Vous êtes sur la page 1sur 5

Resenhas

323

DUTRA, Luiz Henrique de A. Epistemologia da Aprendizagem. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2000, 136pp. (Coleo o que voc precisa aprender sobre... ) Como reconhece o prprio autor, o livro , apesar do ttulo, na verdade uma introduo teoria do conhecimento. Contudo, ao invs de contentar-se em apenas recapitular posies conhecidas com respeito epistemologia, o autor ainda avana uma prpria, original, que dos pontos interessantes do livro. O texto divide-se em seis captulos, um deles uma introduo geral ao tema. No que segue, comentarei brevemente cada um deles. O. Introduo O captulo introdutrio inicia tentando fazer algum tipo de ponte entre o ttulo da obra, e o material que segue. Neste captulo so considerados temas como "educao e profisso", e "conhecimento e aprendizagem". Nele o autor j se posiciona contra uma concepo tradicional de que a epistemologia ("o que aprender") e a psicologia ("como aprender") antecedam a aprendizagem, defendendo que a ordem inversa tambm deve ser considerada, visto que, por exemplo, a aprendizagem modifica os contedos aprendidos. A concepo tradicional a respeito de conhecimento e aprendizagem seria fruto de uma separao radical entre saber que e saber como: separao injustificada, no entender do autor. Ainda neste capitulo, o autor reconhece a influncia em sua obra de autores como Dewey, Skinner, Quine, Kuhn, e Ryle, e enuncia que o papel central em sua concepo epistemolgica desempenhado pela investigao. (Leitores que conheam textos anteriores do autor a esta altura j imaginam que, a qualquer momento, a expresso "pragmtica da investigao" ser usada. Mas no to cedo.) O capitulo finaliza com a idia de que a teoria do conhecimento , ou deve ser, ao mesmo tempo uma teoria da investigao e urna teoria da aprendizagem.
1. O retrato da natureza O capitulo inicia considerando a idia de conhecimento como representao, brevemente mencionando Plato e Arisuiteles, mas detendo se nos autores modernos, como Descartes e Kant, que so aqueles
-

324

Reviews

que, propriamente falando, inventaram a epistemologia. A primeira seo deste capitulo apresenta Descartes ao leitor, fazendo, entre outras coisas, uma reconstruo do argumento cartesiano nas Meditaes. Aps uma rpida passada por Lecke, esta seo termina considerando o problema colocado por Hume para o projeto de fundamentar seguramente o conhecimento. A segunda seo, intitulada "crenas verdadeiras e justificadas", inicia, assim, com uma apreciao da tentativa kantiana de superar o desafio de Hurne, e passa a uma caracterizao do projeto tradicional, fundacionalista, da epistemologia, que procura no apenas por fundamentos indubitveis para o conhecimento humano, mas tambm defende a idia de que conhecimento consiste em crenas, verdadeiras e justificadas. Como sabemos, tal definio sofreu a critica formulada por Gettier, e o autor discute ento alguns exemplos desse tipo. Na terceira seo, "conhecer e interferir", o autor examina as distines entre contexto de descoberta e contexto de justificao, entre conhecimento e aprendizagem, entre cincia pura e tecnologia (ou cincia aplicada). O capitulo encerra argumentando contra a concepo tradicional de que primeiro conhecemos para s depois transformar o mundo. Para o autor, conhecer um processo de transformar e interferir, e em suporte disso so discutidos os conhecidos exemplos da microfisica.
2. Conhecimento e natureza A primeira seo deste capitulo, "falibilismo e coerncia", apresenta concepes epistemolgicas alternativas, motivadas pelos problemas da concepo tradicional do conhecimento, como o naturalismo e o coerentismo. Esta seo dedica-se a uma apresentao mais detalhada do coerentismo sem contudo esquecer de mencionar autores como Carnap, ainda motivado pela 'concepo tradicional, e Popper, que, apesar de falibista, no seria um coerentista. A segunda seo,. "epistemologia e psicologia", examina ento concepes naturalistas, com destaque para a obra de Quine. ainda nesta seo que os vrios behaviorismos so introduzidos no livro. A terceira e ltima seo do capitulo considera outros naturalismos, como o de Goldman, e introduzida a distino, feita por Hacking, entre naturalismo de teses

Rrsenhas

325

e naturalismo de atitude. O autor visivelmente inclina-se por esta segunda alternativa, e encerra o captulo mencionando que um dos grandes resultados do naturalismo foi o ter feito uma reunificao entre conhecer e aprender.
3. Conhecimento e mente

