Vous êtes sur la page 1sur 6

ACESSIBILDADE WEB

ACESSIBILIDADE WEB, PORQU? A Web exerce um papel com crescente e inegvel importncia nas reas de educao, negcios, comrcio, governos e recreao. Uma Web acessvel e que permita a participao de pessoas portadoras de necessidades especiais na sociedade fundamental para proporcionar oportunidades iguais para todos nas diversas reas. No entanto, existem milhes de pessoas portadoras de necessidades especiais que tm o seu acesso Web restrito. Atualmente a maioria dos stios Web apresentam barreiras de acessibilidade que dificultam ou mesmo tornam impossvel para estas pessoas, o seu acesso aos contedos. necessrio, tornar a Web acessvel a todos, contemplando todo o tipo de necessidades especiais, incluindo as visuais, auditivas, fsicas, de fala, cognitivas e neurolgicas. Neste contexto, a acessibilidade supe o Design Inclusivo, oferta de um leque variado de produtos e servios que cubram as necessidades de diferentes populaes, adaptao, meios alternativos de informao, comunicao, mobilidade e manipulao (Francisco Godinho, 2010). Considerando a importncia da acessibilidade dos contedos Web sugeridos aos docentes e encarregados de educao que procuram o CRTIC, com vista a obterem links de stios para posterior trabalho com os alunos, foi nosso propsito, no mbito deste tpico, validar a acessibilidade de dois stios Web que frequentemente so aconselhados.

ACESSIBILIDADE DOS STIOS WEB

Os stios validados foram Poisson rouge e Helpkidzlearn e o validador usado foi o AcessMonitor, embora tenhamos tambm recorrido ao CSS Validator, apenas para comparar resultados obtidos. O AcessMonitor apresenta um ndice que uma unidade de valorao utilizada em todos os testes e cujo resultado final sintetiza e quantifica o nvel de acessibilidade alcanado, O ndice est representado numa escala de 1 a 10, representando o valor 10 uma adoo plena da boa prtica induzida pelo validador.

A tabela seguinte apresenta os resultados obtidos com os dois validadores:

Stios Web analisados

Simuladores de validao utilizados http://jigsaw.w3.org/css -validator (CSS nvel 3) http://www.acessibilida de.gov.pt/accessmonito r/ 9 erros (ndice 4) 7 erros (ndice 5.9)

http://www.poissonrouge.com/ http://www.helpkidzlearn.com/

3 erros 487 erros

Como podemos constatar os resultados obtidos variam de um validador para outro, no caso da segunda pgina, o nmero de erros encontrados muito distinto.

1 - Poisson rouge

De acordo com as regras WCAG 2.0, o validador utilizado revela um ndice AcessMonitor de 4 valores. Dos critrios de sucesso testados A, AA, AAA, observamos que o nvel de conformidade A apresenta 9 erros e 5 avisos, enquanto que o nvel de conformidade AA apresenta apenas 1 aviso. A anlise automtica dos resultados obtidos, salienta erros em diferentes critrios testados. O critrio insero de multimdia, apresenta dois erros, foi encontrado um elemento sem contedo alternativo equivalente e outro sem contedo alternativo; na marcao de cabealhos verificou-se que no existem cabealhos marcados na pgina; relativamente aos links para contornar blocos de informao, so apontados dois erros, em primeiro lugar, constata-se que o primeiro link da pgina no nos conduz at rea do contedo principal, e em segundo lugar, constatou-se que no existem links para contornar blocos de texto. No que concerne as tabelas de dados, Foi localizada 1 tabela de dados sem <caption> ou summary. O elemento <caption> atribui um ttulo tabela. O atributo summary disponibilizar uma anteviso do propsito dos dados apresentados na tabela ou explica como navegar pela tabela. No critrio Standards W3c: (x) HTML + CSS, foram encontrados 25 erros de validao na linguagem de marcao. No critrio elementos e atributos de apresentao/obsoletos, foram localizados 19 atributos para controlar a apresentao visual. Relativamente marcao do idioma principal da pgina, constatou-se que o atributo lang se encontra em falta.

Anlise resumida da pgina pelo validador:

2 - Helpkidzlearn

Para este stio, e tambm de acordo com as regras WCAG 2.0, o validador utilizado revela um ndice AcessMonitor de 5.9 valores. Dos critrios de sucesso testados A, AA, AAA, verificamos que o nvel de conformidade A apresenta 5 erros e 6 avisos, enquanto que o nvel de conformidade AAA apresenta 2 erros e 1 aviso. A anlise automtica dos resultados obtidos, aponta um erro na marcao de cabealhos, foi encontrado um caso em que os cabealhos no respeitam a cadeia hierrquica. A anlise refere tambm um erro na marcao de links, menus e texto dos links, foram localizados dois links com o mesmo texto que apontam destinos diferentes e dois erros no critrio links para contornar blocos de informao. Na verso linear e detalhada destes erros, constatou-se que o primeiro link da pgina no nos conduz at rea do contedo principal e que, por lado, no existem links para contornar blocos de texto. No que respeita marcao de formulrios, foi encontrado um elemento <fieldset> sem descrio. Os controlos de formulrio podem ser agrupados, de acordo com a sua afinidade, atravs do elemento <fieldset>. O primeiro elemento dentro do <fieldset> deve ser o <legend>, o qual serve de etiqueta ou descrio para o grupo de campos. No critrio Standards W3c: (x) HTML + CSS, foi encontrado um erro de validao na linguagem de marcao. E, por fim, o ltimo critrio considerado na anlise automtica, marcao do idioma principal da pgina, destaca que o atributo xml:lang se encontra em falta.

Anlise resumida da pgina pelo validador:

Vous aimerez peut-être aussi