Vous êtes sur la page 1sur 56

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

AULA 02
Controle tecnolgico de compactao e pavimentao Controle geomtrico de sees
Ol Pessoal, Bem vindos s nossa 2 Aula. Bom, a receptividade das nossas duas primeiras aulas foi muito boa, e pretendemos continuar assim: ministrando um curso objetivo, mas no incompleto. Nessa aula abordaremos dois assuntos muito importantes que faro parte do dia a dia de muitos tcnicos de estradas desse concurso. Especialmente para aqueles que iro acompanhar algumas etapas da obra. O contedo desses assuntos muito tcnico. E tambm cheio de detalhes. Procuramos simplificar o entendimento para vocs, mas na medida exata para que acertem as questes da sua prova. Por serem bem extensos, e distintos, optamos por dividir esta aula em duas partes. Dessa forma, fica muito mais didtico. Ento ficou assim: 1 parte: Controle tecnolgico de compactao e pavimentao 2 parte: Controle geomtrico de sees Com relao a parte de controle tecnolgico de compactao e pavimentao (1 parte da nossa aula) a ESAF no especificou quais os ensaios ela pretende abordar. De qualquer modo, trataremos nessa aula acerca dos mais importantes e usuais. O fundamental vocs saberem relacionar cada ensaio com a sua finalidade. Tambm, podem ser cobrados alguns detalhes desses ensaios, mas o essencial identific-los e saber quais os seus objetivos. Por isso, no final desta primeira parte colocamos uma Tabela-Resumo com todos os ensaios tratados no curso, com as principais caractersticas que vocs tero que guardar para a prova. No tem jeito, pessoal!! Tem que decorar esses ensaios. Essa tabela ajuda muito. Aconselho a vocs revisarem ela pouco antes da prova.
1

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

As questes comentadas nesta aula tambm ajudaro vocs bastante. Nelas vocs vero como esse tema costuma ser tratado pelas bancas! No final da 2 parte da aula as questes esto dispostas para queles que quiserem resolv-las antes. Ento , vamos l!! 1 CONTROLE PAVIMENTAO TECNOLGICO DE COMPACTAO E

1.1 - ENSAIO DE COMPACTAO Pessoal, esse ensaio muitssimo importante! Tambm chamado de Ensaio de Proctor. tambm cheio de detalhes, por vezes um pouco complexos, mas iremos ressaltar sempre quais os principais pontos que vocs tm que saber. A finalidade deste ensaio identificar a UMIDADE TIMA a ser empregada no campo para a compactao e o PESO ESPECFICO* a ser exigido. Guardem bem isso!! (J j explicaremos do que se trata estes dois conceitos). *o peso especfico tambm chamado de massa especfica aparente seca O ensaio original para determinao da umidade tima e da massa especfica aparente seca mxima de um solo o ensaio de Proctor. Este ensaio, hoje em dia conhecido como ensaio normal de Proctor (ou AASHTO Standard), padronizado pelo DNER, consiste em compactar uma amostra dentro de um recipiente cilndrico, com aproximadamente 1000 cm3, em trs camadas sucessivas, sob a ao de 25 golpes de um soquete, pesando 2,5 kg, caindo de 30 cm de altura.

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Esses detalhes numricos do ensaio de Proctor Normal tambm podem ser cobrados na prova de vocs! Achamos difcil, mas pode. Colocamos na nossa Tabela-Resumo!!! O ensaio repetido para diferentes teores de umidade, determinando-se, para cada um deles, a massa especfica aparente seca. Com isso, traada a chamada Curva de Compactao, a qual determinar qual a umidade tima (representada por Wot) e o peso especfico mximo (representado por mx). Para o traado da curva conveniente a determinao de uns cinco pontos.

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

O ensaio Proctor estudou-o para os casos prticos da poca. Atualmente, tendo em vista o maior peso dos equipamentos de compactao, tornou-se necessrio alterar as condies do ensaio, para manter a indispensvel correlao com o esforo de compactao no campo. Surgiu, assim, o ensaio modificado de Proctor ou AASHTO modificado (ou simplesmente Proctor Modificado). Nesta nova modalidade de ensaio, embora a amostra seja compactada no mesmo molde, isto feito, no entanto, em cinco camadas, sob a ao de 25 golpes de um peso de 4,5 kg, caindo de 45 cm de altura. A energia especfica para esse ensaio maio que a do Proctor normal. Posteriormente, alguns rgos rodovirios adotaram em seus ensaios uma energia de compactao intermediria as dos ensaios de Proctor, normal e modificado. Conhecido como ensaio de Proctor Intermedirio. 1.1.1 Umidade tima e Peso Especfico Mximo Vamos falar o significado de umidade tima e peso especfico. O peso especfico mximo (ou massa especfica aparente seca mxima) a maior densidade que o solo pode atingir. Ou seja, quando o solo est o mais compactado possvel. Aumenta a resistncia e estabilidade do solo. A umidade tima aquela em que o solo atinge a maior massa especfica aparente seca mxima (peso especfico mximo), ou seja, se a quantidade de gua utilizada na compactao da camada de aterro for maior ou menor que a umidade tima, o solo no atingir o seu grau de compactao mxima. Esses so os dois parmetros definidos no ensaio de compactao ( ou ensaio de Proctor). 1.1.2 - Influncia da energia de compactao na curva de compactao do solo Quanto MAIOR a energia de compactao empregada MENOR ser a umidade tima encontrada e MAIOR ser o peso especfico seco mximo.

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Tendo em vista o surgimento de novos equipamentos de campo, de grande porte, com possibilidade de elevar a energia de compactao e capazes de implementar uma maior velocidade na construo de aterros, houve a necessidade de se criar em laboratrio ensaios com maiores energias que a do Proctor Normal. Surgiram ento as energias do Proctor Modificado e Proctor Intermedirio, superiores energia do Proctor Normal.

Proctor Modificado > Proctor Intermedirio > Proctor normal

A Tabela a seguir apresenta uma comparao entre os padres adotados para a realizao dos ensaios de compactao. Note-se que as diversas energias podem ser obtidas com um cilindro de 2000 cm3.

Pessoal, na tabela-resumo que montamos para vocs tem esses valores dessas energias de compactao. Achamos improvvel que isso seja cobrado na prova de vocs (valores das energias de compactao), o importante saber essa relao entre os 3 tipos de ensaio Proctor. Com relao aos demais dados: altura de queda, nmero de camadas, nmero de golpes e massa; o mais importante o do Proctor Normal Controle da Compactao Para comprovar se a compactao est sendo feita devidamente, deve-se determinar sistematicamente a umidade e a massa especfica aparente do material. E compar-las com a umidade tima e a massa especfica aparente seca mxima.

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Para esse controle, os processos mais utilizados so o speedy na determinao da umidade e processo do frasco de areia na determinao da massa especfica. Veremos logo mais sobre esses dois ensaios. Chama-se grau de compactao, ao quociente resultante da diviso da massa especfica obtida no campo, pela massa especfica mxima obtida no laboratrio.

Pessoal, no precisa decorar essa frmula no!! s para vocs verem que para o grau de compactao ns devemos comparar o resultado do peso especifico no campo com o peso especfico do laboratrio (determinado no ensaio de Proctor, que acabamos de ver). Obs: O peso especfico no campo determinado no ensaio de frasco de areia (mais usual). Se eles forem iguais os resultados do campo e do laboratrio, temos que o grau de compactao 100%. No sendo atingida a compactao desejada, a qual no dever ser inferior a determinado valor do grau de compactao (fixada pela especificao adotada), o material ser revolvido e recompactado.

Pessoal, entendam que o solo muito mido um solo ruim para compactao, pois alm de no atingirmos a resistncia necessria, a umidade excessiva acarreta outros problemas como a expanso do solo. Quanto maior a umidade menor a resistncia do solo. Por outro lado, o solo pouco mido tambm problemtico. Por isso, a determinao da chamada umidade tima, que o ponto onde o solo encontra melhor estabilidade.

