Vous êtes sur la page 1sur 8

Motricidade, Cognio e Analfabetismo Motor

Paradoxo educacional 2

MOTRICIDADE E COGNIO
Se falar sobre educao sugere uma necessria abordagem sobre motricidade, esta, por sua vez, implica na necessidade de conhecimento sobre o corpo humano, o centro das aquisies cognitivas, afetivas e orgnicas. No entanto, a educao ainda no conseguiu tirar proveito dessa natureza, deixando de dar ao aluno, a partir da infncia, conhecimento adequado sobre sua anatomia. Na verdade, o que temos assistido uma contradio que j faz parte do cotidiano escolar, onde as mesmas crianas que aprendem sobre as principais partes do corpo humano, so induzidas a usar esses segmentos corporais de forma confusa, o que leva ao comprometimento dos resultados integrais. Para Peralta (2000), a terminologia empregada em Educao Fsica, desporto, recreao, e em todos os seus segmentos, apesar do amplo vocabulrio, , na prtica, muito pobre, como consequncia da limitao imposta a alguns significados. Para ele, enquanto normalmente se fala fechar os olhos, o adequado seria dizer cobrir os olhos ou fechar as plpebras, por exemplo. Se um bom educador ensina com verdades, a verdade ser norma de vida; se um educador ensina coisas que no so verdadeiras, quando estas so descobertas, tornam-se motivo para a falsificao de outros termos, como a lealdade, a compreenso, a sinceridade. Mostrar as mos deve ser uma ao generalizada, mostrando-se as palmas, o dorso, os dedos, as unhas, as digitais e executando seus movimentos. Se voc aceita que uma criana lhe mostre a palma como se fosse toda a mo, tambm deve aceitar que ela lave apenas as palmas quando solicita-la que lave as mos.

Voltando ampulheta heurstica, os professores dos indivduos na fase de movimentos fundamentais (de 2 a 7 anos) devem aprender a reconhecer e a analisar as exigncias das tarefas das habilidades motoras, a fim de maximizar o xito do aprendiz. Aqueles que ignoram esses deveres erguem barreiras de proficincia na fase de habilidades motoras especializadas. O simples movimento de cruzar os braos, por exemplo, tem se constitudo num dos estmulos mais comuns ao desconhecimento prprio em pleno meio escolar. Se a criana aprende em determinado momento que seu corpo divido em 4 partes, sendo cabea, pescoo, tronco e membros, e que os membros superiores so divididos em brao, antebrao e mo, em outro momento, tambm num processo educativo, esta mesma criana ser solicitada a cruzar os braos, e o far naturalmente de forma errnea. Neste caso, o que elas realmente fazem: cruzar os braos ou os antebraos? BRAO MO ANTEBRAO

na fase motora fundamental que o sujeito entra em contato consigo mesmo e aprende sobre suas capacidades, desenvolvendo movimentos estabilizadores, locomotores e

manipulativos. A criana est aprendendo a reagir com controle motor e competncia motora a vrios estmulos. Logo, precisa ser estimulada a explorar e experimentar adequadamente as capacidades motoras do corpo. A prpria escrita, por exemplo, constitui o resultado de uma complexa atividade psicomotora, levando a criana a uma reformulao de sua linguagem falada, com o propsito de ser lida. Este processo possibilitado a partir do desenvolvimento de algumas condies naturais, a saber: a maturao do sistema nervoso, expressa pelo conjunto de atividades motoras; o desenvolvimento psicomotor geral, especialmente no que se refere tonicidade e coordenao dos movimentos, e tambm ao desenvolvimento da motricidade fina, ao nvel dos dedos e da mo.

Figura 5 - Organizao do sistema motor, evidenciando a participao de seus vrios nveis hierrquicos nas diferentes etapas de elaborao e execuo do plano motor. Fonte: Baldo (2007).

Nesta perspectiva, ressaltamos a imprescindibilidade do estmulo a todos os aspectos da percepo, limitando-se no apenas aos sentidos convencionais (visual, auditivo, ttil, olfativo e gustativo), mas incluindo aquele que est relacionado diretamente com o objeto de nossa obra: a cinestesia. Trataremos um pouco mais sobre o assunto no captulo 3, quando abordaremos o problema da inatividade motora. De fato, inegvel a importncia do trabalho envolvendo a percepo sensorial na educao do sujeito, no entanto, o professor deve ser conhecedor de tcnicas e estratgias especficas direcionadas a tal fim, sem desconsiderar a dimenso e complexidade do processo.

