Vous êtes sur la page 1sur 9

1943

RONDNIA

1981

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE RONDNIA


AGENTE JUDICIRIO JORNALIST ALISTA JORNALISTA
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.

14

01

Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com o enunciado das 50 questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio:
LNGUA PORTUGUESA III Questes Pontos 1a5 6 a 10 11 a 15 1,0 1,5 2,5 HISTRIA E GEOGRAFIA DO ESTADO DE RONDNIA II Questes Pontos 16 a 20 1,0 CONHECIMENTOS ESPECFICOS Pontos Questes 1,0 1,5 2,0 36 a 40 41 a 45 46 a 50

Questes 21 a 25 26 a 30 31 a 35

Pontos 2,5 3,0 4,0

b) 1 CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas. 02 03 04 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, preferivelmente a caneta esferogrfica de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 -

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato no poder levar o Caderno de Questes, a qualquer momento. O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 3 (TRS) HORAS. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados, no primeiro dia til aps a realizao das provas, na pgina da FUNDAO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br).

06

07 08

09 10

11 12

www.pciconcursos.com.br

OUTUBRO/ 2008

1943

RONDNIA

1981

2
AGENTE JUDICIRIO - JORNALISTA

www.pciconcursos.com.br

1943

RONDNIA

1981

LNGUA PORTUGUESA III


Bolsa-Floresta
Quando os dados do desmatamento de maio saram esta semana da gaveta da Casa Civil, onde ficaram trancados por vrios dias, ficou-se sabendo que maio foi igual ao abril que passou: perdemos de floresta mais uma rea equivalente cidade do Rio de Janeiro. Ao ritmo de um Rio por ms, o Brasil vai pondo abaixo a maior floresta tropical. No Amazonas, visitei uma das iniciativas para tentar deter a destruio. O Estado do Amazonas o que tem a floresta mais preservada. O nmero repetido por todos que l 98% da floresta esto preservados, 157 milhes de hectares, 1/3 da Amaznia brasileira. A Zona Franca garante que uma parte do mrito lhe cabe, porque criou alternativa de emprego e renda para a populao do estado. H quem acredite que a presso acabar chegando ao Amazonas depois de desmatados os estados mais acessveis. Joo Batista Tezza, diretor tcnico-cientfico da Fundao Amazonas Sustentvel, acha que preciso trabalhar duro na preveno do desmatamento. Esse o projeto da Fundao que foi criada pelo governo, mas no governamental, e que tem a funo de implementar o Bolsa-Floresta, uma transferncia de renda para pessoas que vivem perto das reas de preservao estadual. A idia que elas sejam envolvidas no projeto de preservao e que recebam R$ 50 por ms, por famlia, como uma forma de compensao pelos servios que prestam. [...] Tezza economista e acha que a economia que trar a soluo: A destruio ocorre porque existem incentivos econmicos; precisamos criar os incentivos da proteo. [...] Nas reas prximas s reservas estaduais, esto instaladas 4.000 famlias e, alm de ganharem o BolsaFloresta, vo receber recursos para a organizao da comunidade. Trabalhamos com o conceito dos servios ambientais prestados pela prpria floresta em p e as emisses evitadas pela proteo contra o desmatamento. Isso um ativo negociado no mercado voluntrio de reduo das emisses diz Tezza. Atualmente a equipe da Fundao est dedicada a um trabalho exaustivo: ir a cada uma das comunidades, viajando dias e dias pelos rios, para cadastrar todas as famlias. A Fundao trabalha mirando dois mapas. Um mostra o desmatamento atual, que pequeno. Outro projeta o que acontecer em 2050 se nada for feito. Mesmo no Amazonas, onde a floresta mais preservada, os riscos so visveis. Viajei por uma rodovia estadual que liga Manaus a Novo Airo. beira da estrada, vi reas recentemente desmatadas, onde a fumaa ainda sai de troncos queimados. [...]
LEITO, Miriam. In: Jornal O Globo. 19 jul. 2008. (adaptado)

1
Bolsa-Floresta, ttulo do texto, o nome dado a um(a) (A) recurso adotado por empresas privadas para que a populao d suporte aos projetos de desmatamento. (B) mensalidade destinada aos moradores das cercanias de reas de preservao por sua ajuda. (C) medida social para apoio s populaes da floresta, que no tm de onde obter sobrevivncia. (D) doao governamental regular feita s pessoas que moram na floresta, como se fosse uma bolsa de estudos. (E) ajuda realizada por organizaes no governamentais para que a populao de baixa renda possa se manter melhor.

