Vous êtes sur la page 1sur 12

1

Fundamentos metodolgicos e prticas em Lngua Portuguesa: Dificuldades de leitura nas sries iniciais do Ensino Fundamental no Municpio de Costa Marques - RO

Alfredo Justiniano Paes1 Elielton Ponhe dos Santos2 Marcia Chuve Mojica3 Orientadora: Profa. Sandra E.R.Leonardi4

RESUMO Este trabalho busca compreender as dificuldades de aprendizagem na leitura, e acima de tudo identificar as possveis causas destes problemas nos alunos das escolas pblicas das sries iniciais do Ensino Fundamental do Municpio de Costa Marques - RO, levando o mximo de informao a todas as pessoas sobre os tipos de dificuldade existente que podem esta afetando diretamente a aprendizagem da leitura. Junto s escolas adquirimos informaes sobre certas dificuldades, baseando-se em observao e entrevistas com alguns docentes de lngua portuguesa, onde nos deparamos com a principal queixa, que a falta de incentivo a leitura. Com isso esperamos que de certa forma este trabalho possa contribuir, trazendo em discusso a toda sociedade s dificuldades existentes na aprendizagem da leitura, propiciando assim a criao de futuros projetos que estimule a participao da famlia na escola e incentive a leitura, garantindo assim uma educao de qualidade. Palavras-chave: Leitura. Dificuldade. Comportamento.Distrbios de Aprendizagem. 1. INTRODUO Este trabalho pesquisa surgiu a partir de algumas observaes na disciplina de lngua portuguesa, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental, que comum os professores cobrarem a leitura dos alunos para avaliar seus conhecimentos e afinidade com a linguagem textual. Porm so
1

Acadmico do curso de licenciatura em pedagogia pela FAEL - Faculdade Educacional da Lapa. Turma 2009-I, ocupao: Artista Grfico e estudante. E-mail: Alfredo.justiniano@gmail.com.
2

Acadmico do curso de licenciatura em pedagogia pela FAEL - Faculdade Educacional da Lapa. Turma 2009-I, ocupao: Servidor pblico do esta de Rondnia, com lotao no municpio de Costa Marques - RO. E-mail: elieltonsantos@live.com.
3

Acadmico do curso de licenciatura em pedagogia pela FAEL - Faculdade Educacional da Lapa. Turma 2009-I, ocupao: Estudante. E-mail: marcia-dmais@hotmail.com.
4

Professora/Orientador da FAEL - Faculdade Educacional da Lapa. Turma 2009-I. Profa. Ms. Sandra Eleine Romais Leonardi -orientadora da FAEL. E-mail: avaliador11tcc@hotmail.com

comuns alguns docentes se depararem com certos tipos de dificuldade em sala de aula na hora da leitura. Segundo Santos (2010, p. 25) que diz Por meio do trabalho pedaggico realizado em sala de aula, possvel identificar avanos ou dificuldades de cada um dos alunos (...). Com base no principio de identificar e buscar conhecer certas dificuldades de aprendizagem que podem ou no estar influenciando no desenvolvimento da leitura. Iniciamos um trabalho de observao e entrevistas de campo, nas escolas pblicas de series iniciais do ensino fundamental do municpio de Costa Marques RO. Buscamos conhecer e relacionar alguns dos principais motivos de dificuldade na aprendizagem, tendo em vista que o assunto extenso. Procuramos destacar os mais comuns que podem estar relacionada com a didtica e metodologia inadequada, com o meio social, com o meio emocional ou at mesmo com distrbio de aprendizagem. Entender os motivos de uma dificuldade apresentada pelo estudante na hora da leitura um dever e um desafio para os futuros profissionais da educao. Pois cabe ao professor a misso de ensinar, ajudar o educando a fazer uma leitura reflexiva e compreensiva, transformando e repassando todo o conhecimento necessrio. Mas para isso precisamos conhecer a realidade do aluno e decifrar as dificuldades por ele apresentadas na hora da leitura, para que o profissional de educao atue de maneira correta, incentivando e criando situaes novas, didticas adequadas e propostas com regularidade, voltadas para a formao de atitude favorvel leitura. Mesmo que para isso seja necessrio interveno de outros profissionais ou especialistas. No entanto a misso de desenvolver a leitura no s do professor, segundo Almeida (2010, p. 38) cabe ao professor, alm da famlia, incentivar as crianas pelo gosto da leitura, visando a desenvolver tal hbito. De maneira geral os professores devem estar preparados para lidar com qualquer tipo de dificuldade apresentadas na assimilao do conhecimento, principalmente o da leitura. Afinal a atitude desempenhada pelo professor, far toda a diferena para o desempenho literrio do estudante. Desenvolvendo o presente artigo procuramos tambm destacar os fatores e elementos essncias da leitura, algumas das dificuldades apontadas pelos docentes, alguns distrbios mais comuns que podem esta afetando o

