Vous êtes sur la page 1sur 35

Os desequilbrios estticos

Nosso corpo um slido articulado, um empilhamento de segmentos em que cada pea se equilibra na subjacente. * Se cada segmento deve equilibrar-se, este equilbrio ser tambm condicionado pelo equilbrio do segmento subjacente. * O equilbrio humano constitudo de uma sucesso ascendente de desequilbrios controlados pela musculatura tnica. * Deve-se evitar os desequilbrios quando possvel. * Controlar os desequilbrios necessrios e inevitveis.

Como todos os slidos, o corpo humano est submetido s leis da gravidade. Um corpo est em equilbrio, quando a vertical traada a partir de seu centro de gravidade cai na base de sustentao. Se a vertical cair bem no centro da base de sustentao o corpo est em equilbrio esttico estvel. Se cair de um lado ou outro, equilbrio instvel, que poder evoluir em dois sentidos: agravando-se, se o bom equilbrio for impossvel, e estabilizando-se no caso contrrio. Em um slido constitudo de um s bloco, o centro de gravidade tem uma posio fixa. Em um slido articulado o centro de gravidade geral a resultante de todas as posies no espao dos centros de gravidade especficos de cada pea que o compe. Corpo humano: centro de gravidade que se desloca em funo das diferentes posies segmentares.

Para que nosso corpo fique em condio de equilbrio, qualquer desequilbrio dever ser compensado por um desequilbrio inverso de mesmo valor e no mesmo plano.

Em posio ortosttica no h desequilbrio segmentar sem compensao

As posies humanas no so fixas. So equilbrios controlados feitos de desequilbrios permanentes que, ou se corrigem ou se compensam.

A definio desse campo de trabalho parte da diferenciao do msculo esttico e dinmico e seleciona os meios teraputicos capazes de prevenir ou reverter a patologia do msculo esttico. Alguns dos meios j conhecidos pela fisioterapia so: massagem (reflexa), posturas, como as utilizadas por Franoise Mzires e posteriormente pela Reeducao Postural Global. Outros, como pompages, foram trazidos por Marcel Bienfait da osteopatia. Vrias tcnicas de outras reas de trabalho corporal, como Eutonia e Ginstica Holstica, propem a utilizao de materiais diversos para estimular a propriocepo dos pacientes em reas tensas e usualmente ignoradas.

O corpo humano parece ter sido projetado para o trabalho fsico, conforme afirma o professor Kaare Rodahl. Essa uma constatao vlida tanto para o homem da idade da pedra, quanto para o tecnocrata da atualidade. Seus msculos podem tanto desenvolver uma tenso muscular intensa, capaz de transportar cargas equivalentes ao peso corporal, como podem gerar tambm uma grande gama de tenses necessrias ao movimento de partes do corpo, especialmente as extremidades, usadas na manipulao de objetos pequenos e delicados, como, por exemplo, na indstria eletrnica. O corpo humano parece ter sido projetado, portanto, para o movimento, que o requisito bsico no desempenho de qualquer tipo de trabalho fsico.

No podemos mais considerar o msculo como uma entidade funcional, devemos v-lo como um elemento constitutivo fibroso, isto , aponeuroses, tendes, tabiques intermusculares e intramusculares e o tecido muscular contrtil. Os precursores daquilo que ento era chamado de ginstica ortopdica compreenderam que a reeducao esttica no podia se limitar a simples exerccios musculares. Envolvia endireitamentos manuais, posturas mantidas, manobras passivas de correo e outras tcnicas utilizadas no tratamento fisioteraputico.

Em reeducao esttica, com freqncia preciso um procedimento analtico na globalidade; no contexto da funo msculoaponeurtica que devemos considerar a globalidade. Um o elemento elstico que transmite, coordena e distribui as tenses pelo esqueleto possivelmente mvel, o outro o elemento motor que realiza essas tenses (Bienfait).

O conjunto aponeurtico no dispe de uma musculatura, mas de duas musculaturas totalmente diferentes do ponto de vista neurolgico. Uma, a musculatura fsica, opcional, ela acionada voluntariamente, para responder ao desejo de movimento do individuo, a musculatura dinmica, responsvel por todos os nossos gestos voluntrios conscientes. A outra, a musculatura tnica, permanente, ela reage de uma maneira reflexa, para controlar todos os desequilbrios segmentares, a musculatura esttica, responsvel pelo equilbrio humano.