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Vejam como isso j caiu: 1 - (UNIPAMPA/2009 - CESPE) O ensaio de compactao dos solos consiste em um cilindro metlico de volume igual a 1 L, no qual se compacta a amostra de solo, em quatro camadas, cada uma delas por meio de 30 golpes aplicados com massa de 3,0 kg, caindo de uma altura de 30 cm. Analisando o item, vimos que o ensaio de compactao dos solos consiste em um cilindro metlico de volume igual a 1 Litro (= 1.000 cm3), no qual se compacta a amostra de solo, em TRS (e no quatro) camadas, cada uma delas por meio de 25 (e no 30) golpes aplicados com massa de 2,5 kg (e no 3,0), caindo de uma altura de 30 cm. Item errado. Gabarito: Errada 2 - (TRT 17. Regio -ES/2009 - CESPE) O ensaio de compactao do tipo Proctor normal emprega energia de compactao menor que o ensaio do tipo Proctor modificado. Pessoal, falamos isso na aula! Lembram?

Gabarito: Certa 3 - (CHESF/2002 - Tcnico em Estradas - CESPE) A avaliao das propriedades mecnicas, tais como resistncia e deformabilidade, das diversas camadas que compem o pavimento conseguida por meio do ensaio de compactao proctor normal. O ensaio de compactao Proctor Normal (ou ensaio de compactao) serve para identificar a umidade tima a ser empregada no campo para a compactao e o peso especfico a ser exigido. O ensaio no avalia a resistncia, nem a deformabilidade do solo. Por conta disso, o item est errado. Gabarito: Errada

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

1.2 - DETERMINAO DO TEOR DE UMIDADE - Mtodo em laboratrio O mtodo, tambm conhecido como mtodo da estufa, usado para a determinao do teor de umidade, sendo o ensaio mais executado no laboratrio. Consiste em coletar uma amostra representativa do material do qual se deseja determinar o teor de umidade, na quantidade prdeterminada e secar essa amostra em uma estufa. Mtodos em campo 1.3 - DETERMINAO DO TEOR DE UMIDADE - emprego do Speedy Pessoal, esse o ensaio mais utilizado no campo! um mtodo que utiliza um equipamento patenteado, mundialmente difundido denominado de Speedy, constitudo por um recipiente metlico fechado que se comunica com um manmetro destinado a medir a presso interna. Dentro deste recipiente, so colocados em contato uma certa quantidade de solo mido e uma determinada poro de Carbureto de Clcio (CaC2). A gua contida no solo, combinando-se com o CaC2 gera acetileno. A partir da variao da presso interna e do peso da amostra, entra-se na tabela de aferio prpria do aparelho, obtendo-se a percentagem de umidade em relao amostra total mida.

Aparelho Speedy

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Este mtodo apresenta menor preciso do que o mtodo da estufa, porm tem a vantagem de fornecer o resultado de forma imediata. Por isso muito utilizado no dia de uma obra rodoviria. 1.4 - DETERMINAO DO TEOR DE UMIDADE - emprego do lcool Pessoal, este ensaio quase no utilizado. Neste caso, o mais importante para vocs saber que este mtodo existe para determinar o teor de umidade do solo no campo. Este procedimento pode ser usado no campo, quando autorizado pela fiscalizao. Restries so devidas falta de controle da temperatura, que pode comprometer os resultados do ensaio.

Existe tambm, um outro ensaio de campo para determinao da umidade, o ensaio com emprego do Densmetro Nuclear. Este mtodo mais usado em agronomia, e no est muito difundido no Brasil devido ao elevado custo do equipamento. Vamos ver como isso j foi cobrado: 4 - (UNIPAMPA/2009 - CESPE) O aumento do teor de umidade do solo alm do timo torna-o menos trabalhvel. O aumento do teor de umidade do solo alm do timo torna-o MAIS trabalhvel, entretanto menos estvel e menos resistente. Item errado. Gabarito: Errada

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

1.5 - DETERMINAO DA MASSA ESPECIFICA APARENTE , IN SITU, COM O EMPREGO DO FRASCO E AREIA Entre os mtodos para determinao da massa especfica aparente em campo (tambm chamada de in situ), este disparado o mais usado. Faam essa relao, pessoal:

Frasco de areia * no campo

massa especfica aparente in situ*

Frasco de areia Faz-se um furo de 15 cm no solo que se quer avaliar, enche-o de areia, e com isso determina-se a sua massa especfica in situ utilizando de dados conhecidos, tais como: densidade da areia, peso do frasco, etc. Com este ensaio, faz-se a comparao dos parmetros de campo (obtidos no ensaio de frasco de areia) com os parmetros de laboratrio (obtido no ensaio de Proctor).

10

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Outros mtodos:

1.6 - DETERMINAO DA MASSA ESPECIFICA APARENTE , IN SITU, COM O EMPREGO DO LEO. Na verdade, a determinao da mesma massa especfica aparente do solo no campo, in situ que o do mtodo do frasco de areia. S utilizado quando o solo contm materiais pedregulhosos ou britados, que apresentem partculas de agregados salientes nas paredes da cavidade em que se realiza o ensaio, dificultando a penetrao da areia, caso se utilizasse o frasco de areia.

1.7 - DETERMINAO DA MASSA ESPECIFICA APARENTE , IN SITU, COM O EMPREGO DO BALO DE BORRACHA Tambm outro mtodo utilizado para determinao da massa especfica aparente in situ. Pouco usado, dificilmente cara na prova de vocs.
11

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

O mtodo fixa o modo pelo qual se determina a massa especfica in situ do solo com partculas de at 2,5 cm. Consiste na introduo de um balo de borracha num buraco previamente perfurado, que quando cheio de gua, permite a leitura do volume que a amostra ocupava. um mtodo usado para solos coesivos ou que foram compactados. No se adapta a solos moles que se deformem sob uma pequena presso ou em que o volume do buraco no possa ser mantido num valor constante.

Agora, vamos ver umas questes de concurso: 5 - (DPF NACIONAL/2004 - CESPE) O ensaio de frasco de areia pode ser utilizado para a determinao da massa especfica do solo no campo em obras de pavimentao. Acabamos de ver que o ensaio de frasco de areia um dos mtodos utilizados, na verdade o mais utilizado, para a determinao da massa especfica do solo no campo em obras de pavimentao. Item correto. Gabarito: Certa 6 - (PETROBRAS/2004 - CESPE) O ensaio de frasco de areia destina-se ao controle da umidade de compactao em obras de aterro. Vimos que a UMIDADE do solo determinada utilizando-se qualquer
12

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

um dos mtodos - da estufa, do speedy ou do lcool. A partir desse valor da massa especfica aparente do solo seco in situ, possvel determinar-se o GRAU DE COMPACTAO do solo, desde que se conhea a massa especfica do solo seco, obtida em laboratrio, por meio do ensaio de compactao. Portanto, o ensaio de frasco de areia no se destina ao controle da umidade de compactao em obras de aterro. O ensaio do frasco de areia, como j foi dito, se presta determinao da massa especfica do solo no campo em obras de pavimentao. Gabarito: Errada 1.8 - NDICE DE BEARING RATIO) SUPORTE CALIFRNIA (CALIFORNIA

Pessoal, antes de falar do ensaio propriamente dito, vamos explicar o que significa esse ndice. o parmetro de projeto mais utilizado para o dimensionamento de pavimentos rodovirios. O ISC ndice de Suporte Califrnia (ou CBR California Bearing Ratio) mede a resistncia do solo. O ISC expresso em porcentagem. Guardem isso! A banca pode querer confundir vocs dizendo que o ISC (ou CBR) est relacionado com o ensaio de compactao ou com a compactao no campo. No caiam nessa!!! O ISC est relacionado com a RESISTNCIA PENETRAO do solo, ok?! Quando falarmos de ISC ou CBR, estamos falando a mesma coisa. ISC abreviao em portugus e CBR a abreviao me ingls. As duas denominaes so muito comuns. O ensaio de CBR consiste na determinao da relao entre a presso necessria para produzir uma penetrao de um pisto num corpo-de-prova de solo, e a presso necessria para produzir
13

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

a mesma penetrao numa brita parmetro uma brita padronizada).

padronizada

(ateno

O valor dessa relao, expressa em percentagem, permite determinar, por meio de equaes empricas, a espessura de pavimento flexvel necessria, em funo do trfego. Ento, 100% o valor correspondente a penetrao em uma amostra de brita graduada de elevada qualidade que foi adotada como padro. Os materiais que obterem o ISC de 100% tm a resistncia a penetrao equivalente dessa brita padronizada. Assim, podem ser encontrados valores de ISC bem baixos, da ordem de unidades, a valores acima de 100%.