desenvolvimento da leitura, a reflexo e analise de todo o trabalho desenvolvido e apontando algumas dicas e informaes importantes nas consideraes finais. Acompanhe tudo nos tpicos a seguir. 2. Desenvolvimento da pesquisa Essa pesquisa surgiu de observaes na disciplina de lngua portuguesa, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental, que comum os professores cobrarem a leitura dos alunos para avaliar seus conhecimentos e afinidade com a linguagem textual. Com base neste princpio de aprendizagem, comumente aplicada nas salas de aula, buscamos entender certas dificuldade de leitura apresentadas pelos alunos das sries iniciais nas escolas pblicas do municpio de Costa Marques - RO, abrangendo os motivos que levam a estes problemas no processo de ensinoaprendizagem dos alunos em aprender a ler. Outro ponto as ser relevado a falta de interesse de certos alunos em praticar a leitura e as dificuldades apresentadas pelos mesmos em pronunciar as palavras, algo preocupante para os profissionais de educao, principalmente na forma de como lidam com este tipo de problema. Com bases nestas questes, levantamos um estudo para acompanhar o desenvolvimento e as dificuldades apresentadas durante a aprendizagem da leitura. Buscamos neste trabalho compreender certas dificuldades apresentadas pelos alunos e tambm pelos docentes, levando em considerao seus mtodos de ensino e queixas. Sabemos que nosso pas ainda necessita melhorar a qualidade de educao, conforme podemos notar as divulgaes em mdias e programas, o Governo Federal vem incentivando a educao, criando, por exemplo, as Olimpadas de matemtica e de Lngua Portuguesa. E se tratando da leitura e produo de texto, podemos dizer que algo essencial hoje em dia para formao e sobrevivncia de um mercado de trabalho cada vez mais exigente. Almeida (2010, p.39) afirma que:
Ensinar a ler levar a reconhecer a necessidade de aprender a ler tudo o que j foi escrito, desde o letreiro do nibus aos nomes das ruas, dos bancos e das casas comerciais leituras fundamentais para a sobrevivncia e orientao em uma civilizao construda a partir da lngua escrita.

Diante destas circunstancias e seguindo as afirmaes de Bamberger (1995, p.32) que diz: fundamental que o educador enfrente o desafio de compreender os tempos novos para abarcar os anseios das novas geraes auscultarem os rumos do futuro. Procuramos neste trabalho contribuir para uma educao de qualidade, com nfases de compreenso, identificao de dificuldades de leitura e buscas por novas metodologias de ensino, aumentando assim a qualidade de ensino no municpio de Costa Marques - RO. 3. Fatores e elementos essenciais da leitura A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional - LDB (BRASIL, 1996), em seu art. 32, inciso I, prev que:
Art. 32. O ensino fundamental, com durao mnima de oito anos, obrigatrio e gratuito na escola pblica, ter por objetivo a formao bsica do cidado, mediante: I o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios bsicos o pleno domnio da leitura, da escrita e do clculo;

