Vous êtes sur la page 1sur 19

Como funcionam as caixas automticas

por Karim Nice - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Introduo Se voc alguma vez dirigiu um carro com caixa de mudanas (simplesmente 'caixa' daqui em diante, para simplificao, salvo quando necessrio) automtica, sabe que existem duas grandes diferenas entre a caixa automtica e a caixa manual:

transmisses No existe pedal de embreagem num carro de automticas caixa automtica. No se efetua troca de marchas num carro de caixa automtica. Quando voc coloca a alavanca seletora em "Drive" (D), as trocas so automticas.

A caixa automtica (e seu conversor de torque) e a caixa manual (com sua embreagem) desempenham exatamente a mesma funo, porm de formas totalmente diferentes. Acontece que o modo como uma caixa automtica funciona absolutamente surpreendente!

Localizao da transmisso automtica

Neste artigo vamos desvendar como funciona uma caixa automtica. Comearemos com a chave de todo o sistema: o conjunto de engrenagens planetrias. Depois veremos como a caixa montada, como funcionam os controles e discutiremos algumas questes complexas envolvidas no seu controle. Tal como o de uma caixa manual, o trabalho primrio de uma caixa automtica o de permitir ao motor que opere dentro das suas estreitas variaes de rotao e ao mesmo tempo proporcionar amplas variaes de rotao de sada para as rodas.

Foto cortesia de DaimlerChrysler

Mercedes-Benz CLK - transmisso automtica (modelo em corte)

Sem a caixa de mudanas, os carros estariam limitados a ter apenas uma marcha, com uma determinadarelao de marcha, e esta relao seria selecionada para permitir que o carro rodasse na velocidade mais alta desejada. Se voc quisesse uma velocidade mxima de 130 km/h, ento a relao de marcha seria similar terceira ou ltima marcha na maioria dos carros de caixa manual. Voc provavelmente nunca tentou dirigir um carro com caixa manual usando somente a ltima marcha. Se tentou, logo percebeu que na arrancada quase no tinha acelerao e em altas velocidades o motor gritava quando se aproximava da faixa vermelha. Um carro como esse se desgastaria rapidamente e seria quase impossvel de dirigir. Desse modo, a caixa usa engrenagens para um uso mais efetivo do torque do motor e para manter o motor operando em uma rotao apropriada. A diferena fundamental entre uma caixa manual e uma automtica que a manual engata e desengata diferentes conjuntos de engrenagens da rvore de sada para conseguir vrias relaes de marcha, enquanto que na caixa automtica um mesmo conjunto de engrenagens produz diferentes relaes de marcha. O conjunto planetrio de engrenagens o dispositivo que torna isso possvel na caixa automtica. Engrenagens planetrias e relaes de marcha Vamos dar uma olhada em como um conjunto de engrenagens planetrias funciona. Ao observar o interior de uma caixa automtica, encontramos grande variedade de componentes em um espao relativamente pequeno. Alguns deles so:

Um engenhoso conjunto de engrenagens planetrias. Um conjunto de cintas que trava algumas partes do conjunto de engrenagens

Um conjunto de trs embreagens em banho de leo que trava outras partes do conjunto de engrenagens Um sistema hidrulico que controla as marchas e as cintas Uma grande bomba de engrenagem que faz circular o fluido hidrulico da caixa

O centro das atenes desse cmbio o conjunto de engrenagens planetrias, uma pea nica capaz de criar todas as relaes de transmisso que o cmbio pode produzir. Todos os outros componentes do cmbio esto ali para ajud-la a realizar seu trabalho. J falamos anteriormente aqui no HowStuffWorks sobre essa importante pea de transmisso por engrenagem. Confira o artigo da chave de fenda eltrica. Uma caixa automtica contm dois conjuntos completos de engrenagens planetrias formando um nico componente.Veja Como funciona a relao de marchas para saber mais sobre o conjunto de engrenagens planetrias.