O ensaio de CBR, tambm conhecido como ndice de Suporte Califrnia (ISC), composto de trs etapas: - compactao do corpo-de-prova; - obteno da curva de expanso; e - determinao da resistncia a penetrao O ensaio de CBR permite tambm, obter-se um ndice de EXPANSO do solo durante o perodo de saturao por imerso do corpo-de-prova. A expansibilidade uma medida importante em terraplenagem, pois quanto maior a expansibilidade (aumento de volume) em presena da gua, pior o solo para terraplenagem e para funcionar como subleito de pavimentos.
14

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

ISC (ou CBR)

Resistncia do solo* e Expanso do solo

*resistncia PENETRAO, capacidade de suporte do solo

usualmente

conhecido

como

So os dois parmetros fornecidos por este ensaio. Guardem bem isso!!! Pessoal, atualmente, utiliza-se bastante uma variao adaptada do ensaio de CBR. Chama-se ensaio de Mini CBR. O ensaio de Mini CBR consegue obter alguns resultados melhores que o ensaio tradicional de CBR. Questes de concurso: Julgue os prximos itens, relativos determinao propriedades relevantes de solos para obras rodovirias. de

7 - (TCU/2009 CESPE) O mtodo para a realizao do ensaio de ndice suporte Califrnia, padronizado pelo DNER (atual DNIT) fornece tambm informaes acerca da capacidade de expanso do solo. Foi isso que acabamos de ver, no ?! O mtodo para a realizao do ensaio de ndice suporte Califrnia (ISC), padronizado pelo DNER (atual DNIT), fornece tambm informaes acerca da capacidade de expanso do solo. Item correto. Gabarito: Certa 8 - (IBRAM/2009 - CESPE) Quanto menor o valor do ndice suporte Califrnia de um solo compactado, melhores so as suas propriedades mecnicas com vistas sua utilizao como base de um pavimento.
15

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

O ISC (ou CBR) um parmetro que reflete a capacidade de suporte de um solo com vistas sua utilizao como base de um pavimento. Desse modo, quanto MAIOR o seu valor, melhores so as suas propriedades mecnicas. Item errado. Gabarito: Errada 9 - (UNIPAMPA/2009 - CESPE) O ndice de suporte californiano define o grau de saturao de uma amostra. O ISC mede a resistncia penetrao do solo, assim como a sua expanso. Item errado. Gabarito: ERRADO 1.9 - LIMITES DE CONSISTNCIA Esses limites permitem avaliar a plasticidade dos solos. Esta propriedade dos solos argilosos consiste na maior ou menor capacidade de serem eles moldados sem variao de volume, sob certas condies de umidade. Entre os ensaios de rotina, objetivando a caracterizao de um solo segundo sua plasticidade, esto a determinao do limite de liquidez e a do limite de plasticidade. Quando a umidade de um solo MUITO GRANDE, ele se apresenta como um fluido denso e se diz no ESTADO LQUIDO. A seguir, medida que se evapora a gua, ele se endurece, passando do estado lquido para o ESTADO PLSTICO. A umidade correspondente ao limite entre os estados lquido e plstico denominada limite de liquidez. Limite de liquidez estado plstico. umidade limite entre o estado lquido e o

Ao continuar a perda de umidade, o estado plstico desaparece, passando o solo para o ESTADO SEMI-SLIDO. Neste ponto, a amostra de solo se desagrega ao ser trabalhado. A umidade correspondente ao limite entre os estados plsticos e semi-slido denominada limite de plasticidade. Limite de plasticidade e semi-slido. umidade limite entre os estados plsticos

16

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Continuando a secagem, ocorre a passagem para o ESTADO SLIDO. O limite entre esses dois ltimos estados denominado limite de contrao. Limite de contrao e slido. umidade limite entre os estados semi-slido

A diferena numrica entre o limite de liquidez (LL) e o limite de plasticidade (LP) fornece o ndice de plasticidade (IP) IP = LL - LP Este ndice define a zona em que o terreno se acha no estado plstico e, por ser mximo para as argilas e mnimo para as areias, fornece um valioso critrio para se avaliar o carter argiloso de um solo. Quanto maior o IP, tanto mais plstico ser o solo. O ndice de plasticidade funo da quantidade de argila presente no solo, enquanto o limite de liquidez e o limite de plasticidade so funes da quantidade e do tipo de argila. Quando um material NAO tem plasticidade (areia, por exemplo), escreve-se IP = NP (no plstico). Os solos podero ser classificados em: I. II. III. fracamente plsticos 1 < IP 7 medianamente plsticos 7 < IP 15 altamente plsticos IP > 15

Muitos detalhes, no pessoal? Bem, esse um assunto importante tambm. Mas o essencial, que vocs saibam que o IP a diferena do LL com o LP. E que quanto maior o IP mais argiloso (mais plstico) ser o solo. E quanto menor o IP mais arenoso (menos plstico) ser o solo.

17

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Afinal, dissemos a pouco que plasticidade consiste na maior ou menor capacidade dos solos de serem moldados sem variao de volume. Solos arenosos (areia, por exemplo) so ruins para moldar. Solos argilosos so moldveis facilmente.

1.9.1 ENSAIO DO LIMITE DE LIQUIDEZ O ensaio do limite de liquidez realizado em um aparelho denominado aparelho de Casagrande, que consiste essencialmente de uma concha metlica que, acionada por uma manivela, golpeia a base do citado aparelho.

Aparelho de Casagrande

Diviso do solo com cinzl

18

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

O limite de liquidez ser determinado em um grfico de coordenadas retangulares. O ponto de ordenadas (horizontal) 25 golpes determina, no eixo das abcissas (vertical), uma umidade que o limite de liquidez do solo ensaiado.

Lembrem-se:

Aparelho de Casagrande

Limite de Liquidez

1.9.2 ENSAIO DO LIMITE DE PLASTICIDADE Para a determinao do limite de plasticidade, pegamos a amostra e adicionamos gua aos poucos, at resultar massa plstica. Com uma quantidade de massa plstica obtida, forma-se uma pequena bola, que ser rolada sobre uma placa de vidro esmerilhada com presso suficiente da mo, de modo a resultar a forma de cilindro. Quando este atingir a 3mm (verificado com o cilindro de comparao) sem se fragmentar, amassa-se o material e procedese como anteriormente. Repete-se a operao at que, por perda de umidade, o cilindro se fragmenta quando atingir 3 mm de dimetro.