PERCEPO
Uma definio simples (pedaggica): Traduo dos estmulos que os nossos sentidos alcanam. Uma definio neurofisiolgica: Codificao e decodificao neural em reconhecimento de estmulos detectados pelos nossos vrios organismos sensoriais.

A definio neurofisiolgica nos d uma ideia da distncia entre a ateno educacional e as expectativas dos escolares da educao infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Enquanto as disciplinas especficas, ministradas normalmente a partir do 6 ano (5 srie) do ensino fundamental, h muito tempo vem sendo conduzida por professores com formao superior, nos segmentos iniciais da educao bsica a legislao ainda admite professores com formao em nvel mdio, na modalidade normal. Isto tem sido realidade em nossas escolas h dcadas, mesmo com o advento do curso normal superior. A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, Lei 9.394/96, em seu artigo 62, prev:

Art. 62. A formao de docentes para atuar na educao bsica far-se- em nvel superior, em curso de licenciatura, de graduao plena, em universidades e institutos superiores de educao, admitida, como formao mnima para o exerccio do magistrio na educao infantil e nas quatro primeiras sries do ensino fundamental, a oferecida em nvel mdio, na modalidade Normal.

Como se v, a prpria educao apresenta-se conivente com os problemas que objetiva solucionar. Se j complicado para o docente com formao superior (Normal ou Pedagogia) atender s expectativas da faixa etria mais importante para o processo educativo, com certeza questionvel a proposta de deixar a cargo de um profissional de nvel mdio a responsabilidade de educar pessoas no momento que mais necessitam de estmulos especficos variados e diversificados. Lembremos que atualmente a educao escolar necessariamente acompanha o avano cientfico e tecnolgico, o que naturalmente est associado a uma formao universal e superior. Paralelamente evoluo do conceito de educar, cresce a discusso sobre o fato de apenas um professor com formao multidisciplinar atuar na educao infantil e anos iniciais do ensino fundamental, pois a complexidade do processo de aprendizagem nesse momento escolar da criana exige do docente um conhecimento coerente com suas expectativas, conhecimento este que se dissemina em meio plenitude de cada rea do saber. Se um dos pontos que tocamos nesta obra refere-se a conhecer o prprio corpo, somente uma formao especfica poderia dar ao professor em questo o conhecimento necessrio para atender aos anseios da faixa etria a que nos referimos. Aqui ressaltamos o fato de ainda existir dvida por parte de especialistas em educao sobre o porqu da obrigatoriedade da disciplina Educao Fsica em todos os nveis da educao bsica, o que ser mais bem discutido no captulo 6, quando abordaremos as dificuldades do emprego da Educao Fsica Escolar nos moldes adequados ao desenvolvimento integral do sujeito.

O renomado escritor Guimares Rosa jamais menosprezou a participao do corpo como um todo nos processos cognitivos, dando a suas personagens descries poticas dos mecanismos que compem o objeto desta abordagem. assim tambm na prtica mdica (o escritor tambm era mdico), quando por meio da prtica semiolgica, o profissional complementa as informaes verbais a partir da observao dos sinais corporais, como o batimento cardaco, os movimentos respiratrios, circulao sangunea, etc. Fonseca (1982) chamou a ateno para a imprescindibilidade da motricidade no processo evolutivo animal, ressaltando, da bactria ao homem, um denominador comum: a autoiniciao do movimento. Para ele, a motricidade no , seno, o alicerce comum e original de onde emergiu a filognese e a ontognese cerebral.
O Homem atingiu o nvel mais alto da filognese da motricidade, isto , a capacidade de fabricar um instrumento socialmente til. O instrumento, como produto de uma conscincia, reflete no s um tipo especial de organizao social mas tambm o prprio despertar da palavra (Fonseca, 1982).

Eis a participao da natureza motriz na determinao dos processos vitais, sejam orgnicos, cognitivos ou afetivos. O corpo em sua plenitude constiui-se numa unidade complexa de aes organizadas que originam toda a comunicao humana.

Vous aimerez peut-être aussi