10

2
A expresso em destaque no trecho Quando os dados do desmatamento de maio saram esta semana da gaveta ... ( .1-2) pode ser adequadamente substituda, sem alterao do sentido, por (A) foram finalmente examinados. (B) foram apresentados s autoridades. (C) foram tirados da situao de abandono. (D) encaminharam-se ao setor tcnico. (E) chegaram ao conhecimento pblico.

15

20

25

30

35

No 2o pargrafo, o mrito da Zona Franca na preservao florestal do estado do Amazonas deve-se ao fato de ter (A) oferecido oportunidades de ganho para a populao, afastando-a do desmatamento. (B) atrado compradores de todas as partes do Brasil com o seu comrcio florescente. (C) criado uma rea de comrcio de bens livres de impostos, o que favoreceu novas aquisies para a populao. (D) feito a promoo do desenvolvimento econmico da regio, melhorando sua contribuio para o PIB brasileiro. (E) aberto o mercado interno nacional para a entrada de produtos estrangeiros de alta tecnologia.

4
No Amazonas, visitei uma das iniciativas para tentar deter a destruio. ( . 7-8). Tal iniciativa a(o) (A) manuteno da Zona Franca. (B) criao do Bolsa-Floresta. (C) expanso de 1/3 da Amaznia. (D) preservao da floresta. (E) comprometimento do governo estadual.

40

45

5
Com a leitura do pargrafo que contm a orao porque criou alternativa de emprego e renda para a populao do estado. ( . 13-14) pode-se inferir que, no texto, a outra alternativa seria (A) buscar outra fonte de renda. (B) desmatar a floresta. (C) emigrar para outro estado. (D) trabalhar na Zona Franca. (E) ser funcionrio pblico.

50

3
AGENTE JUDICIRIO - JORNALISTA

www.pciconcursos.com.br

1943

RONDNIA

1981

6
Em ... preciso trabalhar duro na preveno do desmatamento. ( . 19-20), a expresso destacada, em relao com o princpio da orao, indica (A) modo. (B) causa. (C) conseqncia. (D) objetivo. (E) explicao.

11
As formas verbais esto corretamente conjugadas em (A) Escreve nesta folha o que voc achou da proposta. (B) indispensvel que todos os interessados fazem a sua parte. (C) Todas as pessoas que vem a Amaznia ficam deslumbradas. (D) Quando a Fundao propor um programa de preservao, a populao aplaudir. (E) Espero que as pessoas se precavenham contra a destruio da floresta.

7
A destruio ocorre porque existem incentivos econmicos; precisamos criar os incentivos de proteo. ( . 31-32). Avalie se as afirmativas apresentadas a seguir so verdadeiras (V) ou falsas (F), em relao ao trecho acima. ( ) Tanto a destruio da floresta quanto a sua proteo dependem de medidas econmicas. ( ) O conceito da palavra incentivos igual nas expresses incentivos econmicos ( . 31-32) e incentivos de proteo ( . 32). ( ) Se houver incentivo de proteo, a destruio cessar. A seqncia correta : (A) V - V - F (C) V - F - F (E) F - F - V

12
Indique a opo em que a reescritura apresentada NO mantm o mesmo sentido do trecho original. (A) Uma rea equivalente uma rea que equivale (B) Trabalhar duro trabalhar duramente (C) Forma de compensao pelos servios forma de compensar os servios. (D) Incentivos da proteo incentivos protegidos (E) Recentemente desmatada recm-desmatada

13
Indique a opo na qual a concordncia nominal est adequada. (A) Alguns pseudos-ecologistas se opem ao Bolsa-Floresta. (B) H partes da floresta que esto menas devastadas que outras. (C) Visto a grande devastao, alguma atitude deve ser tomada. (D) Seguem anexo os documentos para a certificao. (E) Todos devemos ficar alerta para salvar a Amaznia.

