Vous êtes sur la page 1sur 88

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Cincias Agrrias Insetrio G.W.G.

de Moraes

PRAGAS DO MAMOEIRO

GERMANO LEO DEMOLIN LEITE ELWIRA DAPHINN SILVA MOREIRA

Bom dia turma! Hoje ns vamos falar sobre as pragas que atacam o mamoeiro.

Mas primeiro ns falaremos um pouco sobre esta importante cultura, a do mamo. Meus amigos, o mamoeiro uma planta herbcea, sendo que a sua altura pode variar de 2 at 10 metros, podendo viver at os 20 anos.

Pessoal, o fruto uma baga, nasce do caule ou do pendculo longo no caso do mamo macho, o fruto arredondado, cilndrico ou periforme e a sua casca amarelo ou alaranjado quando maduro. A sua polpa de consistncia suave e sucosa.

Entretanto, amigos, a cultura do mamoeiro comumente atacada por um significativo nmero de insetos e de caros, sendo a maioria, em condies normais, de importncia secundria. Portanto, no fim desta aula, vocs sabero as pragas do mamoeiro e seus danos, como amostrar e como controlar.

Pessoal, a primeira praga que ns vamos apresentar a vocs o caro branco, tambm conhecido como caro tropical ou caro da queda do chapu do mamoeiro. Esse caro apresenta bem distribudo no Mundo e possui vrias plantas hospedeiras.

Macho carregando fmea para copulao. Fonte: Oliveira, C.A.L., 2001

Pessoal, os caros brancos so to pequeninos, e devido o seu tamanho no permiti que seja observados a olho nu. A fmea tem em mdia 0,17 mm de comprimento por 0,11 mm de largura. Sua colorao varia de branco a amarelado, dependendo de sua idade, porm sempre brilhante. Seu quarto par de pernas reduzido e apresenta, mais em baixo, uma cerda longa e outra curta, no usando este par de pernas para locomoo. Cada fmea pe cerca de 25 a 30 ovos que so achatados, elpticos e com pontuaes brancas.

Pessoal, o caro branco pode atacar os frutos do mamoeiro, deixando leses na casca esbranquiadas.

Amigos, o caro branco ataca tambm as folhas novas, alimentando de lquidos que saem das clulas das folhas e brotos terminais do mamoeiro provocando deformaes, paraliza o crescimento das folhas reduzidas quase que somente s nervuras, e podendo causar a morte das plantas.

Ponteiro de planta mamo com queda total ponteiro, sintoma final caro branco. Fonte: Oliveira, C.A.L., 2001.

Causam o sintoma conhecido como careca do mamoeiro ou queda do chapu do mamoeiro.

Mamoeiros com sintoma de ataque do caro branco

Amigos, o caro branco a mais importante praga da cultura do mamoeiro. Ocorre principalmente durante os perodos mais quentes do ano.

Careca do mamoeiro Fonte: Oliveira, C.A.L., 2001.

Amigos, o mamoeiro atacado tambm pelo caro rajado. O caro rajado ataca a parte inferior das folhas mais velhas, entre as nervuras mais prximas do pecolo, forma colnias. Esse caro, apesar de pequeno, visvel a olho nu e forma teia, diferentemente do caro branco.

Amigos, ns podemos encontrar uma maior quantidade desses caros rajados no perodo em que chove menos e com temperaturas elevadas, pois perodo seco e quente favorece o seu aumento populacional.

Colnia de caro Rajado (Tetranychus urticae).

As fmeas do caro rajado possui um tamanho maior e corpo mais volumoso, e tendo, de modo geral, uma mancha verde escura em cada lado do dorso. Os machos medem, aproximadamente, 0,25 mm de comprimento, apresentando a parte posterior do corpo mais afilada.

Amigos, esses caros rajados introduzem o aparelho bucal no tecido da planta e removem o contedo das clulas.

caro rajado em folha de mamoeiro

As folhas de mamo infestadas por este caro inicialmente tornam-se amareladas, ficam descoloridas, na face oposta colnia.