Este artigo por sua vez recentemente alterado pela Lei n 11.274, de 6 de fevereiro de 2006 (BRASIL, 2006) que prev: Art. 32. O ensino fundamental obrigatrio, com durao de 9 (nove) anos, gratuito na escola pblica, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade (...). Porm vale ressaltar que para chegarmos a um pleno domnio da leitura e inserirmos um individuo no universo da cultura letrada, devemos levar em considerao vrios fatores que certamente influenciaram o seu desenvolvimento na parte da Leitura. Segundo Almeida (2010, p.39) a leitura depende do que est diante e atrs dos olhos. uma atividade visual, porque para ler necessrio haver um texto diante dos olhos. Porm, destaca-se que no somente visualizar texto bastaria para uma boa compreenso do leitor e sim uns dos elementos necessrios para interpretao significativa de um texto. Na aprendizagem da leitura deve-se relevar tambm a capacidade do aluno em desenvolver sua fala, escrita, escuta e sua habilidade de codificar e decodificar as informaes obtidas, alm de possuir um conhecimento prvio, este por sua vez, adquirido ao longo da vida. Ainda falando sobre os fatores da aprendizagem da leitura, Cagliari (1993, p.150) diz que:

O leitor dever em primeiro lugar decifrar a escrita, depois entender a linguagem encontrada, em seguida decodificar todas as implicaes que o texto tem e, finalmente, refletir sobre isso e formar o prprio conhecimento e opinio a respeito do que leu. A leitura sem decifrao no funciona adequadamente, assim como sem a decodificao e demais componentes referentes interpretao, se torna estril e sem grande interesse.

No podemos esquecer que todos estes fatores de aprendizagem de leitura dependero da inicializao do processo de alfabetizao, ponto inicial de incluso na sociedade letrada. Em uma observncia Almeida (2010, p.34) especifica que:
Na fase da alfabetizao, a criana faz uso da escrita demonstrando erros na forma ortogrfica por basear-se na forma fontica. Esses erros, ao contrrio do que se pode pensar, no revelam imaturidade ou falta de domnio por parte do educando. Pelo contrrio, mostram uma reflexo sobre os usos lingusticos da escrita e da fala, indicam concentrao, articulao por parte dele no processo da aprendizagem dessas atividades.

no processo de alfabetizao que a criana toma conhecimentos dos significados dos smbolos e demais elementos existentes na linguagem escrita ou textual. E por essa razo vale destacar um cuidado e preparo para desenvolver metodologias eficazes neste primeiro contato com a escrita e pronuncia. 3.1 Algumas das dificuldades da leitura A leitura nos ltimos tempos chegou a ficar em ltimo lugar na escolha das prioridades dos meios de comunicao de massa utilizados pelos brasileiros, e a escola tambm no ficou longe disso, recebendo um aluno que modificado por essa cultura de massa e que, pelos prprios valores da sociedade em que vive no estimulado a ler. Reforando essa posio, Zilberman (1986, p.11) afirma que: A crise da leitura foge ao controle da escola, em todos os segmentos, pois os filhos no so incentivados a serem bons leitores, refletindo na vida em sociedade. Com base nesta afirmao, leva-se em considerao a falta de incentivo como um dos motivos principais, que podem se agregar e alargar as dificuldades de leitura atualmente existe. Iniciamos uma pesquisa nas escolas da rede pblica do municpio de Costa Marques - RO, para entender certos problemas de leitura apresentadas pelos alunos das series iniciais do ensino fundamental, enfrentadas em sala de aula,

abrangendo seus possveis motivos que levam as complicaes no processo de ensino-aprendizagem da leitura. Sabemos que os fatores que levam a este tipo de dificuldade so vrios, os mais comuns esto relacionados na parte didtica metodolgica, social, distrbio de aprendizagem ou na questo emocional do estudante. Em observncia e em entrevistas de campo, notamos que as condies das escolas do municpio de Costa Marques - RO, oferecem estrutura fsica e organizacional boas, porm o que nos chamou a ateno foi argumentao feita pelos professores, quando perguntados sobre qual seria um dos problemas que levaria as crianas a ter dificuldade na leitura, nas instituies desta localidade. Para nossa surpresa a opinio dos docentes, reforou a posio de Zilberman (1986, p.11) que segundo a autora os filhos no so incentivados, no h estimulo para serem bons leitores. E de acordo com os dados extrados das entrevistas, podemos demonstrar um grfico comparativo apontando dos principais motivos pela dificuldade de aprendizagem, segundo os docentes daquele setor.