(B) V - F - V (D) F - V - F

8
No texto, ativo ( . 41) significa (A) ato. (B) bem. (C) elevado. (D) prtico. (E) em exerccio.

14
Atualmente a equipe da Fundao est dedicada a um trabalho exaustivo: ir a cada uma das comunidades, ( . 43-44) O sinal de dois pontos da sentena acima s pode ser substitudo por: (A) , alis, (B) , a saber, (C) , inclusive, (D) , ou melhor, (E) , por exemplo,

9
Indique a opo em que o sinal indicativo de crase est corretamente usado. (A) Essa proposta convm todos. (B) O governo aumentou quantidade de subsdios. (C) A empresa considerou a oferta inferior outra. (D) Ele est propenso deixar o cargo. (E) No vou aderir modismos passageiros.

15
Assinale a afirmativa em que a palavra onde est usada corretamente. (A) Trabalhamos com o conceito de servios onde o fator ambiental preponderante. (B) Durante a discusso dos tcnicos foi levantado um novo argumento onde o diretor no gostou. (C) Nas reas prximas s reservas, onde esto instaladas famlias, haver grandes investimentos. (D) Alguns estudos apontam o ano de 2050 como decisivo, onde ocorrer uma grande devastao. (E) As propostas onde se encontram as solues mais econmicas para a melhoria do ambiente sero aprovadas.

10
Indique a opo em que a expresso em destaque pode ser substituda por lhe, assim como em ...uma parte do mrito lhe cabe, ( . 13) (A) O economista chamou o colega de benfeitor da natureza. (B) A Fundao convidou o professor para o cargo de diretor. (C) O projeto pertence ao renomado cientista. (D) O governo criou recentemente o Bolsa-Floresta. (E) A diretora gosta muito de sua assistente.

4
AGENTE JUDICIRIO - JORNALISTA

www.pciconcursos.com.br

1943

RONDNIA

1981

HISTRIA E GEOGRAFIA DO ESTADO DE RONDNIA II


16
O Real Forte Prncipe da Beira foi inaugurado em 20 de agosto de 1783 e constitui hoje o mais antigo monumento histrico de Rondnia. A construo do Forte obedeceu aos seguintes objetivos da Coroa Portuguesa: I - defender as fronteiras portuguesas dos confrontos contra os espanhis; II - pacificar os movimentos nativistas e emancipacionistas que ocorriam na Amaznia; III - intensificar a atividade comercial ao longo dos rios Guapor, Mamor e Madeira; IV - fixar como territrios portugueses as terras ao longo do rio Amazonas. Esto corretas as afirmativas (A) I e II, apenas. (C) II e III, apenas. (E) I, II, III e IV. (B) I e III, apenas. (D) II e IV, apenas.

19
As tentativas de construo da Estrada de Ferro MadeiraMamor foram muitas durante o sculo XIX, porm somente com a assinatura do Tratado de Petrpolis, em 1903, a obra foi finalmente incrementada. Em 1912, conclua-se a ferrovia cuja saga da construo havia se iniciado em 1872. Sobre a saga da construo, assinale a afirmativa correta. (A) Os ataques indgenas aos acampamentos e as doenas tropicais que dizimavam os trabalhadores somaram-se dificuldade de transpor as regies de mata fechada e rios encachoeirados. (B) O capital utilizado foi exclusivamente nacional, o que explica os diversos perodos de paralisao da obra pela dificuldade de investimento, conseqncia de perodos crticos da economia nacional. (C) A construo da Estrada de Ferro Madeira-Mamor interrompeu o processo de integrao regional em curso na poca, j que deslocou para a obra contingentes militares empenhados no desbravamento da Amaznia. (D) A Bolvia dificultou a obra criando obstculos diversos, desde o simples no-cumprimento dos trmites legais at a ocupao militar do Acre, em 1899. (E) A maior parte da mo-de-obra utilizada na construo da ferrovia constituiu-se de indgenas apresados, provocando extermnio da populao nativa ao longo do trajeto da ferrovia.