Fonte: Oliveira, C.A.L., 2001.

Pessoal, posteriormente, com a evoluo do ferimento na folha, estas reas ficam necrosadas, ocorrem perfuraes nas folhas e as folhas ficam quebradias. Sob infestaes severas, ocasionam a desfolha precoce fazendo com que a planta emita brotos laterais, o que no desejvel. Esse caro afeta a produtividade quando em altas populaes

Planta com brotao lateral que favorece ataque caro Rajado. Fonte: Oliveira, C.A.L., 2001.

Amigos, as fmeas escolhem as reentrncias, geralmente prximas do pecolo na superfcie inferior da folha. Em plantas jovens o problema grave, pois atrasa o desenvolvimento das plantas.

Sintoma inicial do caro Rajado. Fonte: Oliveira, C.A.L., 2001.

Amigos, o nosso ltimo caro que ataca o mamoeiro o caro vermelho.

caro vermelho na face inferior de uma folha.

O caro vermelho tambm visvel a olho nu e forma teia. Os danos so similares ao caro rajado, e tambm o clima quente e seco o favorece.

caro vermelho em folha de mamona, mas o sintoma o mesmo em mamoeiro.

Amigos, um outro problema do ataque destes 3 caros que com a reduo das folhas, o fruto fica exposto aos raios solares, ocasionando danos nos frutos.

Amigos, ns temos trs pulges importantes em mamoeiro. O primeiro o pulgo Aphis gossypii que ataca outras culturas como o algodoeiro, quiabeiro, entre outras.

Pulgo Aphis gossypii.

O segundo pulgo o Toxoptera citricidus, que ataca laranja, limo, entre outras ctricas.

Pulgo Toxoptera citricidus

E o ltimo o pulgo Myzus persicae, que ataca tomate, berinjela, dentre outras.

Pulgo Myzus persicae

Pois bem pessoal, estes trs pulges ocasionam muitos problemas ao mamoeiro. O primeiro dano o direto por sugar a seiva da planta, atrapalhando o crescimento das plantas, principalmente as mais novas, e tambm deformam as folhas.

As suas excretas so aucaradas, que vo sendo depositadas nas folhas no qual crescem fungos pretos denominados de fumagina. A folha ficando preta no realiza bem a fotossntese, prejudicando a produo do mamoeiro.

Amigos, mas o pior no isto tudo que relatamos e sim que os pulges transmitem vrus s plantas de mamoeiro. O pulgo Myzus persicae transmite o vrus da mancha anelar do mamoeiro, ficando o fruto com sintomas.

Mancha anelar no fruto do mamo ocasionado por vrus transmitido por pulgo

Mas o sintoma do vrus da mancha anelar tambm aparece nas folhas do mamoeiro.

Sintoma mancha anelar na folha

Amigos, o pulgo Toxoptera citricidus transmite o vrus da mancha anelar do mamoeiro tambm. O sintoma aparece no fruto verde do mamoeiro.

Como tambm nos frutos maduros.

Meus amigos, quando a planta est muito infectada pelo vrus da mancha anelar, aparecem sintomas at no caule, sendo este vrus transmitido por pulges.

Amigos, o pulgo Myzus persicae transmite tambm vrus, mas o vrus do mosaico do mamoeiro.

Amigos, as plantas infectadas pelo vrus do mosaico apresentam reduo no crescimento, folhas encrespadas com acentuado mosaico, depreciao dos frutos e prejuzos na produo. At 100% das plantas de uma rea podem ser infectadas, se medidas de controle no forem implementadas previamente.

Pessoal, s tem uma soluo quando as plantas de mamoeiro esto com vrus, cortar e destruir, pois se no as plantas doentes passam o vrus para as plantas sadias por meio dos pulges.

Plantao destruda devido ao vrus do mosaico transmitido por pulgo. Fonte: Elena Paola Gonzles Jaimes e Renata Aparecida de Andrade/Toda Fruta

Pessoal o mamoeiro atacado tambm por coleobrocas, que so besouros, colocam os seus ovos no tronco do mamoeiro. As larvas que saem dos ovos broqueiam o tronco do mamoeiro, o que pode levar a planta a morte. Se a planta resistir ao ataque, no local onde houve o ataque fica engrossado, com a casca corroda e fendida.