Da esquerda para a direita: coroa, suporte de planetrias, e duas engrenagens solar

Qualquer conjunto de engrenagens planetrias tem trs componentes bsicos:


A engrenagem solar A engrenagem planetria e seu suporte A engrenagem coroa

Cada um destes componentes pode ser a entrada, a sada ou pode ser mantido imvel. Ao escolher qual pea desempenha qual papel, determina-se a relao de marcha para o conjunto de engrenagens. Vamos dar uma olhada em um conjunto de engrenagens planetrias. Um dos conjuntos de engrenagens planetrias da nossa transmisso tem uma coroa com 72 dentes e uma engrenagem solar com 30 dentes. Com esse conjunto conseguimos obter muitas relaes de marcha diferentes.
Entrada A B C Solar (S) Suporte Planetrio (P) Solar (S) Sada Suporte Planetrio (P) Coroa (C) Coroa (C) Fixa Coroa(C) Solar (S) Suporte Planetrio (P) Clculo 1 + C/S 1 / (1 + S/C) -C/S Relao de Marcha 3,4:1 0,71:1 -2,4:1

Alm disso, qualquer combinao de dois desses trs componentes bloqueia o dispositivo como um todo em uma relao de transmisso 1:1, ou seja, ligao direta entre motor e eixo motriz. Note que a primeira relao de marcha listada acima uma reduo a velocidade de sada menor que a de entrada, e a segunda uma sobremarcha a velocidade de sada maior que a de entrada, e a ltima novamente uma reduo, mas ocorre uma reverso da direo, que a marcha r. Existem vrias outras relaes que podem ser tiradas deste conjunto de engrenagem planetria, mas estas so as relevantes para nossa caixa automtica. Voc pode experimentar estas combinaes na animao abaixo:

Animao de diferentes relaes de marcha relacionadas s transmisses automticas. Clique nos botes da esquerda na tabela acima.

Assim, este conjunto de engrenagens pode produzir todas estas relaes de marcha sem precisar engatar ou desengatar marchas. Com dois desses conjuntos de engrenagens combinados temos as quatro marchas para frente e r de que a caixa precisa. Na prxima seo falaremos sobre os dois conjuntos de engrenagens. Engrenagem planetria composta Esta caixa automtica usa um conjunto de engrenagens chamado de engrenagem planetria composta, que se parece com um nico conjunto de engrenagens planetrias mas se comporta como dois conjuntos combinados. Tem uma coroa que funciona sempre como sada da caixa, mas possui duas engrenagens solares e dois conjuntos de planetrias. Vamos dar uma olhada em algumas partes:

Como so montadas as engrenagens em uma caixa automtica. Da esquerda para a direita: coroa, suporte de planetrias e duas engrenagens solares.

A figura abaixo mostra as planetrias em um suporte. Note como a planetria do lado direito mais baixa que a do lado esquerdo. Isto porque a planetria do lado direito no engata na coroa engata em outra planetria. Somente a planetria esquerda engata na coroa.

Suporte de planetrias: note os dois conjuntos de planetrias

A seguir voc v o interior de um suporte de planetrias. As engrenagens mais curtas so engatadas somente atravs de uma engrenagem solar menor. As planetrias mais longas so engatadas por uma engrenagem solar maior e pelas planetrias menores.

Interior de um suporte de planetrias: note os dois conjuntos de planetrias

A animao abaixo mostra como todas as peas so ligadas em uma caixa.

Mova a alavanca para ver como a fora transmitida atravs da caixa

As marchas da caixa automtica Primeira Na primeira, a engrenagem solar menor conduzida em sentido horrio por uma turbina no conversor de torque. O suporte das planetrias tenta girar no sentido anti-horrio, mas mantido imvel pela embreagem unidirecional (que permite rotao apenas no sentido horrio) e uma coroa gira a sada. A engrenagem pequena tem 30 dentes e a coroa tem 72, portanto baseando-se no quadro desta pgina, a relao de marcha : Relao = -C/S = - 72/30 = -2,4:1

Assim a rotao negativa 2,4:1, o que significa que a direo de sada seria oposta direo de entrada. Mas a direo de sada na realidade igual direo de entrada aqui entra o truque do conjunto de duas planetrias. O primeiro conjunto de planetrias engata no segundo, e o segundo conjunto gira a coroa; esta combinao inverte a direo. Voc pode ver que isto tambm causaria a rotao da engrenagem solar maior; mas como a embreagem liberada, a engrenagem solar maior fica livre para girar em direo oposta turbina (anti-horria).