17
A histria da ocupao luso-brasileira na Amaznia e, em especial, no Estado de Rondnia remonta ao comeo do sculo XVIII, a partir da descoberta de grandes jazidas de ouro. Essas descobertas (A) levaram ao desmembramento da antiga capitania de Mato Grosso, cuja poro ocidental passou a se denominar capitania de Rondnia. (B) criaram ncleos isolados de povoamento com uma populao de negros escravos para o trabalho nas jazidas recm-descobertas. (C) deslocaram, de outras regies da Amaznia, escravos alforriados que viam na garimpagem possibilidades de se estabelecerem em terras disponibilizadas pela Coroa Portuguesa. (D) atraram mineradores vindos de Cuiab, que migraram para a regio, criando os primeiros povoados do vale do Guapor. (E) atraram para a regio padres missionrios, nicas pessoas autorizadas pela Coroa Portuguesa a controlar a extrao dos metais preciosos.

20
As discusses em torno das obras da hidreltrica de Santo Antnio - a primeira do complexo hidrovirio e hidreltrico no Rio Madeira, em Rondnia, permitem refletir sobre a necessidade de crescimento econmico e os danos que isso pode provocar ao meio ambiente. Sobre estes fatos, correto afirmar que (A) os danos que este projeto provoca ao meio ambiente podem levar a uma interveno norte-americana na regio, sob o argumento de desrespeito ao Protocolo de Kioto. (B) os maiores danos que o projeto causar sero relacionados aos monumentos que constituem o patrimnio histrico, j que a aldeia de Santo Antonio foi a primeira do atual Estado de Rondnia. (C) a construo de eclusas e barragens necessrias ao projeto implicar maior dimenso dos impactos ambientais, dos problemas sociais e do desmatamento na Amaznia, apesar da grande malha hidrogrfica e da necessidade de modernizao econmica da Amaznia Ocidental. (D) a implantao de projetos desse porte na rede hidrogrfica da Amaznia ocidental facilitar o escoamento e o transporte de produtos agropecurios da regio, contendo o avano da fronteira agrcola e os conflitos fundirios em direo a Rondnia. (E) a presena de elevado potencial hidreltrico e a recente demanda urbano-industrial da Amaznia Ocidental influenciaram a alterao na matriz energtica brasileira, cuja principal caracterstica o estmulo ao transporte de cargas via rede fluvial.

18
A abertura do eixo virio BR-364 trouxe para Rondnia um aumento em seu crescimento populacional, colocando um fim ao isolamento rodovirio do Estado em relao s demais regies do pas. Entretanto, a partir de 1980, (A) os problemas provenientes do caos urbano pelo afluxo da populao desempregada de Braslia, Cuiab e Goinia cresceram. (B) os garimpeiros, atravs da extrao de cassiterita, estimularam a presena de grupos multinacionais que preservaram antigos ncleos coloniais. (C) a estrada, ao contrrio do previsto, representou para os trabalhadores locais uma via de sada para as grandes capitais do Sudeste. (D) a colonizao foi acelerada com a vinda de migrantes nordestinos como mo-de-obra para os seringais da Amaznia. (E) a concentrao fundiria expulsou os pequenos agricultores das melhores terras, situadas nas proximidades das vias de circulao, provocando, assim, zonas de tenso.

5
AGENTE JUDICIRIO - JORNALISTA

www.pciconcursos.com.br

1943

RONDNIA

1981

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
21
Entre as teorias acerca da tica jornalstica, h uma base comum que pode ser mais bem caracterizada pelas idias de (A) objetividade, iseno e desprendimento. (B) investigao, preciso e conciso. (C) racionalidade, liberdade e responsabilidade. (D) autonomia, igualdade e neutralidade. (E) livre-arbtrio, lgica e sensibilidade.

26
O avano tecnolgico dos meios de comunicao levou ao surgimento do que se convencionou chamar de sociedade da informao. Acerca desta noo e de seus desdobramentos, correto afirmar que (A) uma sociedade da informao s pode existir sob a condio de uma circulao sem barreiras. (B) a desigualdade no acesso informao vista como tendncia natural e inevitvel da mdia. (C) a prtica do segredo e do embargo necessria para controlar a desordem do fluxo de informaes. (D) a soma de informaes de um sistema, que atua em todos os segmentos, denominada entropia. (E) uma sociedade em que a prpria informao se transforma em mercadoria para a venda.