Coleobroca

Amigos, uma outra praga que ataca o mamoeiro a cigarrinha verde. Essa cigarrinha ataca outras plantas como o feijoeiro.

Amigos, a cigarrinha verde tem formato triangular, e mede de 3 a 4 mm de comprimento. Os seus os ovos so colocados dentro da folha. Um fato interessante que a cigarrinha verde tem o hbito de andar de lado.

Ao sugarem a seiva das plantas causam o amarelecimento e encurvamento das folhas mais velhas. A cigarrinha verde problema em plantas adultas.

Como tambm em plantas mais jovens do mamoeiro.

Planta atacada por cigarrinha

Meus amigos, os maiores problemas com a cigarrinha-verde tm sido observados em lavouras de mamo prximas a culturas do feijoeiro.

Lavoura de feijo

Pessoal, ns temos uma lagarta desfolhadora em mamoeiro, a mesma que ataca a mandioca, o seu nome comum mandarov ou gervo.

Mandarov em mandioca

As suas mariposas so grandes e tem hbito noturno. So capazes de voar longas distncias e so dos insetos que voam mais rpido. Por isso elas tem o formato de um avio a chato.

Amigos, essas mariposas colocam os seus ovos nas folhas do mamoeiro. So ovos grandes, facilmente visveis por ns.

As lagartas comeam a comer as folhas e brotaes novas. Mas quando acabam as folhas novas, elas comem as velhas mesmo. Em alto ataque, no sobra uma folha se quer no p de mamoeiro, o que atrasa o desenvolvimento da planta bem como expe os frutos do mamo ao sol, sofrendo insolao. As suas lagartas chegam a medir 10 cm, por isto elas comem tanto, devorando todas as folhas do mamoeiro.

Pessoal, outro inseto que ataca o mamoeiro a mosca-das-frutas.

Amigos, a ocorrncia da moscadas-frutas em frutos de mamo foi registrada, pela primeira vez no Brasil, em agosto de 1987, no Espirito Santo, as perdas chegaram a atingir cerca de 15% da produo.

Mosca das frutas ovipositando em mamo quase maduro

A mosca-das-frutas ataca grande quantidade de espcies frutferas. S que o dano causado pelas larvas da mosca, as quais se alimentam da polpa do mamo, tornando flcida a regio atacada do fruto, que a parte comercial.

Bicho do mamo

O ataque ocorre em estdio mais avanado de maturao, quando o fruto, na planta, apresenta a casca com mais da metade amarelecida, e os danos s se evidenciam quando o mamo se encontra prximo ao amadurecimento.

Em lavouras comerciais, os frutos so colhidos antes de atingir este ponto de maturao.

Amigos, os maiores problemas com a mosca das frutas so observados em pomares que apresentam constantemente frutos em estdio avanado de maturao. Para manter essa praga em nveis no prejudiciais a cultura do mamo, recomenda-se fazer a colheita dos frutos no incio da maturao, evitar a presena de frutos maduros nas plantas e de frutos refugados no interior do pomar e, ainda, no permitir a presena de lavouras abandonadas em sua proximidade.

Pessoal, ns temos algumas cochonilhas que podem atacar o fruto e o caule do mamoeiro. A cochonilha Morganella longispina uma espcie de escama negra e formato circular, possuindo uma aba voltada para cima e medindo cerca de 1 a 1,5 mm de dimetro, forma grandes colnias nos caules, sugando a seiva continuamente. Ataca tambm a figueira, carambola.

Cochonilha Morganella

Pessoal, ns temos outras duas cochonilhas, ambas do pessegueiro, que tambm podem atacar o mamoeiro. Essas cochonilhas atacam os frutos, depreciando-os.

Cochonilhas do pssego atacando o fruto do mamo.

