocupar com o trabalhador no seu cargo e nas suas funes. J a gesto de pessoas, se preocupa como essa pessoa pode ser mais bem aproveitada dentro de uma organizao, que expectativas o funcionrio tem na empresa, quais os seus anseios, o que ele pode adicionar a empresa, de que forma ele pode se desenvolver pessoalmente e no meio em que trabalham. Sendo assim, gerir pessoas saber que o funcionrio pode ser muito mais do que um desempenhador de tarefas. .Atualmente as empresas, apesar de tentarem incentivar os seus colaboradores a prticas como a criatividade, intuio e sensibilidade, elas as inibem desses comportamentos j que seus funcionrios so expostos a um intenso ritmo de trabalho e uma competio acirrada, estabelecendo padres de desempenho e conduta. O prprio sistema acaba por desestimular os funcionrios, contrariando a poltica da gesto de pessoas. Verifica-se, que o pensamento quanto ao ser humano dentro das organizaes est mudando, hoje h uma maior preocupao com a individualidade dos funcionrios. As empresas no trabalham para direcionar os seus colaboradores a um pensamento pronto e sim para que desenvolvam suas prprias idias e conseqentemente a prpria organizao.

Administrar comportamento humano

Administrar comportamento humano implica em administrar aquilo que as pessoas fazem como participantes das organizaes sendo que, justamente por meio das aes que possvel formular e atingir objetivos organizacionais. Administrar pessoas em contextos de trabalho significa controlar os fatores que interferem nas condies de trabalho e de vida dos trabalhadores, no no sentido de manipulao de seus comportamentos, mas no sentido de identificar as melhores condies para cada tipo de atividade, as competncias necessrias a serem desenvolvidas, os fatores que motivam os trabalhadores, os recursos e as estruturas necessrios para a execuo das atividades. Existem diferenas entre controlar comportamentos e controlar as variveis que interferem na ocorrncia de comportamentos. Controlar variveis implica em criar um ambiente que favorea a ocorrncia das aes necessrias para a concretizao dos objetivos organizacionais. Quando falamos em administrar o comportamento das pessoas nas organizaes nos referimos a

uma formulao de objetivos que explicitem aes contextualizadas, especificando as situaes nas quais as aes iro ocorrer e o modo como devem ocorrer, bem como os resultados desejados a partir delas. Um grande desafio colocado o de compreender como as pessoas decidem fazer algo dentro da Organizao. Esse instrumento de tomada de deciso um pouco complexo e varia de pessoa a pessoas, como todos so diferentes e tm vises de mundo distintas, aquilo que julga-se ser bom para algum como tambm motivador, pode no ter a mesma validade para o outro, sendo assim, torna-se difcil atender a todos de maneira igual dentro da organizao e toma-se medidas com o objetivo de incentivar o funcionrio, para que este se sinta bem em seu ambiente e trabalhe com prazer e vigor. Outro desafio o comportamento individual, frente s inmeras tcnicas ou sistemas de gestes adotadas pelas empresas, servindo indistintamente s administraes burocrticas ou gerenciais que se habilitassem ao seu uso. Existem tipos de comportamento que influenciam de forma decisiva no desempenho dos funcionrios: a produtividade, o absentesmo, a rotatividade e um mais recente que a cidadania organizacional. Todas essas formas de comportamento influenciam diretamente na eficcia organizacional. A produtividade e a cidadania agem de forma positiva organizao, enquanto a rotatividade e o absentesmo agem de forma negativa nos resultados da organizao. Devido a essas formas de comportamento papel do administrador desenvolver suas habilidades interpessoais relacionadas comunicao, motivao, liderana, dentre outras que possibilita uma melhoria no setor produtivo uma vez que indivduos insatisfeitos interferem neste setor.

Contribuio de outras linhas do conhecimento

Existem outras disciplinas comportamentais que contribuem ao estudo do comportamento organizacional, dentre elas se destacam a psicologia, a sociologia, a psicologia social, a antropologia e as cincias polticas. A psicologia tem sua contribuio no estudo do comportamento no mbito individual, e sua rea de anlise est relacionada aprendizagem e personalidade do indivduo; Com relao Sociologia, ela estudar as relaes dos indivduos entre si, no desempenho de seus papis organizacionais; A chamada psicologia social, que relaciona conceitos da psicologia com a sociologia, foca a influncia de um indivduo sobre o outro; a questo da mudana e de como implement-la (na reduo de resistncias) numa organizao uma das reas principais sob a perspectiva da psicologia social; A antropologia abordar as sociedades, na compreenso das aes humanas; salientam na anlise da cultura e do ambiente organizacional, alm da diferena entre a cultura de pases. As cincias polticas estudaro o comportamento dos indivduos e de grupos no ambiente poltico.reas especficas sobre os estudos dos conflitos, da relao de poder na organizao, em que h os constantes