22
No trabalho do jornalista, h uma importante funo social. Nesse sentido, cabe a ele (A) selecionar os acontecimentos mais importantes a noticiar. (B) informar com autoridade sobre o que ocorre na sociedade. (C) denunciar as mazelas e injustias sociais do pas. (D) fiscalizar as aes e projetos do Estado Nacional. (E) estabelecer uma comunicao entre os setores da sociedade.

27
As novas empresas de multimdia tm alterado a estrutura tradicional da comunicao envolvendo desde aspectos ligados ao marketing at a interao com o cliente. Sobre esta realidade em gestao, correto afirmar o(as) (A) marketing tender a se voltar para grandes audincias, como a das televises abertas e portais. (B) marketing se voltar para pequenas audincias disponveis para muitos servios. (C) cenrio futuro passa pela separao maior dos espectadores e usurios no negcio da comunicao. (D) negcio da comunicao contar com estratgias de marketing de curto prazo e generalizantes. (E) tecnologias da comunicao tendem para a convergncia dos meios na produo de contedos.

23
O surgimento das mdias digitais alterou a forma como as pessoas se comunicam. Sobre essas mdias, INCORRETO afirmar que (A) possibilitaram, pela Internet, a interatividade na comunicao. (B) multiplicaram o nmero de fontes de informao. (C) aumentaram a velocidade do fluxo de informaes. (D) fizeram surgir novas formas de socializao na rede. (E) tornaram a informao mais transparente.

24
Na mdia eletrnica, um bom texto jornalstico pode ser caracterizado por (A) uso freqente da voz passiva e de longos perodos. (B) divulgao de notcias em tempo real, mesmo que de forma superficial. (C) ausncia do lide, ferramenta exclusiva do jornalismo impresso. (D) maior conciso do texto em relao ao impresso. (E) detalhismo na descrio dos acontecimentos.

28
Novas tecnologias da informao, associadas Internet, modificaro a mdia de massa no sculo XXI porque (A) aumentar a eficincia dos processos de comunicao. (B) sero mais gerais os contedos para atender a massa de consumidores. (C) haver um atendimento mais personalizado dos usurios. (D) haver menor interatividade entre usurios e empresas de comunicao. (E) haver, naturalmente, uma reduo da desigualdade no acesso informao.

25
No mundo contemporneo, a centralizao da informao pela mdia (A) levar ao cerceamento da democracia no mundo ocidental. (B) equivale a uma indstria da conscincia monoltica, segundo George Orwell. (C) uma sria ameaa, pois restringir a liberdade de pensamento. (D) impossvel, desde que o sistema no ultrapasse certa grandeza crtica. (E) tornar obsoleta a prpria idia de uma imprensa livre.

29
O desenvolvimento das tecnologias de comunicao levou ao surgimento do que se convencionou chamar de ciberespao. Sobre esta idia, correto afirmar que trata-se de um(a) (A) espao controlado por oligoplios. (B) territrio marcado por hierarquias. (C) metfora do centro como poder absoluto. (D) rede sem centro nem periferia. (E) rede que no afeta o mundo real.

6
AGENTE JUDICIRIO - JORNALISTA

www.pciconcursos.com.br

1943

RONDNIA

1981

30
O jornalismo on-line, principalmente o econmico, segundo autores como Bernardo Kucinski, tem trs caractersticas essenciais: (A) abrangncia do pblico universalizada; interesses financeiros ocultados nas informaes; e banalizao, repetio e ilustrao do mesmo contedo que exposto na tela. (B) interesse pblico em primeiro lugar; ao de novas tecnologias mudando o quadro a todo instante; e falta de contextualizao dos fatos narrados em funo da pressa nas coberturas. (C) pblico de especuladores e instituies financeiras; velocidade em detrimento da preciso, contextualizao e interpretao; e uso do on-line como pauta e no texto final. (D) informaes telegrficas e pouco apuradas; dinmica do fluxo informativo ditada pelo momento especulativo; e o uso da prpria Internet em sites de busca para complementar o texto. (E) jogo das flutuaes dirias impedindo notcias mais bem apuradas; ilustraes como tentativas de tornar acessveis informaes complexas; e textos que so sempre reformulados por conterem erros.