Mova a alavanca para ver como a fora transmitida atravs de uma caixa

Segunda Esta transmisso faz algo realmente incrvel para conseguir a relao necessria para a segunda marcha. Ela atua como dois conjuntos de engrenagens planetrias, conectados um ao outro por um suporte de planetrias comum aos dois. Na verdade, o primeiro estgio do suporte de planetrias usa a engrenagem solar maior como coroa. Assim, o primeiro estgio consiste da solar (a engrenagem solar menor), o suporte de planetrias e a coroa (a engrenagem solar maior). A entrada uma engrenagem solar pequena; a coroa (engrenagem solar grande) mantida fixa por uma cinta e a sada o suporte das planetrias. Para este estgio, tendo a solar como entrada, o suporte de planetrias como sada e a coroa fixa, a frmula : 1 + C/S = 1 + 36/30 = 2,2:1 O suporte das planetrias gira 2,2 vezes para cada rotao da engrenagem solar pequena. No segundo estgio, o suporte das planetrias atua como entrada para o segundo conjunto de engrenagem planetria, a engrenagem solar maior (que mantida fixa) atua como solar e a coroa atua como sada, ficando assim a relao da marcha: 1 / (1 + S/C) = 1 / (1 + 36/72) = 0,67:1

Para conseguir a relao final da segunda marcha, multiplicamos o primeiro estgio pelo segundo, 2,2 x 0,67, para obter uma relao de 1,47:1. Isto pode soar estranho, mas funciona.

Mova a alavanca para ver como a fora transmitida atravs de uma caixa

Terceira A maioria das caixas automticas tem relao de 1:1 na terceira marcha. Voc lembrar da seo anterior que tudo o que precisamos fazer para obter uma relao 1:1 de sada bloquear juntas duas das trs partes da engrenagem planetria. Com a combinao neste conjunto de engrenagens at mais fcil -tudo o que temos de fazer engatar as embreagens que bloqueiam cada uma das engrenagens solares turbina. Se ambas as engrenagens solares giram na mesma direo, as engrenagens planetrias so travadas, porque elas s podem girar na direo oposta. Isto trava a coroa com as planetrias e conseqentemente faz com que tudo gire como uma unidade, produzindo uma relao de 1:1.

Mova a alavanca para ver como a fora transmitida atravs de uma caixa

Sobremarcha (overdrive) Por definio, uma sobremarcha tem rotao de sada maior que a de entrada. Portanto ocorre um aumento de rotao. Nesta caixa, ao engatar a sobremarcha (overdrive) se consegue duas coisas de uma s vez. Se voc ler o artigo Como funcionam os conversores de torque, aprender sobre o bloqueio de conversores de torque. Para melhorar a eficincia, alguns carros tm um mecanismo que bloqueia o conversor de torque para que a sada do motor v direto para a caixa. Nesta caixa, quando a sobremarcha selecionada, uma rvore que se liga caixa do conversor de torque (que est aparafusada ao volante do motor) conectada por embreagem ao suporte das planetrias. A engrenagem solar pequena gira livremente e a engrenagem solar maior mantida imvel pela cinta da sobremarcha. Nada conectado turbina; a nica entrada vem da caixa do conversor. Voltemos ao nosso quadro, desta vez com o suporte das planetrias como entrada, a engrenagem solar fixa e a coroa como sada. Relao = 1 / (1 + S/C) = 1 / ( 1 + 36/72) = 0,67:1 Assim a sada gira uma vez para cada dois teros de rotao do motor. Se o motor est girando a 2 mil rotaes por minuto (rpm), a rotao de sada de 3.000 rpm. Isto permite que os carros rodem em altas velocidades de estrada enquanto a rotao do motor se mantm baixa e agradvel, alm de reduzir o consumo de combustvel.

Mova a alavanca para ver como a fora transmitida atravs de uma caixa

R A r muito aparecida com a primeira marcha, exceto que em vez de uma engrenagem solar pequena ser movida pela turbina do conversor de torque, a engrenagem solar maior movida e a menor gira livre na direo oposta. O suporte das planetrias seguro carcaa pela cinta de r. Assim, de acordo com as nossas equaes da ltima pgina , temos: Relao = -C/S = 72/36 = 2,0:1 A relao de r um pouco mais baixa que a da primeira nesta caixa.

