Vous êtes sur la page 1sur 56

Recursos Hdricos

Bem-vindo ao mdulo de Recursos Hdricos


A partir de agora voc ter acesso a um conjunto de informaes capazes de representar de forma integrada e sinttica os aspectos ligados aos recursos hdricos, tanto superficiais como subterrneos. Apresentaremos as principais informaes de disponibilidade de gua superficial e subterrnea e o potencial de contaminao da gua subterrnea. Por fim veremos como esses ndices formam a carta de vulnerabilidade natural dos recursos hdricos que juntamente com os componentes flora, fauna, solos/geologia e clima foram integrados para compor a carta de vulnerabilidade dos meios fsicos e biticos que constituem a parte ecolgica do ZEE. Acomodem-se e aproveitem. Bons estudos.

Vocs devem estar se perguntando: O que terei agregado de conhecimento ao final deste mdulo?

Pois bem, ao final deste mdulo, vocs conseguiro: 1. identificar os processos hidrolgicos que afetam os recursos hdricos superficiais e subterrneos; 2. entender como os processos hidrolgicos e as aes antrpicas se integram para a formao da carta de vulnerabilidade dos recursos hdricos; 3. Interpretar como aes antrpicas afetam diretamente os recursos hdricos.

Vocs devem estar curiosos para saber quais so os indicadores do componente Recursos Hdricos!

Para satisfazer a essa curiosidade, analisemos o seguinte organograma.

Estes so os indicadores do componente recursos hdricos

Vulnerabilidade dos recursos hdricos

Recursos hdricos superficiais

Recursos hdricos subterrneos

RE7,10

Lmina de restituio

Contaminao da gua subterrnea

Litologia, falhas, profundidade, metais pesados, qualidade da gua subterrnea

Agora, relembrando os processos hidrolgicos, j apresentados na aula de clima, e como interagem no meio ambiente, analisemos a figura que se segue.

Ciclo hidrolgico: aspectos gerais

A partir da anlise do ciclo hidrolgico, salienta-se que os componentes utilizados na confeco do zoneamento ecolgico econmico foram escoamento superficial e infiltrao. Todavia, para entender como estes componentes foram utilizados, precisamos abordar alguns conceitos, os quais sero apresentados a seguir.

Visto o ciclo hidrolgico, eu lhes pergunto: sabem o que srie histrica?

Uma srie histrica um banco de dados associado a um perodo de tempo bem definido, como, por exemplo, valores dirios de vazo de um determinado curso dgua ao longo dos ltimos vinte anos.

No caso do indicador gua superficial, as sries histricas de vazo so extremamente importantes, pois, a partir delas e da rea de drenagem sero obtidos os valores de rendimento especfico (RE) com durao de 7 dias Consecutivos e recorrncia de 10 anos (RE7,10). Porm, at a obteno do RE7,10 ,so necessrios alguns estudos estatsticos, como os mostraremos na sequncia.

Sries histricas: estatsticas

Estes estudos estatsticos so importantes, pois: avaliam a aleatoriedade dos dados hidrolgicos, por meio de testes no paramtricos: homogeneidade e independncia; sempre existir um nvel de incerteza em termos hidrolgicos, o qual dever ser solucionado com a Teoria das Probabilidades, que envolve: definio de possveis distribuies de probabilidade; ajuste e avaliao da preciso dos modelos probabilsticos por meio de testes estatsticos, como: Kolmogorov-Smirnov; Qui-quadrado; outros.

A partir do momento em que a parte estatstica esteja satisfatria, podemos utilizar as sries histricas de vazo para determinar vazes de referncia que podem expressar as caractersticas do escoamento superficial de uma bacia hidrogrfica. A vazo de referncia uma grandeza utilizada como referncia no manejo e na gesto de recursos hdricos, bem como em projetos hidrulicos

Vazes de referncia
A seguir so apresentadas algumas vazes de referncia normalmente utilizadas: QMAX (vazo mxima, utilizada em projetos de estruturas de drenagem ou de conteno) QMLT (vazo mdia de longo termo, que caracteriza capacidade de produo de gua - deflvio; gerao de energia) QMIN (vazo mnima, referncia para o atendimento da sustentabilidade ambiental e de demandas para uma atividade econmica com captao a fio dgua)

Vazes de referncia

Q7,10 (vazo mnima das mdias de 7 dias consecutivos com recorrncia de 10 anos - valor adotado como referncia para concesso de outorga no estado de Minas Gerais) Qp% (Vazo com % de permanncia - significa o perodo de tempo em que a vazo permanece maior ou a igual ao valor exemplos Q90% ; Q95%).

A diviso do valor de Q7,10 pela rea de drenagem a montante (acima) do local de medio de vazo fornece o valor de RE7,10.