Infelizmente, essas cochonilhas tambm atacam o tronco do mamoeiro e em grande quantidade sugam tanta seiva que deixam as plantas fracas.

Cochonilha do pssego no tronco do mamoeiro.

Amigos, como quase toda cultura, o mamoeiro tambm atacado por savas, principalmente a sava limo. Entretanto, como vocs j viram muita praga hoje e tambm porque vocs tero uma aula s sobre formigas cortadeiras, ns no iremos falar delas hoje. No fiquem ansiosos e esperem a aula sobre formigas.

Pessoal, agora que vocs conhecem as pragas do mamoeiro e seus danos, ns vamos ensinar a vocs como avaliar a populao destas pragas. Primeiro, ns temos que dividir o pomar em talhes uniformes de mil plantas. Ns temos que identificar os talhes por nmeros ou nomes.

Ns vamos caminhar no nosso talho de mamo em ziquezaque para escolher as plantas para amostrar as pragas.

Amigos, ns devemos avaliar semanalmente as folhas apicais para o caro branco e folhas medianas e basais dos ramos para os caros vermelho e rajado. Se ns observarmos a presena dos caros pragas em 10% das plantas por talho, usando uma lupa de bolso, j que o caro branco no visvel a olho nu.

Pessoal, preciso controlar os caros quando for encontrado mais de 10% das folhas infestadas at a metade do ciclo da cultura e 20% aps este perodo.

caro vermelho

caro branco

caro rajado

Como medida de controle, cuja infestao de caros mais intensa nos meses de janeiro a abril, recomendamos a retirada das brotaes laterais das plantas de mamoeiro, bem como a aplicao de acaricidas especficos nos ponteiros. Devem ser aplicados produtos base de enxofre, na formulao p-molhvel, evitando-se a mistura com leos emulsionveis ou produtos cpricos. Vocs devem tomar cuidado com o problema de fitotoxicidade, pois o mamoeiro muito sensvel.

Amigos, vocs identificando as plantas atacadas por cochonilhas no pomar de mamoeiro, ns j fazemos o controle. Na copa fazer a pulverizao, cuidado com a fitotoxidez, devendo ser aplicado no fim do dia.

Amigos, ns podemos tambm, juntamente com o leo, usar sabo. Ser preciso 4 litros do leo mineral, 500 gramas de sabo e 2 litros de gua. necessrio que corte o sabo em pedaos e seja dissolvido em gua quente. Adicione o leo mineral aos poucos, at total homogeneizao, ou seja, mistura completa. Aplique na forma de pulverizao sobre as folhas.

Amigos, o controle feito primeiro raspando os caules para melhor exposio das cochonilhas.

Cochonilha do pssego no tronco do mamoeiro.

Depois a gente pulveriza com leos emulsionveis a 1%.

Ns podemos tambm aplicar calda sulfoclcica com pulverizador costal com haste com dupla sada.

Haste com dupla sada adaptada ao pulverizador

Amigos, vocs detectando, pela amostragem, coleobrocas, deve-se localizar as larvas e destru-las. Quando as plantas de mamo estiverem muito atacadas por coleobrocas, nos resta arrancar as plantas e queim-las, para que a praga no se espalhe na lavoura.

Em relao s lagartas desfolhadoras, ns podemos fazer uma catao manual das lagartas e de suas pupas quando o ataque for localizado.

Amigos, se ns tivermos lagartas espalhadas no campo, inviabilizando a catao manual, a gente pode pulverizar com uma bactria mortal s lagartas, a bactria Bacillus thuringiensis. Essa bactria produzida no Brasil.

Contudo, ns temos que pulverizar a nossa lavoura com esta bactria no final do dia, pois os raios ultra violetas do sol da manh mata esta bactria, reduzindo a sua eficincia.

Lagarta morta por bactria

Amigos, para controlar os caros branco, rajado e vermelho, bem como as lagartas que atacam as plantas de mamoeiro, ns tambm podemos usar um fungo, a Beauveria bassiana. Este fungo tambm fabricado no Brasil.