Relao das marchas Esta caixa tem quatro marchas frente e uma r. Vamos resumir a relao de marchas, entradas e sadas:

Marcha
1

Entrada
Solar 30 dentes Solar 30 dentes

Sada
Coroa 72 dentes Suporte das planetrias Coroa 72 dentes

Fixa
Suporte das planetrias Coroa 36 dentes Solar 36 dentes Final 2

Relao de marcha
2,4:1 2,2:1 0,67:1 1,47:1 1,0:1

Suporte das planetrias

3 OD Reverso

Solar 30 e 36 dentes Suporte das planetrias Solar 36 dentes

Coroa 72 dentes Coroa 72 dentes Coroa 72 dentes Solar 36 dentes Suporte das planetrias

0,67:1 -2,0:1

Agora voc deve estar pensando como as diferentes entradas se conectam e desconectam. Isto feito por uma srie de embreagens e cintas que existem dentro da caixa. Na prxima seo, veremos como isto funciona. Embreagens e cintas Na seo anterior, falamos sobre como cada relao de marcha criada pela caixa. Por exemplo, quando falamos em sobremarcha, dissemos: Nesta caixa, quando a sobremarcha selecionada, uma rvore que est ligada caixa do conversor de torque (aparafusada ao volante do motor) conectada por embreagem ao suporte das planetrias. A engrenagem solar pequena gira livremente e a engrenagem solar maior mantida imvel pela cinta da sobremarcha. Nada conectado turbina; a nica entrada vem da caixa do conversor de torque. Para colocar a caixa em sobremarcha, muitas coisas tm de ser conectadas e desconectadas por embreagens e cintas. O suporte das planetrias conectado caixa do conversor de torque por uma embreagem. A solar menor desconectada da turbina por uma embreagem para que possa girar livremente. A engrenagem solar grande segura caixa por uma cinta para que no possa girar. Cada seleo de marcha desencadeia uma srie de eventos como estes com diferentes embreagens e cintas engatando e desengatando. Vamos dar uma olhada em uma cinta. Nesta caixa h duas cintas. Elas so literalmente cintas de ao e envolvem partes do trem de engrenagem e se conectam caixa. Elas so acionadas por cilindros hidrulicos dentro da carcaa do cmbio. .

Uma das cintas

Na figura acima voc pode ver uma das cintas na caixa de cmbio. O trem de engrenagem foi removido. A haste de metal conectada ao pisto, o qual aciona a cinta.

Os pistes que acionam as cintas podem ser vistos aqui

Acima voc pode ver dois pistes que acionam as cintas. A presso hidrulica, direcionada para dentro do cilindro por um conjunto de vlvulas, faz com que os pistes pressionem as cintas, travando aquela parte do trem de engrenagem caixa. As embreagens na caixa so um pouco mais complexas. Nestas existem quatro embreagens. Cada uma acionada por fluido hidrulico pressurizado que faz um pisto entrar no interior da embreagem. Molas garantem que a embreagem seja desacoplada assim que a presso diminuda. Abaixo voc pode ver o pisto e o tambor de embreagem. Note o vedador de borracha no pisto este um dos componentes que substitudo quando a caixa recondicionada.

Uma das embreagens da caixa

A prxima imagem mostra as camadas alternadas de material de atrito de embreagem e placas de ao. O material de atrito estriado na parte interna, onde fica solidria a uma das engrenagens. A placa de ao estriada por fora, onde fica solidria caixa de embreagem. Estas peas da embreagem tambm so substitudas quando a caixa automtica recondicionada.

As peas de embreagem

A presso para as embreagens alimentada atravs de passagens nas rvores. O sistema hidrulico controla quais embreagens e cintas devem ser energizadas num dado momento.

Quando voc coloca o carro em Estacionar (P = Park) Pode parecer uma coisa simples bloquear a caixa e fazer com que ela pare de girar; mas na realidade existem requisitos complexos para este mecanismo:

Voc ter que destrav-la quando o carro estiver em uma ladeira (o peso do carro est repousado no mecanismo). Voc ter que engatar o mecanismo mesmo se a alavanca no estiver alinhada com a engrenagem. Uma vez travado, alguma coisa tem de impedir que a alavanca pule e destrave.

Um mecanismo que faz tudo isto bem surpreendente. Vamos primeiro ver algumas das peas.

A sada da transmisso: os entalhes quadrados so engatados pelo mecanismo de travamento para manter o carro imvel

O mecanismo de travamento engata os dentes na sada da caixa para manter o carro imvel. Esta a parte da caixa que se une rvore de transmisso assim, quando esta pea no pode girar, o carro no se move.

Uma caixa de cmbio vazia com o mecanismo de travamento visvel, como acontece quando o carro est travado

Acima voc v o mecanismo de travamento projetando-se na carcaa onde as engrenagens ficam localizadas. Note que ele tem os lados cnicos. Isto ajuda a destravar o mecanismo de travamento quando voc est numa ladeira a fora do peso do carro ajuda a empurrar o mecanismo de travamento para fora do lugar por causa do formato cnico.