O terceiro capitulo ocupa-se da discusso em torno da natureza da mente humana. A primeira seo examina o dualismo tradicional e suas ligaes com o projeto epistemolgico tradicional, centrando-se em particular nos problemas do dualismo. A seo a seguir, "fisicalismo e outros monismos", ocupa-se de alternativas ao dualismo, visto que o autor sustenta que as alternativas epistemolgicas teoria do conhecimento tradicional s podem avanar se partirem de urna outra concepo do mental. Aps o exame de alguns monismos e do fisicalismo, e de terem sido estes considerados insatisfatrios, o autor lana-se, na terceira seo do captulo, "behaviorismos", a uma apresentao e, em grande medida, defesa, do behaviorismo radical de Skinner. curioso observar que a quarta seo, intitulada "falar e compreender", inicia mencionando que a linguagem um dos pontos sobre os quais os behavioristas mais foram criticados, especialmente por Chomsky e Fodor. Mas, diz o autor, no vamos tomar em considerao tais argumentos, mas sim o argumento da sala chinesa de John Searle o qual, segundo o autor, pode ser tomado como em favor do behaviorismo! A seo continua discutindo concepes mentalistas, e termina endossando, nada surpreendentemente, uma posio behaviorista. 4. A atividadp cientfica Este captulo dedica-se mais especificamente a temas de filosofia da cincia. A primeira seo inicia apresentando a filosofia da cincia tradicional restrita a uma epistemologia da cincia, ou seja, preocupada apenas com questes no contexto da justificao. Ternas ligados ao contexto da descoberta s aparecem com autores como Quine, Kuhn, e Boyd. A questo da demarcao entre conhecimento cientifico e outros saberes introduzida, e o autor passa a fazer urna apresentao da concepo popperiana, seguida pela crtica de Quine a critrios falseacionistas.

326

Reviews

A segunda seo, "comunidades cientificas e paradigmas", , como sugere o titulo, dedicada exposio das idias de Thomas Kuhn, um dos pensadores que influenciaram o autor. Temas kuhnianos perpassam ainda a seo seguinte, "a educao do cientista". Finalmente, na quarta e ltima seo, denominada "aceitar e agir", examinado o problema, levantado no s pela filosofia da cincia de Kuhn, mas tambm pela de vau Fraassen, que de saber o que queremos dizer exatamente quando dizemos que um cientista aceitou um paradigma, ou ento aceitou uma teoria cientifica. Aps considerar o ponto de vista de Kuhn, e de apresentar o de van Fraassen, o autor termina concluindo que um cientista aceita um paradigma se se comporta de acordo com certos padres. O resultado considerar a cincia como uma atividade e uma instituio, o que ressalta a importncia de compreender o comportamento dos cientistas. Para tanto, central examinar a investigao. 5. Investigao e aprendizagem Chegamos assim ao ltimo capitulo do livro, onde o autor, aps ter feito uma exposio dos temas e concepes existentes na epistemologia, passa a avanar sua prpria contribuio para a discusso epistemolgica. Partindo da afirmao baconiana da existncia de uma contigidade entre cincia e tcnica, as teses centrais do autor so de que o conhecimento no contemplao, mas investigao; que a investigao uma forma de ao; que no h como separar conhecimento e ao; que o conhecimento, como investigao, um processo de criao e recriao de objetos. O resultado uma epistemologia que no pode contentar-se em ser naturalizada, mas que deve ser ainda instrumentalizada. O conhecimento, enquanto conjunto de crenas, hipteses, etc., uma abstrao da atividade investigativa. A teoria do conhecimento, portanto, no deve limitar-se a discutir o conhecimento desse modo abstrato. Mais importante, ela no deve perder de vista a pragmtica da investigao. Apesar de minha exgua simpatia por teses behavioristas em geral, creio que "Epistemologia da Aprendizagem" um pequeno grande livro. O autor no apenas faz uma recapitulao dos grandes temas e questes epistemolgicas, mas o faz de modo agradvel e muito

Resenhas

327

didtico para o no-iniciado. E, mesmo que no se concorde com suas posies, h que reconhecer o mrito de apresentar sua prpria contribuio discusso, mesmo em se tratando de um texto que pretende ser introdutrio.
Catar A. Mortari Departamento de Filosofia

UFSC DUTRA, L. H. de A. e MORTARI, C. A. (eds.) Princpios: seu papel na filosofia e nas cincias, Florianpolis, Ncleo de Espistemologia e Lgica da Universidade Federal de Santa Catarina, 2000, 369pp. (Coleo Rumos da Epistemologia, v. 3). O primeiro passo para se apreciar um livro como este . entender o seu contexto. Criado em 1996, o NEL (Ncleo de Espistemologia e Lgica, da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, www.cfh.ufsc.brinel), tem por finalidade integrar grupos de pesquisa em lgica, teoria do conhecimento, filosofia e histria da cincia e reas correlatas. Desde ento, o NEL tem se destacado pela organizao de eventos que paulatinamente vo se integrando ao cenrio filosfico brasileiro, bem como pela publicao de textos de carter filosfico e histrico que refletem atividades atuais de pesquisa nestas reas. Em especial, destaca-se o Primeiro Simpsio Internacional da revista Principia, Revista Internacional de Epistemologia publicada pelo NEL e pela Editora da UFSC. O livro em apreo reune textos apresentados em tal Simpsio, realizado na cidade de Florianpolis, de 9 a 12 de Agosto de 1999, com apoio do CNPq, da CAPES e da prpria UFSC. O livro dividido em cinco sees, a saber: Lgica e Matemtica, Lingstica e Filosofia da Linguagem, Episternologia e Filosofia da Cincia, Filosofia da Mente e Filosofia Moral e da Ao. Na seo 1, h trs artigos. No primeiro, intitulado "Cambio de problemas en el cuestin de los princpios de la ma temtica" (pp. li29), Jorge Alberto Molina, da Universidade de Santa Cruz do Sul, defende a tese de que o desenvolvimento da filosofia da matemtica seguiu o mesmo esquema que a evoluo da epistemologia das cincias naturais. No contexto de seu argumento, uma breve reviso dos

Vous aimerez peut-être aussi