Fungo comercial

Ns devemos aplicar 3kg do fungo por hectare, mas sempre em perodos de alta umidade relativa do ar, para que o fungo germine e mate os caros, lagartas e percevejos, e lembrando de pulverizar no fim do dia, pois o sol da manh mata tambm o fungo, o que reduz a sua eficincia.

caro esquerda doente e direita sadio.

Lagarta morta por fungo

Entretanto, amigos, se vocs verem os adultos voando a noite em torno das lmpadas da varanda da casa de vocs ou por meio de uma armadilha luminosa.

Armadilha luminosa

Ns podemos fazer liberao da vespa parasitoide de ovos, o Trichogramma.

Trichogramma parasitando ovos de insetos pragas

Essas vespinhas so produzidas no Brasil.

Amigos, essa vespinha vai localizar as massas de ovos, parasitando-os, assim ns no vamos ter lagartas desfolhadoras.

ovos da mandarov

Amigos, no controle destas mariposas ns vamos liberar 100 mil vespinhas Trichogramma por hectare de mamo, o que equivale 3 cartelas de vespinha. Desta forma ns no vamos ter lagartas.

Cartela com vespinha

Amigos, para ns fazermos a amostragem das cigarrinhas em mamoeiro, ns vamos utilizar uma rede entomolgica.

Pu em citros, igual para mamoeiro

Ns podemos usar tambm quatro armadilhas amarelas com leo por hectare, assim a gente amostra a cigarrinha que est chegando na lavoura de mamoeiro.

Armadilha amarela em citrus, igual para mamoeiro

Amigos, ns vamos controlar a cigarrinha verde com pulverizao inseticida quando atingir o nvel de controle, que de duas ninfas por folhas em 100 folhas examinadas em 1 hectare coletadas na rede entomolgica ou quando notarmos nas armadilhas amarelas cigarrinhas verdes. Pessoal, jamais usar inseticidas piretrides, pois eles no matam os caros pragas e espantam os caros predadores.

Cigarrinha verde

Lembre sempre de respeitar o perodo de carncia do produto, ou seja, so os dias que tem que dar da ltima pulverizao at a colheita, para no fazer mal para quem est colhendo como tambm para quem est consumindo o produto. Mas antes da aplicao dos defensivos, solicite a orientao de um agrnomo para conhecer as doses corretas, a garantia de registro, seletividade aos inimigos naturais e uso de equipamentos de proteo individual. Amigos, o inseticida seletivo aquele que mata a praga e preserva os inimigos naturais.

Amigos, para a mosca das frutas, o mtodo de amostragem diferente, pois ns vamos amostrar as 5 ruas mais externas da lavoura de mamo. O monitoramento realizado usando armadilhas contendo 10% de melao, ou 2% de protena hidrolizada de milho ou 5% de acar, em 300ml de gua mais uma subdosagem de inseticida, trocando a soluo semanalmente. A armadilha pode ser feita com garrafa pet com uma abertura no meio, colocando-as a uma altura de 1,70 a 1,90 m do solo a cada 50 m na periferia do pomar. A presena de um adulto a cada duas armadilhas j indica que ser necessrio fazer o controle.

Armadilha

Amigos, o controle para a mosca das frutas, ns vamos usar a mesma receita da soluo que foi utilizada na garrafa pet. A soluo pode ser aplicada com pulverizador, sendo necessrio 200 ml de isca por planta, em benzedura, nas primeiras 10 ruas, na face da planta voltada para o sol.

Mosca das frutas

Amigos, agora ns vamos falar para vocs de algumas prticas que devem ser adotadas na lavoura do mamoeiro, que em conjunto, ou seja, todas elas integradas, ajuda a manter as populaes das pragas abaixo do nvel que possa nos ocasionar problemas, evitando pulverizaes com inseticidas. A primeira medida evitar plantios de plantas de mamo prximas a outra fruteira devido principalmente a mosca das frutas. Pessoal, a aceroleira,

A goiabeira,

A pitangueira,

A caramboleira,

A mangueira,

e a larajeira.