Esta haste aciona o mecanismo de travamento

Esta haste conectada a um cabo que, por sua vez, operado pela alavanca seletora de marcha do seu carro.

Viso superior do mecanismo de travamento

Quando a alavanca colocada em Estacionar (P), a haste empurra a mola contra um pequeno mancal cnico. Se o mecanismo de travamento estiver alinhado de modo que possa cair em um dos entalhes na seo de sada da engrenagem, o mancal empurrar o mecanismo para baixo. Se o mecanismo estiver alinhado com uma dos pontos elevados na sada, ento a mola empurrar o mancal mas a alavanca no bloquear o carro no lugar at que este se mova um pouco e os dentes se alinhem adequadamente. por isso que s vezes seu carro se move um pouco mais depois que voc o colocou em Estacionar e soltou o pedal de freio ele tem que rodar um pouco para que os dentes se alinhem com o local onde o mecanismo de estacionamento possa entrar.

Quando um carro estiver seguramente colocado em Estacionar (P), a bucha ir prender a alavanca para que o carro no saia do modo Estacionar se ele estiver numa ladeira. Caixas automticas: Hidrulica, Bombas e Regulador Hidrulica A caixa automtica de seu carro precisa executar inmeras tarefas. Voc talvez no perceba em quantas maneiras diferentes ela opera. Por exemplo, aqui esto alguns dos aspectos de uma caixa automtica:

Se o carro est em sobremarcha (em uma caixa de quatro marchas), a caixa seleciona automaticamente a marcha com base na velocidade e na posio do acelerador. Se voc acelerar suavemente, as mudanas de marcha ocorrero a velocidades mais baixas do que se voc acelerar tudo. Se voc pisar fundo no acelerador, a caixa ir reduzir para a prxima. Se voc mover a alavanca seletora para uma marcha mais baixa, a caixa ir efetuar a reduo, a no ser que o carro esteja muito rpido para aquela marcha. Quando assim, ela aguarda at que o carro diminua a velocidade e ento troca a marcha. Se voc colocar a transmisso em segunda, ela nunca ir reduzir ou passar para uma marcha superior, mesmo que o carro pare, a no ser que voc mova a alavanca seletora.

Voc j deve ter visto anteriormente algo parecido com isto. Isto realmente o crebro da caixa automtica, que gerencia todas essas funes e algumas outras mais. As passagens que voc v direcionam o fluido para todos os componentes da caixa. Passagens moldadas no metal so uma maneira eficiente de direcionar o fluido; sem elas, seriam necessrios muitas mangueiras e tubos para conectar as vrias partes da caixa. Inicialmente, discutiremos os componentes fundamentais de um sistema hidrulico; depois veremos como eles funcionam em conjunto. A bomba As caixas automticas tm uma eficiente bomba, do tipo de engrenagem. Esta bomba geralmente est localizada na tampa da caixa. Ela aspira o fluido de um

crter na parte de baixo da caixa e o envia para o sistema hidrulico. Alm disso, ela alimenta o resfriador da caixa e o conversor de torque.

Bomba de engrenagem de uma caixa automtica

A engrenagem interna da bomba solidria caixa do conversor de torque e, assim, ela gira na mesma velocidade que o motor. A engrenagem externa girada pela interna e, quando as engrenagens giram, o fluido aspirado do crter de um lado da crescente, lanado para fora e chega ao sistema hidrulico, que est do outro lado. O regulador O regulador uma vlvula inteligente que informa a velocidade do carro ao cmbio. conectado sada, de modo que quanto mais rpido o carro se move, mais rpido o regulador gira. Dentro do regulador h uma vlvula carregada com uma mola que abre proporcionalmente velocidade com que o regulador esta

girando quanto mais rpido o regulador girar, mais a vlvula se abrir. O fluido da bomba alimenta o regulador atravs da rvore de sada. Quanto mais rpido um carro anda, mais a vlvula do regulador se abre e maior a presso do fluido que ele deixa passar.