Em 1873, Ranvier classificou os msculos esquelticos em dois tipos, de acordo com a rapidez de contrao frente a um estmulo eltrico: lentos, que relaxavam vagarosamente e apresentavam cor vermelha forte. Rpidos, de contrao e relaxamento rpidos e cor mais plida. Um sculo depois, em 1973, Burke realizou pesquisas que confirmaram essa classificao, introduzindo um terceiro tipo de msculo, ou seja, aqueles com caractersticas intermedirias entre os rpidos plidos e os lentos vermelhos. O msculo esqueltico constitudo por fibras musculares que apresentam sempre a mesma estrutura molecular bsica. Diferenciam-se pelo tipo de inervao e pelas propriedades eltricas. Assim como as fibras musculares se diferenciam quanto rapidez de contrao, os motoneurnios diferenciam-se quanto rapidez de excitabilidade.

Vrias fibras musculares do mesmo tipo so inervadas pelo mesmo motoneurnio. Esse conjunto a unidade funcional, denominada unidade motora. Todos os msculos esquelticos apresentam os trs tipos de unidades motoras; porm, a predominncia de um dos tipos dar ao msculo as caractersticas daquele tipo especfico de fibras, podendo-se por isso falar em: Msculo rpido Msculo lento

Plido: possui poucas mitocndrias, pouco vascularizado, usa glicose para gerar energia (pode funcionar em condies anaerbicas), suas fibras so capazes de contrao e relaxamento rpidos, capaz de grande tensionamento, pois suas fibras longas o permitem, fadiga-se rapidamente. Funo: adapta-se a atividades musculares intensas e de curta durao; por isso, denominase msculo fsico dinmico.

Vermelho :pelo alto teor de mioglobina, possui poucas mitocndrias, muito vascularizado (funciona com metabolismo de oxignio), suas fibras so capazes de contrao e relaxamento lentos, capaz de desenvolver tensionamento dentro de limites estreitos (as fibras curtas s permitem pequenas amplitudes de contrao), altamente resistente fadiga. Funo: adapta-se a contraes de longa durao, necessria manuteno postural; por isso, denomina-se msculo tnico ou anti-gravitrio.

Vermelho: muito vascularizado; apresenta muitas mitocndrias; o tempo de contrao, o limite de tenso e fatigabilidade so intermedirias. Suas fibras so capazes de metabolizar oxignio e glicose. Funo: atividade postural-direcional, prepara o msculo para um movimento preciso, orientando-o a um objeto preciso.

Desde Ranvier, o trceps sural o msculo mais freqentemente estudado ao longo do tempo e todos concordam: O Sleo, vermelho, possui a maioria das unidades do tipo S (lentas), tem contrao lenta e no se cansa rapidamente; O gastrocnmio, plido, tem a maioria das unidades do tipo F (rpidas) e pode desenvolver tenso maior que o sleo, mas durante curtos perodos. Depois dos anos 70, os trabalhos de Burke esclareceram com preciso a razo dessas caractersticas e hoje todos concordam em que os msculos estticos, tambm denominados tnicos, so importantes na manuteno da postura; os dinmicos, tambm denominados fsicos, so importantes na realizao do movimento.

O que dizer dos demais msculos? Basta observar com olhos de fisiologista para ver-se que os msculos mais tendneos, que apresentam fibras musculares mais curtas e atravessam uma ou duas articulaes apenas, tem vocao para estticos. Observemos o msculo longo do pescoo. Por que essa forma estranha, em trs diferentes fascculos? Normalmente a ele se atribui a ao de anteflexo do pescoo ou de endireitamento da curva cervical, quando age bilateralmente. Sem dvida tal ao pode ser desempenhada por essa formao longitudinal. Mas o que dizer das pores oblquas? Essas fibras curtas no estariam a colocadas para manterem a lordose cervical em seus limites fisiolgicos? No estariam elas lutando contra a tendncia de aumentarem a curva frente gravidade e ao de msculos lordosantes cervicais? Na realidade, as pores estticas so as oblquas superior e inferior, que reflexamente impedem o fechamento da curva cervical. A poro dinmica a longitudinal, capaz de endireitar, isto , abrir voluntariamente a curva cervical.