19

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Transfere-se alguns pedaos do cilindro fragmentado para um recipiente e determina-se a umidade em estufa. Com isso, obtm-se os valores para o limite de plasticidade. O principal, aqui, guardar:

Ensaio do cilindro

Limite de plasticidade

1.9.3 DETERMINAO DOS FATORES CONTRAO Pessoal, o Limite de Contrao marca a transio entre o estado semisslido e o estado slido. o limite de umidade de quando o solo mesmo depois de perder umidade no tem diminuio do seu volume. Ou seja, mesmo perdendo umidade o solo no haver mais decrscimo de volume do solo. O grfico a seguir ilustra o que acabamos de falar:

20

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Notem que da direita para esquerda a reta vem diminuindo (indicando variao negativa de volume medida em que o solo perde umidade). Quando chega no LC (Limite de Contrao) o volume no sofre mais variao de volume. A partir deste valor a amostra secar a volume constante. A determinao do limite de contrao, em laboratrio, segue os esquemas da figura abaixo (ensaio de contrao). Inicialmente dever ser preparada uma pasta, com teor de umidade prximo do limite de liquidez e que ser colocada em recipiente prprio e extrado o ar contido na amostra. A seguir esta deixada secar, no inicio ao ar e depois em estufa.

Ensaio de contrao

1.9.4 - NDICE DE GRUPO Chama-se ndice de Grupo a um valor numrico, variando de 0 a 20, que retrata o duplo aspecto de plasticidade e graduao das partculas do solo. O importante saber que o ndice de Grupo (IG) de um solo calculado em funo da percentagem do solo que passa na
21

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

peneira de nmero 200 (solo finos) e dos valores do limite de liquidez e do limite de plasticidade do solo. E vejam como foi cobrado em outros concursos: 10 - (TRE-MT 2010 CESPE) O ndice de plasticidade (IP) obtido pela diferena numrica entre o limite de contrao (LC) e o limite de plasticidade (LP). Errado, pessoal. Estudamos que o IP = LL LP. A assertativa trocou o limite de liquidez (LL) pelo limite de contrao (LC). Gabarito: Errada 11 - (TRE-MT 2010 CESPE) Uma areia limpa considerada como um solo no plstico, ou sem plasticidade. Correto. Uma areia pura, sem presena de finos (siltes ou argilas) no possui coeso, e considerada como um solo no plstico (NP). Gabarito: Certa Bem, pessoal, agora veremos alguns ensaios importantes que so realizados nos agregados utilizados na pavimentao. 1.10 - ENSAIO DE GRANULOMETRIA A anlise granulomtrica consiste na determinao das porcentagens, em peso, das diferentes fraes constituintes da fase slida do solo. O ensaio realizado passando uma amostra representativa do solo por uma srie de peneiras de malhas quadradas de dimenses padronizadas.

22

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Com os resultados obtidos no ensaio de granulometria conjunta (peneiramento e sedimentao) traa-se a curva granulomtrica. A curva de distribuio granulomtrica fornece subsdios para a classificao dos solos. Portanto, a determinao da granulometria dos solos pode ser realizada por peneiramento, anlise sedimentomtrica, ou ambas, se necessrio. Processo de sedimentao Para os solos finos, siltes e argilas, com partculas menores que 0,075mm (solos que passam na peneira #200), o clculo dos dimetros equivalentes ser feito a partir dos resultados obtidos durante a sedimentao de certa quantidade de slidos em um meio lquido. Ou seja, os materiais muito finos (que passam na peneira n 200) s podem ter sua granulometria estudada por sedimentao.

Amostras de solos dispersas em gua destilada e colocadas em repouso para sedimentar Questo de concurso: 12 - (PF 2002 CESPE) O ensaio de sedimentao visa a obteno das dimenses dos gros da frao fina do solo. Vimos na aula que para os solos finos aplicamos o ensaio de sedimentao, que segue a Lei de Stokes, a qual afirma que a velocidade de queda de uma partcula esfrica, de peso especfico
23

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

conhecido, em um meio lquido rapidamente atinge um valor constante que proporcional ao quadrado do dimetro da partcula. Portanto, correta a afirmativa. Gabarito: Certa 1.11 - AGREGADO: ADESIVIDADE A LIGANTE BETUMINOSO o ensaio que verifica a relao fundamental entre o material betuminoso e o agregado nas misturas betuminosas, permitindo saber se o material betuminoso vai molhar a superfcie do agregado, possibilitando a aglutinao entre os gros. definido como a resistncia gua. Esta propriedade importante para que no haja deslocamento da pelcula betuminosa pela ao da gua. Quanto mais secas, limpas e aquecidas estiverem as partculas, mais adesividade ao ligante elas tero. Para a realizao deste ensaio o agregado envolvido pelo ligante e colocado sobre uma superfcie lisa, para que o ligante esfrie. adesividade ativa: a propriedade de um ligante betuminoso de deslocar uma pelcula de gua de um agregado molhado; adesividade passiva: a propriedade de um ligante betuminoso que reveste um agregado seco em resistir ao da gua. Em casos extremos possvel melhorar-se a adesividade de um agregado empregando-se substncias melhoradoras de adesividade (chamadas de dopes).

Adesividade
24

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Caiu em prova: 13 - (TCU/2007 CESPE) Os produtos asflticos devem ser submetidos a testes de adesividade e, caso essa qualidade no seja satisfatria, pode-se eventualmente utilizar melhoradores de adesividade (dopes). Pessoal, uma das principais propriedades a ser garantida na mistura betuminosa a adesividade. A adeso um fenmeno de superfcie dependente do contato entre o agregado e o asfalto, e da atrao mtua entre suas superfcies, de tal forma que se mantenha a mistura coesa. Um dos processos que so utilizados como melhoradores de adesividade o uso de dopes. Portanto, correto o item. GABARITO: Certa 1.12 - AGREGADOS - DETERMINAO DA ABRASO LOS ANGELES Consiste em submeter certa quantidade de agregado, obedecendo faixas granulomtricas especificadas, a um misto de impactos e desgaste, quando colocada em um tambor giratrio de 80 cm de dimetro, com velocidade de giro controlada. , sem dvida o ensaio mais aceito para determinar a resistncia de agregados. Para os efeitos da Norma, so adotadas as seguintes definies: a) Abraso Los Angeles de agregado: desgaste sofrido pelo agregado, quando colocado na mquina Los Angeles juntamente com uma carga abrasiva, submetido a um determinado nmero de revolues desta mquina velocidade de 30 rpm a 33 rpm. b) O desgaste convencionalmente expresso pela porcentagem em peso do material. c) Agregado: Pedra britada, pedrisco e pedregulho.

25

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

O ensaio fundamental para avaliar a resistncia do agregado ao choque e ao desgaste, caracterstica associada ao do trfego e/ou ao movimento recproco das diversas partculas.

Maquina Los Angeles O valor Los Angeles deve ser baixo (alta resistncia abraso) para os servios do tipo tratamento superficial e macadame betuminoso.

26

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Esquema da mquina Los Angeles Pessoal, existem outros ensaios que medem a resistncia dos agregados. O ensaio de impacto, como o Page e o Treton, porm o ensaio de abraso Los Angeles o mais importante (leia-se mais cobrado em prova) para o nosso estudo. Finalidade dos ensaios de resistncia: - Los Angeles => resistncia abraso e choque* - Impacto Page => resistncia ao choque - Tenacidade Tetron => resistncia a choques**
*desgaste com impacto ** procuram reproduzir os efeitos das cargas do trfego

Caiu em prova: 14 - (TCE/TO/2008 - CESPE) O ensaio consiste na frico do agregado sobre uma superfcie rugosa, denominada Los Angeles, durante determinado tempo. Vimos que o ensaio a resistncia ao desgaste determinada por meio do ensaio de abraso Los Angeles, que consiste em submeter uma certa quantidade de agregados num tambor giratrio de uma mquina Los Angeles. Cerca de dez esferas padres de ao misturadas ao agregado induzem impactos violentos nos gros por ocasio do movimento de rotao do cilindro.

Gabarito: ERRADO
27

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Vamos estudar agora os principais ensaios para a caracterizao dos Materiais betuminosos. 1.13 - MATERIAL BETUMINOSO: ENSAIO DE PENETRAO A penetrao de um cimento asfltico de petrleo a distncia, medida em dcimos de milmetro, que uma agulha padro penetra verticalmente na amostra de material, sob as seguintes condies: carga de 100 g; temperatura de 25 C; e tempo de aplicao da carga de 5 segundos.