34
A linguagem jornalstica se caracteriza por um estilo de escrita que deve contemplar frases (A) limpas, com conceitos claros, estruturas literrias e opinio precisa. (B) coordenadas, com perodos explicativos, clareza de raciocnio e adjetivao. (C) enxutas, com acento subjetivo, leveza textual e preciso formal. (D) ritmadas, com informao checada, adjetivos fortes e verbos no passado. (E) e perodos curtos, com simplicidade textual, ordem direta e conciso.

35
O primeiro pargrafo de uma matria informativa deve conter a maior parte das respostas s seis perguntas bsicas: o que, quem, quando, onde, como e por qu. Este procedimento denomina-se (A) abertura. (B) chamada. (C) lide. (D) olho. (E) retranca.

31
No jargo da Internet, banner pode ser definido como (A) um site de notcias composto por todos os tipos de mdia. (B) uma sala de bate-papo criada por programas como ICQ. (C) programas com imagens, usados apenas para demonstrao. (D) programas que so utilizados para visualizar pginas na Web. (E) propagandas em sites da Internet com links para o site do anunciante.

36
Segundo as regras que devem ser observadas para a elaborao de um bom ttulo, este deve conter: (A) verbo no passado, adjetivos fortes, anncio explcito e preciso na informao. (B) retrica da manchete, palavras comuns, ritmo agradvel e boa informao. (C) poucas palavras, verbo no presente do indicativo, informao principal e conciso. (D) palavras novas na pgina, ao e estilo, busca do inusitado e do sensacional. (E) palavras em caixa alta e baixa, verbo no presente, criatividade e ritmo.

32
A imagem de um planeta atravessado por auto-estradas da informao ajuda a configurar o que o socilogo Zygmunt Bauman denominou de tempos lquidos. Segundo este conceito, o mundo atual seria marcado pela(o) (A) insegurana. (B) solidariedade. (C) liberdade. (D) paz. (E) amor.

37
A pauta a primeira fase da produo jornalstica. Para sugerir uma boa pauta, cabe ao jornalista: (A) ter fontes, estar atento aos acontecimentos, receber releases, buscar temas diferentes e propor matrias de seu interesse. (B) ter idias prprias, procurar a outra face da notcia, cultivar contatos e ficar prximo s fontes. (C) consultar a Internet, pesquisar a bibliografia, entrevistar acadmicos, elaborar lista de personagens e autoridades. (D) estudar o assunto, verificar a sua originalidade, avaliar o interesse pblico e propor matrias coordenadas. (E) estar atento s repercusses, propor temas originais, elaborar possveis sutes e propor a forma de editar.

33
Para caracterizar a vivncia do tempo na sociedade contempornea, Michel Maffesoli usou a imagem do tempo pontilhista, marcado pela (A) continuidade. (B) fragmentao. (C) constncia. (D) coeso. (E) linearidade.

7
AGENTE JUDICIRIO - JORNALISTA

www.pciconcursos.com.br

1943

RONDNIA

1981

38
Do mesmo modo que no jornalismo setorizado, a cobertura do jornalismo econmico, para ser eficaz, deve-se organizar por (A) competncias. (B) mercados. (C) empresas. (D) interesses. (E) finanas.

43
O modelo terico do jornalismo que leva em conta critrios como noticiabilidade, valores-notcia, constrangimentos organizacionais, construo de audincias e rotinas chama-se (A) newsmaking. (B) gatekeeper. (C) hard news. (D) teoria do espelho. (E) noticirio do dia.

39
O homem contemporneo tem direito e necessidade de estar informado e atualizado, justificando o jornalismo como um(a) (A) servio ao pblico. (B) orientao cidad. (C) construo subjetiva. (D) leitura dos fatos. (E) expresso livre.

44
A busca da informao primria modela no apenas a linguagem jornalstica, mas o estilo e o gnero. Neste sentido, quando o jornalista no se contenta com as verses e com as fontes secundrias, ele faz uma (A) reportagem sensacionalista. (B) reportagem investigativa. (C) reportagem exclusiva. (D) matria de denncia. (E) matria de carter social.