Pessoal, uma outra medida importante contra a mosca das frutas em mamoeiro a catao dos frutos bichados e tempores. Esses frutos atacados devem ser colocados em uma vala, ou buraco, feitos no prprio pomar, e cobertos com uma tela fina.

Assim, os adultos da mosca das frutas morrem, mas permitem a sada dos seus parasitides, inimigos naturais que nos ajudam a controlar estas pragas.

Vespa parasitoide da mosca das frutas

Amigos, ns colhendo o mamo antes de atingir o ponto de maturao j evita o ataque da mosca das frutas.

Pois se colhermos o mamo j com rajas amareladas, o fruto j pode estar contaminado, o que inviabiliza, principalmente, a exportao.

Pessoal, maiores problemas com a mosca das frutas so observados em pomares que apresentam constantemente frutos em estdio avanado de maturao, pomares abandonados ou prximos de outras fruteiras, como j falado por ns.

Pessoal, no feito o controle qumico dos pulges. O recomendvel na amostragem avaliar as plantas se elas esto doentes, eliminando-as se tiverem doentes.

Eliminao de plantas doentes por vrus transmitidos por pulges

Amigos, ns no devemos plantar lavouras de mamo perto de lavouras de curcubitceas, como abboras, pepino, chuchu, melancia, melo e outras, as quais so hospedeiras desses vrus e desses pulges.

Outra prtica que deve ser evitada o emprego exagerado de adubos nitrogenados, visto que plantas com altos teores de nitrognio favorecem o desenvolvimento de pragas. Ns devemos tambm plantar no espaamento indicado para cada variedade, pois plantas muito adensadas provoca crescimento demasiado das plantas em altura, o que dificulta a colheita e o controle dos caros nas ponteiras.

Amigos, o uso de quebra vento em torno de pomares de mamo serve para evitar a entrada de pragas, principalmente caros, que so transportados pelo vento.

Desenhos de quebra-ventos Amigos, ns no devemos deixar o pomar no limpo, pois a poeira tampa as folhas e frutos, o que favorece os caros pragas e dificulta a localizao e sobrevivncia dos nossos caros predadores. Portanto, as ruas devem ser roadas e debaixo das copas dos mamoeiros capinadas.

Mamoeiros com mato roado.

Tambm pessoal, quando o solo no tem cobertura vegetal, ocorre eroso.

Lavoura de mamo com eroso

Ns podemos plantar nas ruas plantas de mentrasto, pois esta planta serve de alimento para os caros predadores das principais pragas do mamoeiro, os caros pragas.

Ou seja, quando no se tem caro praga nas copas dos mamoeiros, os caros predadores vo para as plantas de mentrasto.

Desta forma, mantemos a populao dos nossos amigos caros predadores no pomar de mamo.

caro predador comendo caro praga

caro predador

Amigos, ns podemos cultivar o mamo com outras culturas, o que ns chamamos de policultivo. Ns podemos plantar mamo com caf e feijo guandu. O feijo guandu timo pois aumenta o nitrognio no solo.

Caf com mamo e feijo guandu.

Tambm ns podemos plantar mamo junto com caf e banana.

Ou ento somente uma leguminosa fixadora de nitrognio, podendo ser novamente o feijo guandu ou mesmo o feijo de porco. Essa prtica otimiza a utilizao da nossa propriedade, pois ns teremos vrias plantas diferentes por hectare, melhora as condies do solo, evita eroso e reduz bastante as pragas.

Plantao de mamo com feijo de porco.

Ns devemos evitar plantar mamoeiros em solos muito argilosos, pouco profundos ou localizadas nas partes mais baixas do terreno, pois na poca da chuva os solos ficam encharcados de gua, o que favorece vrias doenas do mamoeiro e tambm as cochonilhas.

Cochonilha do pssego no tronco do mamoeiro.

Amigos, o plantio de mamoeiro perto de matas favorece o controle biolgico, ou seja, o controle realizado por inimigos naturais, os nossos aliados na luta contra as pragas.

Dentre esses nossos aliados, ns temos as vespas parasitoides de pulges.