Tem por objetivo determinar ou controlar a consistncia do material betuminoso. Pessoal, associem esse ensaio de penetrao com a consistncia dos CAPs (Cimento Asfltico de Petrleo*), por meio da distncia que uma agulha padro penetra na amostra. Ou seja, se um material mais mole ou se um material mais duro. *falaremos com mais detalhes Rspecificaes de materiais. sobre os CAPs na aula de

Penetrao

Consistncia do material betuminoso


28

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Como exemplo, um asfalto que apresenta penetraes de 93, 95 e 97 dcimos de milmetros nas trs determinaes, apresenta uma mdia de 95, com aproveitamento dos trs valores, e ser classificado como um CAP 85-100. O grau de dureza do CAP tanto maior quanto menor for o valor da penetrao da agulha na mostra: o CAP 30/45 mais duro que o CAP 85/100.

Penetrmetro

Vejam como caiu em prova: 15 -(AGE-ES/2004 - CESPE) O ensaio de penetrao em materiais asflticos realizado medindo-se a penetrao, na camada asfltica, de um pisto cilndrico com 50 mm de dimetro submetido a uma carga padronizada.

Vimos em aula que o ensaio de penetrao em materiais asflticos realizado medindo-se a penetrao, na camada asfltica, de uma agulha padronizada de peso igual a 100 g, aplicada durante 5 s, sendo que a penetrao medida em dcimos de milmetros.
29

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Portanto, no h, nesse ensaio, o uso de um pisto cilndrico de 50 mm de dimetro. Item errado.

Gabarito: Errada

1.14 MATERIAL BETUMINOSO: VISCOSIDADE SAYBOLT-FUROL

DETERMINAO

DA

definida como o tempo necessrio, medido em segundos, para que 60 ml (sessenta mililitros) de asfalto fluam, de modo contnuo, no viscosmetro Saybolt-Furol*, atravs de um orifcio, o orifcio Furol, sob condies especificadas. *O viscosmetro Saybolt-furol um aparelho (ver figura abaixo) O objetivo principal desse ensaio de viscosidade determinar o estado de fluidez dos asfaltos nas temperaturas em que usualmente so trabalhados nos diversos servios. Ou seja, determina a trabalhabilidade do material betuminoso correspondente a certa temperatura.

Pessoal, tenham em mente que a viscosidade funo da temperatura e da espessura da pelcula de asfalto que envolve o agregado e que, consequentemente, influencia acentuadamente a vida de servio do revestimento betuminoso.

30

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Esquema do viscosmetro saybolt-furol Viscosidade Saybolt-furol Trabalhabilidade betuminoso* (medida em segundos) *sob determinada temperatura do material

Caiu em prova: 16 - (SECONT/ES/2009 CESPE) A viscosidade Saybolt de materiais betuminosos o tempo necessrio para o escoamento de 60 mL de material, no viscosmetro de Saybolt, sob determinadas condies de temperatura. Foi visto em aula que a viscosidade Saybolt de materiais betuminosos o tempo necessrio para o escoamento de 60 mL de material, no viscosmetro de Saybolt, sob determinadas condies de temperatura. Portanto, correto o item.
31

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Viscosmetro saybolt-Furol

Gabarito: CERTO 1.15 - MATERIAL BETUMINOSO: SOLUBILIDADE TEOR DE BETUME O ensaio de solubilidade no bissulfeto de carbono tem por finalidade determinar o grau de pureza do material, ou seja, quantidade de betume contida no material asftico, expressa em porcentagem. A poro insolvel constituda por impurezas, enquanto que a solvel representa os constituintes ativos aglutinantes. O betume puro totalmente solvel no bissulfeto de carbono.

32

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

1.16 MATERIAL DUCTILIDADE

BETUMINOSO:

DETERMINAO

DA

Define-se ductilidade de um material betuminoso como a distncia, medida em centmetros, com que se rompe um corpo-de-prova desse material betuminoso padronizado, submetido a uma trao em condies especificadas. Praticamente, visa indicar se o material betuminoso dctii ou no. Mede a distncia em que um corpo-de-prova padro de asfalto alongado at seu rompimento. -Ductilidade: cimentante propriedade de alongar sem romper poder

Faam a seguinte associao: quanto mais dctil, mais flexvel o material.

Ductilmetro alongando o betume 1.17 - MATERIAL BETUMINOSO: DETERMINAO DO PONTO DE AMOLECIMENTO O objetivo do ensaio a determinao da temperatura em que os asfaltos se tornam fluidos. O ensaio utilizado o do ponto de amolecimento, anel e bola. Esse mtodo determina a temperatura na qual o asfalto amolece (torna-se fluido) quando aquecido em condies padronizadas. Assim, o ponto de amolecimento a mais baixa temperatura na qual uma esfera metlica padronizada, atravessando um anel tambm padronizado e cheio com o material betuminoso, percorre
33

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

uma determinada distncia, sob condies especificadas. uma medida emprica de consistncia dos materiais betuminosos e corresponde, aproximadamente, temperatura do ponto de fuso (no bem definido em face dos diferentes pontos de fuso dos componentes do CAP). O ensaio, conhecido como o mtodo do anel e bola. Pois, consiste em anotar a temperatura na qual uma esfera de ao atravessa um anel padronizado, perfeitamente cheio com o material betuminoso, e toca uma placa de referncia. Ao atingir determinada temperatura o asfalto fluir com o peso da esfera de ao apoiada em sua superfcie e se deslocar 1 at tocar o fundo do recipiente. Anota-se a temperatura nesse momento, que o chamado ponto de amolecimento.

34

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Em resumo: - Uma bola de ao de dimenses e peso especificados colocada no centro de uma amostra de asfalto em banho. - O banho aquecido a uma taxa controlada de 5C/minuto. - Quando o asfalto amolece, a bola e o asfalto deslocam-se em direo ao fundo.

Guardem isso:

Ponto de amolecimento (Anel e Bola) os asfaltos se tornam fluidos.

TEMPERATURA em que

Vejam como foi cobrado: 17 - (SECONT/ES/2009 - CESPE) A determinao do teor ideal valor no qual a consistncia de um ligante asfltico passa do estado plstico ou semisslido para o estado lquido de betume feita com o mtodo de anel e bola. Pessoal, conforme visto em aula, vimos que ensaio do Ponto de Amolecimento, ou ensaio de Anel e Bola, determina a temperatura
35

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

na qual o asfalto amolece quando aquecido. Portanto, a assertiva est errada, pois considera que o mtodo Anel e Bola determina o teor ideal de betume.

O teor de betume determinado no ensaio de solubilidade (ou ensaio de teor de betume) Gabarito: Errada 1.18 - MATERIAL BETUMINOSO: DETERMINAO DO PONTO DE FULGOR definido como a menor temperatura em que ocorre um lampejo provocado pela inflamao dos vapores que se desprendem de uma amostra, durante o aquecimento. A utilidade dessa determinao mais ou menos bvia, pois procurase determinar qual a temperatura mxima a que o asfalto pode ser aquecido sem perigo de incndio, o que um dado importantssimo no s do ponto de vista da segurana, mas tambm do ponto de vista econmico. Resumidamente, este ensaio serve para determinar a temperatura mxima a que o asfalto pode ser aquecido sem perigo de incndio. Ponto de Fulgor a menor temperatura na qual os vapores emanados durante o aquecimento do material betuminoso se inflamam quando sobre eles passa uma chama sob determinadas condies.

36

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

O ensaio consiste no aquecimento e exposio de uma amostra do cimento asfaltico de petrleo CAP chama at quando vapores provocam o lampejo chama (temperatura de ponto de fulgor).