1 0 0 % 8 0 % 6 0 % 4 0 % 2 0 % 0 % D if ic u ld a d e d e A p r e n d iz a g e m F a lt a d e In c e n t iv o

D is t r b io d e A p r e d iz a g e m E m o c io n a l ic a

S o c ia l/ E c o n m

Segundo Passos (2010, p.11) O ato de aprender inerente a todo ser humano. Entretanto se a criana no for incentivada ou em alguns casos haver despreocupao dos pais diante dos filhos com dificuldades, consequentemente levar a uma dificuldade de aprendizagem. Outros autores tambm defendem o incentivo familiar, como algo importante para a formao de um bom leito. Como Bamberger apud Motta (2009, p. 12) que afirmam: o hbito e o gosto pela leitura um processo constante que comea no lar com a famlia e com os amigos, aperfeioa-se na escola e continua por toda a vida.

Junto a esta pesquisa importante incrementarmos no s a falta de incentivo como tambm destacar outros motivos que podem ou no estar relacionados, como por exemplo, temos o seguinte quadro: Problema/Motivo Problemas familiares Emocionais Desnutrio Relaes Pais separados, alcolatras, violncia familiar e outros. Vergonha de ler, raiva, rancor, frustrao e outros. Ligada muitas vezes com a situao da famlia principalmente na parte econmica e social, como: pobreza, falta de alimentao, falta de Falta de material Escolar Metodologia de Ensino / recursos financeiros, entre outros. Relacionada com a situao econmica e outros. Didtica ou metodologia de ensino inadequado, onde preocupam-se somente em aplicar

Desinteresse dos professores professores despreparados ou desinteressados, contedos para completar a carga bimestral no final de ano, esquecendo-se de trabalhar a leitura, entre outros. Em relao ao desinteresse de alguns professores em ajudar as crianas com dificuldades na leitura, vale destacar as escolhas da didtica e os mtodos trabalhados para despertar a curiosidade no aprendizado, conforme afirma Bamberger (1995, p. 56), Na seleo do material de leitura cumpre atentar de modo muito especial para a idade da criana e o tipo de leitura. No basta escolher qualquer titulo de livros, mais optar pelos mais interessantes que chamem a ateno e deixem os aprendizados mais a vontade com a leitura. 3.2 aprendizagem Certas dificuldades de aprendizagem tambm esto relacionadas com alguns distrbios que afetam diretamente a leitura, como por exemplo: a dislexia, Dificuldades de leitura relacionadas com distrbios de

discalculia, disgrafia, hiperlexia, deficincia auditiva, deficincia visual, transtorno de deficit de Ateno e hiperatividade e outros. Segundo Sara Pan (1992), psicopedagoga e estudiosa dos problemas de aprendizagem, cita como quesitos fundamentais para que haja aprendizagem os seguintes fatores:
Fatores orgnicos uma criana com transtornos fsicos ter mais dificuldade em aprender. Fatores especficos referem-se aos transtornos perceptomotores ligados rea da linguagem (articulao e escrita). Fatores psicgenos os problemas de aprendizagem podem e manifestam-se em decorrncia de perturbaes neurticas (satisfao pelo afastamento da realidade e pelo excessivo contentamento na fantasia). Fatores ambientais esses fatores relacionam-se ao meio ou ao ambiente fsico e material da criana, ou seja, s condies de moradia, ao acesso ao lazer e esporte, aos meios de comunicao, ou s expectativas de futuro.