O mesmo acontece com os transversos espinhais dorsais, esse sistema oblquo profundo junto coluna com msculos todos bastante curtos, que vo de uma apfise transversa at a espinhosa da primeira, segunda, terceira e quarta vrtebras situadas acima. Geralmente se atribui a eles funo de extenso, quando estimulados bilateralmente, ou de flexo-lateral-rotao, quando estimulados unilateralmente, como se fossem constitudos de fibras dinmicas. No entanto, sua ao no seria postural? A coluna dorsal no precisa de guardies colocados posteriormente s vrtebras para impedir a queda para frente? No precisa impedir o fechamento da curva frente ao da gravidade? No precisa de guardies colocados lateralmente para impedir a queda do lado oposto? A tenso que se sente ao longo da regio paravertebral denuncia a presena de unidades motoras sempre alertas. A ao desses msculos impedir o fechamento da coluna dorsal, ao agir bilateralmente; impedir a ltero-flexo para o lado oposto e a rotao para seu prprio lado, agindo unilateralmente.

A contrao muscular causada pela interpelao dos filamentos de actina entre os filamentos de miosina. Os filamentos de actina so atrados ao centro durante a contrao, o que faz diminuir a distncia H entre eles, at que, eventualmente, seja suprimida por completo (contrao mxima). No relaxamento, cada elemento volta posio inicial e distncia H restabelecida. Suponhamos, no entanto, que um segmento muscular esttico, funcionando em postura inadequada, durante longas horas, dias ou semanas no seja solicitado a voltar sua posio de comprimento muscular mximo. possvel que, quando isso ocorrer, os filamentos de actina no mais deslizem o suficiente para restabelecer a distncia H inicial e esse comprimento mximo no se restabelea. Se isso for mantido cronicamente, sem que o msculo seja solicitado a restabelecer seu comprimento normal, ocorrer uma retrao muscular, isto , os miofilamentos de actina permanecero um pouco mais imbricados entre os de miosina e os elementos conjuntivos, elsticos, acompanharo essa diminuio de comprimento. Isso vai ocasionar a diminuio do comprimento muscular e um desequilbrio permanentemente fixado do segmento.

Os desvios posturais podem ter inmeras causas: maus hbitos posturais ou profissionais, alteraes estruturais congnitas ou adquiridas, fatores emocionais, mas, seja qual for a causa, o desvio ser fixado pela retrao das estruturas relacionadas ao msculo esttico. Um corpo est em equilbrio quando a vertical traada a partir de seu centro de gravidade cai na base de sustentao. Aqui encontrase toda fisiologia esttica: sempre que a estudarmos e s suas perturbaes, devemos considerar a base de sustentao e o centro de gravidade. O centro de gravidade geral o resultado de todos os centros de gravidade segmentares em relao ao peso. Em nossa esttica h tantos centros de gravidade quantos forem as posies. Para que nosso corpo fique em condies de equilbrio, qualquer desequilbrio dever ser compensado por um inverso, de mesmo valor e no mesmo plano.

Basicamente, a maioria das funes fisiolgicas envolve uma atividade rtmica dinmica, intercalada com inatividade ou relaxamento, como, por exemplo, a contrao rtmica e o relaxamento dos msculos respiratrios durante a inspirao e a expirao, o bombeamento do sangue pelo corao, atravs da sstole e da distole, a contrao e o relaxamento dos msculos lisos dos intestinos na digesto e no peristaltismo de seus contedos e as descargas eltricas repetidas no sistema nervoso, que causam o incio e a propagao de impulsos nervosos.

Torna-se evidente que o corpo humano adapta-se melhor ao trabalho dinmico, em que o exerccio e o relaxamento se intercalam de modo mais ou menos rtmico, com o uso variado de diferentes partes do corpo, tanto fsica quanto mentalmente. Enquanto esse tipo de uso amplo e variado do corpo era comum nos ancestrais do homem moderno, hoje, por exemplo, na industria eletrnica, conforme argumenta o Prof. Kaare Rodahl, as mulheres que ali trabalham, focalizam sua ateno nos diminutos microchips, durante horas a fio. De modo a manter esses microcomponentes dentro do campo de viso, as mulheres devem manter os msculos orbiculares em tenso constante, assumem ainda uma posio fixa de suas cabeas, em que precisam tensionar longamente os msculo do pescoo. De modo a movimentar os delicados instrumentos para manipular os microcomponentes nas placas de circuito impresso, mantm fixos os msculos dos ombros, dos braos e das mos durante horas seguidas, dia aps dia, ms aps ms. Esse tipo de esforo predominantemente esttico induz inicialmente o aparecimento de dor, que em alguns casos leva a queixas de prejuzo motor e ausncia prolongada ao trabalho.