Em suma, acima do ponto de fulgor h perigo de incndio quando aquecemos o material betuminoso. Vejam como j caiu: 18 - (GDF/SGA 2004 CESPE) Nos materiais betuminosos, o ponto de fulgor determina o ponto de amolecimento do material. O que acham pessoal? Vimos que o ponto de amolecimento determinado pelo ensaio Anel e Bola. J o ponto de fulgor serve para determinar a menor temperatura na qual os vapores emanados durante o aquecimento do material betuminoso se inflamam quando sobre eles passa uma chama sob determinadas condies.

37

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Gabarito: ERRADO Agora, sero apresentados alguns ensaios para misturas betuminosas, os quais responderam, pelo projeto e controle dos servios de pavimentao. 1.19 - MISTURAS MARSHALL BETUMINOSAS A QUENTE ENSAIO

Pessoal, o ensaio Marshall um dos mais importantes para identificarmos a qualidade da mistura betuminosa empregada no pavimento. um mtodo de determinao da estabilidade e da fluncia de misturas betuminosas usinadas a quente, utilizando o aparelho Marshall. Estabilidade Marshall: Resistncia mxima compresso radial*, apresentada pelo corpo-de-prova, quando moldado e ensaiado de acordo com o processo estabelecido na Norma. Entende-se por estabilidade como sendo a grandeza que mede a resistncia da massa asfltica aplicao de carga. Determina a carga mxima que a massa asfltica pode suportar. Normalmente expresso em Kg. *compresso radial (ou compresso diametral) aquela executada no corpo de prova deitado, no sentido do dimetro. Vejam as figuras:

Esquema de rompimento compresso diametral


38

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Fluncia Marshall: Deformao total apresentada pelo corpo-deprova, desde a aplicao da carga inicial nula at a aplicao da carga mxima, expressa em dcimos de milmetro (centsimos de polegada). A fluncia a medida do quanto a massa asfltica pode andar (esmagar, deformar) sem se romper. a medida da elasticidade da massa. Se uma massa asfltica andar muito, acarretar esmagamento da mistura e em consequncia, ondulao pista. inconveniente tambm que a massa asfltica ande pouco, pois ao sofrer ao de elevado carregamento, sem capacidade de mover-se, pode trincar. Se houver: Muita fluncia Pouca fluncia Ondulao na pista Trincamento da massa asfltica

O valor da carga mxima suportada pelos corpos-de-prova conhecido como estabilidade Marshall e a deformao de ruptura como fluncia. Faam a seguinte associao:

Estabilidade Marshall

Carga mxima

Fluncia Marshall

Deformao de ruptura

39

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Esquema da compactao do corpo-de-prova

40

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

41

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Compresso diametral determinao da estabilidade e da fluncia 1.20 - MISTURAS BETUMINOSAS PERCENTAGEM DE BETUME Este ensaio fixa o modo pelo qual se determina a porcentagem de betume extrado de misturas betuminosas, por meio de um equipamento conhecido como extrator de betume ou rotarex, que promove, por centrifugao, a separao da parte granular da parte ligante de uma amostra da mistura em questo, aps embebio em solvente prprio. Aps esta separao, pode-se conferir a proporo de agregados e a proporo de asfalto da mistura e confrontar estes resultados com os de projeto. A percentagem de betume avaliada em relao ao peso total da amostra. A massa asfltica formada por betume e agregados, este ensaio visa obter esta proporo em relao massa total. O betume o elemento mais caro da massa asfltica, portanto com este ensaio possvel verificar se o revestimento est sendo executado com a percentagem correta, definida em projeto. Para isso, utiliza-se o rotarex.

Aparelho extrator rotarex Este ensaio diferente do ensaio de solubilidade, o qual vimos anteriormente.
42

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Ensaio de Solubilidade grau de pureza do betume)

Teor de betume (determinar qual o

Percentagem de betume (rotarex) massa asfltica.

Quantidade de betume na

Por fim, veremos a seguir os dois principais ensaios para avaliao estrutural de pavimentos: ensaio de viga Benkelman e o ensaio para determinao das deflexes pelo Falling Weight Deflectometer FWD.

ENSAIOS DE AVALIAO ESTRUTURAL DE PAVIMENTOS 1.21 - PAVIMENTO DETERMINAO DAS DEFLEXES PELA VIGA BENKELMAN A viga Benkelman consiste de um equipamento muito simples que necessita de um caminho com eixo traseiro simples de roda dupla carregado com 8,2t, para aplicar a carga sob a qual ser medida a deformao elstica.

So obtidas a deflexo no ponto de prova e o raio de curvatura da bacia de deformao no ponto de prova.

43

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Passos do ensaio com a viga benkelman Faz-se a leitura dos pontos e verifica-se a deflexo apresentada, no ponto, est dentro dos limites de projeto.

44

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Posicionamento do caminho: O eixo de carga do caminho deve ficar perpendicular ao eixo da pista de rolamento; Posicionamento da Viga Benkelman: a ponta de prova da Viga Benkelman deve ser posicionada entre os pneus da roda dupla, coincidindo com o ponto selecionado. Caiu em prova 19 - (TCE/ES/2004-CESPE) No ensaio com viga de Benkelman, so medidas deflexes no pavimento em prova de carga de rodas duplas de caminho. Isso mesmo!! Acabamos de estudar que no ensaio da viga Benkelman so medidas as deflexes no pavimento em prova de carga de rodas duplas de caminho.

Viga Benkelman

Gabarito: Certa

20 - (STM/2004 - CESPE) O ensaio com viga Benkelman permite a determinao do ndice suporte Califrnia de solos a serem utilizados em projetos de obras de pavimentao. Pessoal, nada a ver o conceito de viga Benkelman. Como vimos, o ensaio com viga Benkelman permite a determinao da capacidade estrutural do pavimento, por meio da medio de deflexes no pavimento em prova de carga com rodas duplas de caminho. Gabarito: Errada
45

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

1.22 - DETERMINAO DAS DEFLEXES WEIGHT DEFLECTOMETER - FWD

PELO

FALLING

Os equipamentos mais atuais de medida dos deslocamentos elsticos de um pavimento so os de impacto por queda de um peso suspenso a certa altura, sobre amortecedores que comunicam o choque a uma placa metlica apoiada sobre o pavimento no ponto de leitura da deflexo mxima Figura 10.10.

O FWD equipamento totalmente automatizado, rebocado por um veculo utilitrio leve que carrega parte do sistema de aquisio de dados realizado por computador que fica conectado aos sensores instalados na parte rebocada, ou seja, o deflectmetro propriamente dito.

46

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Equipamento para realizao do ensaio FWD Segundo os autores, o ensaio consiste em aplicar a carga de impacto e ler os deslocamentos em vrios sensores colocados ao longo de um suporte em posies convenientemente escolhidas para se obter a linha de deslocamentos.

Sensores de medida de deflexo A durao do pulso de carga resultante (25 a 30 ms) simula, no pavimento, os efeitos de cargas de roda a velocidades de 70 km/h, a magnitude das cargas e a rea de contato simulam os eixos dos caminhes. Depois de aplicada a carga, os transdutores de velocidade ou geofones dispostos longitudinalmente captam as ondas de resposta ao impacto. Assim, os dois equipamentos mais utilizados para execuo de controle deflectomtrico so a Viga Benkelman e o deflectmetro de impacto FWD (Falling Weight Deflectometer). A diferena bsica, quanto ao mtodo de aplicao de carga para aquisio das deflexes, que na Viga Benkelman o carregamento esttico
47

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

(leituras aps 3 min) e no FWD o carregamento dinmico (carregamento atravs da queda de pesos metlicos). Cabe ressaltar que alguns autores classificam o ensaio da Viga Benkelman como quase-esttico, de forma que se aparecer tal termo na prova, a rigor no estar errado. As vantagens do FWD em relao Viga Benkelman convencional so: acurcia nas medies; possibilidade de aplicao de vrios nveis de carga; maior produtividade (mais pontos levantados por dia); ensaio no influenciado pelo operador; registro automtico de temperatura e de distncias dos pontos de ensaio. Algumas desvantagens do FWD so: custo do equipamento, necessidade de calibraes mais sofisticadas, diferenas de resultados entre marcas.