jogos de interesses prprios entre os indivduos, caracterizam as cincias polticas. O estudo do comportamento organizacional implica o desenvolvimento das habilidades interpessoais, como vistas anteriormente, essas com o intuito de explicar, prever e controlar o comportamento do indivduo. Quando ocorre um fenmeno, por exemplo, a demisso de uma pessoa ou de um grupo de indivduos numa organizao, a administrao tem o papel de tentar explicar as causas ou os motivos de ter ocorrido tal fato para que se possam tomar as providncias. Esta tentativa de explicar no de grande importncia visto que com base em seu conhecimento do comportamento organizacional o executivo ser capaz de prever acontecimentos futuros dos indivduos em determinada tomada de deciso. Um dos grandes desafios enfrentados pelas organizaes atuais referese a diversidade da fora de trabalho, pois elas esto ficando mais heterogneas no que diz respeito raa, etnia e ainda ao sexo dos funcionrios. O mercado de trabalho que antes era de maioria quase absoluta masculina, hoje se tem grande representatividade das mulheres. Atualmente um obstculo para a administrao, atender e adaptar a organizao aos estilos de vida das pessoas que participam dela. Com isso, a disciplina do comportamento organizacional, assegura rotinas de trabalho menos estressantes, logo uma maior qualidade de vida no trabalho;

O PAPEL DA RESPONSABILIDADE SOCIAL NA CONSTRUO DO INTERESSE MTUO

Podemos identificar nessa parte a existncia de um relacionamento entre funcionrio e empresa, onde ambos iro trabalhar conjuntamente para atender seus interesses. As organizaes tm uma estrutura humana, elas so formadas e mantidas em bases de algum interesse mtuo entre os seus participantes. As pessoas vem as organizaes como um meio de ajud-las a atingirem os seus objetivos, enquanto as organizaes necessitam das pessoas para ajudarem na consecuo dos objetivos organizacionais. Os objetivos que os funcionrios possuem e os objetivos organizacionais podem ser amplos e coincidentes como, por exemplo, o respeito pela a sociedade e a preocupao em executar prticas sociais. O que formaria um objetivo comum, um interesse mtuo. Um funcionrio percebendo que sua empresa atua beneficiando a sociedade tentar agir de forma mais consciente e responsvel no ambiente de trabalho. O assunto abordado possui uma grande importncia para o progresso do comportamento organizacional, eficincia das empresas e desenvolvimento da parceria (funcionrios e empresa), para que consigam caminhar unidos e prsperos para maior atuao da responsabilidade social.

Contedo e nveis da mudana organizacional

A cultura representa um papel fundamental nos processos de transformao organizacional, pois se tm percebido que existi um papel causal da cultura no sucesso ou fracasso da mudana. Alguns tipos de cultura organizacional facilitam a aceitabilidade da mudana, enquanto outras no muito, a gerncia deve primeiro entender o tipo de cultura que prevalece na organizao, para ento adotar uma ou mais abordagens que organizem a empresa e seus colaboradores nela. A preocupao em se lidar com a cultura organizacional advm do fato que, muitas vezes, ela est relacionada resistncia mudana que mais um tpico de forte presena na literatura organizacional. Segundo Cornell (1996), a resposta mudana (ou a possibilidade de mudana) pode tomar a forma de afastamento (continua-se o trabalho como se a mudana no tivesse acontecido), resistncia (oposio direta mudana), aceitao (se aceita o inevitvel, embora no se deseje); ou adoo (adoo positiva da mudana como uma nova oportunidade). Existe, tambm, a possibilidade de indeciso ou de deciso pessoal de superar a resistncia mudana.

Psicanlise

Podemos utilizar a psicanlise como uma forma de entender o que se passa com as pessoas na organizao. Traar perfis de comportamento e assim adequar e encaixar os funcionrios no setor que mais seria adequado para ele, onde pudesse produzir com qualidade.

Behaviorismo

Percebemos que essa linha de estudo est bastante interligada as maneiras de administrar o comportamento humano em contextos organizacionais. A melhor maneira de administrar o comportamento controlar o meio, onde nos deparamos com o conceito de estimulo resposta. As pessoas realizam aes influenciadas pelo meio e dependendo da maneira como so tratadas e das recompensas obtidas, esse comportamento tender a se repetir ou no.

Gestalt

a percepo que cada funcionrio tem do trabalho que desempenha, da sua vida e das pessoas com as quais convive. A organizao, hoje em dia, direciona suas atenes para essa viso, pois tudo depende tambm de como

as pessoas percebem seu ambiente de trabalho, logicamente se o local onde uma pessoa ir trabalhar no for visivelmente organizado, limpo, calmo, o colaborador ter uma viso de que ruim trabalhar naquele meio e tender a apresentar uma resistncia ao trabalho, no desempenhando suas tarefas como deveria e at mesmo tomando certo desgosto pelas tarefas que ir desempenhar. Consideraes finais Durando o processo de realizao do trabalho, chegamos a concluso de que o comportamento no pode ser administrado em sua plenitude e que a melhor maneira de inserir e controlar , mesmo que parcialmente, o comportamento de um funcionrio em seu ambiente de trabalho, controlar o meio em que ele desempenha suas atividades, para que este apresente o comportamento esperado, agindo de acordo com o planejamento e alcanando o seu principal objetivo, trazer crescimento para si e para a organizao.

Vous aimerez peut-être aussi