O trabalho esttico induz cansao mais rapidamente do que o trabalho dinmico. Assim, este fato deve ser considerado na organizao das atividades profissionais, principalmente no que se refere programao de pausas.

Durante a contrao esttica ou isomtrica, a tenso das fibras e, em conseqncia, a presso ultra-muscular, aumentam. De acordo com o Prof. Horst Haebisch, o msculo enrijece e a presso intramuscular, cuja tenso corresponde 15% de sua tenso mxima, diminui efetivamente o dimetro dos pequenos vasos, principalmente das vnulas. Essa presso intra-muscular supera a presso arterial e prejudica a circulao sangunea nos msculos em questo. Deste modo, o retorno venoso das extremidades fica prejudicado, pois, depende da abertura e fechamento das vlvulas venosas, que s ocorrem quando os msculos dos membros acham-se ritmicamente se contraindo e relaxando. Esse prejuzo no retorno venoso impede assim a efetiva participao de estmulos qumicos locais, que atuam aumentando a irrigao do msculo. Esta barreira de presso intra-muscular poderia ser contornada, se houvesse um aumento de presso arterial.

Todavia, esta exibe at uma tendncia em diminuir, quando o esforo esttico intenso, pois acompanhado de um aumento da presso intra-torcica, como acontece ao se levantar um peso. Ou quando a contrao muscular esttica intensa e se acompanha de fechamento da glote, parada respiratria, com os pulmes cheios e conseqente aumento da presso intra-torcica (manobra de Valsalva). Nessas situaes, h uma diminuio do retorno venoso ao trio direito. Portanto, fica claro que qualquer esforo esttico, dependendo de sua intensidade, acarreta mais ou menos rapidamente fadiga muscular. Em trabalhos industriais leves, a contrao esttica dos msculos posturais da cabea e o tronco, bem como a manuteno de uma posio fixa dos msculos dos braos e das pernas, so os fatores mais importantes no desenvolvimento de fadiga. Nas atividades que exigem ateno, bem como no trabalho mental e intelectual, a fadiga sobrevem por sobrecarga de trabalho esttico dos msculos posturais e ainda pela elevao do tnus muscular, observado nesse tipo de trabalho.

Para compreender a funo esttica e, principalmente, sua fisiologia, o corpo deve ser dividido em trs blocos segmentares, cada um com uma funo particular nesta esttica. Os membros inferiores so a base slida: a plataforma. O tronco, o elemento mvel que desloca o centro de gravidade. A cabea e o pescoo controlam a coordenao do conjunto.

Os membros inferiores esto apoiados no cho. a posio deles que condiciona a forma, a dimenso, a orientao da base de sustentao. Esta pode adquirir mil formas variadas, maiores ou menores, que tornam mais ou menos fcil controlar o equilbrio. As variaes dessa base de sustentao e, sobretudo, sua estabilidade so elementos capitais em nossa esttica. Sem bons apoios dos ps no cho, no h boa esttica. Os apoios do p devem ser a primeira preocupao do fisioterapeuta nos tratamentos de reeducao esttica. O equilbrio do joelho est intimamente ligado ao do p, em um sistema ascendente; ao do quadril, em um sistema descendente.

O centro de gravidade do equilbrio (D4) situa-se no mbito do tronco. So as oscilaes que o mantm acima da base de sustentao. Controlado pela musculatura tnica, ele se desloca inconscientemente em todos os planos: sagital, frontal, horizontal. Todos os segmentos empilhados uns sobre os outros dessas oscilaes em um equilbrio ascendente. Esses dois conjuntos segmentares realizam aquilo que a fisiologia chama de equilbrio esttico. Cada segmento se equilibra sobre o segmento inferior em um processo ascendente. O p se equilibra e se adapta ao cho, a perna sobre o p, a coxa sobre a perna, a cintura plvica sobre os membros inferiores, a coluna lombar sobre a bacia, a coluna dorsal sobre a lombar: o objetivo final deste equilbrio a posio correta do centro de gravidade acima da base de sustentao.