Regulador

Caixas automticas: vlvulas e moduladores Para fazer as mudanas de marcha adequadamente, a caixa automtica precisa saber o grau de esforo do motor. Existem duas maneiras de fazer isso. Alguns carros tm uma ligao de cabo simples conectado vlvula de acelerao na caixa. Quanto mais o pedal do acelerador pressionado, mais presso colocada na vlvula de acelerao. Outros carros usam um modulador a vcuo para fazer presso na vlvula de acelerao. O modulador sente a presso no coletor de admisso, que cai quando o motor se encontra sob grande carga. A vlvula manual onde a alavanca seletora de marcha se engata. Dependendo de qual marcha est selecionada, a vlvula manual alimenta circuitos hidrulicos que inibem outras marchas. Por exemplo, se a alavanca de marcha est na terceira marcha, ela alimenta um circuito que impede que se engate a sobremarcha. As vlvulas de mudana fornecem presso hidrulica para as embreagens e cintas para engatar cada marcha. O corpo de vlvulas da caixa contm vrias vlvulas de mudana. Elas determinam quando mudar de uma marcha para outra. Por exemplo, a vlvula de mudana de primeira para segunda determina quando efetuar essa troca. Esta vlvula pressurizada com fluido do regulador por um lado, e pela vlvula de acelerao do outro. Elas so supridas com fluido pela bomba e direcionam este fluido a um dos circuitos de modo a controlar a marcha que est engatada.

Circuito de cmbio

A vlvula de mudana vai retardar uma troca de marcha ascendente se o carro estiver acelerando rapidamente. Se o carro acelerar suavemente, essa troca de marcha ocorrer numa velocidade mais baixa. Vamos ver o que acontece se o carro for acelerado suavemente. Quando a velocidade do carro aumenta, aumenta a presso do regulador, empurrando a vlvula de mudana at que ultrapasse o circuito da primeira marcha e feche-o, enquanto o circuito da segunda abre. Como o carro est acelerando suavemente, a vlvula de acelerao no aplica muita presso contra a vlvula de mudana. Quando o carro acelera rapidamente, a vlvula de acelerao aplica maior presso contra a vlvula de mudana. Isto significa que a presso do regulador tem de ser maior (e portanto a velocidade do veculo tem de ser mais alta) antes da vlvula de mudana mover o suficiente para que a segunda marcha seja engatada. Cada vlvula de mudana responde a uma faixa de presso em particular. Assim, quando o carro vai mais rpido a vlvula de mudana muda de 2 para 3 , porque a presso do regulador suficientemente alta para acionar aquela vlvula. Caixas de controle eletrnico

A caixa de controle eletrnico, que aparece em alguns carros mais novos, ainda usa a hidrulica para acionar as embreagens e cintas, mas cada circuito hidrulico controlado por um solenide eltrico. Isto simplifica o circuito hidrulico da caixa e permite esquemas de controle mais avanados. Na ltima seo vimos alguns controles estratgicos que as caixas de controle mecnico usam. As de controle eletrnico tm esquemas de controle ainda mais elaborados. Alm do monitoramento da velocidade do veculo e da posio do acelerador, o controle da caixa pode monitorar a rotao do motor, se o pedal de freio esta apertado ou at o sistema de freio antitravamento (ABS).

Usando esta informao e uma estratgia de controle avanado baseado em lgica humana um mtodo de sistemas de controle de programao usando o tipo de razo humana caixas de controle eletrnico podem fazer coisas como:

Reduzir automaticamente quando estamos descendo uma ladeira, de modo a controlar a velocidade e diminuir o desgaste dos freios. Aumentar a marcha quando freamos numa superfcie lisa para reduzir o freio-motor. Inibir a troca para uma marcha superior quando vamos entrar numa curva numa estrada sinuosa.

Vamos falar deste ltimo aspecto inibir a troca para uma marcha superior quando rodamos numa estrada sinuosa. Digamos que voc esteja dirigindo na subida de serra cheia de curvas. Quando voc est na parte reta da serra, a caixa muda para a segunda marcha para lhe dar acelerao suficiente para subir melhor. Ao chegar numa curva voc diminui, levantando o p do acelerador e possivelmente pisando no freio. A maioria das caixas mudar para a terceira marcha, ou at usaro a sobremarcha ao tirar o p do acelerador. E depois que voc acelera ao sair da curva, ela reduzir a marcha novamente. Mas se voc estivesse dirigindo um carro de caixa manual, voc provavelmente deixaria o carro na mesma marcha o tempo todo. Algumas caixas automticas com um sistema de controle avanado podem detectar esta situao depois de voc ter passado por algumas curvas e "aprender" a no trocar a marcha para uma superior de novo. Para mais informaes sobre transmisses automticas e tpicos relacionados, verifique os links na prxima pgina.

Vous aimerez peut-être aussi