Ou seja, pela rea da bacia hidrogrfica acima do referido local

Agora, vamos ver quais bacias hidrogrficas foram utilizadas para a espacializao do valor de RE7,10.

Bacias hidrogrficas

No total, foram utilizadas 294 bacias hidrogrficas, ou seja, 294 sries histricas de vazo. Para cada bacia hidrogrfica existe um valor de RE7,10. Estes valores de RE7,10 foram classificados obedecendo ao critrio disposto na tabela apresentada a seguir.

Critrios para classificao da vulnerabilidade dos recursos hdricos superficiais, quanto sua quantidade

Vulnerabilidade
Muito alta Alta

RE7,10 (l/s.km2)
<1,5 1,52,5

Mdia
Baixa Muito baixa

2,513,5
3,515,5 >5,5

Classificando os valores de RE7,10 de cada bacia hidrogrfica, conforme os critrios apresentados, foi possvel gerar a carta de vulnerabilidade dos recursos hdricos superficiais no estado de minas gerais.

Vulnerabilidade dos recursos hdricos superficiais

BH do So Francisco, alta vulnerabilidade

BH dos rios Pardo, Mucuri e Jequetinhonha, vulnerabilidade muito alta

Observando a referida carta, podemos identificar regies com comportamento bastante distinto e caracterstico, vejamos:

BH do rio Doce, vulnerabilidade mdia

Parte das BH dos rios Grande e Paraba do Sul, vulnerabilidade baixa ou Muito baixa

Agora, vamos trabalhar um pouco a questo dos recursos hdricos subterrneos.

Vamos analisar como se definiu o indicador referente quantidade de recursos hdricos subterrneos.

O indicador de recursos hdricos subterrneos utilizado foi a lmina de recarga para os aquferos subterrneos, ou simplesmente, lmina de restituio.

Vamos ver como essa lmina de restituio obtida?

Primeiramente, necessrio avaliar o escoamento base, ou seja, separar do escoamento total a parcela correspondente contribuio dos aquferos freticos e ou confinados (gua subterrnea); Este estudo feito em trs anos especficos: um ano que represente vazes mnimas (ano seco), um que represente as vazes mdias (ano mdio) e um que represente as vazes mximas (ano mido).

Em seguida, o escoamento total separado em escoamento superficial direto (enxurrada) e em escoamento de base (gua subterrnea). Existem alguns mtodos indicados para promover essa separao, como, por exemplo, o Mtodo de Barnes.

Transformando os volumes escoados em lminas escoadas (Deflvio) e utilizando tambm a precipitao mdia ocorrida na bacia hidrogrfica, possvel caracterizar as lminas de recarga mnima, mdia e mxima histricas, as quais reabastecero os aquferos. Literatura consultada: SOUZA, S.M.T. Disponibilidades hdricas subterrneas no Estado de Minas Gerais

A lmina de recarga caracterstica de cada bacia hidrogrfica foi classificada segundo os critrios apresentados na tabela seguinte.

Critrio para classificao da vulnerabilidade dos recursos hdricos subterrneos quanto sua quantidade

Vulnerabilidade Muito alta Alta Mdia Baixa Muito baixa

Lmina de restituio - LR (mm/ano) <220 220250 250,1280 280,1310 >310

Dessa forma, foi possvel gerar carta de vulnerabilidade dos recursos hdricos subterrneos.

Vulnerabilidade dos recursos hdricos subterrneos

Analisemos como essa carta se assemelha hidrogeologia do estado de Minas Gerais. No interessante?

Notaram como a semelhana grande?

Assim como as cartas anteriores, na de vulnerabilidade dos recursos hdricos subterrneos, tambm possvel identificar regies distintas!

As regies dos rios Pardo e Verde Grande, apesar de se localizarem em aquferos com tendncias de boa produo de gua, apresentam vulnerabilidade muito alta, devido baixa recarga dos aquferos.

As regies do Alto Paranaba e do Tringulo apresentam vulnerabilidade baixa e muito baixa, assim como parte do norte do So Francisco Uma extensa faixa apresenta vulnerabilidade alta, coincidente com a ocorrncia de aquferos gnssicos e granticos

Que tal conversarmos agora sobre a contaminao da gua subterrnea?

A potencialidade de contaminao dos aquferos corresponde susceptibilidade de contaminao da gua subterrnea por substncias txicas, obtida com base na combinao de fatores como, caractersticas litolgicas, falhas geolgicas, profundidade aqufero, condutividade eltrica e presena de metais pesados em concentraes elevadas.

Vulnerabilidade dos recursos hdricos subterrneos contaminao

Por meio da ponderao das cartas dos trs indicadores de vulnerabilidade natural dos recursos hdricos apresentados at o momento, gerou-se a carta de vulnerabilidade natural dos recursos hdricos no estado de Minas Gerais, que apresentada a seguir.