O equilbrio esttico uma funo ascendente. Cada articulao de carga tem, assim, uma funo tnica. O sistema ativo dessa funo o reflexo miottico tnico. Todos os pontos musculares fixos esto em baixo, todos os pontos mveis esto em cima. fcil compreender a razo desse imperativo mecnico. O segmento superior levado, por exemplo, a um desequilbrio anterior. A tonicidade posterior, aumentando sua tenso (reflexo miottico), o traz de volta sua posio de equilbrio fisiolgico ou o mantm em seu desequilbrio, conforme as necessidades estticas.

Como o equilbrio humano um equilbrio controlado, isso pressupe: Um sistema de controle, que a fisiologia chama de adaptao esttica. A posio da cabea torna a harmonizar o conjunto esttico. A cabea tem dois imperativos indispensveis ao bom funcionamento dos rgos que contm: verticalidade dela prpria e a horizontalidade do olhar. A coluna cervical e todos os segmentos subjacentes devem adaptar-se, mediante um desequilbrio descendente, a esses dois imperativos. Ela modifica e coordena o equilbrio ascendente.

Todas as funes vitais exigem a verticalidade da cabea: a fonao, a adequada abertura das vias respiratrias superiores, a flutuao do lquido cfaloraquidiano, a circulao craniana, o equilbrio ocular, etc... Por outro lado, os trabalhos dos quinzes ltimos anos mostram que praticamente todos os movimentos conscientes tinham como ponto de partida a viso foveal. A orientao dessa viso feita atravs de movimentos da cabea, que tambm requerem a horizontalidade do olhar. Trs sistemas neurolgicos particulares so de extrema importncia em nossa esttica, os apoios dos ps no cho equilibram a cabea nos deslocamentos do corpo, o sistema vestbulo-labirntico protege sua verticalidade, a poro reflexa da culo-motricidade conserva a horizontalidade do olhar em seus movimentos.

Trata-se de uma rea de estudo, pesquisa e aplicao do movimento em si, com objetivo de realizar a forma mais econmica de utilizao do corpo, quais os gestos, movimentos e posturas mais adequadas ao dia-a-dia. um trabalho aberto s influncias que respeitem a fisiologia do movimento, podendo ser realizado em grupo, proporcionando relaxamento, realinhamento e tonificao, garantindo que os efeitos adquiridos pela Fisioterapia Esttica sejam mantidos ou prevenindo os desvios posturais e suas conseqncias.

A manifestao da patologia do msculo esttico o desequilbrio postural. Se levarmos em conta que o desequilbrio postural, por sua vez, pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento de inmeros problemas ortopdicos (artroses, hrnias discais, LER/DORT e outros), concluiremos que essa nova rea um campo de trabalho que abrange mais de 50% da fisioterapia, devendo ser encarada como verdadeira especializao dentro da profisso.

BIENFAIT, M. Fisiologia da Terapia Manual S. Paulo, Summus Ed, 1987 BIENFAIT, M. Bases Elementares Tcnicas da Terapia Manual e Osteopatia S. Paulo, Summus Ed. 1997 BIENFAIT, M. Fascias e Pompages S. Paulo, Summus Ed. (no prelo) KANDEL, E. R., Schwartz, J. H. Principal of Neural Science London, 1982 ROTHWELL, J. Control of Human Movement 2nd ed. London., 1994 WOOD, Elisabeth C. e Becker, Paul D. Massagem de Beard. So Paulo, Manole, 1984 KOHLRAUSCH, W. Masaje Muscular e Ls Zonas Reflejas, trad. Del Pozo, J. J., Barcelona, Toray- Masson, 1968 Revista: Fisioterapia Esttica Novartis Biocincias S.A ngela Santos Os Desequilbrios Estticos:filosofia, patologia e tratamento fisioterpico Marcel Bienfait; So Paulo: Summus, 1995.

Vous aimerez peut-être aussi