48

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Tanto o FWD quanto a Viga Benkelman podem ser usados no controle da capacidade de suporte das camadas do pavimento desde a sua construo, o que vem sendo cada vez mais usado no pas com muitas vantagens. Caiu em prova: 21 -(IFECT/2012 FUNCERN) Em relao utilizao do equipamento FWD (Falling Weight Deflectometer), correto afirmar que se refere a: A) um mtodo de selagem revestimentos asflticos. B) uma tcnica rodovirios. de reforo de juntas de trao de

do

subleito

de

pavimentos

C) um procedimento pavimento.

de

avaliao

de

desempenho

do

D) um ensaio de laboratrio para determinar o mdulo de resilincia de materiais. O FWD um procedimento de avaliao do desempenho do pavimento. realizado por um deflectmetro de impacto projetado para simular o efeito de cargas de roda em movimento. Isto obtido pela queda de um conjunto de massas, a partir de alturas prfixadas, sobre um sistema de amortecedores de borracha, que transmitem a fora aplicada a uma placa circular apoiada no pavimento.
49

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Os deslocamentos recuperveis gerados na superfcie do pavimento (bacia de deflexes) so medidos por sensores instalados ao longo de uma barra metlica. GABARITO: Letra C Ufa!! So muitos ensaios! Muitas novidades e alguns termos tcnicos por vezes complexos. Por isso, caros alunos, um quadro resumo acerca dos ensaios estudados, suas definies e suas finalidades. importante distinguir cada um dos ensaios, e esse resumo ir ajudar vocs a associar para que servem esses ensaios e quais so os seus objetivos. Se acharam esta parte da disciplina complicada, pelo menos estudem bem esse quadro que fizemos para vocs. Pois esta parte do contedo muito importante! Pessoal, segue a tabela abaixo com todos os ensaios vistos na aula:

MATERIAL SOLOS ENSAIO UTILIDADE DEFINIO OBSERVAO

determinar a quantidade de a relao entre a massa de gua presente Metdo utilizado para determinar a gua presente no solo. em um certo volume de solo e a massa das umidade em laboratrio. Teor de Umidade partculas slidas, no mesmo volume, / Mtodo da expressa em percentagem. Estufa (Laboratrio) determinar a quantidade de a determinao da umidade de um solo gua presente no solo. com o uso de aparelho SPEEDY em que carbureto de clcio(CaC2) posto em contato com a gua do solo reagindo com este. A Teor de Umidade determinao da umidade dar-se por meio / Mtodo SPEEDY de uma tabela (de acordo com a leitura do speedy). apresenta menor preciso que o mtodo da Estufa, porm tem a vantagem de oferecer um valor de umidade de forma imediata.

determinar a quantidade de determinada pela adio de lcool a uma este mtodo empregado somente gua presente no solo. amostra e sua posterior queima. A gua do quando autorizado pela fiscalizao. Teor de Umidade solo eliminada exatamente por meio da / Mtodo do queima do lcool etlico que lanado no lcool solo. o resultado do LL marca a transio do estado plstico para o estado lquido (pode ser Limite de Liquidez moldado sem perder a nova (LL) forma), expresso em porcentagem. o teor de umidade do solo com o qual se unem, em um centmetro de comprimento, as bordas inferiores de uma canelura feita em uma massa de solo colocada na concha de - Fazer pelo menos 6 pontos. um aparelho Casagrande, sob ao de 25 golpes da concha sobre a base desse aparelho.

50

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

o resultado do LP o menor teor de umidade em que o solo se comporta ainda Limite de plasticamente, sendo portato, a Plasticidade (LP) transio entre o estado plstico e o semi-slido. o teor de umidade no qual qualquer perda de umidade no provocar uma diminuio de volume. Marca a transio ente o estado semi-slido e o estado slido. Limite de Contrao (LC)

o menor teor de umidade do solo com o qual se consegue moldar um cilindro com 3 mm de dimetro e 10 cm de comprimento, rolando-se o solo com a palma da mo. (tambm conhecido como ensaio do cilindro)

o resultado do ensaio a mdia de pelo menos 3 determinaes do LP, cujos valores NO difiram mais de 5% da mdia.

o teor de umidade contida em um solo, apartir de um determinado valor (LC) expresso em percentagem do peso do solo a amostra seca a volume constante seco, abaixo do qual NO haver decrscimo (no h variao volumtrica). do volume da massa de solo com perda de umidade. (pois as particulas j esto suficientemente juntas).

fornece um critrio para avaliar IP = LL - LP , a diferena entre as umidades Quando o material no apresenta o critrio argiloso do solo. dos ensaios de LL e LP. plasticidade chamado de NO PLSTICO, sendo representado por IP=NP, caso das areias. Sabe-se que quanto mais compressveis os solos, MAIOR ser o valor do IP. ndice de Um solo com IP elevado Plasticidade (IP) incoveniente para material de suporte.

MATERIAL SOLOS ENSAIO UTILIDADE DEFINIO diretamente OBSERVAO

Expressa a h= umidade, e o IC consistncia/RESISTNCIA do proporcional umidade. solo a partir do teor de ndice de umidade obtido. Consistncia (IC)

identificar a UMIDADE TIMA a ser empregada no campo para a compactao e o PESO ESPECFICO a ser exigido

consiste em compactar uma amostra dentro de um recipiente cilndrico, com aproximadamente 1000cm, em 3 camadas sucessivas, sob ao de 25 golpes de um soquete pesando 2,5kg e caindo de 30,5cm de altura.

Compactao ou Proctor Normal

51

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA
Variaes da modificar o processo de Energia de aplicao de energia de Compactao compactao pela mudana de variveis.

determinar o valor do s, massa especfica aparente seca no campo, e consequentemente obter o Grau de Compactao (GC) Massa Especfica Aparente IN SITU, Mtodo do Frasco de Areia

Aps ter-se escavado um volume determinado no solo, enche-se o buraco resultante com areia de densidade conhecida contida no frasco. Comparando o peso necessrio para encher o buraco com o peso da amostra escavada, temos a densidade do solo. Massa Especfica aparente a relao entre a massa (peso) do solo mido dividida pelo volume da amostra.

Do ensaio do Frasco de areia se extrai h, massa especfica aparente mida, que jogando na frmula h / (1+h) , com h sendo a umidade do solo, temse s.

determinar o valor do s, massa especfica aparente seca no campo, e consequentemente obter o Grau de Compactao Massa Especfica (GC) Aparente IN SITU, Mtodo do Balo de Borracha

Consiste na introduo de um balo de borracha num buraco previamente perfurado, que quando cheio de gua, permite a leitura do volume que a amostra ocupava. Conhecendo-se o peso, determinase a massa especfica aparente.

No se adapta a solos moles que se deformem sob uma pequena presso ou em que o volume do buraco no possa ser mantido num valor constante.

determinar o valor do s, massa lana-se na cavidade leo para determinao especfica aparente seca no do volume extrado para o ensaio. campo, e consequentemente obter o Grau de Compactao Massa Especfica (GC) Aparente IN SITU, Mtodo do leo

usado quando a cavidade do furo contiver materiais pedregulhosos e apresentem partculas salientes nas paredes da cavidade, dificultando a penetrao de areia.