Cabe ao professor investigar os motivos que levam os aprendizados apresentarem certas dificuldades de aprendizagem, que por sua vez podem variar, de uma simples vergonha de ler a um distrbio especifico. Havendo em certos casos a necessidade de buscar interveno a outros profissionais, como exemplo: os psicopedagogos, psiclogos educacionais e outros especialistas. Sempre adequando suas metodologias de ensino, com intudo de atingir sua meta, que ter um aluno proficiente em leitura. Neste aspecto especifico de dificuldade de aprendizagem o professor precisar conhecer a realidade do aluno e decifrar os problemas por ele apresentadas na hora da leitura, para que possa propor solues ou possa atuar de maneira especifica, garantindo um aprendizado de qualidade. Relacionando a pesquisa de campo obtidas nas escolas foi encontrado apenas relados de dificuldade envolvendo a gagueira, miopia, deficincia auditiva e outros. E conforme relatos dos professores que lecionaram com estas crianas que apresentavam deficincia, os mesmos afirmaram que foi muito difcil no comeo, porm conseguiram vencer as barreiras e alcanaram o objetivo que era de ensinar a conhecer as palavras e aprender a ler. 4 - Reflexes e anlise da pesquisa

De todos os trabalhas realizados e analisados, podemos perceber a grande queixa dos docentes em Lngua Portuguesa, em relao dificuldade de aprendizagem da leitura, que a grande falta de incentivo familiar, outra grande questo mencionada, vem sobre o ensinamento da leitura, que no depende somente dos professores da disciplina de Lngua Portuguesa ou Literatura, mais sim de todos outros docentes e disciplinas envolvidas, pois ambas trabalham com uma linguagem textual e dependem de uma boa capacidade de entendimento e interpretao do texto. Levando-nos a acreditar que uma metodologia de ensino baseada na participao em conjunto, poderia ser uma soluo para garantir uma educao de qualidade. Ao professor de lngua portuguesa cabe a tarefa de despertar no aluno o desejo de ler. Porm sem o incentivo da familiar e dos demais, fica difcil superar certas fases da dificuldade no aprendizado da leitura. De maneira geral os docentes e futuros profissionais da rea de educao devem estar preparados para lidar com qualquer tipo de dificuldade apresentadas na assimilao do conhecimento, principalmente o da leitura. Pois entendemos que a boa leitura algo importante para formao de um individuo na sociedade atual. Segundo Lajolo (1993, p. 106) [...] a literatura importante no currculo escolar: o cidado, para exercer plenamente sua cidadania, precisa apossar-se da linguagem literria, alfabetizar-se nela, tornar-se seu usurio competente [...]. atravs da leitura que proporcionamos a capacidade de interpretao, e segundo Silva (1995, p.5) A leitura auxilia a entender melhor o mundo sua volta, abrindo seus olhos e mente para aquilo que existe nele conscientizando e ensinando. Acreditamos ainda que essa pesquisa possa trazer enormes contribuies para a sociedade, familiares e principalmente para os professores que atuam na rede de escolas pblicas do municpio de Costa Marques - RO, possam trabalhar, diagnosticar, elaborar projetos, atividades ligadas leitura. Principalmente quando se tratar da principal queixa apontada neste trabalho que a falta de incentivo familiar. Com base nos estudos e levantamentos realizados, neste trabalho sobre os motivos das dificuldades de aprendizagem dos alunos da escola pblica, e aps a identificao das verdadeiras causas dos problemas apresentados na leitura, Propiciando a elaborao de futuras aes pedaggicas como: projetos de