As joaninhas e bicho lixeiros que comem os pulges.

Bicho lixeiro comendo pulgo

Joaninha comendo pulgo Amigos, o bicho lixeiro tambm come lagarta.

Ns tambm temos vespas que parasitam ovos ou lagartas.

Trichogramma parasitando ovos de mariposa

Vespa parasitando lagarta

Pessoal, as vespas predam lagartas e fazem os seus ninhos geralmente nas rvores.

Amigos, as aranhas no devem ser mortas, pois elas comem muito insetos pragas.

Bem como os sapos, pererecas e lagartos.

Amigos ns estamos terminando a nossa aula sobre mamoeiro, ns esperamos que vocs tenham apreciado.

Agora ns vamos fazer uma pequena reviso sobre o que foi visto. Vocs viram que os caros e os pulges so pragas srias em mamoeiro.

caros

Pulges

Que estas pragas possuem inimigos naturais importantes.

caro esquerda doente e direita sadio

caro predador comendo caro praga

Bicho lixeiro comendo pulgo

Vespa parasitoide

Que ns devemos adotar vrias prticas em conjunto, pois assim ns podemos reduzir os problemas com as pragas.

Plantao de mamo com feijo de porco.

Colher o fruto no momento adequado

Eliminar plantas doentes Plantao de mamo longe de outras fruteiras

Mamoeiros com mato roado.

Lavoura de mamo longe de cucurbitceas

Vocs no podem esquecer de lavar os vasilhames de agrotxico antes de entregar na loja onde comprou. No se pode jogar vasilhames no ambiente para no contaminar a terra, a gua e o ar.

Que vocs devem usar equipamento de proteo individual sempre!

No caso de intoxicao, chamar logo a ambulncia ou levar rapidamente para o hospital ou pronto socorro mais perto.

Pois nem sempre h tempo para recuperar a vtima de intoxicao por meio de inseticidas. Vocs chegando no hospital vo criar comoo e espanto as enfermeiras, coitadas.

Meus amigos, o manejo integrado de pragas bem utilizado a garantia de excelente colheita, sem danificar o ambiente e a nossa sade. Agora vocs vo fazer um pequeno teste. At mais ver.

TESTE

Questo 1: O que ns devemos fazer com as plantas do mamoeiro doentes? a) pulverizar com inseticidas para matar os vetores. b) Liberar a vespinha trichogramma para parasitar os ovos da praga que transmite o vrus. c) Eliminar as plantas doentes. d) Pulverizar com fungicidas.

Questo 2: Ns devemos plantar mamoeiros longe de qual grupo de plantas? a) pepino, abbora, chuchu, feijo comum, laranjeira, goiabeira e mangueira. b) Caf e banana. c) Feijo guandu e Capim Santo. d) Mentrasto e feijo de porco.

Questo 3: Marque a opo que seja os danos causados pelo caro branco na cultura do mamoeiro. a) enrola as folhas novas. b) se alimentam da polpa do mamo, tornando flcida a regio atacada do fruto. c) danifica as folhas novas, e estas ficam reduzidas quase que somente s nervuras, paralisando o crescimento da planta. d) suas larvas alimentam-se do caule, onde fazem galerias.

GABARITO QUESTO 1 2 3 RESPOSTA C A C

LITERATURA CONSULTADA OU INDICADA

GALLO, D. et al. Manual de Entomologia Agrcola. Ed. Agronmica Ceres. So Paulo, 2002. 920p. PICANO 2000. Apostila Didtica. UFV- Viosa, 308p. http://www.ciagri.usp.br/~sbn/nemata.htm http://www.todafruta.com.br/todafruta/mostra_conteudo.asp?conteudo=1058
www.sct.embrapa.br

Literatura Indicada para crianas que aborda pragas e como combat-las: Demolin, G. A grande Guerra. Ed. Armazm de Idias, Belo Horizonte, 2006. 80p. Demolin, G. Um conto no Velho Chico. Ed. Armazm de Idias, Belo Horizonte, 2003. 40p.

Vous aimerez peut-être aussi