Vulnerabilidade natural dos recursos hdricos

Com todo o trabalho realizado, foi possvel criar outros produtos a partir da anlise dos recursos hdricos superficiais e subterrneos, que no compem o Zoneamento Ecolgico-Econmico propriamente dito, mas, tornam-se tambm muito importantes na utilizao para a gesto desses recursos. Veja:

Vocs devem estar se perguntando, ser que todo o recurso hdrico superficial est disponvel para ser utilizado? Ou, quanto da disponibilidade de gua superficial est comprometida com outorgas de direito de uso?

Estas perguntas so extremamente interessantes, pois, parte desses recursos est sendo utilizada pelos usurios de recursos hdricos, como veremos no mapa seguinte.

Usurios de recursos hdricos

Se multiplicarmos o RE7,10 pela rea de drenagem e pelo intervalo tempo mensal (em segundos), teremos o deflvio referente a um ms. A demanda obtida computando-se o volume captado em um ms, por usurio de recursos hdricos. A diviso da demanda pelo deflvio mensal fornece a relao que gera nossa segunda carta, a de nvel de comprometimento dos recursos hdricos superficiais.

Os conceitos apresentados podem ser melhor entendidos ao analisarmos as equaes abaixo: , , =

=
=

No qual: Disp a disponibilidade de gua para a captao em determinada bacia hidrogrfica (m/ms); ABH a rea da referida bacia hidrogrfica (km); Dm a demanda por gua (m/ms); Qi a vazo outorgada a cada usurio (m/s); Ti o tempo de irrigao de cada usurio (s); NDi o nmero de dias por ms que cada usurio faz uso da irrigao; n o nmero de usurios na bacia hidrogrfica; NC o nvel de comprometimento da gua superficial (%).

A partir do clculo do nvel de comprometimento foi possvel gerar a carta de nvel de comprometimento dos recursos hdricos superficiais no estado de Minas Gerais, o qual apresentado a seguir.

Nvel de comprometimento dos recursos hdricos superficiais

A regio do rio Paracatu est totalmente comprometida,

assim como a do rio Pardo e a do Verde Grande

Assim como a carta anterior, esta possibilita a identificao de regies com comportamento distinto e caracterstico, vejamos:

A regio do Alto Paranaba e Tringulo tem NC de mdio a muito alto

Uma extensa faixa tem NC muito baixo

E, assim como no caso da gua superficial, pode-se calcular o nvel de comprometimento dos recursos hdricos subterrneos.

Nvel de comprometimento dos recursos hdricos subterrneos

Prestou ateno? No caso especfico do nvel de comprometimento dos recursos hdricos subterrneos, a maior parte do estado apresenta-se como muito baixo.

Vamos trabalhar agora a questo da qualidade da gua superficial.

A qualidade da gua superficial foi trabalhada considerando apenas a poluio pontual, devido ao lanamento do esgoto dos municpios nos cursos dgua. Para modelar a autodepurao ao longo dos cursos dgua, utilizou-se o modelo de Streeter & Phelps.

O modelo de Streeter & Phelps tem como premissa o fato de que um curso dgua com uma determinada concentrao de substncias biodegradveis (esgoto, por exemplo) tem sua qualidade melhorada medida que o mesmo segue seu curso normal, processo chamado de autodepurao. Fatores como velocidade de escoamento e temperatura interferem no processo, podendo aceler-lo ou retard-lo. Em grandes escalas esse processo se complica, pois existem diversos pontos de lanamentos de substncias. Vejam a figura a seguir.

Lanamento de cargas na UPGH-GD1

Analisando a figura anterior, podemos verificar, por exemplo, que a cidade de Alagoa lana seu esgoto no rio Aiuruoca, o qual se autodepura at a cidade de Aiuruoca, onde recebe novo lanamento de esgoto e assim por diante. Com o modelo de Streeter & Phelps foi possvel modelar a concentrao de alguns parmetros qumicos e biolgicos em cada municpio de Minas Gerais. Esses parmetros foram classificados segundo critrios concordantes com a legislao vigente, estes critrios estes que so apresentados na tabela a seguir.

Abaixo so apresentados os critrios para a classificao da qualidade da gua superficial . Nvel de qualidade Muito alta Alta Mdia Baixa DBO520 (mg L-1) <3 35 5,110 >10 Nitrognio total (mg L-1) <3,7 3,713,3 >13,3 Coliformes termotolerantes (NMP/100 mL) <200 2001000 10012500 >2500

Qualidade da gua superficial no estado de Minas Gerais

Pessoal, encerramos a parte terica do Mdulo de Recursos Hdricos. Agora, vamos analisar como essas informaes podem ser utilizadas com fins de planejamento e licenciamento ambiental.

Vous aimerez peut-être aussi