10

aproximao entre escola e familiar, criao de rodas e jogos envolvendo a leitura, aes interdisciplinares entre os docentes para incentivar o aprendizado, entre outros que possam facilitar a compreenso e o hbito de ler, contribuindo assim para formao de sujeitos comunicativos, reflexivos e crticos, gerando com isso uma educao de qualidade. 5. Consideraes Finais Neste trabalho focalizamos alguns dos principais motivos que levam uma criana apresentar dificuldade de aprendizagem de leitura. Tudo que fizemos no decorrer deste artigo foi em conjunto, onde pretendamos alcanar um objetivo. Esse objetivo levar o mximo de informao a todas as pessoas sobre os tipos de dificuldade existente na aprendizagem da leitura, demonstrar algumas formas de diagnosticar e incentivar a prtica da leitura em nossas escolas, garantindo assim uma educao de qualidade. Porm sabemos que se tratando de dificuldade de aprendizagem, em especial o aprendizado da leitura, os assuntos so extensos e complexos. E de certa forma sentimos algumas dificuldades para selecionar alguns autores, j que os materiais e referencias de pesquisa so amplos, e no poderamos neste trabalho citar todos. Quanto a principal queixa apresentada na pesquisa, que seria a falta de incentivo familiar aos alunos matriculados na rede pblica das series iniciais do ensino fundamental do municpio de Costa Marques - RO. Esperamos que de certa forma esta pesquisa possa contribuir, trazendo estas dificuldades em discusso, pelos prximos perodos uma maneira da escola trazer a participao de familiares no aprendizado da leitura, na possibilidade de elaborar projetos que incentive o hbito de ler na escola ou em casa. Na criao ou modificao de uma prtica pedaggica onde haja a participao em conjunta com as diversas reas do conhecimento. Entra em questo tambm a forma didtica ou metodologia de ensinamento aplicada em sala de aula, como exemplos temos os critrios nas escolhas dos livros, que devem ser atrativos e prazeroso durante a leitura, alm de ser adequada a faixa etria.

11

Por fim o presente trabalho possibilitou um conhecimento significativo na formao profissional dos pesquisadores envolvidos, deparando-se com situaes e dificuldades reais de um ambiente escolar. E nos permitiu enxergar como futuros educadores importncia da profisso, em desenvolver uma pedagogia no excludente, que se preocupa diante de certas dificuldades apresentadas, que tem como dever e desafio propor novas solues na rea de educao, nem que para isso seja necessrio quebrar certos paradigmas ou desenvolver tcnicas para uma educao de qualidade sem deixar de fora aqueles que necessitam de uma ateno diferenciada. 6. Referncias ALMEIDA, Veridiana. Fundamentos e metodologia do ensino de lngua

portuguesa / Veridiana Almeida. - Curitiba: Editora Fael, 2010. CAGLIARI, Lus Carlos. Alfabetizaao & Linguistica. 6 ed. So Paulo: Scipione, 1993. BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hbito de leitura. 6. ed. So Paulo: tica, 1995. BRASIL. Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educa nacional. Braslia, 20 de dezembro de 1996; 175 da Independncia e 108 da Repblica. BRASIL. Lei n 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. Altera a redao dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educa nacional. Braslia, 6 de fevereiro de 2006; 185 da Independncia e 118 da Repblica. LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do Mundo. So Paulo: tica, 1993.

12

MOTTA, Deniscatia Gomes. O processo de aprendizagem da leitura no comeo dos anos iniciais do ensino fundamental. 2009. 48 f. Trabalho de Concluso de Curso (Graduao em Pedagogia) Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009.

PAN, S. Diagnostico dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1992 PASSOS, M. O. de A. Fundamentos das dificuldades de aprendizagem /

Marilene Ortencio de Abreu Passos. - Curitiba: Editora Fael, 2010. SANTOS, Josiane Gonalves. Avaliao do desenvolvimento e da aprendizagem / Josiane Gonalves santos. Curitiba: Editora Fael, 2010 SILVA, Maria Alice S. Souza. Construindo a leitura e a escrita: reflexes sobre uma prtica alternativa de alfabetizao. So Paulo: tica, 1995. ZIBERMAN, Regina. Leitura em Crise na escola: as alternativas do professor. 7. ed. Porto Alegre: Artmed,1986.

Vous aimerez peut-être aussi