Vous êtes sur la page 1sur 3

Anotaes do Aluno

uvb

Aula N 2 As atividades Primrias da Logstica Empresarial


Objetivos da aula:
Conhecer as Atividades Primrias da Logstica.

Introduo
Na aula anterior, voc aprendeu o conceito e a importncia da Logstica Empresarial (LE), mas vamos recordar uma definio para nos prepararmos para a aula 02. A Logstica Empresarial a rea da Administrao que cuida do transporte e armazenamento das mercadorias. o conjunto de: Planejamento, Operao e Controle do Fluxo de Materiais, Mercadorias, Servios e Informaes da Empresa, integrando e racionalizando as funes sistmicas desde a Produo at a Entrega, assegurando vantagens competitivas na Cadeia de Distribuio e, conseqentemente, a satisfao dos clientes. Na aula de hoje, voc ter contato com as Atividades Primrias da Logstica Empresarial.

1. O que so Atividades Primrias na Logstica?


So as atividades-chaves, as mais importantes no ambiente da Logstica e, que, alm disso, participam com os maiores percentuais nos custos logsticos. So elas:

Faculdade On-Line UVB

Logstica e Distribuio

Aula 02 - As atividades Primrias da Logstica Empresarial

Anotaes do Aluno

uvb
-transportes; -manuteno de estoques; -processamento de pedidos.

1.1. Transportes
a atividade que permite empresa a movimentao de suas matriasprimas ou seus produtos de alguma forma. Sua importncia reforada porque os transportes assumem, em geral, o maior percentual dos custos logsticos. Costuma-se dizer que os transportes agregam valor de lugar ao produto, pois o posicionam adequadamente para atender a demanda. Existem vrios sistemas para se movimentar produtos: o sistema rodovirio, o sistema ferrovirio e o sistema aerovirio. Tais sistemas e seus subsistemas sero estudados posteriormente.

1.2. Manuteno de Estoques


a atividade que permite a disponibilizao de produtos aos clientes, a imediata entrega, de acordo com suas necessidades (demanda), o que s possvel, normalmente, com a manuteno de nveis mnimos de estoques dos produtos. Pode-se dizer que os estoques funcionam como amortecedores entre a oferta e a demanda, pois evitam que pedidos efetuados pelos clientes deixem de ser atendidos. Costuma-se dizer que a manuteno de estoques agrega valor de tempo ao produto, permitindo sua disponibilidade na hora que o cliente o deseja.

1.3. Processamento de Pedidos


a atividade que inicia a movimentao de produtos em razo dos pedidos dos clientes.

Faculdade On-Line UVB

Aula 02 - As atividades Primrias da Logstica Empresarial

Logstica e Distribuio

Anotaes do Aluno

uvb
Essa atividade associada ao transporte e manuteno de estoques forma o que pode ser denominado de: Ciclo Crtico das Atividades Logsticas.

Sntese
Nesta aula, voc conheceu as Atividades Primrias da Logstica Empresarial, que, reunidas, formam o Ciclo Crtico da Atividade Logstica. Na prxima aula, conheceremos as Atividades de Apoio da Logstica.

Referncias
BALLOU, Ronald H. Logstica Empresarial. So Paulo: Atlas, 1993. VALENTE, M. G. Gerenciamento de transportes e frotas. So Paulo: Pioneira, 1997. NOVAES, Antonio Galvo N. ; ALVARENGA, Antonio Carlos. Logstica Aplicada: suprimento e distribuio fsica. So Paulo: Pioneira, 1994.

Referncias Complementares
DIAS, Marco Aurlio P. Transportes e distribuio fsica. So Paulo: Atlas, 1987.

Faculdade On-Line UVB

Logstica e Distribuio

CHING, Hong Yuh. Gesto de estoques na cadeia de logstica integrada. So Paulo: Atlas, 2001.

10

Aula 02 - As atividades Primrias da Logstica Empresarial

Vous aimerez peut-être aussi