O ISC um parmetro que reflete a CAPACIDADE DE SUPORTE de um solo com vistas sua utilizao como base de um pavimento. Serve para medir a RESISTNCIA DO SOLO, ndice de Suporte assim como a sua EXPANSO Califrnia (ISC)

a relao entre a resistncia penetrao de um cilindro padronizado numa amostra do solo compactado e a resistncia do mesmo cilindro em uma PEDRA BRITADA PADRONIZADA. O corpo de provas compactado segundo o mtodo de Proctor (1a Etapa), aps isso o CP imerso durante 4 dias para medio da EXPANSO (2a Etapa). Depois feita a medio da resistncia a penetrao (3a Etapa).

O ensaio fornece ainda Indicaes da perda de resistncia com a saturao. CBR = 100% (referncia) CBR>80% (base) CBR>20% (sub-base) CBR>10% (reforo) CBR>5% (subleito)

52

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

a variao de volume de uma amostra de solo, compactada na umidade tima e submersa por 4 dias. Expanso

a medida da variao de volume, expressa em percentagem, da frao do solo que passa na peneira de 0,42 mm (n 40), quando em condies definidas de compactao absorve gua por capilaridade atravs de uma placa porosa.

LIMITES DE EXPANSO : Base < 0,5% Sub-base < 1% Reforo do Sub-leito < 1% Camada final Aterro < 2% Corpo do Aterro < 4%

MATERIAL AGREGADOS ENSAIO UTILIDADE a propriedade que o agregado tem de ser aderido pelo material betuminoso. DEFINIO verificada pelo no deslocamento da pelcula betuminosa que recobre o agregado, quando a mistura agregado / ligante imersa em gua destilada a 40C, durante 72 h. OBSERVAO - Adesividade ativa: propriedade de um ligante betuminoso deslocar uma pelcula de gua de um agregado molhaddo. - Adesividade Passiva: propriedade de um ligante betuminoso que reveste um agregado seco resistir ao da gua. Quanto maior o desgaste, menor ser o dimetro do material e, consequentemente, menor a quantidade de material retido na peneira . O resultado do ensaio avaliado pela perda de material em relao massa inicial da amostra: Quanto MENOR for LA, MAIS resistente o agregado a choques !

Adesividade

Abraso Los Angeles

avalia a resistncia do agregado ao CHOQUE e ao DESGASTE, caracterstica associada ao trfego e/ou ao movimento recproco das diversas partculas.

consiste em submeter cerca de 5000g de agregado a 500 a 1000 revolues no interior do cilindro de uma mquina Los Angeles. Cerca de dez esferas padres de ao misturadas ao agregado induzem impactos violentos nos gros por ocasio do movimento de rotao do cilindro.

Granulometria descrio quantitativa da textura de um solo

Anlise SEDIMENTAO Granulomtrica define a granulometria de partculas menores que 0,075mm, isto , dos MATERIAIS FINOS.

Determinao das dimenses de seus gros e da distribuio percentual em peso dos gros, em intervalos de dimenses previamente estabelecidos. Esses intervalos denominam-se fraes de solo. definio da granulometria de materiais finos, isto , que passam na peneira n. 200.

Os materiais muito finos (que passam na peneira n 200) s podem ter sua granulometria estudada por sedimentao.

53

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA
ENSAIO UTILIDADE tem por objetivo determinar ou controlar a CONSISTNCIA do material betuminoso. DEFINIO a distncia em dcimos de milmetro que uma agulha padro penetra verticalmente na amostra de material sob condies pr-fixadas de carga, tempo e temperatura (100 g, 5 s, 25 C) - isoladamente no caracteriza perfeitamente a qualidade de um CAP OBSERVAO O grau de dureza do CAP tanto maior quanto menor for o valor da penetrao da agulha na mostra: o CAP 30/45 mais duro que o CAP 85/100. So utilizados 2 tipos de cuba de penetrao que depende do material a ser ensaiado (dependendo de quanto penetra no material).

Penetrao

determina o estado de fluidez dos asfaltos nas temperaturas em que sero utilizados nos servios , medindo a consistncia dos Viscosidad materiais em e Saybolt- betuminosos estado lquido. A Furol viscosidade determina a TRABALHABILIDADE DA EMULSO.

o tempo (s), em segundos, que uma determinada quantidade de material betuminoso (60 ml) leva para fluir atravs de um orifcio de dimenses padronizadas, a uma determinada temperatura. Portanto, presta-se a medir a resistncia ao escoamento desses materiais, a temperaturas variveis, de acordo com suas consistncias. Temperatura acima da temperatura tima:exsudao Temperatura abaixo da temperatura tima: envelhecimento prematuro

Resulta em uma curva temperatura x viscosidade para definir a consistncia de trabalho. Tem por finalidade determinar o GRAU DE PUREZA do material , ou seja, a de Teor de quantidade Betume ou betume contida no Solubilidad material asfltico e que se dissolveu. e consiste em tratar uma determinada massa de ligante betuminoso (2g) com bissulfeto de carbono (SC) e deixar em repouso por 15 minutos. Aps, feita a filtrao da soluo, a diferena de massa entre a amostra inicial e a parte insolvel (impurezas) massa da frao solvel expressa em percentagem da massa inicial da amostra. Solubilidade dos Materiais solveis 75%

- asfaltos derivados do petrleo: 99,5% asfaltos naturais: - alcatres: 75% a 90% (presena do carbono livre)

Ductilidade

a propriedade de o material SUPORTAR GRANDES DEFORMAES SEM SE ROMPER . Mede a resistncia trao e a flexibilidade do CAP.

a resistncia em milmetros, em que Quanto mais dctil, mais flexvel. Materiais Betuminosos o corpo-de-prova de material com alta ductilidade so mais suscetveis ao aumento da betuminoso, em condies temperatura. padronizadas, submetido a uma trao em condies especificadas, se rompe. Velocidade de deformao de 5cm/min e 25C. Mede-se a distncia em que o corpode-prova padro de asfalto alongado at o seu rompimento.

Ponto de Amolecime nto ou Anel e Bola

determina a TEMPERATURA na qual o Asfalto AMOLECE (torna-se fluido) quando aquecido em

consiste em anotar a temperatura na O objetivo do ensaio a determinao da temperatura em qual uma pequena esfera de 3/8 de que os asfaltos se tornam fluidos. dimetro e cerca de 3,5 g empurra para baixo uma amostra contida num anel de dimetro de 5/8 e de altura e percorre uma distncia de uma

54

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA
condies padronizadas 5C/min. polegada. de a menor temperatura na qual os - acima do ponto de fulgor h perigo de incndio quando vapores emanados durante o aquecemos o material betuminoso. aquecimento do material betuminoso se inflamam quando sobre eles passa uma chama sob determinadas condies.

Ponto Fulgor

serve para determinar a temperatura MXIMA a que o de asfalto pode ser aquecido sem perigo de incndio.

AVALIAO ESTRUTURAL DE PAVIMENTOS ENSAIO UTILIDADE Permite avaliar as DEFLEXES NO PAVIMENTO ,consequentemente a QUALIDADE ESTRUTURAL DO PAVIMENTO, sendo que estas deflexes podem ser entendidas como os deslocamentos verticais recuperavis que ocorrem no pavimento submetido carga aplicada por um veculo. um ensaio com carregamento ESTTICO. DEFINIO Determinar a capacidade estrutural do pavimento, por meio da medio de deflexes no pavimento em prova de carga com rodas duplas de caminho. OBSERVAO

Viga Benkelman

Ensaio com carregamento DINMICO. Visa a determinao de deflexes recuperveis na superfcie do pavimento para fins de AVALIAO ESTRUTURAL DO PAVIMENTO.

o ensaio consiste em aplicar a carga de impacto e ler os deslocamentos em vrios sensores colocados ao longo de um suporte em posies convenientemente escolhidas para se obter a linha de deslocamentos.

Falling Weight Deflectometer - FWD

- Fornece vrios dados em um nico ensaio. - Deflexes medidas por sensores em pontos prestabelecidos permitindo maior preciso

55

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Fim da 1 parte da aula 02!!

56

Vous aimerez peut-être aussi