40
As doaes educacionais e filantrpicas, o servio comunitrio e o controle ambiental so elementos das polticas das empresas contemporneas que devem ser comunicadas e divulgadas como aes de (A) servios sociais. (B) imagem corporativa. (C) promoes institucionais. (D) patrocnios culturais. (E) responsabilidade social.

45
Uma empresa de comunicao que busque realizar seu dever de informar deve se pautar pelos valores abaixo, EXCETO (A) autonomia. (B) credibilidade. (C) objetividade. (D) independncia. (E) subjetividade.

41
Numa empresa em que uma situao de crise se tornou pblica, a Assessoria de Comunicao, ao cuidar da imagem da empresa em sintonia com o marketing, deve (A) divulgar a imagem positiva da empresa e plantar notas positivas. (B) controlar as notcias desfavorveis e disseminar as favorveis. (C) desviar o interesse sobre a empresa e apresentar alternativas. (D) promover encontros com a imprensa para mostrar a verso da empresa. (E) contornar o problema atravs de aes de seduo das chefias.

46
Na criao publicitria, um ttulo ou chamada pode ser caracterizado(a) como um(a) (A) anncio detalhado das caractersticas de uma mercadoria. (B) sentena que apresenta uma redundncia de idias. (C) frase longa e explicativa sobre determinado produto. (D) frase cujo objetivo chamar a ateno de um consumidor para um produto. (E) composio que combina texto e imagem para vender um produto.

47 42
A aferio do retorno de imagem um trabalho realizado pelas assessorias de imprensa das empresas e do governo. Muitos instrumentos podem se utilizados para isso, sendo o principal deles o (A) relatrio. (B) press-kit. (C) clipping. (D) press-book. (E) resumo. Um anncio publicitrio eficiente pode ser mais bem caracterizado por (A) criar necessidades inexistentes no pblico alvo. (B) convencer algum de que o produto o melhor do mercado. (C) levar em conta somente as caractersticas do produto. (D) levar mais em conta os valores do consumidor do que as caractersticas do produto. (E) utilizar textos bem detalhados com caractersticas do produto.

8
AGENTE JUDICIRIO - JORNALISTA

www.pciconcursos.com.br

1943

RONDNIA

1981

48
Executivos, polticos, empresrios ou autoridades devem saber se comportar diante dos veculos de comunicao para que suas entrevistas tenham melhor rendimento e possam passar credibilidade para os jornalistas. Que mecanismo usado para obter esses resultados? (A) Marketing poltico (B) Media training (C) Media process (D) Princpios de postura (E) Exerccios de imagem

49
Um dos mecanismos mais eficientes de comunicao, utilizado pelas assessorias de imprensa, a entrevista coletiva, que deve ser convocada com parcimnia. Para o xito da entrevista, que aes importantes as assessorias devem realizar? (A) Providenciar o press-kit, agendar o local e o dia do evento, estipular o horrio e fazer o follow up. (B) Elaborar um oramento, pedir autorizao superior, cuidar da imagem da empresa e fazer os convites. (C) Plantar notas nas colunas de prestgio, treinar o portavoz, estudar o tema da entrevista e preparar o coquetel. (D) Escolher um espao nobre, montar um telo, distribuir brindes e informaes sobre o tema e definir o cerimonial. (E) Preparar um press release, pesquisar na Internet, produzir um blog temtico e preparar as perguntas bsicas.

50
O conceito de agendamento pressupe a existncia de um interesse objetivo na vida social, devendo estar, portanto, a servio da cidadania. Neste contexto, o critrio de noticiabilidade deve considerar o(a) (A) interesse jornalstico sobre o interesse pblico. (B) poder do jornalismo como formador de idias sociais. (C) influncia dos meios impressos sobre os audiovisuais. (D) formao de novas mentalidades na cultura contempornea. (E) agenda jornalstica influindo sobre a agenda pblica.

9
AGENTE JUDICIRIO - JORNALISTA

www.pciconcursos.com.br

Vous aimerez peut-être aussi